10- Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
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0
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE MEDICINA
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
EMANUELLE CAVALCANTE PIMENTEL
ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
ESTÁGIO INTEGRADO EM SAÚDE
MACEIÓ-AL
2013
1
EMANUELLE CAVALCANTE PIMENTEL
ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
ESTÁGIO INTEGRADO EM SAÚDE
Dissertação de Mestrado Profissional apresentada
ao Programa de Pós Graduação de Ensino na
Saúde, da Universidade Federal de Alagoas
(UFAL), como requisito parcial para obtenção do
grau de Mestre em Ensino na Saúde.
Orientador: Profa. Dra. Maria Viviane Lisboa de
Vasconcelos
Co-orientador: Prof. Renato Santos Rodarte.
MACEIÓ-AL
2013
2
Folha de Aprovação
AUTOR: EMANUELLE CAVALCANTE PIMENTEL
ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTÁGIO
INTEGRADO EM SAÚDE
Dissertação submetida ao corpo docente do
Programa
de
Pós-Graduação
Mestrado
Profissional de Ensino da Saúde, da
Universidade Federal de Alagoas (UFAL),
Faculdade de Medicina (FAMED), aprovada em
30 de agosto de 2013.
_________________________________________________________________________________
Profa. Dra. Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos –
FAMED/UFAL (Orientadora)
Banca Examinadora:
________________________________________________________________
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto - CESMAC (Examinador
Externo)
_________________________________________________________________
Profa. Dra. Célia Maria Silva Pedrosa FAMED-UFAL (Examinador Interno)
_________________________________________________________________
Prof. Dr. Renato Rodarte Santos ICBS – UFAL (Examinador Interno)
3
Ao meu filho amado, José Gabriel, razão maior da minha vida,
e a minha saudosa vó Lenira, que partiu durante a realização
deste trabalho e que lá do Céu está me abençoando.
4
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, que sempre esteve e está comigo, me guiando,
iluminando e dando forças nesta caminhada tão difícil; mas gratificante de minha
vida profissional.
A minha orientadora, Profa. Maria Viviane, pela atenção e disponibilidade
em me orientar, sempre com uma palavra de incentivo e tranquilidade, e ao Prof.
Renato, Co-orientador, pelo carinho e contribuição nesta pesquisa.
Ao meu esposo, José Vonie, pelo amor, paciência e, por cuidar do nosso
filho José Gabriel, em minhas ausências. A você meu amor, minha gratidão. Sem
você tudo seria mais difícil.
A minha querida mãe, Dra. Maria Lúcia, grande incentivadora e
motivadora, meu referencial de mulher, profissional; meu espelho.
Aos meus familiares, em especial minha sogra e segunda mãe, Célia,
minhas cunhadas Vilma e Valdicélia, minhas sobrinhas Marianne e Alanne, pelas
vezes que ficaram com meu filho para que eu pudesse estudar. Ao meu irmão, Prof.
Fernando
Silvio,
um
agradecimento
mais
que
especial,
pelas
inúmeras
contribuições, orientações e disponibilidade sempre que eu precisava. A minha irmã
Isabelle, minha cunhada Cátia e Osmar pela torcida e orações. Ao Painho que lá do
céu sei que torceu muito por mim.
As minhas amigas Valéria Cristina e Samara, companheiras, motivadoras,
que suportaram comigo todos os desafios deste processo e que sempre estiveram
dispostas a me ajudar. Realmente essas duas vivenciaram comigo cada passo desta
caminhada, cada tristeza, cada ansiedade e as alegrias também. Minhas queridas,
meu muito obrigada por fazerem parte desta conquista. E a Tiziane e Claudinha que,
mesmo distantes, sempre estiveram presente com pensamentos de carinho.
Aos docentes que fazem parte do estágio integrado em saúde, que me
mostraram o verdadeiro sentido de educar para a cidadania, com afeto, dignidade e
humildade. Verdadeiros guerreiros educadores. Pessoas incríveis, que me
acolherem e permitiram a realização desta pesquisa.
Aos docentes do Curso de Farmácia do Cesmac, Carmem, Kristiane,
Renalva, Edriane, Flávia, Mônica, Faé e Thiago, pela motivação e contribuição
durante minhas ausências na assessoria da Coordenação.
5
A Dra. Telma Machado Pinheiro, diretora do Lacen, que não hesitou em
me liberar das minhas funções, para as aulas, a pesquisa e conclusão do mestrado.
E aos meus colegas de trabalho, em especial, Eliane, Juliana e Fernando Wagner,
pelas ausências e incentivo.
Aos meus companheiros do mestrado, novos amigos, em especial, Anne,
Adriana, Manu, Bárbara, Sharlene, Marcílio e Cynthia. Sem falar nos queridos
professores, Rosana Vilela, sempre nos informando de tudo e nos acolhendo, e
Carlos Henrique, carinhoso, cuidadoso e motivador.
E a todos que, de alguma maneira, colaboraram com a realização desta
conquista.
6
“A teoria sem a prática vira 'verbalismo',
assim como a prática sem teoria, vira
ativismo. No entanto, quando se une a
prática com a teoria tem-se a práxis, a ação
criadora e modificadora da realidade”.
(Paulo Freire)
7
RESUMO
A formação profissional de saúde voltada para as necessidades sociais vem se
configurando em profundas mudanças na educação superior. Nesse sentido, desde
2009, o Centro Universitário Cesmac,Maceió, AL, Brasil, em conformidade com os
princípios do Sistema Único de Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais para
os cursos da saúde, instituiu o Estágio Integrado em Saúde, integrando os alunos
das Clínicas dos Cursos da área de saúde (Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem,
Farmácia, Odontologia e Biomedicina). Com o objetivo de avaliar o processo de
ensino-aprendizagem no estágio supervisionado, quando realizado integrando
estudantes de diversos cursos na área da saúde, esta pesquisa teve como
abordagem o estudo de caso tipo etnográfico, por meio de observação participante,
questionário semi-estruturado e grupo focal. Através da triangulação dos dados,
pôde-se perceber a importância da interdisciplinaridade, do trabalho em equipe,
contribuição para a formação profissional e o papel do docente como facilitador do
processo de ensino-aprendizagem, estimulando o senso crítico e a tomada de
decisão. O Estágio Integrado pode ser entendido como uma estratégia pedagógica
para tentar superar a fragmentação do conhecimento, podendo ser utilizado como
um referencial a outras Instituições de Ensino na saúde, que buscam formar
profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da
atenção à saúde e em equipe interdisciplinar. A pesquisa permitiu a elaboração de
uma cartilha com um passo a passo para a criação do estágio integrado em saúde
coletiva: “o quê você precisa saber para fazer”. Esta foi apresentada ao grupo de
docentes envolvidos no estágio e a comunidade acadêmica durante Congresso
Científico.
Palavras chaves: Formação profissional. Educação em saúde. Estágio integrado.
Ensino-aprendizagem. Trabalho em equipe. Interdisciplinaridade.
8
ABSTRACT
The health professional training focused on social needs has been configured in
profound changes in higher education. Since 2009, the University Center Cesmac Maceió, AL - Brazil, instituted Stage Integrated in Health, pursuant to the Unified
Health System (SUS) and the National Curriculum Guidelines (DCN) for health
courses. Accordingly, we evaluate the teaching-learning in supervised training when
performed integrating students from different courses in health (Physiotherapy,
Nutrition, Nursing, Pharmacy, Dentistry and Biomedicine). The methodological
approach was ethnographic case study through participant observation, coupled with
semi-structured questionnaire and focus group.Through data triangulation we could
notice the importance of interdisciplinary, team work, contribution to vocational
training and the role of the Teachers as facilitator in the process of teaching and
learning by stimulating critical thinking and decision making. Stage Integrated can be
understood as a pedagogical strategy an attempt to overcome the fragmentation of
knowledge. Additionally it can serve as a benchmark to the other educational
institutions that intend to form health professionals with humanistic profile, capable of
acting on integrality of health care and interdisciplinary team. This research produced
a booklet: "What you need to know to do" with the step by step to create the stage
integrated into health. Finally, it was submitted to the group of teachers involved in
the internship and the academic community during Scientific Congress.
Keywords: Vocational training. Health education. Stage integrated. Teaching and
learning. Teamwork. Interdisciplinarity.
9
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
FD
Grupo focal - Docente
OA
Observação participante – Aluno
OD
Observação participante – Docente
QA
Questionário – Aluno
IES
Instituição de Ensino Superior
DCNs Diretrizes Curriculares Nacionais
EI
Estágio Integrado
SUS
Sistema Único de Saúde
10
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO...................................................................................
12
2 ARTIGO....................................................................................................
15
2.1 Introdução............................................................................................
15
2.2 Métodos................................................................................................
17
2.3 Resultados............................................................................................
18
2.4 Discussão.............................................................................................
22
2.5 Conclusão............................................................................................
26
3 PRODUTO DE INTERVENÇÃO...............................................................
27
3.1 Apresentação.......................................................................................
27
3.2 Objetivo da cartilha.............................................................................
27
3.3 O que é estágio integrado..................................................................
27
3.4 Importância do estágio.......................................................................
28
3.5 Sensibilização da IES..........................................................................
28
3.6 Capacitação docente...........................................................................
28
3.7 Estruturação das disciplinas..............................................................
29
3.8 Cenário de prática...............................................................................
29
3.9 Sensibilização discente......................................................................
30
3.10 Avaliação da aprendizagem.............................................................
31
3.11 Proposta de ações.............................................................................
31
CONCLUSÃO GERAL................................................................................
32
REFERÊNCIAS ..........................................................................................
33
APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO DISCENTE...........................................
36
APÊNDICE B – ROTEIRO GRUPO FOCAL...............................................
38
APÊNDICE C – DIÁRIO DE REGISTRO....................................................
40
APÊNDICE D – CARTILHA: PRODUTO DE INTERVENÇÃO....................
42
ANEXO A – SUBMISSÃO A REVISTA CIENTÍFICA..................................
53
11
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional de
Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina de Alagoas (UFAL), e teve como
objetivo avaliar o processo de ensino-aprendizagem no Estágio Integrado de Ensino
na Saúde, quando realizado integrando estudantes de diversos cursos, analisando a
integração
docente-assistencial,
identificando
a
contribuição
do
docente
(supervisor/instrutor) no processo ensino-aprendizagem dos alunos e conhecendo a
percepção do discente em relação ao Estágio Integrado.
A pesquisa teve como cenário o Estágio Integrado do Centro Universitário
Cesmac, Maceió, AL.
Criado em 20 de setembro de 1974, o Centro de Estudos Superiores de
Maceió – Cesmac, hoje designado Centro Universitário Cesmac, oferece 26 (vinte e
seis) cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto
sensu, projetos de extensão comunitária e atividades artístico-culturais e de
atendimento à população alagoana, cumprindo sua missão com ensino de
qualidade.
O principal objetivo do Centro Universitário Cesmac é seguir a linha
mestra da integração do Ensino Superior, ou seja, fundamentada na tríplice: ensino,
pesquisa e extensão. Neste sentido, pretende-se evitar a fragmentação do saber,
promovendo a conexão lógica do conhecimento e o favorecimento da reflexão e
construção do pensamento crítico sobre a Ciência de cada Curso.
Seguindo o objetivo de oferecer aos seus alunos qualidade de ensino,
além de contribuir com a saúde da sociedade local, em 2008, o curso de
Enfermagem inaugurou a Unidade Docente Assistencial do Centro Universitário
Cesmac, lugar destinado a oferecer campo de atividades práticas aos acadêmicos
do Curso.
Em 2009, teve início a proposta do Estágio Integrado, que em
conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde e as Diretrizes
Curriculares Nacionais, surgiu da necessidade de uma integração entre as clínicas
dos Cursos da área de saúde: Clínica de Fisioterapia, Clínica de Nutrição e Unidade
Docente Assistencial de Enfermagem.
12
O objetivo principal do Estágio Integrado é possibilitar ao acadêmico da
área de saúde uma prática multidisciplinar, baseada nos princípios do SUS, com
enfoque na vigilância à saúde, através do diagnóstico dos principais problemas de
saúde da comunidade atendida, prestando serviços a esta população, além de
propiciar aos acadêmicos senso critico e capacidade de tomar decisões em equipe.
Inicialmente, faziam parte desta proposta os cursos de Enfermagem,
Nutrição e Fisioterapia. Hoje, além dos cursos mencionados, o estágio integrado
envolve os cursos de Farmácia, Odontologia e Biomedicina, onde os mesmos
desempenham atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças, atenção
primária - educação em saúde, sempre sob supervisão docente.
A aérea de atuação do Estágio Integrado está situada no terceiro distrito
sanitário do município de Maceió, onde foi criada 1 (uma) área e 08 (oito) micro
áreas que perfaz um total de 332 famílias, caracterizadas por uma área que
apresenta 13 imóveis comerciais, de pequeno e médio portes, 319 residências, duas
escolas e o Projeto Crescer (obra social do Cesmac).
Esta pesquisa teve como abordagem o estudo de caso etnográfico, por
meio da observação participante, grupo focal com os docentes e questionário semiestruturado com os discentes. A coleta ocorreu no período de junho a novembro de
2012.
Em atendimento a resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde,
esta pesquisa foi encaminhada para análise do Comitê de Ética do Centro
Universitário Cesmac, Maceió, Alagoas, Brasil, obtendo aprovação no dia 30/05/12,
sob Protocolo nº 1311/12.
Após a realização da pesquisa, foi redigido artigo científico e submetido a
revista Education for Helth, no dia 29 de junho, o qual é aguardado o resultado.
A pesquisa também motivou como produto e elaboração de uma cartilha,
com um passo a passo para a criação do estágio integrado em saúde coletiva: “o
quê você precisa saber para fazer”. Esta cartilha foi apresentada ao grupo de
docentes do estágio integrado e a comunidade durante o I Congresso Acadêmico
Integrado de Inovação e Tecnologia, no Centro de Convenções de Maceió-AL, no
dia 24 de abril de 2013, durante a mesa redonda intitulada: Vivência do Ensino
Integrado em Saúde Coletiva em uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas. A
Cartilha foi apresentada em dois momentos: no horário da manhã e no horário da
13
tarde, sempre finalizando os trabalhos da mesa redonda, e abrindo espaço para a
discussão.
A proposta da cartilha foi percebida pelos docentes que fazem parte do
estágio integrado como uma possibilidade de refletir e propor melhorias ao estágio.
Também durante a apresentação do produto, pôde-se perceber o interesse do
público, através de indagações, dúvidas e solicitação de empenho de outras
Intuições de Ensino Superior, em implantar o Estágio Integrado em Saúde Coletiva.
.
14
2 ARTIGO
2.1 Introdução
No Brasil, a formação profissional voltada às necessidades sociais vem se
configurando em profundas mudanças na educação superior, e de um modo
particular na formação superior em Saúde.
Atualmente, o desafio das Instituições de Ensino Superior é formar
profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da
atenção à saúde e em equipe, características indispensáveis aos serviços do
Sistema Único de Saúde, considerando também as Diretrizes Curriculares Nacionais
(FEUERWERKER, 2003).
Nesse contexto, as IES têm buscado efetuar mudanças em seus projetos
político-pedagógicos, no sentido de reformular seus currículos (BATISTA, 2005).
A diversificação dos cenários de prática é compreendida como uma das
estratégias para a transformação curricular (FERREIRA, 2007). Essa estratégia
aproxima os estudantes da vida cotidiana da população, e desenvolve um olhar
crítico, possibilitando cuidados com os reais problemas da sociedade.
A oferta destes espaços de aprendizagem aos alunos remete o que diz
Morin (2005), quando fala que a reforma da Universidade promove um paradoxo:
não se pode reformar as instituições, se anteriormente as mentes não forem
reformadas, todavia, só se pode reformar as mentes se as instituições forem
previamente reformadas.
O estágio curricular, sob supervisão docente, deverá ser desenvolvido de
forma articulada e com complexidade crescente ao longo do processo de formação
(BRASIL, 2001). Assim, a diversificação de cenários de prática deve estar presente
ao longo de toda a formação, permitindo que os estudantes tenham a oportunidade
de aprender e trabalhar em todos os espaços em que se dá a atenção à saúde
(GARCIA, 2001).
Desde 2009, o Centro Universitário Cesmac, Maceió, AL, Brasil, em
conformidade com os princípios do SUS e das DCNs, implementou o Estágio
Integrado em Saúde, com o objetivo de integrar os alunos das Clínicas dos Cursos
de
saúde
(Fisioterapia,
Biomedicina).
Nutrição,
Enfermagem,
Farmácia,
Odontologia
e
15
O Estágio Integrado possibilita aos acadêmicos da área de saúde uma
prática multidisciplinar com enfoque na vigilância à saúde, por meio do diagnóstico
dos principais problemas de saúde da comunidade atendida. Além da assistência à
comunidade, os estudantes desenvolvem senso crítico e aprendem a tomar decisões
em equipe, atendendo uma área que abrange 332 famílias.
Nesse sentido, espera-se que a função docente dê sustentabilidade às
atividades educativas que se iniciam com a familiarização do estudante, com o novo
processo pedagógico que passa a vivenciar (FERREIRA, 2010).
A utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que
possibilitem a construção dos conhecimentos a partir dos problemas da realidade,
bem como da integração de conteúdos básicos e profissionalizantes, entre teoria e
prática, assim bem como a produção de conhecimento integrada à docência e à
atenção,
exerce
papel
fundamental
neste
processo
de
aprendizagem
(FEUERWERKER, 2003). O desafio para o professor é romper com os limites de sua
formação fragmentada, e reconstruir relações com outras áreas de conhecimento
(ROSSONI, 2008).
Conforme o parecer nº21, de 2001, do Conselho Nacional de Educação, o
estágio curricular na área de saúde permite, de maneira singular, uma reflexão sobre
as atividades da futura profissão, possibilitando um processo de ensino–
aprendizagem, realizado através da prática neste exercício. Proporciona ainda ao
aluno a vivência e o relacionamento com outros profissionais de saúde (BRASIL,
2001; MAGAHLÃES, 2009).
A articulação entre ensino e serviço, segundo Campos et al (2001),
apresenta-se como uma ferramenta para efetiva integração entre teoria e prática,
pois estimula uma reflexão da realidade, possibilitando ao aluno elaborar críticas e
buscar soluções adequadas para os problemas de saúde encontrados, com o
compromisso e a responsabilidade com o usuário.
Garcia (2001) ressalta que o processo ensino-aprendizagem nos campos
de estágio apresentam aspectos diferenciados daqueles efetuados em salas de
aula, permitindo que as relações se coloquem além da docente-discente, mas
também com os usuários e a equipe de trabalho.
Esta pesquisa, através da metodologia qualitativa, e fazendo uso da
triangulação, teve como objetivo avaliar o processo de ensino-aprendizagem no
estágio integrado em saúde.
16
2.2 Métodos
A coleta dos dados ocorreu no período de junho a novembro de 2012,
junto aos docentes e alunos do Estágio Integrado do Centro Universitário Cesmac,
Maceió-AL, Brasil.
A pesquisa teve como abordagem o estudo de caso tipo etnográfico
(ANDRÉ, 2005). Os dados foram construídos por meio de observação participante,
questionário semi-estruturado e grupo focal. A associação entre o grupo focal e a
observação participante permitiu comparar o conteúdo produzido no grupo com o
cotidiano dos participantes em seu ambiente natural, além de poder correlacionar
com os dados dos questionários.
Para melhor descrição dos resultados, optou-se pelo método da
triangulação, que segundo Souza (2003) permite uma maior validade dos dados e
uma inserção mais aprofundada dos pesquisadores no contexto de onde emergem
os fatos, as falas e as ações dos sujeitos.
Observação Participante
Durante a técnica da observação participante, o pesquisador fez uso de
um diário de campo. Nesse procedimento, o pesquisador efetuou um registro
detalhado das atividades e do conteúdo das observações (descrição dos fatos, falas,
comportamento, ações e conversas). Na parte reflexiva, o pesquisador registrou
comentários pessoais, dúvidas, expectativas, opiniões e reflexões metodológicas.
Foram realizados 35 registros das observações. É importante acrescentar
que o pesquisador fez uso apenas do seu registro do diário de campo, sem acesso a
nenhum registro dos docentes do estágio integrado.
Os dados levantados foram submetidos à análise de conteúdo, que em
conformidade com Bardin (1997), se caracteriza como um conjunto de técnicas de
análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos
de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não), que
permitam
a
inferência
de
conhecimentos
relativos
produção/percepção (variáveis deduzidas) destas mensagens.
às
condições
de
17
Questionário Semi-estruturado
O questionário semi-estruturado foi utilizado com o objetivo de verificar a
percepção do discente em relação ao processo de ensino-aprendizagem do estágio
integrado. (Apêndice 01).
Foram aplicados 64 questionários. Tendo em vista que algumas respostas
começaram a se repetir, optou-se pelo uso da saturação (BOGDAN, 1982).
O fechamento amostral por saturação teórica é operacionalmente definido
como a suspensão de inclusão de novos participantes quando os dados obtidos
passam a apresentar, na avaliação do pesquisador, certa redundância ou repetição
(FONTANELA, 2008).
Grupo Focal
O grupo focal tem sido utilizado internacionalmente à estruturação de
ações diagnósticas e levantamento de problemas; ao planejamento de atividades
educativas, como objeto de promoção em saúde e meio ambiente; podendo ser
utilizado também para revisão do processo de ensino-aprendizagem (LERVOLINO,
2001).
Participaram do grupo focal 10 professores que fazem parte do estágio
integrado, o docente mediador, o docente pesquisador e dois professores
convidados, para registro das falas.
2.3 Resultados
Este estudo avaliou o processo ensino-aprendizagem em estágio
supervisionado, quando integrando alunos das diversas áreas de saúde, chamado
de Estágio Integrado, na tentativa de verificar o fazer pedagógico relacionado ao
trabalho em saúde, que tem como foco a utilização da problematização do cotidiano.
O questionário semi-estruturado foi respondido por sessenta e quatro
alunos, que fazem parte dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia
e Biomedicina, como descrito na TABELA 1.
18
Tabela 1. Distribuição dos estudantes que responderam o questionário
CURSOS
N
%
FARMÁCIA
22
35,7
FISIOTERAPIA
06
9,37
ODONTOLOGIA
09
14,6
NUTRIÇÃO
16
25,0
BIOMEDICINA
05
7,8
ENFERMAGEM
06
9,37
TOTAL
64
100
Fonte: Dados da Pesquisa, 2012.
Os alunos apresentam idade média de 22 anos, sendo 49 (76,5%) do
gênero feminino, e 15 (23,4%) do gênero masculino.
Na população Estudada observou-se que os objetivos do Estágio
integrado e as Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) são conhecidos por 54
(84,4%) alunos. No entanto, 10 (15,6%) responderam que a integralidade da
atenção seria o acesso à saúde em todos os níveis.
Em relação ao questionamento sobre interdisciplinaridade, 46 (71,8%) dos
alunos responderam que sabiam o que seria interdisciplinaridade, enquanto 18
(28,2%) alunos responderam que não sabiam.
A percepção do docente sobre interdisciplinaridade, registrou-se por meio
de uma atividade com crianças de uma creche, com o tema “lavagem das mãos”,
onde os alunos de diversos cursos da saúde fizeram uma paródia e ensinaram as
crianças a lavagem correta das mãos. Posteriormente, um docente fez um
comentário sobre a satisfação com o resultado do trabalho interdisciplinar:
[ ] Gente fiquei muito feliz...fui lavar as mãos e vi três crianças lavando as
mãos como foi ensinado na semana passada...é muito legal quando
verificamos que o que foi passado a eles foi percebido, aprendido (OD1).
Esta interdisciplinaridade também foi citada durante o grupo focal:
[ ] Vislumbra a interdisciplinaridade, compreender os elos em comum nas
diferentes graduações. Promoção e prevenção. Os alunos conhecem os
outros cursos, o que cada curso faz. Treinamento em conjunto, enfatizando
19
o objetivo do SUS. Torna-se sensível ao ver o paciente, com a
particularidade de cada um. No momento que precisa usa-se a
especialidade (FD7).
A integração entre os alunos dos diversos cursos no Estágio Integrado é
marcante, quando 90% destes relataram que a integração é muito boa, surgindo
alguns registros de possibilidade de diálogo entre as profissões, troca de
informações e discussões do tema saúde, como pode ser observado na fala de um
estudante quando relata que “[ ] aprendi que cada um é importante na sua área de
atuação, e que juntos podemos fazer a diferença (QA3)”.
Uma dificuldade percebida por alguns alunos em relação à integração,
está relacionada ao tempo de convivência entre eles, visto que esse tempo é
desigual. O momento integrado vivenciado foi inserido em disciplinas de estágio que
já existiam dentro das matrizes dos cursos, tendo para cada curso uma carga horária
diferente.
Metade dos alunos relatou que se identificaram com todas as atividades
do Estágio Integrado, e que colocaram em prática o que aprenderam na sala de aula
e no Estágio integrado. Essa observação surge na fala de uma aluna:
[ ] Quando uma atividade pelo qual meu grupo foi responsável foi realizada
com êxito, havendo contribuição de todos alunos, com conhecimento que
cada um possui, adquirido em seu curso, foi muito legal, foi a que mais
gostei (QA4).
A dificuldade surge quando a atividade não está relacionada diretamente
a algum curso e os alunos tendem à dispersão, sendo necessária a intervenção do
professor. Esta atitude ainda está relacionada à cultura do trabalho isolado por
disciplina. Essa resistência é observada também no relato do professor no grupo
focal:
[ ] Mudança da concepção do aluno no convívio em equipe; é muito forte,
eles não conseguem entender a proximidade. Muito resistente. Invasão de
território (FD8).
O Estágio integrado é considerado importante para a vida profissional dos
alunos nos seguintes aspectos: valorização e importância do trabalho em equipe;
integração
com
outros
profissionais;
humanização
da
atenção
à
saúde;
20
conhecimento e reconhecimento das outras áreas da saúde; o que pode ser
observado na resposta de uma aluna:
[ ] A partir deste estágio pude perceber a importância do trabalho em
conjunto, e como devemos nos comportar no serviço. Por isso, pretendo ser
uma profissional dedicada e fazer o melhor para os meus pacientes,
tratando-os primeiramente com muito amor (QA5).
E na fala de uma docente:
[ ] O Estágio integrado permitiu uma quebra de paradigmas para os cursos
que não participam da atenção básica. Hoje isso mudou: os profissionais
participando ativamente, mostrando aos alunos o trabalho de forma integral.
Conhece melhor o outro profissional (FD4).
O docente tem um papel fundamental e, durante o Estágio Integrado, sua
contribuição foi referida pelos alunos como: boa, positiva, sempre presente, auxiliar,
integração, incentivo, segurança, trabalho com o SUS, treinamento e orientação.
Esta última com 12% de registro. Mas, para os docentes da área da saúde, este
papel de facilitador não é tão fácil, como cita uma professora durante o grupo focal:
[ ] O profissional da saúde não é formado para ser docente. Este é o grande
desafio. Tem que acreditar na proposta (FD8).
A percepção do docente sobre o Estágio Integrado influi fortemente sobre
uma nova forma de pensar e agir em saúde e o processo de ensino-aprendizagem.
Essa percepção fica clara no grupo focal quando um docente diz que:
[ ] Em 2009, em virtude da necessidade, angústia de alguns docentes, eles
tentaram integrar a áreas de saúde para promover a integralidade da
atenção. Atender de forma integral (FD3).
E traz uma reflexão mais aprofundada na fala de outra docente:
[ ] Refletir sobre as necessidades do paciente, com uma reflexão mais
crítica: compromisso integral com a saúde, de acordo com as Diretrizes
Curriculares. Articulação da teoria e da prática (FD3).
Alguns obstáculos registrados na observação participante e no relato dos
docentes no grupo focal apontam para a necessidade de um Estágio Integrado com
21
fluxo contínuo em benefício do usuário, o que não ocorre no período de recesso
escolar.
A observação da avaliação do aluno, no processo de ensinoaprendizagem, aponta para falta de sistematização da mesma. São utilizadas várias
formas de avaliar inovadoras, como o portfólio e o checklist que, no entanto, são
realizadas separadamente, por cada grupo de alunos dos vários cursos. Existe a
necessidade de uma avaliação integrada que realmente avalie o objetivo do
aprendizado do aluno no Estágio Integrado; é o que emerge dessas observações.
Um processo de avaliação elaborado em conjunto pelo grupo dos diversos docentes
e aplicada integralmente.
2.4 Discussão
Processo de ensino aprendizagem
Os resultados apontaram o quanto é válida a tentativa de integração entre
os alunos dos diversos cursos da área da Saúde. No sentido em que contribui para o
ensino-aprendizagem, no que se refere a um processo de crescimento e
desenvolvimento de uma pessoa em sua totalidade, abarcando minimamente quatro
grandes áreas: conhecimento; afetivo-emocional; habilidades e a atitudes ou valores
(MASSETO, 2003).
É em meio a este universo que os docentes do Estágio integrado passam
aos alunos a importância em se fazer saúde pública, trabalhar a integralidade da
atenção e em equipe multiprofissional.
De acordo com a lei 8080 de 19 de setembro de 1990:
Iintegralidade de assistência é entendida como um conjunto articulado e
contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e
coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do
sistema (Brasil, 1990).
Para isso, é necessário também o trabalho em equipe que tem como
objetivo a obtenção de momentos sobre os diferentes fatores que interferem no
processo saúde-doença. A ação interdisciplinar possibilita a prática do profissional
se reconstruir na prática do outro, ambos sendo transformados para a intervenção
na realidade em que estão inseridos (ARAÚJO, 2007).
22
Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade no estágio está presente nas ações do grupo
integrado, podendo ser comparado com o que diz Japiassu (1976), quando Araújo
(2007) registra que para o desenvolvimento de ações de saúde, na perspectiva da
integralidade, faz-se necessária uma aproximação integral entre os sujeitos que
prestam o cuidado. Ou seja, estabelecer uma prática de comunicação entre os
profissionais de saúde como estratégia para o enfrentamento dos conflitos,
rompendo com as antigas estruturas hierarquizadas, tão presentes no modelo de
saúde hegemônico.
A proposta do estágio integrado remete o que diz Carvalho e Ceccim
(2006), que para ser um profissional de saúde há necessidade do conhecimento
cientifico e tecnológico, mas também de conhecimento de natureza humanística e
social relativo ao processo de cuidar, e de desenvolver projetos terapêuticos
singulares, de formular e avaliar políticas, além de coordenar e conduzir sistemas e
serviços de saúde.
A escolha de métodos de ensino-aprendizagem atrelados a nova forma
de interpretar e agir em saúde, a diversificação de cenários, a capacitação dos
docentes que serão multiplicadores do processo e o estímulo à produção do
conhecimento na área de saúde individual e coletiva, são peças fundamentais para a
criação de cenários propícios à aprendizagem e a organização do serviço de saúde
(MATTOS, 2006).
Quando a integração ensino-serviço acontece de forma efetiva, unindo
docentes, estudantes e profissionais de saúde com o foco central no usuário, esta
relação entre o ensino e a produção dos cuidados em saúde se ameniza
(ALBUQUERQUE, 2008).
Isso refere, ainda, que a interdisciplinaridade se caracterizada pela
intensidade das trocas entre as especialidades e pelo grau de integração real das
disciplinas.
A construção da interdisciplinaridade tem sido um processo contínuo e
crescente no setor saúde, na tentativa de superação da fragmentação do
conhecimento humano, na busca de uma visão globalizada da complexa dimensão
do processo saúde-doença. A ação interdisciplinar pressupõe a possibilidade da
23
prática de um profissional se reconstruir na prática do outro, ambos sendo
transformados para a interferência na realidade em que estão inseridos (GARRUTTI,
2004; ARAÚJO, 2007).
No trabalho em equipe, o diálogo assume uma importância significativa e
indispensável para o bom desenvolvimento da atividade. Isso aponta à possibilidade
de superação da prática comunicativa. Assim, o trabalho em equipe “provoca” a
escuta do outro. O que pressupõe o estabelecimento de um via de comunicação
(ARAÚJO, 2007).
Para Albuquerque et al. (2008), os espaços onde se dá o diálogo entre o
trabalho e a educação assumem lugar privilegiado para a percepção que o
estudante vai desenvolvendo acerca do outro, no cotidiano do cuidado. São espaços
de cidadania, aonde profissionais do serviço e docentes, usuários e o próprio
estudante, vão estabelecendo seus papéis sociais na confluência de seus saberes,
modos de ser e de ver o mundo.
A aproximação ao cotidiano pode permitir tornar a educação significativa,
através da vivência de situações. Assim, o processo ensino-aprendizagem em
estágios que busquem rever estes modelos, diferencia-se fundamentalmente da
educação formal, dita escolarizada, pois a integração ensino/trabalho não se limita
ao processo dado institucionalmente, mas se impõe no cotidiano, nas relações entre
sujeitos e na comunicação/interação de seus projetos (GARCIA, 2001).
A Educação significativa segundo Ausubel (1980) pode ser entendida a
partir do momento em que se valoriza o que o aprendiz já conhece, influenciando
assim aprendizagem. Para Paulo freire (1996) Um dos grandes pecados da escola e
desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela
não há nada.
Contribuição do docente
No estágio integrado, o docente se comporta como mediador/facilitador do
processo de ensino-aprendizagem, assumindo uma nova postura, o que muitas
vezes exige uma atitude diferente de sua formação fragmentada, e demanda
superação a cada atividade não desenvolvida como planejado.
24
As dificuldades, para este grupo docente, são superadas pela força de
vontade, pela sintonia da equipe. Existe uma motivação da parte deles, uma vontade
de dar certo. O que exigiu deles uma mudança de postura frente ao aluno.
Pimentel (1993) sugere que o educador é o sustentáculo do processo de
ensino-aprendizagem, do qual se estabelece conhecer em profundidade e extensão,
ter experiência, vontade e gosto por aquilo que faz, bem como saber educar:
aproximar-se, ouvir, respeitar, interagir e, principalmente, dialogar.
Assim pode-se dizer que o novo papel docente exigiria do professor
assumir o ensino-aprendizagem como mediação da aprendizagem ativa do
estudante com o auxílio pedagógico do professor; transformando a escola num
cenário com práticas inter e transdisciplinares, e integradas à vida cotidiana;
conhecendo e aplicando estratégias e metodologias ativas de ensinar-aprender a
pensar, a aprender, a cuidar e avaliar (KOMATSU, 2002).
As estratégias utilizadas no Estágio Integrado são muitas, sempre com
criatividade e organização pedagógica, através de um cronograma de atividades,
sequência das aulas, do método, oficinas, portfólio e treinamentos.
Ampliam-se as relações entre aprender, ensinar e avaliar, com os alunos
e professores, em diferentes patamares, trocando saberes e objetivos. É um grande
desafio para os professores vindos de uma formação acadêmica marcada pela
transmissão de informações. Demanda movimentação e disponibilidade para
aprender o novo, assumindo lugar de orientação, facilitação e escuta dos alunos,
com uma função mediadora (BATISTA, 2005).
Nessa perspectiva, o professor tem um papel extremamente importante
enquanto mediador entre o aluno e o conhecimento, facilitando, incentivando e
motivando a aprendizagem. Ao desenvolver um conteúdo de forma a permitir que o
estudante colete, relacione, organize, manipule, discuta e debata as informações
com seus colegas e com o professor, produzindo um conhecimento significativo que
se incorpore ao seu mundo, possibilitando que este desenvolva uma compreensão
da sua realidade humana e social, onde está inserido e pode interferir
proporcionando uma educação transformadora (GASPARIN, 2005).
A proposta do estágio integrado surge então como um referencial à outras
Instituições de ensino na saúde, que buscam atender as DCNs, o SUS, o cuidado
com o próximo e a interdisciplinaridade.
25
2.5 Conclusão
A diversificação do cenário de prática, principalmente quando se fala em
ensino na saúde, permite ao aluno uma vivência bem próxima do que ele irá
encontrar na sua vida profissional.
O Estágio integrado do Centro Universitário Cesmac, Maceió-AL, Brasil,
pode ser entendido como uma estratégia pedagógica encontrada por um grupo
docente para tentar superar a fragmentação do conhecimento, através da atenção
integral, estimulando o senso crítico e a tomada de decisão.
A proposta do Estágio Integrado é um grande desafio, pois os alunos
trazem uma experiência de disciplinas fragmentadas, e voltadas às especialidades
de cada área de atuação, assim como os docentes, que no caso do estágio
integrado, não obtiveram formação pedagógica.
A possibilidade de se incorporar o Estágio Integrado na matriz curricular
das instituições de Ensino Superior em uma disciplina específica como, por exemplo,
Saúde Coletiva, com a mesma carga horária e período de cada curso, com sistema
de avaliação integrado, é uma sugestão para viabilizar a possibilidade da real
integração entre os alunos e docentes dos diversos cursos. Tudo isso atrelado a
capacitação docente.
Para os docentes envolvidos no Estágio Integrado, o processo de ensinoaprendizagem está atrelado à forma de pensar em saúde, através da integração, do
compromisso com a atenção integral do individuo, do trabalho em equipe e das
ações interdisciplinares, baseadas nos princípios do SUS.
Para os discente, a proposta do EI foi recebida como uma tentativa de
agregar ensino e saúde, na perspectiva da integralidade da atenção, focando a
saúde coletiva e as relações de convívio no trabalho em equipe multiprofissional.Os
alunos perceberam a importância e contribuição que cada área de saúde possui.
26
3 PRODUTO DE INTERVENÇÃO – CARTILHA: ESTÁGIO INTEGRADO EM
SAÚDE COLETIVA: O QUÊ VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER
3.1 Apresentação
Esta cartilha surgiu como produto da dissertação do Mestrado Profissional
de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas,
cujo tema foi Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: estágio integrado
em saúde. Através do uso da metodologia qualitativa, com abordagem no estudo de
caso etnográfico, por meio de observação participante, questionário semiestruturado e grupo focal, pôde-se avaliar como ocorre o processo de ensinoaprendizagem quando o estágio envolve alunos das diversas áreas da saúde.
A proposta do Estágio Integrado do Centro Universitário Cesmac (MaceióAL), surgiu da necessidade que um grupo docente sentiu de integrar os alunos das
clínicas dos Cursos da área de Saúde (Clínica de Fisioterapia, Clínica de Nutrição e
Unidade Docente Assistencial de Enfermagem.) e realizarem atividades baseadas
nos princípios do Sistema Único de Saúde e nas Diretrizes Curriculares Nacionais,
para os Cursos de Saúde, homologadas em 2001.
3.2 Objetivo da cartilha
De acordo com as experiências vivenciadas durante a coleta de dados da
pesquisa do mestrado, surgiu o interesse e a motivação em tornar público como esta
proposta
de
Estágio
Integrado
pode
ser
uma
ferramenta
valiosa,
e
estratégica/pedagógica, encontrada para tentar superar a fragmentação do
conhecimento, através da atenção integral, estimulando o senso crítico e a tomada
de decisão.
3.3 O que é estágio integrado
O objetivo principal do Estágio Integrado é possibilitar ao acadêmico da
área de saúde uma prática multiprofissional, baseada nos princípios do SUS, com
enfoque na vigilância à saúde, por meio do diagnóstico dos principais problemas de
27
saúde da comunidade atendida, prestando serviços a esta população, além de
propiciar aos acadêmicos, senso crítico e capacidade de tomar decisões em equipe.
3.4 Importância do estágio
Integração ensino e serviço
Acadêmico Crítico e reflexivo
Humanização
Sintonia entre os professores
Visão ampliada
Respeito à individualidade
3.5 Sensibilização da IES
A Sensibilização da IES poderá ser feita através de um documento formal,
ou apresentação (áudio/visual) esclarecendo a importância da diversificação dos
cenários de prática, como uma das estratégias para a transformação curricular, e
para aproximar os estudantes da vida cotidiana da população, o trabalho em equipe
e a interdisciplinaridade. Estes aspectos deverão favorecer o processo de ensinoaprendizagem, para que o aluno desenvolva olhar crítico, possibilitando cuidar dos
reais problemas da sociedade, e tenha a vivência do mundo do trabalho e da
profissão que escolheu.
3.6 Capacitação docente
A capacitação dos docentes que irão atuar nesta proposta de estágio,
surge como necessidade de afinar as falas, as ações. Podendo ser utilizado tanto
seminários, workshops e oficinas.
Temas para capacitação:
1. Saúde Coletiva
2. Trabalho em equipe
28
3. Interdisciplinaridade
4. Motivação docente
5. Metodologia Ativa
6. Uso de formas lúdicas para aprendizagem
7. Avaliação da aprendizagem: Portfólios
8. Gestão e marketing
9. Relação interpessoal
3.7 Estruturação da disciplina
A construção da disciplina deve seguir um roteiro, permitindo o
planejamento das ações e dos resultados que se deseja alcançar.
1. Programa da disciplina: ementa, conteúdo programático e referências
2. Carga horária mínima: 160h
3. Número de docentes envolvidos por Curso
4. Número de alunos envolvidos por Curso
5. Cronograma de atividades
6. Programa de continuação das atividades durante as férias escolares
7. Mapeamento e diagnósticos das necessidades da população que será
atendida no serviço
8. Formas de avaliação do aluno
9. Avaliação Interna da disciplina
3.8 Cenário de prática
O cenário das práticas do estágio integrado é muito importante, pois a
partir deste cenário poderá elabora o plano de ação da disciplina.
1. Comunidade a ser atendida
Escolha de uma comunidade carente e de preferência próxima à
faculdade
Pode ser uma Unidade básica se saúde*
29
*Necessário formalizar parceria através de convênio com o serviço
2. Espaço destinado como ponto de apoio às ações do estágio
integrado
Recepção
Salas de atendimento: saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da
criança
Sala de vacina
Sala de repouso
Sala de reunião
Sala de apoio ao discente
Sala ou espaço para atividades físicas
Mini auditório
Banheiros
Salas de administração
Refeitório para os funcionários
Deposito de material e limpeza
Almoxarifado
3. Pessoal de apoio
Recepcionista
Limpeza
Manutenção
3.9 Sensibilização discente
A sensibilização dos discentes deverão ser realizadas antes do inicio das
ações do estágios, e poderão ser feitas por meio de seminários ou oficinas, sobre
saúde
coletiva,
trabalho
integralidade da atenção.
em
equipe
e
humanização,
interdisciplinaridade,
30
3.10 Avaliação da aprendizagem
A avaliação dos alunos deverá ser realizada de forma integrada , podendo
ser utilizado:
1. Uso de Portfólios
2. Seminários
3. Avaliação teórica integrada: baseada em um caso clínico envolvendo
as ações de todas as áreas
3.11 Propostas de ações
As ações do estágio deverão atender as necessidades da população
atendida. Por isso existe a necessidade do diagnóstico da área de atuação do
serviço
Acolhimento
Aleitamento materno
Alimentação saudável
Combate a dengue
Combate ao uso de drogas
Cuide a água e do meio ambiente
DST, HIV e Hepatites
Esporte e Saúde
Ginástica e avaliação postural para idosos
Hiperdia (Hipertensão e diabetes)
Obesidade infantil
Osteoporose
Reciclagem de lixo
Saúde bucal
Uso racional de medicamentos
Vacinação
31
CONCLUSÃO
A proposta de integrar os alunos dos diversos cursos da área da saúde
em atividade de saúde coletiva demonstrou a tentativa de reorganizar o currículo,
voltado para aprende-a-aprender, frente às demandas sociais, favorecendo o
compromisso do profissional a ser formado e a atividade em equipe.
Nesse cenário a interdisciplinaridade apresenta-se como um grande
desafio a ser assumido pelos educadores, que objetivam a superação da prática
fundamentada na rígida divisão do saber, sendo um processo associado a atitudes,
estando aberta à partilha de experiências e para o diálogo grupo.
A possibilidade de se incorporar o Estágio Integrado na matriz curricular
das instituições de Ensino Superior em uma disciplina específica como, por exemplo,
Estágio Integrado em Saúde Coletiva, com a mesma carga horária e período de
cada curso, com sistema de avaliação integrado é uma sugestão para viabilizar a
possibilidade da real integração entre os alunos e docentes dos diversos cursos.
Tudo isso atrelado a capacitação docente. Para isso torna-se necessária a mudança
de postura do educador diante de uma nova forma de compreender o mundo e,
portanto, de sua prática pedagógica.
Partindo deste pressuposto, foi elaborada uma cartilha educativa, na
tentativa de facilitar, ou pelo menos orientar, a implantação desta atividade
acadêmica, nas Instituições de Ensino Superior que pretendam adotar esta
metodologia, baseados nos princípio do SUS, das Diretrizes Curriculares Nacionais,
favorecendo a interdisciplinaridade, a integralidade e o trabalho em equipe. Além de
propor à própria IES de origem da pesquisa, a busca de soluções para tentar
minimizar as dificuldades detectadas no estágio integrado durante a realização desta
pesquisa.
32
REFERÊNCIAS
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meio ambiente: a teoria das representações sociais e a técnica qualitativa da
triangulação de dados. Saúde e Sociedade v.12, n.2, p.76-85, jul-dez. 2003.
35
APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO DISCENTE
MESTRADO DE ENSINO NA SAÚDE / FAMED/UFAL
QUESTIONÁRIO DISCENTE
IDENTIFICAÇÃO
1.
SEXO: ( ) MASCULINO
( ) FEMININO
2.
IDADE: ( ) 16 a 20 anos ( ) 21 a 30 anos ( )>30 anos
3.
CURSO: _________
4.
PERÍODO:________
ATIVIDADES NO ESTÁGIO INTEGRADO
5.
TEMPO DE ATUAÇÃO NO ESTÁGIO INTEGRADO:
( ) 01 a 3 semanas ( ) 1 a 2 meses ( ) 3meses a 5 meses ( ) >4 meses
6.
VOCÊ SABE QUAIS OS OBJETIVOS DO ESTÁGIO INTEGRADO:
( ) SIM ( ) NÃO
7.
VOCÊ CONHECE AS DIRETRIZES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
( ) SIM ( ) NÃO
8.
VOCÊ SABE O QUE É INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO A SAÚDE:
( ) SIM ( ) NÃO - CASO A RESPOSTA SEJA SIM, EXPLIQUE.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
9.
VOCÊ SABE O QUE É INTERDISCIPLINARIDADE?
( ) SIM ( ) NÃO – CASO A RESPOSTA SEJA SIM, EXPLIQUE.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
36
10.
COMO VOCÊ PERCEBE A SUA INTEGRAÇÃO COM OS ALUNOS DOS
OUTROS CURSOS?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
11.
QUAL A ATIVIDADE DESENVOLVIDA QUE VOCÊ MAIS SE IDENTIFICOU E
QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO DOCENTE?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
12.
QUAL
A
ATIVIDADE
DESENVOLVIDA
QUE
VOCÊ
MENOS
SE
IDENTIFICOU E POR QUÊ?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
13.
COMO VOCÊ ACHA QUE O ESTAGIO INTEGRADO VAI INFLUENCIAR NA
SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
Profa. Dra.Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos (Orientadora)
Prof. Dr. Renato Santos Rodarte (Co-orientador)
Emanuelle Cavalcante Pimentel (Mestranda)
37
APÊNDICE B – ROTEIRO PARA GUPO FOCAL
MESTRADO DE ENSINO NA SAÚDE / FAMED/UFAL
GRUPO FOCAL – PERGUNTAS NORTEADORAS
1.
VOCÊ CONHECE OS OBJETIVOS DO ESTÁGIO INTEGRADO?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
2.
DE QUE FORMA VOCÊ CONTRIBUI PARA O PROCESSO ENSINO
APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3.
QUAIS AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE VOCÊ UTILIZA PARA O
DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
4.
COMO VOCÊ PROMOVE A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DO SEU CURSO
COM OS DEMAIS ALUNOS DAS DIVERSAS DISCIPLINAS?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
5.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA INTEGRALIDADE PARA O PROCESSO DE
ENSINO APRENDIZAGEM?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
38
6.
QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DO ESTÁGIO INTEGRADO EM
RELAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO E DA COMUNIDADE?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
7.
COMO VOCÊ REALIZA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS
ALUNOS?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
Profa. Dra.Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos (Orientadora)
Prof. Dr. Renato Santos Rodarte (Co-orientador)
Emanuelle Cavalcante Pimentel (Mestranda)
39
APÊNDICE C – DIÁRIO DE REGISTRO
MESTRADO DE ENSINO NA SAÚDE / FAMED/UFAL
REGISTRO DIÁRIO
LOCAL:_____________________________________________DATA: ___/___/___
HORÁRIO:__________________________________________________________
ATIVIDADE:_________________________________________________________
PARTE DESCRITIVA
1- Descrição da Atividade.
2- Quais são os conjuntos de regras formuladas ou implícitas nas atividades dos
componentes do estágio integrado em relação a atividade?
3- Quais as estratégias utilizadas pelo docente para facilitar a integração dos
alunos?
4- Que sentimentos de simpatia, antipatia e amizade permeiam as relações dos
membros (alunos, docentes e dos seus usuários)?
5- Como acontece a avaliação das atividades desenvolvidas?
6- Quais são as ideias, motivos e sentimentos que movem os atores do estágio
integrado?
40
7- Que compreensões da vida são verbalizados ou evidenciadas nos gestos e
atitudes pelos membros da equipe multiprofissional (alunos e docentes)?
PARTE REFLEXIVA
1- Comentários Pessoais
2- Problemas
3- Dúvidas
4- Mudanças na perspectiva do observador
5- Reflexões metodológicas
(procedimentos e estratégias utilizados, problemas encontrados para obtenção dos
dados, decisões tomadas).
Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde
Profa. Dra.Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos (Orientadora)
Prof. Dr. Renato Santos Rodarte (Co-orientador)
Emanuelle Cavalcante Pimentel (Mestranda)
41
APÊNDICE D– CARTILHA (PRODUTO DE INTERVENÇÃO)
APRESENTAÇÃO
Esta cartilha surgiu como produto da dissertação do Mestrado Profissional de Ensino
na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, cujo tema foi
Ensino e aprendizagem em Estágio Supervisionado: estágio integrado em saúde.
Através do uso da metodologia qualitativa, com abordagem estudo de caso etnográfico,
por meio de observação participante, questionário semi-estrururado e grupo focal,
pôde-se avaliar como ocorre o processo de ensino aprendizagem quando o estágio
envolve alunos das diversas áreas da saúde.
A proposta do Estágio Integrado do Centro Universitário Cesmac (Maceió-AL), surgiu da
necessidade de grupo docente em integrar os alunos das clínicas dos Cursos da área
de saúde e realizarem atividades baseadas nos princípios do Sistema Único de Saúde e
nas Diretrizes Curriculares Nacionais, homologadas em 2001.
Fazem parte deste
estágio os cursos de nutrição, enfermagem, fisioterapia, farmácia, biomedicina e
odontologia.
42
Partindo da experiência vivenciada durante a
pesquisa do mestrado, surgiu a motivação
em tornar público, como esta proposta de
Estágio Integrado pode ser uma ferramenta
pedagógica valiosa, encontrada para tentar
superar a fragmentação do conhecimento,
através da atenção integral, estimulando o
senso crítico e a tomada de decisão.
O QUE É ESTÁGIO INTEGRADO EM SAÚDE
O objetivo principal do Estágio Integrado é
possibilitar ao acadêmico da área de saúde uma
prática interdisciplinar, baseada nos princípios do
SUS, com enfoque na vigilância à saúde, por meio
do diagnóstico dos principais problemas de saúde
da comunidade atendida, prestando serviços a
esta população, além de propiciar aos
acadêmicos, senso crítico e capacidade de tomar
decisões em equipe.
IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO
Integração
Acadêmico Crítico
Humanização
Sintonia entre os professores
Visão ampliada
Respeito a individualidade
43
SENSIBILIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE
ENSINO SUPERIOR (IES)
SENSIBILIZAÇÃO DA IES
Documento esclarecendo a importância da diversificação
dos cenários de prática, como uma das estratégias para a
transformação curricular e para aproximar os estudantes da
vida cotidiana da população, o trabalho em equipe e a
interdisciplinaridade.
Estes aspectos deverão favorecer o processo de ensino
aprendizagem, para que o aluno desenvolva olhar crítico,
possibilitando cuidar dos reais problemas da sociedade,
tenha a vivência do mundo do trabalho e da profissão que
ele escolheu.
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CAPACITAÇÃO DOCENTE
CAPACITAÇÃO DOCENTE
Saúde Coletiva
Trabalho em equipe
Interdisciplinaridade
Motivação
Metodologia ativas
Gestão em saúde
Avaliação da aprendizagem
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ESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA
DISCIPLINA: ESTÁGIO INTEGRADO EM SAÚDE
COLETIVA
Programa da
disciplina
Carga horária:
mínima 160h
semanais
Plano de ação durante as
férias escolares
Mapeamento e diagnóstico da
comunidade que será atendida
Avaliação da disciplina
Cronograma de
atividades
Avaliação do aluno
Número de docentes e
discentes
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CENÁRIO
ESTRUTURAÇÃO - CENÁRIO
COMUNIDADE A SER ATENDIDA
Escolha de uma comunidade
(preferencia próximo a faculdade)
Pode ser uma área com Unidade Básica
de Saúde*
*Necessário formalizar parceria através de convênio com o
serviço
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ESPAÇO DESTINADO COMO PONTO DE APOIO AS AÇÕES DO ESTÁGIO
INTEGRADO
• Recepção;
• Salas de atendimento: saúde da mulher, saúde do idoso, saúde
da criança;
• Sala de vacina;
• Sala de repouso;
• Sala de reunião;
• Sala de apoio ao discente;
• Sala ou espaço para atividades físicas;
• Mini auditório;
*Salas climatizadas
ESPAÇO DESTINADO COMO PONTO DE APOIO AS AÇÕES DO ESTÁGIO
INTEGRADO
•
Banheiros;
•
Salas de administração;
•
Refeitório para os funcionários;
•
Dispensa-MDL;
•
Almoxarifado.
Pessoal de apoio:
Recepcionista
Limpeza
Manutenção
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SENSIBILIZAÇÃO
DO DISCENTE
SENSIBILIZAÇÃO DISCENTE
Seminários
Oficinas
Saúde coletiva
Humanização
Interdisciplinaridade
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AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
Portfólios
Seminários
Discussão de
casos clínicos
AVALIAÇÃO INTEGRADA
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Acolhimento
Aleitamento materno
Alimentação saudável
Combate a dengue
Combate ao uso de drogas
Cuide a água e do meio ambiente
DST, HIV e Hepatites
Esporte e Saúde
Vacinação
Ginástica e avaliação postural para
idosos
Hiperdia (Hipertensão e diabetes)
Obesidade infantil
Osteoporose
Reciclagem de lixo
Saúde bucal
Uso racional de medicamentos
Doação de sangue
** Os temas deverão atender as necessidades da população atendida. Por
isso existe a necessidade do diagnóstico da área de atuação do serviço
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A Profa. Dra. Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos (FAMED/UFAL)
Ao Prof. Dr. Renato Santos Rodarte (FAMED/UFAL)
Ao meu irmão Prof. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
(CIED/UFAL)
Ao meu esposo José Vonie Araújo do Nascimento
A minha querida mãe Dra. Maria Lúcia Cavalcante Pimentel
As minhas amigas Valéria Cristina, Samara Almeida e Anne Laura
**Em especial a todos os docentes envolvidos no Estágio
Integrado do Centro Universitários Cesmac, Maceió-AL, que me
ensinaram o verdadeiro sentido de educar para a cidadania.
Ao meu doce e amado filho José Gabriel Pimentel
Araújo, razão maior da minha vida.
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ANEXO A
SUBMISSÃO A REVISTA CIENTÍFICA
Education for Health (efh@muhs.ac.in)
Adicionar aos contatos
30/05/2013
Para: emanuellecpimentel@hotmail.com
De:
Education for Health (efh@muhs.ac.in)
Enviada:quinta-feira, 30 de maio de 2013 01:46:11
Para: emanuellecpimentel@hotmail.com
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Dear Miss. Pimentel,
Thank you for submitting your article entitled "Ensino e Aprendizagem em Estágio
Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde" to be considered for publication in Education for
Health. We appreciate your interest in our journal very much.
Your paper has been assigned log # "EfH_158_13". Please mention this as a number of reference
in all subsequent correspondence.
The manuscript is being reviewed for possible publication with the understanding that it is being
submitted to one journal at a time and have not been published, simultaneously submitted, or
already accepted for publication elsewhere either as a whole or in part. Online submission of this
article implies that the corresponding author has the written consent from all the contributors to
act as corresponding author.
The Editors will review the submitted manuscript initially. If found suitable, it will follow a doubleblinded peer review. We aim to finish this review process within a short time frame, at the end of
which a decision on the suitability or otherwise of the manuscript will be conveyed to you via this
system. During this process you are free to check the progress of the manuscript through various
phases from our online manuscript processing site http://www.journalonweb.com/efh.
The journal allows free access (Open Access) to its contents and permits authors to self-archive
final accepted version of the articles on any OAI-compliant institutional / subject-based
repository.
We thank you for submitting your valuable work to the Education for Health.
Yours sincerely,
Payal Bansal, M.B.B.S., M.S.(Surgery),FAIMER Fellow
Managing Editor Education for Health
Email: efh@muhs.ac.in
Internet: http://www.educationforhealth.net
Message sent on Wednesday, May 29, 2013
Please add efh@muhs.ac.in as a contact in your E-mail client to ensure that this mail is not considered as a junk mail.
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