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Edital 001.2016 - Seminário de Extensão Universitária.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
FACULDADE DE MEDICINA–FAMED
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA–COEXC

SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE NA
UFAL: uma organização da FAMED em parceria com as UNIDADES ACADÊMICAS
DA ÁREA DA SAÚDE E AFINS

EDITAL 001/2016

A Coordenação de Extensão da Faculdade de Medicina (COEXC/FAMED) em parceria com
as Coordenações de Extensão das Unidades Acadêmicas de Enfermagem e Farmácia
(ESENFAR), Nutrição (FANUT), Psicologia (IP) e Serviço Social(FSSO) tornam pública a
abertura de inscrições e estabelecem normas relativas à participação no SEMINÁRIO DE
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE NA UFAL: uma
organização da FAMED em parceria com as UNIDADES ACADÊMICAS DA ÁREA
DA SAÚDE E AFINS, que se realizará no dia 16 de abril de 2016, no Centro de Interesse
Comunitário – CIC do Campus A. C. Simões da UFAL.
1.

DOS OBJETIVOS

1.1 OSEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
NA UFAL tem como objetivo discutir e integrar as ações de extensão na área da saúde e
avançar no processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação.
2.

DAS INSCRIÇÕES

2.1

O período de inscrição será do dia 04/04/16 a 16/04/16. A inscrição será realizada

exclusivamente

por

meio

eletrônico

através

do

link

http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf disponível no
site da UFAL e na página da FAMED.
1

2.2

A equipe de organização do seminário não se responsabilizará por solicitação de

inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, excetuando-se a falha
ou instabilidade do servidor da UFAL durante o período de inscrição, comprometendo
qualquer etapa da inscrição.
2.3 O SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO EM
SAÚDE NA UFAL contará com 03 (três) grupos de trabalho temáticos: Ligas Acadêmicas,
Curricularização da Extensão, Desenvolvimento e Articulação das Ações de Extensão.
2.4 Para inscrição nos grupos de trabalho deve-se observar os horários indicados na
programação do evento no ANEXO I.
2.5 O apresentador dos trabalhos selecionados nas modalidades apresentação oral
(PAINEL) e/ou PÔSTER deverá obrigatoriamente estar inscrito no evento, para os demais
autores, não é obrigatório.
3. DA SUBMISSÃO DE RESUMOS
3.1 O período de submissão de trabalhos será do dia 21/03/16 a 03/04/16. A submissão dos
trabalhos

será

realizada

exclusivamente

por

meio

eletrônico

através

do

link:

http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf, disponível no
site da UFAL e na página da FAMED.
3.2 Para a apresentação de trabalhos, o participante deverá indicar a modalidade da
apresentação: Apresentação Oral (PAINEL) ou PÔSTER e optar pela linha temática que
melhor se aplica ao seu trabalho: Saúde e Cultura, Saúde e Direitos Humanos, Saúde e
Educação, Saúde e Meio Ambiente, Saúde e Tecnologia, Saúde e Trabalho, Saúde e
Comunicação, Saúde e Outros.
3.3 Os trabalhos submetidos à modalidade Apresentação Oral (PAINEL) devem anexar ao
formulário de inscrição um Resumo EXPANDIDO que descreva o projeto e suas atividades.
O resumo expandido deve observar o limite máximo de duas páginas e em sua estrutura
devem estar presentes: Título, Unidade Acadêmica, Linha Temática, Público Alvo, Local de
Funcionamento,

Introdução,

Objetivo,

Metodologia,

Contribuições

e

Implicações,

Referências.
2

3.4 Os trabalhos submetidos à modalidade PÔSTER devem anexar ao formulário de
inscrição um Resumo SIMPLES que descreva aspectos trabalhados, atividades desenvolvidas
e/ou resultados obtidos na realização do projeto. Os trabalhos também podem está
relacionados ao caráter interdisciplinar e multiprofissional e/ou áreas de formação envolvidas
no projeto.
3.5 O Resumo SIMPLES deve conter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras (não
contabilizado o Título) e em sua estrutura devem estar presentes: Título, Introdução, Objetivo,
Metodologia, Contribuições e Implicações.
3.6 Os Resumos (EXPANDIDO e SIMPLES) poderão ter até 05 (cinco) autores e 01 (um)
orientador.
3.7 As normas de formatação dos resumos devem obedecer às orientações constantes no
ANEXO II do presente Edital.
3.8 Para auxiliar na correta submissão dos trabalhos na modalidade Apresentação Oral
(PAINEL) e PÔSTER os modelos de resumo encontram-se disponíveis site da FAMED
através do link: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/extensao/seminario-deextensao-2016-1.
4. DA APRESENTAÇÃO
4.1 As apresentações orais deverão ser preparadas em SLIDES (PowerPoint ou outro
software similar – Microsoft Office versão 2007-2013).
4.2 A Apresentação Oral (PAINEL) será realizada no Auditório do Centro de Interesse
Comunitário – CIC do Campus A. C. Simões da UFAL. Os candidatos disporão de 10 (dez)
minutos para apresentação de cada projeto. Após a apresentação de todos os projetos serão
dados 20 (vinte) minutos para análise e discussão.
4.3 Os trabalhos a serem apresentados em PÔSTER deverão ser confeccionados no formato
BANNER e devem obedecer à formatação descrita no ANEXO II do presente Edital.
4.4 Os participantes que inscreverem os trabalhos para serem apresentados em PÔSTER
deverão estar presentes ao lado do pôster durante o período designado para a apresentação do
banner.
3

5. DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS
5.1 Dos trabalhos submetidos à modalidade Apresentação Oral será selecionado um
projeto/programa de extensão por unidade acadêmica para compor o PAINEL.
5.2 Os trabalhos inscritos serão analisados segundo as diretrizes da extensão universitária:
Interação Dialógica; Interprofissionalidade; Indissociabilidade Ensino–Pesquisa–Extensão;
Impacto na Formação do Estudante; Impacto e Transformação Social.
5.3 Os trabalhos serão analisados por avaliadores que não pertençam à unidade acadêmica a
qual o projeto é vinculado.
5.4 A divulgação do resultado da seleção dos trabalhos submetidos será no dia 08 de abril de
2016.
6. DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 Serão emitidos certificados de participação no evento, nos grupos de trabalho, bem como
autores e apresentadores dos trabalhos selecionados nas modalidades indicadas no ato da
inscrição.

___________________________________________
Profª. Drª. Josineide Francisco Sampaio
Coordenadora de Extensão e Cultura da FAMED

___________________________________________
Profª. Msª. Maria Edna Bezerra da Silva
Vice –coordenadora de Extensão e Cultura da FAMED

___________________________________________
Profª. Drº. José Francisco Passos
Diretor da FAMED
4

ANEXO I
PROGRAMAÇÃO
07:30
08:00

Manhã

09:00

Credenciamento
Abertura: Direção, Reitora, Pró-reitoras de Extensão e Graduação e
Coordenação de Extensão da FAMED
Palestra sobre o tema Curricularização da Extensão (Roberto Lacerda)
Grupos de Trabalho:

09:40



Ligas Acadêmicas (Francisco Passos)



Curricularização da Extensão
(PROEX, PROGRAD e Roberto Lacerda)

Grupo de Trabalho:

13:30
Tarde

Desenvolvimento

e

Articulação

das

Ações

de

Extensão

(Coordenadores de Extensão das Unidades Acadêmicas envolvidas).
Apresentação Oral (PAINEL)

15:00

Apresentação e Apreciação de Pôster

16:00

Encerramento

ANEXO II
NORMAS DE FORMATAÇÃO

Resumo
EXPANDIDO

Formato do
Arquivo

PDF

Tamanho da
Página

A4

Quantidade de
Páginas

Máximo de 03 (três) páginas.

Fonte

Arial, Tamanho: 12.

Margens

Superior e Inferior: 2,5 cm; Direita e Esquerda: 3,0 cm

Espaçamento

1,5 linhas.

Título

Centralizado, Letras Maiúsculas, Negrito.

Autores

Alinhamento: Direita, Nome do Apresentador Sublinhado.
Identificação do Projeto: Unidade Acadêmica, Público Alvo,
Local de Funcionamento

Conteúdo

Resumo
SIMPLES

Introdução, Objetivos, Metodologia, Contribuições e
Implicações, Referências (centralizado, letras maiúsculas,
negrito).

Referências

Relacionar todas as referências citadas nas demais partes
do trabalho redigido, conforme item 6 (Elaboração da
Referências) do Padrão de Normalização da UFAL,
disponível em: www.sibi.ufal.br.

Formato do
Arquivo

PDF

Tamanho da
Página

A4

Quantidade de
Palavras

Máximo de 250 (duzentos e cinquenta) palavras.

Fonte

Arial, Tamanho: 12.

Margens

Superior e Inferior: 2,5 cm; Direita e Esquerda: 3,0 cm.

Espaçamento

1,5 linhas.

Título

Centralizado, Letras Maiúsculas, Negrito.

Autores

Alinhamento: Direita, Nome do Apresentador Sublinhado.

Conteúdo

Introdução, Objetivos,
Implicações.

Metodologia,

Contribuições

e

Tamanho
Fonte
Alinhamento

Largura: 90 cm, Altura: 120 cm.
Arial, Tamanho Mínimo: 22 para o texto e 26 para o título.
Título: Centralizado, Demais itens: justificado.

Título

Centralizado, Letras Maiúsculas, Negrito, Tamanho Mínimo:
26.

Autores

Alinhamento: Direita, Tamanho Mínimo: 24.

Margens

Superior, Inferior, Direita e Esquerda: 3,0cm.

BANNER

Espaçamento
Imagens/Gráficos

Texto e Título: 2,0 (Duplo). Autores: 1,0 (Simples).
Até 05 (cinco) imagens.