EDITAL N° 02/2019 - Edital aluno especial vagas remanescentes
Edital aluno especial vagas remanescentes - PPGCM 2019.2 (1).pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE MEDICINA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS
EDITAL N° 02/2019/PPGCM-FAMED-UFAL
SELEÇÃO DE DISCENTES ESPECIAIS E DOMÍNIO CONEXO VAGAS REMANESCENTES –
SEMESTRE 2019.2
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Médicas da Universidade
Federal de Alagoas (UFAL) torna público, pelo presente Edital, a abertura do Processo de
Inscrição, Seleção e Matrícula de vagas remanescentes dos candidatos da modalidade de
Discente Especial e Domínio Conexo ao curso de Mestrado em Ciências Médicas. O número
total de vagas ofertadas será de 12 (doze) vagas, vinculadas à área de concentração em
Medicina, distribuídas nas diversas disciplinas vinculadas às quatro linhas de pesquisa do
PPGCM.
Período de inscrição: 19/08/2019 a 21/08/2019
Inscrição via internet, através do endereço eletrônico: http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/
Seleção de Discentes Especiais e Domínio Conexo: 22 e 23/08/2019
Divulgação do Resultado: 26/08/2019
Recursos: 27/08/2019
Divulgação do resultado final: 28/08/2019
Matrícula dos Discentes Especiais e Domínio Conexo: 29 e 30/08/2019
Início previsto das aulas: 03/09/2019
DAS VAGAS
Art. 1° - Serão ofertadas 12 (doze) vagas na modalidade Discente Especial e Domínio Conexo
(Define-se como Aluno Domínio Conexo aqueles alunos matriculados em outros cursos
presenciais de pós-graduação stricto sensu da UFAL) no curso de Mestrado em Ciências
Médicas para o semestre 2019.2, assim distribuídas:
CÓDIGO
CH
NÍVEL
NOME DA
DOCENTES
VAGAS
DIAS E
DISCIPLINA
HORÁRIOS*
PPCM0010
45
MESTRADO BIOESTATÍSTICA CAROLINNE
03
TERÇASMARQUES
FEIRAS
SAMIR
13-18h
KASSAR
JORGE
ARTHUR
PPCM0015
30
MESTRADO ESTRESSE
JULIANA
05
QUINTASOXIDATIVO E
CÉLIA
FEIRAS
INFLAMAÇÃO
FABIANA
13-18h
NAS DOENÇAS
ANDRÉA
DO TRATO
GASTRO
INTESTINAL
PPCM0012
30
MESTRADO RITMO
TIAGO
04
TERCASCICARDIANO E
ANDRADE
FEIRAS
BIOLOGIA DOS
VALFRIDO
14-17h
TRANSTORNO
LEÃO
MENTAIS
* Consultar na secretaria do PPGCM a data de início das atividades relativas a cada disciplina.
PROCEDIMENTOS E REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Art. 2° - Poderá se inscrever neste Processo seletivo o(a) candidato(a) que concluiu a
Graduação e/ou Mestrado na área de Saúde ou áreas afins.
Art. 3° - O(a) candidato(a) deve escolher apenas 1 (uma) das disciplinas, cujas ementas
encontram-se no Anexo 1.
Art. 4° - As inscrições serão realizadas via internet, no período de 19/08/2019 a 21/08/2019,
através do seguinte endereço eletrônico: http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/home.jsf
Art. 5° - Toda documentação solicitada para inscrição deve ser inserida eletronicamente
durante a inscrição do processo seletivo. Serão aceitos documentos apenas no formato PDF.
Art. 6° - O candidato deverá anexar os documentos comprobatórios, digitalizados e salvos no
formato PDF, e enviá-los através de questionário específico do SIGAA, no momento da
inscrição, respeitando o período definido no calendário deste Edital. A inscrição só será
confirmada após a inserção de todos os documentos exigidos.
Art. 7° - Documentação exigida para inscrição:
a)
b)
c)
d)
01(uma) foto 3x4 digitalizada;
Cópia digital da carteira de identidade ou passaporte, se for estrangeiro;
Cópia digital do CPF;
Cópia digital do título de eleitor com os comprovantes de votação da última eleição
ou comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, para brasileiros. Registro
Nacional de Estrangeiros ou passaporte, para estrangeiros;
e) Cópia digital do comprovante das obrigações militares para homens;
f) Cópia digital do Diploma ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação emitida
por IES reconhecida pelo MEC, onde o título foi obtido;
g) Cópia digital do histórico escolar da graduação, considerando também outras
formações realizadas a nível de graduação e pós-graduação;
h) Cópia digital do Curriculum LATTES/CNPq (disponível na página eletrônica:
http://lattes.cnpq.br/). Não serão aceitos outros modelos de curriculum; Preencher
o BAREMA contido no anexo 2 deste Edital e enviar junto com o currículo.
i) Carta de intenções em formato PDF, com o nome do (a) candidato (a), na qual
fundamenta o seu interesse pela disciplina que pretende cursar no Mestrado em
Ciências Médicas, o(a) candidato(a) deverá escrever no máximo 30 (trinta) linhas e
anexar em campo específico do formulário eletrônico, a experiência de ensino,
pesquisa e extensão, especialmente relacionada à disciplina pretendida.
§1° - Os documentos devem ser digitalizados sem rasuras e frente e verso quando
necessário. A falta de qualquer item acima mencionado ou a ilegibilidade das cópias digitais
impedirá o deferimento da inscrição. Em nenhuma hipótese serão aceitos documentos
impressos.
§2° - Não será aceita declaração emitida por IES, informando que o aluno cumpriu todos os
pré-requisitos para a conclusão do curso e indicando a data para defesa de trabalho de
conclusão de curso, em substituição ao diploma expedido pela IES, de que trata da letra “f”.
Art. 8° - A inscrição será efetivada com a confirmação gerada pelo sistema, devendo ser
impressa para possível necessidade de comprovação.
Art. 9° - Para cada item do questionário de inscrição é permitido o envio de apenas um
documento. Caso o candidato necessite inserir vários documentos em um mesmo item, deverá
compactá-los em um único arquivo salvo no formato PDF.
Art. 10° - Homologação da inscrição: os documentos anexados pelos candidatos serão
conferidos pela Comissão de Seleção. Não será permitida inclusão posterior de documentos.
As inscrições incompletas, enviadas de forma indevida ou fora dos prazos estabelecidos neste
edital serão indeferidas.
Art. 11° - Não será aceita a inclusão de qualquer documento após a inscrição.
Art. 12° - Ao realizar a inscrição o candidato responsabiliza-se em fornecer informações
verdadeiras e exatas.
Art. 13° - O(a) candidato(a) é o único responsável por toda e qualquer informação cadastrada
para sua seleção, estando sujeito às consequências, administrativas e legais, decorrentes de
declarações falsas ou inexatas que vierem a causar prejuízos ao PPGCM, à administração
pública em geral ou a terceiros.
Parágrafo Único - A inscrição é gratuita.
DO RESULTADO E DO RECURSO
Art. 14° - O processo seletivo constará da análise da carta de intenções, do Curriculum
LATTES/CNPq (anexo 2); de caráter classificatório.
Art. 15° - O resultado da seleção será divulgado em 26/08/2019 no site da Pós-Graduação em
Ciências Médicas (http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/pos-graduacao/mestrado-em-cienciasmedicas) e os recursos serão realizados pessoalmente na secretaria da Pós-Graduação na
Faculdade de Medicina no dia 27/08/2019 no horário das 7:00 – 13:00 pelo candidato(a) ou
por seu representante legal mediante procuração. O resultado final da seleção de aluno
especial e domínio conexo será divulgado no site da Pós-Graduação em Ciências Médicas
(http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/pos-graduacao/mestrado-em-ciencias-medicas) no dia
28/08/2019.
DA MATRÍCULA
Art. 16° - Os documentos necessários para efetuar a matrícula após o resultado final da
seleção, são:
Formulário de matrícula devidamente preenchido e assinado, fornecido pela secretaria
da Pós-Graduação no ato da matrícula;
Cópia do diploma da graduação de curso na área de saúde ou área afim reconhecido
pelo MEC;
Cópia do histórico da graduação;
Cópia do comprovante de matrícula no Programa de Pós-Graduação de origem
(obrigatório para alunos domínio conexo UFAL e para discentes especiais que
estejam cursando em outras IES);
Cópia do RG;
Cópia do CPF;
1 (uma) foto 3x4;
Comprovante de residência;
Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição e/ou certidão de
quitação eleitoral;
Cópia da certidão de reservista;
Termo de compromisso devidamente preenchido e assinado, fornecido pela secretaria
da Pós-Graduação no ato da matrícula.
Art. 17° - Os originais dos documentos pessoais, do diploma e histórico deverão ser
apresentados no ato da matrícula para autenticação. A matrícula só será feita pessoalmente
pelo candidato, ou seu representante legal mediante procuração, com entrega de toda
documentação, não sendo permitida a pendência de documentos no ato da matrícula.
DO INÍCIO DAS AULAS
Art. 18° - O início das aulas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, semestre
2019.2 está previsto para 03/09/2019, tendo cada uma das disciplinas data específica para
início das atividades. O calendário previsto das disciplinas está disponível no link:
http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/pos-graduacao/mestrado-em-cienciasmedicas/calendario-2019.2
Maceió, 16 de agosto de 2019
Profa. Dra. Michelle Jacintha Cavalcante Oliveira
Coordenadora PPGCM
ANEXO 1
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
Bioestatística: Trata-se de disciplina que introduz a bioestatística e o cálculo de probabilidades
ao discente, além de apresentar noções de inferências estatística, amostragem e intervalos de
confiança, testes de hipóteses, correlação e análise de regressão linear. Tem como objetivo
promover a aquisição e desenvolvimento de habilidades de escrita, planejamento de pesquisa
científica e utilização de softwares (IBM SPSS) para análises estatísticas uni, bi e multivariada.
Especificamente, pretende-se:
1. fomentar conhecimentos sobre método de pesquisa e estatística;
2. habilitar o uso de software de análises de dados (quantitativos);
3. promover a prática de descrição e interpretação de dados de pesquisa;
4. capacitar estudantes para prática de pesquisa;
5. capacitar estudantes para realização de pesquisas e escrita de trabalhos científicos (relatos
de pesquisa).
O conteúdo programático versará sobre os seguintes temas:
A bioestatística na pesquisa médica.
Níveis de mensuração.
Probabilidade, amostragem, intervalos de confiança e inferências estatísticas.
Teste de hipótese e delineamentos experimentais, correlações e modelos de regressão.
Aplicações de métodos de aprendizado estatístico e modelagem multivariada.
Metodologia e prática em docência: Trata-se de disciplina que busca o preparo e treinamento
do discente para o desempenho de atividade docente como forma de complementar sua
formação pedagógica e de aumentar a integração entre a graduação e a pós-graduação.
Tem como objetivos avaliar:
1.Panorama da Política Educacional Brasileira.
2. Reflexão crítica da função docente no ensino médico.
3. Papel docente na formação do profissional em ciências em saúde. Desenvolvimento de
Planejamento educacional.
4. Estratégias pedagógicas atuais no processo ensino-aprendizagem.
5. Problematização sobre diretrizes curriculares nacionais, currículos e desenhos curriculares.
6.Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem.
7.Reflexão sobre novas tecnologias nas áreas da educação e da saúde.
O conteúdo programático será dividido em duas etapas:
1. Bases do ensino na área da saúde: Sistema educacional brasileiro; contexto das políticas
públicas de saúde e educação; função docente na área da saúde; planejamento educacional;
processo ensino-aprendizagem: tendências e estratégias pedagógicas; diretrizes curriculares
nacionais; currículo e desenhos curriculares na área da saúde; avaliação da aprendizagem:
concepções, instrumentos e procedimentos; novas tecnologias em educação e saúde.
2. Atuação prática em campo de estágio na graduação, sob supervisão, conforme área de
atuação do discente em discussão com seu orientador.
Estresse oxidativo e inflamação nas doenças do trato gastrointestinal: Trata-se de disciplina
que visa a abordagem dos aspectos relacionados ao papel do estresse oxidativo, inflamação e
distúrbio da microbiota na gênese e/ou complicações fisiopatológicas das doenças do trato
gastrointestinal e glândulas anexas.
O conteúdo abordado será dividido em duas etapas: 1. Estudo das vias de estresse oxidativo
2. Abordagem de doenças do trato gastrointestinal, especialmente as doenças inflamatórias
intestinais, e a importância do estresse oxidativo em sua fisiopatologia
Ritmo circadiano e biologia dos transtornos mentais: Trata-se de disciplina que visa o estudo
da saúde e da doença mental, dos ritmos circadianos e sua influência no metabolismo, sono e
comportamento suicida e transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar, psicoses,
dependência química e doença de alzheimer. Investiga também a relação entre ritmo
circadiano e moduladores ambientais como a luz e alimentos, além do estudo da genética e
biologia molecular dos ritmos circadianos aplicadas aos transtornos mentais. Tem como
objetivos:
GERAL
Entender o que são ritmos circadianos e como eles influenciam o metabolismo, a
neurobiologia e manifestação de transtornos mentais.
ESPECÍFICOS
Identificar à luz do conhecimento mais atual, a fisiologia dos ritmos circadianos; Entender a
relação entre ritmos circadianos e funcionamento cerebral; Investigar a influência dos ritmos
circadianos com atividade monoaminérgica, humor e transtornos mentais. Saber como os
ritmos circadianos podem se associar a comportamento suicida.
Saúde perinatal: Trata-se de disciplina que visa o estudo dos fatores sociais, econômicos e
culturais que interferem na saúde perinatal, indicadores de saúde perinatal, contextualização
dos programas governamentais na saúde perinatal, assim como as patologias incidentes no
período perinatal, métodos de investigação em Saúde Perinatal.
Tem como objetivos:
1. Conhecer os principais programas nacionais e internacionais direcionados à saúde da mulher
e da criança no período perinatal 2. Compreender e fazer uma leitura critica das pesquisas em
saúde perinatal Conhecer as pesquisas em saúde perinatal que já foram realizadas em Alagoas
Identificar os fatores sociais, econômicos e culturais que intervêm na saúde perinatal,
correlacionando com os indicadores de morbidade e mortalidade fetal, materna e neonatal.
3. Conhecer as principais morbidades no período perinatal.
Conteúdo programático:
1. Neonatologia e obstetrícia baseadas em evidências
2. Infecções materno-fetais
3. Near miss materna e neonatal. Mortalidade materna e neonatal. Pacto nacional pela
redução da mortalidade materna e neonatal.
4. O parto cesáreo – Projeto nascer no Brasil
5. Gravidez na adolescência e atenção ao pré-natal. Programa de humanização no pré-natal e
nascimento.
6. Prematuridade e baixo peso ao nascer; Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo
peso: Método Canguru.
7. Rede cegonha, amamenta e alimenta Brasil,.
8. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e a saúde materno- perinatal (Objetivos 4
e 5).
ANEXO 2 (BAREMA)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO
LATTES
Participação como estudante bolsista ou
colaborador em programas oficiais de Iniciação
Científica ou Iniciação Tecnológica (0,2
pontos/semestre – (máximo 0,6)
Participação em programas de mobilidade
acadêmica no país ou exterior (0,6 – máximo 1
atividade)
Treinamento em laboratório de pesquisa
vinculado à programa de pós-graduação (com
comprovante e assinatura original) exceto
Programas de Iniciação Científica (0,2 ponto
por semestre/ máximo 0,6)
Participação em Programa Institucional de
Monitoria de graduação (0,2 pontos/ semestre
– máximo 0,6)
Curso de Especialização, ou residência, com
duração mínima de 360 horas de
aproveitamento, devidamente
registrado/reconhecido pelo MEC (1,0 pontos
por curso – máximo 2,0).
Prêmios e Láureas acadêmicas, incluindo
premiações em comunicações ou posters em
congressos ou similares (0,2 por prêmio –
máximo 0,4)
Proferir palestra, conferência, participação em
mesa redonda na área de ciências da saúde ou
biológicas em congressos, simpósios ou
jornadas – 0,2 ponto/atividade (máximo 0,4)
Coordenação/organização de ciclo de palestras
ou de estudos, congressos, simpósios ou
jornadas. – 0,2 ponto/atividade – máximo 0,4)
Livros ou capítulos publicados na área de
saúde, biológicas ou afins por editora com ISBN
na área de ciências da saúde –0,2 pontos/livro
– (máximo 0,6)
PONTUAÇÃO
DESCRITA PELO
CANDIDATO
PONTUAÇÃO
HOMOLOGADA
PELA COMISSÃO
Artigos publicados em Revistas ou Periódicos
com ISSN (Área Medicina I): Revista A1, A2 e
B1 no Qualis Capes para Medicina I 0,6 pontos/publicação (máximo 1,2)
Revista B2 e B3 no Qualis Capes para Medicina I
ou Patente concedida – 0,4 pontos/por artigo
e/ou patente (máximo 0,8)
Publicação de trabalho completo em anais de
eventos Internacional – 0,2 ponto/publicação
(máximo 0,4)
Publicação de trabalho completo em anais de
eventos Evento Nacional 0,1 ponto/publicação
(máximo 0,2)
Apresentação oral de trabalho em eventos
científico Internacional 0,2/apresentação
(máximo 0,4)
Apresentação oral de trabalho em eventos
científico Nacional 0,1/apresentação (máximo
0,2)
Participação formal e no ano vigente, como
estudante ou pesquisador em Grupo de
Pesquisa Registrado no CNPq, certificado pela
instituição e atestado pelo coordenador do
Grupo (0,6).
NOTA FINAL ATRIBUÍDA
