Tutorial para cadastro de projeto de pesquisa

A Coordenação de Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFAL comunica que, para fins de certificação de participação de alunos não vinculados a programas oficiais como PIBIC/PIBIT os projetos de pesquisa deverão ser cadastrados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFAL), por razões de certificação em atendimento àa Portaria nº 1286 de dezembro de 2022, que trata da implementação integral do processo eletrônico no âmbito da Universidade Federal de Alagoas.

O Cadastro do projeto de pesquisa deve ser feito pelo professor(a) ou orientador(a) no SIGAA UFAL: acesse o Sigaa Ufal > aba pesquisa> submeter projeto de pesquisa. Existem duas alternativas:

1.1. Submeter Projeto vinculado à Edital (por exemplo, projeto PIBIC/PIBITI);

1.2. Submeter Projeto em Fluxo Contínuo (são considerados projetos de pesquisa externos aqueles que atendam a editais ou chamadas de órgãos governamentais ou não-governamentais, nacionais ou internacionais, devidamente avaliados e aprovados, com ou sem apoio financeiro, sob a coordenação de um pesquisador vinculado à UFAL. Esse tipo de projeto pode ser registrado a qualquer momento no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA e será validado pela Comissão de Pesquisa, após a conferência do comprovante de aprovação do projeto emitido pelo órgão.)

Para projetos vinculados a edital o fluxo está descrito no vídeo7 (https://www.youtube.com/channel/UCmugo9hGcFDSKLmV0QnB5Gg/videos).

2. Para os não vinculados a edital clicar em Pesquisa>> Submeter projeto EXTERNO.

Para tanto, será necessário executar as seguintes etapas:

Passo 1- Acesse o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) informando em seguida seu Login e Senha:

Passo 2- Acesse o Módulo Pesquisa (pode ser por dois caminhos: A ou B). Para cadastrar seu projeto acesse >> Pesquisa >> Projetos de Pesquisa>> Cadastrar projeto de pesquisa:

A)

B)

Passo 3- Leia a declaração e clique no botão “Li e estou de acordo com a declaração acima”;

Em seguida clique em “Avançar”

Passo 4- Na tela de  preenchimento dos dados iniciais do projeto, para avançar, é necessário preencher todos os campos obrigatórios;

Obs: Caso tenha informado “sim” para “ Este projeto possui financiamento”, será necessário preencher os dados desse financiamento, conforme imagem do passo 6.

Passo 5- Nessa tela, o proponente do projeto deverá preencher todos os campos (abas “Descrição Resumida”, “Introdução/Justificativa”, “Material e Métodos” ...) abaixo e clicar em Avançar:

Passo 6- Caso tenha informado que há financiamento, será apresentado uma tela para descrição dos dados do financiamento do projeto:

Passo 7- Tela para a inclusão dos membros dos membros do projeto (observe as abas “Docente”, “Discente”, “Servidor Técnico-Administrativo” e “Externo”). Digite o nome e clique no botão “Adicionar Membro” para incluir:

Passo 8- Detalhamento do Cronograma do projeto

Passo 9- Apresenta todas as informações detalhadas do projeto e se for necessário o usuário poderá imprimir. Sendo possível, ainda, anexar mais informações pertinentes ao projeto.

Obs: Para enviar o projeto para a Gestão de Pesquisa do Centro de Ensino, é necessário confirmar o Termo de Concordância e, em seguida, clicar em “Gravar e Enviar”.

Atenciosamente,
Coordenação de Pesquisa/FAMED/UFAL