Edital para Aluno Especial
EDITAL PARA SELECAO DE ALUNO ESPECIAL2016.2.pdf
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EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL – 2016/2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL – 2016/2
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
A Universidade Federal de Alagoas, em conformidade com o Regimento Stricto Sensu
da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e a Coordenação do Programa de
Pós-Graduação em Ensino na Saúde tornam público, para conhecimento, o processo
de seleção de candidatos interessados, em cursar disciplinas como aluno especial do
referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.
I - DA INSCRIÇÃO
1. As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas como aluno especial do
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde estarão abertas no período de 12 a
13 de julho de 2016, das 8:30h às 12h e das 13h às 17h, na Secretaria do NEMED, no
prédio da FAMED, no Campus AC Simões, Tabuleiro do Martins – Maceió-AL.
2. Os interessados em cursar disciplinas, como aluno especial do Curso de Mestrado
em Ensino na Saúde, poderão solicitar inscrição em até duas das disciplinas
oferecidas no segundo semestre de 2016.
3. A inscrição deverá ser feita separadamente para cada disciplina (ficha de inscrição
e documentos);
4. Documentos necessários para inscrição (originais e cópia):
Diploma ou Certidão de Graduação (Curso reconhecido pelo MEC);
Identidade;
CPF;
Curriculum - com originais e cópias, apenas dos documentos destacados nos
critérios de análise do curriculum (Anexo 1);
Carta de intenções (máximo com duas páginas, digitadas em espaço dois,
fonte Times New Roman, corpo 12, papel A4, margens 2,5 cm), na qual
apresentará os motivos pelos quais se interessa em cursar a(s) disciplina(s).
Podem ser anexados documentos que comprovem o(s) motivo(s) exposto(s)
na carta de intenções.
5. Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Curso
poderão se inscrever enviando toda a documentação e o requerimento de inscrição via
Correio (Sedex), desde que seja respeitada a data limite de postagem de 13 de julho
de 2016, ou se fazer representar por outra pessoa devidamente autorizada por
procuração. Nesta situação de inscrição via Correios, os candidatos devem comunicar
o envio da postagem para o e-mail: mpesufal@gmail.com.
Não serão aceitas as inscrições enviadas após essa data.
6. Maiores informações podem ser obtidas na secretaria do NEMED. Fones: (82)
3214-1857.
OBS. 1: Os candidatos não aprovados na Seleção de Aluno Especial poderão solicitar
a devolução de seus documentos em até 30 dias após o resultado da seleção.
II - DA SELEÇÃO
1- O Colegiado do Curso no ato da seleção dará prioridade:
Candidatos pertencentes aos cursos de Pós-graduação da UFAL e ao Núcleo
Interinstitucional de Pós graduação e Pesquisa em Ensino na Saúde – NIPPES
de Alagoas;
Candidatos habilitados no mestrado, mas não aprovados;
Candidatos preceptores da FAMED e do Curso de Medicina da UFAL- Campus
Arapiraca.
2- A seleção será realizada através da análise dos motivos apresentados na carta
de intenções e as ações profissionais do candidato frente aos objetivos do
mestrado, sendo estas últimas observadas através do currículo.
3- O resultado será divulgado no dia 28 de julho de 2016, no site da FAMED –
www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed.
4- Os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail, telefone e/ou
através da página da FAMED (www.famed.ufal.br).
III - DA MATRÍCULA
A matrícula será realizada nos dias 03 e 04 de agosto de 2016, das 8:30h às 12h e
das 13h às 17h, na Secretaria do NEMED, no prédio da FAMED, no Campus A.C.
Simões, Tabuleiro do Martins – Maceió - AL.
IV - DAS VAGAS
As vagas estão assim disponibilizadas:
Disciplina
Coordenador
Créd
CH
Nº
vagas
Metodologia da Pesquisa
II
Antonio Carlos Silva Costa
03
45
06
Redação do Trabalho
Científico
Divanise Suruagy Correia
03
45
13
Práticas discursivas e
produção dos sentidos na
pesquisa qualitativa em
saúde: questões teóricas
e metodológicas
Sérgio Aragaki
01
15
05
Metodologias ativas de
ensino aprendizagem
Célia Alves Rozendo
02
30
10
Tecnologia Aplicada ao
Ensino e Pesquisa em
Saúde – TAEPS
Andréia Marques Vanderlei
Ferreira
04
60
08
Raça, Racismo
Institucional, Ensino e
Práticas na Saúde
Jorge Luis de Souza
Riscado
02
30
20
Tópicos Avançados em
Educação em Ciências da
Saúde
Rosana Quintella Brandão
Vilela
01
15
12
Disciplina
Coordenador
Créd
CH
Nº
Vaga
s
Estágio de Prática
Docente em Saúde
Maria de Lourdes Fonseca
Vieira
04
60
05
Ética e Bioética
Francisco José Passos
Soares
02
30
05
V – Das Disciplinas Ofertadas (pode cursar no máximo duas disciplinas):
Disciplina
Ementa
Horário
Início – Fim
Metodologia da
Pesquisa II
Delineamento da pesquisa com 6ª feira de 9metodologia qualitativa. Técnicas de 12h quinzenal *
coleta
em
pesquisa
qualitativa.
Processo de coleta de dados
qualitativos. Organização de dados
qualitativos. Ferramentas para análise
de dados qualitativos. Recursos
computacionais
para
análise
qualitativa. Apresentação de resultados
da pesquisa qualitativa.
19/08 a
15/12/2016
Redação do Trabalho
Científico
Partes metodológicas do artigo original, 5ª feira de 8partes metodológicas dos artigos de 12h quinzenal
revisão e relato de caso, apresentação
impressa, ilustração e linguagem
científica, redação de tese, uso de
portais de revistas e revisões na
pesquisa bibliográfica.
18/08 a
09/12/2016
Práticas discursivas e
produção dos
sentidos na pesquisa
qualitativa em saúde:
questões teóricase
metodológicas
Modernidade,
Pós-Modernidade, 5ª feira de 8Realismo,
Representacionismo
e 12h quinzenal
Construcionismo. Práticas discursivas.
Produção de sentidos. Ferramentas
metodológicas para produção e análise
de práticas discursivas e produção de
sentidos em pesquisas qualitativas da
área da saúde.
18/08 a
13/10/2016
Metodologias ativas
Discute criticamente as metodologias 5ª feira de 13-
15/09 a
de ensino
aprendizagem
ativas de ensino aprendizagem no 17h
contexto da mudança da formação dos
profissionais de saúde. Aborda as quinzenal
principais metodologias ativas usadas
no âmbito do ensino superior na área
de saúde, ancorada na aprendizagem
significativa.
15/12/2016
Tecnologia Aplicada
ao Ensino e Pesquisa
em Saúde – TAEPS
Uso e aplicabilidade de Softwares, 5ª e 6ª de 13Ferramentas online e Bases de Busca 17h
no ensino e pesquisa em saúde:
Descritores em Ciências da Saúde, quinzenal
Bibliotecas virtuais (Bases de Dados) e
Proxy
UFAL;
Plataforma
Brasil;
Gerenciamento de Bibliografias e
Editores
de
Textos.
Revisão
Sistemática com Metanálise. Criação
de Formulários, Portfólios e Protocolos
Eletrônicos.
Desenvolvimento
de
Mapas Conceituais.
08/08 a
09/12/2016
Raça, Racismo
Teorias Raciológicas. Evolucionismo e 5ª feira de 8Institucional, Ensino e Escola de Medicina no Brasil. 12h
Práticas na Saúde
Correntes
de
Pensamento
Epistemológicas que embasam a quinzenal
pesquisa em Racismo e Racismo
Institucional no Ensino da Saúde.
Saúde e Raça
11/08 a
24/11/2016
Tópicos Avançados
em Educação em
Ciências da Saúde
11/08 a
15/12/2016
Educação em saúde na perspectiva
socioantropológica. Ensino e extensão
na saúde. Pesquisa em educação nas
profissões da saúde. Pós graduação –
Mestrado Profissional em Ensino na
Saúde.
2ª quinta feira
de cada mês
de 14-16h
E 4ª segunda
feira de cada
mês de 11 -12h
No
miniauditório II
do HU
Disciplina
Estágio de Prática
Ementa
Horário
Desenvolvimento de atividade docente 5a e 6a feira de
para o aperfeiçoamento no exercício da
Início – Fim
11/08 a
Docente em Saúde
docência no serviço. O estágio de 13-17h
docência no âmbito da prática no SUS.
Trabalho
docente
em
saúde: quinzenal
condições,
dimensões
políticas,
educacionais e técnicas. Planejamento
e avaliação na docência.
01/12/2016
Ética e Bioética
Ética e bioética. Humanização e Dia 21/10 de
globalização. Ética em pesquisa. 14-17h
Relação profissional/usuário. Relação
E demais dias
professor/aluno. Ética e poder.
de
21/10 a
02/12/2016
8-12h - 5a e 6a
feira
Maceió, 30 de junho de 2016.
Maria de Lourdes Fonseca Vieira
Coordenadora do MPES/FAMED/UFAL
ANEXO 1
CRITÉRIOS DE ANÁLISE DO CURRÍCULO
OBS. Somente serão computados títulos devidamente comprovados e relacionados com as atividades
listadas abaixo
I – Títulos Decorrentes de Atividades Acadêmicos Peso 2,0 (dois)
Tipo
1. Graduação
Participação como estudante bolsista ou colaborador em
programas oficiais (Monitoria, Iniciação Científica, Extensão
1.1
em programas de integração Ensino-Serviço-Comunidade ou
Iniciação Tecnológica) - (5 pontos por ano)
Máximo
10
Atribuição
100%
10
20 (mestrado) 20(doutorado)
Curso de Especialização em ensino na saúde ou áreas 10
correlatas (docência em ensino superior, saúde pública), com
duração mínima de 360 horas de aproveitamento,
devidamente registrado/reconhecido – (10 pontos)
Curso de Especialização em outras áreas – 5 pontos
5
Outros Cursos de Extensão em ensino na saúde devidamente 5
comprovados mínimo de 40 horas e máximo de 360 horas
(1 ponto por curso).
máximo total 30
2. Pós-Graduação
2.1
2.2
2.3
100%
II – Títulos Decorrentes de Atividades Didáticas e Profissionais - Peso 4 (quatro)
Tipo
Máximo
1. Atividade didática
20,0
Exercício de Magistério Superior, inclusive supervisão de
1.1
estágio ou preceptoria – 2,0/ano completo
10,0
1.2
1.4
1.5
1.6
Exercício de Magistério de Ensino Médio e/ou 3,0
Fundamental – 1,0 ponto/ano completo
Exercício de cargo ou função de Coordenação de Curso 4,0
ou gestão voltadas para atividade de ensino – 1,0
ponto/ano completo.
Orientação e Coorientação de Dissertação de Mestrado – 2,0
0,5 pontos/orientação
Orientação e Coorientação de Monografias de 1,0
Graduação, IC, Especialização e/ou TCC – 0,2
pontos/orientação.
MÁXIMO TOTAL
20,0
2. Atividade Profissional (exceto atividades didáticas computadas
12,0
no item anterior)
2.1
Tempo de exercício profissional diretamente relacionado 5,0
Atribuição
2.2
2.3
com a área de concentração (contexto SUS) – 1,0
ponto/ano.
Tempo de participação em projetos programas
envolvendo ensino na saúde (Pró-Saúde, PET-Saúde, 3,0
Telemedicina, VER-SUS etc..) – 1,0 ponto/ano.
Exercício de Cargo ou Função de Coordenação, Chefia, 4,0
Orientação
ou
Diretoria
em
atividades
Técnicas/Administrativas no serviço de saúde em
contexto SUS– 1,0 ponto/ano.
MÁXIMO TOTAL
12,0
III – Títulos Decorrentes de Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural – Peso 4 (quatro)
Considerar apenas os últimos cinco anos.
Tipo
1.1
1.2
1.3
Livros Publicados – 10 pontos/livro
Capítulo de livro - 05 pontos capítulo
Artigo ou capítulo de Livros Publicados em Revistas ou
Periódicos de reconhecido valor científico, técnico ou
cultural na área interdisciplinar, conforme Qualis:
A1 ou A2: 5 pontos
B1 ou B2: 4 pontos
B3 ou B4: 3 pontos
B5: 02 pontos
Elaboração de material educativo ou instrucional
1.4
Trabalhos Completos Publicados em Anais de Congresso ou
Similares – mínimo de 2 (duas) páginas:
– Circulação Internacional – 3 pontos/publicação
- Circulação Nacional – 2 pontos/publicação
1.5
Comunicações em Congressos, Simpósios ou Similares
(Resumos):
3.5.1 – Comunicações Internacional e Nacional na área de ensino
e/ou gestão na saúde– 0,5 pontos /comunicação.
Não serão computados comunicações idênticas em
congressos distintos (identificados por conteúdos/títulos
idênticos).
TOTAL
Máximo
10
10
10
Atribuição
5
3
Máximo 38,0
QUADRO GERAL
Indicador
I – Títulos Decorrentes de Atividades
Acadêmicos
1. Graduação
2. Pós-Graduação
II – Títulos Decorrentes de Atividades
Didáticas e Profissionais
1. Atividade didática
2. Atividade Profissional (exceto atividades
didáticas computadas no item anterior)
Critério
Peso 2
Máximo
30
Peso 4
10
20
32
20
12
III – Títulos Decorrentes de Produção
Científica, Artística, Técnica e Cultural
TOTAL
Peso 4
38
10
100
