Estudante de doutorado da Ufal realiza pesquisas em universidade da Argentina - posted Wednesday 2nd

Fonte: ufal.br

Por Manuella Soares - jornalista
19/10/2022 13h37 - Atualizado em 21/10/2022 s 10h59


Trabalho vai investigar o comportamento suicida em um modelo animal


Ter a oportunidade de uma colaborao cientfica internacional o sonho de muitos estudantes pesquisadores. Dedicada a um projeto pelo doutorado no Programa de Ps-Graduao em Cincias da Sade (PPGCS) da Ufal, a chance chegou para Ellyda Costa, que at o ms de novembro vai desenvolver atividades no Laboratrio de Cronobiologia da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), na Argentina.

Estou muito feliz pela oportunidade, est sendo uma experincia nica para expandir meu conhecimento como pesquisadora ao mesmo tempo que desfruto do privilgio de conviver com outra cultura e idioma, destacou Ellyda.

As atividades esto relacionadas com o projeto de pesquisa aprovado em Edital Universal do CNPq, que custeou passagens e outras despesas, e coordenado pelo orientador de Ellyda no doutorado, o professor Tiago Andrade.

Esse tipo de intercmbio fundamental para o desenvolvimento da pesquisa local e para uma formao mais qualificada de novos pesquisadores. A experincia internacional em um Laboratrio de referncia na rea ir potencializar o doutoramento de Ellyda, no apenas na sua qualificao tcnica, mas tambm na sua percepo crtica do fazer Cincia no Brasil e no mundo, reforou Andrade.

Conhea mais sobre o Laboratrio de Cronobiologia da UNQ.

Pesquisa internacional e incentivo

O projeto coordenado pelo professor Tiago no Centro de Medicina Circadiano da Ufal conta com a colaborao dos pesquisadores Patrcia Agostino, Juan Chiesa e Diego Golombek, da UNQ. Essa parceria viabilizou a visita tcnica da estudante no pas vizinho. 

Intitulada Ritmo circadiano, tomada de deciso e perfil transcriptmico do crtex pr-frontal de camundongos expostos ao aumento gradual de fotoperodo, a pesquisa pretende investigar alteraes comportamentais e possveis mecanismos neurobiolgicos associados com a sazonalidade do comportamento suicida em um modelo animal.

Estamos reproduzindo nosso protocolo de transio de fotoperodo e investigando quais so os efeitos ocasionados no comportamento associado motivao por recompensa atravs de testes comportamentais e prticas moleculares, explicou Ellyda.

A doutoranda conta que tem sido um perodo bastante proveitoso. Desde o ms passado ela embarcou para a Argentina e disse que foi bem recebida por professores e ps-graduandos da UNQ. Essa parceria se configura como uma tima oportunidade para a internacionalizao e ampliao das pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Medicina Circadiano, contribuindo tambm para o desenvolvimento da cincia em nossa Universidade e pas, destacou.

Entusiasmado com os resultados que possam surgir desse intercmbio, o professor ressalta a importncia do incentivo s pesquisas acadmicas: Precisamos garantir os recursos necessrios para as universidades e aumentar os investimentos em pesquisa, para que outros estudantes de graduao e ps-graduao, a exemplo de Ellyda, possam tambm ter essa vivncia internacional. 


← Back