INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO ONLINE DOS EGRESSOS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE DA FAMED/UFAL - DESENVOLVIDO POR GRAZIELLE RODRIGUES DE CARVALHO NASCIMENTO
Produto Educacional.pdf
Documento PDF (1.1MB)
Documento PDF (1.1MB)
3 PRODUTO: INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO ONLINE DOS EGRESSOS
DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE DA FAMED/UFAL
3 PRODUCT: INSTRUMENT FOR ONLINE ACCOMPANYING OF THE
EXCHANGES OF THE PROFESSIONAL HEAD OF TEACHING IN FAMILY / UFAL
HEALTH
3.1 Público-Alvo
Egressos do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da FAMED/UFAL.
3.2 Introdução
Utilizado no critério de avaliação o acompanhamento do desenvolvimento profissional
e intelectual do egresso, durante pelo menos 05 (cinco anos), é essencial para a avaliação
positiva do Mestrado (BRASIL, 2016).
Desta forma, foi desenvolvido um instrumento de acompanhamento do egresso, em
formato eletrônico, sendo abrigado em um website. Este foi desenvolvido no site Wix.com, que
é uma plataforma online de criação e edição de sites, gratuita, que permite aos usuários criarem
sites em HTML e sites Mobile. O Wix.com oferece aos usuários da web a possibilidade de
criação de sites, independentemente de conhecimento prévio em programação ou design. A
plataforma disponibiliza inúmeros templates de sites – modelos de website a ser seguido com
uma estrutura predefinida que facilita o desenvolvimento e criação do conteúdo a partir de algo
construído a priori – que são fáceis de personalizar, e um construtor de sites HTML com
sistema de arrastar-e-soltar que permite a personalização da página criada. Além disso,
possibilita a hospedagem gratuita do site desenvolvido, criando um endereço na internet de fácil
visualização nas páginas de buscas (WIX, 2018).
Ao criar a página, pensou-se em acesso rápido do instrumento pelo egresso e na
agregação de links que possibilitassem o preenchimento deste em caso de esquecimento pelo
usuário, tais como o RIUFAL e Plataforma Lattes. Também foram acrescentadas no site as
produções técnicas dos egressos disponíveis da web, fotos das diversas turmas e produtos
educacionais desenvolvidos.
Para Rocha e Campos (2008), um website, para atender às necessidades de seus
usuários, deve ter uma utilidade longa e produtiva possibilitando o alcance de determinados
objetivos: a) confiabilidade conceitual, para que o produto satisfaça às necessidades e requisitos
que motivaram sua construção; b) confiabilidade da representação, ao se referir às
características de representação do produto que afetam sua compreensão e manipulação; e
“utilizabilidade”, objetivando a determinação da conveniência e a viabilidade de utilização do
produto ao longo de sua vida útil.
Sendo assim, o website criado para abrigar o formulário, possibilitará que o
PPES/UFAL acompanhe o desenvolvimento do egresso de forma objetiva e prática,
contribuindo, assim, para o preenchimento de informações do egresso na Plataforma Sucupira.
3.3 Objetivos
3.3.1 Objetivo Geral:
Propor
um
instrumento
de
acompanhamento
on-line
dos
egressos
do
MPES/FAMED/UFAL.
3.4 Metodologia
Foi
desenvolvido
o
website
“Portal
do
Egresso”
de
endereço
“https://mpesfamed1.wixsite.com/egresso”, que hospeda o instrumento de acompanhamento do
egresso. O referido website foi elaborado com layout que possibilitasse o acesso em telefones
celulares e em computadores, sem perder a sua funcionalidade. Após a elaboração, o
instrumento de coleta e o website, foram apresentados no dia dez de dezembro de dois mil e
dezoito ao Conselho do MPES o qual foi apreciado e aprovado.
Para a elaboração da página, foi preciso a criação de um endereço de e-mail do Gmail
que possibilitou o cadastramento na plataforma do Wix. Após o cadastramento e acesso à
plataforma, houve a escolha de um template que traduzisse os objetivos almejados na
elaboração do produto de intervenção, e que, posteriormente, foi personalizado conforme a
necessidade.
Na página inicial, Figura 1, é possível observar 04 (quatro) menus: Formulário, e links
para o redirecionamento às páginas do RIUFAL, da Plataforma Lattes e do Portal de Periódicos
CAPES.
Figura 1. Tela inicial do website Portal do Egresso.
Na mesma página, Figura 2, também são encontrados menus referentes ao MPES social
que contém fotos das turmas do mestrado; a Produção Técnica dos Egressos disponíveis na
web; 05 (cinco) links correspondentes a produtos educacionais e 01 (um) que dá acesso aos
Cordéis elaborados pelos discentes do mestrado.
Figura 2. Website Portal do Egresso.
Para a elaboração do instrumento de acompanhamento do egresso, no site aparece como
menu Formulário, utilizou-se um aplicativo da própria plataforma Wix denominado Form
Builder, que é acessado através do menu Wix App Market na categoria Formulários
disponibilizado no editor do site (Figura 3).
Figura 3. Categoria Formulário do menu Wix App Market.
Ao acessar o Form Builder, criou-se o formulário, Figura 4, contendo perguntas
relevantes para o acompanhamento do egresso, seguindo os critérios de avaliação descritos pela
CAPES. O formulário possui 10 (dez) campos de preenchimento, a saber: 1) Nome; 2)
Orientador e Coorientador; 3) Título da dissertação; 4) Ano da defesa; 5) Título do produto; 6)
Local ou organização que foi desenvolvido o produto de intervenção; 7) Desdobramento do
produto de intervenção; 8)Publicações realizadas durante e após a conclusão do Mestrado; 9)
Participação ou organização em eventos, simpósios e afins; e 10) Informações relevantes ao
MPES/UFAL referentes às conquistas profissionais após a integralização do Mestrado.
É importante ressaltar, que os 07 (sete) primeiros campos supracitados são de
preenchimento obrigatório, ou seja, caso não haja preenchimento o formulário não será
encaminhado ao MPES. Após finalizar e enviar o formulário aparecerá uma mensagem
confirmando o envio ao MPES e uma ressalva quanto à importância da atualização do Currículo
Lattes (Figura 5).
Figura 4. Instrumento de acompanhamento do Egresso.
Figura 5. Página de Agradecimento.
Após o preenchimento e envio do formulário, os dados serão enviados automaticamente
para a caixa de entrada do Gmail, Figura 6, utilizado no cadastro da plataforma WIX e,
posteriormente, serão utilizados segundo a demanda do MPES.
Figura 6. Formulário preenchido enviado ao Gmail.
A versão para Mobile, Figuras 7 e 8, o site possui as mesmas funcionalidades descritas
na versão para computador citadas anteriormente.
Figura 7. Website Portal do Egresso para Mobile.
Figura 8. Website Portal do Egresso para Mobile.
3.5 Resultados Esperados
Espera-se que com o formulário online o acompanhamento do egresso seja mais
eficiente, uma vez que seu preenchimento é mais fácil quando comparado ao do Currículo
Lattes, assim, melhorando a coleta de dados pela coordenação do MPES.
Como possui a versão para mobile, espera-se que o acesso pelos egressos ocorra de
maneira mais ativa, facilitando a transferência de informações relevantes ao MPES
contribuindo para a avaliação positiva do Programa pela CAPES.
3.6 Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES). Diretoria de Avaliação (DAV). Documento de Área- Ensino. Brasília,
DF, 2016. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-deapoio/documentos-de-area>. Acesso em: 20 nov. 2018.
COMO CRIAR UM SITE DO SEU JEITO. WIX. Disponível em: < https://pt.wix.com/>.
Acesso em: 20 nov. 2018.
ROCHA, A. R.; DE CAMPOS, G. H. B. Avaliação da qualidade de software educacional. Em
Aberto, Brasília, v. 12, n. 57, 2008.
