Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

ENSINO NA SAÚDE NO CONTEXTO D SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE)

Integração Ensino, Serviço de Saúde e Comunidade (IESSC)

A linha de pesquisa se propõe a investigar a integração ensino-serviço-comunidade com ênfase nas abordagens de processos educativos em saúde que envolvam profissionais, cenários e práticas de aprendizagem voltadas para o fortalecimento da área de saúde pública brasileira, com destaque para a Educação Permanente em Saúde e as políticas de equidade do SUS. Analisar os problemas evidenciados na prática profissional e interprofissional no serviço e/ou comunidade que necessitem de ações estratégicas pautadas em métodos de ensino e pesquisa que promovam melhorias nos processos de atenção, humanização e gestão em saúde. Promover a produção de conhecimentos científicos e possibilidades de intervenção na realidade, voltados especialmente para a integração entre ensino, serviço e comunidade

Currículo e Processo Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde (CPEAS)

A linha de pesquisa se propõe a investigar as práticas educacionais e institucionais, assim como os saberes produzidos em Ensino na saúde. Estudos sobre desenvolvimento e implementação de referenciais curriculares. Avaliação, ensino na saúdee feedback. Estudos sobre a Interdisciplinaridade, multiprofissionalidade e interprofissionalidade na saúde. Investigações sobre a pesquisa, extensão, formação e a prática docente. Estudos sobre o desenvolvimento, implementação e prática das novas tecnologias educacionais. Para tanto, a educação é compreendida em suas relações com o contexto histórico, social, cultural e político que orienta as concepções e práticas pedagógicas na contemporaneidade. Propõe  desenvolver, aplicar e investigar Tecnologias Digitais – baseadas em inteligência humana e artificial – aplicadas à educação em saúde.

 

Tecnologias Digitais Inteligentes para Educação em Saúde 

A partir do processo seletivo do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES – Turma 2018, além das duas linhas de pesquisa vigentes, teremos mais uma que enriquecerá a qualidade dos Trabalhos Acadêmicos de Conclusão de Curso - TACC e os produtos educacionais. Trata-se da linha de pesquisa “TECNOLOGIAS DIGITAIS INTELIGENTES PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE” que se propõe a desenvolver, aplicar e a investigar Tecnologias Digitais – baseadas em inteligência humana e artificial – aplicadas à educação em saúde. Neste contexto, desenvolver e investigar Sistemas Tutores Inteligentes; propor e investigar tecnologias persuasivas que auxiliem o estudante, o professor e o gestor no processo de ensino aprendizagem em diferentes contextos educacionais. Farão parte desta linha de pesquisa os professores doutores Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Francisco José Passos Soares, Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos e Ranilson Oscar Araújo Paiva. Há evidências de efetividade e boa aceitação de aprendizagem online (e-learning) em todos os cursos, inclusive os da saúde. Neste sentido, tecnologias variadas incluindo plataformas (RUIZ, MINTZER, LEIPZIG, 2006) jogos educacionais, aplicações móveis, simulação de pacientes virtuais, plataformas de treinamento gamificadas (MCCOY, LEWIS, DALTON, 2016) e outras, cada vez mais, ganham espaço no cotidiano dos cursos de formação das profissões da saúde. Os Sistemas Tutores Inteligentes são ambientes educacionais em contextos variados que podem substituir ou complementar outros modelos instrucionais, personalizando e facilitando o processo de ensino aprendizagem com feedback imediato (WOOLF, 2010; DU BOULAY, 2016). As tecnologias persuasivas agregam participantes e dirigem comportamentos de aprendizagem desejáveis (KAPP, 2012), através de abordagens com jogos (“games”)ou gamificação (BERKOVSKY, 2010). Estas tecnologias de gamificação podem ser definidas como o uso de elementos de jogos e técnicas de design de jogos em contextos que não são de jogos (WERBACH, HUNTER, 2012). Elas têm sido muito usadas nas áreas de educação e saúde (SEABORN, 2015). Considerando os benefícios de sistemas tutores inteligentes e vantagens da gamificação na educação das profissões da saúde, justifica-se a criação desta linha de pesquisa. Esta nova linha de pesquisa é fundamental para acompanhar o desenvolvimento tecnológico cada vez mais veloz. Os docentes ligados à ela, estão se organizando para dar suporte à todos os mestrandos em relação a construção de seus produtos educacionais. Também ofertaram uma disciplina eletiva chamada "Introdução à Informática na Educação", em curso pela primeira vez no primeiro semestre letivo de 2018.