Dúvidas Frequentes

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

CARTÃO DE PASSE LIVRE - VAMU MOBILIDADE

CARGA HORÁRIA FLEXÍVEL

ENADE

INGRESSO

INTERCÂMBIO

LICENÇA MÉDICA E LICENÇA MATERNIDADE

MATRÍCULAS

MOBILIDADE ACADÊMICA

O SISTEMA ACADÊMICO SIE WEB

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA(S) E DE CURSO

TRANSFERÊNCIA EXTERNA

TESTE DE PROGRESSO

 

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Para solicitar aproveitamento de estudos, o aluno deverá preencher o formulário de dispensa de disciplina, disponível no endereço Dispensa de disciplina cursada — Universidade Federal de Alagoas (ufal.br) e enviar para o e-mail da coordenação de curso (coordenacao.med@famed.ufal.br) juntamente com o histórico escolar e os planos de ensino das disciplinas cursadas, todas as documentações devidamente autenticadas pela instituição de origem. A coordenação irá abrir processo e a análise da solicitação será feita pelos coordenadores das disciplinas. O parecer será informado ao aluno e, em caso de deferimento, o processo será encaminhado para o DRCA para registrar no histórico escolar do aluno o aproveitamento de estudos.

 

CARTÃO DE PASSE LIVRE - VAMU MOBILIDADE

O Formulário de Cadastro/Recadastro deverá, exclusivamente, ser impresso no site do Vamu Mobilidade (Home - Vamu Mobilidade) e, posteriormente, ser carimbado e assinado pela Coordenação de Curso - FAMED/UFAL. A disponibilização do Formulário é condicionada ao envio anual dos dados dos alunos por meio da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST).

O aluno cujo formulário não esteja disponível no site para impressão deverá procurar a coordenação de curso para orientações.

CARGA HORÁRIA FLEXÍVEL

Ao final do curso de graduação, o aluno deverá ter, obrigatoriamente, 450 horas de carga horária flexível. Esta é constituída por atividades extracurriculares nas áreas de ensino, pesquisa, extensão ou representação estudantil. Para que a carga horária flexível seja computada, o aluno deverá apresentar à coordenação de curso os originais e as cópias dos certificados das atividades realizadas ou enviá-los digitalizados e devidamente autenticados para o e-mail do setor (coordenacao.med@famed.ufal.br).

Para registro da parte flexível, só serão aceitas aquelas atividades realizadas entre o 1º e o 8º período do curso, sendo nesse último quando o aluno deve encaminhar as comprovações para a coordenação de curso.

Para maiores informações, consultar a Resolução nº 001/2017/COORDMED/FAMED/UFAL disponível no link abaixo.

Resolução CH Flexível — Faculdade de Medicina (ufal.br)

Ainda, segue a Resolução nº 113-C.E.P.E. de 13/11/1995 que estabelece normas para o funcionamento da parte flexível do sistema seriado dos cursos de graduação.

Resolução nº 113/95 – CEPE, de 13 de novembro de 1995 — Universidade Federal de Alagoas (ufal.br)

 

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) é uma avaliação pela qual passam os alunos concluintes dos cursos de graduação. Estão incluídos entre os concluintes os alunos ter tenham cursado pelo menos 80% da carga horária do curso. Em cada ano são avaliados alunos de diferentes cursos, sendo que todo curso passa por essa avaliação a cada três anos. As informações serão transmitidas aos alunos pela coordenação de curso que também é responsável por realizar a inscrição dos mesmos.

A avaliação é realizada por meio de dois instrumentos: um questionário socioeconômico, que o aluno preenche no site do ENADE, e uma prova. O aluno que não fizer o ENADE ficará em situação irregular e não poderá colar grau. Ele terá que esperar o período de inscrições no ano seguinte, quando a coordenação de curso deverá inscrevê-lo como aluno irregular.

 

INGRESSO

 Atualmente a única forma de ingresso na Faculdade de Medicina é através do SISU. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

 

INTERCÂMBIO

O Intercâmbio pode ser feito seguindo os editais que são ofertados por diversas Instituições de Ensino nas quais os alunos se inscrevem e passam por seleção. Os editais geralmente são divulgados na paginas da UFAL. Depois que estes alunos são selecionados devem procurar a Coordenação do Curso para receberem as orientações e encaminhamentos necessários.

LICENÇA MÉDICA E LICENÇA MATERNIDADE - Exercícios Domiciliares

Formulário:

Licença ou Regime de Exercícios Domiciliares — Universidade Federal de Alagoas (ufal.br)

Acesse:

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 02/2022/PROGRAD/PROPEP/UFAL — Universidade Federal de Alagoas

REGULAMENTA O REGIME DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES NA GRADUAÇÃO, NOS CURSOS TÉCNICOS E NA PÓS-GRADUAÇÃO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.

O regime de Exercícios Domiciliares como substituição das atividades presenciais de componentes curriculares será concedido aos/às estudantes regularmente matriculados/as  para os afastamentos superiores a 5 (cinco) dias, conforme aplicabilidades previstas no Art. 4°;

As ausências por períodos de até 5 (cinco) dias deverão ser enquadradas no limite de faltas permitidas, de acordo com a legislação vigente (Art. 5°,  § 3º ).
Sendo assim, solicitações de licença por períodos de até 5 (cinco) dias serão INDEFERIDAS pelo CRCA/GRCA/DRCA e, não serão cadastradas no sistema acadêmico SIEWEB. 
O interessado deve cadastrar processo administrativo no PROTOCOLO GERAL, localizado na Reitoria da UFAL/Campus A.C. Simões (contato: protocolo.geral@reitoria.ufal.br); Para abertura do processo o protocolo exige a apresentação do atestado médico original, de modo que o protocolo fará o escaneamento e assinará a cópia no formato de documento digital para compor o processo.
Obs.: Se o estado de saúde não permitir que o aluno compareça ao DRCA com o atestado, um parente dele poderá fazer isso.

MATRÍCULAS

Matrícula dos Ingressantes (Feras)

Os alunos ingressantes passam por dois tipos de matrícula: a Institucional e a Acadêmica.

No início do ano, geralmente em janeiro, os alunos aprovados no processo seletivo (ENEM/SISU) e convocados para matrícula no curso realizam a matrícula institucional. Esta consiste na apresentação dos documentos solicitados por meio do edital de matrícula. No edital também são informados o dia e a hora da matrícula.

Após a matrícula institucional, os alunos que iniciarão as aulas no 1º semestre serão matriculados nas disciplinas do 1º período do curso, no sistema acadêmico SIE WEB. Esta é a chamada matrícula acadêmica e é realizada pelo NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação).

Os alunos que iniciarão o curso no 2º semestre terão que, em data especificada também no edital de matrícula, realizar a confirmação da matrícula. Só após esta confirmação é que o NTI fará a matrícula acadêmica destes alunos.


Matrícula Acadêmica Online

Todo aluno de graduação deverá, em cada semestre letivo, a partir do segundo semestre do curso, efetuar sua matrícula acadêmica no Sistema Acadêmico - SIE WEB. O período para realização desta matrícula encontra-se no Calendário Acadêmico.

No SIE WEB, o aluno faz a matrícula em cada uma das disciplinas que cursará no semestre. É importante saber que o sistema prioriza as disciplinas de períodos anteriores nas quais o aluno tenha sido reprovado, portanto não será possível deixar de fazer matrícula nestas disciplinas. Também não será possível fazer matrícula em disciplinas cujos pré-requisitos ainda não tenham sido cumpridos.

Veja mais informações sobre a matrícula acadêmica acessando o endereço eletrônico: Matrícula Acadêmica — Universidade Federal de Alagoas (ufal.br)


Ajuste de Matrícula

O ajuste de matrícula é para aqueles alunos que não conseguiram realizar a matrícula online ou que a fizeram com alguma pendência ou equívoco. O ajuste geralmente ocorre na primeira semana do início do semestre letivo e está previsto no Calendário Acadêmico. O ajuste de matrícula é feito pela coordenação do curso, devendo o próprio aluno solicitar por e-mail (coordenacao.med@famed.ufal.br) ou via formulário digital, conforme orientações dadas pelo setor responsável a cada novo semestre letivo.


Matrícula Vínculo e Cadastro do TCC

O aluno que já cursou todas as disciplinas obrigatórias e eletivas e que continuará matriculado apenas para fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), deverá comparecer à coordenação do curso, no período de matrícula online ou de ajuste de matrícula, para solicitar sua matrícula vinculo.

 

MOBILIDADE ACADÊMICA

Ocorre quando os alunos manifestam interesse de cursar disciplinas ou realizar estágios em outras IES.

A mobilidade mais frequente está entre os alunos que realizam estágio de internato. As Diretrizes Curriculares Nacionais estabelece que os alunos matriculados nos estágios de internato (9º, 10º, 11º e 12º períodos) podem realizar 25% destes em outra IES. Os procedimentos variam de instituição para instituição.

O aluno interessado deve procurar a instituição na qual deseja realizar o estágio, verificar se há compatibilidade de carga horária e conteúdo programático do estágio pretendido e solicitar vaga mencionando o período de realização que deve estar de acordo com o cronograma disponibilizado pela Coordenação de Internato da FAMED/UFAL. Em caso de aceitação, a instituição que receberá o aluno informará quais os procedimentos a serem cumpridos.

O aluno deverá informar previamente à Coordenação de Curso e Internato que pretende fazer a mobilidade acadêmica, e o período necessário, pois deve haver compatibilidade entre o que será realizado fora e o que é exigido no curso de Medicina da FAMED.

 

 

O SISTEMA ACADÊMICO SIE WEB

O SIE WEB é o sistema acadêmico utilizado pela UFAL para o registro de matrículas, frequência e notas dos alunos. A partir dele, o estudante pode acessar comprovante de matrícula, histórico analítico, certidão de vínculo, boletim escolar, entre outras informações.

Neste sistema, também encontram-se os dados de contato do aluno. É muito importante que os discentes mantenham endereço, telefones e e-mail atualizados no SIE WEB, para o caso de a Coordenação de Curso precisar entrar em contato.

O acesso ao SIE WEB pode ser feito pelo site da UFAL ou diretamente pelo endereço SIE WEB - Módulo Acadêmico - UFAL

 

 

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA(S) E DE CURSO

O trancamento de matrícula no curso ou em disciplina(s) poderá ser solicitado pelo aluno, junto à coordenação de curso, durante período especificado no Calendário Acadêmico — Universidade Federal de Alagoas (ufal.br).

O interessado deverá enviar a seguinte documentação assinada e digitalizada para a coordenação de curso (coordenacao.med@famed.ufal.br).

  • Formulário para Trancamento de disciplina(s):

Trancamento de matrícula de disciplina — Universidade Federal de Alagoas (ufal.br)

  • Formulário para Trancamento de matrícula no curso:

Trancamento de matrícula do curso — Universidade Federal de Alagoas (ufal.br)

Nesse caso de trancamento, enviar também o Nada Consta da Biblioteca. As instruções para emissão seguem abaixo.

NADA CONSTA.cdr (ufal.br)

Para os dois tipos de trancamento, anexar também a declaração de veracidade e autenticidade. 

Declaração de Veracidade e Autenticidade — Universidade Federal de Alagoas (ufal.br)

Após deferimento do coordenador do curso, a coordenação irá abrir processo eletrônico e enviar para o DRCA para registro no histórico do aluno.

Para maiores informações sobre trancamento, acesse a Resolução nº 56/95 - CEPE/UFAL , no endereço eletrônico abaixo, ou comparecer a Coordenação de Curso.

Resolução nº 56/95 – CEPE, de 18 de julho de 1995 — Universidade Federal de Alagoas (ufal.br)

 

 

TRANSFERÊNCIA EXTERNA

A Universidade Federal de Alagoas – UFAL, por meio da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD e do Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, divulga um edital de transferência externa destinado aos discentes regularmente matriculados em cursos presenciais devidamente autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC/BRASIL de outras Instituições de Ensino Superior – IES, públicas ou privadas, para ocupar vagas ociosas.

A cada dois semestres letivos, o edital é publicado no site da COPEVE: Comissão Permanente do Vestibular (ufal.br) em período definido no Calendário Acadêmico — Universidade Federal de Alagoas (ufal.br)

 

TESTE DE PROGRESSO

 A Coordenação do Curso Médico e Direção da Faculdade de Medicina da UFAL, sentindo a necessidade de uma avaliação interna e admitindo a importância do Teste do Progresso solicitou da Comissão de Avaliação do Ensino-aprendizagem, o apoio para instituição deste instrumento que vem ocorrendo desde 2009.

A Comissão de Avaliação do Ensino-Aprendizagem desde então vem coordenando o processo de elaboração e revisão de itens, juntamente com vários docentes da FAMED representantes das grandes áreas da medicina. O teste do progresso aborda as cinco grandes áreas, permeada pelas ciências básicas; CLÍNICA MÉDICA, CLÍNICA CIRÚRGICA, PEDIATRIA, OBSTETRÍCIA, GINECOLOGIA, SAÚDE DA FAMÍLIA/ SAÚDE COLETIVA.

O teste do progresso é uma prova composta de 120 questões, totalmente elaborada na instituição que abrange as áreas referidas. São todas questões de múltipla escolha (5) a partir de um caso elaborado para este fim. É a mesma prova para todos os alunos de todos os períodos da medicina já que é composta de várias questões de complexidade diferentes.

O teste do progresso é institucionalizado, isto é, tem que ocorrer na instituição, mas a participação do aluno é voluntária. O teste ocorre em um dia da semana previamente escolhido no calendário da FAMED e nesse dia não ocorrerá aula. Sendo fortemente recomendado a todos os alunos a sua participação.

Várias instituições brasileiras conferem pontuação especial ao aluno recém-egresso que vai concorrer aos programas de residência médica. O aluno terá direito a um certificado de participação conferido pela coordenação do curso. Para o aluno que acompanha o seu desenvolvimento e para a Instituição que avalia o seu currículo é extremamente importante esta avaliação interna.

Para solicitar dispensa de disciplina o aluno deverá comparecer à Coordenação do curso com o histórico de curso realizado anteriormente acompanhado do programa da disciplina que o aluno quer que seja aproveitada.