A realização do PET/SAUDE na UDA

O programa Pet Saúde é uma ação composta pelo Ministério da Saúde em união com o Ministério da Educação que tem como objetivo a integração do ensino-serviço-comunidade e qualificação dos profissionais e discentes envolvidos, por meio da educação pelo trabalho. Essa iniciativa busca contribuir com a formação dos futuros profissionais e também para a criação e ampliação das condições necessárias para o exercício da valorização dos trabalhadores ou futuro trabalhadores no contexto do SUS.

O programa Pet Saúde/Gestão e Assistência foi desenvolvido no período 2022-2023 na Unidade Docente Assistencial UDA/UFAL de Maceió-AL com a participação de estudantes dos Cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Psicologia. O programa desenvolvia ações para contribuir com a formação dos discentes nas áreas de gestão do trabalho e qualificação da formação em saúde no contexto do SUS, sendo desenvolvido em dois eixos: Gestão, Vigilância, Educação em Saúde, Indicadores de Saúde na pandemia Covid19, Gestão do Cuidado, Gestão da Educação Permanente; E Vigilância e Promoção à Saúde, Doenças crônicas, Saúde Mental, Iniciativas de Atenção, Gestão e Educação em Saúde com foco na pandemia covid19 e PNH. Foi composto por cinco grupos tutoriais interprofissionais, 12 tutores, 10 preceptores e 41 estudantes que atuaram: na implementação de novas estratégias que auxiliam a dinâmica das Unidades de Saúde, acompanhamento de atividades realizadas pelas equipes de saúde, atividades de promoção e educação em saúde na comunidade, estudo do perfil epidemiológico e indicadores de saúde relacionado a população adscrita e apoio na gestão do processo de trabalho das equipes de Saúde.

Além disso, no período 2024-2026 tem sido desenvolvido na UDA/UFAL o programa Pet Saúde/ Equidade, que contempla mais áreas, dentre elas estudantes dos Cursos de Ciências Biológicas; Ciências Sociais e outros cursos afins das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Psicologia; e Serviço Social. Esse projeto visa ampliar as condições necessárias para o exercício da valorização dos trabalhadores, desde a perspectiva interseccional de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, conforme instituído pela Portaria de GM/MS nº 230, de 7 de março de 2023. Essa ação conta com o desenvolvimento de ações com trabalhadores ou futuros trabalhadores do SUS, sendo desenvolvidas na Unidade Docente Assistencial (UDA/UFAL). Até então, foram desenvolvidas duas grandes ações: A Conferência Livre Municipal de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde e a Conferência Livre Estadual de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde, de forma remota.