Início da 3ª turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE turma 2020

10/08/2020 18h03 - Atualizado em 03/11/2020 às 09h55

No dia 1 de agosto foram iniciadas as atividades da terceira turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE do Polo Alagoas. A programação do primeiro encontro, que seria virtual, adaptando-se aos tempos de pandemia ocorreu de forma remota. O encontro se estendeu até o dia 07 de agosto com a  realização da aula inaugural no dia 1º pela manhã através de Webconferência, com a participação dos nove alunos matriculados, da coordenação do programa, dos professores e técnicos do curso e da direção da Faculdade de Medicina do Campus A. C. Simões da UFAL e foi concluída com uma Webconferência Nacional, sob a coordenação da FIOCRUZ. Durante a semana foram realizados momentos síncronos com ministração de aulas e estratégias dinâmicas de ensino.

Esta é a primeira turma Multiprofissional do PROFSAÚDE e é composta por 09 (nove) profissionais da Saúde vinculados à Estratégia Saúde da Família dos Estados de Alagoas e Sergipe, sendo 01 de Medicina, 04 de Enfermagem e 04 de Odontologia.

O PROFSAUDE é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O PROFSAUDE/ MPSF é desenvolvido como curso semipresencial, com oferta nacional, realizado na modalidade de ensino a distância. Inicialmente foram ofertadas vagas apenas para profissional médico. Esta terceira turma é multiprofissional, contando com a participação de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas lotados na Estratégia de Saúde da Família dos estados de Alagoas e Sergipe.

A Universidade Federal de Alagoas é uma das instituições associadas à rede PROFSAÚDE, sendo polo responsável pela execução do curso para os Estados de Alagoas e Sergipe. O curso é realizado pela Faculdade de Medicina, sob a coordenação da Profa.  Divanise Suruagy Correia e vice-coordenação da Profa. Josineide Sampaio.