20- Weidila Siqueira de Miranda - O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Arquivo
WEIDILIA SIQUEIRA DE MIRANDA.pdf
Documento PDF (2.6MB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE MEDICINA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE

WEIDILA SIQUEIRA DE MIRANDA GOMES

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FACULDADE DE MEDICINA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Maceió
2016

WEIDILA SIQUEIRA DE MIRANDA GOMES

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FACULDADE DE MEDICINA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Trabalho Acadêmico de Mestrado apresentado ao
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
da Faculdade de Medicina da Universidade Federal
de Alagoas, para obtenção do grau de Mestra em
Ensino na Saúde.
Orientadora: Profa. Dra. Andrea Marques Vanderlei
Ferreira
Coorientadora: Profa. Dra. Divanise Suruagy

Maceió
2016

Catalogação na fonte
Universidade Federal de Alagoas
Biblioteca Central
Bibliotecária Responsável: Helena Cristina Pimentel do Vale
G633u

Gomes, Weidila Siqueira de Miranda.
O uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino
e aprendizagem na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas /
Weidila Siqueira de Miranda Gomes. – 2016.
50 f. : il.
Orientadora: Andrea Marques Vanderlei
Coordenadora: Divanise Suruagy.
Produto (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Universidade Federal
de Alagoas. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na
Saúde. Maceió, 2016.
Inclui bibliografia e anexo.
1. Tecnologias da Informação e comunicação. 2. Blogs. 3. Docência. 4. Ensino
e aprendizagem. 5. Saúde. I. Título.

CDU: 61:378.096

AGRADECIMENTOS

Nenhuma batalha é vencida sozinha. No decorrer desta luta algumas pessoas
estiveram ao meu lado e percorreram este caminho como verdadeiros soldados,
estimulando que eu buscasse a minha vitória e conquistasse meu sonho.
Em primeiro lugar a Deus, que me ouviu nos momentos difíceis, me confortou
e me deu forças para chegar onde estou.
Aos meus pais, que não só neste momento, mas em toda a minha vida
estiveram comigo, ao meu lado, fornecendo o apoio, compreensão e estímulo em
todos os momentos.
À minha mãe, que me ensinou a ser uma mulher de força e um ser humano
íntegro, com caráter, coragem e dignidade para enfrentar a vida. Uma mãe que me
deixou livre para seguir minhas escolhas, porém sempre indicando o caminho
correto.
Ao meu pai, que me ensinou os maiores valores que se pode ter na vida, me
incentivou a estudar, me ensinou a batalhar e buscar os meus objetivos.
Mãe, pai, se eu pudesse voltar à vida, em outro momento, e tivesse a
oportunidade de escolher meus pais, seriam vocês os escolhidos, pois tenho a
certeza de que são os melhores pais do mundo. Tenho muito orgulho em ter vocês
como meus pais.
Ao meu marido, uma pessoa muito especial na minha vida, que em todos os
momentos me deu apoio, me incentivou, me encorajou e que de coração esteve do
meu lado nos momentos em que eu mais precisei.
À minha querida filha por permanecer em minha vida, mesmo às vezes que
eu não tive como dar a atenção merecida, por estar comigo em todos os momentos
e fazer com que eu não desistisse, por saber que eu tenho em você a minha paz e
tranquilidade. Enfim, agradeço por existir em minha vida.
À minha amiga Lidianne, que sempre me incentivou nos momentos difíceis e
pela parceria estabelecida no Mestrado nos trabalhos solicitados.
À minha querida amiga Adenize, que desde o início da minha trajetória na
FAMED, sempre foi atenciosa e prestativa nos momentos de dificuldades e de
comemorações das minhas conquistas.
Aos colegas da turma, com tantos aprendi e dividi experiências, que para mim
foi muito importante e também pelos laços de amizades construídos.

Às professoras Dra. Rosana Vilela e Dra. Vicentina Wanderley, pela
credibilidade, ensinamentos, confiança e amizade.
Às minhas orientadoras, Profa. Dra. Andrea Marques Vanderlei e Profa. Dra.
Divanise Suruagy, pela atenção, disponibilidade e por compartilharem seus
ensinamentos e experiências.
Enfim, meus sinceros agradecimentos a todos que contribuíram, direta ou
indiretamente, ao longo dessa jornada e na realização deste sonho.

Dedico este trabalho primeiramente a Deus,
que me criou e foi criativo nesta tarefa. Seu
fôlego de vida me foi sustento e me deu
coragem para questionar realidades e propor
sempre um novo mundo de possibilidades. Aos
meus pais, irmãos, filha, esposo e amigos que
de muitas formas me incentivaram e ajudaram
para que fosse possível a concretização de
mais esse sonho em minha vida.

RESUMO GERAL

Este trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso – TACC, composto por um artigo
científico e um produto de intervenção discute como os docentes do Curso de
Medicina da Universidade Federal de Alagoas utilizam as tecnologias da informação
e comunicação no processo ensino aprendizagem. O método utilizado foi um estudo
de caso, exploratório, descritivo e qualitativo, com a participação de 22 docentes,
utilizando um questionário eletrônico semiestruturado contendo 17 perguntas, sendo
cinco fechadas para a caracterização dos docentes e 11 abertas sobre as TIC no
processo ensino aprendizagem em sua prática docente. A maior parte dos docentes
entrevistados possuía formação para utilizar as TIC e as mais usadas foram: blog,
chat, e-mail, Skype, portfólio, Word e PowerPoint. Para esses docentes, as TIC
foram de extrema importância para as práticas pedagógicas e fazem parte do
cotidiano, ajudando e contribuindo para o processo ensino aprendizagem na práticadocente. Concluiu-se que as tecnologias estão inseridas na prática diária dos
docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas e são
compreendidas como ferramentas pedagógicas de grande importância para o
processo ensino aprendizagem, sendo necessárias políticas de educação
continuada de atualização e capacitação de tecnologias ainda não utilizadas por
esse grupo acadêmico, mas que são eficientes na construção do conhecimento
científico. Através dos resultados obtidos criou-se um blog educacional
(http://tecnologiasdigitaisnaeducacaoemsaude.blogspot.com.br/), como produto de
intervenção, para divulgar ferramentas tecnológicas envolvidas no processo de
ensino aprendizagem, com a finalidade de direcionar docentes, discentes, gestores
educacionais, pedagogos, profissionais de qualquer área a adotarem as tecnologias
digitais em suas práticas diárias.
Descritores: Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação. Docência.
Aprendizagem. Blog.

ABSTRACT GENERAL

This scholarly work of completion-TACC, consisting of a scientific paper and a
product of intervention discusses how teachers of medical school of the Federal
University of Alagoas using information and communication technologies in the
teaching learning process. The method used was a case study, exploratory,
descriptive and qualitative, with the participation of 22 teachers, using an electronic
questionnaire containing semi-structured questions 17, five being closed for the
characterization of teachers and 11 open on ICT in the teaching-learning process in
your teaching practice. Most of the teachers interviewed had trained to use ICT and
the most used are: blog, chat, e-mail, Skype, portfolio, Word and PowerPoint. For
these teachers, ICT were of extreme importance to pedagogical practices and are
part of everyday life, helping and contributing to the teaching process learning in
teaching practice. It was concluded that the technologies are included in the daily
practice of the professors of the Faculty of Medicine of the Federal University of
Alagoas and are understood as pedagogical tools of great importance to the teaching
learning process, being necessary continuing education policies and update training
of technologies not yet used by this academic group, but which are efficient in the
construction of scientific knowledge. Through the results obtained has created an
educational blog (http://tecnologiasdigitaisnaeducacaoemsaude.blogspot.com.br/), as
a product of intervention, to publicize technological tools involved in the teaching
learning process, with the purpose of targeting teachers, students, educational
managers, educators, professionals of any field to adopt digital technologies in their
daily practices.
Descriptors: Projects of information and communication technologies. Teaching.
Learning. Blog.

LISTA DE ABREVIATURAS

DCN

Diretrizes Curriculares Nacional

EAD

Educação a Distância

FAMED

Faculdade de Medicina

FEAC

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

MEC

Ministério da Educação e Cultura

MEPES

Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

SUS

Sistema Único de Saúde

TACC

Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso

TAEPS

Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Pesquisa em Saúde

TCLE

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

TIC

Tecnologia da Informação e Comunicação

UFAL

Universidade Federal de Alagoas

UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

LISTA DE FIGURAS

Figura 1

Mapa Conceitual da Metodologia aplicada na pesquisa sobre o
uso das tecnologias da informação e comunicação pelos
docentes da FAMED/UFAL..................................................... 22

Figura 2

Nuvem de palavras de maior destaque nas respostas............

Figura 3

Mapa Conceitual da Categoria 1 – Conjunto das respostas dos
docentes entrevistados com relação ao conceito de
TIC..........................................................................................
26

Figura 4

Mapa Conceitual da Categoria 2 – Percepção dos docentes
sobre as TIC............................................................................. 28

Figura 5

Mapa Conceitual da Categoria 3 – Comportamento
discente.................................................................................... 29

Figura 6

Mapa Conceitual da Categoria 4 – Importância das TIC na
prática docente......................................................................... 30
Mapa Conceitual da Categoria 5 – Motivação para o uso das
TIC............................................................................................ 32

Figura 7

24

Figura 8

Mapa Conceitual – Considerações Finais................................ 33

Figura 9

Página de apresentação do blog.............................................. 39

Figura 10 Publicação no blog sobre Metodologias Ativas e Tecnologias
da Inteligência.......................................................................... 40
Figura 11 Publicação no blog sobre o Professor frente às Tecnologias
Digitais...................................................................................... 40
Figura 12 Publicação no blog sobre Habilidades que os professores de
hoje precisam ter...................................................................... 41
Figura 13 Estatística da visão geral do blog............................................. 41
Figura 14 Estatística: visualizações de páginas por país e por navegador
do blog....................................................................
42

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 Perfil dos Docentes do Curso de Medicina participantes da
pesquisa................................................................................................. 23

SUMÁRIO

1

APRESENTAÇÃO........................................................................................

14

2

ARTIGO: O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no
Processo de Ensino Aprendizagem no curso de Medicina da Universidade
Federal de Alagoas....................................................................................... 15

2.1
2.2
2.3
2.4
2.5

Introdução.....................................................................................................
Metodologia...................................................................................................
Resultados e Discussão...............................................................................
Considerações Finais...................................................................................
Referências....................................................................................................

17
20
23
32
34

3

PRODUTO: Blog – Tecnologias Digitais na Educação em Saúde...............

37

3.1
3.2
3.3
3.4
3.5
3.6
3.7
3.8

Blog Educacional..........................................................................................
Introdução....................................................................................................
Objetivo.........................................................................................................
Justificativa...................................................................................................
Público Alvo.................................................................................................
Metodologia.................................................................................................
Resultados...................................................................................................
Referências....................................................................................................

37
37
38
38
39
39
41
42

4

CONSIDERAÇÕES FINAIS DO TRABALHO ACADÊMICO.......................

43

REFERÊNCIAS GERAIS.............................................................................

44

ANEXO......................................................................................................

47

14

1 APRESENTAÇÃO
Cheguei à UFAL em 1998, duplamente, como estudante do curso de
graduação em Ciências Econômicas e como técnica administrativa do curso de
graduação em Odontologia. No ano de 2006 fui realocada para a FAMED e comecei
a desenvolver minhas atividades como gestora de ensino na Coordenação do Eixo
Teórico Prático Integrado. O dia-a-dia com o mundo acadêmico levaram-me a
adquirir novos conhecimentos no campo pedagógico dessa área. Em 2008, ingressei
como professora tutora do curso de Graduação em Administração a distância na
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da UFAL. Essa
trajetória despertou em mim um grande interesse pelo mundo acadêmico em torno
das tecnologias aplicadas ao ensino.
Como na educação à distância utilizam-se várias ferramentas tecnológicas na
prática pedagógica, percebi que os docentes do curso de medicina poderiam e ou
deveriam utilizar tais ferramentas no processo ensino aprendizagem, uma vez que
as mesmas são exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais. Para poder criar
um projeto de formação continuada dos docentes em TIC era necessário saber
como os mesmos utilizavam as tecnologias em sua prática pedagógica, deste
questionamento surgiu a minha pesquisa intitulada: Uso das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC) por docentes do curso de Medicina da
Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa teve como objetivo analisar o uso das
TIC pelos docentes no processo ensino aprendizagem. Participaram desta pesquisa
22 docentes. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário
eletrônico semiestruturado. Como técnica para analisar os dados, optou-se pela
análise categorial temática segundo Bardin.
Como produto de intervenção foi elaborado um blog educacional intitulado por
Tecnologias

Digitais

na

Educação

(tecnologiasdigitaisnaeducacaoemsaude.blogspot.com.br),

em
a

fim

Saúde
de

utilizar

a

internet, unindo as novas formas de ensinar e de aprender, permitindo mais
dinamismo no processo de construção do conhecimento e incentivando docentes e
discentes a utilizarem as TIC no processo ensino aprendizagem.

15

2 ARTIGO: Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por docentes
da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.

RESUMO

Informações e conhecimento são gerados rapidamente nos dias de hoje e as TIC
possibilitam que informações sejam disponibilizadas em larga escala. Em medicina,
informações e conhecimentos são gerados numa velocidade tal que exigem
permanente atualização no processo de formação e no exercício da profissão. Esta
pesquisa teve como objetivo analisar o uso das TIC no processo ensino
aprendizagem pelos docentes do curso de Medicina da UFAL. O método utilizado foi
um estudo de caso, exploratório, descritivo e qualitativo, com a participação de 22
docentes, utilizando um questionário eletrônico semiestruturado contendo 17
perguntas, sendo cinco fechadas para a caracterização dos docentes e 11 abertas
sobre as TIC no processo ensino aprendizagem em sua prática docente. A maior
parte dos docentes entrevistados possui formação para utilizar as TIC e as mais
usadas são: blog, chat, e-mail, celular, Skype, portfólio, Word e PowerPoint. Para
esses docentes, as TIC são de extrema importância para as práticas pedagógicas e
fazem parte do cotidiano, ajudando e contribuindo para o processo ensino
aprendizagem na prática-docente. Conclui-se que as tecnologias estão inseridas na
prática diária dos docentes da FAMED e são compreendidas como ferramentas
pedagógicas de grande importância para o processo ensino aprendizagem. Os
mesmos sugeriram a implantação de políticas de educação continuada de
atualização e capacitação de tecnologias, pois reconhecem sua eficiência na
construção do conhecimento científico.

Descritores: Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação. Docência.
Aprendizagem. Blog.

16

ABSTRACT
Information and knowledge are generated quickly these days and ICT enables
information to be made available on a large scale. In medicine, information and
knowledge are generated at a speed such that require permanent updating in
process of formation and practice of the profession. This study aimed to analyze the
use of ICT in the teaching learning process for teachers of medical school from
UFAL. The method used was a case study, exploratory, descriptive and qualitative,
with the participation of 22 teachers, using an electronic questionnaire containing
semi-structured questions 17, five being closed for the characterization of teachers
and 11 open on ICT in the teaching-learning process in your teaching practice. Most
of the Faculty respondents have training to use ICT and the most used are: blog,
chat, e-mail, phone, Skype, portfolio, Word and PowerPoint. For these teachers, ICT
is of extreme importance to pedagogical practices and are part of everyday life,
helping and contributing to the teaching process learning in teaching practice. It is
concluded that the technologies are inserted into the daily practice of the professors
of the FAMED and are understood as pedagogical tools of great importance to the
teaching learning process. The same suggested policies for continuing education and
training to upgrade technologies, because they recognize your efficiency in the
construction of scientific knowledge.
Descriptors: Information Technologies and Communication Projects. Teaching.
Learning. Blog.

17

1.

INTRODUÇÃO
Atualmente vivencia-se um período no qual, informações e conhecimentos são

gerados numa velocidade jamais observada. As TIC possibilitam que informações
sejam disponibilizadas em larga escala.
A disseminação da informação é tão marcante nessa geração, que a
sociedade hoje é conhecida como “Sociedade da Informação” (VILAR, 2004). Essa
sociedade é uma realidade decorrente nos novos mercados, meios de comunicação
e consumidores dessa era que se transformou em uma grande sociedade
globalizada, tendo como bens primordiais a informação e o conhecimento (CRUZ,
2008).
Com o rápido avanço tecnológico não há como negar que instituições do
mundo todo vêm procurando adequar seu modo de funcionamento às novas
tecnologias da comunicação visando torná-la uma poderosa aliada no processo de
facilitação da aprendizagem (SANTOS, 2001).
O avanço das TIC tem propiciado maiores possibilidades de disseminação de
informações gerando o acesso a estas, mas é preciso desenvolver competências e
habilidades num mesmo ritmo para se apropriar dos conhecimentos oferecidos pelas
informações.
No contexto educacional, surgiram novas possibilidades sobre a construção do
saber do aluno (ALVES; NOVA, 2003). Dentre elas, o uso das TIC, pois amplia as
discussões sobre o papel do docente e da instituição de ensino na atualidade. De
maneira a proporcionar, a interação entre docente-discente-profissional, podendo
ser à distância quando não for possível a mesma de modo presencial, obedecendo,
assim, parte da Resolução CNE/CES 3/2014 (BRASIL, 2014), a qual contempla as
novas diretrizes curriculares.
O Ministério da Educação (MEC), afirma que as TIC resultaram da fusão das
tecnologias da informação, antes referenciadas como informática e das tecnologias
da comunicação relativas às telecomunicações e à mídia eletrônica (BRASIL, 2004).
Segundo Ramal (2000), as TIC são concebidas como redes de produção de
conhecimentos e de aprendizagem, mais do que como meros instrumentos de
intercâmbio de informação, pois são recursos imprescindíveis para a gestão do
conhecimento.

18

No mundo globalizado, além das TIC, fazem-se necessárias competências
para transformar a informação em conhecimento, e isso só será possível através da
educação, permitindo aptidão para usufruir do novo com liberdade e autonomia.
Nesse contexto, o processo de aprendizagem deverá ser contínuo, permitindo aos
indivíduos absorver todas as modificações tecnológicas, inovar e universalizar o
conhecimento visando à cidadania (TAKAHASHI, 2000).
A utilização das TIC na educação destaca-se no momento em que a
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
reafirma que os docentes e discentes devem usar as TIC de modo a permitir que os
discentes se tornem usuários qualificados, sendo capazes de analisar e avaliar os
conteúdos, tomar decisões e solucionar problemas de forma criativa, utilizando as
ferramentas atuais (UNESCO, 2009). Dentre essas ferramentas, o mapa conceitual
e a nuvem de palavras, enquadram-se nesse contexto, e estão sendo utilizados no
âmbito acadêmico.
De acordo com Ausubel (2003), mapa conceitual é uma estrutura
esquemática para representar um conjunto de conceitos imersos numa rede de
proposições, apoia-se fortemente na teoria da aprendizagem significativa, que
menciona que o ser humano organiza o seu conhecimento através de uma
hierarquização dos conceitos. Um dos programas utilizados e disponível
gratuitamente é o Cmaptools que permite abrir caixas com as ideias soltas e depois
criar os vínculos entre elas.
Nuvem de palavras é um recurso gráfico (usado principalmente na internet)
para descrever os termos mais frequentes de um determinado texto. O tamanho da
fonte em que a palavra é apresentada é uma função da frequência da palavra no
texto: palavras mais frequentes são desenhadas em fontes de tamanho maior,
palavras menos frequentes são desenhadas em fontes de tamanho menor. O
Wordle é o aplicativo mais utilizado e o que apresenta uma aparência gráfica
bastante estimulante (CONTEÚDOS DIGITAIS, 2016).
O papel do educador é fundamental para a formação do discente. Tarefas
como

pesquisar,

conhecimentos,

selecionar,

precisam

ser

expor,

transpor

trabalhadas

conteúdos,

juntamente

com

informações

e

atividades

que

desenvolvam as capacidades de reflexão, questionamento, argumentação, criação e

19

inovação no discente (BEHRENS, 2004). Por isso, o uso das TIC por docentes na
execução dessas tarefas pode poupar tempo, reduzir gastos e facilitar a sua relação
com os discentes.
O educador ainda precisa instigar o discente a participar ativamente tanto em
sala de aula, quanto nas atividades complementares ao currículo, pois são estas
atividades que, realmente, desenvolverão as competências necessárias para que o
discente se torne um profissional pró-ativo e resiliente no dia-a-dia (BEHRENS,
2004). Esse estímulo pode partir de ferramentas computacionais que atraiam o olhar
do discente.
O novo docente universitário frente às TIC deve possuir conhecimento do
conteúdo, metodologia de ensino, saber lidar com as emoções, ter compromisso
com a produção do conhecimento por meio de pesquisas e extensões e, sobretudo,
romper os paradigmas das formas conservadoras de ensinar, aprender, pesquisar e
avaliar com as inovações tecnológicas (BERTONCELLO, 2010).
O contexto de educação em saúde no Brasil é caracterizado pela necessidade
de incorporação de novos perfis profissionais devido aos desafios de implementação
do modelo de atenção, associado à nova formação profissional utilizando as TIC
para potencializar e fortalecer os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
(SANTOS, 2001). Assim, a utilização de meios eletrônicos de interação vem agregar
valores ao processo de formação profissional devido a uma ressignificação dos
discentes e docentes nos diferentes cenários educativos (MORENO, PITTAMIGLIO
e FURUSATO, 2008).
Segundo Sabattini (2010), fica evidente que a aplicação das TIC na Educação
em Saúde pode promover: redes cooperativas à distância, para pesquisas na área
da saúde; tecnologias educacionais digitais aplicadas em cursos e faculdades da
área da saúde para apoio ao ensino presencial; educação e treinamento à distância;
bibliotecas virtuais; revistas eletrônicas em saúde; telemedicina e telessaúde; bases
de dados estatísticos em saúde, vídeo e teleconferência, entre outros benefícios
para a educação superior em saúde.
Na Educação Médica, a tecnologia apresenta-se como uma promissora opção
para suprir necessidades e dar suporte a possibilidades que surgem na sociedade
atual, tais como flexibilidade de tempo e espaço, redução de custo, maior alcance
geográfico (VILAR, 2004).

20

De acordo com Karsenti e Charlin (2008), a inserção das TIC na Educação
Médica pode ser caracterizada pelos seguintes objetivos: modificar as práticas
pedagógicas, situando-as na perspectiva da educação permanente; preparar os
futuros médicos para lidar com o novo perfil do paciente, que se informa facilmente
em questões de saúde e doença pela internet, e, por fim, capacitar os discentes para
o uso das TIC, com foco em sua prática profissional, não apenas no âmbito do
atendimento em saúde, mas também nas atividades de gestão.
A comunidade médica docente, vista como produtora e disseminadora de
conhecimento, deve estar permanentemente atualizada e em constante busca de
informações, utilizando os diversos canais de comunicação que permitam tanto a
assimilação de conhecimento existente quanto a geração de conhecimento novo.
(CURTY,1999).
Considerando a importância da aplicação das TIC na formação docente e no
processo ensino aprendizagem na graduação de Medicina, sentiu-se a necessidade
de analisar o uso das TIC pelos docentes da FAMED da UFAL, com os objetivos de
descrever as estratégias utilizadas com TIC na prática pedagógica diária e identificar
os desafios encontrados ao acesso às TIC.

2.

METODOLOGIA
Trata-se de um estudo de caso. O propósito desta metodologia é uma

investigação que se assume como particularística, debruçando-se sobre uma
situação específica, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e
característico. O mesmo contribui de forma inigualável para a compreensão que se
tem dos fenômenos individuais, organizacionais, sociais e políticos, podendo ser
caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida, como um programa,
uma instituição (YIN, 2001).
Essa pesquisa atende a modalidade descritiva exploratória, procurando saber
atitudes, pontos de vista e preferências sobre determinado assunto, com o objetivo
de tomar decisões, visando também descobrir tendências, reconhecer interesses e
outros comportamentos (PIÑOL, 2011).

21

A pesquisa segundo a natureza dos dados foi do tipo qualitativa, a qual ocorre
basicamente num processo indutivo, ou seja, parte da análise das situações
particulares para chegar à generalização. A abordagem qualitativa possibilita maior
liberdade teórico-metodológica, seus limites de iniciativa são fixados pelas condições
exigidas a um trabalho científico. Contudo, esse modelo de pesquisa deve
apresentar estrutura coerente, consistente, com originalidade e nível de objetivação
capaz de merecer a aprovação dos cientistas num processo intersubjetivo de
apreciação (DIEHL, 2004).
Desenvolveu-se na FAMED, da UFAL, com docentes do curso de Medicina. A
coleta de dados ocorreu no período de janeiro de 2015 a fevereiro de 2016. Usou-se
um questionário eletrônico semiestrurado composto por 22 perguntas fechadas e
abertas, validado por um painel composto por 12 docentes do ensino superior das
áreas da Educação e Saúde, na disciplina de Tecnologias Aplicadas ao Ensino e
Pesquisa em Saúde (TAEPS) do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
(MEPES), com o objetivo de analisar o uso das TIC no processo ensino
aprendizagem pelos docentes. O convite para participar da pesquisa contendo o link
do formulário eletrônico e Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) foi
enviado ao grupo de professores (n=160) da FAMED. Como apenas, cinco
professores responderam a pesquisa de imediato, foi enviado o convite nominal ao
email pessoal de cada professor havendo adesão de mais 13 participantes.
Outro processo que dificultou a coleta dos dados foi a ocorrência de uma greve
das universidades federais, de quatro meses em 2015, sendo assim o contato virtual
e físico com os docentes ficou restrito. A estratégia usada para sanar essa
dificuldade foi abordar pessoalmente os docentes nos corredores da FAMED após a
greve e convidá-los a participarem dessa pesquisa, onde mais quatro professores
responderam o questionário, totalizando uma amostra de 22 participantes.
A composição do perfil dos docentes entrevistados foi delineada a partir de
perguntas fechadas relativas ao(a): gênero, faixa etária, vínculo empregatício,
graduação e pós-graduação.
As respostas abertas foram analisadas através da teoria da Análise de
Conteúdo na modalidade temática, segundo Bardin (2004), envolvendo três etapas
(Figura 1):

22

1. Pré-Análise: quando se realizou uma série de leituras flutuantes do material
e da busca de unidade de significado que são os aspectos comuns,
inusitados e silenciosos para a identificação e construção do conjunto de
categorias descritivas;
2. Posteriormente, realizou-se a exploração detalhada do material no intuito
de categorizar e codificar o material identificado;
3. Finalmente, foi feita uma nova exploração do material, tratando e
interpretando os resultados obtidos.
Figura 1 – Mapa Conceitual da Metodologia utilizada na pesquisa: O Uso das TIC
no Processo de Ensino e Aprendizagem na FAMED/UFAL.

Fonte: elaborada pela autora.

Os docentes entrevistados foram identificados em suas falas pela letra D
(docente), seguida do número correspondente à ordem cronológica do questionário.
A partir da análise da amostra desta pesquisa, foi possível compreender o uso
das TIC no processo de ensino aprendizagem na prática docente no curso de
Medicina da UFAL, através das seguintes categorias: Conceito de TIC, Percepção
dos docentes sobre as TIC, Comportamento discente, Importância das TIC na
prática docente e Motivação para o uso das TIC.
A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFAL sob o
número CAAE: 34639214.0.0000.5013.

23

1.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Dos 160 docentes da FAMED, 22 responderam a pesquisa qualitativa que

apresentou o seguinte resultado.
2.3.1 Perfil dos Docentes
A Tabela 1 permite observar o perfil dos docentes do Curso de Medicina que
participaram da pesquisa.
Tabela 1 – Perfil dos Docentes do Curso de Medicina participantes da pesquisa: O
Uso das TIC no Processo de Ensino e Aprendizagem na FAMED/UFAL.
Variáveis
Gênero
Feminino
Masculino

Respondentes

%

13
09

59,09
40,91

Faixa Etária
Entre 21 a 30 anos
Entre 31 a 40 anos
Entre 41 a 50 anos
Entre 51 a 60 anos
Mais de 60 anos

00
08
03
07
04

00,00
36,36
13,63
31,81
18,18

Quanto à formação
Medicina
Odontologia
Psicologia
Estudos Sociais

18
01
02
01

81,81
4,54
9,09
4,54

Pós- Graduação
Especialização
Mestrado
Doutorado

05
08
09

22,72
36,36
40,90

Atividade Profissional
Docente Efetivo
Docente Substituto

22
00

100
00

Fonte: elaborada pela autora.

Os docentes que responderam à pesquisa foram predominantemente do
gênero feminino (59,09%), com idade entre 31 a 40 anos (36,36%), graduados em
medicina (81,81%), doutores (40,90%), e todos professores efetivos (100%).

24

A seguir seguem os resultados e discussões das categorias identificadas no
estudo:

2.3.2 Conceito de TIC
Os participantes quando questionados sobre o que são TIC, responderam que
TIC são instrumentos, métodos (incluindo os tradicionais) e espaços virtuais, novas
formas de atuar na docência. Informaram que servem para informar, agilizar o
processo e manter a comunicação ensino, aprendizagem e pesquisa, facilitando o
processo de ensino. Citaram as TIC mais conhecidas e utilizadas: livros, revistas,
datashow, moodle, youtube, whatsapp, televisão, rádio, celular, telefone, internet,
computador, e-mail, redes sociais, sites de busca e projetores multimídia.
A Figura 2 corresponde à nuvem de palavras referente a todas as TIC citadas
pelos participantes dessa pesquisa. Observou-se que as palavras mais citadas
foram: internet, blog, skype, computador, programas, redes, smartphones.
Figura 2 – Nuvem de palavras de maior destaque nas respostas.

Fonte: Elaborada pela autora

Sobre o conceito de TIC, observou-se algumas respostas

:

D2.: “Todos os instrumentos que servem para transmitir informação e manter a
comunicação inclusive a distância, inclui métodos tradicionais como livros e revistas,
datashow e as novas mídias sociais virtuais. Espaços virtuais como o sistema
moodle, nuvens de armazenamento de dados e programas de internet em geral,
como youtube e para smartphones whatsapp”.

25

D5.: “Ferramenta para facilitar e agilizar o processo da comunicação, ensino,
aprendizagem e pesquisa”.
D6.: “São os recursos tecnológicos que, se usados com coerência e de forma
integrada, facilitam o processo de ensino”.
D4.: “Televisão, rádio, celular, telefone, internet, computador, datashow, etc”.
D16.: “Computador e suas interfaces como e-mail, redes sociais, sites de busca,
programas que nos auxiliam no armazenamento de dados e sua visualização,
projetores multimídia, tv e rádio”.
Os docentes demonstraram a inserção das TIC em sua prática diária, assegurando
que as mesmas favorecem o processo de ensino aprendizagem.
Uma ferramenta das TIC que foi citada como frequentemente utilizada pelos
docentes foi o email, com diversas finalidades, tendo como principais funções a de
comunicação, envio de materiais acadêmicos, artigos, roteiros de estudos, dentre outros.
As TIC são consideradas ferramentas que permitem a troca de informações, dentre
elas: imagens, textos, vídeos e áudio. Atualmente, o grupo de TIC ligado ao uso de internet
passou a ser chamado de novas TIC, englobando as tecnologias microeletrônicas de
informática e de telecomunicações, trazendo mudanças na linguagem e tornando-a
multimídia. (SILVA e SHNEIDER, 2007).
Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados,
formando uma verdadeira rede. Criações como o email, o chat, os fóruns, a agenda de
grupo

online,

comunidades

virtuais,

webcam,

entre

outros,

revolucionaram

os

relacionamentos humanos (PACIEVITCH, 2010).
A Figura 3 representa o conjunto das respostas dos docentes entrevistados com
relação ao conceito de TIC.

26

Figura 3 – Mapa Conceitual da Categoria 1 – Conjunto das respostas
dos docentes entrevistados com relação ao conceito de TIC.

Fonte: elaborada pela autora

O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da
comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a
popularização da internet que potencializou o uso das TIC em diversos campos.

2.3.3 Percepção dos docentes sobre as TIC
Quando indagados sobre a percepção que têm da introdução das TIC no
processo ensino aprendizagem, responderam que é muito importante, pois abre
horizontes, aumenta o aprendizado, facilita o processo de ensino aprendizagem e o
acesso à informação. Porém, alguns afirmaram a falta de cursos de atualização e
capacitação por parte da Instituição de ensino. As respostas dos docentes, que
melhor representam essa categoria:
D3.: “Pelo que percebi, abre horizontes, mas preciso ter conhecimento dessa
tecnologia para utilizá-la.”
D4.: “De fundamental importância, pois através posso diversificar a
modalidade das aulas, facilitar a aprendizagem, ampliar o acesso às
informações, melhorar a organização dos conteúdos, promover uma maior
interação dos estudantes no processo ensino-aprendizagem e garantir uma
comunicação e eficiente, facilitando a interação entre os estudantes e demais
professores”.
D8: “É muito importante, mas preciso de mais preparação para maior
familiaridade com as TIC digitais, ou seja, cursos de formação”.

27

Os cursos de formação continuada para os docentes necessitam criar
instrumentos ou ferramentas que viabilizem a familiarização dos docentes com as
TIC, articulando os saberes e experiências adquiridas anteriormente com novas
práticas docentes baseado nos meios tecnológicos.
Belloni (2001) afirma que a busca de formação para o uso das TIC é o reflexo
das exigências da sociedade que demanda um novo tipo de profissional, dotado de
habilidades e competências.
Bertagnolli et.al. (2009) defendem que, além da aquisição das TIC, torna-se
essencial, para um ensino de qualidade, o desenvolvimento da formação docente
aliada a estes recursos tecnológicos. Para que esse processo de formação docente
seja efetivo, os autores ressaltam a importância de criar atividades de
acompanhamento, de forma a qualificar e desenvolver habilidades no professor em
relação a questões pedagógicas e tecnológicas.
A maioria dos docentes reconheceu as vantagens proporcionadas com o uso
das TIC, tanto no ensino quanto na pesquisa, como por exemplo, a interação com os
discentes de forma geral e individualizada uma vez que estes são mais jovens e
utilizam as tecnologias cotidianamente em suas vidas.
Segundo Aguiar (2008), a utilização das ferramentas tecnológicas permite
estimular um processo de mudança de postura tanto do docente quanto do discente,
sendo assim é de suma importância a participação do docente como facilitador do
processo de ensino aprendizagem para permitir que o discente desenvolva
habilidades e seja capaz de realizar a atribuição de significados importantes.
A Figura 4 representa o conjunto das respostas dos docentes entrevistados com
relação a percepção dos docentes sobre as TIC.

28

Figura 4 – Mapa Conceitual da Categoria 2 – Percepção dos docentes sobre as
TIC.

Fonte: elaborada pela autora.

A construção do conhecimento se transforma em algo mais agradável e
diferente, uma vez que o docente vai com sua competência além do ambiente de
sala de aula, mantendo contato direto com os discentes, se comunicando para retirar
dúvidas. Desta forma, as TIC auxiliam na formação dos discentes de medicina,
ocasionando o crescimento e a inovação no processo de ensino.

2.3.4 Comportamento Discente
Outra categoria foi em relação ao comportamento dos discentes, frente ou uso
das TIC. Foram encontradas afirmações que “são interessados”, “mais atualizados”
que os docentes, possuindo habilidades no uso, o que os tornam motivados e
receptivos para tal. O que se confirma nas respostas abaixo:
D1.: Bastante interessados e mais atualizados que os docentes, com alguma
preguiça no uso dos fóruns virtuais, porém com iniciativas quando motivados muito
interessantes”.
D13.: “Super atualizados.”
D18.: “Empolgados e extremamente receptivos, principalmente quando envolvemos
a tecnologia no processo ensino-aprendizagem’.
Atualmente os discentes estão cada vez mais inseridos no contexto virtual, por isso é
preciso lhes proporcionar acesso ao conhecimento, prepará-los para uma vida de

29

aprendizagem e descoberta com um domínio das TIC que favoreça o crescimento
profissional e social deles. Segundo Assmann (2004), elas influenciam as mudanças
educacionais na sociedade contemporânea e suas características promissoras são as
hipertextualidades, as conectividades e as transversalidades, cujo uso por ser proveitoso na
educação mediante as oportunidades oferecidas pelo próprio potencial tecnológico.
Discentes podem aprender de forma independente a utilizar as TIC para melhorar seu
aprendizado e desenvolver habilidades com pouco ou nenhum envolvimento docente.
Mesmo com essa autonomia discente quanto ao aprendizado tecnológico e o acesso a
fontes de informação, o docente continua a ter um papel essencial, especialmente, levandose em consideração que nos ambientes informacionais há predomínio da cultura e do
entretenimento e presença de incentivos a comportamentos antissociais. Neste contexto, o
docente precisa ensinar o discente a aprender, torná-lo capaz de buscar, classificar e
selecionar a informação (SATHLER, 2006).
Segundo Mercado (2012), as TIC assumem papel fundamental no ensino superior na
atualidade, provocando mudanças no modelo de aquisição e difusão do conhecimento,
apesar de ser um processo que está ocorrendo lentamente, já está modificando a relação
entre docentes e discentes e entre a instituição e os discentes.
A Figura 5 representa o conjunto das respostas dos docentes entrevistados com
relação ao comportamento discente.
Figura 5 – Mapa Conceitual da Categoria 3 – Comportamento Discente.

Fonte: elaborada pela autora

De acordo com a Resolução CNE/CES 3/2014(BRASIL,2014), as TIC impactam os
sentidos sobre a natureza humana e transformam também os sentidos, os saberes e as
práticas relacionadas ao ensino médico. De acordo com as novas DCN (BRASIL,2013) para
medicina, os graduandos devem dominar as TIC

30

2.3.5 Importância das TIC na prática docente
Ficou evidenciado nas informações dos docentes que as TIC são importantes
porque facilitam a aprendizagem, aproximam e motivam o discente, possibilitando a
integração do mesmo que seja à distância, sendo uma informação atualizada, que
incentiva e pesquisa e a interação no processo ensino aprendizagem. O que foi
constatado nas respostas abaixo:
D1.: “Dinamizar a troca de informações, possibilitar o uso de fontes distintas e pouco
usuais de informação em sala de aula e permitir a interação a distância”.
D4.: “É de fundamental importância na minha prática docente, principalmente nas
aulas e atividades do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde. As TIC facilitam o
processo de ensino-aprendizagem”.
D10.: “Muito importante, pois facilita o aprendizado dos alunos”.

Segundo Almeida e Almeida (2005), o docente que associa as TIC aos
métodos ativos de aprendizagem desenvolve habilidade técnica relacionada ao
domínio da tecnologia e, sobretudo, articula esse domínio com a prática pedagógica,
e com as teorias educacionais. Isto o auxilia a refletir sobre a própria prática e a
transformá-la, visando explorar as potencialidades pedagógicas das TIC em relação
à aprendizagem e a consequente constituição de redes de conhecimento.
A Figura 6 representa o conjunto das respostas dos docentes entrevistados com
relação a iimportância das TIC na prática docente.
Figura 6 – Mapa Conceitual da Categoria 4 – Importância das TIC na
prática docente.

Fonte: elaborada pela autora.

31

Masetto (2010) confirma a importância do uso das TIC no processo de ensino
aprendizagem, embora seja importante lembrar que essas tecnologias têm um valor
apenas se forem adequadas ao plano de aula, de maneira que alcance os objetivos,
sendo necessário o docente estar sempre reavaliando seu projeto didático
pedagógico.

2.3.6 Motivação para o uso das TIC
Observou-se nesta categoria que são vários os motivos que levam os docentes
a utilizarem as TIC em sua prática pedagógica. A maioria dos participantes dessa
pesquisa citou a necessidade de melhor comunicação com os discentes, dinamizar o
processo ensino aprendizagem, acompanhar os tempos e se manter atualizados,
conforme a resposta a seguir:
D1.: “Manter-me atualizado com os avanços na educação de adultos, e usar e
oferecer ferramentas facilitadoras de ensino-aprendizagem.”

Segundo Almeida e Valente (2011), o docente começa a utilizar as TIC para
melhorar o aprendizado dos seus discentes e a sua própria aprendizagem, ele
reconhece as funcionalidades das TIC e adequa seu uso de acordo com as
diferentes preferências de aprendizagem de seus discentes. Assim, podemos
observar nas respostas abaixo, o uso das TIC como facilitadora do processo ensino
aprendizagem:
D5.: “Atualização, praticidade e possibilidades de alternativas e

motivação para o

ensino.”
D20.: “Tive oportunidade de ter acesso às TIC como aluna, então percebi como é
bom trabalhar com essas tecnologias no processo de aprendizagem.”

O uso das TIC contribui para novas práticas pedagógicas, desde que seja
baseado em novas concepções de conhecimento, motivando o discente, o docente e
transformando vários elementos que compõem o processo de ensino aprendizagem
(REZENDE, 2008).

32

A Figura 7 representa o esboço geral das respostas dos docentes entrevistados com
relação a motivação para o uso das TIC.
Figura 7 – Mapa Conceitual da Categoria 5 – Motivação
para o uso das TIC.

Fonte: Elaborada pela autora

Ponte (1990) afirma que o interesse dos docentes em utilizar o computador de
modo sensível, aprender coisas novas, assumir novos papéis na sala de aula e
estabelecer novas relações com os discentes, acabam criando um ambiente em
geral estimulante para uma reflexão sobre o ensino e possíveis mudanças de
concepções.

2.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pode-se, afirmar neste estudo que os docentes conhecem e utilizam as TIC no

processo ensino aprendizagem em sua prática. As tecnologias estavam inseridas
em suas práticas diárias e compreendidas como ferramentas pedagógicas de
grande importância para o processo ensino-aprendizagem.
Neste contexto, a proposta de aprendizagem é aberta, os discentes não são
agentes passivos, ou seja, participam ativamente contribuindo para melhorá-la e
adaptá-la às suas necessidades e estilos de aprendizagem. O docente não é apenas
o detentor do conhecimento, mas um agente organizador, orientador, mediador e
dinamizador da construção do conhecimento por parte dos discentes.

33

O saber precisa ser, sempre que possível, complementado pelo saber fazer,
pois de nada valem as TIC sem o conhecimento e sem ação transformadora, no
mínimo, ação. É necessário que a instituição se constitua como uma equipe que
assuma atitudes crítico-reflexivas, que o docente seja parceiro dos discentes na
construção cooperativa do conhecimento, na formação contínua, na transformação
do processo educacional, na investigação da própria ação e na superação das
dificuldades.
Mediante a necessidade de acompanhar o cenário atual, que requer o uso das
TIC, como ferramentas que agregam valores na construção do conhecimento,
sugere-se que sejam disponibilizados cursos de formação para a utilização das TIC
aplicadas ao ensino e pesquisa em saúde, no ambiente profissional, para os
docentes da FAMED, visando ampliação de possibilidades de aprendizagem e
estímulos à formação de médicos letrados digitalmente que possam produzir seu
próprio conhecimento e sua formação continuada.
Figura 8 – Mapa Conceitual – Considerações Finais.

Fonte: elaborada pela autora.

Conclui-se que as TIC são consideradas importantes para a prática docente do
curso de Medicina da UFAL, auxiliando, favorecendo e contribuindo para o processo
ensino-aprendizagem.

34

3.

REFERÊNCIAS

AGUIAR, E. V. B. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. Vértices,
Campos dos Goytacazes/RJ, vol. 10, n. 1/3, p. 63-72, jan/dez. 2008.
ALMEIDA, F. J. ; ALMEIDA, M. E. B. Avaliação em meio digital: novos espaços e
outros tempos. In: Fernando José de Almeida. Avaliação educacional em debate:
experiências no Brasil e na França. São Paulo: Cortez; Editora da PUC-SP – Educ,
2005.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias
convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
ALVES, L.; NOVA, C. Educação a Distância: Uma Nova Concepção de
Aprendizagem e Interatividade. São Paulo, Futura, 2003.
ASSMANN. H. Curiosidade e prazer de aprender – o papel da curiosidade na
aprendizagem criativa. Petrópolis, Vozes, 2004.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva
Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BEHRENS, M. A. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: M.T.
MASETTO (org), Docência na Universidade, 5ª Ed., Campinas. SP, Papirus, vol.1,
p.57-68, 2004.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2001.
BERTAGNOLLI, S. de C. et al. Formação docente aliada aos novos recursos das TICs.
Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 1-10, dez. 2009.
BERTONCELLO, L. A utilização das TIC e sua contribuição na educação
superior: uma visão a partir do discurso docente da área de letras. 2010.
Disponível em:
<http://reposital.cuaed.unam.mx:8080/jspui/handle/123456789/1931>. Acesso em:
08 nov. 2016.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais
para os Cursos de Graduação, com fundamento no Parecer Sesu [2004]. Disponível
em: http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz.shtm .
CONTEÚDOS DIGITAIS, 2016. Módulo 5: nuvem de palavras. Disponível em:<
http://www.uff.br/cdme/lpp/lpp-html/lpp-d-br.html>. Acesso em: nov/2016.
CRUZ, T. Sistemas, organizações e métodos: estudo integrado das novas
tecnologias de informação. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

35

CURTY, M. G. Busca de informação para desenvolvimento das atividades
acadêmicas pelos médicos docentes da Universidade Estadual de Maringá.
1999. 139f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação) –
Faculdade de Biblioteconomia, PUC – Campinas, Campinas, 1999.

DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas. São Paulo:
Prentice Hall, 2004.
KARSENTI, T., CHARLIN, B. Information and Communication Technologies (ICT) in
Medical Education and Practice: The major challenges. Revue Internationale des
technologies en pédagogie universitaire, Canadá, v. 5, n. 2, p. 68-81, 2008.
MASETTO, M. T. O Professor na hora da verdade. São Paulo: Avercamp, 2010.
MERCADO; L.P.L. Internet e suas interfaces na formação para docência online. In:
SILVA, Marco. (Org.). Formação de professores para docência online. São Paulo:
Edições Loyola, 2012.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação
Superior. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1
5874&Itemid. Acesso em: 29 jul. 2016.
MORENO, L.R.; PITTAMIGLIO, S.E.L.; FURUSATO, M.A. Lista de discussão como
estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde. Interface,
Botucatu, v. 12, n. 27, p. 883-892, out./dez. 2008.
PACIEVITCH, T. Tecnologia da Informação e Comunicação. Disponível em:
<http: www.infoescola.com> 2010. Acesso em: maio2016.
PIÑOL, S.T. Pesquisa nota 10: métodos e técnicas de pesquisas sociais na prática.
Rondonópolis: FAIR-UNIR, 2011.
PONTE, J. P. As novas tecnologias da informação e a formação de professores.
Noesis, n. 13, p. 22-24, 1990.
RAMAL, A. C. Ler e Escrever na cultura digital. Revista Pátio, ano 4, nº14. p.89118, 2000.
Resolução CNE-CES 3-2014. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de junho de 2014
– Seção 1 – pp. 8-11. [citado 27 de julho de 2015].
REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva
construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 75-98,
2008.

36

SABATTINI, R. M.E. Instituto Edumed para a educação, medicina e saúde.
Núcleo de Informática Biomédica (2010). Disponível em:
<http://www.sabbatini.com/renato/papers/e-saude.pdf, capítulo 7.2 e-saude>. Acesso
em: 17 maio de 2013.
SANTOS, E. M. Aprisionamento tecnológico: novos desafios da gestão das
estratégias organizacionais na era da informação. Caderno de Pesquisas em
Administração, São Paulo, v.8, n.1, p.61-67, jan/mar, 2001.
SATHLER, Luciano. Como Lidar com as Novas Tecnologias da Informação? Revista
Mundo Jovem, Porto Alegre. Ano XLIV, n. 370, p. 18 -19 set, 2006.
SILVA, J. B. C. e; SCHNEIDER, E.J.. Aspectos Socioafetivos do Processo de Ensino
e Aprendizagem. Revista de divulgação técnico‐científica do ICPG, Vol. 3, n. 11,
p. 83 – 87, jul – dez. 2007.
TAKAHASHI, T. (Org.) Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília:
Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Disponível em:
<www.mct.gov.br/index.php/content/view/18878.html>.
UNESCO-BRASIL – Comunicação e Informação - Tecnologias para a Educação.
Disponível em
http//www.unesco.org.br/areas/ci/areastematicas/ticsparaeducacao/index_html/mostr
a_documento Acesso em 14 de out. 2016.
VILAR, G. Processos Colaborativos e Tecnologias da Informação aplicados ao
ensino de medicina. Revista Digital da CVA, v.2, n. 7 – maio, 2004.
YIN, R. K. Estudo de caso – planejamento e métodos. (2Ed.). Porto Alegre:
Bookman. 2001.

37

4.

PRODUTO EDUCACIONAL DE INTERVENÇÃO

1.

BLOG EDUCACIONAL – TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM
SAÚDE

Blog criado como produto educacional de intervenção para o Mestrado
Profissional de Ensino na Saúde.

2.

INTRODUÇÃO
A ideia de um modelo de ensino único e eficaz foi deixada para trás há muitos

anos. Hoje, sabe-se que os elementos necessários para um bom desempenho
docente, não se resumem ao conhecimento teórico ou à excelente formação
acadêmica do profissional, nem tampouco à sua experiência em sala de aula. O
docente necessita conhecer ferramentas capazes de atrair a atenção e o interesse
do aluno à disciplina que ministra e ao aprendizado que pretende facilitar.
O surgimento e a rápida evolução das TIC ocasionaram transformações e
possibilidades para todos os âmbitos da sociedade. No contexto educacional, essas
tecnologias estão sendo cada vez mais utilizadas, criando oportunidades para
mudanças nas relações de ensino e aprendizagem, “mais personalizadas, sociais e
flexíveis” (VALENTE, 2007). Segundo Mercado (2010), no desenvolvimento dos
processos de ensino, têm-se novas ferramentas da interação midiática.
O desenvolvimento tecnológico trouxe novas ferramentas que, com o
planejamento e uso pedagógico adequado, promovem aprendizagem colaborativa,
produzindo interação no ambiente virtual, como fóruns, listas de discussão, chat,
google docs e o blog (MIRANDA, 2013).
Para usar a tecnologia de forma proveitosa, o docente tem que buscar novas
metodologias de apresentação e aplicação de conteúdos através das ferramentas
tecnológicas. Por ser a tecnologia um processo em constante evolução, dá-se a
necessidade da formação continuada dos profissionais que fazem das TIC uma nova
forma de ensino aprendizagem. Pode-se considerar que os blogs são fontes de
análise e reflexão para a construção de um pensamento acerca das interações entre
os campos da comunicação e da educação.

38

O blog proporciona e incentiva a interação e a colaboração e é utilizado para
diversos fins: pessoal, corporativo ou de entretenimento. Ocupa um lugar de
destaque no contexto educacional, esse fato pode ser comprovado pelos diversos
tipos de blog com fins pedagógicos. Barbosa e Granado (2004) corroboram com
essa afirmação dizendo que “se há alguma área onde os blogs podem ser utilizados
como ferramenta de comunicação e de troca de experiências com excelentes
resultados, essa área é sem dúvida, a da educação”.
Uma das aplicações mais interessante da Web para ambientes escolares é o
blog, que conforme exposto anteriormente fornece a interatividade, a partir das
postagens que vão desde um simples comentário até a inserção de artigos, imagens
e vídeos.
O blog educacional é considerado como um espaço eletrônico individual ou
coletivo próprio para se partilhar informações, ideias, opiniões, materiais e
referências. Um espaço destinado à leitura e produção de pequenos textos que
podem ser comunicados, questionados e comentados por outros leitores. Esse
gênero pode ser adotado por alunos ou professores, de diferentes disciplinas, nos
ensinos Fundamental, Médio e Superior (CARVALHO et al., 2006).
Pesquisando os blogs educacionais, percebe-se que eles crescem, em
número, a cada dia. Muitos são usados como meio de comunicação entre os
docentes e discentes, muitos simplesmente usam uma linguagem próxima do chat,
mas muitos são sofisticados; percebe-se o cuidado com o texto, as ideias e a
organização.

3.

OBJETIVO
Divulgar através de um blog educacional ferramentas tecnológicas para o uso

do docente em sua prática pedagógica.

4.

JUSTIFICATIVA
Uma das tarefas mais importantes da prática educativa é propiciar as

condições em que os discentes em suas relações uns com os outros e todos com os
docentes ensaiem a experiência profunda de assumir-se como ser social, pensante,
comunicante, transformador e criador.

39

O blog, como produto de intervenção, surge como uma tentativa inicial de
proporcionar um ambiente de troca de saberes e experiências, a fim de romper as
fronteiras entre os campos de prática. Nas palavras de Freire (1996), “ninguém
ensina ninguém; tampouco ninguém aprende sozinho. Os homens aprendem em
comunhão, mediatizados pelo mundo”, fica clara a importância e eficiência do blog,
do ponto de vista da construção do conhecimento na relação discente-pensamento,
que vai além da relação entre docente e discente.

5.

PÚBLICO - ALVO

Docentes e discentes dos cursos da área de Saúde e Exatas (Ciências da
Computação).

6.

METODOLOGIA
Foi elaborado um blog educacional, como mostra a Figura 9, através da

plataforma gratuita de blogs chamada Blogger.com, que pertence a Google desde
2003, contendo material didático com informações educativas. A linguagem é de
fácil assimilação do público alvo, criando uma atmosfera adequada de ensinoaprendizagem.

Figura 9 – Página de apresentação do blog.

Fonte: elaborada pela autora.

40

O blog, tecnologiaseducacionaisemeducacaonasaude.blogspot.com.br, busca
divulgar ferramentas tecnológicas para o uso do docente e discente em sua prática
pedagógica (ver Figura 10, 11 e 12).
Figura 10 – Publicação no blog sobre Metodologias Ativas e
Tecnologias da Inteligência.

Fonte: elaborada pela autora.

Figura 11 – Publicação no blog sobre o professor frente às
tecnologias digitais.

Fonte: elaborada pela autora.

41

Figura 12 – Publicação no blog sobre habilidades que os professores de
hoje precisam ter.

Fonte: elaborada pela autora.

Como estratégia para divulgação do blog educacional foi enviado convite aos
professores da Famed/Ufal por e-mail e WhatsApp a visitarem e usufruírem do blog.
O link do blog foi inserido nos sites da FAMED e da disciplina TAEPS do Mestrado
Profissional de Ensino na Saúde.

7.

RESULTADOS
O blog foi criado em 19 de agosto de 2016. Até a presente data foram

registradas 349 visualizações (Fig. 13) atingindo até o público francês, como mostra
a Figura 14.
Figura 13 – Estatística da visão geral do blog.

Fonte: elaborada pela autora.

42

Figura 14 – Estatística: visualizações de páginas por país e por
navegador do blog.

Fonte: elaborada pela autora.

As tecnologias educacionais desenvolvem-se rapidamente. Cabe a cada
docente apropriar-se das ferramentas disponíveis e utilizá-las de forma interativa e
cooperativa, no intuito de proporcionar uma aprendizagem mais ativa.
Por fim, o blog educacional atua de forma dinâmica no processo de construção
de novos saberes, os quais combinados com outras mídias e outros recursos
didáticos se constituam uma opção adequada, incentivando o uso das TIC no
processo ensino aprendizagem.

8.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, E; GRANADO, A. Weblogs, Diário de Bordo. Porto Editora, 2004.
CARVALHO, A. A. A. et al. Blogue: uma ferramenta com potencialidades
pedagógicas em diferentes níveis de ensino. In: COLÓQUIO SOBRE
QUESTÕES CURRICULARES, 7., Braga, Portugal, 2006. Actas... Braga: CIED,
2006. p. 635-652. Disponível em:<http://hdl.handle.net/1822/5915>. Acesso em: 22
set. 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo. Paz e Terra, 1996.
MERCADO, L. P .L. TIC em blog na formação docente superior: narrativa de um
formador. Revista EDaPECI, v. 5, nº 5, 2010, p. 113-133. Disponível em
http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/590. Acesso em 22. set. 2016.

43

MIRANDA, N. P. As Tecnologias na Formação Docente na Educação Superior
Presencial. In: Encontro da Linha de Educação Currículo, e Ensino da Universidade
Federal do Ceará, I, 2013, Fortaleza, Anais, Fortaleza: Imprece, 2013, p.320-324.
VALENTE, C. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das
novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007

5.

CONSIDERAÇÕES FINAIS DO TRABALHO ACADÊMICO
Este trabalho possibilitou conhecer como os docentes do curso de Medicina da

UFAL utilizam as TIC na sua prática pedagógica. Percebeu-se que os mesmos
conhecem e utilizam as TIC no processo ensino aprendizagem. As tecnologias estão
inseridas em suas práticas diárias e são compreendidas como ferramentas
pedagógicas de suma importância no âmbito educacional.
Os docentes da FAMED, nesse estudo, apontaram as TIC como ferramentas
importantes para suas práticas pedagógicas. Pois, auxiliam, favorecem e contribuem
para o processo ensino aprendizagem. Levando em consideração as colocações
acima, sugere-se que a FAMED disponibilize cursos de formação continuada para a
utilização das TIC, atendendo, assim, as solicitações dos docentes participantes
dessa pesquisa.
Diante da necessidade de proporcionar ambientes de troca de saberes,
experiências e aprendizagens que incentivem o uso das TIC, foi elaborado um
produto educacional de intervenção, do tipo blog, disponível no seguinte link:
tecnologiasdigitaisnaeducaçãoemsaude.blogspot.com,

onde

o

mesmo

oferece

alternativas interativas e disponibiliza ferramentas tecnológicas para o uso dos
docentes e discentes na prática pedagógica diária.

44

REFERÊNCIAS GERAIS

AGUIAR, E. V. B. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. Vértices,
Campos dos Goytacazes/RJ, vol. 10, n. 1/3, p. 63-72, jan/dez. 2008.
ALMEIDA, F. J. ; ALMEIDA, M. E. B. Avaliação em meio digital: novos espaços e
outros tempos. In: Fernando José de Almeida. Avaliação educacional em debate:
experiências no Brasil e na França. São Paulo: Cortez; Editora da PUC-SP – Educ,
2005.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias
convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
ALVES, L.; NOVA, C. Educação a Distância: Uma Nova Concepção de
Aprendizagem e Interatividade. São Paulo, Futura, 2003.
ASSMANN. H. Curiosidade e prazer de aprender – o papel da curiosidade na
aprendizagem criativa. Petrópolis, Vozes, 2004.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva
Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BARBOSA, E; GRANADO, A. Weblogs, Diário de Bordo. Porto Editora, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3ª ed. Lisboa: Edições 70; 2004.
BEHRENS, M.A. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: M.T.
MASETTO (org), Docência na Universidade, 5ª Ed., Campinas. SP, Papirus, vol.1,
p.57-68, 2004.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2001.
BERTAGNOLLI, S. de C. et al. Formação docente aliada aos novos recursos das TICs.
Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 1-10, dez. 2009.
BERTONCELLO, L. A utilização das TIC e sua contribuição na educação
superior: uma visão a partir do discurso docente da área de letras. 2010.
Disponível em:
<http://reposital.cuaed.unam.mx:8080/jspui/handle/123456789/1931>. Acesso em:
08 nov. 2016.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais
para os Cursos de Graduação, com fundamento no Parecer Sesu [2004]. Disponível
em: http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz.shtm .
CARVALHO, A. A. A. et al. Blog: uma ferramenta com potencialidades
pedagógicas em diferentes níveis de ensino. In: COLÓQUIO SOBRE
QUESTÕES CURRICULARES, 7., Braga, Portugal, 2006. Actas... Braga: CIED,
2006. p. 635-652. Disponível em:<http://hdl.handle.net/1822/5915>. Acesso em: 22
set. 2016.

45

CONTEÚDOS DIGITAIS, 2016. Módulo 5: nuvem de palavras. Disponível em:<
http://www.uff.br/cdme/lpp/lpp-html/lpp-d-br.html>. Acesso em: nov/2016.
CRUZ, T. Sistemas, organizações e métodos: estudo integrado das novas
tecnologias de informação. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
CURTY, M. G. Busca de informação para desenvolvimento das atividades
acadêmicas pelos médicos docentes da Universidade Estadual de Maringá.
1999. 139f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação) –
Faculdade de Biblioteconomia, PUC – Campinas, Campinas, 1999.
DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas. São Paulo:
Prentice Hall, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo. Paz e Terra, 1996.
KARSENTI, T., CHARLIN, B. Information and Communication Technologies (ICT) in
Medical Education and Practice: The major challenges. Revue Internationale des
technologies en pédagogie universitaire, Canadá, v. 5, n. 2, p. 68-81, 2008.
MASETTO, M. T. O Professor na hora da verdade. São Paulo: Avercamp, 2010.
MERCADO, L.P.L. TIC em blog na formação docente superior: narrativa de um
formador. Revista EDaPECI, v. 5, nº 5, 2010, p. 113-133. Disponível em
http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/590. Acesso em 22. set. 2016.
MERCADO; L.P.L. et al. Internet e suas interfaces na formação para docência
online. In: SILVA, Marco. (Org.). Formação de professores para docência online.
São Paulo: Edições Loyola, 2012.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação
Superior. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1
5874&Itemid. Acesso em: 29 jul. 2016.
MIRANDA, N.P. As Tecnologias na Formação Docente na Educação Superior
Presencial. In: Encontro da Linha de Educação Currículo, e Ensino da Universidade
Federal do Ceará, I, 2013, Fortaleza, Anais, Fortaleza: Imprece, 2013, p.320-324.
MORENO, L.R.; PITTAMIGLIO, S.E.L.; FURUSATO, M.A. Lista de discussão como
estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde. Interface,
Botucatu, v. 12, n. 27, p. 883-892, out./dez. 2008.
PACIEVITCH, T. Tecnologia da Informação e Comunicação. Disponível em:
[http: www.infoescola.com] 2010. Acesso em: maio2016.

46

PIÑOL, S.T. Pesquisa nota 10: métodos e técnicas de pesquisas sociais na prática.
Rondonópolis: FAIR-UNIR, 2011.
PONTE, J. P. As novas tecnologias da informação e a formação de professores.
Noesis, n. 13, p. 22-24, 1990.
RAMAL, A. C. Ler e Escrever na cultura digital. Revista Pátio, ano 4, nº14. p.89118, 2000.
Resolução CNE-CES 3-2014. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de junho de 2014
– Seção 1 – pp. 8-11. [citado 27 de julho de 2015].
REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva
construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 75-98,
2008.
SABATTINI, R. M.E. Instituto Edumed para a educação, medicina e saúde.
Núcleo de Informática Biomédica (2010). Disponível em:
<http://www.sabbatini.com/renato/papers/e-saude.pdf, capítulo 7.2 e-saude>. Acesso
em: 17 maio de 2013.
SANTOS, E. M. Aprisionamento tecnológico: novos desafios da gestão das
estratégias organizacionais na era da informação. Caderno de Pesquisas em
Administração, São Paulo, v.8, n.1, p.61-67, jan./mar, 2001.
SATHLER, Luciano. Como Lidar com as Novas Tecnologias da Informação? Revista
Mundo Jovem, Porto Alegre. Ano XLIV, n. 370, p. 18 -19 set, 2006.
SILVA, J. B. C. e; SCHNEIDER, E.J.. Aspectos Socioafetivos do Processo de Ensino
e Aprendizagem. Revista de divulgação técnico‐científica do ICPG, Vol. 3, n. 11,
p. 83 – 87, jul. – dez. 2007.
TAKAHASHI, T. (Org.) Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília:
Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Disponível em:
<www.mct.gov.br/index.php/content/view/18878.html>.
UNESCO-BRASIL – Comunicação e Informação - Tecnologias para a Educação.
Disponível em
http//www.unesco.org.br/areas/ci/areastematicas/ticsparaeducacao/index_html/mostr
a_documento Acesso em 14 de out. 2016.
VALENTE, C. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das
novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007
VILAR G. Processos Colaborativos e Tecnologias da Informação aplicados ao
ensino de medicina. Revista Digital da CVA, v.2, n. 7 – maio, 2004.
YIN, R. K. Estudo de caso – planejamento e métodos. (2Ed.). Porto Alegre:
Bookman. 2001.

47

ANEXO

QUESTIONÁRIO: O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO (TIC) NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA
FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.
GÊNERO – Feminino ( )

Masculino (

)

FAIXA ETÁRIA:
FORMAÇÃO: GRADUAÇÃO ( ) ESPECIALIZAÇÃO (
DOUTORADO ( )
ATUAÇÃO DOCENTE: GRADUAÇÃO ( )
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.

) MESTRADO ( )

PÓS GRADUAÇÃO: ( )

O que são as TICS?
Cite as principais TICs que você conhece.
Fale sobre as TICs que você utiliza na sua prática docente.
Qual a importância das TICs em sua prática docente?
Como você percebe a introdução das TICs no processo ensino aprendizagem?
Participou de alguma formação para utilizar as TICs em sua prática docente?
Você se considera capacitado para utilizar as TICs na sua prática docente?
Quais motivos o (a) levou a utilizar as TICs na área de educação?
Como você percebe o discente na atualidade frente às TICs?
Você se considera adaptado(a) às TICs na área da educação?
As TICs contribuem para a sua prática docente?