Edital para inscrição

Arquivo
Edital para inscrição.pdf
Documento PDF (684.9KB)
                    UNIVERSIDADEFEDERAL DE ALAGOAS– UFAL
FACULDADE DEMEDICINA–FAMED
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ENSINO NA SAÚDE
II MOSTRA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE
EDITAL 002/2016

A Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina
(COORDMPES/FAMED) torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à
participação na II MOSTRA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA
SAÚDE, que se realizará no dia 08 de julho de 2016, no Centro de Interesse Comunitário– CIC
do Campus A. C. Simões da UFAL.
Programação preliminar no Anexo I.
1. DOS OBJETIVOS
A II Mostra do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES objetiva:
1.1 – Apresentar a produção científica e técnica dos egressos do Programa e dos Trabalhos
Acadêmicos de Conclusão de Curso – TACC em andamento;
1.2 Divulgar a referida produção nas Instituições de origem dos egressos e dos mestrandos em
Ensino na Saúde;
1.3 Conhecer a produção científica e técnica em Ensino na Saúde de outras Pós-Graduações de
Ensino na Saúde do Nordeste brasileiro.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 O período de inscrição será do dia 12/05/2016 a 10/06/2016. A inscrição ocorrerá
exclusivamente

por

meio

eletrônico

através

do

link

https://docs.google.com/forms/d/1uwoNWaQ_1ij7t2o3_w63TqAq7WFAOwu1ivXEuM1mP8Q/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_
link.

2.2 A equipe de organização da mostra não se responsabilizará por solicitação de inscrição não
recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, excetuando-se a falha ou

instabilidade do servidor da UFAL durante o período de inscrição, comprometendo qualquer
etapa da inscrição.
2.3 A II MOSTRA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE contará
com duas formas de exposição dos trabalhos: Apresentação Oral e Pôster.
2.4 A forma de Apresentação Oral será exclusiva para egressos de Programas de PósGraduação em Ensino na Saúde mostrarem seus produtos educacionais e/ou técnicos. E o
Pôster, para os mestrandos cujo trabalho encontra-se em andamento, devendo o mesmo
mostrar em que fase o desenvolvimento do projeto se encontra.
2.5 O apresentador dos trabalhos nas modalidades APRESENTAÇÃO ORAL ou PÔSTER
deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no evento que é gratuito.
3. DA SUBMISSÃO DE RESUMOS
3.1 O período de submissão de trabalhos será do dia 12/05/2016 a 10/06/2016.A submissão dos
trabalhos será realizada exclusivamente por meio eletrônico através do link:
https://docs.google.com/forms/d/1QLEsBFFk25RptheiltEnm0YckmOEao0-L9Kgwfj59iE/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link

3.2 Os trabalhos submetidos à modalidade Apresentação Oral devem anexar ao formulário de
inscrição um Resumo EXPANDIDO que descreva o produto a ser apresentado, com o
limite máximo de três páginas e em sua estrutura devem estar presentes: Título, Caracterização
do Produto (Tema, tipo de material, público alvo, local de aplicação do produto), Introdução,
Objetivos, Metodologia, Contribuições e Referências. Ver formatação no Anexo II.

3.3 Os trabalhos submetidos à modalidade PÔSTER devem anexar ao formulário de inscrição,
um Resumo SIMPLES que descreva aspectos trabalhados, atividades desenvolvidas do projeto
até aquele momento.
3.4 O Resumo SIMPLES deve conter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras (não
contabilizado o Título); e em sua estrutura devem estar presentes: Título, Introdução, Objetivos,
Metodologia, Contribuições e Referências (apenas as citadas no pôster). Ver formatação no
Anexo II.

4. DA APRESENTAÇÃO
4.1 As apresentações orais deverão ser preparadas em SLIDES (PowerPoint ou outro software e
similar – Microsoft Office versão 2007-2013).

4.2 A Apresentação Oral será realizada no Centro de Interesse Comunitário–CIC do Campus
A. C. Simões da UFAL. Os candidatos disporão de 10(dez) minutos para apresentação de cada
trabalho. Após um bloco de três trabalhos apresentados serão dados 15 (quinze) minutos para
análise e discussão pelos professores coordenadores da atividade.
4.3 Os trabalhos a serem apresentados em PÔSTER deverão ser confeccionados conforme
critérios definidos no Anexo II.
4.4 Os participantes com apresentação em PÔSTER deverão estar presentes ao lado do mesmo
durante o período designado para a apresentação do mesmo.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Serão emitidos certificados de participação no evento como ouvintes, autores e
apresentadores dos trabalhos na modalidade oral ou pôster.

_____________________________________
Prof. Dra. Maria de Lourdes Fonseca Vieira
Coordenadora do MPES/FAMED/UFAL

ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE MEDICINA - FAMED
II MOSTRA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE DA UFAL
Centro de Interesse Comunitário - CIC da UFAL, 08 de julho de 2016
Programação Preliminar
07:30

Credenciamento

08:15

Abertura Oficial

08:40

Conferência: “Mestrado Profissional em Ensino na Saúde:
Demandas, Conquistas e Desafios – Profª Convidada

09:40 – 10:00

Palestra: “Estrutura do Trabalho Acadêmico de Conclusão do
Curso - TACC do MPES/FAMED/UFAL” – Profª Maria de Lourdes
Fonseca Vieira

Manhã

10: 00 - 12:00 Pôsters Comentados dos mestrandos MPES – Turmas 2014 e 2015
e de outros mestrados em Ensino na Saúde do Nordeste

10:00 - 12:00

Apresentações orais dos PRODUTOS de intervenção dos
Egressos do MPES
Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014

intervalo para o almoço

Tarde

14:00 – 14:10

Acolhimento da Tarde

14:15 – 15:00

Palestra: “Mestrado Profissional em Ensino na Saúde no Brasil” –
Profª Rosana Q. Brandão Vilela

15:00 – 17:00

Reunião dos Coordenadores de Mestrados em Ensino na Saúde do
Nordeste

15:00 – 17:00 Apresentações orais dos PRODUTOS DO MPES - Continuação

15:00 – 17:00

Pôsters comentados - Continuação

17:00

Encerramento

ANEXO II
NORMAS DE FORMATAÇÃO
Formato do
Arquivo

PDF

Tamanho da
Página

A4

Quantidade de
Páginas

Máximo de 03 (três) páginas.

Fonte

Arial, Tamanho:12.

Margens

Superior e Inferior: 2,5cm; Direita e Esquerda:3,0 cm

Espaçamento
Resumo
EXPANDIDO

1,5 linhas.

Título

Centralizado, Letras Maiúsculas, Negrito.

Autores

Alinhamento: Direita, Nome do Apresentador Sublinhado.

Conteúdo

Identificação do Produto: tema, tipo de material (vídeo, livro,
e-book, relatório, etc), local do desenvolvimento, público alvo
etc
Introdução, Objetivos, Metodologia, Contribuições
Referências (centralizado, letrasmaiúsculas, negrito).

Resumo
SIMPLES

e

Referências

Relacionar todas as referências citadas nas demais partes do
trabalho redigido, conforme Elaboração das Referências do
Padrão de Normalização
da UFAL, disponível em:
www.sibi.ufal.br.

Formato do
Arquivo

PDF

Tamanho da
Página

A4

Quantidade de
Páginas

Máximo de 250 (duzentos e cinquenta) palavras.

Fonte

Arial, Tamanho:12.

Margens

Superior e Inferior: 2,5cm; Direita e Esquerda: 3,0 cm

Espaçamento

1,5 linhas.

Título

Centralizado, Letras Maiúsculas, Negrito.

Autores

Alinhamento: Direita, Nome do Apresentador Sublinhado.

Conteúdo

Introdução, Objetivos, Metodologia e Contribuições.

Referências

Relacionar apenas as referências citadas no pôster,
conforme Elaboração das Referências do Padrão
de
Normalização da UFAL, disponível em: www.sibi.ufal.br.

ivo
Tamanho
Fonte
Alinhamento

Largura: 90cm, Altura: 100 cm.
Arial, Tamanho Mínimo: 22 para o texto e 26 para o título.
Título: Centralizado, Demais itens: justificado.

Título

Centralizado, Letras Maiúsculas, Negrito, Tamanho Mínimo:
26.

Autores

Alinhamento: Direita, Tamanho Mínimo: 24.

Margens

Superior, Inferior, Direita e Esquerda: 3,0cm.

PÔSTER

Espaçamento
Imagens/Gráficos

Texto e Título: 2,0(Duplo). Autores: 1,0(Simples).
Até 05 (cinco) imagens.