MANUAL DO CANDIDATO - ORIENTAÇÕES PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS

INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS

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MANUAL DO CANDIDATO - ORIENTAÇÕES PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS.pdf
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                    Diretora da Faculdade de Medicina
Profª Drª Alessandra Plácido Lima Leite
Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde-PPGES
Profª Draª Lucy Vieira da Silva Lima
Vice-Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde-PPGES
Profª Draª Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos
Organização:
Msc. Adenize Ribeiro da Silva
Msc. Maria Cristina da Conceição Oliveira
Profª Drª Lucy Vieira da Silva Lima
Profª Drª Josineide Francisco Sampaio
Profª Drª Mércia Lamenha Medeiros
Prof. Dr. Sérgio Seiji Aragaki
Comissão Avaliadora:
Linha de pesquisa: Currículo e Processo de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde
Titulares:
Prof. Dr. Francisco José Passos Soares
Profª Drª Célia Maria Silva Pedrosa
Profª Drª Angela Maria Moreira Canuto Mendonça
Suplentes:
Profª Drª Mércia Lamenha Medeiros
Profª Drª Lenilda Austrilino
Linha de Pesquisa: Integração ,Ensino, Serviço de Saúde e Comunidade.
Titulares:
Profª Drª Cristina Camelo Azevedo
Profª Drª Josineide Francisco Sampaio
Prof. Dr. Sérgio Seiji Aragaki
Suplentes:
Prof. Dr. Carlos Henrique Falcão Tavares
Prof. Dr. Waldemar Antonio das Neves Junior

ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS

OBJETIVO DO MANUAL
Este Manual tem a finalidade de orientar os candidatos quanto às etapas 2 e 3
(Apresentação e Defesa do Anteprojeto+ Entrevista /Análise de Currículo) do Processo
Seletivo – Edital 03/2020 e sobre os procedimentos para realização das Matrículas após
aprovação final.

2ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO – APRESENTAÇÃO E DEFESA DO
ANTEPROJETO + ENTREVISTA

1- DA CONVOCAÇÃO
a) Participarão dessa etapa os candidatos aprovados e classificados até o dobro de vagas de
cada linha de pesquisa na 1ª etapa (Análise do Anteprojeto – parte escrita), assim
distribuídos:
Currículo e Processo de Ensino-Aprendizagem na

Integração, Ensino, Serviço de Saúde e

Formação em Saúde

Comunidade.

Até 24 candidatos

Até 24 candidatos

b) Ao realizar a apresentação à banca o Candidato poderá estar em qualquer lugar,
exigindo apenas que seja um local silencioso, que estejam trajando roupas adequadas
para o momento, que tenham um dispositivo eletrônico em mãos (notebook, tablet ou
computador) com conexão a rede mundial de computadores (internet), que possua altofalante e câmera para que possam interagir por áudio e imagem com os componentes da
banca;

c) O candidato terá 7 (sete) minutos para

apresentar seu Anteprojeto

a banca,

apresentando os slides em PowerPoint do seu trabalho, após sua apresentação a banca
iniciará a entrevista;

d) O não comparecimento a essa etapa da seleção implica na eliminação do candidato no
processo seletivo;

2- DO CARÁTER, PESO E NOTA
a) Conforme o Edital, a etapa 2 é de caráter ELIMINATÓRIA, peso 4(quatro) e tem as
seguintes notas de corte (nota mínima):

DEMANDAS

Demanda 1 - Ampla Concorrência

NOTAS DE CORTE
7,0(Sete)

Demanda 2 - Cotas– Negros/as, Pretos/as ou Pardos/as

5,5(cinco e meio)

Demanda 3 – Cotas– Indígenas

5,5(cinco e meio)

Demanda 4 – Cotas– Pessoas com Deficiência

5,5(cinco e meio)

Demanda 5 – Cotas - Servidores Públicos lotados nas

7,0(Sete)

Unidades Acadêmicas da Área da Saúde da UFAL
Demanda 6 – Cotas- Docentes, Técnicos administrativos

7,0(Sete)

ou *Preceptores da FAMED/UFAL do Campus A. C. Simões
ou Campus Arapiraca

3- DA TRANSMISSÃO DA APRESENTAÇÃO E ENTREVISTA:
a) A Apresentação e Defesa do Anteprojeto + Entrevista será realizada através da
plataforma Google Meet, momento em que o candidato deverá estar online com
antecedência mínima de 10 minutos do horário agendado, aguardando a autorização
para início da apresentação;

b) O formato de apresentação do Anteprojeto deverá ser em PowerPoint (máximo 10
slides). Em seguida a banca iniciará a Entrevista com o candidato;

c) O candidato deverá pedir permissão para acessar a sala virtual somente no dia e horário
previsto para sua apresentação e aguardar autorização da banca. Os dias e horários
para apresentação serão publicados na página do Programa: https://famed.ufal.br/ptbr/pos-graduacao/ensino-na-saude/selecao-1/regular/2021-1
d) A apresentação ocorrerá em tempo real, não sendo permitida apresentações por vídeos

gravados pelo candidato, bem como a participação de outros indivíduos estranhos ao
processo seletivo no momento da apresentação;

e) Não nos responsabilizamos por problemas técnicos de transmissão (falha na internet,
falta de habilidade do candidato com as tecnologias, etc), caso ocorra algum desses
eventos, será concedido uma tolerância de 10 minutos para o candidato. Interrupções de
terceiros ou sons que possam prejudicar a apresentação não implicam em nova
apresentação;

f) Caso os problemas técnicos sejam das Bancas esses serão resolvidos de forma a não
prejudicar nenhum candidato, o que pode provocar adequações ao longo das
apresentações;
g) Todas as apresentações e entrevistas serão gravadas na íntegra, portanto os candidatos
deverão preencher o formulário de consentimento de gravação de imagem(Anexo I) e
enviar para o email: seleção.mpes@famed.ufal.br, até 2(dois) dias antes da
apresentação.

4 – DOS RESULTADOS
a) Os resultados da Apresentação e Defesa do Anteprojeto de Pesquisa (online) + Entrevista
serão divulgados na página do PPGES no link: https://famed.ufal.br/pt-br/posgraduacao/ensino-na-saude/selecao-1/regular/2021-1 , conforme calendário do Edital;

5 – DO RECURSO
a) O candidato poderá recorrer do resultado da Apresentação e Defesa do Anteprojeto de
Pesquisa (online)

+ Entrevista, em formulário próprio disponível no link:

https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ensino-na-saude/selecao-1/regular/20211/formulario-de-interposicao-de-recurso.pdf/view, no prazo estabelecido no calendário
do Edital. ( 02 e 03/03/2021).

b)

O

pedido

de

recurso

deve

ser

enviado

exclusivamente

selecao.mpes@famed.ufal.br e em formulário próprio.

para

o

e-mail:

3º ETAPA - ANÁLISE DOS TÍTULOS

1- DA CONVOCAÇÃO
a) Participarão dessa etapa os candidatos aprovados e classificados na 2ª Etapa
(Apresentação e defesa do Anteprojeto de Pesquisa (online) + Entrevista) até o dobro
de vagas de cada linha(Currículo e Processo de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde –
até 24 candidatos) e (Integração, Ensino, Serviço de Saúde e Comunidade. – até 24

candidatos), os quais serão convocados por Edital especifico a ser publicado na página
do Programa.

2- DO CARÁTER, PESO E NOTA
a) Conforme o Edital, a etapa 3 é de caráter CLASSIFICATÓRIA, peso 2(dois);

b) Ao candidato de maior pontuação será atribuída a nota máxima 10,0 (dez) e a cada um
dos demais candidatos será atribuída nota proporcional, correspondente aos pontos
obtidos;

c) A análise de títulos obedecerá ao indicado no Anexo VI –BAREMA do Edital.

3- DA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DOS TÍTULOS
a) Período de envio da documentação comprobatória dos títulos: 10/03/2021(00h00min)
e 11/03/2021(23h59min). Não será aceita a documentação enviada fora do prazo
estabelecido no Edital.

b) A documentação comprobatória dos títulos, deverão ser enviadas de modo digital, em
formato PDF, em arquivo único e organizadas seguindo a ordem do quadro de pontuação
do BAREMA 3 para o email (selecao.mpes@famed.ufal.br), junto com a proposta de
pontuação individualizada de títulos preenchida (ANEXO VI – Barema 3), sob pena de
ser eliminado desta etapa da seleção;

b) Em nenhuma hipótese serão considerados títulos que não estiverem claramente
indicados na proposta de pontuação individualizada ANEXO VI – (Barema 3)do Edital e
entregues pelo candidato;

4 – DOS RESULTADOS
a) Os resultados da Análise de Títulos serão divulgados na página do PPGES no link:
https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ensino-na-saude/selecao-1/regular/2021-1,
conforme calendário do Edital;

5 – DO RECURSO
a) O candidato poderá recorrer do resultado da etapa 3, em formulário próprio disponível
no

link:

https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ensino-na-saude/selecao-

1/regular/2021-1/formulario-de-interposicao-de-recurso.pdf/view,

no

prazo

estabelecido no calendário do Edital. ( 19 e 22/03/2021);

b)

O

pedido

de

recurso

deve

ser

enviado

exclusivamente

para

o

e-mail:

selecao.mpes@famed.ufal.br.

FINAL DO PROCESSO SELETIVO
1- DO RESULTADO
a) O resultado FINAL DO PROCESSO SELETIVO será divulgado na página do PPGES no link:
https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ensino-na-saude/selecao1/regular/2021-1, conforme calendário do Edital.

2- DA BANCA DE VALIDAÇÃO DA AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
a) O candidato que efetuou sua inscrição pelo sistema de cotas,

se autodeclarando

pretos/pardos, será submetido ao procedimento de verificação da condição declarada
para concorrer às vagas reservadas para essas cotas, por meio de banca específica,
obrigatoriamente antes da homologação do resultado final do Processo Seletivo nos
termos do art. 19 da RESOLUÇÃO Nº. 86/2018-CONSUNI/UFAL.

b) Os candidatos deverão passar pela verificação na data provável de 06/04/2021, de
formal

virtual,

na

plataforma

a

ser

indicada

na

página

eletrônica

https://famed.ufal.br/pos-graduacao/ensino-na-saude/selecao-1/regular/2021,

do

Programa a ser divulgada 48h antes de sua realização;

c)

Será publicado Edital especifico com todas as normas e orientações para o
procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas
reservadas para aqueles que optarem pela cotas destinadas aos que se autodeclararem
Pretos/Pardos. Os candidatos receberão notificação da referida publicação através do
email informado no ato da inscrição no SIGAA .

c)

O não comparecimento a essa etapa da seleção implica na eliminação do candidato do
processo seletivo;

e) Eventual recurso da verificação da condição declarada deverá ser realizado por meio de
requerimento escrito e fundamentado, dirigido à Coordenação do PPGES, através do
email: (selecao.mpes@famed.ufal.br),

DAS MATRÍCULAS
As matrículas serão realizadas online, com entrega de toda documentação, através do email:
selecao.mpes@famed.ufal.br, não sendo permitida a pendência de documentos.
a) Não será aceita matrícula enviada fora do prazo de inscrição;
b) as matriculas serão realizadas em datas prováveis: 12 e 13/04/2021.

DA DOCUMENTAÇÃO PARA A MATRICULA
A documentação deverá ser enviada de modo digital, em formato PDF, em arquivo
único e organizada seguindo a ordem abaixo discriminada;
 Formulário de matrícula devidamente preenchido e assinado, que será disponibilizado na página
do

Programa,

https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ensino-na-

saude/documentos/formularios-1/formularios-fisicos/3-requerimento-de-matricula/view

Documento de Identificação(RG, Carteira de identidade, CHN)


CPF ;



Foto 3x4(colorida);



Título de Eleitor e comprovante de quitação;



Comprovante das obrigações militares para homens;



Comprovante de residência atualizada;



Diploma e histórico da graduação;



Carta de anuência do Empregador com data do mês de Abril/2021, link:
https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ensino-nasaude/documentos/formularios-1/modelo-de-carta-de-anuencia-deempregador/view



Comprovante de Vínculo Institucional;



Declaração de Cópias Autênticas – link:

https://famed.ufal.br/pt-br/pos-

graduacao/ensino-na-saude/documentos/formularios-1/formularios-fisicos

DO INÍCIO DAS AULAS
O início das aulas do Programa de Pós-Graduação em Ensino Saúde semestre 2021.1
está previsto para 15/04/2021.

ANEXO I

TERMO DE ACEITE E DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

Eu ___________________________________________________________________, portador(a) do RG nº
______________________,

CPF

nº______________________________,

inscrito/a

no

Concurso

Público/Processo Seletivo regido pelo EDITAL N° 03/2020 – PPGES-FAMED/CPGPROPEP/UFAL, para o curso de Mestrado Profissional em ensino na Saúde, declaro, para os
devidos fins, estar ciente e aceitar as condições para a realização da gravação de minha
apresentação e Defesa do A|nteprojeto de Pesquisa + Entrevista, na forma de video e audio.

Por meio desta, AUTORIZO o uso de minha imagem, constante na gravação de minha
apresentação, a qual será realizada através da plataforma Google Meet assim como da
entrevista.

A presente autorização abrange o uso da minha imagem no vídeo acima mencionado e será
concedido à Universidade Federal de Alagoas, o uso delas por prazo indeterminado para
fins de avaliação do Concurso/Processo Seletivo em que estou concorrendo.

Por esta ser a expressão da minha vontade, declaro que autorizo o uso acima descrito, sem
que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à imagem ora autorizada ou a
qualquer outro, e assino a presente autorização.

____________________________/_____, _____ de ____________________ de 2021.
Cidade

UF

dia

mês

Telefone para contato: ( ____) ____________________

______________________________________________________________________

(Nº de inscrição, nome e assinatura do/a Candidato/a)