2- Considerações sobre Classificação de Periódicos

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DOCUMENTO CRITÉRIOS PERIODICOS ENSINO 2016.pdf
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                    Ministério da Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Diretoria de Avaliação
[46.ensi@capes.gov.br]

Considerações sobre Classificação de
Periódicos
Área de Ensino

Coordenadora da Área: Tania Cremonini de Araújo-Jorge
Coordenador Adjunto: Marcelo de Carvalho Borba
Coordenadora Adjunta de Mestrado Profissional: Hilda Helena Sovierzoski

2016

Ministério da Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Diretoria de Avaliação
[46.ensi@capes.gov.br]

Considerações sobre classificação de Periódicos, critérios para a estratificação e uso
dos mesmos na avaliação.

O Qualis-Periódicos é baseado nas informações fornecidas pelos programas da Área na
Plataforma Sucupira, ano a ano. Dessa forma forma-se uma relação de periódicos, onde são
incluídos aqueles nos quais os docentes e discentes dos programas divulgaram seus resultados
e informaram na plataforma, durante o período avaliado, numa listagem na qual a comissão de
classificação ou a coordenação de Área não interferem. A lista reflete exatamente onde os
docentes da Área publicaram os resultados de suas pesquisas nos anos do período de avaliação
vigente. O conjunto de registros no triênio 2013-2015 foi classificado em estratos de qualidade,
desde A1, o mais elevado, a A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, este último com peso zero. O processo
será repetido em 2017, para consolidar os registros de 2013-2016, que serão referência para a
avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação da Área. Ao final do processo de
avaliação quadrienal, os indicadores de produtividade intelectual serão gerados, tanto em
números absolutos quanto em números relativos aos pontos que a Área atribui a cada estrato.
No caso da Área de Ensino, essa pontuação corresponde a: A1=100 pontos; A2=85, B1=70,
B2=55, B3=40, B4=25, B5=10 e C=0.
Critérios: os atuais critérios de classificação de periódicos na Área de Ensino foram adotados
em 2012 e usados para a avaliação trienal em 2013, após aprovação no 1º Seminário de
Acompanhamento da Área (novembro de 2011). As referências de vínculos adotados pelo CTCES da Capes foram respeitadas (estrato A1 < que A2; estratos A1+A2 = no máximo 25% dos
periódicos no Qualis; estratos A1+A2+B1 = no máximo 50% dos periódicos no Qualis;
B2+B3+B4+B5 = 50% ou mais dos periódicos). Foi considerado um sistema misto que utiliza
indexação dos periódicos, internacional (Web of Science – WoS e/ou Scopus1e outras bases
internacionais, ibero-americano (SciELO2), e outras bases internacionais acessíveis no Portal de
Periódicos CAPES, bem como o escopo dos periódicos, com maior valorização daqueles com
algum grau de especificidade para a Área de Ensino. Houve uma atualização em 2014, outra em
2015 e uma terceira em 2016. Foram utilizados os critérios já descritos no documento de Área
2013 e no relatório Qualis 2015. Dez revistas especializadas da Área e indexadas no SciELO
foram incluídas no estrato A1. Um critério adicional foi usado para discriminar periódicos A2 e
B1: ter índice e mediana h5 nas métricas do Google Scholar 3, índice já adotado por outras áreas
da CAPES. O índice h5 é o indexador h dos artigos publicados nos últimos cinco anos passados.
Trata-se do maior número h de uma publicação, em que h artigos publicados de 2011 a 2015
tenham sido citados no mínimo h vezes cada. A mediana h5 de uma publicação consiste na
média de citações para os artigos que compõem seu índice h5. A esse critério foi adicionado um
outro: a indexação na base SciELO de periódicos especializados e de uso bastante frequente na
Área, com informação no mínimo por sete programas de pós-graduação da Área. No caso de
revistas da Educação Matemática, não foi necessário o uso da classificação realizada no ERIH

1

(http://www-scopuscom.ez68.periodicos.capes.gov.br/source/sourceInfo.url?sourceId=8000153130&origin=sbrowse)
2
http://www.scielo.org/
3
https://scholar.google.com.br/citations?view_op=top_venues&hl=pt-BR

1

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Int 1 ou Int 2 ou Nat, cuja última atualização havia sido feita em 2011. Nenhuma indução foi feita
e os critérios foram utilizados plenamente.

Os estratos foram assim definidos:
Estrato
A1
A2

B1

B2

B3

B4

B5

C

NPC

Definição dos periódicos científicos
Especializados em Ensino/Educação(*) indexados nas bases ISI, Scopus ou
SciELO;
Especializados em Ensino/Educação(*) indexados no Google Scholar e com
índice e mediana h5; e/ou
Multidisciplinares indexados nas bases ISI ou Scopus;
Especializados em Ensino/Educação(*) indexados em ao menos uma outra base
entre ERIC, DOAJ e Latindex;
Multidisciplinares indexados no SciELO;
Disciplinares afins com Ensino (**) indexados nas bases ISI ou Scopus;
Especializados em Ensino/Educação(*) acessíveis no Google ou no portal de
periódicos CAPES ; e/ou
Multidisciplinares indexados em ao menos uma outra base entre ERIC, DOAJ e
Latindex; e/ou
Disciplinares afins com Ensino (**) indexados no SciELO; e/ou
Disciplinares (***) indexados no ISI ou Scopus com FI > 1,5
Especializados em Ensino/Educação(*) com circulação em escolas; e/ou
Multidisciplinares indexados no Google Scholar e com índice e mediana h5; e/ou
Disciplinares afins com Ensino (**) indexados em ao menos uma outra base entre
ERIC, DOAJ e Latindex; e/ou
Disciplinares (***) indexados no ISI ou Scopus com FI > 1,0
Multidisciplinares com acesso livre no Google ou no portal de periódicos CAPES;
e/ou
Disciplinares afins com Ensino (**) indexados no Google Scholar e com índice e
mediana h5; e/ou
Disciplinares (***) indexados no ISI ou Scopus com FI > 0,5
Multidisciplinares indexados no Google Scholar e com índice e mediana h5; e/ou
Disciplinares afins com Ensino (**) indexados em ao menos uma outra base entre
ERIC, DOAJ e Latindex; e/ou
Disciplinares (***) indexados no ISI ou Scopus com FI < 0,5
Periódicos que não atendem às boas práticas editoriais, tendo como referencial os critérios
disponíveis na COPE (publicationethics.org), e/ou não são indexados, e/ou não atendem
aos critérios da Área para os estratos de A1 a B5.

Veículos que não são periódicos científicos (Anais e outros)

* Revistas Especializadas em pesquisa em ensino de/ educação/ cognição/ aprendizagem,
palavras chave consideradas em português e inglês, e preferencialmente, constantes no título ou
na descrição do escopo do periódico.
** Revistas Especializadas em pesquisa nas Áreas de interface com Ensino, o campo das
Ciências Humanas ou das Ciências Naturais, que publiquem artigos de contribuições destes
campos ao Ensino ou sobre Ensino de conteúdos da Área.
*** Revistas de outros campos disciplinares que publicam resultados de pesquisa de docentes
vinculados aos PPG da Área.

2

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As comissões de classificação, tanto em 2015 como em 2016, detectaram uma grande oferta de
periódicos de Ensino no portal de periódicos CAPES. Recomenda-se o uso intenso deste portal
e das respectivas revistas lá depositadas e com acesso livre à comunidade acadêmica.
No triênio 2013-2015 foram registrados 1921 itens na Plataforma Sucupira, dos quais 28
correspondiam a Anais ou outros veículos considerados como não periódicos (NP) e 34 foram
repetições de periódicos registrados com nomes ligeiramente diferentes, ou versões impressas
ou eletrônicas dos mesmos periódicos. Desse modo, foram classificados 1887periódicos
.

Metodologia para Classificação Geral
As seguintes etapas foram seguidas:

1) Separação dos dois grupos de periódicos extraídos da Plataforma Sucupira: não
classificados e já classificados, para, no primeiro grupo, gerar uma classificação
proposta, e no segundo grupo, confirmar ou não a classificação atribuída anteriormente.
2) Busca ativa das informações sobre cada periódico, com a seguinte metodologia:
2.1) busca no Google para conferência de ISSN e título do periódico; busca no Google
Scholar para coleta do índice e da mediana h5.
2.2) acesso ao site do periódico e conferência do escopo;
2.3) busca de confirmação no WoS e/ou Scopus e SciELO;
2.4) não encontrando registro nas bases do item anterior, busca sequencial em outras
bases disponíveis no portal de periódicos CAPES, especialmente o ERIC, DOAJ e
Latindex;
2.5) registro dos dados em planilha de trabalho, na qual cada linha corresponde a um
periódico e cada coluna a uma característica encontrada;
2.6) discussão na comissão de todos os casos geradores de dúvidas entre os
consultores;
2.7) proposição de classificação pelos consultores (estratos A1 a C) segundo os critérios
atualmente adotados;
2.8) revisão coletiva pela comissão dos periódicos nos estratos A1, A2 e B1, para evitar
incorreções e garantir as referências do CTC-ES;
2.9) todo periódico não arbitrado foi inserido no estrato C, incluindo aí as revistas não
indexadas em geral e/ou que não se enquadrem nos critérios apresentados no quadro
anterior.

3

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Resultados e considerações sobre a classificação

Número de Títulos em relação aos Estratos
2013-2014-2015
sem repetição
Número de
periódicos

Estrato

%

80
87
200
350
375
380
301
1773
114
34
28
1921

A1
A2
B1
B2
B3
B4
B5

Total (A1 à B5)
C
NC
NP
Total Geral

2010-2011-2012
sem repetição
Número de
periódicos

%

40

3%

42

3%

155

12%

332

25%

200

15%

255

19%

284

22%

1308

100%

5%
5%
11%
20%
21%
21%
17%
100%

223

1531

Número de periódicos
400
350
300

2013-2015
2010-2012

350
332

375

380
301
284
255

250

200

200

223

200

155

150
100
50

114

87

80
40

42

A1

A2

0
B1

B2

B3

B4

B5

C

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Considerações sobre o processo da classificação


Foi positiva a indução implementada pela adoção dos novos critérios Qualis em 2013,
posto que em três anos o percentual de periódicos nos estratos A1-A2 aumentou, assim
como aumentou o número de revistas brasileiras utilizadas pela Área que já atendem
aos critérios de indexação no WoS, Scopus e SciELO. Estas bases de dados,
consideradas como de melhor qualidade pela ampla maioria das Áreas da Capes, estão
levando a um esforço geral de busca pela excelência nas publicações da Área. Também
se notou uma acentuada redução de revistas do estrato C.



Periódicos do campo da saúde e que tradicionalmente publicam trabalhos de ensino em
saúde foram considerados como “especializada em ensino em saúde” e não como
“disciplinar afim com o ensino”. Exemplos são Cadernos de Saúde Pública, Chasqui,
Ciência da Informação, Ciência e Saúde Coletiva.



Periódicos que estiveram na lista 2010 a 2012 e que não foram usados ou registrados
em 2013-15 não aparecem no Qualis, confirmando que o Qualis não é um indexador,
mas uma lista dinâmica que registra a produção acadêmica da pós-graduação brasileira
com fins exclusivos de avaliação de programas. Em 2016 novos periódicos serão
registrados e completarão o Qualis da avaliação quadrienal de 2017, quando todo o
conjunto será novamente atualizado.



Todas as revistas com versões eletrônicas e impressas devem estar no mesmo estrato;
caso não apareçam no Qualis é porque o ISSN registrado foi apenas um deles.
Recomenda-se cuidado na hora do registro na Plataforma Sucupira, com o registro
correto do ISSN. Na eventualidade de aparecerem discrepâncias de estratos da mesma
revista com os ISSN eletrônico e impresso, isso será entendido como equívoco pela
comissão ou de registro na planilha e as classificações serão corrigidas pelo estrato de
maior valor.



Recomenda-se que docentes e discentes não procurem se um periódico está ou não no
Qualis da Área, mas conheçam bem os critérios de enquadramento de periódicos, para
saber em qual estrato a revista em que eles querem publicar estará quando seu
Programa a registrar no relatório anual da Plataforma Sucupira.



Revistas não indexadas no WoS, Scopus ou SciELO, mas presentes em outras bases de
dados foram analisadas separadamente. Verificou-se a existência de revistas constantes
na base Latindex, lá registradas como “No calificada/Não qualificada/Not rated”. Em
casos desse tipo foi atribuído o estrato C.

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

Todo registro de “Anais, Atas, Conferências, etc.”, mesmo com ISSN, foi considerado
“não periódico científico (NPC)” e indicado para classificação como “resumo expandido
ou trabalho completo”, em outra categoria de produção intelectual. É importante que os
Programas cuidem para que tais equívocos sejam evitados. Ao todo, 28 registros desse
tipo foram notados e retirados do Qualis Periódicos, para serem apreciados no Qualis
Eventos.



Foram identificados oito periódicos que inicialmente haviam sido classificados nos
estratos B2 a B5 e que constam da lista de veículos com más práticas editoriais (link
https://scholarlyoa.com/individual-journals/), que foram registrados no Qualis-Ensino e que,

por esse motivo, foram inseridos no estrato C, conforme determinação do CTC-ES, a
saber:
ISSN

Título do periódico

2304-9693

European International Journal of Science and Technology

2239-5938

European Journal of Sustainable Development

1857-7431

European Scientific Journal

0975-8887

International Journal of Computer Applications

2248-9622

International Journal of Engineering Research and Applications (Ijera)

0975-1491

International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences

0976-3031

International Journal of Recent Scientific Research

2231-3354

Journal of Applied Pharmaceutical Science

Comitê de Classificação
Alexandre Lopes de Oliveira – IFRJ
Elgion Loreto – UFMS
Sueli Liberatti Javaroni – UNESP
Tania Araújo-Jorge – Fiocruz
Rute Borba – UFPE
Sandra Magina -UESC
Andrea Marques - UERJ
Irinéa Batista - UEL
Isabel Martins -UFRJ
Mikael Rezende Jr - UNIFEI
Paulo Marcelo Teixeira– UESB,
Pedro Franco de Sá - UEPA
Cristina Delou- UFF
Marcus Basso -UFRGS
Marco Escher – UFJF
Maurivan Güntzel Ramos – PUCRS
Hilda Sovierzoski - UFAL
Giselle Rôças – IFRJ
Waldmir Araujo Neto – UFRJ
Marcelo Carvalho Borba – UNESP Rio Claro

2015

2016

x
x
x
x

x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x

6