Semana do Curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS

17/10/2014 13h55 - Atualizado em 05/04/2023 às 12h06
A coordenadora do curso no estado, Tereza Assis, explicou as características gerais do mesmo.

(Laryssa Bittencourt – estudante de Relações Públicas)

Está acontecendo durante esta semana de 13 a 17 de outubro, no auditório da Famed, o módulo I do Curso Nacional de Qualificação de auditorias e ouvidorias do SUS.  Alagoas, em conjunto com mais outros sete estados, foi escolhida pelo Ministério da Saúde para realizar o curso nesta primeira fase.

O curso é desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), em conjunto com a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS). No estado, o curso está sendo realizado através do Núcleo de Saúde Pública, da Faculdade de Medicina da UFAL.

Os membros que compuseram a mesa de abertura, representando os órgãos de saúde no estado, falaram de suas expectativas sobre o curso. Participaram da mesa: a professora e técnica do NUSP Tereza Assis; Lidian Navarro da Superintendência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditorias – SURAUD; a professora Maria das Graças Monte, coordenadora do Nusp; Ana Cecília Cansanção, representando a gerente da Secretaria de Métodos Aplicados e Suporte à Auditoria – SEAUD; Prisciliana Leite da gerência de ouvidoria da Secretaria de Saúde de Alagoas – SESAU/AL e  José Sival – secretário municipal de saúde de São Miguel dos Campos, representando o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde COSEMS/AL.

Ainda na aula inaugural foram apresentadas as diretrizes do curso e sua importância na qualificação dos secretários de saúde dos municípios do estado. As professoras Margarete Cavalcante (do curso de Serviço social) e Tereza Assis (coordenadora do curso no estado), explanaram os objetivos do mesmo e forneceram informações gerais sobre seu perfil. O curso ocorre na modalidade presencial de 13/10/2014 a 17/10/2014 e 03/11/2014 a 07/11/2014 e possui carga horária de 80 horas.