Seleção do Projeto Sorriso de Plantão 2018/2019

Projeto Sorriso de Plantão abre seleção para estudantes universitários.

09/02/2018 10h30 - Atualizado em 05/04/2023 às 12h06

Eduardo Almeida

Estão abertas, até o dia 23 de fevereiro, as inscrições para o projeto Sorriso de Plantão. A iniciativa é uma parceria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tem como proposta levar alegria para crianças internadas em cinco unidades de saúde de Maceió.

Podem participar da seleção estudantes de qualquer área de conhecimento, incluindo de cursos superiores tecnológicos. O projeto é aberto a estudantes de faculdades, de centro universitários e de universidades públicas e privadas. São ofertadas 42 vagas, que serão preenchidas após seleção que inclui prova escrita e entrevista.

Os interessados devem acessar o link https://www.doity.com.br/selecao-sorriso-de-plantao-20182019/ e preencher o formulário disponível no link "inscrições". O edital da seleção está disponível através do link https://drive.google.com/file/d/1T-lyQsRad6BxV4OJXd7D2NowUmU6k9DE/view?usp=sharing.

A seleção dos candidatos contará com uma prova escrita, prevista para acontecer às 9h do dia 3 de março; além de entrevista e apresentação artística, ambas previstas para acontecer nos dias 17 e 18 de março. O resultado final será divulgado no dia 30 de março, na página oficial do projeto no Facebook e no site do Sorriso de Plantão. Os selecionados vão atuar no Hospital Universitário (HU) Professor Alberto Antunes, no Hospital Geral do Estado de Alagoas, no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e na Clínica Infantil Daisy Breda.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Maria Rosa da Silva, um dos principais objetivos do projeto é amenizar a dor de crianças e acompanhantes que se encontram enfermos. "Os integrantes se caracterizam de palhaços doutores e se dispõem a compartilhar seus sábados nos hospitais utilizando a Arte do Clown, Ludoterapia, Musicoterapia e Contação de Histórias", destaca a professora.

Histórico

O projeto Sorriso de Plantão iniciou suas atividades em 2002, no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL), e, posteriormente, estendeu sua atuação, em 2010, para o Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE-AL). Em 2012, o projeto expandiu para o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA/UNCISAL). Em 2014, o projeto começou a atuar na Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol, e, em 2015, expandiu-se para a Clínica Infantil Daisy Breda, em Maceió.