Dia Mundial da Voz - Campanha Nacional da Voz em Maceió

24/04/2017 13h10 - Atualizado em 05/04/2023 às 12h06

O Dia Mundial da Voz, no Brasil realizado pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) com apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e o apoio local da Universidade Federal de Alagoas, promovido pela Famed-UFAL, através dos alunos da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia Alagoana, tem como principal objetivo provocar a reflexão sobre a importância da saúde vocal, uma vez que ela é um aspecto importante da convivência social. "Problemas com o aparelho fonador têm grande impacto social, econômico, profissional e pessoal, configurando-se como uma das causas de afastamento do trabalho. Levando informação dos cuidados com a voz, do controle de fatores de riscos que podem até levar ao câncer de laringe, como tabagismo, álcool, ambiente de trabalho, refluxo gastroesofágicos e outros. No aparecimento do sintoma de rouquidão que persista por mais de 15 dias, deverá procurar o medico Otorrinolaringologista , para realização do exame de videolaringoscopia e obter o diagnóstico de doenças da laringe. Devendo ter a participação da fonoaudióloga na terapia da voz. Este ano, a Campanha esta acontecendo em varias cidades do Brasil. Em Maceió sob a coordenação da profa. Dra. Therezita P.P. Galvão Castro, já aconteceu no Shopping Maceió no dia 16 de abril , no Hospital Alberto Antunes no dia 18 de abril e vai acontecer na Comunidade Denisson Menezes no dia 06/05, com a realização de atividades lúdicas e de orientação, gratuitas para toda a população.