Temas Práticos em Alergia e Imunologia Clínica

No Currículo do Curso de Medicina da FAMED/UFAL não temos a disciplina de Alergia e Imunologia obrigatória, essa atividade visa tentar suprir essa lacuna e proporcionar ao aluno de graduação uma compreensão sobre os mecanismos envolvidos na resposta imune e alérgica, com foco específico no conhecimento das principais manifestações alérgicas e erros inatos da imunidade.
  • Quando 03/08/2020 03h00 até 27/08/2020 03h00 (UTC / UTC0)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Público-alvo: Alunos do p5 ao p8

Período: 03/08 a 27/08/2020
Carga Horária: 16horas

Horário: Segunda-feira - 19:00 às 21:00h e Quinta-feira - 19:00 às 21:00h

Local: Plataforma do Moodle/Ufal e outras plataformas de sugestão dos professores
Número de vagas: 20

Inscrições de 23/07 a 25/07

Para se inscrever, clique aqui.

Coordenadores:

- Iramirton Figuerêdo Moreira

Ementa:

Conceitos básicos do sistema imune e de desregulação imunológica. Mecanismos de hipersensibilidade e correlações clínicas. Emergências alérgicas. Alergias respiratória, dermatológica e alimentar. Erros Inatos da Imunidade. Métodos diagnósticos.

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno de graduação uma compreensão sobre os mecanismos envolvidos na resposta imune e alérgica, com foco específico no conhecimento das principais manifestações alérgicas e dos erros inatos da imunidade, assim como o seu tratamento e prevenção.

Objetivos Específicos:

- Compreender a aquisição evolutiva dos diferentes segmentos imunológicos envolvidos na resposta imune.

- Descrever uma Anamnese de um paciente com doença de fundo imunológico.

- Elaborar as hipóteses diagnósticas das afecções imunológicas.

- Analisar os exames complementares (testes e exames imunológicos “in vivo” e “in vitro”).

- Conhecer os elementos básicos da terapêutica de doenças imunológicas (indicações, doses e efeitos colaterais).

Conteúdo Programático:

1. Revisão da imunologia básica, fisiopatologia das reações alérgicas, anamnese, exame físico e diagnóstico Testes “in vivo” e “in vitro”

2. Erros Inatos da Imunidade

3. Rinoconjuntivites e Asma

4. Urticária e Angiodema

5. Reações adversas a medicamentos

6. Alergia Alimentar

7. Dermatoses Alérgicas: Dermatite atópica e contato

8. Hipersensibilidade a ferroada de insetos e Anafilaxia

Metodologia:

As atividades serão realizadas de forma remota na Plataforma virtual Moodle, através da discussão de casos clínicos e exposição dos temas.

Avaliação:

Será realizado uma avaliação dos conteúdos abordados, composta de questões de múltipla escolha no último dia de atividade da disciplina.

Atividade

Responsável

03/08/20

06/08/20

Erros Inatos da Imunidade

10/08/20

Rinoconjuntivites e Asma

13/08/20

Urticária e Angiodema

17/08/20

Reações adversas a medicamentos

20/08/20

Alergia Alimentar

24/08/20

Dermatoses Alérgicas: Dermatite atópica e contato

27/08/20

Hipersensibilidade a ferroada de insetos e Anafilaxia

Bibliografia:

1. PILLAI, Shiv; ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew HH. Imunologia celular e molecular. Elsevier Brasil, 2015.

2. ADKINSON JR, N. Franklin et al. Middleton's allergy: principles and practice. Elsevier Health Sciences, 2013.

3. SOLÉ D, Bernd LAG; ROSARIO, N. A. Tratado de Alergia e Imunologia Clínica. Editora Atheneu, 2011.

4. Periódicos - Journal of Allergy Clinical Immunology e Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia.