NOÇÕES BÁSICAS E INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DO ELETROCARDIOGRAMA PARA OS ESTUDANTES DE MEDICINA

Iniciar o aprendizado sobre ECG e aguçar a curiosidade do aluno para esse método tão importante do diagnóstico de patologias cardiovasculares. Muito importante o médico, de quaisquer especialidade, ter uma noção básica sobre ECG.
  • Quando 27/07/2020 03h00 até 14/09/2020 03h00 (UTC / UTC0)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Público-alvo: Alunos do p5 ao p8

Período: 27/07/2020 a 14/09/2020.

Local: Plataforma do Moodle/Ufal e outras plataformas de sugestão dos professores
Número de vagas: 50

Inscrições de 20/07 a 22/07/2020

Para se inscrever, clique aqui.

Coordenadores:

- Daniela Lessa

Conteúdo Programático:

5 Aulas remotas: – 1h 30 min/aula

02 Oficinas práticas 1h30min
01 prova/ treinamento com feedback - 1h30min

EMENTA:
O curso é destinado aos alunos de medicina que se interessem em aprender como interpretar um eletrocardiograma (ECG). Curso esse de nível básico, onde o objetivo é  iniciar o aprendizado sobre ECG e despertar no aluno o interesse sobre esse método tão importante na rotina dos profissionais médicos de quaisquer especialidade. O curso será contido de uma sistemática de 12 passos para interpretação do ECG e que após  as aulas remotas e as oficinas práticas o aluno sairá sendo capaz de: Analisar e  entender todos os componentes do ECG, avaliar ritmos, frequência cardíacas, eixo, bloqueios, isquemias, etc.

Aula 1: Aula inaugural, conceitos básicos, identificação do ECG, Ritmos mais frequentes e análise da frequência cardíaca.
Aula 2: Morfologia da onda P, Sobrecargas atriais, Intervalo PR com diagnóstico dos bloqueios atrioventriculares.
Aula 3: Orientação do eixo QRS e duração do complexo QRS com avaliação dos bloqueios de ramo direito e esquerdo
Aula 4: Sobrecarga ventriculares e segmento ST com avaliação e diagnóstico das isquemias.
Aula 5: Morfologia da onda T e segmento ST

Aula 6: Aula prática com interpretação do ECG seguindo os passos discutidos anteriormente.
Aula 7: Aula prática com interpretação do ECG seguindo os passos discutidos anteriormente.
Aula 8: Prova/treinamento e feedback.
## Teremos algumas palestras como: Fibrilação atrial, Miocardiopatias, IAM.

ORIENTAÇÕES E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO:
 As aulas serão remotas: os alunos deverão estar conectados em plataforma nos horários das aulas preestabelecidos mediante cronograma.
 Aulas semanais (segundas-feiras)
 1 encontro/ semana
 Oficina On-line é a exceção, onde os alunos deverão estar conectados em  plataforma e horário previamente agendados
 Serão destinados exercícios após cada aula para treinamento do conteúdo aprendido.
 Ao final do curso será disponibilizado uma prova/treinamento através da plataforma para sedimentação do conhecimento com feedback posteriormente.
 As notas serão dadas por: (1) participação nas aulas presenciais; (2) retorno das atividades no período proposto (3) Realização da prova/treinamento.