Faculdade de Medicina faz 70 anos

05/05/2020 14h47 - Atualizado em 05/04/2023 às 12h06

A Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas completou neste domingo, 3 de maio, 70 anos de criação. Fundada em 1950, desde então vem crescendo e acompanhando as novas metodologias, e cada dia sendo mais sólida no Estado de Alagoas, no ensino, na pesquisa e na extensão, formando médicos para nosso Estado e para o país de excelente qualidade.
Em 2006, como parte das estratégias para consolidar seu novo projeto formador, a FAMED implantou um novo currículo e desde então se constrói de forma contínua e participativa a atualização do Projeto Pedagógico de Curso, conciliando o conhecimento, competências e humanização do atendimento.

A base da grade curricular se estrutura em três grandes eixos de disciplinas que dialogam entre si, articulando a formação científica e a inserção precoce do aluno de medicina nos serviços de saúde e na comunidade, além da preocupação com o desenvolvimento pessoal do aluno.

Nestes tempos várias avaliações para qualidade do ensino foram realizadas pelo Ministério da Educação e pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) com excelentes resultados. Além da consolidação do novo currículo, a faculdade vive também a reorganização de estrutura física, com a construção da Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo (UDA), conveniada à Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde e compartilhada com os cursos de saúde da UFAL. Além disso, a pós-graduação tem se destacado com a consolidação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e o início dos mestrados acadêmicos de Ciências da Saúde e Mestrado Profissional em Saúde da Família.

Este momento frustrou as celebrações para 70º aniversário da faculdade, com todas as comemorações e homenagens que estariam previstas. É uma situação que nossa escola médica tem se readaptado à nova situação, com reuniões constantes de forma remota, com decisões importantes e criação do Núcleo de Educação à Distância (NEAD/FAMED) no sentido de adequação atual e pós-pandemia.

Temos muito a agradecer por todos os componentes – docentes discentes e técnicos – que construíram e constroem esta casa hoje, com desafios que estarão sempre à nossa frente. Estamos, direção e coordenação de curso, sempre atentos neste momento que estamos vivendo e comprometidos com novas perspectivas.

Estamos todos de Parabéns!