PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

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Prova de Conhecimentos Específicos - PPES 2020 - Ed. 03.2019.pdf
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                    Serviço Público Federal
Universidade Federal de Alagoas
Faculdade de Medicina – FAMED

2020

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA
SAÚDE – MPES
Prova de Conhecimentos Específicos

1.
2.

3.

4.
5.
6.

Edital nº 03/2019

Programa de Pós-Graduação em Ensino na
Saúde – PPES

INSTRUÇÕES GERAIS

7.
8.

Este Caderno de Questões somente deverá ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal.
Ao ser autorizado o início da prova, verifique se a numeração das questões e a paginação
estão corretas. Verifique, também, se contém 20 (vinte) questões objetivas com 4 (quatro)
alternativas cada. Caso contrário, comunique imediatamente ao Fiscal.
O tempo disponível para esta prova é de 3 (três) horas. Faça-a com tranquilidade, mas
controle seu tempo. Esse tempo inclui a marcação da Folha de Respostas de questões
objetivas.
Você somente poderá sair em definitivo do Local de Prova depois de decorridas 1 (uma)
hora do início da aplicação.
Os 3 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato
entregue a prova, após a assinatura da Ata de Encerramento de provas.
Na Folha de Respostas de questões objetivas, confira seu nome, o número de inscrição e o
número do seu documento de identificação.
Em hipótese alguma lhe será concedida outra Folha de Respostas de questões objetivas.
Preencha a Folha de Respostas de questões objetivas utilizando caneta esferográfica de
tinta preta ou azul. Na Folha de Respostas de questões objetivas, preencha
completamente o círculo correspondente à alternativa escolhida, conforme o modelo:

9.

Será atribuído o valor ZERO à questão que contenha na Folha de Respostas de questões
objetivas: dupla marcação, marcação rasurada, emendada ou com “X”, não preenchida
totalmente ou que não tenha sido transcrita.
10. A correção da prova objetiva será efetuada de forma eletrônica, considerando-se apenas o
conteúdo da Folha de Respostas de questões objetivas.
11. Caso a Comissão julgue uma questão como sendo nula, os pontos serão atribuídos a todos
os candidatos.
12. Não será permitida qualquer espécie de consulta.
13. Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal de Sala este Caderno de Questões, juntamente
com a Folha de Respostas de questões objetivas, e assine a Lista de Presença.
14. Assine este Caderno de Questões e coloque o número do seu documento de identificação
(RG, CNH, outros).

Nº do documento de identificação (RG, CNH, outros):

Boa Prova!

Assinatura do(a) candidato(a):

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE – MPES

Prova Tipo 1

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21.Jan.2020

C) II, III, IV, apenas
D) I, e IV, apenas

QUESTÃO 1______________________________________
QUESTÃO 4______________________________________
O desenvolvimento docente como redes formativas analisa
diferentes pontos da aprendizagem trilhadas por caminhos
que conduzem a formação do professor epistemológico e
prático.
Segundo Batista, Vilela e Batista
epistemológico, numa perspectiva
aprender articula:

(2015), no plano
histórico-social, o

A) Prática e cotidiano
B) Ética, integralidade, cuidado e intersetorialidade
C) Assimilação, retenção de conteúdos e transmissão
D) Cognição, afeto e cultura
QUESTÃO 2______________________________________
Considerando o avanço científico e tecnológico, a Educação
Permanente em Saúde é ponto de destaque na
regulamentação do SUS por meio das Leis 8080 e 8142/90.
Partindo dessa premissa e baseando-se no capítulo “Política
de educação permanente em saúde: o estado da questão”
(Carneiro et al, 2015), a EPS:
I. é prioridade para o Brasil e segundo a OMS para todo o
continente americano;
II. deve ser uma proposta única, vertical e dirigida a todo o
território nacional;
III. estende a aprendizagem para além do ambiente
escolar;
IV. possibilita problematizar a realidade e propor situação
de aprendizagem;
V. tem no trabalho o ponto de partida para os processos
educativos.
Verifica-se que está(ão) correta(s):
A) IV e V, apenas
B) I, III, IV e V, apenas
C) I, II e III, apenas
D) II, III, e IV, apenas
QUESTÃO 3______________________________________
Os estudos sobre a Política Nacional de Educação
Permanente em Saúde (PNEPS) mostram que ela privilegia
aspectos teórico-metodológicos, tais como:
I. Reflexão crítica e estímulo a práticas tradicionais em
saúde;
II. Teoria da Aprendizagem significativa;
III. Incentivo
da
interdisciplinaridade
e
interprofissionalidade em saúde;
IV. Pesquisas
de
abordagem
quantitativa
e
excepcionalmente, qualitativa;
V. Ensino através de metodologias ativas.

Considerada uma das políticas mais importantes para o
fortalecimento do SUS, a Política Nacional de Educação
Permanente em Saúde (PNEPS), criada em 2004, tem como
estratégia fundamental, “a transformação das práticas
profissionais, da organização do trabalho e de sua
capacidade de garantir acolhimento e cuidado às várias
necessidades das pessoas e da comunidade” (Ceccim e
Feuerwerkerapud CARNEIRO; FERREIRA, 2015).
Dando continuidade ao que foi dito acima, a PNEPS possui
outros propósitos, tais como:
I. Reconhecer a dimensão pedagógica do local de
trabalho;
II. Problematizar o cotidiano de
trabalho para
compreendê-lo e transformá-lo;
III. Controlar o acesso aos serviços de saúde, por meio da
competência técnica dos profissionais;
IV. Transformar o processo de trabalho, para a melhoria da
qualidade dos ser viços;
V. Valorizar o trabalho em equipe, quando isso for viável e
não exceda custos operacionais.
Verifica-se que está(ão) correta(s):
A) I, II, III, apenas
B) III, IV, V, apenas
C) I, II, IV, apenas
D) II e V, apenas
QUESTÃO 5______________________________________
De acordo com Batista (2013), no livro “Clínica Comum”, há
um movimento mundial de promoção da educação
interprofissional em saúde.
Diante dessa constatação, as afirmativas que estão de
acordo com o escopo proposto pelo citado autor, são:
I. Estratégia para a formação profissional baseada no
aprendizado com e sobre outras profissões;
II. O aprofundamento de práticas isoladas das profissões
da saúde para melhorar a atenção em saúde e
fortalecer o trabalho em equipe;
III. Aprender a trabalhar em equipe com a finalidade de
atenção integral ao usuário do SUS;
IV. Aprender junto sobre o trabalho em saúde, trocando
saberes e práticas e exercitando o respeito à
diversidade das profissões.
Verifica-se que está(ão) correta(s):
A) IV, apenas
B) II e III, apenas
C) I, III e IV apenas
D) I e II, apenas

Verifica-se que está(ão) correta(s):
A) II, III, V, apenas
B) I, V, apenas
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE – MPES

Prova Tipo 1

QUESTÃO 6______________________________________
Qual o conjunto de assertivas que compõem a educação
interprofissional (EIP) denominada de “entreprofissional”,
pelos docentes dos cursos da área da saúde da Baixada
Santista da UNIFESP (Henz et al, 2013)?

21.Jan.2020

B) dominar a habilidade técnica e também pedagógica
C) aplicar os conhecimentos produzidos pela pesquisa
acadêmica
D) oferecer ao aprendiz um ambiente que lhe permita
construir o conhecimento
QUESTÃO 9______________________________________

I.

As características marcantes da EIP são: o
desenvolvimento de competências para o trabalho em
equipe, a compreensão da identidade profissional, o
compromisso com a resolução de conflitos e a
negociação para a tomada de decisões.
II. Desenvolvimento e ações práticas na área de educação
em saúde nos cursos das diversas profissões da saúde,
constituindo-se uma clínica comum em prol da
integralidade da atenção à população.
III. Ações corporais e comunicacionais de intervenção nas
populações com grupos de diversos cursos das
profissões da saúde, coordenadas por docentes
comprometidos com a formação lado-a-lado das
profissões.
IV. Na perspectiva interprofissional, a formação profissional
passa a ser transmissão do conhecimento a partir da
produção de subjetividade de diversas profissões da
saúde, buscando uma intervenção adequada.
Verifica-se que está(ão) correta(s):
A) II, III, IV, apenas
B) I, III, IV, apenas
C) II, III, apenas
D) I, II, apenas
QUESTÃO 7______________________________________
“Tomar a própria prática docente como ponto de partida para
empreender mudanças no cotidiano do ensinar e aprender
no âmbito dos serviços de saúde, em um movimento de
ação-reflexão-ação, constitui-se em instigante caminho a ser
trilhado. Esta é a essência de um Mestrado Profissional na
área do Ensino na Saúde.” (Recomendações para
elaboração de Projetos de Mestrados Profissionais em
Ensino na Saúde – MEC/MS)
Tal recomendação, reforça o postulado de que “... os
professores são sujeitos que possuem, utilizam e produzem
saberes específicos ao seu ofício, ao seu trabalho.”, segundo
Tardiff (2014), definido como saberes:

Leia as afirmativas abaixo:
I. A transdisciplinaridade traduz-se como a intersecção
entre diferentes disciplinas durante o trabalho em
saúde, o que as transforma e extingue, produzindo uma
nova disciplina, comum a todas anteriores;
II. Na Clínica do Comum produzimos conhecimentos
científicos para serem aplicados na realidade;
precisamos primeiro conhecer, antes de fazer, sendo
isso necessário para garantir a neutralidade científica;
III. Na Clínica do Comum traçamos previamente as metas,
de maneira que sejam bem definidas, as quais
orientarão o nosso caminhar durante o trabalho em
saúde;
IV. Na Clínica do Comum o método da tríplice inclusão se
traduz por incluir todos os sujeitos que participam do
processo de produção de saúde, os analisadores
institucionais e dos coletivos.
De acordo com Eduardo Passos, no texto “A construção da
Clínica Comum e as áreas profissionais”, capítulo do livro de
Capozollo, Cazetto e Henz (2013), verifica-se que está(ão)
correta(s):
A) I, III e IV apenas
B) IV, apenas
C) II e III, apenas
D) I e II, apenas
QUESTÃO 10_____________________________________
Considerando os conhecimentos sobre a Integração Ensino
Serviço observado pelos autores Ferla et al (2015), pode-se
dizer que a reflexão sobre essa estratégia possibilita:
I. questionar separação entre o ensino e os serviços;
II. analisar os contextos e o cotidiano da universidade e do
sistema local de saúde;
III. acompanhar as transformações no mundo do trabalho
na saúde;
IV. criar novas políticas de saúde.

A) Curriculares
B) Disciplinares
C) Subjetivos
D) Experienciais

Verifica-se que está(ão) correta(s):

QUESTÃO 8______________________________________

A) II e III, apenas
B) I e IV, apenas
C) I, III e IV, apenas
D) I, II e III, apenas

“[...] os professores são atores competentes, sujeitos ativos,
devemos admitir que a prática deles não é somente um
espaço de aplicação de saberes provenientes da teoria, mas
também um espaço de produção de saberes específicos
oriundos dessa mesma prática.” Tardiff (2014).
Para esse autor, na afirmativa acima, o professor ao atuar
como um sujeito do conhecimento deve:
A) desenvolver teorias, conhecimentos e saberes da sua
própria ação

QUESTÃO 11_____________________________________
Drª. Gemma foi designada para uma unidade básica de
saúde , onde os residentes de Clínica Médica da Faculdade
São Lucano, irão rodiziar. Drª. Gemma, é uma excelente
profissional, atualizada e de bom conhecimento de clínica
médica, com vários anos de experiencia e está motivada a
atuar com os residentes. Ela está ansiosa e pergunta aos
gestores da unidade quais os atributos mais recomendados
para a função de preceptora que ela irá exercer junto aos
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE – MPES

Prova Tipo 1

residentes
De acordo com o capítulo Preceptor de Residência Médica:
Funções, Competências e Desafios (Abem, 2013), os
gestores da UBS afirmariam que os atributos considerados
para uma boa atuação da preceptoria são:
I.
II.
III.
IV.
V.

Disponibilizar, pelo menos, um dia na semana para
acompanhar o residente;
Ter capacidade didática para a transmissão de
conhecimentos e comunicar-se de maneira clara;
Dominar técnicas de feedback (devolutivas) para
promover o desenvolvimento do residente;
Desenvolver bom relacionamento com o residente,
paciente e sua família e equipe do serviço;
Reduzir número de atendimentos para que seja
proporcionado tempo para preceptoria.

Verifica-se que está(ão) correta(s):
A)
B)
C)
D)

II, III e IV, apenas
I, II e IV, apenas
I, III e V, apenas
I, II, III e V, apenas

QUESTÃO 12_____________________________________

21.Jan.2020

II. As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira
(LDB 96).
III. As Diretrizes Curriculares Nacionais.
IV. O Relatório da UNESCO sobre os pilares para a
Educação do Futuro.
V. A Constituição Federativa do Brasil.
VI. As recomendações para elaboração de Projetos de
Mestrados Profissionais em Ensino na Saúde –
MEC/MS.
Verifica-se que está(ão) correta(s):
A) II, III, VI, apenas
B) I, II, IV, apenas
C) I, III, V, apenas
D) IV, V e VI, apenas
QUESTÃO 14_____________________________________
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) representam um
marco significativo na reorientação da formação em saúde
PORQUE, entre outros fatores, pela primeira vez, a
necessidade de aproximação das graduações em saúde ao
SUS e seus princípios ficou expressa em uma
recomendação do Ministério da Educação.

De acordo com Bentes et al (2009), nos Cadernos da ABEM
sobre o Preceptor por ele mesmo, a atuação na preceptoria,
é caracterizada por motivações intrínsecas e extrínsecas.

Para a afirmação acima, baseando-se em Feuerwerker e
Capozzolo (2013), responda a alternativa correta:

Para os autores, pode-se afirmar que os fatores que
representam motivações extrínsecas são:

A) se asserção e razão estiverem erradas
B) se a asserção estiver correta e a razão errada
C) se asserção e razão estiverem corretas
D) se a asserção estiver errada e a razão correta

I.
II.
III.
IV.

QUESTÃO 15_____________________________________

remuneração diferenciada;
acesso a períodicos e bibliotecas;
avaliação e reflexão sobre a própria prática;
isenção de pagamento em cursos e ou congressos.

Verifica-se que está(ão) correta(s):
A)
B)
C)
D)

II, III, apenas
I, III e IV, apenas
I, II, e IV, apenas
I e IV, apenas

QUESTÃO 13_____________________________________
No capítulo sobre mudanças na formação dos profissionais
de saúde, Feuerwerker e Capozzolo, (2013) relatam que
durante a década de 90 ocorreu uma ampliação do conceito
de saúde, como também, uma diversificação dos cenários de
práticas e de aprendizagem num processo de aproximação
ao SUS, sendo criada uma agenda de mudanças para a
inclusão de aspectos pedagógicos na formação.
Ainda, de acordo com os autores, se enfatizava a
necessidade de superar o modelo tradicional de ensino e
incentivar a articulação entre a formação dos profissionais e
o sistema único de saúde.

A compreensão sobre docência em saúde, numa visão
ampliada, em meio aos movimentos nacionais de
reorientação da formação em saúde e a demanda pela
educação permanente, observada nas experiências de
formação ou desenvolvimento docente (Batista et al, 2015),
apresentam como características:
I.

Investimento em estratégias de reprodução do
conhecimento como prática pedagógica;
II. Construção de espaços permanentes para reflexão
colaborativa entre os professores e parcerias;
III. Investimento na formação de professores e preceptores
com vinculação na graduação e nos serviços de saúde;
IV. Reconhecimento
da
interdisciplinaridade
e
a
interprofissionalidade como pontos importantes para a
colaboração.
Verifica-se que está(ão) correta(s):
A) II, III, IV, apenas
B) II e III, apenas
C) I e IV, apenas
D) I, III e IV, apenas

Segundo os autores, quais dos movimentos, abaixo
relacionados, foram fundamentais para as iniciativas de
mudança na formação profissional em saúde no contexto
SUS, naquela década?
I. As iniciativas de integração ensino-serviço (Rede
Unida).
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE – MPES

Prova Tipo 1

21.Jan.2020

QUESTÃO 16_____________________________________

QUESTÃO 19_____________________________________

[...] é um saber disciplinar, recortado na especialidade,
centrado na doença e constitutivamente colocado em relação
de poder com outros saberes (FERLA, et al.).

Para a afirmação: “A identidade do mestrado profissional é
ambígua PORQUE, entre outros fatores, mantem forte
influência do mestrado acadêmico”.

Essa afirmação refere-se:

Baseando-se em Santos, Hortale e Arouca (2012), assinale a
resposta correta:

A) ao lugar ocupado pelo hospital na Idade Média, no qual
se produzia cuidados paliativos que buscava aliviar o
sofrimento dos pacientes
B) à função exercida pelo hospital no Renascimento, o qual
era utilizado na produção de conhecimento que fortalecia as
relações de poder da igreja
C) ao conhecimento produzido no hospital centrado na
finalidade de desencadear ações concretas de cuidado para
aliviar e o sofrimento dos pacientes
D) ao conhecimento produzido no hospital e a sua relação
com a transformação do sistema de cuidados, que passa a
ser centrado nesse serviço
QUESTÃO 17_____________________________________
Associe a Coluna 1 com a Coluna 2 relacionando os avanços
e os desafios dos mestrados profissionais em ensino na
saúde (MPES) observados por Vilela e Batista (2015).
COLUNA 1

COLUNA 2
( )

financiamento

( )

distribuição regional

( )

agregação na área de ensino
da capes

( )

valorização institucional

( )

avaliação de programa

1. Avanços
2. Desafios

A) se asserção e razão estiverem erradas
B) se asserção e razão estiverem corretas
C) se a asserção estiver correta e a razão errada
D) se a asserção estiver errada e a razão correta
QUESTÃO 20_____________________________________
A concepção de Mestrado Profissional abriga ambiguidades,
interseções e paralelismos, quando pareado ao Mestrado
Acadêmico. A discussão envolve aplicabilidade, natureza e
efetividade da formação pretendida em ambos.
Indique a concepção infra aplicada exclusivamente ao
Mestrado Profissional.
A) O mestrado profissional prescinde elaboração de relatório
de pesquisa convencional, vez que seu objetivo principal é a
elaboração de produtos técnicos para os serviços de saúde
B) Na área da saúde, são válidos os mestrados profissionais
e acadêmicos, pois se equivalem quanto aos requisitos para
conclusão.
C) Espera-se uma formação voltada para a saúde, com
resultantes expressos em texto acadêmico e produção
educacional
D) O mestrado profissional em saúde está centrado no
planejamento estratégico e em estudos epidemiológicos
voltados para a consolidação do SUS

A sequência correta dessa classificação é:
A) (2), (1), (1), (2), (2)
B) (2), (2), (1), (1), (1)
C) (1), (1), (2), (2), (2)
D) (1), (2), (2), (1), (1)
QUESTÃO 18_____________________________________
“[...] profissional que atua dentro do ambiente de trabalho e
de formação, estritamente na área e no momento da prática
clínica [...] Tem então a função primordial de desenvolver
habilidades clínicas e avaliar o profissional em formação”.
O conceito acima aplica-se a função de:
A) Mentor
B) Tutor
C) Supervisor
D) Preceptor

6

ATENÇÃO!
O candidato está proibido de destacar esta folha com o gabarito, sob pena de
eliminação do processo. Somente o Fiscal de Sala está autorizado a fazer isso
no momento da saída do candidato em definitivo do Local de Prova.

GABARITO DO CANDIDATO
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EDITAL Nº 03/2019 – UFAL
6.14. O gabarito preliminar da prova de conhecimentos específicos será
publicado na data provável de 22/01/2020.
6.16. O resultado da primeira etapa será publicado no endereço eletrônico
http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/pos-graduacao
na data provável de 29/01/2020.