MOBILIDADE ACADÊMICA

13/04/2012 12h03 - Atualizado em 05/04/2023 às 12h06

Mobilidade Acadêmica é uma oportunidade para alunos e professores aprofundar seus conhecimentos, em outras universidades. Antes só se tinha acesso à pós-graduação, mas devido aos avanços, deu-se início a mobilidade na própria graduação. O programa oferta essas mobilidades com e sem bolsa.
A Universidade Federal de Alagoas vem se expandindo cada vez mais nas mobilidades e investindo nos alunos em busca de novas experiências, e conhecimentos que buscam o profissional. Temos vários programas fornecidos pela própria faculdade, como o programa PQI (Programa de Qualificação Institucional), a mobilidade sanduiche, a exterior, o programa MERCOSUL, entre outros.
Temos o programa MERCOSUL que conta com a atuação de alguns países, como o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros que ainda estão simpatizando com o programa, como o Peru, Chile, Bolívia. Todos os alunos podem participar desses programas independentemente de curso. Atualmente temos o curso de Letras e Comunicação que estão atuando neste programa. Mais informações sobre esse processo, você pode obter no site da UFAL http://www.ufal.edu.br/ e diretamente no setor da PROGRAD, na reitoria.
O Curso de Medicina está com parceria com a Universidade do Porto, com três alunos de lá cursando este primeiro semestre aqui na UFAL. Já chegou a terem até oito alunos em um período. A Grade é diferenciada, mas há reaproveitamento de todo conhecimento obtido na mobilidade.
Há também outras mobilidades, a exterior com os Estados Unidos, e o programa (PQI) pareceria do Brasil com a África, onde os alunos podem se inscrever em qualquer universidade, mas o critério obtido é a nota curricular, não sendo necessária a realização de exame seletivo. Atualmente a UFAL recebe também alunos da Alemanha e de Portugal por essas mobilidades.