Projetos NUSP e FAMED Conseguem os Primeiros Lugares em Seminário Nacional

07/08/2010 11h32 - Atualizado em 05/04/2023 às 12h06

Projetos da Universidade Federal de Alagoas conseguiram os primeiros lugares na apresentação das ações de intervenção, no Projeto de Aperfeiçoamento da Atenção Primária à Saúde, parte do Seminário Nacional do AGAP - Aperfeiçoamento em Gestão da Atenção Primária, que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de julho em Brasília.

O projeto que conseguiu o primeiro lugar teve como tema a Elevada prevalência de cárie dentária nas crianças de 5 anos de idade no município de Porto Calvo e foi desenvolvido pela professora da UFAL, Tereza Angélica, que faz parte do NUSP, Núcleo de Saúde Pública, com a ajuda da Coordenadora de Saúde Bocal de Porto Calvo, Leta Eulina Melo e Técnica de Coordenação de Saúde Bocal do Estado de Alagoas, Bernadete Pereira.

O segundo lugar ficou com o trabalho Elevada Prevalência de Morbidade e Elevado Coeficiente de Mortalidade por Câncer de Colo de Útero em Marechal Deodoro, coordenado pelo professor da FAMED, José Humberto Belmiro Chaves.

O evento contou com a participação de alunos de Alagoas, Ceará, Paraíba e Piauí, que mostraram aos avaliadores as ações de intervenções que têm sido realizadas nos municípios de seus Estados e que foram elaboradas ao longo dos três anos de duração do projeto. Os alunos participantes dos projetos não contiveram a emoção ao ouvirem os nomes de seus trabalhos entre os três melhores classificados.

Segundo a diretora do Projeto no Brasil, Maria José Evangelista, foram considerados seis critérios para avaliação dos projetos: a participação no curso; a avaliação do projeto escrito, incluindo o modelo lógico, cronograma e orçamento; o monitoramento da implantação e reuniões presenciais durante implantação; o grau de implantação até junho deste ano; a apresentação escrita e oral no seminário, e a criatividade usada pelos alunos. O grau de implantação, segundo ela, foi o que mais pesou, pois o que vale é o que de fato tem sido feito.

Chegado o momento das premiações, a presidente do CONASS coordenou a mesa de encerramento que teve a presença de vários nomes do meio da saúde como secretário estadual de saúde de Alagoas, o diretor do programa de saúde global do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto e diretor do Projeto AGAP na Universidade de Toronto, professor Yves Roland Talbot e de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).