Projeto Estimular no Território: intervenção precoce na UDA/UFAL/ESF Village Campestre II

          O projeto Estimular no Território, iniciado em fevereiro de 2024, está promovendo um impacto significativo na vida de crianças de 0 a 6 anos cadastradas nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) das unidades de saúde: UDA/UFAL, Graciliano Ramos, Village Campestre I e Denisson Meneses são responsáveis por identificarem crianças na primeira infância que precisem de acompanhamento e as encaminham para
avaliação multiprofissional (terapeuta Ocupacional, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e profissional de educação física).

      O projeto Estimular no Território visa oferecer intervenção precoce para crianças com com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes genéticas, deficiência física, intelectual e suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista – TEA e Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH que estão em condições de vulnerabilidade. Atualmente, o projeto atende 12 crianças, proporcionando acompanhamento especializado e suporte às famílias. As atividades ocorrem todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, com atendimentos semanais para monitorar o progresso dos pequenos, além de desenvolver suas habilidades enquanto aguardam uma vaga dentro de um Centro Especializados em Reabilitação (CER).

       Assim, o objetivo principal do Projeto Estimular é oferecer suporte e empoderamento às famílias e estimular as habilidades de desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, ajudando-as a alcançar seu pleno potencial.