Ementas das Disciplinas

Bioestatística Trata-se de disciplina que introduz a bioestatística e o cálculo de probabilidades ao discente, além de apresentar noções de inferências estatística, amostragem e intervalos de confiança, testes de hipóteses, correlação e análise de regressão linear. Tem como objetivo promover a aquisição e desenvolvimento de habilidades de escrita, planejamento de pesquisa científica e utilização de softwares (IBM SPSS) para análises estatísticas uni, bi e multivariada. Especificamente, pretende-se: 1. fomentar conhecimentos sobre método de pesquisa e estatística; 2. habilitar o uso de software de análises de dados (quantitativos); 3. promover a prática de descrição e interpretação de dados de pesquisa; 4. capacitar estudantes para prática de pesquisa; 5. capacitar estudantes para realização de pesquisas e escrita de trabalhos científicos (relatos de pesquisa). O conteúdo programático versará sobre os seguintes temas: A bioestatística na pesquisa médica. Níveis de mensuração. Probabilidade, amostragem, intervalos de confiança e inferências estatísticas. Teste de hipótese e delineamentos experimentais, correlações e modelos de regressão. Aplicações de métodos de aprendizado estatístico e modelagem multivariada. A disciplina será dada por meio de: (1) aulas expositivas sobre temas específicos; (2) acompanhamento de leitura e crítica de artigos técnico-científicos; (3) debates em sala de aula; e (4) exercícios práticos em sala de aula, complementados com atividades em casa e/ou espaços com recursos informáticos da Universidade Federal de Alagoas. Avaliação:provas (escrita/objetiva) e trabalho teórico-prático. Critérios (1) Objetividade, clareza, coerência e coesão das ideias apresentadas no documento (prova ou trabalho); (2) Uso adequado dos termos técnicos e conteúdos concernentes ao campo de estudo em questão; (3) Uso adequado dos modelos de apresentação dos trabalhos requeridos. Ainda que sejam indicados textos que serão oportunamente cobrados em avaliações. Bioética Trata-se de disciplina que proporciona o estudo sistemático das questões de ética aplicada à vida que emergem do campo teórico e prático das ciências médicas. Tem como objetivos: 1. Apresentar os fundamentos históricos e conceituais da bioética; 2. Refletir sobre a aplicabilidade da ética no cotidiano do cuidado em saúde; 3. Refletir sobre limites éticos para a pesquisa em saúde; 4. Refletir sobre os papéis dos distintos Comitês: de Ética em Pesquisa (com seres humanos e animais), hospitalares, de bioética. O conteúdo programático da disciplina versará sobre: 1.Historicidade da ciência e da ética. Bioética global x bioética de princípios; Saúde global; Diferenças morais; 2.Balizas éticas: abordagem anglo-saxã x abordagem latino-americana; Direitos humanos e equidade; 3.A tomada de decisões: entre a clínica e a saúde pública; 4.Deontologia e códigos de ética; 5.Relação médico-paciente: a autonomia em questão. Termo de consentimento livre e esclarecido; Diretivas antecipadas de vontade. 6.Comitês e comissões de ética e bioética A disciplina será realizada baseada em seminários, discussão de documentários e filmes, leitura de textos com discussão posterior. A avaliação será feita de acordo com a rrequência (>75%) do discente, participação e apresentação de seminários. Delineamento e Metodologia da Pesquisa Experimental Trata-se de disciplina que promove a iniciação do discente na pesquisa experimental. Tem por objetivo capacitar o discente aos temas como: avaliar, reproduzir, modificar e criar modelos experimentais que atendam as necessidades de investigação científica. O conteúdo programático será dividido nas seguintes etapas: 1. Introdução à pesquisa experimental, incluindo conceitos éticos 2. Passos de um experimento 3. Tipos de variáveis e hipóteses 4. Limitações de um experimento A avaliação será baseada na frequência, apresentações de seminários e atividades práticas laboratoriais. Epidemiologia Clínica Trata-se de disciplina que apresenta a visão geral sobre epidemiologia e suas aplicações na clínica e na pesquisa científica. Tem por objetivos: 1. Apresentar os fundamentos da epidemiologia clínica; 2. Refletir sobre a aplicabilidade da epidemiologia clínica; 3. Discutir a inserção e aplicabilidade da epidemiologia clínica na pesquisa em saúde; O conteúdo programático é constituído de: 1.Definição e usos da epidemiologia; 2.Medidas descritivas e de associação; 3.Resumo sobre delineamentos de pesquisa utilizados na área da saúde; 4.Elementos sobre leitura crítica de artigos científicos; 5.Aplicação da epidemiologia na investigação diagnostica; 6.Elementos de medicina baseada em evidências. A disciplina será oferecida por meio de: (1) aulas expositivas sobre temas específicos; (2) acompanhamento de leitura e crítica de artigos técnico-científicos; (3) debates em sala de aula; e (4) exercícios práticos em sala de aula. A avaliação se constitui de provas (escrita/objetiva) e trabalho teórico-prático Genética Clínica e Experimental Trata-se de disciplina para estudo da prevalência, classificação, manejo, correlações genótipofenótipo, métodos laboratoriais diagnósticos e prevenção em casos de anomalias congênitas e doenças raras de etiologia genética e estudo das interações gene-gene, gene-ambiente envolvidos na etiopatogênese destas condições clínicas. Conteúdo programático: - Prevalência e distribuição populacional das anomalias congênitos e doenças raras - Prevenção e manejo das anomalias congênitos e doenças raras - Classificação etiológica das anomalias congênitas e doenças raras (padrões clássicos e não clássicos de herança) - Fatores que elevam o risco de anomalias congênitas e doenças raras: consanguinidade, reprodução acima dos 35-40 anos, deficiências de micro/macronutrientes durante a gravidez, história familial positiva, origem étnico-geográfica, exposição a teratógenos comprovados ou potenciais. - Métodos laboratoriais aplicados ao diagnóstico de anomalias congênitas e doenças raras (citogenética clássica, citogenética molecular, citogenômica e técnicas de biologia molecular: PCR, sequenciamento, MLPA, etc). - Correlações genótipo-fenótipo interações gene-gene, gene-ambiente e patologia molecular em condições clínicas selecionadas (malformações craniofaciais, distúrbios da diferenciação do sexo, deficiência intelectual) Método avaliativo: participação do aluno nas atividades propostas: seminários, discussão de artigos, atividades práticas em ambulatório e laboratório conforme número de alunos e disponibilidade de espaço físico. Imunologia Clínica Trata-se de disciplina que introduz aos métodos imunológicos e moleculares utilizados na pesquisa em Ciências Médicas. Enfoque atualizado na área de imunologia clínica. Conteúdo programático: 1. Desenvolvimento do sistema imune. 2. Resposta imune celular e humoral 3. Imunidade inata e adaptativa. 4. A colaboração intercelular e o papel das citocinas 5. Imunohistoquímica princípios e métodos; 6. Imunofluorescência; 7.Etiopatogênese das doenças autoimunes. Objetivo Geral: - Correlacionar o sistema imunológico com o diagnóstico, profilaxia e tratamento de infecções virais, bacterianas, fúngicas e parasitemias, bem como os distúrbios do sistema imunológico, no câncer, nos transplantes e transfusões sanguíneas. - Aplicar os fundamentos básicos da reação antígeno – anticorpo nas técnicas de diagnóstico utilizado em Laboratório de Análises Clínicas. Metodologia: A disciplina será dada por meio de: (1) aulas expositivas sobre temas específicos; (2) acompanhamento de leitura e crítica de artigos técnico-científicos; (3) debates em sala de aula; e (4) exercícios práticos em sala de aula. Avaliação: A avaliação se constitui de provas (escrita/objetiva) e trabalho teórico-prático. Introdução à Suicidologia Estudo do fenômeno suicídio, a partir de sua gênese multifatorial, considerando seus aspectos biopsicossociais. Abrangendo aspectos diagnósticos e clínicos desde sua definição e nomenclatura, explorando a semiologia, instrumentos de investigação e avaliação de gravidade, além da análise da relação entre transtornos mentais e comportamento suicida. Apresentação dos biomarcadores do suicídio, fatores genéticos, epigenéticos e de inflamação, transladando tais achados para o manejo clínico. Discussão dos aspectos sociais envolvidos no comportamento suicida, debruçando-se sobre populações especiais, além de diferentes culturas, religiões e países. Debates sobre as diferentes formas de manejo do comportamento suicida, incluindo psicofarmacoterapia, psicoterapias e programas de prevenção e pósvenção. Medicina Circadiana O Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017 foi dado a três pesquisadores americanos por suas descobertas relacionadas aos mecanismos moleculares responsáveis pela geração de ritmos biológicos em drosófila. Como estas pesquisas em moscas, realizadas em meados da década de 1980, resultaram em impactos na Medicina a ponto de serem reconhecidas com esta premiação? Como o conhecimento acumulado na Cronobiologia mostra-se hoje fundamental para a área médica? Esta nova abordagem, que tem sido denominada Medicina Circadiana, ou “CronoMedicina”, consiste no reconhecimento de que ritmos biológicos são propriedades fundamentais de células e sistemas orgânicos complexos e que se manifestam em uma fisiologia e comportamentos rítmicos. Padrões cognitivos, de sono e de desempenho físico, secreção de hormônios, neurotransmissores e o metabolismo em geral são regulados, em grande medida, por um sistema temporizador endógeno. Estes ritmos circadianos são modulados por fatores ambientais, como luz, exercício e alimentação, e quando há uma disrupção dessa relação, não raramente ocorrem doenças dos mais diferentes espectros. Além disto, diversos alvos farmacológicos apresentam variação temporal ao longo do dia e, portanto, a hora da administração de um medicamento pode impactar na sua eficácia e toxicidade. A compreensão destes mecanismos é fundamental para a promoção da saúde, seja da perspectiva preventiva, seja através de métodos cronoterapêuticos que podem ser aplicados em diferentes abordagens clínicas. Metodologia de Pesquisa Científica Trata-se de disciplina que busca desenvolver as competencias e habilidades relacionadas aos passos fundamentais da pesquisa científica. Tem por objetivos: 1. Identificar as principais caracteristicas da pesquisa cientifica; 2. Reconhecer as principais etapas envolvidas na pesquisa cientifica ; 3. Desenvolver a habilidade de utilizar os elementos da metodologia da pesquisa corretamente. O conteúdo programático está dividido em três etapas: 1. Bases do método científico 2.Aplicação do método científico 3.Projeto de pesquisa Metodologia: A disciplina será desenvolvida a partir de rodas de conversa sobre o tema a ser abordado com discussão entre os discentes inicialmente e entre discentes e docentes a seguir mediante leitura prévia do tema. A avaliação dos discentes será através da participação na discussão e apresentação de seminários. Metodologia e Prática em Docência Trata-se de disciplina que busca o preparo e treinamento do discente para o desempenho de atividade docente como forma de complementar sua formação pedagógica e de aumentar a integração entre a graduação e a pós-graduação. Tem como objetivos avaliar: 1.Panorama da Política Educacional Brasileira. 2. Reflexão crítica da função docente no ensino médico. 3. Papel docente na formação do profissional em ciências em saúde.Desenvolvimento de planejamento educacional. 4. Estratégias pedagógicas atuais no processo ensino-aprendizagem. 5. Problematização sobre diretrizes curriculares nacionais, currículos e desenhos curriculares. 6.Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem. 7.Reflexão sobre novas tecnologias nas áreas da educação e da saúde. O conteúdo programático será dividido em duas etapas: 1. Bases do ensino na área da saúde: Sistema educacional brasileiro; contexto das políticas públicas de saúde e educação; função docente na área da saúde; planejamento educacional; processo ensino-aprendizagem: tendências e estratégias pedagógicas; diretrizes curriculares nacionais; currículo e desenhos curriculares na área da saúde; avaliação da aprendizagem: concepções, instrumentos e procedimentos; novas tecnologias em educação e saúde. 2. Atuação prática em campo de estágio na graduação, sob supervisão, conforme área de atuação do discente em discussão com seu orientador. A avaliação será baseada em apresentação de seminários, utilização de plataformas digitais para discussões em grupo e atividades práticas em estágio supervisionado. Saúde Perinatal Trata-se de disciplina que visa o estudo dos fatores sociais, econômicos e culturais que interferem na saúde perinatal, indicadores de saúde perinatal, contextualização dos programas governamentais na saúde perinatal, assim como as patologias incidentes no período perinatal, métodos de investigação em Saúde Perinatal. Tem como objetivos: 1. Conhecer os principais programas nacionais e internacionais direcionados à saúde da mulher e da criança no período perinatal 2. Compreender e fazer uma leitura critica das pesquisas em saúde perinatal Conhecer as pesquisas em saúde perinatal que já foram realizadas em Alagoas Identificar os fatores sociais, econômicos e culturais que intervêm na saúde perinatal, correlacionando com os indicadores de morbidade e mortalidade fetal, materna e neonatal. 3. Conhecer as principais morbidades no período perinatal Conteúdo programático: 1. Neonatologia e obstetrícia baseadas em evidências 2. Infecções materno-fetais 3. Near miss materna e neonatal. Mortalidade materna e neonatal. Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal. 4. O parto cesáreo – Projeto nascer no Brasil 5. Gravidez na adolescência e atenção ao pré-natal. Programa de humanização no pré-natal e nascimento. 6. Prematuridade e baixo peso ao nascer; Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru. 7. Rede cegonha, amamenta e alimenta Brasil,. 8. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e a saúde materno- perinatal (Objetivos 4 e 5). Metodologia: A disciplina será dada por meio de: (1) aulas expositivas sobre temas específicos; (2) acompanhamento de leitura e crítica de artigos técnico-científicos; (3) debates em sala de aula. Avaliação: Trabalho teórico-prático sobre um tema escolhido da saúde perinatal. Seminários de Pesquisa Trata-se de disciplina que promove no discente um aprofundamento nos requisitos necessários para o desenvolvimento da dissertação, dentro dos aspectos técnicos importantes da pesquisa científica. Objetivos: 1. Capacitar o discente a desenvolver as etapas fundamentais no processo da pesquisa de modo crítico; 2. Estimular o intercâmbio no aprendizado desse processo entre os discentes (interpares); 3. Compreender dificuldades enfrentadas pelos discentes e corrigi-las quando necessário no curso da pesquisa. Conteúdo programático está dividido em 2 módulos: Módulo 1: Como ter acesso às informações necessárias para pesquisa científicas Módulo 2: Discussão de projetos de pesquisa A metodologia aplicada na disciplina será desenvolvida sob duas vertentes. A primeira com a realização de palestras de professores e pesquisadores convidados que apresentarão suas pesquisas e artigos enfatizando os aspectos teórico-metodológicos dos seus trabalhos. A segunda vertente será desenvolvida com a apresentação da proposta de dissertação dos discentes. A avaliação será realizada através de atividades práticas em laboratório de informática e apresentação de seminários em sala de aula.

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