Evento “MESA REDONDA os cuidados com a saúde do professor: da voz, da mente e do corpo”

03/11/2022 09h33 - Atualizado em 05/04/2023 às 12h06

O evento “MESA REDONDA os cuidados com a saúde do professor: da voz, da mente e do corpo”, acontecerá on-line pelo Youtube, no dia 09 de novembro as 19:0hs. Público alvo: os professores. Principalmente aqueles de escolas públicas da capital e interior de Alagoas.

O evento foi organizado pelos discentes e docentes do projeto Dê voz a quem precisa. Terá a participação de profissionais da área de saúde, uma otorrinolaringologista, psiquiatra e educadora física, (de forma interdisciplinar e interprofissional). Constara de dois momentos, as palestras e depois, o debate para sanar as dúvidas dos participantes professores pelo chat.

Os temas abordados serão: os cuidados com a voz do professor, como aliviar o estresse do professor para evitar a síndrome de Burnout, e práticas corporais para a qualidade de vida.

O projeto dê voz a quem precisa, da FAMED/UFAL, que visa os cuidados com a saúde do professor, principalmente daqueles de escolas públicas da capital e do interior de Alagoas. Existe desde 2017, coordenado pela professora Therezita Galvão Castro, com a participação dos membros docentes e discentes Universitários de várias instituições de Maceió, que fazem parte do projeto.

Estamos iniciando o ciclo 2022-2023, faremos eventos presenciais ( nas escolas publicas de Maceió) e eventos online, pelo youtube para os professores da capital e do interior de Alagoas. A coordenadora sempre atenta aos temas, que são escolhidos através de pesquisas científicas realizadas com a participação dos professores das escolas públicas.

Atualmente, os problemas de saúde mais frequentes são: o estresse mental, eles sentem ansiedade, cansaço mental, insônia e alguns até depressão. Além, dos transtornos de voz, posso citar: a rouquidão e a perda e falha da voz , e também a presença de: rinite alérgica, refluxo esofágico, vida sedentária e outros.

O professor precisa ter consciência do seu problema de saúde e aprender a ter os cuidados com a saúde, para obter uma vida mais saudável”

Therezita Galvão Castro

Lançamento do livro: “ cuidando da saúde do professor: da voz do corpo e da mente”, elaborado pela autora Therezita Galvão Castro com a participação dos colaboradores membros do projeto dê voz a quem precisa.

O Livro está sendo editado pela editora EDUFAL. O conteúdo demonstra grande preocupação com a saúde do professor, aborda temas diversos como: os cuidados com a voz, rinite alérgica, refluxo gastroesofágico, alimentação e a voz, linguagem corporal, ansiedade, insônia, como motivar o professor, além de empatia e resiliência, exercícios para a qualidade de vida.

Espera-se que os professores aprendam a perceber o seu problema de saúde e que sigam as orientações e dicas para obter uma vida mais saudável.

os cuidados com a saúde do professor da voz, da mente e do corpo Folde 2.JPGos cuidados com a saúde do professor da voz, da mente e do corpo Folde 3.JPG