1st International Workshop of Surgical Technique

24/04/2017 12h10 - Atualizado em 05/04/2023 às 12h06

O 1st International Workshop of Surgical Technique (IWST) é um evento teórico-prático que acontecerá em várias cidades do mundo, cujo objetivo principal é a difusão de conhecimentos de alta qualidade sobre técnica cirúrgica, promovendo uma integração ampla e enriquecedora em diversos aspetos da prática médica. Em Maceió é desenvolvido por pelo Comitê Organizador de Alagoas, composto por estudantes de medicina de diversas Faculdades de Medicina locais, a fim de trazer a melhor experiência sobre técnicas cirúrgicas e as atualidades no que tange a medicina mundial.

O público-alvo serão os Estudantes de Medicina e Médicos interessados no tema, independente de experiência prévia com o tema. Para os iniciantes, o IWST criará uma fundação teórica e prática sólida nos aspectos mais importantes da técnica cirúrgica. Para os mais experientes, proporcionará não apenas a possibilidade de revisão e aprofundamento em conhecimentos fundamentais, mas também a exposição a peculiaridades da Cirurgia em outros estados e países.

Durante a semana que precede o dia 06/05 serão disponibilizadas diariamente aulas teóricas online, ministradas por professores experientes e internacionalmente reconhecidos, contando também com exercícios para fixação e aprofundamento. Serão abordados os seguintes temas, de acordo com o cronograma abaixo:

29/04 – Principais tipos de fios e agulhas e suas

características.

30/04 – Principais técnicas de paramentação.

01/05 – Principais medidas assépticas no ambiente

cirúrgico

02/05 – Nós manuais

03/05 – Suturas interrompidas

04/05 – Suturas contínuas

05/05 – Exercício de movimentos finos com a mão

No dia 06/05/2017 ocorrerá uma reunião presencial, iniciando com um debate sobre a aplicação das técnicas previamente expostas e seus resultados quando aplicadas, considerando os diferentes ambientes dos países envolvidos(Brasil, Rússia, Inglaterra e França). Após o debate, à tarde serão ministradas aulas práticas, permitindo a execução, sob supervisão de monitores hábeis e com experiência prática cirúrgica, de todo o conteúdo disponibilizado durante a semana.

Todos os participantes receberão o livro "Suturas" – novo lançamento da Coopmed – como material de apoio.

Não deixe para última hora e garanta já a sua vaga! Inscrições pelo site: https://www.eventbrite.com.br/e/1st-international-workshop-of-surgical-technique-module-1-suture-tickets-33514833770

As vagas são bastante limitadas!