Minicurso de Semiologia do Idoso

O número de idosos vem crescendo rapidamente em nossa população. O fenômeno é mundial, mas ocorre de maneira acelerada nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Apesar do avanço, grande parte dos currículos médicos ainda não estão preparados para absorver tal demanda, com poucos conteúdos ou poucas oportunidades para desenvolver habilidades específicas no atendimento ao idoso. Deste modo, é importante que o discente de medicina tenha contato com as peculiaridades da avaliação semiológica do idoso

Quando

28/07/2020 00h00 até 08/09/2020 00h00 (America/Maceio / UTC-300)

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iCal

Público-alvo: Alunos do p4 ao p8

Período: 28/07/2020 a 08/09/2020.

Local: Plataforma do Moodle/Ufal e outras plataformas de sugestão dos professores
Número de vagas: 50 

Inscrições de 20/07 a 22/07/2020

Para se inscrever, clique aqui.

Coordenadores:

- David Costa Buarque

- Michelle Jacintha

 

Conteúdo Programático:

5 aulas remotas: – 30min cada | 01 Oficina on-line – 1h30min

AULA 1 – ANAMNESE
Tópicos abordados: Abordagem de anamnese geral com enfoque no idoso e relação médico-paciente-família
Objetivos: recordar elementos básicos da anamnese; compreender as diferenças da anamnese em geriatria
AULA 2 - INTRODUÇÃO AO ENVELHECIMENTO E PECULIARIDADES DO IDOSO
Tópicos abordados: epidemiologia do envelhecimento e impactos, curva de envelhecimento vs funcionalidade, principais diferenças e peculiaridades no cuidado ao idoso em relação a pacientes mais jovens, conceito de síndromes geriátricas
Objetivos: refletir sobre o envelhecimento mundial, nacional, local e seus impactos;
compreender transição epidemiológica e demográfica; familiarizar-se com as  peculiaridades do idoso e o conceitos de síndromes geriátricas
AULA 3 - AVALIAÇÃO AMPLA DO IDOSO E PRINCIPAIS ESCALAS UTILIZADAS
Tópicos abordados: necessidade de avaliação diferenciada de idosos,  benefícios, estrutura mínima. Modelo de Avaliação Geriátrica Ampla
Objetivo: compreender a necessidade de avaliação diferenciada em idosos; elencar as
dimensões e principais escalas abordadas na avaliação ampla do idoso
AULA 4 - OFICINA ON LINE DE ESCALAS EM AVALIAÇÃO GERIÁTRICA
Tópicos abordados: Explicações mais detalhadas e simulação on line da aplicação das
escalas: “Timed Up and Go” (TUG), Atividades Básicas e Instrumentais de Vida Diária (Katz e Lowton), Escala de Depressão Geriátrica (GDS), Mini Exame do Estado Mental (MEEM) 

Objetivos: compreender e aplicar as principais escalas de avaliação do idoso

AULA 5 - PROMOÇÃO DE SAÚDE NO IDOSO
Tópicos abordados: Orientações nutricionais básicas, atividade física, vacinação
Objetivos: compreender e orientar estratégias de promoção de saúde no idoso no que tange – atividades físicas, nutrição e vacinação.
AULA 6 – FUNÇÃO RENAL NO IDOSO
Tópicos abordados: Envelhecimento renal e avaliação de função renal no idoso 

Objetivos: compreender a importância da avaliação de função renal no idoso no contexto clínico; entender e aplicar as principais fórmulas para avaliação de função renal.


ORIENTAÇÕES E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO:
 As aulas serão semanais, gravadas e disponibilizadas em ambiente virtual, assim como material de apoio;
 Oficina On line é a exceção, onde os alunos deverão estar conectados em plataforma e horário previamente agendados
 Antes das aulas haverá 1 semana de fórum de discussão sobre o tópico pertinente e,
após cada aula, o estudante terá disponibilizado material para leitura ou indicações
para aprofundamento do tema. Ao final do curso o aluno deverá realizar portfolio
sobre as atividades do curso.
 No início do curso o aluno deverá responder a um questionário sobre os tópicos a
serem abordados, sendo reaplicado ao final do curso (curva de aprendizado).

 As notas serão dadas por: (1) participação nos fóruns; (2) acesso às aulas e materiais / regularidade de acesso; (3) Questionários pré e pós curso; (4) Participação na oficina on-line; (5) Portfolio final.