EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL - 2017.1

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EDITAL PARA SELECAO DE ALUNO ESPECIAL 2017.1.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL – 2017.1
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE

A Universidade Federal de Alagoas, em conformidade com o Regimento Stricto Sensu
da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e a Coordenação do Programa de PósGraduação em Ensino na Saúde tornam público, para conhecimento, o processo de
seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas como aluno especial do
referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.
I - DA INSCRIÇÃO
1. As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas como aluno especial do
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da UFAL
estarão abertas entre os dias 06 e 07 março de 2017, das 9h às 13h, na Secretaria do
NEMED, no prédio da FAMED, no Campus A.C. Simões, Tabuleiro – Maceió-AL.
2. Os interessados em cursar disciplinas, como aluno especial do Curso de Mestrado em
Ensino na Saúde, poderão solicitar apenas uma disciplina no primeiro semestre de
2017.
3. A inscrição deverá ser feita na Secretaria do PPGES mediante preenchimento da ficha
de inscrição (anexo 1) e apresentação da documentação.
4. Documentos necessários para inscrição (originais e cópias):
 Diploma ou Certidão de Graduação (Curso reconhecido pelo MEC);
 Identidade;
 CPF;
 Curriculum Lattes com comprovação (originais e cópias para autenticar);
 Carta de intenção (máximo com duas páginas, digitadas em espaço dois, fonte
Times New Roman, corpo 12, papel A4, margens 2,5 cm), na qual apresentará
os motivos pelos quais se interessa em cursar a(s) disciplina(s). Podem ser
anexados documentos que comprovem o(s) motivo(s) exposto(s) na carta de
intenções.
5. Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Curso
poderão se inscrever, enviando toda a documentação e a ficha de inscrição preenchida,
via Correio (Sedex), desde que seja respeitada a data limite de postagem de 07 de março
de 2017, ou se fazer representar por outra pessoa devidamente autorizada por
procuração. Não serão aceitas as inscrições enviadas após essa data.

6. Maiores informações podem ser obtidas na secretaria do NEMED. Fone: (82) 32141857.
OBS. 1: Os candidatos não aprovados na Seleção de Aluno Especial poderão solicitar a
devolução de seus documentos em até 30 dias após o resultado da seleção.

II - DA SELEÇÃO
1- O Colegiado do Curso no ato da seleção dará prioridade a:
 Candidatos habilitados no mestrado, mas não aprovados;
 Motivos apresentados na carta de intenções e as ações profissionais do candidato
frente aos objetivos do mestrado, estas últimas observadas através do currículo.
2- O resultado será divulgado no dia 14 de março de 2017.
3- Os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail, telefone e/ou através
da na página da FAMED (www.famed.ufal.br).
III - DA MATRÍCULA
A matrícula será realizada no dia 16 de março, das 9h às 13h, na Secretaria do NEMED,
no prédio da FAMED, no Campus A.C. Simões, Tabuleiro – Maceió - AL.
IV - DAS VAGAS
As vagas estão assim disponibilizadas:
Disciplina

Vagas

Horário

Bases Teóricas do
Processo do Ensino e
Aprendizagem
na
Saúde
Raça,
Racismo
Institucional, Ensino
e Práticas na Saúde
Humanização
na
Saúde

15

Quinta-feira
13h ás 17h

CH/Créditos

Coordenador (a)

Inicio

Local

45h/3cr

Lucy Vieira

23
de
março de
2017

FAMED
Sala
do
Mestrado

20

Quinta-feira das
8h ás 12h

45h/3cr

Jorge Riscado

10

Sextas-feiras das
8h ás 12h

45h/3cr

Sérgio Seiji Aragaki

23
de
março de
2017
24
de
março
2017

FAMED
Sala 24
(Auditório)
FAMED
Sala
do
Mestrado

Práticas de EnsinoAprendizagem
e
Inovações
Metodológicas

15

Quinta-feira
13h ás 17h

15h/1cr

Rosana Vilela

06
de
abril de
2017

FAMED
Sala 32
(Auditório)

das

das

V - DISCIPLINAS OFERTADAS (poderá cursar apenas uma)
Disciplina: Bases Teóricas do Processo do Ensino e Aprendizagem na Saúde
Ementa
Concepções, determinantes e constituintes dos processos de aprendizagem, ensino e
formação a partir da perspectiva psicológica. A abordagem histórico-cultural e suas
contribuições para a compreensão do aprender, ensinar e formar. Aprendizagem de
Adultos.
Disciplina: Raça, Racismo Institucional, Ensino e Práticas na Saúde
Ementa
Teorias Raciológicas, Evolucionismo e Escola de Medicina no Brasil. Correntes de Pensamento,
Epistemológicas que embasam a pesquisa em Racismo e Racismo Institucional no Ensino da
Saúde. Saúde e Raça.

Disciplina: Humanização na Saúde
Ementa
Polissemia do conceito e das práticas de humanização na saúde. Formação em Humanização da
Saúde. Humanização da formação em saúde. Política Nacional de Humanização do SUS.

Disciplina: Práticas de Ensino-Aprendizagem e Inovações Metodológicas
Ementa
Estratégias de Ensino: funções e importância, limites e possibilidades. Metodologias
ativas de ensino-aprendizagem: Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) e Estações
de Trabalho.

VI - DISPOSIÇÕES FINAIS
a) A inscrição neste processo de seleção implica a aceitação plena de todos os termos
emitidos nesse Edital.
b) Os interessados que tiverem sua solicitação deferida e não comparecerem no dia
estipulado para matrícula, não poderão fazê-la em outra data.
c) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso em Ensino na Saúde.
d) O que não estiver previsto neste Edital segue o Regimento dos Cursos Stricto Sensu
da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Regimento Geral da Universidade
Federal de Alagoas.
Maceió, 15 de fevereiro de 2017.

Maria de Lourdes Fonseca Vieira
Coordenadora do MPES

Anexo 1
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL MPES/FAMED/UFAL

NOME COMPLETO:
SEXO:
MASCULINO
x FEMININO
DATA DE NASCIMENTO NATURALIDADE

CPF:
Pai:

NACIONALIDADE

RG:
Mãe:

EXPEDIÇÃO:

CIDADE:
CELULAR:

ESTADO:
E-mail:

ENDEREÇO:
CEP:
TELEFONE:

APRESENTA NECESSIDADE ESPECIAL?
Sim
Não
Qual? ---FORMAÇÃO ACADÊMICA:

ATUAÇÃO:

DISCIPLINA:

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DA DISCIPLINA:

PARECER PROFESSOR:

Selecionado: Sim

Não

Maceió, _______, ____________ de _________.
_____________________________

___________________________

Assinatura do Aluno

Coordenador MPES

Anexo 2
CRITÉRIOS DE ANÁLISE DO CURRÍCULO
OBS. Somente serão computados títulos devidamente comprovados e relacionados com as atividades
listadas abaixo
I – Títulos Decorrentes de Atividades Acadêmicos  Peso 2,0 (dois)
Tipo
1. Graduação
Participação como estudante bolsista ou colaborador em
programas oficiais (Monitoria, Iniciação Científica, Extensão em
1.1
programas de integração Ensino-Serviço-Comunidade ou Iniciação
Tecnológica) - (5 pontos por ano)

Máximo
10

Atribuição
100%

10

20 (mestrado) 20(doutorado)
Curso de Especialização em ensino na saúde ou áreas correlatas 10
(docência em ensino superior, saúde pública), com duração mínima
de
360
horas
de
aproveitamento,
devidamente
registrado/reconhecido – (10 pontos)
Curso de Especialização em outras áreas – 5 pontos
5
Outros Cursos de Extensão em ensino na saúde devidamente 5
comprovados mínimo de 40 horas e máximo de 360 horas
(1 ponto por curso).
máximo total 30

2. Pós-Graduação
2.1

2.2
2.3

100%

II – Títulos Decorrentes de Atividades Didáticas e Profissionais - Peso 4 (quatro)
Tipo
Máximo
1. Atividade didática
20,0
Exercício de Magistério Superior, inclusive supervisão de
1.1
estágio ou preceptoria – 2,0/ano completo
10,0
1.2
1.3

1.4
1.5

Exercício de Magistério de Ensino Médio e/ou Fundamental – 3,0
1,0 ponto/ano completo
Exercício de cargo ou função de Coordenação de Curso ou 4,0
gestão voltadas para atividade de ensino – 1,0 ponto/ano
completo.
Orientação e Coorientação de Dissertação de Mestrado – 0,5 2,0
pontos/orientação
Orientação e Coorientação de Monografias de Graduação, IC, 1,0
Especialização e/ou TCC – 0,2 pontos/orientação.
MÁXIMO TOTAL
20,0

2. Atividade Profissional (exceto atividades didáticas computadas no item
anterior)
Tempo de exercício profissional diretamente relacionado com
2.1
a área de concentração (contexto SUS) – 1,0 ponto/ano.
2.2
Tempo de participação em projetos programas envolvendo
ensino na saúde (Pró-Saúde, PET-Saúde, Telemedicina, VERSUS etc..) – 1,0 ponto/ano.
2.3
Exercício de Cargo ou Função de Coordenação, Chefia,
Orientação
ou
Diretoria
em
atividades
Técnicas/Administrativas no serviço de saúde em contexto
SUS– 1,0 ponto/ano.
MÁXIMO TOTAL

12,0
5,0
3,0
4,0

12,0

Atribuição

III – Títulos Decorrentes de Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural – Peso 4 (quatro)
Considerar apenas os últimos cinco anos.
Tipo
1.1
1.2
1.3

Livros Publicados – 10 pontos/livro
Capítulo de livro - 05 pontos capítulo
Artigo ou capítulo de Livros Publicados em Revistas ou Periódicos
de reconhecido valor científico, técnico ou cultural na área
interdisciplinar, conforme Qualis Ensino:
A1 ou A2: 5 pontos
B1 ou B2: 4 pontos
B3 ou B4: 3 pontos
B5: 02 pontos
Abaixo de B5: 1 ponto
Elaboração de material educativo ou instrucional
1.4
Trabalhos Completos Publicados em Anais de Congresso ou
Similares – mínimo de 2 (duas) páginas:
– Circulação Internacional – 3 pontos/publicação
- Circulação Nacional – 2 pontos/publicação
1.5
Comunicações em Congressos, Simpósios ou Similares (Resumos):
3.5.1 – Comunicações Internacional e Nacional na área de ensino e/ou
gestão na saúde– 0,5 pontos /comunicação.
Não serão computados comunicações idênticas em congressos
distintos (identificados por conteúdos/títulos idênticos).
TOTAL

Máximo
10
10
10

Atribuição

5

3

Máximo 38,0

QUADRO GERAL
Indicador
I – Títulos Decorrentes de Atividades
Acadêmicos
1. Graduação
2. Pós-Graduação
II – Títulos Decorrentes de Atividades
Didáticas e Profissionais
1. Atividade didática
2. Atividade Profissional (exceto atividades
didáticas computadas no item anterior)
III – Títulos Decorrentes de Produção
Científica, Artística, Técnica e Cultural
TOTAL

Critério
Peso 2

Máximo
30

Peso 4

10
20
32
20
12

Peso 4

38

10

100

Anexo 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE MEDICINA
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE
Disciplinas Eletivas 2017.1

Data
23/03
quinta
24/03
sexta

Hora
8-12
13-17
8-12
13-17
8-12

06/04
quinta

13-17
13-17

07/04
sexta

8-12
13-17
8-12

20/04
quinta

13-17
13-17

21/04

Feriado
8-12

04/05
quinta

13-17
13-17

05/05
sexta

8-12
13-17
8-12

18/05
quinta

13-17
13-17

19/05
sexta

8-12
13-17

MARÇO 2017
Disciplina
Raça, Racismo Institucional, Ensino e Práticas
na Saúde
Bases Teóricas do Ensino Aprendizagem
Humanização na Saúde
ABRIL 2017
Raça, Racismo Institucional, Ensino e Práticas
na Saúde
Bases Teóricas do Ensino Aprendizagem
Práticas de Ensino Aprendizagem e Inovações
Metodológicas I
Humanização na Saúde
Bases Teóricas do Ensino Aprendizagem
Raça, Racismo Institucional, Ensino e Práticas
na Saúde
Bases Teóricas do Ensino Aprendizagem
Práticas de Ensino Aprendizagem e Inovações
Metodológicas I
MAIO 2017
Raça, Racismo Institucional, Ensino e Práticas
na Saúde
Bases Teóricas do Ensino Aprendizagem
Práticas de Ensino Aprendizagem e Inovações
Metodológicas I
Humanização na Saúde
Bases Teóricas do Ensino Aprendizagem
Raça, Racismo Institucional, Ensino e Práticas
na Saúde
Bases Teóricas do Ensino Aprendizagem
Práticas de Ensino Aprendizagem e Inovações
Metodológicas I
Humanização na Saúde
Humanização na Saúde
JUNHO 2017

Coordenador
Jorge Riscado
Lucy Vieira Lima
Sérgio Aragaki

Jorge Riscado
Lucy Vieira Lima
Rosana Vilela
Sérgio Aragaki
Lucy Vieira Lima
Jorge Riscado
Lucy Vieira Lima
Rosana Vilela

Jorge Riscado
Lucy Vieira Lima
Rosana Vilela
Sérgio Aragaki
Lucy Vieira Lima
Jorge Riscado
Lucy Vieira Lima
Rosana Vilela
Sérgio Aragaki
Sérgio Aragaki

Sala

8-12
01/06
quinta

02/06
sexta
15/06
16/06
sexta
20/07
quinta
21/07
sexta
27/07
quinta
28/07
sexta

13-17
13-17

Raça, Racismo Institucional, Ensino e Práticas
na Saúde
Bases Teóricas do Ensino Aprendizagem
Práticas de Ensino Aprendizagem e Inovações
Metodológicas I
Humanização na Saúde
Bases Teóricas do Ensino Aprendizagem

8-12
13-17
Feriado
8-12 Humanização na Saúde

8-12
13-17
8-12
13-17
8-12
13-17
8-12
13-17

JULHO 2017
Raça, Racismo Institucional, Ensino e Práticas
na Saúde
Bases Teóricas do Ensino Aprendizagem
Humanização na Saúde
Humanização na Saúde
Raça, Racismo Institucional, Ensino e Práticas
na Saúde
Bases Teóricas do Ensino Aprendizagem
Humanização na Saúde
Humanização na Saúde

Profa Maria de Lourdes Fonseca Vieira
Coordenadora do MPES/FAMED/UFAL

Jorge Riscado
Lucy Vieira Lima
Rosana Vilela
Sérgio Aragaki
Lucy Vieira Lima
Sérgio Aragaki

Jorge Riscado
Lucy Vieira Lima
Sérgio Aragaki
Sérgio Aragaki
Jorge Riscado
Lucy Vieira Lima
Sérgio Aragaki
Sérgio Aragaki