Diagnóstico diferencial em Gastroenterologia e Hepatologia

Estudo do quadro clínico, diagnóstico diferencial prováveis etiologias implicadas nas principais doenças na área de gastroenterologia clínica. Solicitação e interpretação de exames complementares (laboratoriais, de imagem e morfopatológicos) necessários à definição do diagnóstico, de maneira racional. Conhecimento sobre estratégias de prevenção e principais diretrizes para o tratamento das doenças abordadas.
  • Quando 17/08/2020 03h00 até 10/10/2020 03h00 (UTC / UTC0)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Público-alvo: Alunos do p7

Período: 17/08/2020 a 10/10/2020

Local: Plataforma do Moodle/Ufal e outras plataformas de sugestão dos professores
Número de vagas: 65

Inscrições de 03/08 a 06/08/2020

Para se inscrever, clique aqui.

Coordenadores:

- Rozângela Wyszomirska

Fernando Costa

Horários: Atividades síncronas as quintas ou sextas feiras, as 8hs.

1. Ementa:
Estudo do quadro clínico, diagnóstico diferencial prováveis etiologias implicadas nas principais doenças na área de gastroenterologia clínica. Solicitação e interpretação de exames complementares (laboratoriais, de imagem e morfopatológicos) necessários à definição do diagnóstico, de maneira racional. Conhecimento sobre estratégias de prevenção e principais diretrizes para o tratamento das doenças abordadas.

2. Objetivo Geral:
Revisar e complementar conhecimentos dos principais quadros clínicos e de suas variantes na área de gastroenterologia clínica e hepatologia.

3. Objetivos Específicos:
 Reconhecer os possíveis diagnósticos diferenciais das principais patologias do trato gastrointestinal e do fígado;
 Identificar e descrever adequadamente características específicas da anamnese e exame físico das principais patologias do trato gastrointestinal e do fígado;
 Entender quando solicitar exames complementares e o que esperar deles para confirmar o diagnóstico das principais patologias do trato gastrointestinal e do fígado;
 Esquematizar e empregar as condutas iniciais de tratamento das principais patologias do trato gastrointestinal e do fígado;
 Usar o conhecimento obtido para a educação em Saúde, visando a prevenção das doenças das principais patologias do trato gastrointestinal e do fígado;
 Identificar quando deve encaminhar para acompanhamento de equipe multidisciplinar;
 Apreciar a indicação de tratamentos alternativos para o manejo não medicamentoso, encaminhando, quando necessário, o paciente para outros membros da equipe multiprofissional.

4. Conteúdo:
 Dispepsia
 Dor abdominal
 Diarreias

 Colestase
 Doença hepática crônica
 Hipertensão portal

5. Metodologia:
No domingo de cada semana, os alunos receberão um caso motivador e um artigo. Deverão responder a tarefa no Moodle até a quarta feira à noite contendo: diagnóstico sindrômico, diagnóstico etiológico, propedêutica inicial, manejo clínico inicial, se há necessidade de internação ou apenas seguimento ambulatorial, necessidade de acompanhamento multidisciplinar (entre médicos de outras especialidades) e interprofissional. Realização de pré-teste individual e em equipes utilizando a plataforma Moodle com discussão sobre dúvidas às quintas ou sextas feiras, para fechamento do caso. Realizar atividade de elaboração de material de educação em saúde, relativo aos temas. Será mantido fórum de dúvidas aberto durante todo o curso.

6. Avaliação:
Ao término do curso, faremos uma avaliação teórica no formato de residência médica com 20 questões, além de auto-avaliação e avaliação formativa referente ao atendimento às atividades e tarefas. Os alunos que atingiram aproveitamento de mais de 60% do valor máximo de 20, receberam certificado de conclusão do curso.

7.Cronograma:
Semana 1- 17 a 22/08/2020
Semana 2 – 23 a 29/08/2020
Semana 3 – 30/08 a 05/09/2020
Semana 4 – 06 a 12/09/2020
Semana 5 – 13 a 19/09/2020
Semana 6 – 20 a 26/09/2020
Semana 7 – 27/09 a 03/10/2020
Semana 8 – 04 a 10/10/2020

8.Bibliografia:
ZATERKA, S.; EISIG, J. N. Tratado de Gastroenterologia da Graduação à Pós- Graduação. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2016.
PARISE, E. R.; POETA, G.Manual de Diagnóstico e Tratamento das Doenças do Fígado
(no paciente adulto e pediátrico). 1. ed. São Paulo: 2011. v. 01. 360p.
Bibliografia complementar será disponibilizada na Plataforma Moodle.