EDITAL N° 03-2020 – PPGES-FAMED-CPG-PROPEP-UFAL - RETIFICADO EM 06/01/2021
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Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
FACULDADE DE MEDICINA – FAMED
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE - PPGES
EDITAL N° 03/2020 – PPGES-FAMED/CPG-PROPEP/UFAL
ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA
SAÚDE - MPES
RETIFICADO EM 09/12/2020
RETIFICADO EM 06/01/2021
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino na
Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas
Processo Seletivo – EDITAL 03/2020
, em conformidade c
01/2018. O
PPGES/MPES/FAMED/UFAL com prazo máximo de conclusão de 24(vinte e quatro) meses,
Saúde e conceito 3 na CAPES, tem por objetivo de formar mestres habilitados
para pesquisa, ensino e atuação profissional no ensino na saúde. Conta com as seguintes linhas de
pesquisa: Integração ensino, serviço de saúde e comunidade (IESSC) e Currículo e processo ensinoaprendizagem na formação em saúde (CPEAS).
r
(01/12/2020 a 06/01/2021
15/04/2021).
1.
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O Processo Seletivo stricto sensu–UFAL/2020 será realizado sob a responsabilidade da PróReitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPEP) e da Coordenação do Curso Mestrado
Profissional em Ensino na Saúde (MPES/FAMED).
2.
DO PÚBLICO ALVO
a.
Graduados e portadores de diploma de nível superior, emitido por instituições oficiais
reconhecidas pelo MEC e que atendam as exigências do item . “ ”;
b.
Portadores de certidão de conclusão de Graduação de curso de nível superior, onde
conste a data de colação de grau, emitida por instituições oficiais reconhecidas pelo
MEC e que atendam as exigências do item . “ ”;
c.
Portadores de declaração de provável concluinte do curso de Graduação, carimbada e
assinada pelo coordenador do curso no qual o candidato encontra-se matriculado ou
pelo órgão responsável por atestar o vínculo do candidato junto ao curso, e que
atendam as exigências do
. “ ”; e,
d.
O público alvo dos itens “ ” “ ” e “ ” devem atuar na area da saúde e ser vinculados à
Instiuição de Ensino(docência ou supervisão ou preceptoria ou gestão), junto a
graduandos ou programas de residência da área da saúde. Tal situação deverá ser
comprovada no ato da matrícula com declaração da instituição à qual o candidato se
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
encontra vinculado;
3.
2.1.
Para os candidatos egressos de instituições que emitem a declaração tratada no item 2 “ ”
deste artigo via sistema acadêmico, também será válida, desde que esta seja evidentemente
autenticada ou que possua autenticação eletrônica;
2.2.
Para o candidato concluinte do curso de Graduação que eventualmente seja selecionado, terá
sua primeira matrícula condi
Diploma de Graduação
na secretaria do Programa. Caso não entregue tal documentação no ato da matrícula, o
candidato perderá o direito à vaga.
DAS VAGAS
3.1. Serão ofertadas o número total de 24 (vinte e quatro) vagas, vinculadas à área de
concentração em Ensino na Saúde no Contexto do SUS, nas linhas de pesquisa descritas,
distribuídas por demanda.
3.1.1. Serão 12 (doze) vagas para cada linha de pesquisa;
3.1.2. Não há obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas ofertadas no presente
Edital.
3.2.
As vagas disponibilizadas para o ano letivo 2021 estão dispostas no quadro a seguir:
QUADRO 1 – DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
TIPOS DE VAGAS
Nº DE VAGAS
CURRÍCULO
E INTEGRAÇÃO
ENSINO,
PROCESSO DE ENSINO-SERVIÇO DE SAÚDE E
APRENDIZAGEM
NA COMUNIDADE
FORMAÇÃO EM SAÚDE
04
04
Demanda 1 - Ampla Concorrência
Demanda 2 - Cotas– Negros/as, Pretos/as
ou Pardos/as
Demanda 3 – Cotas– Indígenas
02
02
01
01
Demanda 4 – Cotas– Pessoas com
Deficiência
Demanda 5 – Cotas - Servidores Públicos lotados
nas Unidades Acadêmicas da Área da Saúde da
UFAL
Demanda 6 – Cotas- Docentes, Técnicos
administrativos ou *Preceptores da
FAMED/UFAL do Campus A. C. Simões ou
Campus Arapiraca
TOTAL
01
01
01
01
03
03
12
12
*Preceptor da FAMED é o profissional da saúde que trabalha nos serviços de saúde para a formação
de alunos (graduação ou da Residência Médica) dos cursos de Medicina da UFAL – Campus A. C.
Simões ou Campus Arapiraca
3.2.1. Serão ofertadas 8 (oito)
distribuídas:
vagas por linhas de pesquisa para o sistema de cotas, assim
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
a) CURRÍCULO E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE(Demanda 2) - 2(duas)vagas para negros/pardos, (Demanda 03) - 1 (uma) vaga
para indígenas - (Demanda 4) - 1 (uma) vaga para pessoas com deficiência
definidas de acordo com o Decreto n. 5.296/04. Serão reservadas - (Demanda 5)
- 1 (uma) vaga para funcionários públicos lotados nas Unidades Acadêmicas da
Área da Saúde da UFAL e (Demanda 6 ) - 03 (três) vagas para Docentes,
Técnicos administrativos ou *Preceptores da FAMED/UFAL do Campus A. C.
Simões ou Campus Arapiraca;
b) INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO DE SAÚDE E COMUNIDADE - (Demanda 2) 2(duas)vagas para negros/pardos, (Demanda 03) - 1 (uma) vagas para indígenas
- (Demanda 4) - 1 (uma) vaga para pessoas com deficiência definidas de acordo
com o Decreto n. 5.296/04. Serão reservadas - (Demanda 5) - 1 (uma) vaga para
funcionários públicos lotados nas Unidades Acadêmicas da Área da Saúde da
UFAL e (Demanda 6 ) - 03 (três) vagas para Docentes, Técnicos
administrativos ou *Preceptores da FAMED/UFAL do Campus A. C. Simões ou
Campus Arapiraca;
3.2.2. A atribuição de vagas para cotistas segue orientação prevista na RESOLUÇÃO Nº.
86/2018-CONSUNI/UFAL, de 03 de dezembro de 2018 da Secretaria Executiva dos
Conselhos Superiores – SECS/UFAL;
3.2.3. A atribuição de vagas para (Demanda 5) segue orientação prevista no Plano Anual de
Capacitação de 2017 da UFAL e no Plano de Desenvolvimento Institucional 20132017 da UFAL, Lei 11.091/2005, Lei 12.772/2012, Decreto 5.707/2006, Decreto
5825/2006;
3.2.4. A
atribuição de vagas para (Demanda 6) segue Plano de Desenvolvimento
Institucional da FAMED, aprovado pelo Colegiado do PPGES e pelo CONSUA;
3.3.
Os candidatos que se autodeclararem pretos/pardos serão submetidos ao procedimento de
verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas para essas cotas, por
meio de banca específica, obrigatoriamente antes da homologação do resultado final no
concurso nos termos do art. 19 da RESOLUÇÃO Nº. 86/2018-CONSUNI/UFAL.
3.3.1. Os candidatos deverão passar pela verificação na data provável de 06/04/2021
05/04/2021, de formal virtual, na plataforma a ser indicada na página eletrônica
https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ensino-na-saude/selecao-1/regular/2021-1
do
Programa a ser divulgada 48h antes de sua realização;
3.3.2. Todas as normas e orientações para o procedimento de verificação da condição
declarada para concorrer às vagas reservadas para aqueles que optarem pela cotas
destinadas aos que se autodeclararem Pretos/Pardos estão em edital nº 04/2020 –
PPGES/PROPEP especifico e exclusivo para tal fim.
3.3.3. O não comparecimento a essa etapa da seleção implica na eliminação do candidato
do processo seletivo;
3.3.4. O resultado preliminar da entrevista de verificação da condição declarada
publicado na data provável de 08/04/2020 06/04/2021
será
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
3.3.5. Eventual recurso da verificação da condição declarada deverá ser realizado por meio
de requerimento escrito e fundamentad, dirigido à Coordenação do PPGES, através
do email: (selecao.mpes@famed.ufal.br), no prazo de 02 (dois) dias úteis contado a
partir da publicação do resultado preliminar no endereço eletrônico
https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ensino-na-saude/selecao-1/regular/2021-1
sob pena de preclusão.
3.4.
4.
Na hipótese de não haver candidatos ou o número de aprovados nas demandas 2, 3, 4, 5, e 6
indicadas no quadro 1, as vagas remanescentes serão remanejadas para a Demanda 1(ampla
concorrência) dentro da mesma linha de pesquisa.
DAS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA
QUADRO 2 – LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA
SAÚDE
PROGRAMA DE
ÁREA DE
PÓSNÍVEL
CONCENTRAÇÃO
LINHAS DE PESQUISA
VAGAS
GRADUAÇÃO
CURRÍCULO E PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:
ENSINO
NA
SAÚDE
A linha de pesquisa se propõe a investigar as
práticas educacionais e institucionais, assim
como os saberes produzidos em Ensino na
Saúde. Estudos sobre desenvolvimento e
implementação de referenciais curriculares.
Avaliação e ensino na saúde. Estudos sobre a
Interdisciplinaridade e multiprofissionalidade
na saúde. Investigações sobre a pesquisa, a
formação e a prática docente. Estudos sobre
o desenvolvimento, implementação e prática
das novas tecnologias educacionais. Para
tanto, a educação é compreendida em suas
relações com o contexto histórico, social,
cultural e político que orienta as concepções
ENSINO NA SAÚDE e
práticas
pedagógicas
na
NO CONTEXTO DO contemporaneidade.
MESTRADO SISTEMA ÚNICO DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO DE
SAÚDE
SAÚDE E COMUNIDADE:
A linha de pesquisa se propõe a investigar a
articulação ensino/saúde/comunidade com
ênfase nas abordagens dos processos
educativos em saúde, envolvendo sujeitos,
cenários e práticas de aprendizagem.
Investigações sobre problemas evidenciados
na prática profissional no serviço e/ou
comunidade que contextualize o ensino em
saúde no fortalecimento do SUS. Produção
de
conhecimentos
científicos
e
12
12
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
possibilidades de intervenção na realidade,
especialmente a relação entre ensino, saúde
e comunidade.
5.
DAS INSCRIÇÕES
5.1. As inscrições serão realizadas no período entre às 00h00min do dia 01/12/2020 e às
23h59min do dia 06/01/2021 18/01/2021;
5.2.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de
Atividades
Acadêmicas–SIGAA/UFAL,
no
endereço
eletrônico
https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S
(buscar o Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde);
5.3.
A ficha de inscrição do processo de seleção conterá campos próprios para informações sobre
o candidato e respectivo anteprojeto de pesquisa. O candidato deverá anexar os seguintes
documentos em arquivo de extensão .pdf (deverão ser enviado em um único arquivo os itens
“a”, “b”, “c” e o item “f” se necessário, bem como os itens “d” e “h”, também em arquivo único):
5.3.1. Documentos OBRIGATÓRIOS PARA TODOS OS CANDIDATOS:
a. Carteira Oficial de Identidade ou documento equivalente, conforme subitens 5.4 e
5.5
b. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
c. Fotografia atualizada 3 x 4 colorida;
d. Currículo Lattes (lattes.cnpq.br)atualizado;
e. Comprovante das obrigações militares (para homens);
f. Registro Nacional de Estrangeiros ou Passaporte (para estrangeiros);
g. Solicitação de atendimento especial, se necessário (Anexo V) nos termos do art.
11 da RESOLUÇÃO Nº. 86/2018- CONSUNI/UFAL;
h. Diploma (FRENTE e VERSO) Certidão de Conclusão de Curso de Graduação,
emitida pela Instituição onde o título foi obtido, contendo a data da Colação de
Grau, OU declaração de provável concluinte, carimbada e assinada pelo
coordenador de curso ou pelo órgão responsável por atestar o vínculo do
candidato junto ao curso;
i. Formulário de Indicação de Linha de Pesquisa(Anexo VII);
j. Declaração de Cópias Autênticas(Anexo VIII);
k. Anteprojeto de pesquisa com a indicação da linha de pesquisa, conforme (Anexo
II);
5.3.2. Obrigatórios apenas aos COTISTAS (além da documentação descrita no item “5.3.1):
a. Negros/as (pretos/as e pardos/as): Formulário de Concorrência das vagas
destinadas a Cotas, (Anexo III) deste Edital, e Documento que ateste o
pertencimento étnico à comunidade emitido por liderança local nos termos do
art. 10 da RESOLUÇÃO Nº. 86/2018-CONSUNI/UFAL.
b. Indígenas: Formulário de Concorrência das vagas destinadas a Cotas, (Anexo III)
deste Edital ;
c. Pessoa com Deficiência: Formulário de Concorrência das vagas destinadas a Cotas
(Anexo III) deste edital e Atestado médico comprovando a condição de deficiência
física;
d. Negros/as (pretos/as e pardos/as), indígenas e pessoas com deficiência: Memorial
descritivo(ANEXO IV) com, no mínimo, uma página digitada ou manuscrita,
relacionando a sua trajetória de vida, tendo em vista a contribuição desta
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
formação requerida para a sua inserção social, devidamente assinado pelo
candidato.
5.3.3. Obrigatórios apenas SERVIDORES PÚBLICOS LOTADOS NAS UNIDADES ACADÊMICAS
DA ÁREA DA SAÚDE DA UFAL e DOCENTES, TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS OU
*PRECEPTORES DA FAMED/UFAL DO CAMPUS A. C. SIMÕES OU CAMPUS ARAPIRACA
(além da documentação descrita no item “5.3. ):
Formulário de Concorrência das vagas destinadas a Cotas, (Anexo III) deste
Edital;
Certidão Funcional emitida a partir de 30/11/2020 (Portal SIRGH UFAL https://sigrh.sig.ufal.br/sigrh/login.jsf).
5.4.
Os documentos devem ser digitalizados sem rasuras e frente e verso quando necessário. A
falta de qualquer item acima mencionado ou a ilegibilidade das cópias digitais impedirá o
deferimento da inscrição. Em nenhuma hipótese serão aceitos documentos impressos;
5.5.
O candidato que não encaminhar eletronicamente a documentação completa terá sua
inscrição indeferida;
5.6.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e a Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação não se responsabilizam por problemas técnicos ocorridos no envio da
documentação;
5.7.
Serão considerados documentos de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade
expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar,
pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de
Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal, valem
como documento de identidade, como, por exemplo, as da OAB, CREA, CRM, CRC e etc;
Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
Cartão de Identificação do Trabalhador – CIT, expedido pelo Ministério do Trabalho e
Emprego; bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei
Federal nº 9.503/1997, exceto no formato digital);
5.8.
Não serão aceitos como documentos de identificação: documentos com validade vencida
(mesmo os especificados no subitem 5.3.1, exceto Carteira Nacional de Habilitação), certidões
de nascimento ou casamento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto
ou digital), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem
documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados;
5.9.
Nenhum outro documento, além dos especificados no subitem 5.3.1 poderá ser aceito em
substituição ao documento de identificação;
5.10.
Os candidatos que se enquadrem no perfil das cotas ou Servidores Efetivos da UFAL são livres
para aderir ou não a modalidade de concorrência, sendo-lhes oportunizada a possibilidade de
concorrer às vagas de ampla concorrência, mediante indicação no formulário de inscrição;
5.11.
Todos os candidatos inscritos no certame concorrem às vagas gerais ofertadas pelo Programa
com os mesmos critérios em todas as fases do certame;
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do PPES
5.12.
Os candidatos deverão assinalar em campo próprio do formulário eletrônico a categoria na
qual pretende concorrer (Ampla Concorrência, Cotas (indicar apenas uma das categorias) ou
Servidores Públicos lotados nas Unidades Acadêmicas da Área da Saúde da UFAL ou
Docentes, Técnicos Administrativos ou *Preceptores da FAMED/UFAL do Campus A. C. Simões
ou Campus Arapiraca);
5.13.
Conforme a Resolução nº 86/2018-CONSUNI/UFAL, os candidatos às vagas destinadas para
Negros/as (pretos/as e pardos/as) serão submetidos ao procedimento de verificação da
condição declarada, sendo realizado pela Banca de Validação da Autodeclaração ÉtnicoRacial, conforme descriminado no item 3.3;
5.14.
Os laudos dos candidatos selecionados para as vagas de pessoas com deficiência serão
encaminhados para verificação do CID (Código Internacional de Doenças), bem como de
Classificação Internacional de Funcionalidade, em que sejam consideradas a existência de
limitação de atividades e a restrição da participação social da pessoa com deficiência.
5.15.
Para cada item de envio dos documentos solicitados na ficha de inscrição é permitido o envio
de apenas um documento. Caso o candidato necessite inserir vários documentos em um
mesmo item, deverá compactá-los em um único arquivo salvo na extensão .pdf;
5.16.
A inscrição é gratuita.
5.17.
A confirmação da inscrição no Processo Seletivo será realizada em duas etapas:
5.17.1.
A primeira etapa consiste no protocolo gerado pelo sistema após a inserção das
informações e dos documentos solicitados;
A segunda etapa consiste na análise dos pedidos de inscrição pela Comissão de
Seleção, composta por professores e técnicos do Curso, designada pelo Colegiado
do PPGES, para verificação dos documentos citados no subitem 5.3.1, 5.3.2 e 5.3.3 e
posterior publicação com a homoloagação das inscrições.
5.17.2.
5.18.
O resultado preliminar das inscrições deferidas pela Comissão de Seleção será publicado no
quadro de aviso da Secretaria do PPGES e no sítio eletrônico do referido programa
(https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ensino-na-saude/selecao-1/regular/2021-1 ), na
data provável de 13/01/2021;
5.19.
É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto da ficha de inscrição,
assumindo, portanto, as consequências por quaisquer informações incompatíveis com seus
dados pessoais;
5.20.
A Comissão de Seleção dispõe do direito de excluir do Processo Seletivo o candidato que tiver
preenchido os dados de inscrição com informações comprovadamente incorretas,
incompletas ou inverídicas;
5.21.
Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto neste
Edital e em seus Anexos, certificando-se de que preenche todos os requisitos exigidos. Uma
vez efetivada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração e/ou
inclusão de novos documentos;
5.22.
A inscrição implica o conhecimento e a aceitação expressa das condições estabelecidas neste
Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar
desconhecimento;
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
5.23.
Qualquer candidato poderá impugnar o resultado das inscrições, em requerimento escrito e
fundamentado,
dirigido
à
Coordenação
do
PPGES,
através
do
email:
selecao.mpes@famed.ufal.br, conforme calendário da etapa a ser recursado;
5.24.
A Coordenação do PPGES e Comissão de Seleção no prazo de 03 (três) dias úteis, deverá
apreciar as eventuais impugnações apresentadas;
5.25.
A Comissão de Seleção homologará a confirmação da inscrição no Processo Seletivo na data
provável de 22/01/2021 26/01/2021;
5.26.
Informações adicionais relativas ao processo seletivo podem ser obtidas por e-mail e/ou por
meio da página eletrônica, conforme disponibilidade do provedor institucional de internet, de
acordo com o Quadro a seguir:
6.
CONTATOS DO PPGES
Falculdade de Medicina – FAMED/UFAL
Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - Campus A.C. Simões - Av. Lourival Melo Mota, S/N,
Tabuleiro do Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL.
Email: selecao.mpes@famed.ufal.br
Sítio Eletrônico: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/pos-graduacao/ensino-nasaude
7.
DO PROCESSO SELETIVO
7.1. O Processo Seletivo será realizado em 3(três) etapas conforme discriminado a seguir:
1. Análise do Anteprojeto de Pesquisa;
2.
Apresentação e Defesa do Anteprojeto de Pesquisa (online) + Entrevista
3.
Análise do Currículo
7.2.
As informações para acesso e horário de realização de cada etapa serão divulgadas no portal
https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ensino-na-saude/selecao-1/regular/2021-1
7.3.
Para a realização das etapas discriminadas no item 7.1, serão definidas Bancas de Avaliadores
por linha de pesquisa, compostas por Docentes do Programa a serem divulgadas na página do
PPGES, a ser públicada até 01(um) dia útil antes da primeira etapa.
7.4.
No sentido de garantir a imparcialidade no processo de Seleção, os componentes das bancas
tratadas no item 7.3 firmarão junto ao Programa uma declaração de inexistência de situação
de suspeição ou impedimento em relação a avaliação dos candidatos participantes do
Processo Seletivo. O referido documento ficará sob a guarda do PPGES para cumprir
eventuais solicitações dos candidatos, do Ministério Público Federal (MPF) ou de outros
órgãos de controle;
7.5.
Todas as etapas do Processo Seletivo serão realizadas de forma virtual, estando sob a
responsabilidade do candidato providenciar os meios necessários para participação em cada
uma delas.
7.5.1. Em hipótese alguma o Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde se
responsabilizará por disponibilizar qualquer recurso eletrônico para viabilizar a
participação do candidato em qualquer uma das etapas.
7.5.2. Os candidatos serão selecionados até o número de vagas estabelecido no Quadro 1
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
deste Edital.
7.5.3. A classificação final será realizada por ordem decrescente da pontuação final por
categoria de concorrência.
7.5.4. Em caso de não realização ou desistência da matrícula por candidato aprovado e
classificado dentro do número de vagas, será realizada a convocação do próximo
candidato aprovado e classificado fora do número de vagas, até 15 (quinze) dias
após o início das aulas do semestre letivo, considerando-se a ordem de classificação;
7.5.5. Não havendo candidatos aprovados em número suficiente para o preenchimento
das vagas ofertadas neste Edital, estas poderão resultar sem preenchimento no final
do Processo Seletivo.
7.6.
Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas ofertadas neste edital
deverão se submeter a Prova de Proficiência em língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e
apresentar a Secretaria do PPGES o comprovante/declaração de aprovação no prazo máximo
à Defesa do trabalho de Conclusão de Curso.
7.6.1. Será de inteira responsabilidade do candidato a escolha da instituição onde realizará
a prova e a apresentação da comprovação da Proficiência em língua estrangeira;
7.6.2. Caso o candidato aprovado não atenda ao disposto item 7.6, será desligado do
Programa após o prazo estabelecido, considerando que a Prova de Proficiência em
língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) constitui um procedimento obrigatório para
Defesa do TACC e por conseguinte a Conclusão do Curso;
a.
Para o aproveitamento da Prova de Proficiência em língua estrangeira (Inglês ou
Espanhol) e cumprimento do requisito obrigatório serão aceitos os
certificados/declarações emitidos por instituição pública de ensino superior
reconhecida pelo MEC com nota igual ou superior a 7 (sete), desde que o exame
tenha sido realizado nos últimos 2 anos.
7.6.3. Será aceita a certificação com validade de 24 meses completados até a data da
matrícula institucional ou solicitação de aproveitamento emitidos por:
b.
c.
d.
e.
f.
g.
h.
i.
j.
Faculdades de Letras de universidades públicas com nota mínima igual a 7,0;
TEAP (Test of English for Academic and Professional Purposes) da área:
saúde/biológicas, obtido nos últimos dois anos. Pontuação mínima: setenta
pontos;
WAP (Writing for Academic and Professional Purposes), obtido nos últimos dois
anos. Pontuação mínima: setenta pontos;
IELTS (International English Language Testing System): obtido nos últimos dois
anos. Pontuação mínima: cinco;
CAMBRIDGE FCE: obtido nos últimos dois anos. Nível mínimo: Grade B;
CAMBRIDGE CAE: obtido nos últimos dois anos. Nível mínimo: Grade C;
TOEFL: Test of English as Foreign Language IBT - obtido nos últimos dois anos.
Pontuação mínima: setenta;
TOEFL: Test of English as Foreign Language ITP - obtido nos últimos dois anos.
Pontuação mínima: quinhentos pontos.
DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) – avançado e/ou domínio
operativo eficaz e/ou maestria;
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
k.
CELU (Certificado de Español, Lengua y Uso) dA solicitação
aproveitamento/cumprimento será de responsabilidade do discente;
de
DA PRIMEIRA ETAPA – ANÁLISE DO ANTEPROJETO
8.
8.1.
O anteprojeto encaminhado pelo candidato será avaliado pela comissão de avaliação de
seleção do processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde do PPGES e o
anteprojeto não deverá conter nenhuma forma de identificação do(a) candidato(a) e o
resultado da avaliação do anteprojeto será divulgado pelo número de inscrição do(a)
candidato(a) no SIGAA;
8.2.
Serão avaliados os anteprojetos de todos os candidatos que tiverem suas inscrições
homologadas;
8.3.
A avaliação do anteprojeto de pesquisa é etapa de caráter eliminatório, com peso 4;
8.4.
O anteprojeto deverá contemplar uma das duas linhas de pesquisa do Programa, e sua
avaliação considerará os seguintes critérios:
a. problematização do tema e alinhamento dos objetivos
b. Justificativa
c. originalidade da proposta de pesquisa
d. coerência com os objetivos do mestrado;
e. Pertinência d revisão de literatura;
f. suficiência e contextualização da revisão de literatura;
g. adequação da estratégia metodológica;
h. apresentação dos Itens obrigatórios (introdução, referencial teórico, metodologia e
referências) - Observância das normas técnicas ABNT quanto aos elementos textuais;
i. exequibilidade no tempo de dois anos;
j. Aplicabilidade no âmbito do ensino da saúde e no contexto SUS, no local de prática do
candidato.
k. Qualidade do texto: Ortografia, coesão e coerência.
8.5.
O resultado preliminar da avaliação dos Anteprojetos de Pesquisa será publicado na data
provável de 05/02/2021
9.
DA SEGUNDA ETAPA – APRESENTAÇÃO E DEFESA DO ANTEPROJETO DE PESQUISA (ONLINE) +
ENTREVISTA
9.1.
Serão convocados para a entrevista, os candidatos da Demanda 01, 05 e 06 que obtiverem a
nota maior ou igual a 7,0 (sete) na etapa de Análise do anteprojeto, mas também os
candidatos das Demandas 02, 03 e 04 que obtiverem a nota maior ou igual a 5,5 (cinco e
meio) na etapa de Análise do anteprojeto;
9.2.
Serão convocados para entrevista até o número máximo de 24 candidatos aprovados para
cada linha, conforme critérios do item 9.1;
9.3.
A entrevista de cada candidato consistirá em sessão fechada, gravada, realizada por três
docentes representantes de cada linha de pesquisa e se dará de forma online na plataforma a
ser indicada pelo programa quando da divulgação do resultado da primeira etapa;
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
9.4.
A Entrevista será embasada no anteprojeto, e a consequente articulação com o escopo do
mestrado e da linha de pesquisa pretendida. Valorizará os itens descritos no Anexo VI Barema 2 deste Edital.
9.5.
A apresentação e defesa do Anteprojeto de Pesquisa (online) + Entrevista é etapa de caráter
Classificatório, com peso 4;
9.5.1. Os horários e datas das Apresentação e defesa do Anteprojeto de Pesquisa (online) +
Entrevista serão, bem como os links das salas virtuais serão divulgadas(os ) na data
provável
de
08/03/2021
22/02/2021
no
endereço
eletrônico
https://famed.ufal.br/pos-graduacao/ensino-na-saude/selecao-1/regular/2021
9.5.2. O não comparecimento a essa etapa da seleção implica na eliminação do candidato
no processo seletivo;
9.5.3. O resultado preliminar da Apresentação e defesa do Anteprojeto de Pesquisa (online)
+ Entrevista será publicado na data provável de 15/03/2021 01/03/2021;
9.5.4. Será
publicado a Convocação específica para entrega dos títulos quando da
públicação do resultado final da segunda etapa na data provável de 19/03/2021
08/03/2021.
10.
DA TERCEIRA ETAPA – ANÁLISE DOS TÍTULOS
10.1. A análise de títulos, de caráter classificatório, peso 2, obedecerá ao indicado no Anexo VI
deste Edital. Os comprovantes deverão vir organizados seguindo a ordem do quadro de
pontuação individualizada de títulos (ANEXO VI – Barema 3).
O candidato deverá enviar de modo digital, em formato pdf à Coordenação da
Pós-Graduação pelo email (selecao.mpes@famed.ufal.br) a documentação
comprobatória dos seus títulos, junto com a proposta de pontuação individualizada
de títulos (ANEXO VI – Barema 3), sob pena de ser eliminado desta etapa da seleção;
10.1.1.
Em nenhuma hipótese serão considerados títulos que não estiverem
claramente indicados na proposta de pontuação individualizada de títulos (ANEXO
VI – Barema 3) entregues pelo candidato;
10.1.2.
Os títulos serão avaliados pela Comissão de Avaliação designada pela
Coordenação da Pós-Graduação;
10.1.3.
Ao candidato de maior pontuação será atribuída a nota máxima 10,0 (dez) e a
cada um dos demais candidatos será atribuída nota proporcional, correspondente
aos pontos obtidos.
10.1.4.
10.2.
O resultado preliminar da avaliação dos títulos será publicado na data provável de 29/03/2021
18/03/2021.
DOS RECURSOS
11.
11.1.
O candidato poderá recorrer do resultado de cada etapa à Comissão de Seleção do Programa
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
de Pós-graduação no prazo estabelecido no calendário deste Edital.
12.
11.2.
O pedido de recurso deve ser enviado exclusivamente para o e-mail do MPES
selecao.mpes@famed.ufal.br, em formulário próprio a ser divulgado junto ao resultado
preliminar de cada etapa).
11.3.
A Comissão de Avaliação do processo seletivo, no prazo de 03 (três) dias úteis, apreciará os
recursos apresentados;
11.4.
Após o Resultado Final, o candidato poderá recorrer à PROPEP - Pró-Reitoria de Pesquisa e
Pós-Graduação, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, contadas a partir da divulgação.
Para isso, deve-se abrir um processo no Protocolo Geral da UFAL (Reitoria), destinando o
mesmo para PROPEP/CPG (Coordenação de Pós-Graduação).
DO RESULTADO FINAL
12.1. A apuração das notas para classificação final obedecerá às seguintes normas:
A Comissão do Processo Seletivo designada pelo Colegiado do Curso
ordenará os candidatos levando em conta a média ponderada entre a avaliação da
nota obtida com a análise do anteprojeto - com peso 4 (quatro), a nota obtida com a
Apresentação e defesa do Anteprojeto de Pesquisa (online) + Entrevista – com peso
4 (quatro), e a nota obtida com a análise do currículo – com peso 2;
12.1.1.
Para efeito do disposto no subitem 12.1, em caso de empate nas notas finais
atribuídas a candidatos distintos, a melhor classificação será decidida mediante os
seguintes e sucessivos critérios:
a) maior nota da Análise do Anteprojeto;
b) maior nota da Apresentação e defesa do Anteprojeto de Pesquisa (online) + Entrevista
c) maior nota na Avaliação do Currículo; e, por último,
d) maior idade;
12.1.2.
Todos os cálculos utilizados para obter a nota final atribuída a cada candidato
serão considerados até a segunda casa decimal, desprezando-se as demais casas.
O resultado final será divulgado no endereço eletrônico https://famed.ufal.br/posgraduacao/ensino-na-saude/selecao-1/regular/2021, , em ordem de classificação e por
Linha de Pesquisa.
12.1.3.
12.2.
13.
DA MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO
13.1. Terão direito à matrícula no PPGES os candidatos APROVADOS e CLASSIFICADOS, respeitando
o limite das vagas estabelecidas no item 3 deste Edital e em conformidade com a
disponibilidade de vagas na linha de pesquisa a que fez opção no momento da inscrição;
13.2.
A matrícula institucional dos candidatos selecionados será realizada na Secretaria do Curso
pelo candidato ou seu representante legal, em período a ser divulgado junto à publicação do
resultado final da seleção de que trata este Edital;
a) Os candidatos aprovados devem apresentar cópias e originais dos documentos
para autenticação no momento da matrícula institucional na secretaria do
programa
b) Os candidatos também deverão apresentar carta de anuência do empregador
para realização de matrícula com data de abril de 2021, modelo no link:
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
https://famed.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ensino-nasaude/documentos/formularios-1/modelo-de-carta-de-anuencia-deempregador/view
13.3.
Poderão realizar matrícula no Programa de Pós-Graduação os alunos com diploma de
graduação emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC, conforme o item 2 deste
edital.
O candidato estrangeiro ou portador de diploma emitido por instituição
estrangeira deverá apresentar protocolo de encaminhamento de processo de
revalidação do diploma por instituições nacionais nos termos da Lei n° 9.394/96
(LDB), bem como nas Resoluções n° 01/2001, 01/2002 e 02/2005 do Conselho
Nacional de Educação – CNE;
13.3.1.
13.3.2.
Em caso de aluno estrangeiro, é necessário apresentar o visto de estudante;
Será considerado desistente o candidato aprovado que não efetuar a matrícula
no período estipulado na publicação do resultado;
13.3.3.
Em caso de desistência ou não confirmação da matrícula, não inscrição, ou
existência de vagas remanescentes, será feita convocação dos candidatos aprovados,
dentro da mesma linha de pesquisa, considerando-se a ordem de classificação, de
acordo com o disposto no subitem 3.2 deste Edital.
13.3.4.
14.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
1.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições
estabelecidas neste Edital e seus respectivos anexos;
1.2. Será eliminado o candidato do Processo Seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis,
quem burlar ou tentar burlar quaisquer das normas definidas neste Edital ou a outras
relativas ao Processo Seletivo, aos comunicados, às Instruções ao Candidato ou às Instruções
das etapas avaliativas, bem como o tratamento indevido e descortês a qualquer pessoa
envolvida na aplicação das provas.
14.1.
Os casos omissos por este Edital serão decididos pelo Colegiado do Curso;
14.2.
Quaisquer alterações relativas a datas e horários, conteúdo programático, peso e pontuação
serão divulgadas pelo Programa de Pós-Graduação no site e no quadro de avisos do PPGES.
14.3.
As aulas ocorrerão as quintas e sextas-feiras (semanalmente) das 08h as 12h e das 13h as
17h.
Maceió/AL, 27 de novembro 2020.
PROFª DRª LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - FAMED/UFAL
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
Prof. Dr. Walter Matias Lima
Coordenador de Pós-Graduação – CPG/PROPEP/UFAL
Prof.a Dr.a Iraildes Pereira Assunção
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEP/UFAL
CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO
EVENTO
PERÍODO
INSCRIÇÕES
Inscrições online
Homologação e Resultado Preliminar das inscrições
Período de recurso da homologação das inscrições
Resultado dos recursos contra a homologação das inscrições
Resultado Final da homologação das inscrições
Divulgação da lista de candidatos aptos a etapa Análise do
Anteprojeto de Pesquisa
01/12/2020 a
06/01/2021
18/01/2021
13/01/2021
20/01/2021
14 e 15/01/2021
21 e 22/01/2021
21/01/2021
26/01/2021
22/01/2021
26/01/2021
22/01/2021
26/01/2021
ANÁLISE DO ANTEPROJETO DE PESQUISA
Análise do Anteprojeto de Pesquisa
Resultado preliminar da Análise da parte escrita do Anteprojeto de
Pesquisa
Envio dos espelhos da parte escrita do Anteprojeto de Pesquisa para
o e-mail do candidato
Período de recurso da parte escrita do Anteprojeto de Pesquisa
Resultado dos recursos contra a defesa análise da parte escrita do
Anteprojeto de Pesquisa
Envio dos espelhos dos recursos contra a defesa análise da parte
escrita do Anteprojeto de Pesquisa para email do candidato que
interpôs recurso
Resultado final da análise da parte escrita do Anteprojeto de Pesquisa
Divulgação da lista de candidatos aptos a etapa de Defesa do
Anteprojeto de Pesquisa + Entrevista
01 a 04/02/2021
05/02/2021
05/02/2021
08 e 09/02/2021
12/02/2021
12/02/2021
12/02/2021
12/02/2021
APRESENTAÇÃO E DEFESA DO ANTEPROJETO DE PESQUISA (ONLINE) + ENTREVISTA
Divulgação das datas, horas e Links de acesso para realização da
etapa Apresentação e defesa do Anteprojeto de Pesquisa (online) +
Entrevista
Apresentação e defesa do Anteprojeto de Pesquisa (online) + Entrevista
Resultado Preliminar da Apresentação e defesa do Anteprojeto de
Pesquisa (online) + Entrevista
Envio dos espelhos Apresentação e defesa do Anteprojeto de Pesquisa
(online) + Entrevista para o e-mail do Candidato
22/02/2021
23 a 25/02/2021
01/03/2021
01/03/2021
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
Período de recurso da Apresentação e defesa do Anteprojeto de Pesquisa
02 e 03/03/2021
(online) + Entrevista
Resultado dos recursos contra Apresentação e defesa do Anteprojeto de
08/03/2021
Pesquisa (online) + Entrevista
Envio dos espelhos dos recursos contra a Apresentação e defesa do
Anteprojeto de Pesquisa (online) + Entrevista para o e-mail do candidato
Resultado Final da Apresentação e defesa do Anteprojeto de Pesquisa
08/03/2021
08/03/2021
(online) + Entrevista
Divulgação da lista de candidatos aptos a etapa de Análise do
Curriculum vitae
08/03/2021
ANÁLISE DE CURRICULUM
Divulgação do Link para acesso ao formulário necessário para a etapa
de análise do Curriculum vitae modelo Lattes
Submissão do títulos do Curriculum vitae modelo Lattes para
avaliação
Divulgação da lista de candidatos com Curriculum vitae modelo Lattes
recebido para análise
Análise do Curriculum vitae
Resultado Preliminar da análise do Curriculum vitae
Envio dos espelhos de análise do Curriculum vitae para o e-mail
do Candidato
Período de recurso da análise do Curriculum vitae
09/03/2021
10 e 11/03/2021
15/03/2021 12/03/2021
15,16 e 17/03/2021
18/03/2021
18/03/2021
19 e 22/03/2021
Resultado dos recursos contra a análise do Curriculum vitae
24/03/2021 25/03/021
Envio dos espelhos dos recursos contra a análise do Curriculum vitae
para o e-mail do candidato
Resultado Final da análise do Curriculum vitae
24/03/2021 25/03/021
24/03/2021 25/03/021
FINAL
Resultado preliminar do final do Processo Seletivo
Recurso administrativo contra o resultado final do Processo Seletivo
(Via PROPEP)
Resultado dos recursos contra o Resultado final do Processo Seletivo
Banca de Validação da Autodeclaração Étnico-Racial
Resultado Preliminar da Validação da Autodeclaração Étnico-Racial
Período de recurso contra o resultado da Validação da Autodeclaração
Étnico-Racial
Resultado do recurso contra o resultado da Validação da
Autodeclaração Étnico-Racial
Resultado final da Validação da Autodeclaração Étnico-Racial
Resultado Final do Processo Seletivo
Previsão do período de Matrícula Institucional
Previsão de início de Semestre Letivo 2021.1
25/03/2021
26 e 29/03/2021
31/03/2021
02/04/2021 05/04/2021
06/04/2021
07/04/2021
08/04/2021
08/04/20021
06/04/2021 09/04/2021
09 e 12/04/2021 e
13/04/2021
15/04/2021
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
ANEXO II
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO DE PESQUISA
Descreva um projeto de pesquisa que pretende desenvolver em sua instituição/escola.
Os Projetos devem demonstrar ter seus objetivos ligados à melhoria do ensino na saúde local, regional
ou do país do candidato.
TEM IMPORTÂNCIA A CONSONÂNCIA DOS PROJETOS COM AS LINHAS DE PESQUISA DO MPES E COM
AS INICIATIVAS DESENVOLVIDAS PELO GOVERNO FEDERAL NO CAMPO DO ENSINO NA SAÚDE E
DIRETRIZES CURRICULARES ( PróSaúde, Pet Saúde, Telessaúde, UNASUS, Residência Multiprofissional
em Saúde).
OBS: ANTEPROJETO NÃO DEVERÁ CONTER NENHUMA FORMA DE IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A)
O projeto de pesquisa deverá observar o limite mínimo de 10 (dez) e máximo de 12 (doze) laudas seguir
as normas técnicas ABNT quanto aos elementos textuais. A estrutura sugerida contempla os seguintes
itens:
1. Capa;
2. Folha de rosto;
3. Título;
4. Nome da Instituição que está o seu projeto;
5. Introdução
a) tema : (Problematização do tema)
a.1 - referencial teórico – ( situar o tema de acordo com a literatura)
a.1.1 - Cite, pelo menos, três referências na literatura que podem servir como uma
introdução a alguns dos conceitos chave do seu projeto.
a.1.2 - As referências devem ajudar a explicar o contexto local do seu projeto. Observar a
utilização de fontes básicas e atualizadas.
a.1.3 - Descrever algum trabalho parecido que está sendo realizado em outros países ou
em outras profissões de saúde, ou devem proporcionar alguma teoria da educação ou
outras informações que sirvam como contexto em relação a seu projeto.
a.1 – Justificativa (Motivação para a escolha do tema, Por que este projeto é importante?
Qual a sua relevância? Qual a viabilidade do seu projeto?)
a.2 – Pergunta da pesquisa
c) Objetivos da pesquisa (Geral e Específicos)
d) Metodologia
e) Referências - Bibliografias utilizadas na construção do projeto, na forma da ABNT.
11. Cronograma:
Criando um cronograma para todas as fases descritas nos Métodos ajudará você
a avaliar a viabilidade do seu plano. Quanto tempo será necessário para cada
etapa?
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
Exemplo:
ANO 1/(POR TRIMESTRE)
ETAPAS
1º
2º
3º
ANO 2/(POR TRIMESTRE)
4º
5º
6º
7º
8º
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
ANEXO III
FORMULÁRIO DE CONCORRÊNCIA DAS VAGAS DESTINADAS ÀS COTAS
À Banca Examinadora
Eu, __,
RG nº
__________________
CPF___________________________domiciliado
e
residente___________________________________________________
no Município de ______________ do Estado de _________________.
Inscrito/a de acordo com o critério do programa de cotas no Processo Seletivo do Curso/Programa de
Pós-Graduação em Ensino na Saúde(nível Mestrado) do ano 2020, para o período letivo de 2021.1,
declaro-me (afrodescendente ou indígena, ou pessoa com deficiência ou Servidores Públicos
lotados nas Unidades Acadêmicas da Área da Saúde da UFAL ou Docentes, Técnicos
administrativos ou *Preceptores da FAMED/UFAL do Campus A. C. Simões ou Campus
Arapiraca ). Autodeclaro-me
__________________________________
e
apto a concorrer às vagas do sistema de cotas deste Programa de acordo com as normas deste Edital.
Declaro, ainda, estar ciente que, caso haja indeferimento da autodeclaração, serei eliminado/a do
processo seletivo para cotista. Outrossim, se constata a qualquer tempo a falsidade ou irregularidade
na documentação entregue no ato de matrícula quanto às informações aqui prestadas, a matrícula
será cancelada em definitivo, com a perda da respectiva vaga, sem o prejuízo de outras medidas
cabíveis.
________________________________________________
(Local e data)
________________________________________________
Assinatura do/a candidato/a
OBS: Apenas para os Candidatos da Demanda 2
Estou ciente de que serei submetido/a ao procedimento de verificação da condição declarada para
concorrer às vagas reservadas aos/às candidatos/as Negros/as, Pretos/as ou Pardos/as (cotas),
obrigatoriamente antes da homologação do resultado final do concurso, de acordo com a Resolução nº
86/2018- CONSUNI/UFAL.
________________________________________________
Assinatura do/a candidato/a
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
ANEXO IV
INDICADORES A SEREM DESENVOLVIDOS NO MEMORIAL DESCRITIVO APENAS PARA COTISTA(NEGRO/A,
INDÍGENA OU COM DEFICIÊNCIA)
O(a) candidato(a) COTISTA deverá elaborar um memorial descritivo relacionando a sua trajetória de
vida, tendo em vista a contribuição desta formação requerida para a sua inserção social, conforme
estabelece o Art. 9º RESOLUÇÃO Nº 86/2018-CONSUNI/UFAL, de 10 de dezembro de 2018:
Art. 9º - O/A candidato/a negro/a, indígena ou com deficiência, que se submeter ao
processo seletivo, deverá apresentar um Memorial (descritivo), de caráter
obrigatório, com, no mínimo 1 (uma) página digitada, ou manuscrita, ou um vídeo
de 3 (três) minutos em Libras, ou transcrito para o braile (a escolha atenderá a
especificidade de cada candidato/a), relacionando a sua trajetória de vida, tendo em
vista a contribuição desta formação requerida para a sua inserção social.
Parágrafo Único — As narrativas do memorial farão parte de um banco de dados,
cujas informações poderão ser solicitadas a Comissão COTAS NA PÓS/UFAL.
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
ANEXO V
REQUERIMENTO PARA CONDIÇÃO ESPECIAL AUDITIVA PARA A REALIZAÇÃO DA APRESENTAÇÃO E
DEFESA DO ANTEPROJETO DE PESQUISA (ONLINE) + ENTREVISTA
1.
Nome Completo:__________________________________________________
2.
CPF: ___________________________________________________________
3.
RG: ____________________________________________________________
4.
Telefone: ________________________________________________________
5.
Email: __________________________________________________________
Eu, candidato(a) acima qualificado(a), inscrito(a) no Processo Seletivo para Curso de Mestrado
Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Alagoas, venho requerer condição
diferenciada para realizar a apresentação, Defesa
.
3
-
-
.
especificação do tipo de necessidade e/ou deficiência do qual sou portador(a) ou outro documento
que comprove o tipo de recurso solicitado).
minhas necessidades.
1. NECESSIDADES AUDITIVAS
(PERDA TOTAL OU
PARCIAL
DA AUDIÇÃO)
(Língua Brasileira de Sinais).
2. TEMPO ADICIONAL
1 (uma) hora, justificativa:
3. OUTRAS NECESSIDADES NÃO ESPECIFICADAS ACIMA.
__________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
ANEXO VI
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
BAREMA 1 – Avaliação do Projeto de Pesquisa (Peso 4)
NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________
FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO:___________________________________________
LOCAL DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:____________________________________
LINHA DE PESQUISA:
( ) Currículo e Processo de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde.
( ) Integração ,Ensino, Serviço de Saúde e Comunidade.
DESCRIÇÃO
PONTUAÇÃO
MÁXIMA
ITEM
ASPECTOS DE CONTEÚDO DA
PROPOSTA
1
Problematização do tema e
alinhamento aos objetivos da
pesquisa
2
10
1
Justificativa
1
3
Originalidade
pesquisa
da
proposta
de
4
Coerência com os objetivos do
mestrado
1
Pertinência da revisão de literatura
1
1
5
6
Adequação
metodológica
da
estratégia
1
NOTA
ATRIBUÍDA
COMENTÁRIO
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
7
8
9
10
Itens obrigatórios (dados de
identificação,
introdução,
referencial teórico, metodologia e
referências) - Observância das
normas técnicas ABNT quanto aos
elementos textuais
1
Exequibilidade no tempo de dois
anos
1
Aplicabilidade no âmbito do ensino
da saúde e no contexto SUS, no
local de prática do candidato.
1
Qualidade do texto: Ortografia,
coesão e coerência.
1
PONTUAÇÃO FINAL:
10
BAREMA 2 – Avaliação da apresentação, Defesa do Anteprojeto e Entrevista (Peso 4)
QUESTIONAMENTO
PONTUAÇÃO
MÁXIMA
ITEM
1
Apresentação
1.0
Capacidade
Argumentação
de
2
Domínio conceitual
proposições sugeridas
das
3
4
5
1.0
Objetividade
Articulação entre a prática
docente e a Inserção na área
de ensino na saúde no
1.0
1.0
1.0
COMENTÁRIO
PONTUAÇÃO
ATRIBUÍDA
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
contexto do SUS
6
7
Compatibilidade
do
anteprojeto com a linha
pretendida
Exequibilidade do projeto no
ambiente de trabalho do
candidato
1.0
1.5
8
Disponibilidade para
atividades do mestrado
as
1.5
9
Conhecimentos sobre o
Programa
do
Curso(MPES/FAMED)
1,0
TOTAL DE PONTOS
10
10
BAREMA 3 – Análise de Currículo (Peso 2)
NOME DO CANDIDATO:
ITEM AVALIADO
VALOR POR
ITEM
PONTUADO
2,0
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
1.
A-
1.1
Pós-graduação na área de saúde (lato
sensu):
coletiva e/ou ensino(0,5 pontos por
curso)
VALOR
MÁXIMO
DO ITEM
0,75
1,5
COMENTÁRIO
PONTUAÇÃO
FINAL
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
1.2
Pós-graduação em outras áreas(0,5
pontos por curso)
0,5
1,0
2,0
SUBTOTAL- ITEM 1
5,0
2.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA DA
SAÚDE
2.1
Experiência de trabalho no SUS (0,5
ponto por ano completo)
0,5
2,0
Outras experiências de trabalho com
ensino na saúde (3/ano)
0,3
1,5
Participação
em
atividades
que
envolvam a formação em saúde
(atividades de ensino da graduação,
preceptoria de estágios curriculares da
03
1,5
2
2.2
2.3
graduação,
residência)
de
PET-Saúde
e/ou
5,0
SUBTOTAL– ITEM 2
3
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E
EXTENSÃO (últimos 3 (três) anos)
Artigo publicado em periódico Indexado
(nacional e/ou internacional)
3.1
2,0
0,1
0,2
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
Artigos de divulgação/difusão científica
0,1
0,2
0,1
0,3
Autoria/Organização de livro com ISBN
0,1
0,3
Autoria de capítulo de livro com ISBN
0,1
0,4
0,05
0,2
3.6
Resumos publicados em anais de evento
científico
3.7
Tradução de livro
0,05
0,1
0,1
0,3
3.8
Orientação de trabalho de conclusão de
curso
3.2
3.3
Produção técnica (apresentação de
trabalho em evento científico, relatório
de pesquisa concluída, cursos de curta
duração ministrados, organização de
evento, desenvolvimento de material
didático e instrucional, desenvolvimento
de aplicativo, assessoria, consultoria,
parecer, elaboração de projeto)
3.4
3.5
SUBTOTAL – ITEM 3
TOTAL DE PONTOS – DOS ITENS 1+2+3
2,0
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
ANEXO VII
FORMULÁRIO DE INDICAÇÃO DE LINHA DE PESQUISA
Nome completo: ___________________________________________________________________
Data de Nascimento: ____/____/_________
CPF:_________________________________________________
RG: _____________________________________________
Título
do
projeto
de
pesquisa:
_________________________________________________________________________________
LINHA DE PESQUISA QUE DESEJA DESENVOLVER O PROJETO DE DISSERTAÇÃO:
( ) INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO DE SAÚDE E COMUNIDADE
( ) CURRÍCULO E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
TIPO DE VAGA A QUE CONCORRE
( ) Ampla concorrência
( ) Cotista afrodescendente
( ) Cotista indígena
( ) Cotista portador de deficiência
( ) Docentes, Técnicos administrativos ou *Preceptores da FAMED/UFAL do Campus A. C. Simões
ou Campus Arapiraca
( ) Servidores Públicos lotados nas Unidades Acadêmicas da Área da Saúde da UFAL (Enfermagem,
Farmácia, Odontologia, Nutricão e Educação Física).
_______________________,____de____________de________.
_____________________________________
Assinatura
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
ANEXO VIII
DECLARAÇÃO DE CÓPIAS AUTÊNTICAS
Eu,
________________________________________________________,
nº____________________,
portador(a)
inscrito(a) no processo seletivo para o curso de
em__________________________________________________________,
conforme
do
CPF
Mestrado
Edital
nº___________________, declaro para fins de prova junto a Universidade Federal de Alagoas, que os
comprovantes entregues são cópias autênticas dos originais.
Declaro ainda que estou ciente de que na hipótese de prestar falsas informações, estarei incorrendo
em falta e sujeito a penalidade de natureza, administrativa, cível e penal.
_______________________,____de____________de________.
_____________________________________
Assinatura
Edital 03/2020 – Processo Seletivo
do PPES
ANEXO IX
DETALHAMENTO DAS ETAPAS DA SELEÇÃO
ETAPA
CARÁTER
PESO
NOTA MÍNIMA
Ampla
concorrência
Cotista
Análise do Anteprojeto de
Pesquisa
Eliminatório
4
7,0
5,5
Apresentação e defesa do
Anteprojeto de Pesquisa
(online) + Entrevista
Eliminatório
4
7,0
5,5
Análise de Currículo
Classificatório
2
_____
_____
