Prova tipo 1 - Seleção do Mestrado em Ensino em Saúde - Edital 23-2016
TIPO 1 - Mestrado em Ensino em Saúde - UFAL - Edital 23-2016.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação Ensino em Saúde
PROVA TIPO
EDITAL N.º 23/2016-PROPEP/UFAL
1
MESTRADO EM ENSINO EM SAÚDE
Provas de Conhecimentos Específicos
(EDITAL N.º 23/2016-PROPEP/UFAL)
Universidade
Federal de Alagoas
2016
CADERNO DE QUESTÕES
INSTRUÇÕES GERAIS
1.
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6.
7.
Este Caderno de Questões somente deverá ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal.
Ao ser autorizado o início da prova, verifique se a numeração das questões e a paginação estão corretas.
Verifique também se contém 10 (dez) questões objetivas com 5 (cinco) alternativas cada. Caso contrário,
comunique imediatamente ao Fiscal.
O tempo disponível para esta prova é de 3 horas. Faça-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. Esse
tempo inclui a marcação da Folha de Respostas de questões objetivas.
Você somente poderá sair em definitivo do Local de Prova depois de decorrida 1 hora do início da aplicação.
Na Folha de Respostas de questões objetivas, confira seu nome, número do seu documento de identificação.
Em hipótese alguma lhe será concedida outra Folha de Respostas de questões objetivas.
Preencha a Folha de Respostas de questões objetivas utilizando caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
Na Folha de Respostas de questões objetivas, preencha completamente o círculo correspondente à alternativa
escolhida, conforme modelo:
Será atribuído o valor ZERO à questão que contenha na Folha de Respostas de questões objetivas: dupla
marcação, marcação rasurada, emendada ou com “X”, não preenchida totalmente ou que não tenha sido
transcrita.
9. A correção da prova objetiva será efetuada de forma eletrônica, considerando-se o conteúdo da Folha de
Respostas de questões objetivas. As respostas objetivas também devem ser justificadas ao final de cada
questão. As justificativas serão avaliadas e farão parte da composição das notas.
10. Caso a Comissão julgue uma questão como sendo nula, os pontos serão atribuídos a todos os candidatos.
11. Não será permitida qualquer espécie de consulta.
12. Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal de Sala este Caderno de Questões, juntamente com a Folha de
Respostas de questões objetivas, e assine a Lista de Presença.
13. Assine neste Caderno de Questões e coloque o número do seu documento de identificação (RG, CNH etc.).
8.
Boa Prova!
N. do doc. de identificação (RG, CNH etc.):
Maceió/AL, 31 de outubro de 2016.
Assinatura do(a) candidato(a):
Prova tipo 1
Universidade Federal de Alagoas
Conhecimentos Específicos
QUESTÃO 01____________________________________________________________________________
Já que a interdisciplinaridade é uma forma de compreender e modificar o mundo, pelo fato de a realidade do mundo ser múltipla e
não uma, a possibilidade mais imediata que nos afigura para a sua efetivação no ensino seria a eliminação das barreiras entre as
disciplinas.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A efetivação da interdisciplinaridade: obstáculos e possibilidades. In:______. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São
Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 87-96.
De acordo com o pensamento de Fazenda, a forma de integrar as disciplinas, eliminando as barreiras entre elas, seria por meio da
criação de
A) um currículo multidisciplinar.
B) núcleos de disciplinas homogêneas.
C) uma proposta de ensino integradora.
D) disciplinas com conteúdos justapostos.
E) métodos de pesquisa comuns entre as disciplinas.
Justificativa da Resposta:
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Universidade Federal de Alagoas
Prova tipo 1
QUESTÃO 02____________________________________________________________________________
O CFM instituiu o Código de Ética Médica (CEM), cuja violação implica sanções, impondo aos profissionais a ele submetidos seu
conhecimento e aplicação, por meio de conduta permeada pelos prima facie ducties. Conhecer o assunto torna-se condição básica para
sua observação. Daí a importância deste ensino desde os primeiros anos do curso médico, fornecendo ao estudante capacidade de análise
ética na prática profissional futura. OBJETIVOS: Avaliar o grau de conhecimento sobre as disposições do CEM relativas a "responsabilidade
profissional" e "segredo médico" entre estudantes de Medicina da Famema e verificar se há evolução desse conhecimento durante a
graduação. MÉTODO: Estudo realizado em dez meses, com 479 estudantes do primeiro ao sexto ano, regularmente matriculados. Aplicado
questionário anônimo, com duas partes: uma com dados sociodemográficos e outra composta por 11 cenários clínicos, envolvendo
questões eticamente conflituosas. RESULTADOS: 395 estudantes responderam o questionário (82,46% da amostra inicial). Ao se
comparar a média total de acertos entre as turmas nos cenários, encontrou-se o valor de p = 0,7148, sem significância estatística.
CONCLUSÕES: Não há diferença estatisticamente significativa no grau de conhecimento sobre ética entre as séries. Sugere-se a
introdução efetiva do assunto na graduação do curso médico, com metodologia de ensino adequada.
MENDONCA, Ana Cristina; VILLAR, Heloísa Cerqueira C. E. e TSUJI, Selma Rumiko.
O conhecimento dos estudantes da faculdade de medicina de Marília (Famema) sobre responsabilidade profissional e segredo médico.
De acordo com Silveira e Córdova (2009), e apoiados no resumo da pesquisa, e no objetivo proposto, pode-se afirmar que o tipo de
abordagem metodológica utilizada pelos autores foi:
A) censitária
B) qualitativa
C) quantitativa
D) experimental
E) mista (quanti e qualitativa)
Justificativa da Resposta:
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Universidade Federal de Alagoas
Prova tipo 1
QUESTÃO 03____________________________________________________________________________
Esta investigação abrangeu um universo de 40 docentes, sendo 10 médicos e 10 enfermeiros da UPP1 (primeira série), e 10
médicos e 10 enfermeiros da UPP2 (segunda série). [...] Os grupos foram compostos por 20 docentes, selecionando-se 5 médicos e 5
enfermeiros da UPP1, bem como 5 médicos e 5 enfermeiros da UPP2. Estes sujeitos foram separados de acordo com a série em que
estavam inseridos e, compondo um grupo de 10 docentes da UPP1 e outro grupo de 10 docentes da UPP2, convidados a participar dos
grupos. Na coleta dos dados foi utilizada a técnica de grupo focal, que consiste numa entrevista em grupo, baseada em um tópico a ser
explorado e focalizado pelo grupo.
FERREIRA, Ricardo Corrêa; FIORINI, Vânia Maria Lopes; CRIVELARO, Everton. Formação Profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva docente. Revista Brasileira de Educação
Médica. São Paulo, v. 34, n. 2, p. 207-215, 2010.
O fragmento do texto relaciona-se com que tipo de pesquisa?
A) Pesquisa ação.
B) Pesquisa qualitativa.
C) Pesquisa quantitativa.
D) Pesquisa experimental.
E) Pesquisa quantitativa e qualitativa.
Justificativa da Resposta:
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Universidade Federal de Alagoas
Prova tipo 1
QUESTÃO 04____________________________________________________________________________
Entre as inúmeras recordações que guardo da prática dos debates nos Círculos de Cultura de São Tomé, gostaria de referir-me
agora a uma que me toca de modo especial. Visitávamos um Círculo numa pequena comunidade pesqueira chamada Monte Mário.
Tinha-se como geradora a palavra bonito, nome de um peixe, e como codificação um desenho expressivo do povoado, com sua
vegetação, as suas casas típicas, com barcos de pesca ao mar e um pescador com um bonito à mão. O grupo de alfabetizandos olhava
em silêncio a codificação. Em certo momento, quatro entre eles se levantaram, como se tivessem combinado, e se dirigiram até a parede
em que estava fixada a codificação (o desenho do povoado). Observaram a codificação de perto, atentamente. Depois, dirigiram-se à
janela da sala onde estávamos. Olharam o mundo lá fora. Entreolharam-se, olhos vivos, quase surpresos, e, olhando mais uma vez a
codificação, disseram: “É Monte Mário. Monte Mário é assim e não sabíamos”. Através da codificação, aqueles quatro participantes do
Círculo “tornavam distância” do seu mundo e o re-conheciam. Em certo sentido, era como se estivessem “emergindo” do seu mundo,
“saindo” dele, para melhor conhecê-lo. No Círculo de Cultura, naquela tarde, estavam tendo uma experiência diferente: “rompiam” a sua
“intimidade” estreita com Monte Mário e punham-se diante do pequeno mundo da sua cotidianidade como sujeitos observadores.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Cortez, 1981.
Considerando os fundamentos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem abordadas por Freire (1981) e por Batista e
colaboradores (2015), o texto se associa com qual das metodologias?
A) Problematização.
B) Mapas conceituais.
C) Treinamento de habilidades.
D) Aprendizagem baseada em equipes (TBL).
E) Aprendizagem baseada em problemas (PBL).
Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1
QUESTÃO 05____________________________________________________________________________
A pesquisa possibilita um entendimento da realidade a investigar. Ela é o resultado de um inquérito ou exame minucioso, realizado com
o objetivo de resolver um problema, recorrendo a procedimentos científicos. De acordo com Silveira e Córdova (2009), podemos afirmar
que o pesquisador na pesquisa qualitativa:
I. Preocupa-se com a representatividade da compreensão de um grupo social.
II. É, ao mesmo tempo, o sujeito e o objeto de suas pesquisas.
III. Opõe-se ao pressuposto que defende um modelo próprio de pesquisa.
IV. Tem conhecimento parcial e limitado.
V. Exprime o que convém ser feito e quantifica as trocas simbólicas.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A) II, apenas.
B) I, III e V, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) III, IV e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.
Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1
QUESTÃO 06____________________________________________________________________________
É nadando que se aprende a nadar.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Cortez, 1981, p.26.
Tendo essa frase como referência e considerando os pilares do conhecimento citados por Ferreira et al (2010) no artigo Formação
Profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva docente, assinale a alternativa que indica o tipo de
aprendizagem utilizado.
A) Aprender a ser.
B) Aprender a fazer.
C) Aprender a aprender.
D) Aprender a conhecer.
E) Aprender a viver juntos.
Justificativa da Resposta:
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Universidade Federal de Alagoas
Prova tipo 1
QUESTÃO 07____________________________________________________________________________
A Revolta da Vacina permanece como exemplo quase único na história do país de movimento popular de êxito baseado na defesa
do direito dos cidadãos de não serem arbitrariamente tratados pelo governo.
CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 138-139.
Tomando como referência o texto História das Políticas de Saúde no Brasil: a trajetória do direito à saúde (Baptista, 2007), é correto
afirmar que a citação refere-se à(ao)
A) surgimento do sanitarismo desenvolvimentista.
B) proposta do código sanitário que institui a desinfecção.
C) formação de Caixas de Aposentadorias e Pensões (Caps).
D) criação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (Laps).
E) criação do Ministério da Educação e Saúde Pública (Mesp).
Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1
QUESTÃO 08____________________________________________________________________________
Os códigos de ética profissional no Brasil sofrem crítica dos teóricos da bioética latino-americana por terem orientação normativa
baseada na bioética principialista de Beauchamp & Childress (1979). Selecione a frase explicativa da necessidade de modificação dos
conteúdos dos códigos de ética profissionais para atender às demandas atuais em saúde pública, segundo Garrafa (2012), um dos
teóricos da Bioética Crítica latino-americana.
A) A maximização e a superexposição do princípio da beneficência tornaram o princípio da justiça um mero coadjuvante da teoria
principialista.
B) A ética profissional é direcionada preferencialmente para os deveres e as obrigações morais dos participantes em atender à
comunidade profissional da área médica.
C) A praticidade do check list principialista, sua adequação ao estudo dos conflitos e das situações que ocorrem nos países pobres da
parte sul do mundo é indispensável.
D) Uma visão bilateral, paternalista e socialmente distorcida da relação profissional-paciente ou da relação entre os programas e
serviços com os respectivos usuários.
E) A questão ética adquiriu identidade pública. Deixou de ser considerada um simples problema de consciência a ser resolvido na
esfera privada, de foro exclusivamente individual ou íntimo.
Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1
QUESTÃO 09____________________________________________________________________________
Em uma sala de aula de um curso de medicina, um tutor solicita ao grupo de 10 alunos que analisem uma situação problema de parada
cardiopulmonar de um adulto. Os alunos ao empregarem seus conhecimentos prévios, para entender os processos subjacentes, se
depararam com várias lacunas do conhecimento. Essas interrogações, mediadas pelo tutor, transformaram-se em objetivos de
aprendizagem e serviram como ponto de partida de estudo individual e coletivo. No encontro seguinte, os alunos demonstraram
capacidade de atingir patamares mais complexos em relação à parada cardiopulmonar de um adulto e suas possibilidades de resolução.
Considerando as metodologias ativas de ensino-aprendizagem abordadas por Batista e colaboradores (2015), a situação refere-se à
A) Problematização.
B) Casos Motivadores.
C) Treinamento de habilidades.
D) Aprendizagem baseada em equipes (TBL).
E) Aprendizagem baseada em problemas (PBL).
Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1
QUESTÃO 10____________________________________________________________________________
Nos seus estudos sobre interdisciplinaridade, Heckhausen refere que a disciplina como Ciência permite a exploração científica
especializada de um domínio determinado e homogêneo de estudos, que faz surgir novos conhecimentos que substituem os mais
antigos. Por sua vez, a disciplina possui critérios que caracterizam sua natureza e a distingue das demais, bem como permitem um
estudo mais preciso sobre as possibilidades de realização de um trabalho interdisciplinar (FAZENDA, 2011).
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Gênese e formação do conceito de interdisciplinaridade. In:______. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6.ed. São Paulo:
Edições Loyola, 2011. p.51-72.
Partindo dessa premissa, Heckhausen propôs alguns tipos de relações interdisciplinares,
I. Interdisciplinaridade heterogênea, Pseudointerdisciplinaridade;
II. Interdisciplinaridade auxiliar, Interdisciplinaridade complementar e Interdisciplinaridade Unificadora;
III. Pluridisciplinaridade, Transdisciplinaridade;
IV. Interdisciplinaridade linear, Interdisciplinaridade cruzada e Interdisciplinaridade estrutural.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A) I, II, III e IV.
B) I, III e IV, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I e II, apenas.
E) III, apenas.
Justificativa da Resposta:
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Prova tipo 1
Universidade Federal de Alagoas
ATENÇÃO!
O candidato está proibido de destacar esta folha com o gabarito, sob pena de eliminação
do processo. Somente o Fiscal de Sala está autorizado a fazer isso no momento de sua
saída em definitivo do Local de Prova.
Gabarito do Candidato
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
EDITAL N.º 23/2016-PROPEP/UFAL
Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016
31/10/2016
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REALIZAÇÃO
www.ufal.edu.br
