PUBLICAÇÃO DA PROVA ESCRITA TIPO 1 - SELEÇÃO MPES 2018 - EDITAL 29/2017-CPG/PROPEP

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01 - Mestrado em Ensino em Saude - UFAL 2017 - TIPO 1.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação Ensino em Saúde

PROVA TIPO

EDITAL N.º 29/2017-CPG-PROPEP/UFAL

1

MESTRADO EM ENSINO EM SAÚDE

Provas de Conhecimentos Específicos

2017

CADERNO DE QUESTÕES
INSTRUÇÕES GERAIS
1.
2.

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7.
8.
9.

Este Caderno de Questões somente deverá ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal.
Ao ser autorizado o início da prova, verifique se a numeração das questões e a paginação estão corretas.
Verifique também se contém 10 (dez) questões objetivas com 3 (três) alternativas cada e os espaços para
justificativas das respostas. Caso contrário, comunique imediatamente ao Fiscal.
O tempo disponível para esta prova é de 3 horas. Faça-a com tranquilidade, mas controle seu tempo.
Você somente poderá sair em definitivo do Local de Prova depois de decorrida 1 hora do início da aplicação.
Na correção da prova, são levados em consideração a resposta objetiva e a justificativa para a resposta. As
justificativas serão avaliadas e farão parte da composição das notas.
Caso a Comissão julgue uma questão como sendo nula, os pontos serão atribuídos a todos os candidatos.
Não será permitida qualquer espécie de consulta.
Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal de Sala este Caderno de Questões e assine a Lista de Presença.
Assine neste Caderno de Questões e coloque o número do seu documento de identificação (RG, CNH etc.).

(EDITAL N.º 29/2017-CPG-PROPEP/UFAL)

Universidade
Federal de Alagoas

Boa Prova!

Nome completo do(a) candidato(a) – em letras MAIÚSUCAS:

N. do doc. de identificação (RG, CNH etc.):

Maceió/AL, 25 de outubro de 2017.

Assinatura do(a) candidato(a):

Prova tipo 1

Universidade Federal de Alagoas

Conhecimentos Específicos
QUESTÃO 01____________________________________________________________________________
Ivani Fazenda, referência nacional nos debates sobre interdisciplinaridade, reconhece a dificuldade em se estabelecer uma
definição para o termo que, embora considere um neologismo, afirma se configurar como preocupação entre os estudiosos há algum
tempo.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Gênese e formação do conceito de interdisciplinaridade. In:______. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo:
Edições Loyola, 2011. p. 51-72.

Em meados dos anos 1970, a interdisciplinaridade era identificada como sendo o/a:
A) interação existente entre duas ou mais disciplinas.
B) resultado de uma axiomática comum a um conjunto de disciplinas.
C) justaposição de disciplinas nos domínios do conhecimento.

Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1

QUESTÃO 02____________________________________________________________________________
“A introdução da interdisciplinaridade implica, simultaneamente, uma transformação profunda da Pedagogia e um novo tipo de
formação de professores, caracterizando-se esta por uma mudança na atitude” (p. 93).
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A efetivação da interdisciplinaridade: obstáculos e possibilidades. In:______. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed.
São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 87-96.

A partir do posicionamento de Fazenda, o que particulariza a formação de professores em uma visão interdisciplinar?
A) A integração entre teoria e prática no ensino.
B) A criação de programas de disciplinas integrados.
C) A existência de relação dialógica entre quem ensina e quem aprende.

Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1

QUESTÃO 03____________________________________________________________________________
No artigo Inte(g)ração ensino – serviço e o fortalecimento do SUS na primeira década do século, os autores apresentam o estado
da arte e os diálogos tecidos sobre a temática integração ensino-serviço em saúde. Após revisão de literatura foram identificadas seis
temáticas que emergiram e levantaram questões sobre o desenvolvimento do SUS.
Dadas as afirmativas,
I. a academia é o principal local de atuação e formação dos trabalhadores em saúde;
II. ainda existem dificuldades, barreiras e resistências para que a integração ensino-serviço ocorra de maneira ampla e satisfatória;
III. o ambiente de trabalho dos profissionais de saúde é precário e precisa de intervenção na perspectiva da saúde do trabalhador;
IV. há ausência da interdisciplinaridade na formação e prática profissional;
V. as relações entre profissionais da saúde, estudantes e comunidades ou usuários estão cada vez mais fortalecidas;
verifica-se que estão corretas apenas
A) II, III, IV e V.
B) I, II, III e IV.
C) II, III e IV.

Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1

QUESTÃO 04____________________________________________________________________________

Bordenave, Pereira, 1989.

Considerando o texto de Batista e colaboradores (2015), a figura acima está associada a qual metodologia ativa de
ensino-aprendizagem?
A) Problematização
B) Aprendizagem baseada em equipes (TBL)
C) Aprendizagem baseada em problemas (PBL)

Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1

QUESTÃO 05____________________________________________________________________________
Um novo ciclo na política de Estado no Brasil se iniciou com a proclamação da República a partir do fortalecimento da burguesia
cafeeira, no qual as políticas de saúde foram ampliadas.
BAPTISTA, Tatiana Wargas de Faria. História das Políticas de Saúde no Brasil: a trajetória do direito à saúde. In: MATTA, Gustavo Corrêa; PONTES, Ana Lúcia de Moura (Org.). Políticas de saúde:
organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2007. p. 29-60.

Considerando esse contexto, as políticas de saúde se caracterizaram por:
A) criação do Ministério da Educação e Saúde Pública (Mesp), congregando duas importantes políticas sociais para configuração de
um modelo de proteção.
B) ações de saneamento e urbanização, seguidas de ações específicas de combate a algumas doenças epidêmicas como a febre
amarela, a peste bubônica e a varíola.
C) criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC), responsável pelo desenvolvimento do arcabouço jurídico e material
de assistência médica individual e previdenciária.

Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1

QUESTÃO 06____________________________________________________________________________
“Daquele contexto - o do meu mundo imediato - fazia parte, por outro lado, o universo da linguagem dos mais velhos, expressando
as suas crenças, os seus gostos, os seus receios, os seus valores. Tudo isso ligado a contextos mais amplos que o do meu mundo
imediato e de cuja existência eu não podia sequer suspeitar.”
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Cortez, 1981.

No trecho acima, Paulo Freire expressa a importância do universo da linguagem como possibilidade de:
A) aproximar sujeitos de diferentes realidades, fazendo-os compartilhar crenças, gostos, receios e valores pelo resgate de um universo
que se amplia na experiência de vida coletiva.
B) resgatar no sujeito vivências de seu passado, ao tempo em abre perspectivas de ampliar seu horizonte de conhecimentos
inserindo-o em um outro mundo.
C) resgatar no sujeito a memória do passado e levando-o a se fazer reconhecer no mundo através da vivência dos sujeitos mais
velhos.

Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1

QUESTÃO 07____________________________________________________________________________
O quadrilátero da formação, citado no artigo Formação no SUS sob a Perspectiva Docente, articula segmentos do ensino em saúde.
Quais seriam estes segmentos?
A) Da formação, da gestão, da atenção em saúde e do controle social.
B) Da atenção primária, da secundária, da terciaria e da quaternária.
C) Da pesquisa e inovação, da tecnologia leve, da tecnologia leve-dura e da tecnologia dura.

Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1

QUESTÃO 08____________________________________________________________________________
O curso universitário é gerador de estresse, e, de acordo com a literatura, há elevada prevalência de sintomas depressivos e
transtornos emocionais em até metade dos universitários. Com o objetivo de verificar a prevalência de síndrome funcional em estudantes
e residentes de Medicina realizou-se pesquisa com 200 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG) que cursavam o quinto, sexto, nono e décimo períodos, sendo 25 homens e 25 mulheres de cada período, bem como 27
residentes de várias especialidades do Hospital das Clínicas da UFMG (11 homens e 16 mulheres). Os voluntários responderam aos
questionários Beck Depression Inventory (BDI) e Stait-Trait Anxiety Inventory (Stai), ambos validados no Brasil para avaliação da
depressão e ansiedade, e o questionário para verificar a presença de síndromes funcionais. Os resultados evidenciaram que oitenta e
sete indivíduos (38,3%) tiveram o diagnóstico de síndrome somática e funcional (SSF), sendo prevalente nos residentes (48,1%) e nos
alunos do quinto ano (43%) e menor nos alunos do terceiro ano (30%). Mulheres e seguidores da religião espírita foram os que
apresentaram maior associação com SSF (p < 0,05), assim como os que possuíam maiores pontuações no questionário de avaliação
de depressão e aqueles em período de formação mais avançado no curso médico.
PEREIRA, Gisele Araújo et al. Prevalência de Síndromes Funcionais em Estudantes e Residentes de Medicina. Rev. bras. educ. med. [online]. 2015, vol. 39, n. 3, p. 395-400. (adaptado)

Com base no resumo acima descrito, os autores utilizaram que tipo de abordagem metodológica na pesquisa?
A) Abordagem mista (quantitativa e qualitativa)
B) Abordagem quantitativa
C) Abordagem qualitativa

Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1

QUESTÃO 09____________________________________________________________________________
“Entende-se que a Educação Interprofissional na saúde passa a ser um meio de desafiar o contexto usual de formação, para
encontrar respostas novas aos novos problemas que se configuram: a complexidade das necessidades de cuidado, a fragmentação do
cuidado prestado pelas diferentes especialidades profissionais, bem como o imperativo de superar os esquemas tradicionais de ensino.”
PEDUZZI, Marina et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 977-983, Aug. 2013.
Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Sept. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029.

Desse modo depreende-se que os autores entendem que:
A) Profissionais com diferentes formações em saúde desarticulam seu saber específico com os dos outros na organização do trabalho,
na integração multiprofissional.
B) Na Educação interprofissional dispensa-se a necessidade do ensino uniprofissional, visto que o trabalho em equipe e as práticas
colaborativas em saúde são assimiladas no aprendizado do conjunto.
C) A diferença entre interdisciplinaridade e interprofissionalidade, diz respeito respectivamente, à esfera das disciplinas, ciências ou
áreas de conhecimento e da prática profissional onde se desenvolve o trabalho em equipe de saúde.

Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1

QUESTÃO 10____________________________________________________________________________
O desenvolvimento da competência do trabalho em equipe é uma necessidade na formação das profissões da saúde, posta e
recomendada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), desde o início dos anos 2000. Conforme Peduzzi et al., para melhorar a
prática colaborativa no trabalho em equipe de saúde é necessário:
I. Complementar a educação uniprofissional com atividades interprofissionais planejadas;
II. Implementar a educação multiprofissional com um currículo permeado de atividades interprofissionais;
III. Preparar o aluno para a colaboração, estimular a colaboração no grupo e melhorar a qualidade do cuidado e dos serviços;
IV. Implantar a EIP nos serviços de saúde, desafiando a logica Flexneriana, para responder a complexidade das demandas da atenção
à saúde;
V. Educação profissional em saúde interdisciplinar com base na interação e integração das diferentes disciplinas de cada área.
Com base nas assertivas acima, verifica-se que estão corretas
A) I, II, III, IV e V.
B) II, III, IV e V.
C) I, II, III e IV.

Justificativa da Resposta:
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