Primeiro Encontro Presencial do Mestrado Profissional em Saúde da Família

15/05/2017 10h02 - Atualizado em 05/04/2023 às 12h06

Nos dias 04 e 05 de maio, aconteceu no Miniauditório Úlpio Miranda, no Antigo CSAU, no Campus A. C. Simões, o primeiro encontro presencial do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF), com a presença dos 7 alunos selecionados (4 de Alagoas e 3 de Sergipe), docentes da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Profª Márcia Lopes e Gracia Gondim e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Professore/as Divanise Suruagy, Cristina Camelo, Maria das Graças Monte, Josineide Sampaio e Jorge Luiz Riscado.

O Mestrado Profissional em Saúde da família é um curso semipresencial realizado em Rede Nacional (PROFSAÚDE), na modalidade de ensino à distância que visa proporcionar a formação em Saúde da Família, para profissionais atuantes na Atenção Básica à Saúde (ABS). A Universidade Federal de Alagoas através do Núcleo de Saúde Pública (NUSP) da Faculdade de Medicina (FAMED) vem participando do processo de elaboração do programa desde seu início.

Esta formação deve estar articulada com a prática na Atenção Básica em Saúde, bem como com o exercício na docência e na supervisão dos profissionais da rede básica de saúde egressos dos projetos estratégicos dos Ministérios da Educação e da Saúde.

O mestrado está em consonância com os objetivos do Programa Mais Médicos, como parte de uma perspectiva de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e que prevê aperfeiçoar médicos para atuação nas políticas públicas de saúde do País e na organização e funcionamento do SUS. Inicialmente o PROFSAÚDE será destinado a formação de médicos, no futuro englobando as demais categorias profissionais que atuam na ESF.

O projeto pedagógico oferece atividades didáticas, presenciais e à distância, organizadas em disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas e Trabalho de Conclusão de Curso, conforme a Matriz Curricular definida pela Comissão Acadêmica Nacional.