Infraestrutura

A estrutura administrativa do PPES é vinculada à FAMED/UFAL, porém com a participação de profissionais da área da Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Educação e Administração, envolvidos com o desenvolvimento dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos da área da saúde, com a coordenação dos Pro-Saúde (I e II), com o Pet-Saúde e Telessaúde.

Entende-se que a dinâmica e estrutura da FAMED/UFAL pode garantir condições para o desenvolvimento do curso de mestrado profissional, e compreendendo que a produção do conhecimento é fundamental para o avanço do ensino na saúde, compromete-se em garantir as condições necessárias ao pleno desenvolvimento do curso, disponibilizando o apoio necessário aos docentes e discentes. Para tanto, a FAMED dispõe de espaços para a Pós-graduação no bloco do Núcleo de Saúde Pública (NUSP), com uma sala de aula de aula equipada com multimídia. Outra sala de aula, também equipada, encontra-se no novo bloco de salas de aula da FAMED. A sala dos docentes está em conclusão no prédio administrativo da FAMED.

 

  • Mini-auditório da FAMED: Equipado com recursos áudio-visuais facilitadores de realizações de cursos, palestras, debates e seminários.
  • Laboratório de habilidades médicas da FAMED e Laboratório de Habilidades da Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR): Os Laboratórios de Habilidades representam espaços de apoio e treinamento pedagógico, atuando como uma atividade antecipatória das práticas de treinamento de habilidades para o exercício técnico e intelectual da profissão, pautado nos preceitos da bioética com a utilização de manequins.
  • Laboratório de informática: Os profissionais discentes e os docentes terão à disposição os laboratórios de informática da biblioteca central (6 computadores), da FAMED (10 computadores), do antigo Centro de Ciências da Saúde (15 computadores) e o Centro de Pesquisa do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA) que encontra-se em fase de conclusão. Todos estes laboratórios possuem uma rede de computadores ligados à internet que oferecem: acesso a informação científica através da internet e recursos de multimídia para a confecção de trabalhos, projetos e relatórios, acesso ao portal CAPES e, a partir do próximo mês possibilitará o acesso aos portais MedicinaNET e UPTODATE.
  • Núcleo de Telessaúde do HUPAA: Este núcleo atua na RUTE e apoiará as iniciativas do PPES para utilização da Telessaúde na pesquisa e no desenvolvimento do mestrado.
  • Biblioteca Central: A biblioteca central da UFAL conta com um acervo em ensino de aproximadamente 20.000 livros e 58.000 títulos e é aberta ao público a fim de fornecer material de consulta especializada em assuntos científicos e tecnológicos. A biblioteca central participa de programas especiais de comutação bibliográfica, como COMUT e outros, que visam localizar e obter em outras bibliotecas do País e do exterior, o material bibliográfico não existente na Biblioteca Central ou na BIREME. Além disso, todos os docentes e alunos têm acesso ao portal de PERIÓDICOS da CAPES, que disponibiliza vasto acervo bibliográfico especializado, não só nos computadores da UFAL, mas também em suas residências, bastando que tenham acesso à Internet e se cadastrem na Intranet da UFAL.
  • Biblioteca do Núcleo de Educação Médica (NEMED): conta com um acervo em ensino de aproximadamente 300 títulos sobre ensino na saúde.
  • Biblioteca do Núcleo de Saúde Pública: possui um acervo de vários exemplares sobre a integração ensino-serviço e SUS.

Neste contexto, o mestrado profissional visa responder as necessidades dos profissionais que atuam na rede de ensino na saúde, além de viabilizar o desenvolvimento de pesquisas que transformem a prática docente, contribuindo para a capacitação de profissionais que incorporem em seu cotidiano os preceitos da política do SUS.