14- Currículo Integrado: Percepção da Interdisciplinaridade na Formação de Enfermeiro

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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE MEDICINA
PROGRAMA DE MESTRADO PROFISIONAL EM ENSINO NA SAÚDE

NADJA ROMEIRO DOS SANTOS

CURRÍCULO INTEGRADO: PERCEPÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE
NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS

MACEIÓ-AL
2014

NADJA ROMEIRO DOS SANTOS

CURRÍCULO INTEGRADO: PERCEPÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA
FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS

Trabalho Acadêmico de Mestrado apresentado ao
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da
Faculdade de Medicina – FAMED da Universidade
Federal de Alagoas – UFAL como requisito parcial
para obtenção do título de Mestra em Ensino da Saúde
Orientadora: Profa. Dra. Célia Maria Silva Pedrosa
Coorientadora: Profa. Dra. Maria Viviane Lisboa
Vasconcelos.

MACEIÓ- AL
2014

Catalogação na fonte
Universidade Federal de Alagoas
Biblioteca Central
Divisão de Tratamento Técnico
Bibliotecária Responsável: Helena Cristina Pimentel do Vale
S237c

Santos, Nadja Romeiro dos.
Currículo integrado : percepção da interdisciplinaridade na formação de
enfermeiros. / Nadja Romeiro dos Santos. – 2014.
60 f. : il.

Orientador: Célia Maria Silva Pedrosa.
Coorientadora: Maria Viviane Lisboa Vasconcelos.
Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Universidade Federal de Alagoas
Faculdade de Medicina, 2014.
Inclui Bibliografias.
Apêndice: f. 49-52.
Anexos: f. 53-60.
1. Enfermagem – Estudo e ensino. 2. Currículo interdisciplinar. 3. Enfermeiros Formação. I. Título.

CDU: 616-083:37

AGRADECIMENTOS

À minha família, pois sem ela não haveria motivo para nada. Em especial aos meus
filhos Samara Christine, Ian Gabriel, Iago Rafael, (pela torcida, força e carinho) meu esposo
Hamilton Carneiro Júnior (por ser amigo, paciente, pela ajuda, companheirismo e incentivo
em todos os momentos desta trajetória), minha mãe Quitéria, e minha sogra Adelba.
Às Professoras Orientadoras Dr.ª Celia Maria Silva Pedrosa e Dra. Maria Viviane
Lisboa de Vasconcelos por toda a paciência e dedicação dispendida na construção do presente
trabalho.
A todos os professores e colegas do Curso de Mestrado, da Faculdade de Medicina,
pela disponibilidade em partilhar o saber, em especial Ana Paula, Rudja, Augusto César,
Graça, e Cláudia, que foram parceiros nos estudos, no cansaço e nas risadas.
Aos meus queridos alunos, por me permitirem exercer a docência, pelos seus esforços
e por compartilharem comigo suas experiências.
Ao Curso de Enfermagem da UNCISAL, por abrir as portas e abrir meu horizonte. Em
especial às grandes enfermeiras: Cristiane Martins, Maria Lucélia Hora e Jessica Arroxelas,
por tudo que me ensinaram e por todo o apoio.
Às amigas Cecília Maria Calheiros, Samira Cerqueira e Kathleen Moura pelo apoio
por entenderem meu cansaço e ansiedade, por estarem sempre ao meu lado.

“Não há educação sem amor.
O amor implica luta contra o egoísmo.
É preciso que a leitura seja um ato de amor.
Não há educação imposta, como não há amor imposto.
A educação qualquer que seja ela é sempre uma teoria do conhecimento.
Não há educação do medo.
Mudar é difícil mas é possível.”
(Paulo Freire)

RESUMO

No Brasil, as discussões sobre a interdisciplinaridade começaram na década de 70, com o
intuito de investigar a intensidade de trocas entre os especialistas e o nível de integração das
disciplinas em um projeto de pesquisa. O presente estudo discute as questões da formação em
enfermagem dentro da proposta do currículo Integrado e interdisciplinar, tendo como objetivo
verificar as percepções discentes sobre a interdisciplinaridade no curso de graduação em
enfermagem de uma instituição pública de ensino superior. Trata-se de pesquisa quantitativa,
qualitativa e exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário
estruturado com perguntas abertas e fechadas, construído a partir da leitura previa do Projeto
Político-Pedagógico do Curso de Enfermagem (PPP), distribuídas em torno de cinco capítulos
do PPP, tocantes ao objetivo do curso, perfil do egresso, habilidades e competências gerais,
habilidades e competências específicas e organização curricular, aplicado a 51 discentes de
quarto e quinto anos do referido curso. Os dados foram coletados nos meses de junho e julho
de 2013. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Para a
análise quantitativa, foi construído um instrumento atitudinal do tipo Likert. Os resultados
obtidos desta pesquisa contribuíram para o desenvolvimento de um produto, que é um projeto
de intervenção, o qual propiciará a melhoria da formação em enfermagem, base de
sustentação para modificação das práticas atuais, com ênfase na integração ensino, serviço e
comunidade, para o fortalecimento do currículo integrado e interdisciplinar. Conclui-se que os
discentes compreendem o movimento interdisciplinar como fortalecedor da relação com a
realidade, reconhecendo a necessidade de integração e diálogo dos atores envolvidos no
processo de ensino-aprendizagem, identificando, contudo, fragilidades do processo de
construção dessa prática em relação ao desenvolvimento da interdisciplinaridade desde ao
início do curso.

Palavras Chaves: Currículo. Interdisciplinaridade. Educação em Enfermagem.

ABSTRACT

In Brazil, the discussions about the interdisciplinary began in the 70s, in order to investigate
the intensity of exchanges between experts and the degree of integration of the disciplines in a
research project. This study discuss about the issues in the nursing training within the
proposed integrated and interdisciplinary curriculum, aiming to check the students'
perceptions about interdisciplinary in the undergraduate nursing degree from a public
institution of higher education. It is a quantitative, a qualitative and an exploratory research,
that as a data collection instrument, were used a structured questionnaire, with both openended and closed-ended questions. The questions were constructed from the previous reading
of the Political-Pedagogical Project(PPP) of the Nursing undergraduate program, that was
distributed around the five chapters of PPP, regarding the objective of the course, the profile
of egress, the general skills and competencies needed, the specific abilities and competencies,
and the curricular organization. This questionnaire was administered to 51 students of fourth
and fifth year of that course the data was collected between June and July 2013,the
Qualitative data were analysed by the content analysis. For the quantitative analysis, we built
a Likert attitudinal instrument. The results of this research contributed to the development of a
product, which is an intervention project, which will provide improved training in nursing,
support base for changes in current practices, with emphasis on the integration of education,
service and community for the strengthening of the integrated and interdisciplinary
curriculum. It is concluded that the students understand the interdisciplinary movement as
strengthening the relationship with the reality, recognizing the need for integration and
dialogue of the actors involved in the teaching-learning process, identifying, however,
weaknesses in the construction process of this practice in relation to the development of
interdisciplinary since the beginning of the course.

Keywords: Curriculum. Education in Nursing. Interdisciplinary.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CEP/CONEP Comitê de Ética em Pesquisa/ Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
CESMAC

Centro de Ensino Superior de Maceió

CNS/MS

Conselho Nacional de Saúde/ Ministério da Saúde

DCN

Diretrizes Curriculares Nacionais

FAMED

Faculdade de Medicina

LDB

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

PPP

Projeto Político Pedagógico

SEUNE

Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste

SUS

Sistema Único de Saúde

TCLE

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

UFAL

Universidade Federal de Alagoas

UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UNCISAL

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

SUMÁRIO

1

APRESENTAÇÃO....................................................................................................... 10

2

ARTIGO-CURRÍCULO INTEGRADO: A PERCEPÇÃO DA
INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS............... 13

2.1

Introdução..................................................................................................................... 16

2.2

Metodologia................................................................................................................... 18

2.3

Resultados e discussão.................................................................................................. 19

2.4

Considerações finais...................................................................................................... 28

2.5

Referências.....................................................................................................................29

3

RELATÓRIO DE APRESENTAÇÃO DE PRODUTO DE INTERVENÇÃO...... 32

3.1

Introdução..................................................................................................................... 37

3.2

Desenvolvimento........................................................................................................... 38

3.2.1 Objetivo geral.................................................................................................................. 38
3.2.2 Objetivos específicos...................................................................................................... 38
3.2.3 Metodologia.................................................................................................................... 38
3.2.4 Resultados obtidos.......................................................................................................... 39
3.3

Conclusão....................................................................................................................... 43

3.4

Referências..................................................................................................................... 43

4

CONCLUSÃO GERAL................................................................................................ 45

REFERÊNCIAS GERAIS........................................................................................... 46
APÊNDICE.................................................................................................................... 49
ANEXOS........................................................................................................................ 53

10

1

APRESENTAÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em

Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina (FAMED), da Universidade Federal de Alagoas
(UFAL) e teve como objetivo: verificar as percepções discentes sobre a interdisciplinaridade
no curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino superior.
No Brasil, o currículo integrado em saúde teve inicio na década de 1990, em resposta
ao movimento de reforma sanitária que, desde 1980, defendia uma reorganização da
assistência à saúde, com cobertura de todos os cidadãos e substituição do modelo flexneriano
por um mais integral, centrado na saúde e em sua promoção.
Pensado na teoria da aprendizagem, o currículo integrado estimula o pensamento
crítico-reflexivo, exigindo a utilização de metodologias ativas de apreensão do conhecimento,
onde o papel do professor é o de facilitador e o do estudante de construtor do seu
conhecimento. Ultrapassando o processo de memorização e de receptor do conhecimento, o
aprendizado está diretamente associado ao processo de construção, “a um saber fazer, como
fazer, saber por que saber, saber para quê” (PEREIMA; COELHO; DA ROS, 2005).
De acordo com Conselho Nacional de Educação; Carvalho e Cecim (2001; 2009), o
modelo de saúde proposto pelo Sistema Único de Saúde - SUS, a formação acadêmica na
saúde deve constituir um perfil de profissional capaz de refletir sobre sua atuação e
transformar a realidade onde está inserido, auxiliando na substituição de uma assistência em
saúde focada na doença e na cura, favorecendo a promoção da saúde, prevenção das doenças,
na proteção e reabilitação da saúde.
O curso de graduação em enfermagem, da Universidade Estadual de Ciências na
Saúde de Alagoas - UNCISAL foi criado em outubro de 2007 e teve seu primeiro processo
seletivo em janeiro de 2008. Sua criação se deu para atender às necessidades de instituições
públicas de ensino em enfermagem no Estado de Alagoas. Desde sua implantação, seu
currículo foi estruturado em módulos integrados e interdisciplinares, que são os pilares que
permeiam o curso de forma transversal ao longo dos cinco anos. A estrutura curricular foi
organizada de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em
enfermagem, com a meta de formar profissionais que atendam às necessidades de saúde da
população, Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas (2011).
A universidade tem um papel relevante na formação de profissionais da área da saúde,
como de outras áreas. Segundo Kaiser e Serbim (2009), a preparação de um profissional
requer atributos fundamentais para o adequado atendimento das necessidades sociais,

11

possibilitando a sua formação de maneira dinâmica, com habilidades e competências para
buscar o conhecimento, com visão integral do indivíduo.
A estrutura tradicional da universidade com currículo por disciplina, formação
tecnicista, com enfoque predominantemente curativo, não consegue construir saúde em
perspectiva plenamente integral. A interdisciplinaridade pode ampliar as possibilidades de
uma formação mais crítica e articulada com as necessidades da população.
A interdisciplinaridade pressupõe que cada especialista transcenda sua própria
especialidade, tomando consciência de seus limites, acolhendo as contribuições das outras
disciplinas. Nesta perspectiva, a metodologia interdisciplinar vem promover uma
reformulação das estruturas de ensino das disciplinas, colocando em questão a pedagogia de
cada uma, com o papel do ensino pré-universitário, e o conhecimento psicopedagógico
adquirido, Kaiser e Serbim (2009).
Este trabalho acadêmico é fruto da minha atuação como docente do curso de
enfermagem da Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Sempre
voltada para os processos formativos de graduação de profissionais de saúde, inseridos nas
políticas públicas, na formação, na gestão, na atenção à saúde, em direção ao fortalecimento
da formação de um profissional enfermeiro(a) critico e reflexivo.
Em decorrência de minha trajetória como docente do curso de enfermagem na
disciplina de saúde da criança I e II e preceptora em estágios supervisionados do Centro de
Ensino Superior de Maceió – CESMAC e Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste SEUNE, senti a necessidade de verificar como os graduandos do curso de enfermagem
percebem o currículo integrado e interdisciplinar em sua formação e, desta forma, contribuir
para a efetivação de seu desenvolvimento.
A metodologia para a realização desta pesquisa consistiu em um estudo com
abordagem quantitativa e qualitativa (método misto). As informações foram coletadas por
meio de um questionário estruturado, composto por dez perguntas, integrantes de cinco
dimensões do Projeto Político Pedagógico do curso de enfermagem, empregando-se a Escala
de Likert. Participaram da pesquisa alunos do 4º e 5º anos letivo do curso de enfermagem. A
coleta de dados foi realizada nos meses de junho e julho de 2013.
Para execução do estudo, foram seguidas as seguintes etapas: após autorização da
coordenação do Curso de bacharelado em Enfermagem da UNCISAL, o presente estudo foi
submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) por
meio da Plataforma Brasil. Após a aprovação pelo CEP/CONEP, sob protocolo nº
12739313.0.0000.5013, uma cópia foi enviada por e-mail à UNCISAL, para conhecimento da

12

aprovação do projeto pela coordenação do Curso e solicitação da liberação para contato com
os alunos.
A pesquisa realizada resultou em um estudo na área de ensino na saúde, no formato de
artigo científico original, intitulado “Currículo Integrado: percepção da interdisciplinaridade
na formação de enfermeiros”, que será submetido à revista científica Revista Brasileira de
Enfermagem. Resultou, ainda, da pesquisa, um produto: relatório técnico que foi entregue ao
Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso, elaborado com base nos resultados obtidos e
nas discussões realizadas na pesquisa, destinado aos docentes e discentes do curso, como
forma de apresentar o currículo integrado à comunidade acadêmica.
O artigo tem como referenciais teóricos as Diretrizes Curriculares Nacionais para
Enfermagem, o Sistema Único de Saúde, a educação de Enfermagem, o currículo e o Projeto
Político Pedagógico do curso, que são relevantes na formação teórica e para a aquisição das
habilidades necessárias à formação interdisciplinar e ao desenvolvimento de competências
para trabalhar de acordo com o estabelecido pelo sistema de saúde vigente.

13

2

ARTIGO

-

CURRÍCULO

INTEGRADO:

A

PERCEPÇÃO

DA

INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS
RESUMO

O estudo teve como objetivo verificar as percepções discentes sobre a interdisciplinaridade no
curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino superior. Com base
em um referencial teórico-conceitual, procedeu-se a uma investigação que envolveu 51
sujeitos, tendo todos os participantes do estudo assinado o Termo de Consentimento Livre e
Esclarecido. Trata-se de pesquisa quantitativa, qualitativa e exploratória, tendo como
instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, aplicado aos discentes de quarto
e quinto anos do referido curso. Os dados foram analisados pela técnica de análise de
conteúdo. Os resultados evidenciaram a percepção dos discentes em relação à organização
curricular e sua formação: Apreendeu-se que a maioria dos sujeitos concorda que o curso
tenha por objetivo formar enfermeiro generalista, ético e autônomo, concorda que os assuntos
ministrados guardam relação com a realidade social, reconhece o uso de estratégias
metodológicas que favorecem o ensino-aprendizagem em cenários da prática diversificados,
concorda que o curso possibilita alcançar formação integral e a relevância do currículo
integrado e da prática interdisciplinar na formação acadêmica, identificando, também,
fragilidade do processo de construção dessa prática. O trabalho permitiu identificar que os
discentes compreendem o movimento interdisciplinar como fortalecedor da relação com a
realidade, reconhecendo a necessidade de integração e diálogo dos atores envolvidos no
processo de ensino-aprendizagem, rompendo com o isolamento de algumas disciplinas e a
fragmentação.

Descritores: Currículo. Interdisciplinaridade. Educação em Enfermagem.

14

ABSTRACT

The study aimed to examine the perceptions of the students on the interdisciplinary of the
undergraduate nursing degree of a public institution of higher education. Based on a
theoretical and conceptual framework, the search carried out an investigation that involved 51
subjects, and all study participants signed the Free and Informed Consent Form. It is a
quantitative, qualitative and exploratory research, and as a data collection instrument, a
structured questionnaire that was administrated to the students of the fourth and fifth year of
that course. The data were analysed using the content analysis technique. The results showed
the perception of the students regarding the curriculum organization and its formation, it was
learned that most subjects agrees that the course has the objective to form overall, ethical and
autonomous nurses, agreeing that the subjects that were taught are related to the social reality,
recognizes the use of methodological strategies that improves the teaching-learning in diverse
scenarios of practice, agrees that the course allows to reach a comprehensive training the
relevance of an integrated curriculum, and the interdisciplinary practice in the academic
education. There was also identified a fragility on the process to do this practice. The study
found that students understand the interdisciplinary movement as strengthening the
relationship with the reality, recognizing the need for integration and dialogue of the actors
involved in the teaching and learning process, breaking the isolation of some subjects and the
fragmentation.

Keywords: Curriculum. Interdisciplinary. Education in Nursing.

15

RESUMEN

El estudio tuvo como objetivo verificar las percepciones dicentes sobre la interdisciplinaridad
en el curso de formación en enfermería de una institución pública de enseñanza superior. Con
base en un referencial teórico-conceptual, se procedió a una investigación que envolvió
51sujetos, habiendo todos los participantes del estudio firmado el Término de Consentimiento
Libre y Esclarecido. Se trata de pesquisa cuantitativa, cualitativa y exploratoria, teniendo
como instrumento de colecta de datos un cuestionario estructurado, aplicado a los dicentes de
cuarto y quinto años del referido curso. Los datos fueron analizados por la técnica de análisis
de contenido. Los resultados evidenciaron la percepción de los estudiantes en relación a la
organización curricular y su formación: Se aprendió que la mayoría de los sujetos concuerda
que el curso tenga por objetivo formar enfermero generalista, ético y autónomo, concuerda
que los asuntos pasados guardan relación con la realidad social, reconoce el uso de estratégias
metodológicas que favorezcan la enseñanza-aprendizaje en escenarios de prácticas
diversificados, concuerda que el curso posibilita alcanzar formación integral y la relevancia
del currículo integrado y de la práctica interdisciplinar en la formación académica,
identificando, también, fragilidad del proceso de construcción de esa práctica. El trabajo
permitió identificar que los dicentes comprenden el movimiento interdisciplinar como
fortalecedor de la relación con la realidad, reconociendo la necesidad de integración y diálogo
de los actores envueltos en el proceso de enseñanza-apredizaje, rompiendo con el isolamiento
de algunas disciplinas y la fragmentación.

Descriptores: Curículo. Interdisciplinadidad. Educaciónen Enfermería.

16

2.1

Introdução
De acordo com o modelo de saúde proposto pelo Sistema Único de Saúde - SUS, a

formação acadêmica na saúde deve constituir um perfil de profissional capaz de refletir sobre
sua atuação e transformar a realidade onde está inserido, auxiliando na substituição de uma
assistência em saúde focada na doença e na cura, favorecendo a promoção da saúde,
prevenção das doenças, na proteção, tratamento e reabilitação da saúde, Conselho Nacional de
Educação; Carvalho e Cecim (2001; 2009)
A formação do enfermeiro deve, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais –
DCN, Conselho Nacional de Educação (2001), atender às necessidades precípuas do
individuo enquanto ser social, assegurando-lhe a integralidade e qualidade da atenção à saúde,
e que seja atendido de forma humanizada.
O currículo constitui um dos elementos centrais em torno do qual giram os debates
sobre a escola e seu significado. Ele não envolve apenas questões técnicas, relativas a
conteúdos de ensino, procedimentos didáticos, métodos e técnicas pedagógicas, tal como era
concebido pelas pedagogias tecnicistas dos anos 70 e 80, Meyer e Kruse (2003).
O currículo integrado pode ser descrito como um projeto educacional planejado,
desenvolvido a partir de uma seleção da cultura e das experiências dos quais se deseja que as
novas gerações participem, a fim de socializá-las para serem cidadãos solidários, responsáveis
e democráticos, estimulando o pensamento crítico-reflexivo, exigindo a utilização de
metodologias ativas de aprendizagem, Santomé; Pereima, Coelho e Da Ros (1998; 2005). No
currículo, as disciplinas são entendidas como agrupamentos em áreas de conhecimentos, que
devem promover a interdisciplinaridade
Na prática pedagógica, o currículo integrado contempla conhecimento e habilidades
nos quatro domínios: o saber conhecer, saber fazer, o saber ser e o saber conviver,
compreendendo que as vias do saber constituem apenas uma, ou seja, existem entre elas
múltiplos pontos de contato, de relacionamento de permuta, Delors et al. (2004), articulando
dinamicamente trabalho e ensino, prática e teoria, ensino e comunidade, sem fragmentação, o
que torna o conhecimento integrado e interdisciplinar, Dellaroza e Vannuchi(2005).
A interdisciplinaridade nos conduz a um exercício de conhecimento, levando-nos a
perguntar e a duvidar diante das exigências do mundo moderno. Segundo Fazenda (1999),ela
se apresenta como uma categoria de ação, que vai se desenvolvendo a partir das próprias
disciplinas, objetivando construir um novo conhecimento, a partir da unificação conceitual
dos métodos, como resposta à diversidade, à complexidade e à dinâmica do mundo atual.

17

A interdisciplinaridade busca a construção de um sujeito coletivo, que emerge da
equipe de trabalho, a partir da parceria entre os sujeitos individuais, devendo ser percebida
quando há possibilidade de transformação da realidade sobre a qual atua, buscando integrar as
partes em relação ao todo, procurando compreender o mundo. Para Siebeneichler e Petragilia
(1989;1993) é uma resposta à fragmentação decorrente do crescente avanço do conhecimento
humano, que fez originar as disciplinas, como especializações e até mesmo sub
especializações.
Estudo realizado no curso de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) utilizando uma abordagem qualitativa, pesquisou os
dez primeiros acadêmicos de enfermagem do 9º semestre do curso, com o objetivo de
conhecer as percepções dos acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação,
considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais, evidenciando o entendimento dos
acadêmicos em relação a sua formação, tendo em consideração a educação superior, as
diretrizes curriculares nacionais para a enfermagem, o projeto pedagógico do curso, o perfil
do egresso e o currículo, como sendo relevantes para uma formação sólida, integrada e
sintonizada com as diretrizes curriculares nacionais para a enfermagem. Referida pesquisa
concluiu ser necessária uma formação acadêmica sólida, dependente da organização curricular
e dos papéis desempenhados por alunos, professores e enfermeiros, evidenciando, também, a
necessidade de incrementar o processo educativo com competências e habilidades, Kaiser e
Serbim (2009).
O Curso de Graduação em Enfermagem , Universidade Estadual de Ciência da Saúde
de Alagoas – UNCISAL, (2011) desde sua implantação, traz em sua proposta pedagógica uma
vinculação dos conteúdos teórico-práticos com a academia e os serviços de saúde,
incorporando, ao longo dos cinco anos da distribuição curricular, momentos de integração,
fortalecendo o encontro com serviço, com o ensino e com o usuário, atendendo às diretrizes
que apontam para um currículo que integra áreas básicas com a clínica, a teoria com a prática,
a multiplicidade de cenários que alcance a integralidade do aprender a aprender, o saber-ser e
conviver e o saber fazer.
O desafio atual das instituições de ensino superior é formar profissionais de saúde
competentes, humanistas, com habilidades, capazes de trabalhar em equipe e voltados para a
integralidade da atenção à saúde, características indispensáveis para a inserção no sistema
vigente, Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas - UNCISAL (2011) e que
trazem a discussão sobre o real impacto dessa proposta no processo ensino-aprendizagem de
egressos na formação em saúde.

18

Portanto, diante desta perspectiva na formação de um profissional com capacidade de
atuar criticamente em sua realidade, de forma interdisciplinar com competências e habilidades
para enfrentar esses desafios, o estudo buscou responder à seguinte pergunta: como os
discentes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública percebem a
interdisciplinaridade do currículo integrado na sua formação?
Com base no exposto, o estudo procurou conhecer sobre o fazer interdisciplinar e suas
influências teóricas no ensino no curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino
superior, contando com a participação discente como provocador de reflexões e compreensão
acerca do ensino de enfermagem, à luz das Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação de
Enfermagem, contribuindo para a formação de profissionais críticos e que integrem de forma
contextualizada a prática que exercerá profissionalmente e de forma interdisciplinar. Com
isso, faz-se necessário o conhecimento sobre o processo que envolve sua formação, e o
entendimento da necessidade de transição do modelo pedagógico tradicional para o modelo
crítico-reflexivo, onde o docente atua como mediador do processo.
O

estudo

teve

por

objetivo

verificar

as

percepções

discentes

sobre

a

interdisciplinaridade no curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de
ensino superior.
2.2

Metodologia
Trata-se de um estudo do tipo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa.

cenário foi o curso de bacharelado em enfermagem de uma universidade pública estadual,
tendo como sujeitos os discentes do40 e 50 anos, que concluíram a disciplina de metodologia
do ensino, os quais foram identificados por ordem numérica, do S01 áS51.
A escolha da referida disciplina deveu-se ao fato de a mesma possuir como ementa o
estudo dos pressupostos teóricos e metodológicos, que deverão dar sustentação à prática
pedagógica inovadora do enfermeiro no cotidiano do trabalho em saúde e na produção do
cuidado de enfermagem, Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas –
UNCISAL, (2011).
Utilizou-se um questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas, que foi
testado antes da aplicação em sala de aula. O instrumento foi constituído de dez perguntas,
integrantes de cinco dimensões do Projeto Político Pedagógico do curso de enfermagem,
quais sejam: primeiro módulo, o objetivo do curso; segundo módulo o perfil do egresso;
terceiro módulo, as habilidades e competência gerais; quarto módulo, as habilidades e

19

competências específicas e, no quinto módulo, a organização curricular, Universidade
Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas – UNCISAL, 2011), Empregou-se a escala de
Likert, um tipo de índice de resposta psicométrica, utilizado para se conhecer a opinião dos
sujeitos sobre determinado tópico, a partir da apresentação de afirmativas, adaptada segundo a
distribuição de Gonçalves (2005) com cinco proposições: discordo muito (peso 0), discordo
(peso 1), indiferente (peso 2), concordo (peso 3) e concordo muito (peso 4).Ao responderem a
um questionário baseado nessa escala, os entrevistados especificam seu nível de concordância
com as assertivas. Para os dados quantitativos, foi efetuada análise utilizado o programa
SPSS- versão 17,0. Realizou-se estatística descritiva (ranking médio e media ponderada).
Para cada assertiva, os entrevistados, além de assinalar a opção na escala Liket, foram
solicitados a justificar, de forma livre, as respostas, para encontrar na escrita palavras-chaves
que são trabalhadas pela análise de conteúdo. O instrumento elaborado serviu para captar as
percepções da interdisciplinaridade pela população estudada, tendo como base o grau de
concordância com as assertivas propostas. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
(TCLE) foi entregue aos participantes, que o leram e consentiram em participar do estudo. A
coleta dos dados aconteceu nos meses de junho e julho de 2013, nas dependências da referida
universidade.
Os dados qualitativos foram trabalhados por meio da técnica de análise de conteúdo de
Bardin (2011). Esta técnica possibilita o estudo de motivações, atitudes, valores, crenças e
tendências, e trabalha com a categorização que emerge da fala dos sujeitos.
O projeto foi aprovado pelo Sistema Plataforma Brasil sob o parecer no
12739313.0.0000.5013, Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas
atendendo as exigências da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.
2.3

Resultados e discussão
Do universo de 70 alunos matriculados no 4º e 5º anos do curso de enfermagem, 51

(72,86%) participaram do estudo. A taxa de ausentes nos dias da coleta foi de 19%. Os
resultados apresentados a seguir foram organizados em função das cinco dimensões
integrantes do Projeto Político Pedagógico – PPP, anteriormente mencionadas.
Os resultados quantitativos, em termos numéricos e percentuais, na escala Likert,
distribuídos por afirmação podem ser observados de forma agregada na tabela 1, e também
visualmente representados no Gráfico 1.

20

Gráfico 1 – Distribuição quantitativa de respondentes por afirmação, conforme resultados da
escala Likert

Fonte: Autora, 2013.

21

Em relação à primeira e segunda afirmações, integrantes da dimensão “objetivos do
curso”, verificou-se que os discentes percebem de forma amplamente positiva o seu processo
de formação. 80,40% dos sujeitos concordam ou concordam muito que o curso esta
alcançando o objetivo de formar enfermeiro generalista, ético, autônomo, criativo, mediante
saberes e práticas; 84,32% concordam ou concordam muito que o curso esta alcançando o
objetivo de habilitá-los para a execução de ações de promoção, assistência, gestão, docência e
de pesquisa em relação a sua pesquisa. Em ambas as situações, 9,80% discordaram das
assertivas. Os indiferentes, nos dois casos, situam-se abaixo dos 10%.
A percepção dos discentes quanto aos objetivos do curso se evidencia nas falas a
seguir:
[...]De diversas formas mediante discussões de vários temas durante a
graduação desde a grade curricular, projeto pedagógico até questões sociais
atuais, incluindo o enfermeiro como formador de opiniões (S01).
[...] Em todas as disciplinas somos incentivados as ações de promoção,
assistência, gestão, docência e pesquisa, desde o início do curso(S16).

Os participantes afirmaram que há, no curso, ênfase às questões relacionadas à
formação do enfermeiro generalista, ético, autônomo e criativo, habilitando-o ao
desenvolvimento da promoção da saúde, assistência integral, gestão, docência e de pesquisa,
de acordo com diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em enfermagem,
corroborado por alguns autores ao afirmar que a educação universitária promove a
transformação da pessoa em profissional, assumindo sua identidade, nome e um
posicionamento profissional, Silva (2011).
No que concerne à terceira afirmação, componente da dimensão “perfil do egresso”,
constatou-se que os respondentes percebem de forma muito positiva o seu processo de
formação, visto que 74,51% dos entrevistados concordam ou concordam muito que o
conteúdo ministrado em sala de aula relaciona as disciplinas com a realidade social e o
mercado de trabalho; 13,73% dos indagados discordaram da afirmação, enquanto 11,76%
mostraram-se indiferentes.
Percebem-se alguns dos resultados deste processo interdisciplinar por meio da fala de
um discente, que enfatiza a importância do contato com a realidade social relacionando-a com
os conteúdos ministrados em sala de aula através dos campos de prática.
[...] O ensino é ministrado de maneira que tenhamos contato com a
população e vivência a realidade através das visitas de campo. Isso nos faz
ter noção da realidade social e mercado de trabalho (S05).

22

A escolha de diversos cenários de prática favorece os discentes a identificar as
necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e
determinantes, nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção,
proteção e reabilitação à saúde do indivíduo na perspectiva da assistência interdisciplinar,
Fazenda (1999). No processo de ensino, é preciso considerar a realidade e fundamentar-se
nela, promovendo uma formação participativa das necessidades de saúde da população,
permitindo aos alunos aprender, tendo como referências os problemas reais em que se
encontra a sociedade onde estão inseridos, Silva e Sena (2006).
Segundo Paranhos e Mendes (2010), a escolha dos cenários de ensino-aprendizagem
deve possibilitar ao estudante estratégias de imersão na realidade, para vivenciar e refletir
sobre as situações a serem registradas como conhecimentos adquiridos.
Em relação à quarta assertiva, ínsita na dimensão “habilidades e competências gerais”
a maioria dos indagados percebe de forma positiva sua formação, uma vez que 54,90% dos
sujeitos concordam ou concordam muito que o curso possibilita alcançar formação que
assegure a integralidade e tomada de decisão, de acordo com os princípios da
interdisciplinaridade inter-relacionamento das disciplinas, contemplando o sistema único de
saúde vigente (SUS); 23,53% discordam ou discordam muito da afirmação. Chamou a
atenção nessa dimensão o alto percentual de respondentes indiferentes (21,57%).
Os discentes expressam suas compreensões a respeito dessa dimensão nas falas
abaixo.
[...] Através da estrutura da grade curricular do curso, que possui módulos
que integram disciplinas que relacionam-se (S20).
[...] Proporcionando oportunidade de atuar junto a diferentes profissionais e
desenvolver essas habilidades (S45).
[...] Sempre possibilita o desenvolvimento do senso crítico através de
discussões, e o desenvolvimento de situações reais em sala de aula (S05).

De acordo com as falas dos discentes, ficou evidente que o currículo do curso
contribui para a formação profissional, possuindo um importante papel social, ao permitir que
os acadêmicos compreendam a sociedade em que se encontram inseridos, facilitando o
aperfeiçoamento de aptidões técnicas e sociais, que favorecem sua inserção comunitária de
maneira crítica e solidária, contribuindo para sua formação, Santomé (1998). De acordo com
Maia (2004) é por meio do currículo, que ocorre a articulação entre teoria e prática,
conhecimento e a didática, as necessidades da sociedade.

23

Por outro lado, percebe-se um percentual de discentes que discordam que o curso os
habilita para alcançar formação que assegure a integralidade e tomada de decisão, de acordo
com os princípios da interdisciplinaridade, referenciado nas falas a seguir.
[...] Nenhuma disciplina deste curso consegue manter um relacionamento. O
que acontece é o contrário (S22).
[...] Não existe isso. Na questão da interdisciplinaridade, sairemos carentes
de conhecimento (S26).
[...]Não há integração entre as disciplinas, o ensino é de forma dicotomizado,
pois cada professor ensina sua disciplina e seu assunto(S 50).

As falas remetem ao fato de que ainda há obstáculos à integração e
interdisciplinaridade do currículo, e que as disciplinas precisam estar ligadas, sabendo-se que
os conteúdos abordados são tão necessários para a formação de competências e habilidades
imprescindíveis ao enfermeiro. O currículo integrado permite o pensar interdisciplinar,
preparando os discentes para novas perspectivas futuras, analisando os problemas concretos e
reais que favoreçam a criatividade, Santomé (1998).
A

ligação

entre

as

disciplinas

cria

espaço

para

o

fortalecimento

da

interdisciplinaridade, que nada mais é que um conhecimento sistemático, interdisciplinar, que
busca o sentido de totalidade, favorecendo um pensar que possa se complementar num outro,
desenvolvendo assim a inteligência, Santos (2007).
Ao assumir a perspectiva da integralidade do cuidado no ensino de enfermagem,
contemplando a interdisciplinaridade, é preciso, também construir novos caminhos que
permitam o rompimento do ensino tradicional e mecanizado, em detrimento da valorização
dos sujeitos e de seus saberes e fazeres na construção da integralidade do cuidado, de forma
participativa e interdisciplinar, contemplando o indivíduo como um todo, Silva e Sena (2006).
A dimensão habilidades e competências específicas do curso, integrada pelas
assertivas 05 a 08, embora tenha sido positivamente avaliada, com índices de,
respectivamente, 88,24% (a melhor avaliação quantitativa de toda a pesquisa), 64,71%,
56,86% e 68,63% de respostas “concordo” e “concordo muito”, também teve um elevado
índice de respostas indiferentes, sobretudo nas assertivas 06 e 07, com percentuais de 19,61%
e 23,54% (esta, a maior incidência na pesquisa). No polo oposto, merece destaque a avaliação
negativa das assertivas 07 e 08, totalizando índices de quase 20% em discordância e
discordância total.

24

Pode-se observar, portanto, que os alunos percebem, em regra, positivamente que o
curso os habilita para responder às necessidades de saúde de sua região, através de
intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à
saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades, com o
trabalho multiprofissional interdisciplinar em saúde. Sobre essa dimensão os discentes
responderam:
[...] Através da associação do saber com a realidade social e do estímulo na
construção e aplicação de intervenções dirigidas às comunidades, através,
principalmente, da educação em saúde (S 19).
[...] O curso desde o inicio estimula o discente o pensar interdisciplinar e o
trabalho em equipe através da associação dos vários conteúdos (S27).
[...] Concordo, pois é em várias extensões que o curso nos proporciona essa
interdisciplinaridade (S31).
[...] Pois completamos nosso aprendizado quando debatemos e discutimos os
temas e com a utilização desses módulos podemos assim abranger a
interdisciplinaridade (S11).

As falas relacionam-se à associação do saber com a realidade social, estimulando o
pensar interdisciplinar, fazendo menção à utilização dos módulos que possibilitem esse
refletir, rompendo com a tendência fragmentadora e desarticulada do processo do
conhecimento, favorecendo a aprendizagem. Berardinelli e Santos (2005) afirmam que a
importância do diálogo na busca da interação dos saberes entre os participantes constitui
elemento imprescindível ao bom desenvolvimento do trabalho em equipe, possibilitando a
comunicação entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem, contribuindo para a
resolução dos problemas que assolam a sociedade.
A integralidade abordada nos conteúdos contribui de forma positiva para a formação
dos profissionais de enfermagem, possibilitando o surgimento de novas práticas de
aprendizagem, como o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, favorecendo a
comunicação entre as diversas áreas do saber e a sociedade, desenvolvendo formação técnicocientífica crítica e reflexiva que confira qualidade ao exercício profissional, Conselho
Nacional de Educação e Canever (2001; 2012). A habilidade de pensar criticamente é um
importante atributo essencial para o profissional de saúde, que requer aproximações múltiplas
do seu objeto, além de aptidão técnica, Kostovich (2007).
Ao observamos o percentual de indiferentes, percebemos que, para alguns alunos, não
ficou evidente quais habilidades e competências específicas do curso que contemple a sua

25

formação precisam desenvolver, sobretudo aquelas que compatibilizam as características
profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários,
ficando claro na fala a seguir:
[...] Entendemos a importância deste trabalho, porém não conseguimos
visualizar na prática (S16).

Percebe-se, nesta fala, a necessidade da articulação entre teoria e prática, buscando a
integração ensino-serviço-comunidade, promovendo a instrumentalização dos novos
profissionais e favorecendo o trabalho em equipe, que é um tema bastante recorrente,
apontado por alguns autores como um caminho que contribui a prática reflexiva da realidade,
transformando o discente/profissional da saúde, Silva (2011). Para que o conhecimento se
processe de maneira ativa e que o estudante o perceba, faz-se necessário inserir este estudante
junto aos membros da equipe de saúde, e não como espectador desse processo.
A efetiva integração entre ensino e trabalho dentro de um currículo interdisciplinar
exige que se efetive uma organização de conteúdos que possibilite ao discente a compreensão
dos objetivos das ações a serem desenvolvidas, proporcionando oportunidades para o pleno
desenvolvimento de diversas aptidões, teóricas e práticas, possibilitando ampliar seu nível de
conhecimento para além dos limites convencionais das áreas tradicionais do conhecimento.
Dessa forma, o discente desenvolve a consciência crítica, relaciona as informações trazidas e
assimiladas durante o curso e o conhecimento reconstruído, aplicado e registrado, Paranhos e
Mendes (2010).
No que se refere à dimensão organização curricular, que integra as assertivas 09 e 10,
observamos significativa mudança na percepção dos entrevistados. Muito embora a maioria
dos sujeitos (64,70%) avalie positivamente a afirmação09, de que a organização curricular do
curso possibilita a sua participação ativa em situações-problema da prática de saúde, desde o
início e ao longo do curso, no outro polo, mais da metade dos sujeitos (50,98%) discorda ou
discorda muito da assertiva 10, de que a interdisciplinaridade foi desenvolvida em todos os
anos do curso por meio de uma metodologia que permite levar todas as disciplinas a um
desenvolvimento simultâneo e integrado. Neste caso, chama atenção a baixa avaliação
positiva da questão, já que apenas 1,96% dos sujeitos concordam muito e 33,33% concordam
com a afirmação. Os indiferentes perfizeram, respectivamente, 5,88% e 13,73%. A percepção
dos discentes quanto à organização curricular possibilitando participação em situaçõesproblema fica evidente nas falas abaixo relacionadas.

26

[...] Sim, desde o início do curso promove a prática em hospitais públicos
ligados ao SUS, mostrando a realidade do local e assim promovendo a
capacitação para o acadêmico (S03).
[...] Desde o início do curso temos atividades em campo que proporcionam
essas situações-problema (S06).
[...] Desde o início do curso, podemos participar ativamente dessas situações,
assim ajudando no nosso desenvolvimento profissional (S11).
[...] Concordo, através da inserção do aluno em projetos de extensão e em
contato com a comunidade (S45).

A importância da inserção do estudante desde o início do curso em campos de prática
dentro da realidade de saúde que o discente vivencia torna-se ponto importante na formação
de um profissional crítico, criativo, desenvolvendo habilidades e competências para resolução
dos problemas de saúde que assolam a sociedade. De acordo com Paranhos e Mendes (2010)
esta afirmativa vai ao encontro da orientação para alcançar, sustentar e renovar o consenso,
partindo do ponto de vista de que a aproximação da prática profissional favorece ao estudante
a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades, posturas, autonomia e
responsabilidades na construção do conhecimento.
Fica claro na concepção desses discentes que a utilização de estratégias de
ensino/aprendizagem, que articulam o saber, o saber fazer e o saber conviver possibilita o
desenvolvimento do conhecimento coletivo, adquirindo visão ampla do seu campo de
atuação. A utilização de metodologia que favoreça o embasamento teórico-conceitual,
partindo da realidade, seguida pela discussão sobre ela, amplia a abordagem individual da
organização e gestão do serviço e contribui para a formação do vínculo entre os sujeitos,
instituição de ensino e cenários de aprendizagem, Paranhos e Mendes (2010).
Outro ponto relevante relatado por um discente é a importante participação docente
nesse processo ensino-aprendizagem, com a utilização de estratégias ativas de ensino, como
situações-problema, favorecendo a aprendizagem e contribuído para a formação, expressa na
fala a seguir:
[...] Alguns docentes já possuem incorporado algumas tendências
pedagógicas mais progressistas e utilizam técnicas pedagógicas que
favorecem a participação ativa baseada na realidade (S02).

No contexto do ensino, o emprego de metodologia problematizadora é uma alternativa
utilizada por docentes e apropriada para o ensino superior na área da saúde como em outras
áreas do ensino, pois pode ser aplicada em temas que se relacionam a vivências de

27

experiências significativas. A utilização desta metodologia convida o discente a ser construtor
do seu próprio conhecimento, proporcionando intervenções conscientes no ambiente,
procurando melhorar a saúde, promovendo articulação entre educação e mercado de trabalho,
tanto na perspectiva individual como na coletiva, Sobral e Camposil (2012).
Entretanto, quando se afirma nesta mesma dimensão, se a interdisciplinaridade foi
desenvolvida em todos os anos do curso, por meio de metodologia que permita levar todas as
disciplinas a um desenvolvimento simultâneo e integrado, ocorre um dissenso nas falas de
alguns sujeitos participantes da pesquisa. Várias falas explicitam a percepção encontrada.
[...]Infelizmente algumas disciplinas foram trabalhadas sem essa ponte,
tornando-a desestimulantes sem ligação também com a prática (S01).
[...] A interdisciplinaridade ficou restrita a algumas matérias não a todas
(S08).
[...] A organização do curso é boa, mas durante meus quatro anos de curso
não consigo ver, por todas as disciplinas essa interdisciplinaridade (S16).
[...] Discordo, não houve de fato, essa simultaneidade e integralidade entre
as disciplinas como também a interdisciplinaridade (S42).

Fazenda (1999) traz que a questão da interdisciplinaridade, especialmente no nível
superior, é um tema recorrente. A necessidade de romper com a tendência fragmentadora e
desarticulada do processo do conhecimento fica evidente nas falas dos discentes. A
integralidade é um aspecto formal da interdisciplinaridade, ou seja, a organização das
disciplinas em um programa de estudo é condição de efetivação da interdisciplinaridade,
Fazenda (1999).
A característica da interdisciplinaridade, pela intensidade das trocas entre especialistas
e pela integração das disciplinas em um projeto comum, ressalta o estabelecimento de uma
relação de reciprocidade, de mutualidade, ou, melhor dizendo, uma apropriação coletiva, de
interação, que promove o diálogo e a comunicação, propondo uma integração entre os
diferentes campos do conhecimento. Segundo Berardinelli e Santos (2005), a prática
interdisciplinar favorece o diálogo com outras formas de conhecimento, contribuindo e
promovendo a articulação entre os diferentes saberes.
Ao verificar as falas dos sujeitos, é evidente que a percepção discente é de que a
interdisciplinaridade não foi trabalhada desde o início ao longo do curso, vindo de encontro
ao que está propugnado no projeto político pedagógico do curso, onde a proposta do currículo
integrado e interdisciplinar é almejada. Para os participantes da pesquisa, o sucesso da

28

interdisciplinaridade depende da integração das disciplinas, dos sujeitos envolvidos no
processo de ensino, da unidade e ligação das disciplinas, de forma a assegurar continuidade
do conhecimento, rompendo com o isolamento de algumas disciplinas.
Berardinelle e Santos (2005) referem que a diversificação dos cenários de
aprendizagem com a realidade social, o engajamento dos participantes nesse processo e
atitudes interdisciplinares dos membros envolvidos são o inicio para o sucesso em um
currículo interdisciplinar, favorecendo a articulação entre os diferentes saberes.
Esta nova consciência da realidade inspira um novo modo de pensar, objetivando tanto
a produção de novos conhecimentos, como resolução de problemas. A interdisciplinaridade
toma como principal ponto de reflexão o processo de ensinar e de aprender e suas implicações
no processo de formação vigente.
2.4

Considerações finais
Em relação às percepções dos discentes, apreendeu-se que a interdisciplinaridade se

caracteriza pela intensidade das trocas, pela integração das disciplinas no cotidiano, no
diálogo e comunicação dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem, na
disponibilidade de cenários da prática diversificados, inseridos dentro da realidade social de
saúde. Para os discentes, a interdisciplinaridade apresenta uma relação com o uso de
situações-problema em sala de aula, trabalho em equipe e trabalho em campos de atuação
diversificados.
Os discentes apontam ainda, como pontos positivos, a discussão das questões sociais
de saúde, a integralidade das disciplinas, a articulação entre os vários campos do saber, a
participação dos sujeitos envolvidos no processo de formação como condição à concepção de
ações interdisciplinar.
De acordo com as respostas dadas pelos discentes, e pensando no ensino em
Enfermagem, percebemos que existe uma consonância com as necessidades e as exigências
do que é proposto pelas Diretrizes Curriculares para Enfermagem e o contido no Plano
Político Pedagógico do Curso de Enfermagem, como perfil do egresso, objetivos do curso,
habilidades e competências gerais e específicas.
Há, porém, um desafio a enfrentar, qual seja, pensar no currículo integrado que trate
cada vez mais disciplinas e atividades, não apenas como uma possibilidade de revisões
mensais e obrigatórias, mas como forma de participação efetiva na construção de
conhecimento aberto, flexível, interdisciplinar, que integre, cada vez mais, teoria e prática,

29

ensino, pesquisa e extensão, de modo a formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de
intervir no sistema de saúde vigente, dentro da realidade em que está inserido, exercendo a
promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde das populações.
A fragmentação do conhecimento e suas consequências na formação discente em
qualquer curso universitário, seja na área da saúde ou não, é algo concreto, vindo com isso a
necessidade dos docentes de promover ações interdisciplinar desde o inicio do curso,
possibilitando ligação dos saberes relacionados à necessidade de saúde da sociedade e
contribuindo para a formação do profissional de enfermagem, de forma integral.
A prática interdisciplinar requer comprometimento por parte dos sujeitos envolvidos
na formação acadêmica, não bastando reconhecer disciplinas e conteúdos interligados,
organizar as ações, viabilizar os recursos institucionais se a interdisciplinaridade não fizer
parte da comunicação entre os pares na forma de pensar e organizar as ações necessárias a
formação do profissional, favorecendo o diferencial organizacional da instituição formativa.
Diante do exposto, fica clara a importância do currículo interdisciplinar e o uso de
situações baseadas em problemas na formação em enfermagem, como também a necessidade
constante desenvolvimento da prática curricular, adequando-o às necessidades dos discentes,
que são o principal sujeito desse processo.
Ressalta-se, portanto, a importância da discussão do tema e a necessidade de novos
estudos para aprofundamento do mesmo.
2.5

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Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. Maceió, 2011.

32

3

RELATÓRIO DE APRESENTAÇÃO DE PRODUTO DE INTERVENÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
FACULDADE DE MEDICINA
PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE

3. RELATÓRIO TÉCNICO

NADJA ROMEIRO DOS SANTOS

Maceió
2014

33

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE MEDICINA
PROGRAMA DE MESTRADO PROFISIONAL EM ENSINO NA SAÚDE

NADJA ROMEIRO DOS SANTOS

CURRÍCULO INTEGRADO: Percepção da interdisciplinaridade na formação do Enfermeiro

Relatório de Apresentação de Produto de Intervenção

Maceió
2014

34

NADJA ROMEIRO DOS SANTOS

CURRÍCULO INTEGRADO: Percepção da interdisciplinaridade na formação do enfermeiro

Relatório de Apresentação de Produto de Intervenção

Relatório técnico apresentado como requisito para
aprovação no Programa de Mestrado Profissional em
Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina – FAMED
da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
Orientadora: Profa. Dra. Célia Maria Silva Pedrosa
Coorientadora: Profa. Dra. Maria Viviane Lisboa
Vasconcelos.

Maceió
2014

35

RESUMO

Trata-se de relatório técnico elaborado para divulgar os resultados da pesquisa intitulada
“CURRÍCULO INTEGRADO: percepção da interdisciplinaridade na formação de
enfermeiros”, do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, da Universidade Federal de
Alagoas – UFAL, realizada no curso de graduação de Enfermagem da Universidade Estadual
de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, a qual gerou algumas reflexões mediante seus
achados, disseminando essas informações de forma a contribuir para o aprimoramento do
processo ensino-aprendizagem do curso. Configura-se como um relatório apresentando as
questões da formação dos enfermeiros de acordo com as percepções expressadas pelos
discentes na pesquisa. O estudo teve cunho quantitativo e qualitativo tendo como instrumento
de coleta de dados um questionário estruturado, aplicado aos discentes do quarto e quinto
anos do referido curso. Para a análise quantitativa, foi construído um instrumento atitudinal
do tipo Likert. Os dados qualitativos foram trabalhados pela técnica de análise de conteúdo.
Objetiva-se, com a sua divulgação, contribuir para a melhoria da formação em enfermagem,
base de sustentação para modificações das práticas atuais, com ênfase na integração ensino,
serviço e comunidade, para o fortalecimento do currículo integrado e interdisciplinar.
Palavras-chave: Formação em enfermagem. Currículo. Interdisciplinaridade.

36

SUMÁRIO

3.1

Introdução

37

3.2

Desenvolvimento

38

3.2.1 Objetivo geral

38

3.2.2 Objetivos específicos

38

3.2.3 Metodologia

38

3.2.4 Resultados obtidos

39

3.3

Conclusão

43

3.4

Referências

43

37

3.1

Introdução
O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil fomenta novas demandas e importantes

questões, diante da necessidade de oferecer atenção integral, resolutiva e de qualidade em
todos os níveis de atenção. Segundo a égide da constituição de 1988, a ordenação da
formação de recursos humanos é competência do SUS. Por essa razão, transformações são
requeridas na educação de enfermagem, na formação e desenvolvimento dos profissionais de
saúde (BRASIL, 1990; LINO, 2010).
Nessa vertente, o Curso de Graduação em Enfermagem objetiva formar enfermeiro
com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, ético, capaz de intervir nos problemas de
saúde de sua área de atuação. Objetivando dotar o profissional de conhecimentos, habilidades
e competências, contribuindo para sua formação e reflexões sobre o trabalho cotidiano do
profissional nos serviços de saúde. Conselho Nacional de Educação; Kaise e Serbim (2001;
2009).
As universidades enfrentam o desafio de rever o seu papel na formação dos
profissionais de saúde, através de mudanças nos currículos dos cursos, dentro de um modelo
pedagógico que permita ao aluno participar de forma ativa e interdisciplinar do seu processo
formativo, como construtor do seu conhecimento, capaz de atuar dentro da realidade social
onde está inserido, ou seja, deve estar apto a exercer a profissão.
O Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde - UNCISAL
considera o aluno “sujeito do seu próprio conhecimento, o que significa estimular
permanentemente o potencial criativo e intelectual no

seu processo formativo”

(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIA DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL,
2011). O curso possui poucos professores efetivos, sendo a maioria dos docentes contratados
por seleção temporária, o que requer a constante necessidade de conhecer a organização do
currículo do curso de enfermagem, como também as necessidades pedagógicas, já que esta
estratégia é utilizada na formação dos acadêmicos de enfermagem.
Este projeto de intervenção, em forma de relatório, foi elaborado como produto da
pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina –
FAMED, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, encaminhado ao Núcleo Docente
Estruturante – NDE, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL,
com a intenção de contribuir e sugerir algumas ações ou estratégias de planejamento, na

38

organização do currículo, buscando solucionar os problemas identificados na discussão dos
resultados da pesquisa, além de oferecer uma resposta aos sujeitos do estudo.
Os resultados desse trabalho foram apresentados em parte numa capacitação
pedagógica realizada pela Coordenação do Curso de Enfermagem da UNCISAL no dia 28 de
janeiro de 2014 no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Maceió – AL), a capacitação
contou com a presença de 23 docentes no turno matutino e 17 no turno vespertino, além da
coordenadora do curso.
A capacitação foi planejada e realizada antes do inicio do ano letivo pela coordenação
do curso, tendo dois objetivos principais: apresentar as diversas metodologias que estão sendo
utilizadas pelo curso, bem como discutir com os docentes quais as mais vantajosas e
apropriadas para cada vivência de conteúdo.
3.2

Desenvolvimento

3.2.1 Objetivo geral


Apresentar o resultado do estudo sobre as percepções dos discentes acerca do
currículo integrado e a interdisciplinaridade, implantados no curso de graduação
em Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas –
UNCISAL.

3.2.2 Objetivos específicos


Contribuir para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem do curso de
graduação em Enfermagem;



Sugerir uma maior aproximação dos sujeitos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem.

3.2.3 Metodologia
Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. O
cenário da pesquisa foi o curso de bacharelado em enfermagem da Universidade Estadual de
Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, tendo como sujeitos os discentes do quarto e
quinto anos, que concluíram a disciplina de metodologia do ensino, os quais foram
identificados por ordem numérica, do S01 à S51.

39

Utilizou-se um questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas, O
instrumento foi constituído de dez perguntas, integrantes de cinco dimensões do Projeto
Político Pedagógico do curso de Enfermagem (PPP), distribuídas em torno de cinco capítulos
do PPP, tocantes aos objetivos do curso, perfil do egresso, habilidades e competências gerais,
habilidades e competências específicas e organização curricular. Empregou-se a escala de
Likert, que é um tipo de índice de resposta psicométrica, utilizado para se conhecer a opinião
dos sujeitos sobre determinado tópico, a partir da apresentação de afirmativas, adaptada
segundo a distribuição de Gonçalves (2005), com cinco proposições: discordo muito (peso 0),
discordo (peso 1), indiferente (peso 2), concordo (peso 3) e concordo muito (peso 4). Os
dados quantitativos foram analisados utilizando o programa SPSS – versão 17,0. Realizou-se
estatística descritiva (ranking médio e media ponderada).
Os dados qualitativos foram trabalhados por meio da técnica de análise de conteúdo de
Bardin (2011). Esta técnica possibilita o estudo de motivações, atitudes, valores, crenças e
tendências, e trabalha com a categorização que emerge da fala dos sujeitos.
3.2.4 Resultados obtidos

40

Gráfico 1 – Distribuição quantitativa de respondentes por afirmação, conforme resultados da
escala Likert

Fonte: Autora, 2013.

A análise dos dados aqui apresentada reflete a dimensão expressa na fala dos
discentes, tendo em vista a percepção dos mesmos em relação à organização do currículo do
curso de enfermagem. Dentro da metodologia, buscam-se dar respostas as questões que
norteiam o estudo: objetivos do curso; perfil do egresso; habilidades e competências gerais;
habilidades e competências específicas e organização curricular.
A escolha dos cenários de ensino-aprendizagem deve possibilitar ao estudante
estratégias de imersão na realidade, para vivenciar e refletir sobre as situações a serem
registradas como conhecimento adquirido, Paranhos e Mendes (2010), sendo necessário
considerar a realidade e fundamentar-se nela, promovendo uma formação participativa das
necessidades de saúde da população, permitindo aos alunos apreender, tendo como referências
os problemas reais em que se encontra a sociedade onde estão inseridos.
De acordo com as falas dos discentes, ficou evidente que o currículo do curso
contribui para a formação profissional, possuindo um importante papel social, ao permitir que
os acadêmicos compreendam a sociedade em que se encontram inseridos, facilitando o
aperfeiçoamento de aptidões técnicas e sociais, que favorecem sua inserção comunitária de
maneira crítica e solidária, contribuindo para sua formação, Santomé (1998). Por meio do
currículo, ocorre a articulação entre teoria e prática, o conhecimento e a didática, as
necessidades da sociedade Maia (2004).
Um percentual de discentes que discordam que o curso os habilita para alcançar
formação que assegure a integralidade e tomada de decisão, de acordo com os princípios da
interdisciplinaridade, remete ao fato de que ainda há obstáculos à integração e
interdisciplinaridade do currículo, e que as disciplinas precisam estar ligadas, sabendo-se que
os conteúdos abordados são tão necessários para a formação de competências e habilidades

41

imprescindíveis ao enfermeiro. O currículo integrado permite o pensar interdisciplinar,
preparando os discentes para novas perspectivas futuras, analisando os problemas concretos e
reais que favoreçam a criatividade, Santomé (1998).
A

ligação

entre

as

disciplinas

cria

espaço

para

o

fortalecimento

da

interdisciplinaridade, que nada mais é que um conhecimento sistemático, interdisciplinar, que
busca o sentido de totalidade, favorecendo um pensar que possa se complementar num outro,
desenvolvendo assim a inteligência, Santos (2007).
Observa-se que os alunos têm a percepção de que o curso os habilita para responder às
necessidades de saúde de sua região, através de intervenções planejadas estrategicamente, em
níveis de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação à saúde, dando atenção integral à
saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades, com o trabalho multiprofissional e
interdisciplinar, relacionando-se o saber com a realidade social, estimulando o pensar
interdisciplinar, fazendo menção à utilização dos módulos que possibilitem esse refletir,
rompendo com a tendência fragmentadora e desarticulada do processo do conhecimento,
favorecendo a aprendizagem.
Por outro lado, ficar claro a necessidade de articulação entre teoria e prática, buscando
a integração ensino-serviço-comunidade, promovendo a instrumentalização dos novos
profissionais e favorecendo o trabalho em equipe, que é um tema bastante recorrente,
apontado por alguns autores como um caminho que contribui a prática reflexiva da realidade,
Silva (2011). Dessa forma, o discente desenvolve a consciência crítica, relaciona as
informações trazidas e assimiladas durante o curso e o conhecimento reconstruído, aplicado e
registrado, Paranhos e Mendes (2010).
A inserção do estudante desde o início do curso em campos de prática diversificados,
dentro da realidade de saúde que o discente vivencia, torna-se ponto importante na formação
de um profissional crítico, criativo, desenvolvendo habilidades e competências, para
resolução dos problemas de saúde que assolam a sociedade. A aproximação da prática
profissional favorece ao estudante a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de
habilidades, posturas, autonomia e responsabilidades na construção do conhecimento,
Paranhos e Mendes (2010).
A questão da interdisciplinaridade, especialmente no nível superior, é um tema
bastante recorrente, Fazenda (1999). A necessidade de romper com a tendência fragmentadora
e desarticulada do processo do conhecimento se mostra evidente na concepção dos discentes.
A integralidade é um aspecto formal da interdisciplinaridade, ou seja, a organização das

42

disciplinas em um programa de estudo é condição de efetivação da interdisciplinaridade,
Fazenda (1999).
A prática interdisciplinar favorece o diálogo com outras formas de conhecimento,
contribuindo e promovendo a articulação entre os deferentes saberes, Berardinelli e Santos
(2005).
Na concepção dos discentes, fica evidente que a interdisciplinaridade não foi
trabalhada desde o início e ao longo do curso, vindo de encontro ao que está propugnado no
projeto político pedagógico do curso, onde a proposta do currículo integrado e interdisciplinar
é almejada. Para os participantes do estudo, o sucesso da interdisciplinaridade depende da
integração das disciplinas, dos sujeitos envolvidos no processo de ensino, da unidade e
ligação das disciplinas, de forma a assegurar continuidade do conhecimento, rompendo com o
isolamento de algumas disciplinas.
A diversificação dos cenários de aprendizagem com a realidade social, o engajamento
dos participantes nesse processo e atitudes interdisciplinares dos membros envolvidos são o
inicio para o sucesso em um currículo interdisciplinar, favorecendo a articulação entre os
diferentes, Berardinelli e Santos (2005).
Com resultados obtidos, observamos que, muito embora uma parte dos sujeitos tenha
mencionado a existência de lacunas na integralidade do currículo do curso, relatando, em
alguns casos, obstáculos como a desarticulação de disciplinas, grande porcentagem menciona
que, de fato, o curso está alcançando o objetivo de formar enfermeiro generalista, ético,
autônomo, criativo mediante saberes e práticas, contribuindo para uma assistência
humanizada, desenvolvendo ações de promoção, de acordo com as necessidades de saúde da
sociedade, favorecendo a integralidade das ações de saúde.
Por outro lado estes mesmos discentes apontam algumas carências, mencionando que,
em relação à organização curricular a interdisciplinaridade não foi desenvolvida em todos os
anos do curso, necessitando, pois, de uma metodologia que permita uma inter-relação de todas
as disciplinas de forma simultânea e integrada.
Em relação à avaliação de uma estratégia ativa, que busca a interdisciplinaridade em
um currículo integrado, as respostas demonstram a presença de certa fragmentação dos
campos de conhecimento e distanciamento das áreas, identificando, também, a fragilidade do
processo de construção dessa prática e a necessidade de participação mais efetiva do discente
nessa construção.

43

3.3

Conclusão
O objetivo deste trabalho foi o de relatar a apresentação de um produto de intervenção

de mestrado profissional ao Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação em
enfermagem.
Um projeto curricular interdisciplinar que crie mecanismos que possibilitem o ensino
aprendizagem, favorecendo a formação de um sujeito critico reflexivo comprometido com a
situação de saúde da sociedade, favorecendo o saber, como fazer pedagógico e como poder
educacional, consolidado na função curricular e interdisciplinar é indispensável, requerendo
comprometimento por parte dos sujeitos envolvidos no processo de formação.
De acordo com as respostas dadas pelos discentes, e pensando no ensino em
Enfermagem, percebemos que existe uma consonância com as necessidades e as exigências
do que é proposto pelas Diretrizes Curriculares para Enfermagem e o contido no Plano
Político Pedagógico do Curso de Enfermagem, como perfil do egresso, objetivos do curso,
habilidades e competências gerais e específicas.
Há, porém, um desafio a enfrentar, qual seja, pensar no currículo integrado que trate
cada vez mais disciplinas e atividades, não apenas como uma possibilidade de revisões
mensais e obrigatórias, mas como forma de participação efetiva na construção de
conhecimento aberto, flexível, interdisciplinar, que integre, cada vez mais, teoria e prática,
ensino, pesquisa e extensão, de modo a formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de
intervir no sistema de saúde vigente, dentro da realidade em que está inserido, exercendo a
promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde das populações.
3.4

Referências

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Saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a
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Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Estadual de
Ciência da Saúde de Alagoas. Maceió. 2011

45

4

CONCLUSÃO GERAL
Este trabalho acadêmico é composto por uma pesquisa de campo e um produto, em

forma de um projeto de intervenção, baseado nos resultados encontrados. A pesquisa teve
como objeto de estudo verificar as percepções discentes sobre a interdisciplinaridade no curso
de graduação em enfermagem.
Na realização do mesmo foi possível entender que a maioria dos alunos que
responderam a pesquisa percebem a importância do currículo interdisciplinar relacionadas as
questões sociais de saúde, a integralidade das disciplinas e a articulação entre os vários
campos do saber.
Ao verificar as falas dos sujeitos, é evidente que a percepção discente é de que a
interdisciplinaridade não foi trabalhada desde o início ao longo do curso, vindo de encontro
ao que está propugnado no projeto político pedagógico do curso, onde a proposta do currículo
integrado e interdisciplinar é almejada.
A partir dos resultados da pesquisa, foi proposto um projeto de intervenção como
produto do estudo realizado, na forma de relatório técnico. O projeto de intervenção é um
produto viável de execução, considerando que não envolve custo ao curso de enfermagem.
Enfim, este trabalho acadêmico aponta para a necessidade de trabalhar o currículo
interdisciplinar desde o inicio do curso e ao longo dele, o uso de situações baseada em
problema na formação em enfermagem como também cenários de prática diversificados
contribuindo para a efetivação do currículo interdisciplinar.

46

REFERÊNCIAS GERAIS

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Augusto Reto e Augusto Pimentel.
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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIA DA SAÚDE DE ALAGOAS. Projeto
Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. Maceió, 2011.

49

APÊNDICE

50

APÊNDICE A – Formulário de coleta de dados

CURRÍCULO INTEGRADO: a percepção da interdisciplinaridade na formação de
enfermeiros
[1] DADOS GERAIS:
DATA DO PREENCHIMENTO: ____/_____/_______

SEXO:________ IDADE:_______ ANO:_________

CONCLUIU A DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO: ( )SIM

( )NÃO

AS QUESTÕES FORAM RESPONDIDAS PELO SUJEITO: ( )SIM ( )NÃO ( )PARCIALMENTE

[2] OBJETIVOS DO CURSO
01) O curso de enfermagem da UNCISAL está alcançando o objetivo de formar enfermeiro generalista, ético, autônomo,
criativo, mediante saberes e práticas?
Concordo
1 Discordo Muito
2 Discordo
3 Indiferente
4 Concordo
Muito

De que forma?

02) O curso de enfermagem da UNCISAL está alcançando o objetivo de habilitá-lo para a execução de ações de promoção,
assistência, gestão, docência e de pesquisa em relação a sua profissão?
Concordo
1 Discordo Muito
2 Discordo
3 Indiferente
4 Concordo
Muito

De que forma?

[3] PERFIL DO EGRESSO
03) O conteúdo ministrado em sala de aula relaciona as disciplinas com a realidade social e o mercado de trabalho?
Concordo
1 Discordo Muito
2 Discordo
3 Indiferente
4 Concordo
Muito

De que forma?

51

[4] HABILIDADES E COMPETÊNCIAS (gerais)
04) O curso de enfermagem da UNCISAL está possibilitando alcançar formação que assegure
integralidade e tomada de decisão de acordo com os princípios da interdisciplinaridade interrelacionamento das disciplinas, a partir da reciprocidade e interdependência das áreas)
1 Discordo Muito

2 Discordo

3 Indiferente

4 Concordo

Concordo
Muito

De que forma?

[5] HABILIDADES E COMPETÊNCIAS (específicas)
05) O curso de enfermagem da UNCISAL habilita os alunos para responder às necessidades de saúde de sua região, através
de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção
integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades?
Concordo
1 Discordo Muito
2 Discordo
3 Indiferente
4 Concordo
Muito

De que forma?

06) O curso de enfermagem da UNCISAL o habilitou os alunos para assumir o compromisso ético, humanístico, e social com
o trabalho multiprofissional (trabalho coletivo, reciprocidade e múltiplas relações dos profissionais de diferentes áreas) e
interdisciplinar em saúde?
Concordo
1 Discordo Muito
2 Discordo
3 Indiferente
4 Concordo
Muito

De que forma?

07) O curso de enfermagem da UNCISAL habilita os alunos para compatibilizar as características profissionais dos agentes
de enfermagem às diferentes demandas dos usuários?
Concordo
1 Discordo Muito
2 Discordo
3 Indiferente
4 Concordo
Muito

De que forma?

08) A utilização dos módulos horizontais e verticais facilita a aprendizagem, buscando promover a interdisciplinaridade na
sua formação?
Concordo
1 Discordo Muito
2 Discordo
3 Indiferente
4 Concordo
Muito

De que forma?

52

[6] ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
09) A organização curricular do curso de enfermagem da UNCISAL possibilita a sua participação ativa em situações
problema da prática de saúde desde o inicio e ao longo de todo curso?
Concordo
1 Discordo Muito
2 Discordo
3 Indiferente
4 Concordo
Muito

De que forma?

10) A interdisciplinaridade no curso de enfermagem da UNCISAL foi desenvolvida em todos os anos por meio de uma
metodologia que permite levar todas as disciplinas a um desenvolvimento simultâneo e integrado?
Concordo
1 Discordo Muito
2 Discordo
3 Indiferente
4 Concordo
Muito

De que forma?

53

ANEXOS

54

ANEXO A – APROVAÇÃO CEP

55

ANEXO B – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (T.C.L.E)

1 – Título do estudo
Currículo Integrado: a percepção da interdisciplinaridade na formação de enfermeiros
2 – Objetivo do estudo
Essas informações estão sendo fornecidas para sua participação voluntária neste
estudo, que visa verificar as percepções discentes sobre a interdisciplinaridade no curso de
graduação em enfermagem de uma instituição publica de ensino superior.
3 – Descrições dos procedimentos
Serão realizadas perguntas de uma forma clara e acessível aos participantes, de acordo
com o questionário semi-estruturado.
4 – Período
Este estudo começou em 25 de janeiro de 2013 e terminará em março de 2014.
5 – Descrições dos desconfortos e riscos
Os desconfortos e os riscos que eventualmente venham a ocorrer serão de ordem
subjetiva devido ao incômodo durante as perguntas, podendo levá-lo a momentos de
constrangimento.
6 – Descrição dos benefícios
Não há benefício direto para o participante deste estudo. Apenas no final do estudo será
possível: contribuir para estruturação do currículo integrado no curso de graduação de
enfermagem da UNCISAL; descrever as experiências sobre a prática interdisciplinar no
processo ensino aprendizagem do Curso de graduação em Enfermagem; refletir a cerca da
interdisciplinaridade favorecendo a comunicação entre as disciplinas do currículo como nas
áreas afins.

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7 – Garantia de acesso
Em qualquer etapa do estudo, você terá acesso ao profissional responsável pela
pesquisa para esclarecimento de eventuais dúvidas. O investigador responsável é: NADJA
ROMEIRO DOS SANTOS que pode ser encontrado no endereço: Rua Governador Carlos
Lacerda 117, Mangabeiras, Ed. Modena, AP. 804, Maceió, AL; Telefone: (82) 9991 6500. Se
você tiver alguma consideração ou dúvida sobre a ética da pesquisa, entre em contato com o
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Av.
Lourival Melo Mota, Cidade Universitária, Tabuleiro do Martins, Maceió AL; Telefone: (82)
3214-1100.
8 – Retirada do consentimento
É garantida a liberdade da retirada de consentimento a qualquer momento e deixar de
participar do estudo, sem quaisquer tipos de prejuízo ao indivíduo.
Revogo o consentimento prestado no dia _______________ e afirmo que não desejo
prosseguir no estudo que me foi proposto, que dou como finalizado nesta data.
Cidade: ______________________ Data: __________________

__________________________________ ____________________________________
Assinatura do(a) participante
Assinatura da pesquisadora
__________________________________ ____________________________________
Testemunha
Testemunha

9 – Direito de confidencialidade
As informações obtidas serão analisadas em conjunto com outros indivíduos, não
sendo divulgada a identificação de nenhum participante.
10 – Garantia de acesso aos dados
Direito de ser mantido atualizado sobre os resultados parciais da pesquisa, quando em
estudos abertos, ou de resultados que sejam do conhecimento dos pesquisadores.

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11 – Despesas e compensações
Não há despesas pessoais para o participante em qualquer momento do estudo,
incluindo deslocamento (uma vez que a pesquisa será realizada na instituição em que o
participante estuda), exames e consultas. Também não há compensação financeira relacionada
à sua participação. Se existir qualquer despesa adicional, ela será absorvida pelo orçamento da
pesquisa.
12 – Direito de indenização
Em caso de dano pessoal, diretamente causado pelos procedimentos propostos neste
estudo (nexo causal comprovado), o participante tem direito a tratamento médico na
Instituição, bem como às indenizações legalmente estabelecidas.
13 – Princípio de especificidade
O pesquisador tem o compromisso de utilizar os dados e o material coletado somente
para esta pesquisa.
Eu discuti com NADJA ROMEIRO DOS SANTOS sobre a minha decisão em
participar nesse estudo. Entendi todas as explicações que me foram fornecidas de forma clara
e simples, inclusive permitindo que eu realizasse todas as perguntas e fizesse todas as
observações que eu achei pertinente para entender o que ocorrerá comigo neste estudo, não
me ficando dúvidas sobre os procedimentos a que serei submetido. Ficaram claros para mim
quais são os propósitos do estudo, os procedimentos a serem realizados, seus desconfortos e
riscos, as garantias de confidencialidade e de esclarecimentos permanentes. Ficou claro
também que minha participação é isenta de despesas e que tenho garantia do acesso a
tratamento hospitalar quando necessário. Concordo voluntariamente em participar deste
estudo e poderei retirar o meu consentimento a qualquer momento, antes ou durante o mesmo,
sem penalidades ou prejuízo ou perda de qualquer benefício que eu possa ter adquirido.
Acredito ter sido suficientemente informado a respeito das informações que li ou que
foram lidas para mim, descrevendo o estudo: Currículo Integrado: A prática
Interdisciplinar na Formação de Enfermeiros da UNCISAL.
Endereço do(a) participante-voluntário(a)
Domicílio: (rua, praça, conjunto):
Bloco:/ N°: /Complemento:

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Bairro: /CEP/Cidade: /Telefone:
Ponto de referência:

Endereço do responsável pela pesquisa (OBRIGATÓRIO):
Instituição: Universidade Federal de Alagoas
Endereço: Rua: Governador Carlos Lacerda, n° 117, Ed. Modena, apto.804.
Bairro: Mangabeiras, CEP: 57035-854, Cidade: Maceió – AL.
Telefones para contato: 3235-5841 9991-6500/ 8714-0105

ATENÇÃO: Para informar ocorrências irregulares ou danosas durante a sua participação no estudo,
dirija-se ao: COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS –
UFAL, Prédio da Reitoria, sala do C.O.C., Campus A. C. Simões, - Av. Lourival Melo Mota, s/n
Tabuleiro do Martins, Maceió – AL, CEP: 57072-900, Cidade Universitária.
Telefone: 3214-1041

–

Correio eletrônico: www.ufal.edu.br/comite-de-etica-em-pesquisa.

________________________________________
Assinatura do(a) voluntário(a)
(rubricar as demais folhas)

________________________________________
Assinatura da responsável pelo estudo
Nadja Romeiro dos Santos
(rubricar as demais folhas)

________________________________________
Assinatura da Orientadora
Celia Maria Silva Pedrosa
(rubricar as demais folhas)

________________________________________
Assinatura da Co-Orientadora
Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos
(rubricar as demais folhas)

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(Somente para o responsável do estudo)
Declaro que obtive de forma apropriada e voluntária o Consentimento Livre e Esclarecido do
discente para a participação neste estudo.
______________________________________
Assinatura da responsável pelo estudo
Nadja Romeiro dos Santos
(rubricar as demais folhas)

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