CURSO: Métodos de Pesquisa na Saúde I

10/04 a 30/10/2015

Número de vagas

Público-Alvo

Graduandos da UFAL cujos cursos façam interface com a Saúde.

Descrição/ Proposta do Curso

Propõe  embasar o conhecimento cientifico dos cursos universitários. O trabalho em equipe multidisciplinar na saúde é constante o que exige a capacitação dos discentes nos métodos específicos para a área. Compreender o que é pesquisa, suas bases filosóficas e saber elaborar um projeto científico é imprescindível. Este curso atende as necessidades de discentes envolvidos com a  pesquisa desenvolvida no Grupo Atenção a Saúde e Desenvolvimento   Humano, (FAMED/UFAL, CNPQ), bem como a  qualquer outro discente que deseje participar  e se engajar ao grupo. Objetiva introduzir os estudante no método científico e que ao final ele seja capaz de elaborar um projeto de pesquisa quantitativo na área da saúde. A  metodologia teórico, pratica, usando  métodos ativos e dinâmicos, bem como exposições orais e leitura de textos. A avaliação será formativa, individual e em grupo. Este será o primeiro momento da Iniciação. Cientifica que será completada com a realização da pesquisa ( modulo 2) e redação de artigo cientifico (módulo 3) e servirá  de pré-requisito para os demais momentos.