Maria Elisângela Santos Lira - PORTFÓLIO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: OLHAR DO ALUNO

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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE MEDICINA MESTRADO
PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE

MARIA ELISÂNGELA SANTOS LIRA

PORTFÓLIO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM
ENFERMAGEM: OLHAR DO ALUNO

Maceió,
2018

MARIA ELISÂNGELA SANTOS LIRA

PORTFÓLIO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM
ENFERMAGEM: OLHAR DO ALUNO

Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso de
Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação
em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da
Universidade Federal de Alagoas, para obtenção do grau
de Mestra em Ensino na Saúde.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lucy Vieira Lima da Silva

Maceió,
2018

Catalogação na fonte
Universidade Federal de Alagoas
Biblioteca Central
Bibliotecário: Marcelino de Carvalho
L768p Lira, Maria Elisângela Santos.
Portfólio no proceso ensino aprendizagem na graduação em enfermagem : olhar
do aluno / Maria Elisângela Santos. - 2019.
55f. : il.
Orientadora: Lucy Vieira Lima da Silva.
Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Universidade
Federal de Alagoas. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação
em Ensino na Saúde. Maceió, 2018.
Inclui Bibliografias.
Apêndice: f. 52.
Anexos: f. 53-55.
1. Enfermagem - Estudo e ensino. 2. Portfólios em educação. 3. Estudantes de
enfermagem. I. Título.
CDU: 616-083

Dedico este trabalho a Deus pela vida e por todas as graças
alcançadas. Aos meus pais Genival e Lúcia, que torcem por minhas
conquistas. Esta conquista ainda é fruto dos esforços de Vocês!

AGRACIMENTOS

Grata à Deus, o autor do meu destino, por ser essencial em minha vida, meu guia, socorro
presente na hora da angustia.
Aos meus pais Genival e Lúcia, pois mais do que educação formal, que me ofereceram e que
sempre se esforçaram para que fosse a melhor, a formação humana foi o que de mais
importante vocês fizeram por mim.
A minha irmã Leda (in memoriam) sempre presente em minha vida e que me fez acreditar
que todos os meus desejos seriam possíveis.
Ao meu esposo pela presença, paciência, apoio e palavras de incentivos nas horas
de desânimo.
Agradeço à Universidade Federal de Alagoas/Faculdade de Medicina por me proporcionar um
ambiente criativo e amigável para os estudos em especial ao corpo docente e à administração
dessa instituição de ensino.
Á professora e orientadora Lucy Vieira Lima da Silva que, com muita paciência e
atenção, dedicou seu valioso tempo na realização desta pesquisa.
As minhas e eternas amigas: Ana Nery, Luzia Prata e Tatyana Toledo pela paciência, apoio e
acolhimento em todos os momentos.
Agradeço a todos que, mesmo não estando citados aqui, tanto contribuíram para a
conclusão desta etapa.

RESUMO GERAL

Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Mestrado Profissional em
Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de
Alagoas (UFAL) tem como objetivo compreender a percepção dos estudantes da graduação de
Enfermagem, a partir de um artigo científico a ser ainda submetido à revista com nível qualis
correspondente ao exigido pelo MPES, que descreve com detalhes os desdobramentos de uma
pesquisa efetuada e seus resultados; e um produto de intervenção, que compreende a
aplicabilidade de um site de orientação sobre portfólio. Inscreve-se na área de concentração
currículo e processo ensino-aprendizagem na formação em saúde, e traz à discussão o tema
portfólio no ensino da saúde. O trabalho de abordagem qualitativa do tipo instantâneo na
análise da situação e do processo no momento da pesquisa traz, em seu percurso
metodológico, a técnica da entrevista para a coleta dos dados. Participaram da pesquisa 50
alunos do 5º, 7º, 9º períodos. Houve distribuição dos acadêmicos por períodos: 15 alunos
entrevistados eram do 5º período, 15 do 7º período e 20 alunos do 9º. A coleta aconteceu nos
meses de maio, junho e setembro de 2018. Os discentes entrevistados em momentos
diferentes responderam um questionário estruturado elaborado pela pesquisadora. Vinte e um
alunos foram entrevistados em uma sala específica do Hospital de Emergência Dr.Daniel
Houly (HEDH) na cidade de Arapiraca, enquanto que vinte e nove foram entrevistados em
sala de aula, durante os intervalos, na UFAL/campus Arapiraca, Alagoas. As entrevistas
foram gravadas com duração média de 7 minutos. Para fins de manutenção do sigilo da
identidade, os discentes foram representados pela sigla d (discente) (d1,d2,d3....) As falas
foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo, adotando-se os seguintes
passos, conforme Bardin (2011): leitura flutuante de todo material transcrito; exploração do
material e identificação das categorias e subcategorias possibilitando uma análise que
respondesse aos objetivos propostos. As seguintes categorias temáticas embasaram a
discussão sobre portfólio: conhecimento do portfólio pelo discente, elaboração do portfólio
pelo aluno, reflexão do aluno sobre o processo ensino aprendizagem, acompanhamento da
elaboração do portfólio pelo professor. A partir dos resultados, a utilização do portfólio como
metodologia de ensino desponta como uma grande ferramenta de transformação da educação
em saúde no país, pois possibilita ao professor, acompanhamento necessário dos seus
ensinamentos e possíveis mudanças de comportamento de seu discente, resultante das
possíveis intervenções no processo ensino-aprendizagem. A maioria dos alunos, dos três
períodos analisados, avaliou positivamente o uso do portfólio. Segundo eles, a elaboração do

portfólio foi útil para o aprendizado. Embora tivesse sido trabalhoso, o aprendizado foi maior.
Estes resultados indicam que, na percepção dos alunos, a utilização do portfólio como
metodologia de ensino aumentou a compreensão do conteúdo, referente aos conteúdos
ensinados na sala de aula. Percebeu-se ainda a necessidade de se trabalhar portfólio com os
docentes e discentes, o que inspirou a confecção do produto de intervenção deste TACC. Foi
pensado um instrumento de avaliação on-line, abrigado em um website, que condensasse as
características de um manual de orientação ausente no curso citado. Assim o produto propõe
um instrumento que traz o significado, objetivos, modelo mínimo de elaboração direcionada
aos estudantes, sugestões para os professores, além de um referencial teórico referente à
temática.

Palavras-chave: Enfermagem. Ensino. Aprendizagem. Aluno.

GENERAL ABSTRACT

This Master's Thesis of the Professional Master's in Health Teaching (MPES) of the College
of Medicine (FAMED) of the Federal University of Alagoas (UFAL) aims to understand the
students' perception of Nursing undergraduate students, from of a scientific article still to be
submitted to the journal with the corresponding level to that required by the MPES, which
describe in detail the development of a research carried out and its results; and an intervention
product, which includes the applicability of a orientation website about portifólio. It is
enrolled in the area of concentration curriculum and teaching-learning process in health
training, and brings to the discussion the theme portfolio in health education. The work of
qualitative approach of the instantaneous type in the analysis of the situation and the process
at the moment of the research brings, in its methodological course, the technique of the
interview for the data collect. Fifty students from the 5th, 7th and 9th periods participated in
the study. The students were distributed for periods, 15 students interviewed were from the
5th period, 15 from the 7th period and 20 from the 9th. Data collection was done in May, June
and September of 2018.The students interviewed at different times answered a questionnaire
structured and elaborated by the researcher. Twenty-one students were interviewed in a
specific room at the Dr.Daniel Houly Emergency Hospital (HEDH) in the city of Arapiraca,
while twenty-nine were interviewed in the classroom, during breaks, at the UFAL. The
interviews were recorded with an average duration of 7 minutes. In order to maintain the
identity confidentiality, the students were represented by the acronym d (d1, d2, d3 ....). The
dialogue were recorded, transcribed and submitted to content analysis, adopting the following
steps, according to Bardin (2011): floating reading of all transcribed material; exploration of
the material and identification of categories and subcategories enabling an analysis that would
meet the proposed objectives. The following thematic categories led to a discussion about
portfolio: student knowledge concerning portfolio, portfolio development by student, student
reflection on the teaching learning process, teacher follow-up in the portfolio elaboration by
student. From results, the use of the portfolio as a teaching methodology emerges as a great
tool for transforming health education in the country, because it allows the teacher to follow
his teachings and possible changes in the behavior of his/her student resulting from possible
interventions in the teaching-learning process. The majority of students, from the three
periods analyzed, positively evaluated the use of the portfolio. According to them, the
elaboration of the portfolio was useful for learning. Although it was laborious, the learning
was greater. These results indicate that, in the students' perception, the use of the portfolio as

a teaching methodology increased the understanding of the content, referring to the contents
taught in the classroom. It was also noticed the need to work portfolio with the teachers and
students, which inspired the preparation of the intervention product of this Master's Thesis.
An online evaluation tool was conceived, available on a website, that condensed the
characteristics of an orientation manual absent in the mentioned course. Thus the product
proposes an instrument that brings the meaning, objectives, minimum model of elaboration
directed to the students, suggestions for the teachers, besides a theoretical referent referring to
the thematic.

Keywords: Nursing. Teaching. Learning. Student.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Conhecimento do portfólio pelo discente............................................................................ 26
Figura 2 - Elaboração do portfólio pelo discente ................................................................................. 27
Figura 3 - Reflexão do aluno sobre o processo ensino aprendizagem ................................................. 30
Figura 4 – Acompanhamento da elaboração do portfólio pelo do professor ........................................ 32
Figura 5 - Orientação online ................................................................................................................ 42

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas

CEP

Comitê de Ética em Pesquisa

COFEN

Conselho Federal de Enfermagem

DCN

Diretrizes Curriculares Nacionais

FAMED

Faculdade de Medicina

IES

Instituição de Ensino Superior

LDB

Lei de Diretrizes e Bases da Educação

MPES

Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

MS

Ministério da Saúde

SUS

Sistema Único de Saúde

TACC

Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso

PPC

Projeto Pedagógico do Curso

UFAL

Universidade Federal de Alagoas

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO ................................................................................................................13
2 ARTIGO: PORTFÓLIO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: OLHAR DO ALUNO ...............................................17
2.1 RESUMO............................................................................................................................17
2.1.1 PORTFOLIO IN THE PROCESS TEACHING LEARNING IN THE GRADUATION IN NURSING:
STUDENT'S LOOK........................................................................................................................18
2.1.2 ABSTRACT .........................................................................................................................18
2.2 INTRODUÇÃO ..................................................................................................................19
2.3 PERCURSO METODOLÓGICO ......................................................................................23
2.4 RESULTADOS E DISCUSSÃO........................................................................................25
2.4.1 CONHECIMENTO DO PORTFÓLIO PELO DISCENTE .................................................................25
2.4.2 ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO PELO DISCENTE ....................................................................27
2.4.3 REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM .....................................................30
2.4.4 ACOMPANHAMENTO DO PORTFÓLIO PELO DO PROFESSOR....................................................32
2.5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................35
2.6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................................37
3 PRODUTO ............................................................................................................................39
3.1 IDENTIFICAÇÃO .............................................................................................................39
3.2 PÚBLICO-ALVO ...............................................................................................................39
3.3 INTRODUÇÃO ..................................................................................................................39
3.4 OBJETIVOS .......................................................................................................................40
3.4.1 OBJETIVO GERAL ..............................................................................................................40
3.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ....................................................................................................41
3.5 METODOLOGIA ...............................................................................................................41
3.5.1 O INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO ONLINE .........................................................................41
3.5.2 FASES DE TESTES DO INSTRUMENTO ...................................................................................42
3.6 RESULTADOS ESPERADOS ..........................................................................................43
3.7 REFERÊNCIAS .................................................................................................................43
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS DO TRABALHO ACADÊMICO .........................................45
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................................47
APÊNDICE ..............................................................................................................................52
ANEXO A ................................................................................................................................52

ANEXO B.................................................................................................................................54
ANEXO C.................................................................................................................................
ANEXO D

13

1 APRESENTAÇÃO

Esta pesquisa foi motivada por inquietações, desde o primeiro contato com o portfólio,
durante a minha graduação em enfermagem, e como preceptora de uma disciplina de Saúde da
Mulher I, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, onde, para avaliar o
desenvolvimento do discente, era utilizado o portfólio. As informações sobre como elaborar o
portfólio e avaliar os alunos me foram passadas de maneira superficial a partir de conversas
informais com os docentes que já trabalhavam com tal ferramenta.
A superficialidade das informações me fez questionar o instrumento. E esse
questionamento foi reforçado pelas dúvidas que os alunos apresentavam, ao elaborar o
portfólio. A questão da aferição das notas sempre me pareceu sem critérios que justificassem
tal juízo de valor. Outro ponto que me chamava a atenção era a forma, como esse portfólio era
avaliado, pois, a partir da elaboração do instrumento, não se forneciam dados sobre, por
exemplo, se houve ou não reflexão no processo de construção do conhecimento acerca dos
conteúdos administrados em sala de aula. Desse contexto, podia-se perguntar: como é possível
querer que o estudante compreenda o portfólio, se não lhe é dado o conhecimento necessário
para a construção desse instrumento?
A partir destes contatos com o portfólio, reconheci meu despreparo e a necessidade de
um suporte pedagógico, que fosse condizente com as novas concepções de ensino. Assim,
optei por me dedicar ao estudo desta ferramenta pedagógica: trabalhar no meu Trabalho
Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC), a fim de entender a relevância do assunto para a
formação dos Enfermeiros, bem como apresentar um produto de intervenção que possa
contribuir para o processo ensino aprendizagem para os profissionais da saúde no país.
Entretanto, para se trabalhar com o tema é preciso, primeiro, entendê-lo. Para tanto, foi
adotado para este TACC o conceito de Sá-Chaves (2000) portfólio é um instrumento de
ativação do pensamento reflexivo, providenciando oportunidades para documentar, registrar e
estruturar os procedimentos e a própria aprendizagem, evidenciando os processos de auto
reflexão, indicando novas pistas, abrindo novas hipóteses que facilitem as estratégias de auto
direcionamento e de reorientação e de auto desenvolvimento.
O portfólio, normalmente, é uma coleção de evidências que documentam o
desenvolvimento, as competências e as habilidades do indivíduo (WATERMAN, 1991). Ele é
um instrumento de avaliação qualitativa que acompanha o processo ensino-aprendizagem,
orientado pelo desempenho no desenvolvimento do estudante. É um procedimento condizente
com a orientação da avaliação formativa (VILLAS BOAS, 2005a). A avaliação formativa está

14

focada na regulação das aprendizagens, orientando o aluno para que ele próprio reconheça
suas dificuldades, analisando-as e operacionalizando procedimentos que possibilitem seu
progresso (HADJI, 2001).
Portfólio como o concebido, instrumento formativo de avaliação, insere-se numa
perspectiva crítico-reflexiva, envolvendo a participação ativa do estudante em sua avaliação,
em permanente diálogo com o professor e pode possibilitar a evolução do conhecimento dos
alunos, pois estimula sua autonomia e responsabilidade na escolha das fontes de informação,
análise e seleção das informações obtidas, além de exercitar o trabalho em equipe, que
também é importante para a formação do indivíduo e profissional.
O sistema de documentação, acompanhamento e avaliação da aprendizagem que
utiliza portfólios, é prática corrente na pedagogia norte-americana há décadas; adotado desde
o início da década de 1980, em escolas públicas e privadas, atualmente é utilizado em mais de
40 distritos como uma prática metodológica e avaliativa significativa (POSSOLI, 2014).
As primeiras referências dos pesquisadores brasileiros contemplavam estudos da
escola dos EUA. Dentre essas referências, destaca-se Campbell (1996), que pontua que um
portfólio não pode ser visto meramente como um arquivo de projetos e anotações, nem
mesmo como uma coleção de atos de ensino. (POSSOLI, 2014).
Segundo Shores e Grace (2004), portfólio é uma coleção de itens que revela, conforme
o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada
educando, e que apresenta várias possibilidades; uma delas é a sua construção pelo aluno.
Nesse caso, seria uma coleção das atividades, realizada em certo período de tempo com um
propósito determinado. (VILLAS BOAS, 2005b).
O objetivo do portfólio é ajudar o estudante a desenvolver a habilidade de avaliar seu
próprio trabalho (ALVARENGA, 2001). A construção do portfólio possibilita um processo de
conscientização, permitindo que as convicções e conhecimentos próprios sejam relativizados,
ampliando o quadro de referências com a intenção de construir novos espaços de
compreensão contextualizada e de ação futura (SÁ-CHAVES, 2005).
Assim, observa-se que esse instrumento possibilita o acompanhamento, de maneira
contínua, pelo aluno das atividades por ele desenvolvidas mediante o registro de suas
observações e sentimentos, e que esse acompanhamento esteja ancorado em um contrato
didático-pedagógico, no qual fica implícito o que o aluno irá aprender e quais as
responsabilidades de professores e alunos neste processo.

15

Diante do exposto, o portfólio se mostra como assunto atual, polissêmico e de
inesgotável discussão, o que justifica a necessidade de se trabalhar a sua contribuição no
processo ensino aprendizagem e na formação dos Enfermeiros.
A pesquisa, a partir de um estudo descritivo do tipo instantâneo, na análise da situação
e do processo no momento pesquisado (FLICK, 2009), e com o objetivo de compreender a
percepção dos estudantes de graduação em enfermagem sobre portfólio, o que resultou em um
artigo científico que aborda através de uma perspectiva qualitativa, os temas relacionados ás
metodologias de ensino no processo ensino aprendizagem.
O artigo traz discussões sobre: o conhecimento discente sobre portfólio, e a
contribuição desse conceito para o processo ensino aprendizagem; o tipo de acompanhamento
dos professores aos estudantes, durante a elaboração do portfólio; a necessidade de se
trabalhar o feedback.
Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-se como instrumento: entrevista
estruturada, gravada e transcrita. A coleta de dados ocorreu durante os meses de maio e junho
de 2018. A análise e a interpretação dos dados incidiram por meio da técnica de análise de
conteúdo, na proposta de Baldin, que compreende as fases: pré-análise do conteúdo, que é a
sistematização das ideias iniciais; a exploração do material das entrevistas transcritas, isto é,
as leituras exaustivas, mediante o significado dos depoimentos, e posterior organização de
categorias e interpretação.
Fizeram parte da pesquisa 50 alunos: do 5º, 7º e 9º períodos do curso de Enfermagem
da Universidade Federal de Alagoas, na cidade de Arapiraca, Estado de Alagoas, distribuídos
aleatoriamente em dois grupos, um grupo com vinte e um alunos que foi entrevistado no
Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly (HEDH), localizado na cidade de Arapiraca, e
outro na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A escolha dos alunos deve-se ao uso do
portfólio apenas nos períodos citados.
Os discentes entrevistados foram alocados dentre aqueles que realizavam estágio na
instituição de saúde naquele período, e um segundo grupo com vinte e nove alunos, na
Universidade Federal de Alagoas, nos intervalos das aulas. Os entrevistados utilizaram o
portfólio nas disciplinas: Saúde da Mulher, Saúde e Coletividade Saúde do Adulto I e II. Para
fins do sigilo da identidade, os discentes foram nomeados participantes, representados pela
sigla d(discentes) (d1, d2, d3).
A partir deste estudo, foi possível criar um produto de intervenção, inspirado na
necessidade observada quanto ao uso do portfólio no processo ensino aprendizagem no curso

16

de graduação em Enfermagem, atualmente utilizado nas disciplinas Saúde da Mulher, Saúde
do Adulto I e II e Saúde e Coletividade.
Nessas disciplinas, os estudantes são coordenados por docentes que têm o papel de
facilitar o processo ensino-aprendizagem, aproximando o estudante da prática profissional, no
sentido de estimular a construção de conhecimentos, habilidades e atitudes, com autonomia e
responsabilidade, o que supõe o papel ativo e participativo do estudante. A avaliação é
entendida como processo contínuo, coparticipado, tendo em vista a melhoria do processo
ensino-aprendizagem e o desenvolvimento do estudante e professor. Um dos instrumentos
utilizados é o portfólio.
Várias possibilidades foram cogitadas para o produto de intervenção, até que
chegamos à ideia de criar algo capaz de dirimir alguns entraves na utilização do portfólio no
processo ensino aprendizagem. Assim surgiu um site intitulado “orientações online sobre o
portfólio”, que traz a proposta de ser uma estratégia de orientação, possibilitando ao discente
um acesso livre e de utilização fácil. Paralelo a construção do produto, foi sugerido e
solicitado pela coordenação do curso à realização de uma oficina sobre a utilização do
portfólio como ferramenta de ensino aprendizagem para os docentes de graduação do curso de
enfermagem.
O conhecimento limitado do instrumento e a sua importância para o processo ensino
aprendizagem é uma das possíveis limitações deste TACC, assim como aceitação inicial do
instrumento de orientação online sobre portfólio. No entanto, como as propostas elencadas
neste TACC são apoiadas pela Universidade Federal de Alagoas e estas limitações e
resistências poderão ser minimizadas por meio de reuniões com Núcleo Docente Estruturante
(NDE).
Enfim, os conhecimentos adquiridos através desse artigo e dessa proposta de
intervenção fortalecem a capacidade crítica de intervenção, quanto à utilização do portfólio no
processo ensino-aprendizagem. Torna-se inovadora, ao propor estratégias de orientação para
que se possa dirimir os entraves, quanto ao conhecimento e utilização desse instrumento. Sob
esta nova perspectiva educacional, abre-se caminho para futuras pesquisas que contribuirão
com o crescimento qualitativo do referencial teórico sobre as metodologias de ensino,
atualizando-as de acordo com as demandas da educação profissional em saúde no país.

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2 ARTIGO: PORTFÓLIO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: OLHAR DO ALUNO

2.1 RESUMO

Portfólio é uma coleção organizada de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes
aspectos do crescimento e desenvolvimento de cada educando, apresentando-se várias
possibilidades; uma delas é sua construção realizada pelo aluno em certo período com um
propósito determinado. Considerado um exemplo de instrumento na metodologia ativa de
ensino, o mesmo vem sendo utilizado nas aulas de Saúde da Mulher, Saúde do Adulto I e II,
Saúde e Coletividade, no curso de graduação em Enfermagem. Esta pesquisa tem por objetivo
compreender a percepção do estudante sobre o uso do portfólio como metodologia de ensino.
Trata-se de um estudo descritivo e de abordagem qualitativa. Fizeram parte do estudo 50
alunos do 5º, 7º e 9º períodos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal
de Alagoas, distribuídos em dois grupos, utilizando-se para a coleta dos dados a técnica da
entrevista estruturada. No primeiro grupo, foram entrevistados vinte e um alunos, enquanto
que o segundo grupo com vinte e nove alunos. Entre os participantes, 15 alunos foram do 5º
período, 15 alunos do 7º, e 20 do 9º período. O material resultante das transcrições foi
descrito, segundo conjunto de categorias analíticas de Baldin. Como resultados, surgiram as
categorias: conhecimento do portfólio pelo discente, elaboração do portfólio, reflexão dos
alunos sobre o processo ensino aprendizagem e acompanhamento do portfólio pelo professor.
Discutiu-se como potencialidade e possibilidade a realização de reuniões com o Núcleo
Docente Estruturante (NDE) do curso citado anteriormente e, como fragilidade o despreparo
ou falta de conhecimento do estudante em relação ao portfólio. Concluiu-se, que o uso do
portfólio nos cursos de graduação em Enfermagem desponta como uma grande ferramenta de
transformação da educação profissional no país, e que a maioria dos alunos, dos três períodos
analisados, avaliou positivamente o uso do portfólio. Segundo eles, a elaboração do portfólio
foi útil para o aprendizado. Embora tivesse sido trabalhosa, o aprendizado foi maior. Estes
resultados indicam que na percepção dos alunos a utilização do portfólio como metodologia
de ensino aumentou a compreensão do conteúdo ensinado.

Palavras-chave: Ensino Superior. Aprendizagem. Autoavaliação.

18

2.1.1 PORTFOLIO IN THE PROCESS TEACHING LEARNING IN THE GRADUATION IN NURSING:
STUDENT'S LOOK

2.1.2 ABSTRACT

Portfolio is an organized collection of items that reveals, according to time, the different
aspects of the growth and development of each learner, presenting various possibilities; one of
them is its construction accomplished by the student in a certain period with a specific
purpose. Considered an example of an instrument in the active teaching methodology, the
same has been used in Women's Health classes, Adult Health I and II, Health and Collectivity
in the nursing undergraduate course. The objective of this research is to understand the
student's perception about the use of the portfolio as a teaching methodology. It is a
descriptive study and of qualitative approach. Fifty students from the 5th, 7th and 9th period
of the Nursing undergraduate course of the Federal University of Alagoas, it were distributed
in 2 groups, using the structured interview technique for data collection. In the first group, 21
students were interviewed, while the second group was 29 students. Among the participants,
15 students were in the 5th period, 15 students in the 7th and 20th of the 9th period. The
material resulting from the transcriptions was described according to Bardin's set of analytical
categories. As a result, the following categories emerged: portfolio knowledge by the student,
portfolio development, reflection of the students on the teaching-learning process and
portfolio monitoring by the teacher. It was discussed as potentiality and possibility the
achievement meetings with the Teaching Structuring Nucleus (NDE) of the aforementioned
course, and as fragility the lack of preparation or lack of knowledge of the student in relation
to the portfolio. It was completed that the use of the portfolio in nursing undergraduate
courses emerges as a great tool for transforming professional education in the country,
because it enables the teacher and student to understand this instrument and its importance in
the process of teaching learning.

Key words: Higher Education. Learning. Self-evaluation.

19

2.2 INTRODUÇÃO

O atual projeto político-pedagógico do curso de graduação - Bacharelado em
Enfermagem - da Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca (UFAL) foi aprovado nas
instâncias superiores da Universidade, em 2015, sendo iniciado em 2016. Ele emergiu de
demandas internas e externas que, articuladas, fomentaram a sua realização, Vale salientar
que este projeto deve seguir as instruções das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), mas
não se limitar a elas.
Portanto, o Perfil do Egresso, mas não se atém somente a elas, segue as
recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e traz as competências no
percurso da formação, almejando-se um profissional com formação generalista, humanista e
crítica, capaz de intervir no processo saúde-doença da população, contribuindo para a
melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos e na realidade econômica,
política, social e cultural. Pautado no perfil de enfermeiro inscrito nas DCNs do Curso de
Graduação em Enfermagem, aponta como perfil do formando egresso/profissional. (BRASIL,
2001).
Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional
qualificado para o exercício de Enfermagem, com rigor científico e intelectual e pautado em
princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença
mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação,
identificando as dimensões biopsico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com
senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde
integral do ser humano (ALMEIDA, 2005, p. 18).
Nesse mesmo período, as Diretrizes Curriculares para as áreas da saúde haviam sido
recentemente aprovadas, demandando um novo olhar para a formação. É ultrapassada a lógica
de currículo mínimo para a construção de projetos inovadores que considerem as
especificidades regionais, tendo como ponto fundamental que “a formação do enfermeiro
deve atender às necessidades sociais de saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS)
e assegurar a integralidade da atenção e a humanização do atendimento” (BRASIL, 2001).
A nova proposta curricular da Instituição de Ensino (IES) acima está em transição,
havendo algumas disciplinas que operam na lógica da metodologia ativa, que pressupõe a
avaliação do estudante que valoriza este processo, de forma integral permitindo o
acompanhamento, a troca e o crescimento de todos os envolvidos no processo de ensinoaprendizagem. Um dos instrumentos de avaliação que utiliza a reflexão e o desenvolvimento

20

do pensamento crítico é o portfólio, por ser este um instrumento que apresenta uma
oportunidade de construção a partir de uma relação dialógica entre educador e educando.
Assim, Hernandez (2000) aborda essa questão, ressaltando que essas mudanças foram
reconhecidas pela maioria das propostas curriculares realizadas desde os anos setentas.
Propostas que enfatizam a forma de avaliar a aprendizagem para poder: “Levar adiante uma
avaliação da aprendizagem que pudesse dar conta e estar em consonância com as finalidades
educativas” (p. 163-164). Isso significa que a proposta atual de educação é a de tornar a
evolução a peça chave do ensino e da aprendizagem, permitindo que os professores tenham
clareza do que seus alunos aprenderam e que os alunos tenham uma referência do que
necessitam aprender.
No processo de ensino-aprendizagem, a avaliação tem um papel muito importante, o
papel formativo. Não deve ser compreendida como forma de julgamento, punição ou de
classificação. Avaliar faz parte da formação, que envolve diversos atores e deve servir para o
desenvolvimento e para a construção de novos saberes. Nesta perspectiva, pensar avaliação
implica pensar a partir do estudante, para e, essencialmente, com o estudante, propondo
espaço e formas onde ele possa exercitar e expor, de forma construtiva e criativa, sua
compreensão de realidade, bem como sua trajetória de formação.
Os métodos de ensino utilizados pelos professores no processo ensino aprendizagem
são fundamentais para o completo entendimento do aluno sobre determinado assunto. A
formação técnica e ética do aluno como profissional e pessoa, o desenvolvimento da sua
autonomia intelectual e do seu pensamento crítico são quesitos que dependem da forma como
o conteúdo é abordado e absorvido. (POSSOLLI e GUBERT, 2014).
Nas disciplinas, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto I e II, Saúde e Coletividade, a
escolha pelo uso do portfólio como instrumento de avaliação das disciplinas se deu pelo fato
de que, nelas, são propostas atividades de análise e de reflexão, todas pensadas a partir de
situações-problema, o que exige dos estudantes habilidade de comunicação e análise crítica.
Nessas disciplinas, entende e propõe o uso do portfólio como o registro individual de todos os
saberes desenvolvidos pelo estudante, e organizados a partir de suas reflexões e/ou de
atividades orientadas, bem como comentários de aulas e vivências.
O portfólio surge, então, como uma estratégia no uso de metodologias ativas, na qual o
professor e o estudante transformam a sua forma de ver, pensar e agir, apresentando real
impacto na motivação e aprendizagem significativa (COTTA; COSTA, 2016). Responde
ainda ao desafio imposto as novas práticas educativas, no que diz respeito á avaliação

21

formativa representada por um processo contínuo, dialógico, diagnóstico e participativo
(GOMES, 2010).
Segundo Hernandez (2000), o portfólio é um continente de diferentes classes de
documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, acompanhamento do
processo de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, entre outros), que
proporcionam uma reflexão crítica do conhecimento construído, das estratégias utilizadas, e
da disposição de quem o elabora.
O termo portfólio deriva do verbo latino portare (transportar) e do substantivo foglio
(folha) vem a designar a pasta que contém desenhos, fotos, textos, pastas de músicas, seja de
profissionais ou de alunos. Emprestado do portfólio do artista, o mesmo tem sido adaptado no
ensino elementar, secundário e superior. A origem do uso do portfólio encontra-se no campo
das artes, que tem o objetivo de reunir as melhores produções do aluno, demonstrando suas
habilidades quanto aquilo que realiza (ZANELATO,2008).
De acordo com Weavwe (1997) refere que a primeira utilização do portfólio na
educação, ocorreu na data de 1940 em uma escola no Alabama, com a denominação de folder
e que era utilizado onde os trabalhos dos estudantes, são guardados e, posteriormente,
mostrados aos pais, aos quais os pais poderiam acrescentar comentários. (RODRIGUES,
2009).
O portfólio tem sido utilizado nos ambientes escolares para visualizar todos os passos
percorridos pelos estudantes e como um caminho para aflorar estímulos que direcionem a
prática da reflexão crítica e das melhorias de suas atuações no processo de aprendizagem,
principalmente o progresso em competências como escrita e leitura (GARDNER, 1995) Das
mais variadas características do portfólio, tem-se sua abrangência, diversidade no uso de
diferentes meios e métodos de ensino e possibilidade de reflexão durante o processo de
ensino, permitindo verificar a evolução e o desenvolvimento contínuo dos estudantes em sua
aprendizagem.
Assim, implementar o portfólio no processo pedagógico exige a corresponsabilidade
didática do docente, emanada das suas pesquisas e reflexões. Desse princípio, pode-se
entender a profundidade do método de ensino que se pretende delinear. O docente precisa ter
a clareza de como iniciar e onde pretende chegar, ou seja, cuidar de inseri-lo adequadamente
no plano de ensino. (ZANELLATO, 2008).
A natureza da intenção que motiva a montagem de portfólios possibilita classificá-los
em três tipos: portfólio particular, portfólio de aprendizagem e portfólio demonstrativo. O
portfólio particular refere-se a um conjunto de registros ao longo da vida, contendo materiais

22

sobre a vida pessoal e (ou) profissional. O portfólio de aprendizagem é uma compilação de
anotações, rascunhos e esboços de projetos em implantação, trabalhos escolar e diário da
aprendizagem dos alunos e o portfólio demonstrativo é composto de fotografias, gravações e
cópias selecionadas de relatos de alunos. Refere-se a registros de avanços importantes ou de
problemas persistentes, sendo desejável ser apresentado à professora da série seguinte.
No contexto educativo, um portfólio consiste também numa coleta de trabalhos
realizados pelos alunos e que se caracteriza e define pelo modo como é utilizado. Porém,
poder-se-ia argumentar que deveria ser mais que uma mera adição de elementos, uma vez que
é o resultado de um processo, que passa por momentos de seleção e de reflexão sobre a
aprendizagem enquanto construção do conhecimento.
Os métodos de ensino utilizados no processo ensino aprendizagem são fundamentais
para o completo entendimento do aluno sobre determinado assunto. A formação técnica e
ética do aluno como profissional e pessoa, o desenvolvimento da sua autonomia intelectual e
do seu pensamento crítico são quesitos que dependem da maneira como o conteúdo é
abordado e absorvido. Nos dias atuais, observamos que as crianças e adolescentes vêm tendo
cada vez mais contato e familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação, o
que possibilita formas mais dinâmicas de acesso ao conhecimento (NASCIMENTO, 2016).
Assim é válido ressaltar que uma das vantagens dos registros das produções dos alunos
está na possibilidade, para estudantes e professores, de uma compreensão maior do que foi
ensinado, pois o aluno é colocado como responsável pelo processo de aprendizagem; além
disso, os registros serão elementos de comunicação entre aluno e professor (SMOLE, 1996;
VALADARES; GRAÇA, 1998; VIERA, 2012).
A criatividade do método de ensino conta muito para que o assunto proposto seja
abordado com sucesso. O professor deve criar um ambiente para manter a motivação do
aluno, instigando-o, desafiando-o e entusiasmando-o (MARION, 2013). O professor é um
grande contribuinte para autonomia do aluno em sala de aula; entretanto, o aluno deve
corresponder tomando a iniciativa de aprender, pois a motivação do aluno é intrínseca, sendo
muito difícil ensinar a quem não quer aprender. (BERBEL, 2011).
Tais preceitos correspondem a princípios construtivistas de ensino de Piaget e a teoria
da aprendizagem significativa de Ausbel, pois evidenciam o docente como mediador e
estimulador da construção do conhecimento; o estudante no seu objetivo de aprender, ou seja,
o estudante deve ser protagonista da sua aprendizagem, fazendo escolhas das formas de
aprender que mais lhe tragam apropriação do conhecimento, dentro de seu campo de
interesses.

23

Embora na maioria das universidades brasileira, sejam utilizadas metodologias
tradicionais de ensino, com as quais o aluno assiste as aulas teóricas e recebe as informações
de forma passiva, as estratégias ativas de ensino, que fazem o aluno participar ativamente da
construção do aprendizado, vem sendo amplamente empregadas em Instituições de Ensino
Superior (IES)
No curso de graduação de Enfermagem da UFAL, diferentes estratégias vêm sendo
utilizadas, como, por exemplo, aprendizagem baseada em problemas, em inglês, Project
based learning (PBL), estudo de casos e o portfólio, solicitado como material para reflexão
sobre os conteúdos ministrados em sala de aula e nas disciplinas de Saúde da Mulher I e II,
Saúde do Adulto e Saúde e Coletividade. Considerando como objeto de estudo, o portfólio, na
graduação em Enfermagem, chegou-se a seguinte pergunta norteadora: qual a percepção dos
alunos de graduação em Enfermagem sobre o portfólio como metodologia de ensino?
O curso de Enfermagem aqui apresentado, busca ativar mudanças no perfil
profissional a ser formado, adequando seu currículo e suas práticas pedagógicas para que
sejam embasados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para que
essas mudanças se concretizem, se faz necessário que, desde a formação, ao acadêmico tenha
oportunidade de colocar em prática suas habilidades, sendo importante que os espaços de
ensino utilizem as diversas formas de expressão de subjetividade, afim de que possam ser
desenvolvidas técnicas, valores e princípios que norteiam a profissão.
O presente estudo traz importantes contribuições para a instituição citada, uma vez que
oferece dados aos docentes: a singularidade e peculiaridade deste instrumento como
metodologia de ensino, ao mesmo tempo, que possibilita a identificação dos nós críticos da
aprendizagem durante os ensinamentos.
Assim, fica flagrante a necessidade de se trabalhar o instrumento portfólio na
formação dos futuros enfermeiros como um instrumento que conduz o estudante a descoberta
de si, perante diversas situações e ainda proporcionar a organização do conhecimento
adquirido através da reflexão potencializada pelo uso do portfólio durante a vida acadêmica.

2.3 PERCURSO METODOLÓGICO

Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo instantâneo
(FLICK, 2009), na análise da situação e do processo no momento da pesquisa.

24

Fizeram parte da pesquisa 50 alunos do 5º, 7º, 9º períodos do curso de Enfermagem da
Universidade Federal de Alagoas da cidade de Arapiraca. A coleta aconteceu nos meses de
maio, junho e setembro de 2018. Os discentes, entrevistados em momentos diferentes,
responderam um questionário estruturado elaborado pela pesquisadora: vinte e um alunos
foram entrevistados em uma sala específica do Hospital de Emergência Dr.Daniel Houly
(HEDH), enquanto que vinte e nove foram entrevistados em sala de aula, durante os
intervalos, na UFAL.
As entrevistas foram gravadas com duração média de 7 minutos cada. Para fins de
manutenção do sigilo da identidade, os discentes foram nomeados participantes representados
pela sigla d (discentes) (d1, d2, d3...). O roteiro para a entrevista foi pensado, a partir do
objetivo do estudo. Instrumento incluiu 05 perguntas, a saber: 1) Você conhece o portfólio? 2)
Você considera importante fazer o portfólio? 3) O que você acha da elaboração do portfólio?
4) Como é avaliado seu portfólio? 5) você conhece os objetivos do seu portfólio?
O material resultante das transcrições foi descrito segundo conjuntos de categorias
analíticas, adotando-se os seguintes passos, conforme Baldin (2011): leitura flutuante de todo
material transcrito; a exploração do material e identificação das categorias possibilitando uma
análise que respondesse aos objetivos propostos e, para ilustração dos resultados utilizou-se a
ferramenta de nuvens de palavras do aplicativo Wordle™. Esta é uma ferramenta para
geração de visualizações personalizadas pelos usuários. Foram identificadas as seguintes
categorias da análise associada á percepção dos alunos sobre o portfólio no processo ensino
aprendizagem, no Curso de Graduação em Enfermagem: conhecimento do portfólio pelo
discente; elaboração do portfólio; reflexão do aluno sobre o processo ensino aprendizagem.
A análise dos dados possibilitou a construção, pelos próprios pesquisadores, de nuvens
de palavras que foi elaborada a partir da matriz de categorização (ver apêndice), onde foram
utilizadas as palavras chaves dos entrevistados acerca do objeto da pesquisa, e que o tamanho
indica a frequência das palavras proferidas pelos alunos em cada categoria.
Acreditasse no recurso das Nuvens de Palavras como artifício suplementar à análise de
conteúdo, através de imagens usualmente apresentadas como ilustração à leitura superficial
do senso comum. O tamanho de cada palavra indica sua frequência, admitida como Proxy da
relevância de determinada temática (SURVEYGIZMO, 2012).
Assim, é possível observar na NP que há relevância de determinadas palavras em
todas as categorias. Logo, é muito tênue a separação entre temas surgidos nas entrevistas;
consequentemente a definição dos grupos temáticos visa facilitar a exposição e discussão dos
resultados da pesquisa, assumindo uma disposição meramente didática e que representa a

25

importância que os temas têm para os protagonistas que participaram do estudo; contudo,
todas as categorias contribuem, e, portanto, são relevantes, para o entendimento do grande
tema estudado. (BALDIN; HORST; ITO, 2011).
A realização desse trabalho foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da
UFAL, através do parecer de número 2.508.816, de 23/02/2018. Todos os participantes foram
previamente informados sobre os parâmetros da pesquisa e concordaram em participar
voluntariamente, por meio da leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e
Esclarecido (TCLE).

2.4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

As metodologias ativas de ensino são estratégias eficientes para o aprendizado, pois
colocam o aluno diante de problemas e desafios que mobilizam o seu potencial intelectual, o
que se encontra em processo de transição na Graduação de Enfermagem do campus
Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas. O fato foi observado através da análise do
conteúdo dos roteiros das entrevistas. Os temas que emergiram, a partir das análises das
respostas dos entrevistados serão apresentados através das nuvens de palavras, junto às suas
categorias temáticas.

2.4.1 CONHECIMENTO DO PORTFÓLIO PELO DISCENTE

Os acadêmicos foram questionados a respeito do conhecimento sobre o que era o
portfólio; para os entrevistados, em especial os alunos do 5º período, o portfólio é
compreendido como um instrumento, caderno de anotações, resumo, arquivo de todos os
conteúdos de um determinado assunto ou tópico temático. O conhecimento sobre portfólio foi
transformado: em nuvens de palavras as quais estão ilustradas na figura 1 subsequente. O
conceito instrumento remete a todo objeto que serve para auxiliar ou levar a efeito uma ação
qualquer. Assim, aparecem na nuvem de palavras da figura 1, em destaque: “instrumento” e
“caderno”. A palavra “pasta” aparece em menor tamanho, assim como “compacto”,
“caderno” e “ferramenta” aqui explicitado:

26
Figura 1 - Conhecimento do portfólio pelo discente

Fonte: A autora

A orientação, segundo a maioria dos entrevistados, é que os mesmos devem registrar
as ações, tarefas e a própria aprendizagem, por meio de um discurso narrativo sobre as
atividades educacionais vivenciadas. Segue alguns relatos dos estudantes:
[...] o portfólio é um resumo de um aprendizado orientado por perguntas ou temas, que
vão armazenar aquele estudo. (d11)
[...] é um arquivo que serve para fazer um resumo de estudos; é um arquivo para ficar
mais fácil localizar aqueles resumos para estudar. (d13)
Nesta categoria, a contribuição do portfólio para os alunos foi somente na dimensão de
organizadora de informações de conteúdos didáticos, o que possibilitou praticidade aos alunos
e que foram importantes para a construção do aprendizado.
O portfólio foi visto como um lugar onde se guarda e armazena tudo que acontece
na disciplina e que passa a ser um arquivo de conjuntos de documentos ou de dados
escritos sobre as atividades, o que foi verificado na análise das entrevistas em que os
alunos citam o portfólio como um arquivo de documentos didáticos elaborados
durante as aulas. (SILVA E FRANCISCO, 2009).

Nesse momento, cabe aos professores a tomada de inúmeras decisões no que se refere
aos objetivos, conteúdos, e á metodologia que deve ser adotada, além disso, o que avaliar e
como avaliar. Essas escolhas pontuam: desenvolvimento intelectual, sensibilidade e reflexão
do que foi ensinado.

27

2.4.2 ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO PELO DISCENTE

Nesta categoria, os acadêmicos foram questionados sobre a tarefa de elaborar seu
portfólio, onde as principais respostas foram relatadas: Dificuldades em consolidar muitas
informações, confuso quanto ao que deve ou não escrever durante a elaboração, necessidade
de um modelo de orientação. No entanto, para os acadêmicos do 7º e 9º períodos, a
dificuldade encontra-se nos vários modelos de portfólio, essas informações estão descritas na
matriz de categorização (em anexo) e representadas através da nuvem de palavras. As
palavras mais frequentes, são: “dificuldade” surge com maior relevância, seguida de
“Confuso”, ”difícil” e “escrever” que aparecem em menor tamanho, como se observa na
figura subsequente.
Figura 2 - Elaboração do portfólio pelo discente

Fonte: A autora

Através dos relatos, foi evidenciado que o portfólio é algo novo para os alunos,
principalmente os que cursam o 5º período e que, independente do período, os discentes
apresentam alguma dificuldade na tarefa de elaboração do instrumento; Porém, apesar da
estranheza inicial, os estudantes afirmam ter aceitado bem e conseguem percebê-lo como um
bom método de instrumento avaliativo, que contribuiu com o processo ensino aprendizagem,
conforme se observa nas falas a seguir:

28

[...] A gente, assim na primeira vez, não tem muito parâmetro para saber como fazer,
porque a gente não sabe qual o jeito de fazer o portfólio, o que tem que colocar e o que não
pode. (d5)
[...] No início, tive dificuldades em elaborar o portfólio, porque é uma metodologia
nova; não só eu! Mas, a maioria dos meus colegas. (d2)
A falta de conhecimento sobre a construção do portfólio tem sido um dos entraves
para a sua aplicação como método de ensino-aprendizagem, conforme relatos dos
estudantes em pesquisa realizadas, pois muitos não sabem o que realmente vem a ser
o portfólio e sua real importância. (FORTE, 2015).

Os alunos do 7º e 9º períodos comentam que, para cada disciplina os docentes
orientam a elaboração do portfólio de diferentes maneiras, ficando confuso para eles, como se
nota nas falas abaixo:
[...] tive muitas dificuldades, tanto na questão de estrutura, como na busca de pesquisa
para colocar no portfólio. Para cada disciplina, há um modelo a ser cobrado pelos professores.
(d21)
[...] em saúde da mulher, a professora explicou como deveria ser feito, e deixou um
modelo para gente seguir; aí eu achei bem melhor fazer o portfólio. (d8)
Outros estudantes relatam que em algumas disciplinas recebem orientações para
elaborar o portfólio, o que o deixa satisfeito, como se observa nas falas abaixo:
[...] depois eu vi que é uma ferramenta que ajuda bastante, porque os professores
estimulavam a gente a construir o portfólio. (d1)
[...] no início, portfólio era uma coisa muito chata, a gente nunca tinha feito nada sobre
esse troço, aí a gente foi melhorando assim, o jeito de fazer. (d7)
[...] O professor analisava o conteúdo, o que a gente colocou e o professor orienta qual
direção, o modo de se trabalhar o portfólio. (d8)
As disciplinas citadas pelos alunos compõem a estrutura curricular do mesmo curso e
todas utilizaram o portfólio como instrumento de avaliação do processo ensino-aprendizagem,
em que cada uma exige do aluno diferentes formas de construir tal portfólio.
Para Otrenti (2011), os alunos se sentem motivados a estudarem os conteúdos
apontados como dúvidas, após estímulo e orientação do professor, e que portfólio é um
instrumento avaliador que promove um pensamento reflexivo, crítico e um feedback
professor-aluno. De acordo com Alvarenga (2009), o docente auxilia o estudante nesse
processo, buscando a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e o trabalho em equipe. Isso

29

proporciona o exercício constante de pensar e repensar as vivências, avaliando-as em processo
e sendo capaz de ajustar o caminho para a mudança.
Percebe-se que com o decorrer do tempo, apesar das dificuldades, o aluno vai
adquirindo maturidade para resolver/solucionar os problemas encontrados,
desenvolvendo habilidades na construção do portfólio, assim, vai aprendendo a ser
crítico, reflexivo e que ao receber orientação, durante a elaboração do instrumento,
os estudantes afirmam se sentirem motivados a estudarem os conteúdos apontados
como dúvidas (OTRENT, 2011).

Os resultados apresentados nesta categoria refletem achados de outros estudos, que
demonstram que apesar de algumas dificuldades relatadas, o aluno vai conseguindo
amadurecer para resolver os problemas encontrados e desenvolvendo habilidades na
construção do portfólio e de acordo com Ferla (2009), os estudantes identificam seus pontos
fortes e suas fragilidades e desenvolvem os processos de avaliação e autoconhecimento.
No curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará –UFC, o portfólio
funcionou como um instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem, sendo bem
aceito pelos alunos e pelos professores e empregado como sucesso no ensino odontológico,
mostrando-se eficiente tanto para aprendizagem individual e em grupo, no entanto, alguns
alunos questionados afirmaram ter encontrado dificuldades para a elaboração o que corrobora
como esta pesquisa (FROTA,2011).
Os resultados demonstraram que a confecção do portfólio reflexivo tem um potencial
significativo ao ser considerado como um instrumento de aprendizagem e de
acompanhamento do desempenho do estudante de Enfermagem. Entretanto o impacto
ocasionado nos chama a atenção, pois as reações apresentadas foram variadas, dentre elas a
dificuldade de relatar sistematicamente o seu cotidiano de aprendizagem, sem contar nos
desafios em transpor para o portfólio suas reflexões. Em uma das falas, foi solicitado um
roteiro para delimitar tais reflexões, o que denota o desafio do estudante em expor sua
reflexividade.
A prática do portfólio como estratégia educativa no ensino das disciplinas citadas, que
são específicas da Enfermagem, os alunos relataram a necessidade de uma construção
partilhada por todos os docentes. Outra questão apontada foi delimitar com mais clareza sua
intencionalidade e oportunizar mais feedback aos alunos. Assim, evidenciamos a necessidade
de refinar estratégia educativa, mas também percebemos suas potencialidades na formação de
enfermeiros críticos e reflexivos.

30

2.4.3 REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Foi possível inferir que todos os entrevistados consideram o portfólio como um
instrumento importante para a construção do aprendizado, pois ele estimula a organização dos
conteúdos e potencializa a autonomia, liberdade, reflexão e a criatividade, características
importantes para a formação dos profissionais de saúde, possibilitando-os a tomada de
decisões e soluções de problemas. A partir dos relatos, as palavras proferidas com maior
ênfase, estão representadas através da imagem a seguir.
Figura 3 - Reflexão do aluno sobre o processo ensino aprendizagem

Fonte: A autora

O portfólio é utilizado como estratégia que potencializa a reflexão sistemática sobre as
práticas desenvolvidas, procurando garantir o processo ensino aprendizagem e de
desenvolvimento pessoal e profissional do professor e do estudante.
Segundo os entrevistados, o portfólio o permitiu uma reflexão sobre seu processo de
aprendizagem e possibilitou-os a identificar as lacunas durante a construção do conhecimento,
levando-os ao aperfeiçoamento do aprendizado e estimulou o pensamento reflexivo,
possibilitou a documentação, registros da própria aprendizagem.
Nas entrevistas houve relatos que, em algumas disciplinas, o portfólio também
incentiva o aluno a colecionar seus aprendizados, dúvidas, reações aos conteúdos e os textos

31

estudados. Segundo Cotta, (2012) esses registros ofereciam subsídios para avaliação do aluno,
do professor, dos conteúdos e das metodologias de ensino aprendizagem, assim como para
estimar o impacto da própria disciplina.
O portfólio evidencia para o educando e educador processos de autorreflexão,
podendo facilitar o desempenho do aluno que em tempo, pode transformar sua
aprendizagem, ao mesmo tempo em que permite ao professor repensar sua prática
pedagógica e não apenas fazer juízo ou classificar o processo de ensinoaprendizagem (ROSÁRIO e BARBOSA, 2002).

Foi consenso entre os alunos de todos os períodos que a avaliação praticada, através do
portfólio, levou-os a alcançar os objetivos da disciplina e, ainda, atingir seus próprios
objetivos. Eles afirmam que:
[...] ah o portfólio é um instrumento de ensino que a partir da metodologia ativa de
ensino, ao qual o aluno vai buscar, em diversas fontes, embasamento teórico e a partir disso
ele vai montar os textos ou responder perguntas e vai poder aplicar, na pratica, tanto na vida
acadêmica quanto na vida profissional. (d5)
[...] O portfólio vem quebrar o paradigma que o professor é o emissor e o aluno apenas
recebe as informações; então no portfólio, nos construirmos juntos; nesse sentido os nossos
professores ficam mais como instigadores, questionadores. (d10)
Observa-se nos relatos dos alunos que ao longo do processo de utilização do portfólio
os mesmos desenvolveram capacidades e maturidade para solucionar os problemas
encontrados, desenvolvendo habilidades na construção do portfólio e assim aprendendo a ser
crítico reflexivo, conforme abaixo:
[...] é importante fazer o portfólio, por que a gente é orientado a levantar
questionamentos acerca dos conteúdos e buscar na literatura, estimulando o aluno a não ficar
esperando que os conteúdos venham só do professor. (d15)
[...] achei interessante à construção do portfólio, porque a gente termina pesquisando e
se aprofundando um pouquinho mais, nos temas que a agente recebia. (d9)
[...] O portfólio é um instrumento importante, porque posso colocar, registrar nossas
experiências na disciplina. (d15)
Ao contrário método tradicional, em que os estudantes possuem postura passiva de
recepção de teorias, o método ativo propõe o movimento inverso, ou seja, passam a
ser compreendidos como sujeitos históricos e, portanto, a assumir um papel ativo na
aprendizagem, posto que têm suas experiências, saberes e opiniões valorizadas como
ponto de partida para construção do conhecimento COTTA,2012).

As metodologias ativas de ensino são estratégias eficientes para o aprendizado, pois
colocam o aluno diante de problemas e desafios que mobilizam o seu potencial intelectual

32

possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento reflexivo e de valores
éticos, que contribuem para o desenvolvimento da autonomia na formação do indivíduo e
futuros profissionais. O portfólio, exemplo de estratégia que pode ser utilizada como
metodologia ativa de ensino, e vem sendo utilizado nas aulas de saúde da mulher e saúde do
adulto no curso de graduação em enfermagem.
Assim, a metodologia de ensino-aprendizagem utilizando o portfólio facilita o
aprendizado, pois permite o aluno refletir sobre a realidade local, identificando os problemas e
analisando-os criticamente de forma a desenvolver sua autonomia (MACIEL, 2014).

2.4.4 ACOMPANHAMENTO DO PORTFÓLIO PELO DO PROFESSOR

Na graduação em enfermagem da referida instituição, o acompanhamento da
elaboração do portfólio foi referido pela maioria dos alunos como frágil carecendo de
aproximação entre discentes e docentes. As palavras mais,

Figura 4 – Acompanhamento da elaboração do portfólio pelo do professor

Fonte: A autora

De acordo com os entrevistados a devolução do portfólio pelo professor ao estudante,
com as devidas anotações e recomendações, viabiliza a reelaboração do conhecimento e novas

33

reflexões, aproximando o docente e o estudante, tornando o portfólio um facilitador de
reconstrução do conhecimento.
A metodologia de ensino-aprendizagem, segundo os estudantes, utilizando o portfólio
facilita o aprendizado, pois permite o aluno refletir sobre a realidade vivenciada na disciplina,
identificando as deficiências e analisando-as criticamente, podendo os mesmos refazerem as
situações problemas e adequarem os conteúdos, conforme relatos abaixo:
[...] O professor olha o conteúdo que a gente colocou no trabalho, que é chamado de
situação problema, que continha perguntas norteadores e aí o professor vem e orienta qual
direção (d11).
[...] O professor avalia o portfólio como se fosse um trabalho, ele entra para
complementar a nota junto com seminários ou avaliações. (d8)
Segundo os alunos as maiorias dos professores demoram muito para ler os portfólios e
outros só o pedem ao termino do semestre cursado, o que se supõe está acarretando prejuízos,
pois não ocorreu uma devolutiva efetiva durante o processo de construção do portfólio
comprometendo o processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com SILVA E SÁ-CHAVES (2008), o portfólio deveria e deve ser
compartilhado com o professor que, em um processo de retroação, daria devolutiva e
enriqueceria com novas informações e orientações para construção do aprendizado.
Os relatos dos estudantes demonstram a expectativa de que a devolutiva seja realizada
logo após a entrega do instrumento para que possam esclarecer suas dúvidas e minimizar a
ansiedade gerada pela reflexão realizada no processo de construção do portfólio. Nas falas
abaixo, nota-se essa ansiedade por não receberem a devolutiva do portfólio:
[...] As devolutivas do portfólio pelo professor são sempre muito tardias; a gente não
consegue fazer a evolução junto, geralmente o professor apenas nos entrega o portfólio, sem
sugestões (d2).
[...] Comigo nunca aconteceu de terminar uma disciplina e eu receber o portfólio.
(d15)
Além do problema da demora da devolutiva ao estudante, os alunos comentam,
também, que alguns professores recebem o portfólio para avaliarem, mas que não
estabelecerem vínculos de orientação no sentido de procederem à avaliação compartilhada
com os mesmos. Isso causa insegurança, o que pode ser observado em suas falas:
[...] Eu percebo da parte de alguns professores que eles não estão nem aí para
portfólio, eles pegam, olham de qualquer jeito, só para ver se você escreveu alguma coisinha
ali e dão um visto. (d1)

34

[...] Para mim o portfólio é um meio de comunicação entre você e professor; assim
você elabora o portfólio e tem aquela expectativa de que haja essa comunicação; você escreva
alguma coisa e você espera receba alguma coisa de volta. Você escreve várias coisas, depois
você tem só um visto! Isso acaba sendo muito frustrante. (d3)
A construção do portfólio deverá ser mediada e enriquecida pelo professor no contato
individual com o estudante, no acompanhamento em suas práticas, no trabalho em pequenos
grupos de aprendizagem de forma orientada e reflexiva. Segundo ALBERTINO E SOUZA
(2004), avaliar não é uma tarefa simples, deve proporcionar uma reflexão geradora de
mudanças, superações, crescimento, possibilitando ao professor e estudante novas
possibilidades de aprendizagem e constante construção e reconstrução de conhecimentos.
Assim, o estudante deve ser orientado e estimulado a superar os próprios limites e deve ser
avaliado com justiça, afirmam os autores.
Cabe ressaltar, que relatos indicam que apesar de ocorrer uma devolutiva, após leitura
do portfólio pelo professor, seu sentido não é de dialogar com o aluno, possibilitando novos
olhares e aprendizagens, mas de determinar o certo e o errado, conforme observado na fala a
seguir:
[...] É a mesma coisa da correção, às vezes quando você coloca a sua opinião, a sua
reflexão sobre um assunto, são poucas às vezes, pelo menos que aconteceu comigo, do
professor, quando faz à devolutiva, comentar sobre o assunto. Geralmente eles falam assim
isso é certo, isso é errado! (d9).
Assim, conforme os relatos dos entrevistados, passamos a imaginar que alguns
professores podem polarizar a ideia do que é certo ou errado, além de não valorizar o erro
como ponto de partida para a própria aprendizagem, o que não significa que equívocos
conceituais não devam ser esclarecidos. Os limites no processo ensino-aprendizagem
precisam ser dialogados, reconsiderados por aluno e professor, permitindo uma reconstrução
de habilidades, conceitos e atitudes.
Compreende-se que modificar o processo de avaliação do ensino, com inclusão, por
exemplo, do instrumento portfólio, demanda algumas alterações no trabalho cotidiano do
professor e no seu processo formativo, pois se tratando de uma nova metodologia de ensino
vai exigir uma nova ou uma postura diferenciada. Entende-se o papel significativo do
professor nas mudanças e inovações no âmbito escolar, portanto, é urgente o professor
repensar e refletir sobre sua prática pedagógica (PIANOVSKI, 2011). Segundo o autor a
importância de elevar a autoestima do aluno, motivando-o, dando-lhe autonomia é de
fundamental importância para o processo ensino aprendizagem.

35

2.5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir dos resultados, pode-se inferir que a compreensão sobre o conhecimento do
discente sobre o portfólio como metodologia de ensino no contexto do curso de graduação em
Enfermagem, trouxe discussões importantes sobre o tema. Estas discussões, por sua vez,
permitiram uma aproximação com a inter-relação das circunstâncias com as categorias mais
relevantes para os acadêmicos entrevistados, sendo, assim, representadas: conceituação do
portfólio pelo discente; elaboração do portfólio pelo aluno, reflexão do processo ensino
aprendizagem; papel do docente no acompanhamento do portfólio.
Assim, considerando as mudanças que vêm ocorrendo na formação dos profissionais
de saúde, é fundamental repensar o processo de avaliação a partir do uso das metodologias
ativas, transcendendo os modelos tradicionais e construindo modelos formativos e
democráticos. Nessa perspectiva, o portfólio para os estudantes de graduação de Enfermagem
dos períodos pesquisados, mostra-se como importante instrumento, cujo uso ainda carece de
esclarecimentos entre professores e alunos. Inicialmente, os estudantes sentem-se perdidos
face às poucas orientações recebidas dos professores.
Os acadêmicos reconheceram a necessidade de um feedback constante, independente
da solicitação do discente. Ficou clara a importância da realização de uma devolutiva
justificada com a descrição sobre orientações quanto à análise do processo reflexivo, as
habilidades e atitudes que geraram a atribuição do juízo de valor sobre o instrumento.
Sobre o papel do docente no acompanhamento da elaboração do portfólio, a forma
diferente de solicitação dos portfólios surgiu como uma característica que influencia
sobremaneira o entendimento sobre o portfólio. O professor carente de uma capacitação em
usar metodologias ativas no ensino superior na saúde, pode apresentar atitudes de baixa
confiabilidade em aplicar o portfólio como metodologia de ensino no processo ensino
aprendizagem.
Observa-se na vivência da implementação do uso de portfólios, não tratar-se de ser um
processo simples a serem aplicados em sala de aula, que o mesmo exige organização, seleção
de tarefas ou atividades e reflexão, planejamento e organização rigorosa, clareza nos objetivos
e um cuidado especial com a seleção das atividades a propor aos alunos. É importante que o

36

professor estabeleça um canal de diálogo com cada aluno através de um contínuo feedback de
seus trabalhos, afim de que o esforço de aprender não resulte em simples compilação de
trabalhos para cumprir o pedido do professor.
As reuniões com o Núcleo Docente Estruturante da UFAL, pode intermediar
momentos de planejamento e discussão sobre as intencionalidades pedagógicas do portfólio.
Estes encontros serviram em, também para a comunicação entre os grupos de professores que
já utilizavam tal instrumento e assim poderão minimizar diferentes entendimentos sobre os
reais objetivos do portfólio na graduação em Enfermagem.
No entanto, a evidência científica aponta para uma fragilidade de instrumentos e
estudos de avaliação desse método. Tal fragilidade se refere fica evidenciada, essencialmente,
na identificação de conteúdo e critérios relevantes na formação por competências dos
estudantes, bem como sobre a percepção dos estudantes quanto à aplicabilidade e pertinência
desse método didático no processo de aprendizagem, no âmbito universitário.
De acordo com os achados nesta pesquisa, o portfólio foi considerado como um
importante instrumento, cujo uso ainda carece de esclarecimentos para alunos e professores;
uma nova realidade exige uma maior interação e participação ativa no processo de ensino
aprendizagem e o uso do portfólio não resolverá todos os problemas educacionais, mas, o
mesmo pode influenciar positivamente às formas de ensinar e de aprender; o grande desafio,
no entanto, no âmbito escolar é estabelecer novos olhares. Outras categorias poderiam ser
sugeridas como objeto de novos estudos nessa temática, ou seja, diferentes analistas
chegariam a diferentes categorias, o que nos permite dizer que esta discussão não se deve
encerrar aqui, uma vez que o tema parece ser inesgotável e polissêmico.
O estudo limitou-se à perspectiva da compreensão dos discentes acerca do portfólio
como metodologia de ensino no curso de graduação em Enfermagem. Sugere-se, assim, com o
intuito de aprofundar o conhecimento sobre esse processo instrumento, expandir o tema
portfólio sob o ponto de vista do estudante de graduação em Enfermagem.
Enfim, a o uso do portfólio como metodologia de ensino desponta destaca-se como
uma grande ferramenta de transformação da educação em saúde no país, pois possibilita ao
professor, o embasamento necessário para intervir na real função da avaliação, a mudança de
comportamento, de seu discente, resultante das possíveis intervenções no processo ensinoaprendizagem.

37

2.6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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39

3 PRODUTO

Site: Orientações online sobre portfólio.

3.1 IDENTIFICAÇÃO

Orientações online sobre portfólio.

3.2 PÚBLICO-ALVO

Discentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Alagoas
Campus Arapiraca e utilizavam o portfólio em sala de aula. Na referida instituição de ensino,
o instrumento é solicitado pelos docentes nas disciplinas de Saúde da Mulher I e II, Saúde do
Adulto e Saúde e Coletividade.

3.3 INTRODUÇÃO

Diante da evolução tecnológica dos dias atuais e as transformações no mundo do
trabalho exigem um novo fazer na formação, capacitação e educação permanente dos
trabalhadores em saúde. Assim, tem se tornado frequente o uso das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta complementar na melhoria do ensino
(VASCONCELOS; VASCONCELOS, 2013).
Nesse sentido, diversos recursos pedagógicos são criados e aperfeiçoados no sentido
de contribuir com a evolução da aprendizagem significativa. Destacam-se entre eles os
Objetos de Aprendizagem (OA), recursos reutilizáveis, de finalidade didático-pedagógica e
capazes de representar fenômenos ou contextos reais, vinculados aos conteúdos programáticos
explorados em sala de aula (SILVA et al., 2012).
Objetos de aprendizagem "são recursos digitais dinâmicos, interativos e reutilizáveis
em diferentes ambientes de aprendizagem elaborados a partir de uma base
tecnológica. Desenvolvidos com fins educacionais, eles cobrem diversas
modalidades de ensino: presencial, híbrida ou a distância; diversos campos de
atuação: educação formal, corporativa ou informal; e, devem reunir várias

40
características, como durabilidade, facilidade para atualização, flexibilidade,
interoperabilidade, modularidade, portabilidade, entre outras (AUDINO e
NASCIMENTO,2010).

Neste cenário, a Internet constitui um meio que proporciona importantes
possibilidades pedagógicas. É um meio que permite a inter e a pluridisciplinaridade, oferecer
caminhos para uma educação global, estimula e coloca em prática processos de tratamento da
informação, dos conteúdos e programas de cada nível. Além disso, a Internet possibilita a
utilização de ambientes apropriados para aprendizagem, ricos em recursos que proporcionam
as mais diversas experiências pelo usuário (VALENTE 2000).
Com o surgimento instantâneo de websites surge também a questão de seu processo de
construção. Segundo Colombo (2001), a estruturação das informações em websites é
fundamental para que estas possam ser assimiladas pelos usuários, uma vez que somente o
fato de serem apresentadas não é capaz de causar o mesmo efeito de aprendizagem.
Assim, partindo das necessidades de desenvolvimento de estratégias pedagógicas
detectadas durante o desenvolvimento na pesquisa “O portfólio no processo ensino
aprendizagem: Olhar do Aluno” surgiu a ideia de se criar um OA para auxiliar no processo da
compreensão dos discentes acerca do portfólio. Assim, nasceu o site intitulado “Orientações
online sobre portfólio”, cujo objetivo é servir de recurso pedagógico orientador, estimulando o
pensamento crítico-reflexivo e abrindo janelas de oportunidades para criação e planejamento
de soluções viáveis no campo da preceptoria.
A necessidade de inovar os métodos de ensino, usando tecnologias fáceis e
amplamente acessíveis, justifica a criação deste produto de intervenção, que será
disponibilizado livre e gratuitamente através da página eletrônica do (https://orientacoesportfolios.github.io) acessado em 14 setembro de 2018.

3.4 OBJETIVOS

3.4.1 OBJETIVO GERAL

Propor uma ferramenta digital de orientação sobre o portfólio aos alunos de graduação
em enfermagem.

41

3.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Demonstrar a operacionalização do instrumento on-line;
Explicar aos docentes o uso adequado do instrumento;

Subsidiar a gestão sobre sua utilização no processo ensino-aprendizagem.

3.5 METODOLOGIA

3.5.1 O INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO ONLINE
Foi criado um website de endereço “https://orientacoes-portfolios.github.io/”, que
abriga, de forma dinâmica, o instrumento de orientação sobre o portfólio. Optou-se por um
website pela independência deste formato em detrimento a outras plataformas eletrônicas,
facilitando o acesso de estudantes e professores do curso de do curso de Enfermagem da
Universidade Federal de Alagoas de Arapiraca, Alagoas.
O website foi elaborado por um Técnico em Informática e estudante do curso de
graduação em Sistemas de Informação de uma IES pública também da cidade de Maceió,
Alagoas. O mesmo foi divulgado pela UFAL através da página principal do site da instituição
do ensino, conforme figura a seguir.

42
Figura 5 - Orientação online

Fonte: Universidade Federal de Alagoas

O instrumento apresentado, ao nosso ver, concentra características compatíveis com
necessidades dos discentes, pois o mesmo, facilita o acesso de informações sobre o real
objetivo do instrumento de ensino, assim como, o site, poderá adotá-lo pelo corpo docente
para que o aluno tenha um conhecimento prévio, minimizando as estranhezas iniciais de seu
uso.

3.5.2 FASES DE TESTES DO INSTRUMENTO

É praticamente impossível prever como os docentes usarão realmente o programa. As
instruções podem ser mal-entendidas, ou seja, comandos que parecem estar claros para os
desenvolvedores podem parecer ininteligíveis para os usuários em campo (PRESSMAN,
2006).
Assim testes de aceitação são necessários para a validação de todos os quesitos do
novo software. Um período de semanas ou meses pode ser requerido para a execução de um
teste de aceitação, pois só com o uso rotineiro do mesmo podem ser descobertos erros
cumulativos que inviabilizariam todo o sistema.
Duas fases de testes, alfa e beta, ajudam a descobrir erros que apenas os usuários
seriam capazes de fazê-lo. O teste alfa é realizado na instalação do desenvolvedor do software

43

com os usuários finais (PRESSMAN, 2006). Assim, pode-se testar num ambiente natural e
controlado onde é possível registrar erros e problemas de uso. Desse modo pode-se utilizar a
quantidade de acessos pelos alunos e através de novas pesquisas, avaliar o impacto do site
para os alunos que utilizam o portfólio.
Já no teste beta, o desenvolvedor não está presente, sendo caracterizado pela a
utilização “ao vivo”, em ambiente, agora, não controlado (PRESSMAN, 2006). Espera-se que
os discentes e docentes registrem sugestões ou falha durante os acessos a fim de relatá-los ao
desenvolvedor. O software estará pronto para ser operacionalizado por toda base de usuários.

3.6 RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se com o site que a percepção sobre o portfólio seja melhorada aconteça de
maneira sistemática e processual. Acredita-se que com a facilidade de acesso e manuseio
sejam diminuídas as lacunas nas informações quanto a aplicabilidade e uso do instrumento,
uma vez que por meio do acesso, os alunos sejam estimulados a utilizarem o portfólio com
mais clareza e a sua importância para a construção do conhecimento e compreenda-o como
um facilitador no processo ensino aprendizagem.
Almeja-se que o site seja incorporado a prática docente como meio inicial de
orientação para os alunos e facilite a compreensão para os docentes, uma vez que, o website
abriga espaço de orientação destinado aos professores.
Espera-se, ainda, haja cada vez mais espaço para que o discente possa participar mais
ativamente do processo, assumindo a posição que lhe cabe, o lugar de protagonista no
processo ensino-aprendizagem.

3.7 REFERÊNCIAS

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45

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS DO TRABALHO ACADÊMICO

O presente trabalho possibilitou reflexão sobre o portfólio como instrumento de ensino
aprendizagem. Ao discutir a utilização do instrumento avaliativo no contexto da graduação
em Enfermagem, experienciou-se diferentes posicionamentos dos alunos que instrumento nas
disciplinas de Saúde da Mulher I e II, Saúde do Adulto e Saúde e Coletividade. A busca pela
compreensão frente ao portfólio possibilitou o aprofundamento sobre sua aplicabilidade e
utilidade nas bases pedagógicas e epistemológicas da educação dos pesquisadores. A
percepção do instrumento como metodologia de ensino para a formação dos Enfermeiros e
profissionais de saúde é o grande legado deste TACC aos discentes e docentes do curso de
Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas de Arapiraca, Alagoas.
A construção do artigo possibilitou um surpreendente encontro com a técnica da
entrevista. De semelhante surpresa, foi o encontro de correspondência na literatura para cada
uma das categorias temáticas que emergiram da análise de conteúdo. A necessidade de
esclarecimentos quanto à importância do portfólio capacitação docente quanto à
aplicabilidade do instrumento, margearam praticamente todas as discussões. A partir destas
discussões, conseguiu-se o embasamento teórico necessário para a construção do produto de
intervenção deste TACC, um instrumento de orientação on-line, abrigado por um website, que
facilita o acesso do aluno a um guia norteador e assim minimize a ansiedade frente a um novo
instrumento de ensino e aprendizagem.
Como mencionado anteriormente, acredita-se que com a facilidade de acesso e
manuseio do instrumento sejam diminuídos os sentimentos negativos relatados pelos alunos
frente ao novo instrumento, uma vez que por meio do acesso, o aluno conseguirá obter
informações da origem, objetivos, sugestões de informações que deve conter e alguns
arquivos para o embasamento teórico.
Apesar do produto se direcionar especificamente ao contexto da graduação em
Enfermagem, pode-se enxergar sua aplicabilidade em outros cursos da saúde que
proporcionem momentos de aulas e que utilizem o portfólio, uma vez que possibilita a
conhecimento prévio do instrumento assim utilizar a ferramenta com maior empoderamento
para a construção do conhecimento. Fornece, assim, uma vasta gama de informações a serem
trabalhadas a partir de sua utilização como guia norteador.
O presente TACC cerra a lacuna do discente do curso de graduação em Enfermagem
quanto frente a ausência de um guia norteador, a partir dos acessos no site que já se encontra
na página da instituição de ensino citada. Como o estudo limitou-se a compreensão dos

46

discentes sobre o portfólio no processo ensino aprendizagem, sugerimos, como o intuito de
aprofundar o conhecimento e expandir o tema sob o ponto de vista dos estudantes de
enfermagem o que poderá contribuir para um entendimento do portfólio em sua completude.

47

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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52

APÊNDICE A
Matriz de Categorização Temática
01Conhecimento do portfólio pelo discente
(o que é o portfólio)

3. Reflexão do aluno sobre o
portfólio no processo ensino
aprendizagem (pergunta: Você
acha importante fazer o
portfólio)

5. Avaliação do portfolio pelo professor

d1- é um instrumento de estudo no qual d1. No primeiro portfolio tive
consiste, em elaborar suas questões, dificuldade, porque não sabia o que
situações problemas do nosso caso e montar escrever.
o portfólio que seria o que você buscou de
respostas para a situação problemas, depois
serve de consulta num momento de estudo.

d1 o portfólio é importante por
que a gente é estimulado a
levantar questionamento acerca
dos conteúdos e ir em busca de
literaturas
isso estimula o
aluno a não ficar esperando que
o conteúdos venha só do
professor

d1Faço o portfolio em dois momentos, uma
parte deles era corrigida em cada aula, que
era os estudos de casos e no final da
disciplina o professor pegava todos os
estudos de casos e avaliava novamente, e
no final o portfolio é devolvido.

d2-È uma ferramenta da metodologia ativa
que faz o aluno ir em busca do questionar
determinado assunto e ir em busca das
respostas para seu questionamento(resposta
discente1)

d2
achei
interessante
a d2 a gente fazia assim, colocava num drive
construção do” portfólio, pq a e o professor fazia as correções e depois
gente acaba pesquisando e se dava uma nota
aprofundando um pouquinho
mais, nos termos, em alguns
termos, que a agente recebia,
por exemplo, um estudo de
caso, construía as questões e ia
respondendo e à medida que ia

Pra mim o portfolio é um condensado, é um
instrumento, que serve assim para estudo, e

2. Dificuldades de elaboração do
portfolio pelo aluno

d2 no inicio tive dificuldade, porque era
uma ferramenta nova, não só eu, mais a
.maioria dos meus colegas, tivemos
dificuldades
de
entender
como
funcionava o processo”. Nós não
aceitava que nós que e que teríamos que
ir atrás do conhecimento

agente condensa diversos materiais e depois
ficar revisando, consultando.

respondendo íamos lendo mais
artigos

‘

D3É um instrumento de estudo no qual
consiste, em elaborar suas questões,
situações problemas do nosso caso e montar
o portfólio que seria o que você buscou de
respostas para a situação problemas. Ele me
ajuda, quando eu estou esquecida de
determinado assunto, aí eu vou lá

D3sim tive dificuldades, porque eu
demorei em entender a metodologia que
era utilizada, que aì a gente tinha que
elaborar uma síntese do eu acho que era
o que eu tinha de conhecimento prévio
sobre determinado assunto.

D3Considero
importante,
porque a partir do portfólio, o
aluno tem a oportunidade de
buscar, em vários locais e a
partir disso ele vai ter uma
visão mais ampliada, de
qualquer conteúdo que seja
passado para ele.

D3agente tinha que enviar para o professor,
tipo, colocar num drive, aí o professor
corrigia, mandava pra gente e depois dava
uma nota.

D4 é um
aprendizagem.

de

D4 nas disciplinas de saúde da mulher,
foi a primeira vez que tive contato com o
portfolio, pra mim foi, assim, no começo
foi difícil ,eu achei mais trabalhoso né,
acho que todo mundo que tem o primeiro
contato acha que é só mais uma coisa
para fazer, e uma coisa para dificultar a
aprendizagem.

D4 Sim, porque vem quebrar
com o paradigma que o
professor é o emissor e o aluno
apenas recebe apenas as
informações,
então no
portfolio, nos construirmos
juntos, então os nossos
professores ficam mais como
nossos instigadores.

D4 o professor pede para a gente entregar a
ele no final da semana, aí vamos e
empregamos a ele, mas nem sempre
recebemos de volta, nós só sabemos das
notas que ele atribuiu.

D5 é um instrumento de ensino que a partir

D5 a gente assim na primeira vez, não

.D5

instrumento

ativo

gostei da metodologia D6 o professor de saúde e cidadania apenas

da metodologia ativa de ensino, ao qual o
aluno ele vai buscar, em diversas fontes
embasamento teórico e partir disso ele vai
montar ou textos ou responder perguntas,
aos quais foram montados e a partir disso
ele vai poder aplicar, tanto na vida
acadêmica quanto na vida profissional.

tem muito assim parâmetro para saber
como fazer” porque a gente, não sabe
qual o jeito de fazer o portfólio, o que
tem que colocar ou não.

porque a gente se ente
protagonista do nosso estudo,
porque a gente vai montando,
revisando consultando.

pedia para que a gente fizesse o portfólio e
tivesse uma quantidade x de referencias,
caso não tivesse a quantidade solicitada, aí
era diminuída a nota.

D7 é um instrumento utilizado para reunir
um conhecimento de

D7 Tive muitas dificuldades, pois não
havia um conceito definido, não ter uma
base de como seria o passo a passo, um
meio ideal de como seria o portfólio. Há
vários modelos de portfólio, para cada
professor, para cada disciplina.

D7 para mim fazer o portfólio
foi legal fazer o portfólio, mas
acho que deveria ser utilizado o
portfólio nas séries iniciais do
curso

D7 é corrigido exigindo uma quantidade de
referencias, há maneiras diferentes de
correção por parte dos professores. Sempre
foi atribuída uma nota. O portfolio na
disciplina de saúde e cidadania houve
substituição da prova pelo portfólio.

D8 a princípio sim, porque não nos foi
sugerido, explicado detalhadamente o
que a gente fizesse. O professor chegou e
falou quem nós tinha que fazer o
portfólio. Já em saúde da mulher a
professora explicou como deveria ser
feito, e deixou um modelo para gente
seguir, aí eu achei bem melhor!

D8 é importante porquê a gente D8 ele foi avaliado em várias maneiras, um
é estimulado a levantar professor pegava nosso portfólio e depois
questionamento acerca dos nos devolvida, e era atribuída uma nota.
conteúdos e ir em busca de
literaturas e estimula o aluno a
não ficar esperando que o
conteúdos venha
só do
professor

Determina matéria, assunto que a gente
possa reunir tudo naquele local, na pasta de
conteúdos.
D8 é um instrumento que é utilizado tanto
para avaliação quanto para o nossa
aprendizagem no decorrer da disciplina. É
um resumo de cada disciplina

D9 é um instrumento de aprendizado, em D9 Não tive dificuldades, porque eu
que agente vai escrever nossas aspirações e fiquei muita a vontade para escrever o
nossas dúvidas, nosso método de que eu queria.
aprendizagem. é um arquivo que eu sempre

D9 depois eu vi que é uma
ferramenta que ajuda por que a
gente,
os
professores
estimulavam a gente ir atrás de
referências para construir o

D9 havia um momento individual, onde os
professores de cada disciplina, elas
pegavam e faziam uma análise do que
escrevi, e depois esse portfólio era
devolvido e sempre havia uma nota para

guardo, para poder pesquisar depois.

portfólio.

cada portfólio.

D10 é instrumento de coleta de todas as D10 No inicio sim, porque ele era muito D10 O portfólio vem quebrar D10 as professoras avaliam se você colocou
informações das disciplinas, desde as trabalhoso, ai meu Deus eu nunca fiz isso com o paradigma que o as partes que ela pediu, se colocou a
informações pessoais até as informações e tal, e é desgastante, agente passa muitos professor é o emissor e o aluno quantidade de referências e depois disso ela
cientificas ele sempre me ajuda, deixo dias para fazer. Não havia um roteiro apenas recebe apenas as dava uma nota.
guardado o meu caderno de resumo.
direitinho para fazer.
informações, então no portfolio,
nos construirmos juntos,

D11. é um resumo de um aprendizado D11tive dificuldades, não tivemos D11 o portfolio é importante, D11O professor olha conteúdo, o que a
orientado por perguntas ou temas, que vão suporte adequado, não sabia como juntar mas precisa ser melhorado, mas gente colocou tipo a gente trabalhou com
orientar aquele estudo” ” é ele é um resumo o conhecimento.
se agente for colocar em situação problema, pra cada situação
de tudo.
observação as metodologia problema, tinha perguntas norteadores e ai o
tradicional e o metodologia professor orienta qual direção.
atual, o portfólio é mais
positivo, a gente tá sendo o
sujeito do nosso aprendizado.

D12 é um conjunto de formação de
determinada temática, pesquisa bem sobre o
assunto e coloca ali, não sei bem a ideia do
portfólio ,mas para mim o que foi repassado.

D12 não foi passado para a gente o
modelo para agente e agente fez o
modelo, não tive uma orientação
adequado.

D12 o portfólio ajuda, na sua
leitura, você lê, você escreve no
portfolio, e ajuda apesar de não
ser tão eficaz, devia ter outros
complementos, por exemplo;
não ser usado apenas o
portfolio, deveria também ter

D12Era assim: o professor, agente colocava
no drive, e professor fazia as correções e
enviava para gente corrigir seguindo as
sugestões do professor.

aula expositiva.
D13 é um documento que serve, para fazer
um resumo de estudos, é um arquivo para
ficar mais fácil para buscar aqueles resumos
para estudar.

D13 Não tive orientação de como D13 Ele ajuda na organização
elaborar o portfólio.
das pesquisas que fazemos,
dos nossos estudos.

D13 não sei como ele foi corrigido, não
tivemos um retorno, era apenas o debate em
sala de aula, que era para fazer a prova e
pronto.

D14 é uma forma de registro, de ações que
sejam mais importantes.

D14Não tive dificuldades em elaborar o
portfolio.

D14 acho que o aluno tem mais
liberdade em escrever quando
fazemos o portfólio.

D14”o professor mandava um roteiro
pronto e agente só ia preenchendo os
espaços e depois ele dava a nota”

D15 é conjunto de trabalhos do aluno,
registro de experiências, coloca fotos.

D15. Eu não tinha certeza, do que
colocar, porque agente usou o portfolio
pela primeira vez, era um problema e
deste problema, tinha que tirar
questionamentos
e
esses
eram
respondidos através de pesquisas e o
portfólio deveria ser entregue todas as
semanas, eu me sentia pressionada.

D15 Acho um instrumento
importante,
porque
posso
colocar de falar, registrar
nossas experiências.

D15 não recebia de volta o portfolio,
apenas recebia uma nota.

D16 é um arquivo onde guarda a síntese
assuntos mais importantes, as dificuldades
com os assuntos.

D16 elaborar o portfólio foi instigante,
muitas coisas para serem colocados, e aí
também não tinha tempo.

D16. Achei importante fazer o D16 não recebia de volta o portfolio, era
portfólio, porquê ele ajuda a para atribuir uma nota.
organizar os estudos.

D17 é um é uma mistura de caderno de
anotações, arquivo que serve para colecionar

D17Não conseguia entender o que o
professor precisava no portfolio.

D17ele é importante, pois até o
período passado eu consultava

D17colocava no drive e o professor dava
respostas, e no final da disciplina era

os assuntos.

para estudar.

atribuída uma nota.

D18 é conjunto das informações do que a D18 não sabia o que colocar no
gente estuda no decorrer da disciplina.
portfolio, ficava em duvida se precisava
pesquisar mais coisas

D18Eu acho ele importante D18 o professor avalia como se fosse um
porque tem a nossa cara, nosso trabalho, ele entra para complementar a
jeito de escrever, acho que ele nota junto com seminários.
não deveria ser a única forma
de avaliar, ou de aprendizado,
eu gosto muito de aulas
expositivas.

D19 é um compilado de informações, de D19.Tive muitas dificuldades em
conteúdos.
elaborar pois não havia um roteiro,
manual de orientação.

D19Considero importante, pois D19 foi atribuído uma nota, um professor
sempre retomo ao portfolio ficava responsável por receber e avaliar.
quando tenho alguma duvida e
com o passar do tempo que
esqueço e é de forma mais
prática que consigo retomar
aquele assunto

D20 é um instrumento importante para a D20Tive dificuldades, pois existem
construção do conhecimento, para organizar regras para a construção de portfólio,
o que a gente tá estudando.
Mas, assim, cada professor pedia uma
coisa para cada disciplina, e assim temos
vários modelos de disciplinas.

D20 Após algum tempo eu D20 cada professor corrigia de uma maneira,
passei a gostar de fazer o mas todos atribuíam uma nota
portfólio, pois
participo
ativamente da produção do
conhecimento, e não só o
professor chega lá e passa a
informação agente tem que
buscar a informação para poder
construir o portfolio

21 é um material de estudo do aluno, um 21 Muitas dificuldades eu tive, tanto na 21 depois de um tempo eu achei 21 cada professor avaliava de um jeito, te
compacto de informações objetivas de questão de estrutura, como na busca de o portfólio interessante, pois ele professor que pede o portfólio e nos devolve
determinado.
pesquisa para colocar no portfólio. Para orienta nossa a construção do com nota, outro devolve nos chama para
cada disciplina há um modelo a ser nosso conhecimento, é uma conversar e mostrar no que a gente precisa
cobrado pelos professores.
maneira de organizar o que cada melhorar.
professor pede
em
cada
disciplina.

D22 é um instrumento que você vai reunir as D22 foi muito confuso fazer o portfolio, D22 hoje eu gosto do portfólio, D22 cada professor dá a nota de maneira
informações sobre os assuntos, de anotações, pois não sabia o que colocar.
porque eu gosto de escrever, e diferente quando fazemos o portfólio. Teve
que eu sempre ando com ele em baixo do
ele deixa que a gente faça isso, e professor que substituiu a avaliação da prova
braço, eu gosto e sempre ele me salva.
dá pra ver depois que ele vai formal pelo portfólio. Aí teve outro que
ficando bem organizado.
disse que era para complementar as notas.
Mas todos davam notas.
D23 é um instrumento que eu posso D23 Elaborar o portfólio foi bem D23 Quando pesquisei por conta D23 O professor da saúde do adulto pediu
colecionar o conteúdo em sala de aula.
trabalhoso, primeiro por ser uma coisa própria o que era portfólio eu para a gente fazer o portfólio e ele mostrou
diferente do que costumamos usar em descobri o que ele pode ajudar, um roteiro para a gente construir. Depois ele
sala de aula.
aí comecei a gostar e a melhorar devolveu o portfólio e formou grupos e
o meu aprendizado.
discutiu cada portfólio com cada grupo e
explicou o porquê de cada nota, Achei legal,
pois a gente ficou sabendo o que erramos e o
que acertamos.
D24 o portfólio é um resumo das ideias que a D24 Ele foi muito ruim de se fazer.
gente estuda sobre determinado assuntos.

D24 com o tempo, vamos D24 o professor pedia para gente fazer o
pegando jeito de elaborar, aí ele portfólio, depois era para colocar no drive, aí
vai ficando melhor, vamos ele, dava uma olhada, e colocava o que
aprendendo mais sobre os achou e dava a nota.
assuntos.

D25 é um arquivo onde escrevo alguns D25 Eu tive dificuldades em fazer o D25 construir o portfólio ficou D25Assim, na disciplina saúde da mulher,
resumos sobre os assuntos que o professor portfólio por ser algo novo tanto para melhor a medida que ele foi era um tipo de portfólio e o jeito de fazer, na
pede.
mim como ara os demais colegas e por sendo solicitado.
saúde do adulto já era outro tipo, ficávamos
que não existe nada que orientasse.
sempre confusos, sabe.

D26 é um instrumento onde guardo o que D26 Não tivemos uma orientação no D26 É um instrumento que D26 quando era o professor de saúde e
pesquiso sobre os assuntos.
inicio da sua utilização e ficamos bem vamos usando e observando o sociedade ele apenas deu a nota a cada
confusos..
quanto
avançamos
em aluno. Em saúde da mulher, a professora deu
determinado assunto.
a nota mais ela sugeriu melhorias e em saúde
do Adulto também.
D27 um arquivo onde coleciono os assuntos D27 Fiquei bem confuso em fazer o D27 Com o passar do tempo, D27 cada professor corrigia de um jeito
que os professores pedem para a gente fazer o portfólio, pois não havia nada de achei ele interessante por que diferente.
portfólio.
orientação para construir.
dá para acompanhar a evolução
dos estudos.

53

ANEXO B
Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa

ANEXO C
Solicitação: Oficina sobre portfólio para os docentes da UFAL/Arapiraca

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE MEDICINA
MESTRADO PROFISSIONAL DO ENSINO NA SAÚDE

MARIA ELISÂNGELA SANTOS LIRA

Oficina sobre Prática de Portfólio

Maceió/AL

Oficina sobre prática do portfólio no processo Ensino Aprendizagem

INTRODUÇÃO
O Portfólio começou a difundir-se em espaço escolar na década de 90, com ênfase nos
Estados Unidos. O portfólio vem sendo evidenciado como um dos mais subsídios para uma
avaliação dinâmica e eficiente do ensino. O portfólio com variada terminologia distinguiu-se de
acordo com sua intenção, como: portas-fólio, processo fólios, diários de bordo, dossiê. O
portfólio é uma pasta com gente dentro, o portfólio do aluno pode ser entendido como um roteiro
dos percursos pessoais de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem da pessoa a que
pertence. (NUNES 2000).
A partir desta reflexão pode-se definir o portfólio como uma estratégia pedagógica de
acompanhamento e evolução do aluno e do professor, observando, avaliando e traçando
objetivos, retomando para planejar. Será realmente um portfólio quando é construído com
envolvimento e participação do aluno e professor.
Logo, portfólio é um instrumento inovador, uma vez que, pode ser considerado como
instrumentos de estimulação do pensamento crítico reflexivo dos alunos no processo ensino
aprendizagem.

JUSTIFICATIVA
A partir da pesquisa intitulada: O portfólio no processo ensino aprendizagem no curso de
graduação em enfermagem: o olhar do aluno, realizada no período de maio a junho do ano de
2018 com alunos de graduação em enfermagem. A amostra foi selecionada com alunos que
utilizavam o portfólio que aceitasse participar da pesquisa mediante a assinatura do Termo de
Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Mediante os resultados da pesquisa, apresentada a
coordenação deste curso, a coordenação do curso, em virtude da reorganização do Plano politico
Pedagógico da universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca solicitou as pesquisadoras
deste estudo a realização de uma Oficina sobre portfólios. (documento em anexo)

Objetivos:
 Realizar um grupo de estudo entre os professores para despertá-lo sobre o portfólio no
processo ensino aprendizagem;
 Transportar o que aprendeu em “fazer fazendo” o seu portfólio e aplicar em sala de aula
com os alunos;
 Realizar uma exposição dos portfólios construídos ao final da oficina.

DESENVOLVIMENTO
1º ETAPA: Organizar um questionário ou enquete para saber a opinião dos docentes saber a
respeito do uso do portfólio em sua prática em sala de aula.

a)Você possui dificuldades para elaborar seu portfólio?
( ) sim
( )não
Se sua resposta for sim, justifique:__________________________________________
b) Você acha o portfólio importante para verificação da aprendizagem e acompanhamento dos
alunos
( ) sim
( )não
Se sua resposta for sim, justifique:___________________________________________
c) A utilização do Portfólio dificulta o desenvolvimento de seu trabalho em sala de aula?
( ) sim
( ) não
Se sua resposta for sim, justifique______________________________________
d) Você concorda em discutir o uso do portfólio com os colegas de profissão??
( ) sim
( ) não
Se sua resposta for não, justifique:________________________________________
2ª ETAPA: Carta convite aos Professores do Curso de Graduação em Enfermagem.
MODELO
Comunicado Importante
Prezado Professor e Professora
Cumprimentamos-lhes fazendo chegar até vocês a reflexão por intermédio da
Enquete/Questionário com os Profissionais do Curso de Graduação em enfermagem sobre a
Prática de Portfólio. Tal Enquete proporcionou a coordenação do curso citado, um espaço de
diálogo, discussão e um momento de repensar a prática adotada nos anos anteriores garantindo
seu enriquecimento para as atividades propostas do ano de 2019.
Com a missão de promover a formação de seu corpo docente, a coordenação do curso de
enfermagem da Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca, firma o compromisso de
capacitar, formar, orientar e acompanhar os Professores interessados em aprofundar sua prática a
ampliar seus conhecimentos no que se refere à confecção de portfólios, que terá duração de
(definir tempo), tendo como culminância a exposição a ser realizada como intercâmbio de
saberes. Assim sendo todos os professores estão convidados a participar desta formação basta
enviar seu nome para o email das pesquisadoras até a data (definir data).
Os encontros serão realizados (quando) mensalmente no período (qual horário) 17h30 às 18h30,
haverá certificação? de participação e ampla divulgação das produções.
O cronograma da formação será encaminhado posteriormente a Universidade Federal de Alagoas
Campus Arapiraca.
3ª ETAPA: Elaboração do cronograma com os assuntos abordados na formação, período e
divisão das turmas.

Conteúdo
Formador
-o que é o portfólio?
-------------------------- Tipos de portfólios
- Objetivos do Portfólio
- Etapas do Portfólio
--------------------------------- Uso do Portfólio, a reflexão
e a avaliação.

Data
MANHÃ

TARDE

Esse cronograma é uma sugestão, porém o mesmo estará sujeitos a modificações após o
resultado da enquete/questionário.

4ª Etapa: Divulgação do trabalho desenvolvido na Formação 2019

55

ANEXO D
Comprovante de Submissão do Artigo à Saúde em Redes