Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas

21/07/2016 14h01 - Atualizado em 05/04/2023 às 12h06

"A Pró-reitoria de Extensão (PROEX), responsável pela Coordenação do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCAExt), abre inscrições para concorrência de projetos acadêmicos pautados em uma abordagem que relaciona o conhecimento acadêmico-científico-tecnológico a ações coletivas, comprometidas com o humanismo e com a democracia, que estejam pautadas no princípio da solidariedade e sejam socialmente úteis, tendo como ponto de partida as necessidades das comunidades universitária e alagoana.

O Programa tem como objetivo geral fortalecer a formação acadêmico-cultural e científico-tecnológica dos profissionais formados na UFAL, através da relação entre a universidade e as comunidades que se encontram no seu interior ou no seu entorno, nos diversos campi, equipamentos culturais e municípios, de forma que a população alagoana possa acessar e contribuir, na forma de atividades socialmente relevantes, com o conhecimento que a universidade desenvolve

O ProCCAExt propõe a formação de círculos comunitários compostos por professores, técnicos administrativos e estudantes da UFAL e pessoas das comunidades. Cada Círculo é responsável para que os sujeitos envolvidos possam, problematizar, planejar, elaborar e agir, avaliando as ações e verificando o retorno à prática social, que deve estar em outro patamar, quando comparada ao início do projeto.
Este Edital disponibilizará 300 (trezentas) bolsas no total, que pertenciam aos Programas Pibip-Ação e Pró-extensão. Essas bolsas serão disponibilizadas da seguinte forma: 150 (cento e cinquenta) bolsas para o Campus A.C. Simões, 96 (noventa e seis) bolsas para o Campus Arapiraca e 54 (cinquenta e quatro) bolsas para o Campus do Sertão, no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), distribuídas em 100 projetos.

Cada projeto aprovado terá direito a 03 (três) bolsas para estudantes no valor unitário de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, durante o período de um ano. Os planos de atividades dos bolsistas deverão destinar no mínimo 8 (oito) horas semanais para o desenvolvimento das atividades."
Link para mais informações: