3º período
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CURSO DE MEDICINA
Formação Médica Baseada nas Necessidades de Saúde da População
GUIA DO ALUNO
3º PERÍODO
2008
*Material concebido pela Comissão de Desenvolvimento Curricular, escrito por muitos e apoiado pelo
Programa PRÓ-SAÚDE (MS/OPAS)
OBJETIVOS DO 2º. ANO DO CURSO MÉDICO
Conhecimentos:
• Adquirir e aplicar conhecimentos das ciências básicas na compreensão do funcionamento normal e
anormal do corpo humano;
• Adquirir conhecimentos para realizar anamnese e exame físico, integrando os aspectos fisiopatológicos e
morfopatológicos (macro e microscópicos);
• Identificar e descrever os aspectos bio-psico-sociais envolvidos no processo saúde-doença;
• Identificar e descrever os aspectos legais e éticos envolvidos na prática profissional do médico.
Atitudes:
• Desenvolver atitudes éticas para trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e relação médicopaciente;
• Desenvolver atitudes de responsabilidade em relação a si mesmo, a seus colegas, à universidade, à
comunidade e ao Hospital Universitário;
• Assumir responsabilidade pelo desempenho pessoal;
• Desenvolver capacidade de lidar com as diferenças;
• Desenvolver postura humanizada como pessoa e profissional.
Habilidades:
• Desenvolver habilidades psicomotoras para realizar a anamnese e exame físico, integrando os aspectos
fisiopatológicos e morfopatológicos (macro e microscópicos);
• Desenvolver ações de atenção à saúde em programas de vigilância ao recém-nascido;
• Desenvolver ações de atenção à saúde da mulher em programas de pré-natal e puerpério;
• Desenvolver ações de atenção à saúde do adulto em programas de acompanhamento de hipertensão
arterial e diabetes;
• Desenvolver habilidades para a educação continuada e autodirigida, auto-avaliação, e raciocínio
científico, crítico e clínico;
• Utilizar adequadamente as habilidades para discussão em grupo;
• Desenvolver habilidades de entrevista com a comunidade, pacientes da rede básica e hospitais;
• Buscar e manusear adequadamente as informações em diferentes meios, incluindo prontuários, registros
de produção, notificações etc.
• Desenvolver a capacidade de lidar com emoções e impulsos; e de perceber sentimentos e necessidades
e de preocupar-se com os demais;
• Antever, reconhecer e satisfazer as necessidade do outro (colega, professor, paciente, familiares) dentro
de critérios éticos e crítico-analíticos;
• Desenvolver a relação médico-paciente;
• Desenvolver a percepção política sobre o sistema de saúde nas relações sociais;
• Desenvolver aptidões sociais tais como: formação de vínculos, comunicação,
colaboração, cooperação, capacidade de trabalho em equipe.
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EIXO DE APROXIMAÇÃO ENTRE À PRÁTICA MÉDICA E À COMUNIDADE
EAPMC
2º Ano (3° e 4° semestres)
O Programa Curricular do Eixo de aproximação à Prática Médica e à Comunidade compreende
uma CARGA HORÁRIA DE 160 horas aula, distribuídas em dois Módulos Temáticos: Aproximação à
Prática Médica (Habilidades) e Saúde Coletiva (com 120 horas sendo 56 horas de Práticas em
Comunidade e nas Unidades Básicas de Saúde).
Objetivo geral
O eixo de aproximação à prática médica e à comunidade tem como objetivo a reflexão e
construção de práticas concretas em contextos reais (ação-reflexão-ação), buscando a aproximação à
prática profissional nas habilidades clínicas e na relação com o paciente e o desenvolvimento de atitudes
profissionais socialmente comprometidas.
CARACTERÍSTICAS DO EIXO DE APROXIMAÇÃO À PRÁTICA MÉDICA
- Contribuir para a melhoria da atenção à saúde da criança atuando nos programas de vigilância ao
recém-nascido de risco.
- Contribuir para a melhoria da atenção à saúde da mulher, atuando nos programas de pré-natal e
puerpério.
- Contribuir para a melhoria da atenção à saúde do adulto e idoso atuando nos programas hipertensão
arterial e diabetes.
1. Conhecimentos: Iniciar, adquirir e discutir conhecimentos relacionados a:
1.1. Educação em saúde
1.2. Epidemiologia
1.3. Comunicação interpessoal e em grupos
1.4. Saúde da Criança – vigilância aos recém-nascidos de risco
1.5. Saúde do Adulto e Idoso – hipertensão arterial e diabetes
1.6. Investigação Científica
1.7. Outros conteúdos para abordagem dos temas
2. Atitudes
2.1. Compreender as necessidades de saúde das pessoas não apenas do ponto de
vista físico, mas nos contextos psicológico, familiar, laboral e comunitário.
3. Habilidades:
Iniciar e desenvolver habilidades relacionadas:
3.1. Técnicas de entrevista
3.2. Inquéritos epidemiológicos
3.3. Acidentes na infância
3.4. Técnica de laboratório
3.5. Avaliação serviço
3.6. Técnica de aleitamento materno
3.7. Técnicas de imunização
3.8. Biossegurança
3.9. Exame clínico
3
PROGRAMA DO 3º. SEMESTRE
COORDENAÇÃO DO 3º SEMESTRE:
I - MÓDULO DE SAÚDE COLETIVA
Visa fortalecer a inserção do aluno no sistema de saúde, na Unidade Básica e na comunidade
desenvolvendo sua capacidade de compreender o processo saúde-doença como fenômeno multicausal e
exercitar ações de Promoção e Proteção à Saúde, e tem como objetivos:
1. Oportunizar ao aluno aprender sobre a função coletiva que dá conformação de recursos à clínica
com a ação do profissional da equipe.
2. Levar o aluno a Desenvolver habilidades práticas de Procedimentos de Promoção, Prevenção e
Vigilância: busca ativa, adscrição, visita domiciliar, vacinas, educação, atenção a grupos específicos,
intervenções sobre o meio, projetos intersetoriais.
3. Levar o aluno a entender as práticas de promoção como função essencial da Saúde Pública e
também como um movimento social ligado ao desenvolvimento humano e meio ambiente.
4. Levar o aluno a intervir na comunidade com práticas de promoção, concebendo-as como processo
de capacitação de pessoas e comunidades incluindo o controle dos determinantes da saúde.
5. Levar o aluno a desenvolver práticas de prevenção de doenças através de medidas médicosanitárias dirigidas a grupos de risco.
6. Desenvolver a percepção política sobre o sistema de saúde nas relações sociais;
7. Desenvolver aptidões sociais tais como: formação de vínculos, comunicação, colaboração e
cooperação, capacidade de trabalho em equipe.
METODOLOGIA:
a. Atividades Teóricas do Módulo de Saúde Coletiva
Durante o semestre devem ser explorados os conteúdos mais informativos sempre correlacionados
à vivência dos alunos nas Unidades de Saúde numa reflexão sobre a prática e estimulado a ser adquirido
pelos alunos através de busca (pesquisa) devendo-se evitar aulas expositivas.
A área de conhecimento mais concentrada será a Epidemiologia, com complementação de temas
da Bioestatística, da Política de Saúde e da Organização dos Serviços.
b. Atividades Práticas:
Visitas domiciliares, trabalho na UBS junto à equipe de saúde, às famílias, grupos de risco e na
comunidade.
AVALIAÇÃO:
02 PROVAS ESCRITAS INTEGRADAS:
02 AVALIAÇÕES DAS PRÁTICAS
01 TRABALHO FINAL DO SEMESTRE: relatório escrito e apresentação pública
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PROGRAMA DO 3º SEMESTRE – 2º ANO DE MEDICINA TURMAS “A” e “B”
ÁREA-CHAVE: Epidemiologia – prof. Maria das Graças Monte MelloTaveira
Profs. Envolvidos e Áreas de Conhecimento Complementares:
Jairo Calado – Bioestatística e Epidemiologia
Sônia Cavalcanti – Políticas e Organização de Serviços de Saúde
Antônio Piranema: Práticas nas Comunidades e em UBS
Semana
1ª
2ª
3ª
4ª
5ª
Área de Conhecimento
Conteúdo Programático
Estrutura Epidemiológica:
Determinantes
Estrutura Epidemiológica: Prevenção
EPIDEMIOLOGIA
Mecanismos de Transmissão
6ª
7ª
8ª
Mecanismos de Eliminação
Estágio do Agente Infeccioso no
Ambiente
9ª
AVALIAÇÃO INTEGRADA DO 1° BIMESTRE
10ª
EPIDEMILOGIA DESCRITIVA:
Variáveis de Tempo
11ª
12ª
EPIDEMIOLOGIA
Variáveis de Espaço
Variáveis das Pessoas
13ª
14ª
15ª
ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE
SAÚDE
16ª
TODAS AS ÁREAS
17ª
Modelos de Atenção à Saúde
AVALIAÇÃO INTEGRADA DO 2º
BIMESTRE
SEMINÁRIO FINAL: APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS DAS PRÁTICAS
DE SAÚDE COLETIVA
REAVALIAÇÃO
PROVA FINAL
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Bibliografia Recomendada:
ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia & Saúde, - Rio de Janeiro. 5 ed. Ed. Medsi -,1994
PEREIRA, M. G. Epidemiologia – Teoria e Prática, Rio de Janeiro. Ed. Guanabara
Koogan,1975.
MEDRONHO, Roberto A. Epidemiologia. São Paulo: Editora Atheneu, 2002.
FORATINI, O. P.Epidemiologia Geral. São Paulo - Ed. Artes Médicas,1998.
FLETCHER, R H.et all. Epidemiologia Clínica. Porto Alegre – Artes Médicas,
BRASIL. Ministério da Saúde – Fundação Nacional de Saúde - INFORME EPIDEMIOLÓGICO DO SUS Brasília - DF.
LEAVELL, H. R. & CLARK E. G. Medicina Preventiva. Sào Paulo, - Ed. Mc. Graw Hill do Brasil 1976.
MÓDULO DE APROXIMAÇÃO À PRÁTICA MÉDICA: HABILIDADES
Coordenação: Profa. Sônia Cavalcanti
Áreas Envolvidas: Educação em Saúde; Psicologia Médica
Objetivo: Iniciar e desenvolver habilidades relacionadas à Comunicação e Educação em Saúde:
Técnicas de entrevista
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EIXO DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
O eixo de desenvolvimento pessoal permeia todo o currículo integrando os eixos teórico-práticointegrado e de aproximação à prática médica.
O Eixo de Desenvolvimento Pessoal (EDP) permeia todo o currículo, numa busca de integração contínua
entre os Eixos Teórico - Prático- Integrado – ETPI- e o Eixo de Aproximação à Prática e Comunidade –
EAPMC- (ver Fig.1 da Organização Curricular).
Princípios Reguladores da Operacionalização do EDP
1. O eixo não é algo que fique permanentemente visível, como um corpo à parte. Ele é desenvolvido
para, sempre que possível, ser diluído nos outros 02 eixos do curso: ETPI e EAPMC, através do
incentivo contínuo à participação ativa dos atores dos outros 02 eixos.
2. Constituem o público alvo do EDP todos os estudantes, docentes e profissionais envolvidos direta
ou indiretamente com o curso de medicina, tendo em vista serem eles os formadores das
habilidades e competências voltadas para a humanização da medicina.
3. As ações deste eixo serão impulsionadas por profissionais internos e externos ao curso de
medicina, na condição de assessores e não como agentes responsáveis pelo eixo.
Objetivos
É objetivo maior do EDP formar o estudante como pessoa e cidadão, estimulando-o a refletir e revisar,
permanentemente, os preceitos éticos e humanísticos que fundamentam suas atitudes pessoais e
profissionais, nos mais diversos contextos em que estiver inserido.
Desse objetivo maior, decorrem outros objetivos que procuram ampliar o desenvolvimento das
habilidades e competências necessárias ao exercício profissional do médico-cidadão, tais como:
Estimular a reflexão sobre a dimensão psicossocial do estudante e de todos os atores envolvidos na
formação médica;
Identificar o significado emocional, psicológico e social da saúde e da doença nos diferentes ciclos de
vida;
Dar visibilidade aos inúmeros significados da relação médico-paciente;
Identificar as responsabilidades de ser médico;
Preparar o estudante para interagir de forma construtiva e proativa com seus pares, nas equipes de
saúde multiprofisssionais, com os usuários e com os dirigentes dos serviços de saúde.
Metodologia
Este eixo terá corporeidade através de atividades constantes dos demais eixos e complementado com
disciplinas nas quais são utilizadas ferramentas de metodologia ativa do processo de ensinoaprendizagem, tais como exercícios, jogos e vivências grupais, de acordo com as necessidades e a
dinâmica do grupo, seguidos da análise e vinculação do vivido ao conhecimento ou prática que se quer
ressaltar. Serão também utilizadas dramatizações, role playing, grupos de reflexão, discussões de filmes
e estudos de caso.
Atividades do Eixo de Desenvolvimento Pessoal
Disciplinas
Mediação de reuniões entre professores e alunos
Apoio e encaminhamento de questões que dizem respeito ao bem estar de estudantes e
professores.
Participação ativa no planejamento e/ou execução de momentos de capacitação docente.
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Realização da escuta discente com o respectivo encaminhamento de propostas para a melhoria
do novo currículo, no seu sentido amplo.
Participação na Comissão de Desenvolvimento Curricular
PROGRAMA DO 3º. SEMESTRE
Disciplina: Ética e Relações Psicossociais III*
• O programa dessa disciplina reflete o conteúdop da Psicologia Médica I que terá sua denominação
oficializada a partir do próximo semestre.
Coordenadora: Profa. Milma Pires de Melo Miranda
Professores: Milma Miranda e Aureo Torres
Objetivo geral:
Promover o conhecimento de aspectos psicossociais e psicossomáticos relacionados à medicina e
desenvolver mecanismos favorecedores do diagnóstico e da colaboração entre paciente, comunidade,
médico e equipe de saúde que facilite a terapeutica e prevenção em saúde.
Obetivos específicos:
• Identificar aspectos éticos nas relações com sujeitos de estudo, colegas estudantes,
professores e pacientes e seus familiares;
• Reconhecer a presença dos mundos psicológicos de profissionais e usuários no exercício
da medicina;
• Identificar características psicossociais e riscos de patologia próprios do estudante de
medicina e do profissional médico;
• Diferenciar os modelos médicos e reconhecer os ramos básicos do estudo do
comportamento, onde se fundamentam as teorias psicológicas;
• Adquirir noções básicas sobre o funcionamento mental do ser humano que propiciem
reflexão, diagnóstico e manejo de situações com forte carga emocional no exercício da
profissão;
• Conhecer as teorias psicossomáticas e suas aplicações na prática médica;
• Conhecer a interface entre a profissão médica e a psicologia, propiciando o trabalho
interdisiciplinar colaborativo e produtivo com outros profissionais que atuam no campo da
saúde.
• Acolher as vivencias emocionais dos alunos em suas primeiras atuações junto ao doente,
ajudando-o a encontrar mecanismos adequados para lidar com o estresse ocupacional,
ampliando também suas habilidades interacionais para evitar futuras distorções na relação
médico paciente.
• Fornecer ao aluno noções gerais sobre a dimensão psicológica, e sua aplicação na
medicina enquanto favorecedor do diagnóstico e dos cuidados ao paciente e seu grupo
social;
• Instrumentalizarr o futuro médico com os conhecimentos de psiquiatria necessários ao
médico generalista, desenvolvendo as habilidades necessárias para o tratamento e manejo
do sofrimento mental nos pacientes e na comunidade;
Fornecer ao aluno noções gerais sobre a dimensão psicológica, e sua aplicação na medicina
enquanto favorecedor do diagnóstico e dos cuidados ao paciente e seu grupo social;
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Instrumentar o futuro médico com os conhecimentos de psiquiatria necessários ao médico
generalista, desenvolvendo as habilidades necessárias para o tratamento e manejo do
sofrimento mental nos pacientes e na comunidade;
Conteúdo
• Relações entre a personalidade do indivíduo (incluindo suas circunstâncias biológicas e sociais)
e
o o processo saúde-doença
o a escolha e o desempenho profissional
• Conceituar: DIMENSÃO PSICOLÓGICA, PERSONALIDADE, CARÁTER, AFETO, SENSOPERCEPÇÃO, IMPULSO, COGNIÇÃO, EMOÇÃO, SENTIMENTO, INATO, ADQUIRIDO,
INSTINTO, IMPULSO, ANGÚSTIA, ANSIEDADE;
• Psicanálise, Fenomenologia e Comportamentalismo
• Psicologia, Psiquiatria e Psicoterapia e diferenças e entrelaçamentos nos papéis do Psiquiatra,
do Médico não-psiquiatra, do Psicólogo e do Psicoterapeuta
• Estatísticas referentes a má resolutividade de doenças no sistema de saúde, sintomas somáticos
“físicamente” inexplicados e curas expontâneas ou através de placebo
• Efeito-placebo
• HOMEOSTASE, ESTRESSE, MEDICINA PSICOSSOMÁTICA;
• PSICONEUROIMUNOLOGIA; MEDICINA PALIATIVA; INTERCONSULTA PSIQUIÁTRICA
• O aparelho psíquico segundo Freud
• TRAÇOS de PERSONALIDADE segundo a predominância de determinados mecanismos de
defesa, e seu papel no adoecimento (comportamentos de risco, estilo de vida, etc) e na
aderência ao tratamento
• A Transferência e a Contra-transferência na relação médico-paciente
• A entrevista médica
• Graus de profundidade das psicoterapias e o aspecto psicoterápico do tratamento médico
• Características, limites e patologias da relação médico-paciente
• Potenciais psicoterapeutico e iatrogênico da consulta e dos procedimentos médicos
(intervenções e encaminhamentos)
• Estressores e vícios profissionais mais freqüentes no contato com o paciente
• Quando (e como) encaminhar um paciente ao “profissional PSI”
• Problemas mais freqüentes no contato com outros profissionais de saúde
• Onipotência-Impotência e outros mecanismos de defesa da mente e identificá-los como riscos
psicológicos da profissão
• Síndrome do Burn Out do médico
Metodologia
A disciplina será obrigatória para todos os alunos do curso, terá duração de 2 horas-aula semanais, por
um período de 17 semanas.
As atividades serão desenvolvidas através de leituras, seminários, dinâmicas, contato com pacientes e
outras atividades práticas que possam permitir o aprendizado nas diversas áreas do saber (saberconhecer, fazer, conviver, ser).
Será encorajada a discussão:
• de experiências atuais vividas pelos alunos junto a pacientes e comunidade,
• de aspectos psicossociais dos casos estudados na tutoria e
• de nexos com aspectos biológicos e sociais estudados nos outros eixos curriculares.
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Avaliação: será qualitativa e quantitativa abrangendo o saber-conhecer, fazer, conviver e ser. Será
incluída na avaliação a presença e a qualidade da participação nas atividades, assim como a
pontualidade e qualidade dos trabalhos prescritos. Avaliaçòes escritas serão efetuadas bimestralmente.
BIBLIOGRAFIA
1. Jeammet P e cols. (1982) Psicologia Médica. Editora Masson, RJ.
2. De Marco MA (2003) A face humana da medicina: do modelo biomédico ao modelo
biopsicossocial. Casa do Psicólogo, 2003
3. Guedes CR e cols. (2006) A subjetividade como anomalia: contribuições epistemológicas para a
crítica do modelo biomédico. Ciência & Saúde Coletiva 0103/2006.
http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=18
4. Freud S. Edição Standard brasileira das Obras Psicológicas Completas. Imago Editora, RJ, 1977.
EIXO TEÓRICO-PRÁTICO INTEGRADO
Características das unidades do 2° ano:
Neste ano serão desenvolvidas 4 unidades para o estudo das características morfofuncionais
do ser humano e dos mecanismos de agressão e defesa relacionados ao processo saúde-doença. O
elemento integrador dentro e entre as unidades será o caso motivador inserido na programação da
semana. Ainda neste ano também serão introduzidos os elementos teórico-práticos de semiologia. A
avaliação será formativa e contínua.
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As disciplinas envolvidas nas unidades 1 e 2 são: Bioquímica, Citologia, Histologia,
Embriologia, Anatomia, Fisiologia, Neurologia, Ortopedia, Reumatologia, Psiquiatria, Dermatologia. As
disciplinas do currículo antigo envolvidas nas unidades 3 e 4 são: Semiologia, Patologia, Farmacologia,
Imunologia, Parasitologia, Bacteriologia, Reumatologia, Doenças Infecto-Parasitárias e Hematologia.
3º Semestre
Módulo 1-Sistema Neurosensorial e
Aparelho Locomotor
Módulo 2- Sistema de
Revestimento, Neurológico e
Psiquiatra
Módulo 3-Agressão e Defesa I
4º Semestre
Módulo 4-Agressão e Defesa II
Iniciação à clínica ampliada na Atenção
básica
Acompanhamento da equipes de saúde
Relação entre os níveis de atenção á saúde
Educação e Comunicação em saúde
Clínica na atenção básica: anamnése e
exame clínico
Educação e Comunicação em saúde
A exemplo do Primeiro Ano, nos módulos a cada semana estuda-se uma unidade temática que é
introduzida pela discussão do caso motivador e será abordada por todas as disciplinas do eixo, que
estarão desenvolvendo atividades teóricas e práticas. O elemento integrador dentro e entre as unidades
será o caso motivador inserido na programação da semana.
Os casos motivadores são elaborados a partir de uma situação clínica, com o objetivo principal de
possibilitar ao aluno a aquisição dos conhecimentos das ciências básicas necessários para a
compreensão do processo saúde-doença, motivando-o para o estudo. As discussões dos casos serão
desenvolvidas com uma metodologia ativa, explicada adiante que utiliza a definição prévia de objetivos de
aprendizagem e proporciona o estudo autodirigido e o desenvolvimento de habilidades e atitudes
desejáveis, conforme descrito nos objetivos gerais do 2° ano. Nas discussões, os objetivos de
aprendizagem da semana devem seguir os objetivos propostos para o semestre. Os objetivos
específicos dos módulos e das unidades são apresentados adiante., assim como a metodologia a ser
utilizada para discussão dos casos motivadores. A avaliação da disciplina envolve as atividades
desenvolvidas na tutoria e nos módulos.
O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE DISCUSSÃO DO CASO MOTIVADOR
A DISCUSSÃO DO CASO MOTIVADOR é a atividade que inicia a semana, introduzindo a temática. São
situações clínicas fundamentalmente relacionadas a determinadas estruturas e processos fisiológicos - os
objetivos fundamentais de aprendizagem da semana, mas que introduzem conceitos e conhecimentos de
semiologia, fisiopatologia e clínica, além de abordar aspectos psicológicos, sociais, éticos e legais. Assim,
partindo do tema central, apresentado como um caso-problema, os alunos irão integrar conhecimentos de
diferentes áreas. Os professores que participam dessa atividade são médicos, professores de disciplinas
clínicas e cirúrgicas.
OBJETIVOS DA DISCUSSÃO DO CASO MOTIVADOR
Diante do caso motivador aluno deve ser capaz de:
1. Descrever a morfologia micro e macroscópica do sistema/orgão/tecido envolvido na situação clínica
apresentada.
2. Explicar as bases fisiológicas do sistema/orgão/tecido afetado, incluindo os aspectos bioquímicos
necessários para a compreensão do metabolismo.
3. as bases fisiopatológicas do processo saúde-doença.
4. Relacionar os sinais e sintomas apresentados pelo paciente ao processo fisiopatológico.
5. Descrever resumidamente o quadro clínico.
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6. Descrever resumidamente os aspectos histopatológicos.
7. Identificar o agente etiológico e descrevê-lo resumidamente.
8. Identificar os fatores ambientais (culturais, sócio-econômicos) relacionados ao caso.
9. Descrever os aspectos psicológicos relacionados ao paciente, à família ou à doença.
10. Identificar, quando presentes, os componentes psicopatológicos.
11. Citar a freqüência, incidência ou prevalência, assim como os dados de morbimortalidade da doença.
12. Identificar os aspectos ético-legais envolvidos na situação.
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Metodologia
As discussões serão realizadas em pequenos grupos. Para cada tema serão realizadas 2
discussões. A seguir apresentamos como os alunos deverão trabalhar para o melhor aproveitamento
dessas discussões.
1ª Discussão
Para cada semana o Grupo deverá escolher um coordenador e um secretário entre os alunos.
As funções do professor, coordenador, secretário e demais alunos constam, mais adiante, do item
FUNÇÕES DOS MEMBROS DA SESSÃO.
Durante as sessões, o professor só interfere quando os alunos se afastam dos objetivos
propostos ou chegam a conclusões erradas sobre um tópico; ele deve evitar responder quanto ao
conteúdo, dar explicações ou aulas; apenas auxilia com perguntas que redirecionem a discussão,
interferindo o mínimo possível.
Na 1º Discussão, no início da semana, o Grupo lerá o caso, discutirá seus conhecimentos
prévios em relação a ele e definirá os objetivos de aprendizagem a partir das questões surgidas na
discussão, seguindo a lista de objetivos propostos para o semestre. Depois de definidos os principais
objetivos de aprendizagem de cada caso, o Grupo deve organizar a busca de informações, de modo a
aprender a encontrar e utilizar apenas informações fundamentadas, científicas. Caso necessitem mais
informações a respeito da bibliografia, laboratórios, outras maneiras de acessar informações e opinião de
especialistas, o professor poderá orientá-los.
A 1ª Discussão deve ser rica na troca de conteúdos já estudados ou conhecidos pelos alunos,
levantamento de hipóteses, perguntas e dúvidas quanto a conteúdos passados, presentes e futuros. Os
objetivos de aprendizagem são definidos de acordo com a lista de objetivos específicos apresentada
adiante. As situações e casos apresentados como problemas permitem cumprir vários desses objetivos,
mas podem não contemplar todos, que serão contemplados em outros casos. A definição dos objetivos
deve ser clara e não deve ser uma lista de conteúdos, mas sim uma lista de perguntas, e a organização
das tarefas entre os alunos deve ser pelas fontes de busca e não pela divisão do conteúdo.
Perguntas que podem ser feitas diante de um caso:
Conheço o significado de todos os termos?
Compreendo a situação?
E todos os conceitos?
Tenho a descrição completa?
Tenho todos os fatos?
Pensei em todas as possibilidades?
Que dados necessito?
Qual o significado do achado?
Qual a melhor maneira de manusear os dados?
Já encontrei situação semelhante anteriormente?
Estou certo ou existe outra maneira de interpretar?
Tenho conhecimento suficiente sobre isso?
Que conhecimentos preciso?
Onde encontrar esse conhecimento?
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BUSCA DA INFORMAÇÃO
Durante a semana, os alunos terão horários livres entre as aulas, além de todo o período final da
tarde, que devem ser utilizados para a busca de informações. Além disso, rodas as aulas teóricas e
práticas estarão relacionadas ao tema da semana, organizando os conhecimentos e permitindo que os
alunos discutam suas dúvidas com os professores nas diferentes áreas do conhecimento.
2ª Discussão
Na 2ª Discussão, preferência na sexta-feira, cada aluno do Grupo deverá expor as informações
coletadas, com o objetivo de esclarecer cada questão levantada, o que permite a discussão dos
diferentes pontos de vista, das interpretações e das conclusões. Não deve ser uma seqüência de
apresentações pelos alunos, mas uma conversa onde ocorra troca de informações e que possibilite a
todos terminar a semana com o conhecimento adquirido. Uma discussão sobre as informações que
buscaram só pode ocorrer se todos leram um texto básico, levantaram questionamentos e dúvidas e
procuraram outras fontes.
Sugerimos a utilização de um caderno onde possam ser anotadas todas as fontes de informação
utilizadas, referências bibliográficas, endereços, pessoas e sites.
Ao final da 2ª Discussão, serão realizadas a auto-avaliação e a avaliação dos membros do
Grupo, considerando a participação dos alunos e do professor assim como o conteúdo discutido.
Também devem ser avaliados: como ocorreram a discussão do grupo e a dinâmica do Grupo e como
foram abordados os aspectos psicológicos dos casos. Estas avaliações deverão ser registradas nesse
caderno, nas tabelas de avaliação dos módulos.
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FUNÇÕES DOS MEMBROS DA SESSÃO DE DISCUSSÃO DO CASO MOTIVADOR
PROFESSOR(A)
1. Orientar os trabalhos.
2. Interferir quando os alunos se afastam dos objetivos propostos ou chegam a conclusões erradas
sobre um tópico, redirecionando a discussão.
3. Evitar responder quanto ao conteúdo, dar explicações ou aulas.
4. Realizar as funções do(a) aluno-coordenador(a), caso esse não as cumpra .
5. Registrar o andamento da discussão e a avaliação ao final da sessão.
6. Realizar a avaliação dos alunos.
7. Orientar o Grupo ou cada aluno nas suas dificuldades e falhas observadas.
GRUPO DE ALUNOS :
Aprender e aplicar as seguintes habilidades:
1. Identificar as necessidades pessoais e coletivas;
2. Fazer perguntas e buscar respostas de forma sistemática;
3. Buscar a compressão de mecanismos e conceitos (não apenas listar);
4. Manter o equilíbrio entre seus objetivos e os da atividade;
5. Manter o equilíbrio entre suas necessidades educacionais e as do Grupo;
6. Cooperar e compartilhar fontes de informação;
7. Ser ético no seu trabalho e favorecer o espírito de trabalho em Grupo;
8. Apresentar senso crítico, avaliar e aplicar as informações a situações concretas;
9. Avaliar suas atividades, as dos colegas e dos Professores;
10. Avaliar criticamente, de maneira construtiva o material didático e as atividades.
ALUNO(A) COORDENADOR(A)
1. Procurar manter-se calmo, objetivo, amigo e evitar criticas aos colegas.
2. Ler o texto, planejar e coordenar o cumprimento das etapas e o tempo gasto.
3. Solicitar a participação dos alunos mais calados.
4. Interromper quando um(a) aluno(a) monopoliza a discussão, perguntando o que os demais têm para
contribuir, se concordam ou discordam, se está dentro dos objetivos da correlação.
5. Reler os objetivos e, sempre que preciso, redirecionar o Grupo.
6. Fazer cumprir os horários programados pelo Grupo para cada item.
ALUNO(A) SECRETÁRIO(A)
1. Registrar os termos e conceitos levantados pelo Grupo.
2. Registrar os objetivos propostos como biológicos, psicossociais e éticos.
3. Reler e apresentar ao Grupo os objetivos ao final da discussão.
4. Anotar os objetivos escolhidos pelo Grupo.
15
5. Ler os objetivos escolhidos pelo Grupo no início das discussões de fechamento.
6. Introduzir cada novo objetivo na discussão.
7. Checar se todos os objetivos escolhidos pelo Grupo foram cumpridos.
16
MÓDULO I
AVALIAÇÃO DA DISCUSSÃO DE CASOS MOTIVADORES
ASSINALE SUFICIENTE OU INSUFICIENTE
AVALIAÇÃO DAS SESSÕES
UNIDADES
1
2
3
4
5
6
7
Foram levantados os conhecimentos prévios
Os objetivos foram adequadamente
estabelecidos
As perguntas foram compreendidas
As perguntas foram respondidas
Os objetivos foram cumpridos
O Grupo trabalhou de forma eficaz
O Grupo utilizou bem o tempo
AVALIAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A)
Fez intervenções adequadas
Corrigiu o percurso
Propiciou bom relacionamento entre alunos
Teve bom relacionamento com os alunos
Fez críticas construtivas e não destrutivas
Respeitou os alunos
Estimulou a participação do Grupo
Não atrapalhou a discussão do Grupo
Avaliou adequadamente a participação do
aluno
Foi pontual e organizado
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MÓDULO I
AVALIAÇÃO DA DISCUSSÃO DE CASOS MOTIVADORES
AVALIAÇÃO DO(A) ALUNO(A )
NOME
RA
Completar a grade abaixo. Cada item vale 2 pontos
SESSÃO
1
2
3
4
5
6
7
DATA
Auto-avaliação
Peso 1
Nota do Grupo
Peso 1
Nota do Professor
Peso 3
Média Ponderada
Foi coordenador: (datas)
Foi secretário: (datas)
1.PARTICIPAÇÃO PESSOAL = Foi pontual e organizado. Fez
intervenções e perguntas adequadas. Buscou respostas de forma
sistemática. Buscou a compreensão de mecanismos e conceitos.
Identificou necessidades pessoais e coletivas.
2. PARTICIPAÇÃO NO GRUPO = Manteve o equilíbrio entre seus
objetivos e os do programa. Manteve o equilíbrio entre suas
necessidades e as do Grupo. Cooperou e compartilhou fontes de
informação. Estimulou a participação do Grupo. Não atrapalhou a
discussão do Grupo.
3. RELACIONAMENTO = Foi ético no seu trabalho. Apresentou
espírito de trabalho em Grupo. Respeitou e teve bom relacionamento
com os colegas e com o(a) Professor(a).
4.CONHECIMENTOS = Apresentou conhecimentos prévios
adequados. Adquiriu novos conhecimentos.
5. HABILIDADES = Apresentou raciocínio coerente. Expressou-se
adequadamente. Apresentou senso crítico. Avaliou as informações
obtidas e aplicou-as. Avaliou adequadamente suas próprias
atividades, a dos colegas e a dos Professores.
18
MÓDULO II
AVALIAÇÃO DA DISCUSSÃO DE CASOS MOTIVADORES
ASSINALE SUFICIENTE OU INSUFICIENTE
AVALIAÇÃO DAS SESSÕES
UNIDADES
8
9
10
11
12
13
14
Foram levantados os conhecimentos prévios
Os objetivos foram adequadamente
estabelecidos
As perguntas foram compreendidas
As perguntas foram respondidas
Os objetivos foram cumpridos
O Grupo trabalhou de forma eficaz
O Grupo utilizou bem o tempo
AVALIAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A)
Fez intervenções adequadas
Corrigiu o percurso
Propiciou bom relacionamento entre alunos
Teve bom relacionamento com os alunos
Fez criticas construtivas e não destrutivas
Respeitou os alunos
Estimulou a participação do Grupo
Não atrapalhou a discussão do Grupo
Avaliou adequadamente a participação aluno
Foi pontual e organizado
MÓDULO II
AVALIAÇÃO DA DISCUSSÃO DE CASOS MOTIVADORES
19
AVALIAÇÃO DO(A) ALUNO(A )
NOME
RA
Completar a grade abaixo. Cada item vale 2 pontos
SESSÃO
8
9
10
11
12
13
14
DATA
Auto-avaliação
Peso 1
Nota do Grupo
Peso 1
Nota do Professor
Peso 3
Média Ponderada
Foi coordenador: (datas)
Foi secretário: (datas)
1.PARTICIPAÇÃO PESSOAL = Foi pontual e organizado. Fez
intervenções e perguntas adequadas. Buscou respostas de forma
sistemática. Buscou a compreensão de mecanismos e conceitos.
Identificou necessidades pessoais e coletivas.
2. PARTICIPAÇÃO NO GRUPO = Manteve o equilíbrio entre seus
objetivos e os do programa. Manteve o equilíbrio entre suas
necessidades e as do Grupo. Cooperou e compartilhou fontes de
informação. Estimulou a participação do Grupo. Não atrapalhou a
discussão do Grupo.
3. RELACIONAMENTO = Foi ético no seu trabalho. Apresentou espírito
de trabalho em Grupo. Respeitou e teve bom relacionamento com os
colegas e com o(a) Professor(a).
4. CONHECIMENTOS = Apresentou conhecimentos prévios adequados.
Adquiriu novos conhecimentos.
5. HABILIDADES = Apresentou raciocínio coerente. Expressou-se
adequadamente. Apresentou senso crítico. Avaliou as informações
obtidas e aplicou-as. Avaliou adequadamente suas próprias atividades, a
dos colegas e a dos Professores.
20
EIXO TEÓRICO-PRÁTICO INTEGRADO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
DOS MÓDULOS DO 3º SEMESTRE
MÓDULO 1
Unidade 1: Bases morfofisiológicas do Sistema Neurosensorial e Aparelho Locomotor
Objetivos:
Adquirir conhecimentos de anatomia, bioquímica, histologia, embriologia, fisiologia e
farmacologia necessários para a compreensão do funcionamento dos sistemas neurosensorial e
locomotor;
Identificar e descrever os aspectos bio-psico-sociais, legais e éticos envolvidos no processo
saúde-doença;
Desenvolver habilidades para a educação continuada e autodirigida, auto-avaliação, trabalho em
equipe, relacionamento interpessoal, relação médico-paciente e raciocínio científico, crítico e
clínico.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
MÓDULO I
UNIDADES SEMANAIS
1ª. Semana
Módulo1 Sistema Nervoso e Ap. Locomotor
OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Organização do Sistema Nervoso
Descrever e explicar: as partes constituintes do sistema nervoso central e periférico; definir e nomear as
partes do neurônio e das células da glia; diferenciar glia central da periférica; descrever a morfologia dos
neurônios bipolares, pseudo unipolares e multipolares; descrever a formação do nervo espinal; descrever
a divisão macroscópica do sistema nervoso adulto; Explicar o que é uma cadeia neuronal; a divisão em
lobos e giros do cérebro; definir áreas primárias, secundárias e terciárias e suas funções.
Descrever a morfologia de diferentes tipos de neurônios e células da glia.
Identificar as substâncias cinzenta e branca.
Descrever a organização estrutural dos constituintes histológicos do encéfalo e da medula nervosa.
Citar os constituintes da fibra nervosa relacionando-a à formação e distribuição no nervo.
Descrever a organização do sistema nervoso central e periférico
Citar a localização cerebral das funções neurais
Descrever as funções das células nervosas
Caracterizar os processos de envelhecimento e morte do sistema nervoso
Módulo1 Sistema Nervoso e Ap. Locomotor
OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Sistema. Nervoso Autônomo
Descrever e explicara divisão anatômica do sistema nervoso autônomo em simpático e parassimpático,
definir ramos comunicante cinzento e comunicante branco, definir gânglios paravertebrais e tronco
simpático; definir plexos viscerais e nervos esplâncnicos.
Descrever os componentes do SNA simpático e parassimpático e seus mediadores químicos
21
Descrever as funções do SNA
Descrever os tipos de receptores e os mecanismos de ação dos neurotransmissores do SNA nos
diferentes órgãos
Explicar a função da adenosina trifosfato na manutenção do potencial elétrico de equilíbrio através da
membrana dos neurônios
Explicar o mecanismo de ação de substancias neurotransmissoras na interação neurônio
Explicar a localização da síntese de principais neurotransmissores e sua estocagem em vesículas
Descrever algumas famílias de proteínas sinápticas
Descrever a interação de proteínas da vdas vesículas sinapticas com as proteínas da membrana
plasmática
Módulo1
Sistema Nervoso e Ap. Locomotor
OBJETIVOS DA UNIDADE 3
Processo Neuro- Muscular
Descrever a integração funcional do sistema ósseo; articular; muscular; vascular e nervoso
periférico.Identificar e nomear as estruturas articulares, vasculares, nervosas, músculos do membro
superior e da cintura escapular em seus compartimentos; descrever as ações musculares isoladas e em
grupos;
Explicar e descrever lesões ósseas, articulares, musculares, vasculares e nervosas periféricas e seus
prejuízos para o homem.
Relacionar a disposição e organização histológica dos músculos estriados esqueléticos as demais
estruturas do sistema locomotor
Explicar como os canais receptores respondem a uma variedade de substancias neurotransmissoras
coimo catecolaminas, GABA, serotonina e glutamamto
Descrever e explicar o desenvolvimento embrionário do sistema nervoso; crista neural e seus derivados;
Explicar o mecanismo de ação de substancias neurotransmissoras na interação neurônio
Explicar a localização da síntese de principais neurotransmissores e sua estocagem em vesículas
Descrever algumas famílias de proteínas sinápticas
Descrever a interação de proteínas das vesículas sinapticas com as proteínas da membrana plasmática
Descrever a formação e o desenvolvimento do tubo neural.
Citar os tipos celulares oriundos da diferenciação das células da crista neural.
Identificar a origem embrionária de malformações do sistema nervoso.
Descrever a despolarização da membrana plasmática do neurônio presinaptico e como esta onda
despolarização abre os canais de Ca2+.
Explicar a atuação do Ca2+ como segundo mensageiro intracelular
Explicar como ocorre a terminação de sinais nas junções sinapticas- descrever a ação da acetilcolina
esterase e seus mecanismo de inibição
Descrever a ação de neurotransmissores nos receptores colinérgicos, glutamatérgicos, serotoninérgicos,
catecolaminérgicos, gabaérgicos, receptores para a glicina, receptores purinérgicos e peptidérgicos.
Caracterizar os potenciais pós-sinápticos excitatórios e inibitórios
Descrever somação temporal e espacial
Módulo 1- Sistema Nervoso e Ap. Locomotor
OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Neurotransmissão e Contração Muscular
Descrever a ação da acetilcolina na liberação de Ca2+ do reticulo sarcoplasmatico Descrever a ação do
complexo miosina-ATPase dependente de cálcio
Explicar o mecanismode ação das bombas de íons da classe P; enfatizando a miosina ATPase e sua
ação hidrolisando ATP
Descrever a síntese de neurotransmissores
22
Diferenciar os receptores ionotrópicos e metabotrópicos
Descrever a junção neuromuscular
Descrever o receptor colinérgico da placa motora e o potencial de placa terminal
Descrever a contração e relaxamento muscular: propagação do potencial de ação, mecanismos de
liberação e captação de cálcio, função das proteínas musculares
Diferenciar os tipos de contração muscular
Descrever as fontes energéticas para o metabolismo muscular
Módulo 1- Sistema Nervoso e Ap. Locomotor
OBJETIVOS DA UNIDADE 5
Metabolismo Muscular
Descrever a integração funcional do sistema ósseo; articular; muscular; vascular e nervoso periférico.
Identificar e nomear as particularidades das articulações, estruturas nervosas e vasculares bem como os
músculos que agem na mecânica da coluna vertebral; discutir as ações musculares isoladas e em grupos;
Explicar e descrever lesões ósseas, articulares, musculares, vasculares e nervosas periféricas e prejuízos
para o homem.
Observar os efeitos de diferentes tipos de estimulação sobre a geração de reflexos medulares
Descrever a origem e o desenvolvimento dos somitos, relacionando-os com a formação dos músculos e
ossos.
Identificar a origem embrionária de diferentes tipos musculares e ossos.
Identificar ao microscópio óptico as diferentes regiões da medula nervosa e gânglios espinhais no
embrião.
Identificar ao microscópio óptico a formação da coluna vertebral, costelas e esterno.
Descrever a organização funcional do comando motor na medula espinhal
Caracterizar os circuitos sinápticos envolvidos na elaboração das respostas reflexas medulares
Descrever os receptores e aferentes do sistema motor medular: tipos de neurônios, fusos musculares e
órgão tendinoso de golgi
Módulo 1 Sistema Nervoso e Ap. Locomotor
OBJETIVOS DA UNIDADE 6
Reflexos Medulares
Anatomia - prática
Fisiologia – prática
Explicar a oscilação dos níveis proteína quinases ciclina-dependente (CDK)
Explicar a regulação da CDK por fosforilação
Explicar os princípios de quantificação da atividade enzimática por espectrofotometria
Descrever a organização histológica de tendão e ligamento.
Citar os diferentes tipos de cartilagem.
Descrever a organização morfológica da cartilagem articular e sua relação com outros tecidos.
Relacionar os componentes da matriz cartilaginosa com seu papel funcional.
Identificar ao microscópio óptico os diferentes constituintes da cartilagem.
Módulo 1 Sistema Nervoso e Ap. Locomotor
OBJETIVOS DA UNIDADE 7
Função Motora Integrada
Descrever o sistema ósseo; articular; muscular; vascular e nervoso periférico.Identificar e nomear as
particularidades das articulações, estruturas nervosas e vasculares bem como os músculos que agem na
mecânica da coluna vertebral; discutir as ações musculares isoladas e em grupos;
Descrever e explicar as lesões ósseas, articulares, musculares, vasculares e nervosas periféricas e
prejuízos para o homem.
23
Citar as células ósseas e os constituintes da matriz óssea.
Estabelecer diferenças entre a ossificação endocondral e a membranosa.
Relacionar os componentes da matriz ao processo de calcificação.
Descrever o processo de ossificação necessário a recuperação do osso fraturado.
Descrever a estrutura de importante neurotoxinas e sua ação
Descrever as funções das vias nervosas aferentes e eferentes no controle das funções motoras
Descrever os mecanismos do sistema vestibular para o controle do equilíbrio
Módulo 1 Sistema Nervoso e Ap. Locomotor
Objetivos da unidade 8
Anatomia - Avaliação
Identificar ao microscópio óptico as células e matriz óssea.
Citar as diferentes zonas do disco epifisário, ressaltando suas características morfológicas.
Bioquímica – Prática
Descrever as funções do cerebelo e dos núcleos da base no controle e geração de movimentos motores
Caracterizar as funções das áreas motoras cerebrais
Módulo 1 Sistema Nervoso e Ap. Locomotor
Objetivos da unidade 9
Avaliação Integrada
24
Unidade 2: Bases morfofisiológicas do Sistema de Revestimento, Neurológico e Sensorial
Módulo 2 - Sistema Neuro-Sensorial e Revestimento
Objetivos da Unidade 1
Sistema Somestésico
Descrever a anatomia dos funículos anterior, lateral e posterior; os sulcos lateral anterior, lateral posterior
e intermédio; a fissura anterior e sulco posterior;
Saber localizar na substância branca da medula espinal o posicionamento dos feixes de fibras
ascendentes e descentes, localizar os feixes de fibras próprios;
Descrever a coluna anterior, coluna posterior e coluna lateral e seus significados funcionais;
Citar a origem embrionária da epiderme e da derme.
Descrever a formação e o desenvolvimento de estruturas anexas da pele (folículos pilosos e glândulas).
Identificar ao microscópio óptico a epiderme em formação e o mesênquima.
Descrever a organização histológica da pele, estabelecendo as diferenças entre pele delgada e espessa.
Identificar as camadas da epiderme relacionando-as ao processo de queratinização.
Caracterizar morfologicamente os melanócitos, as células de Langherans e as células de Merkel.
Descrever a organização morfológica das glândulas cutâneas, dos folículos pilosos e das unhas.
Citar os tipos de terminações nervosas da pele.
Descrever os tipos e funções dos receptores sensoriais
Descrever as propriedades de transdução no sistema sensorial
Descrever o campo receptor para a detecção de estímulos e a propriedade de adaptação dos receptores
Módulo 2 - Sistema Neuro-Sensorial e Revestimento
Objetivos da Unidade 2
Mecanismos Somestésicos e da Dor
Descrever as divisões macroscópicas do tronco encefálico no bulbo os núcleos nervos cranianos
motores e sensitivos, e substância própria núcleo grácil, cuneiforme , acessórios e complexo olivar
inferior, seus feixes de fibras longitudinais transversa e formação reticular com centros respiratório
vasomotor e vomito, e cavidades como IV ventrículo;
Descrever as divisões macroscópicas do tronco encefálico na ponte os núcleos dos nervos cranianos do
V ao VIII, e núcleos próprios pontinos, alivar superior, corpo trapezóide e núcleo do lemnisco lateral;
feixes de fibras longitudinais ascendentes e descendentes, fibras transversas, formação reticular e
cavidade do IV ventrículo; Descrever no mesencéfalo os núcleos dos nervos III ao V e substância própria
como núcleos rubro, substancia negra do clículo superior e do inferior, área pré-tectal, sua fibras
longitudinais ascendentes, descendentes e de associação e fibras transversais, a formação reticular e o
aqueduto cerebral.
Histologia - Prática
Descrever a organização funcional do sistema somestésico
Caracterizar a organização das vias nervosas somestésicas e dos dermátomos
Descrever os receptores para a dor e os mecanismos de sinalização da dor
Descrever as vias ascendentes e mecanismos centrais da dor
Citar e descrever os tipos de dor
Módulo 2 - Sistema Neuro-Sensorial e Revestimento
Objetivos da Unidade 3
Emoções e Hipotálamo
Descrever a divisão órgão de acordo a evolução ontogenética,
Identificar no cerebelo a porção central ou vermis e os hemisférios,
25
Localizar o sulco póstero lateral e fissura prima;
Descrever os núcleos centrais e suas aferências;
Explicar a origem das fibras que chegam aos núcleos centrais;
Descrever as camadas do córtex e suas relações;
Explicar as funções do cerebelo e suas patologias.
Histologia – Microscopia
Reconhecer os mecanismos neuro-endócrinos hipotalâmicos, termorregulação e bio-química das
emoções.
Descrever o papel do hipotálamo na regulação da temperatura, na regulação neuroendócrina do
organismo e na geração de padrões comportamentais
Identificar e descrever as estruturas que compõem o sistema límbico e suas funções na geração de
padrões comportamentais;
Descrever os circuitos, neurotransmissores e tipos de receptores do sistema límbico
Módulo 2- Sistema Neuro-Sensorial e Revestimento
Objetivos da Unidade 4
Mecanismos Centrais do Sono e Virgília
Estudo Dirigido de Histologia/microscopia
Descrever os receptores para a dor e os mecanismos de sinalização da dor
Descrever as vias ascendentes e mecanismos centrais da dor
Citar e descrever os tipos de dor
Módulo 2 - Sistema Neuro-Sensorial e Revestimento
Objetivos da Unidade 5
Telencefálo
Descrever a divisão macroscópica do órgão seus lobos, lóbulos e giros;
Identificar as áreas primárias;
Descrever as camadas do córtex cerebral;
Identificar o corpo medular do cérebro;
Descrever núcleos centrais e suas relações com cápsula interna e sistema de ventrículos;
Descrever as principais conexões para a função do planejamento motor;
Relacionar o telencefálo com as funções da vida de relação.
Descrever a organização morfológica e celular da córtex
Descrever a disrupção da sinalização mediada pela Proteína G e doenças
Descrever o papel do hipocampo, córtex cerebral e demais estruturas nervosas implicadas na formação
da memória
Citar e descrever os tipos de memória
Descrever os mecanismos celulares e moleculares envolvidos nos processos de aprendizagem e
memória
Módulo 2- Sistema Neuro-Sensorial e Revestimento
Objetivos da Unidade 6
Visão – Audição
Anatomia – Prática
Descrever as características histológicas das membranas, câmaras e lentes.
Identificar a organização morfológica das pálpebras e glândulas lacrimais.
Explicar as diferenças na obtenção de ATP pela córnea e pela retina
Descrever as principais proteínas constituintes da córnea
Explicar como a luz causa modificações conformacionais na rodopsina
Explicar como rodopsina excitada atua a traves da Proteína G
26
Explicar a conseqüências moleculares da absorção de fotons pela rodopsina no segmento externo das
células rod
Descrever e explicar como ocorre a amplificação de sinal na células rod e cones
Explicar a terminação do sinal visual
Descrever o sistema óptico do olho e explicar: formação de imagens sobre a retina, mecanismo de
acomodação do cristalino, mecanismos de adaptação ao claro e ao escuro.
Descrever o processo neural da visão
Descrever os mecanismos de fototransdução e importância da vitamina A no processo
Descrever a função dos cones e bastonetes
Descrever os processos para detecção de cores, detecção de variação de luminosidade
Descrever as vias centrais da visão e a representação das imagens no córtex visual
Descrever a origem e o desenvolvimento dos constituintes do cristalino, da córnea e do cálice óptico (íris
e corpo ciliar).
Citar malformações do olho.
Módulo 2- Sistema Neuro-Sensorial e Revestimento
Objetivos da Unidade 7
Audição - Visão
Citar os constituintes e as características histológicas dos ouvidos externo, médio e interno.
Identificar a organização histológica da mácula e das cristas ampulares.
Descrever a organização morfológica do órgão de Corti.
Descrever a origem e o desenvolvimento dos ouvidos externo, médio e interno.
Citar malformações do ouvido.
Descrever os neuropeptideos (encefalinas, endorfinas , substancia P) e sua ação nas respostas
emocionais e sensoriais
Descrever o funcionamento do sistema auditivo: condução da onda sonora pelo ouvido externo, médio e
interno
Descrever o mecanismo de estimulação dos receptores cocleares; potenciais microfônicos cocleares e
potencial de ação no nervo auditivo; mecanismos de discriminação de intensidade, freqüência e de timbre
da onda sonora
Descrever o mecanismo de percepção auditiva no córtex cerebral
Descrever e identificar as túnicas do bulbo ocular, lente e zônula ciliar; túnica conjuntiva e pálpebras;
músculos extrínsecos do olho; inervação dos mm extrínsecos; retina e suas camadas, campos visuais,
hemiretina, nervo óptico; quiasma óptico, trato óptico, corpo geniculado lateral, radiações ópticas, lábios
sulco calcarino; córtex visual primário
Descrever e identificar estrutura da orelha, ouvido médio, ouvido interno, labirinto; cóclea, canais
semicirculares; descrever os mecanismo da audição, nervo vestíbulo coclear.
Módulo 2- Sistema Neuro-Sensorial e Revestimento
Objetivos da Unidade 8
Olfato e Gustação
Estudo Dirigido de Histologia
Explicar os eventos moleculares da olfatação
Explicar os eventos moleculares do mecanismo de transdução e para sabor doce
Descrever os receptores olfatórios e gustatórios e suas funções
Descrever os mecanismos envolvidos na detecção dos diversos estímulos olfatórios e gustatórios
Descrever os processos de adaptação dos receptores olfatórios e gustatórios
Descrever a integração central dos estímulos olfatórios e gustatórios
27
Módulo 2- Sistema Neuro-Sensorial e Revestimento
Objetivos da Unidade 9
Avaliação
28
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA
PROFESSORA RESPONSÁVEL: ELIANE MELLA, MAGNA S.A. MOREIRA, ROBERTA C S
FERREIRA
3º PERÍODO
MÓDULO 1
1
Introdução à
farmacologia.
Formas
farmacêuticas
2
Vias de
administração
Farmacologia Geral
• Identificar os objetivos gerais de estudo da farmacologia, bem como suas
divisões e os órgãos reguladores da produção e comercialização de fármacos.
• Descrever conceitos básicos de farmacologia.
• Identificar as diferentes nomenclaturas dos fármacos.
• Diferenciar medicamentos de referência, genéricos e similares.
• Compreender a relação risco/benefício no uso de fármacos.
• Identificar as principais formas farmacêuticas e compreender a relação destas
com os processos farmacocinéticos.
• Citar as principais vias de administração enteral, parenteral, inalatória e tópica.
• Corrrelacionar as principais vantagens e desvantagens de cada uma destas
vias.
• Descrever a relação das diferentes vias de administração de fármacos com os
processos farmacocinéticos e farmacodinâmicos.
3
Aula Prática
• Aula Prática: Formas farmacêuticas. Manipulação de animais de laboratório.
Vias de administração
4 Farmacocinética
• Descrever o processo cinético de absorção de fármacos
• Explicar de que maneira os fatores: solubilidade, concentração do fármaco,
interação com alimentos, área da superfície de absorção, circulação local, pH
no sítio de absorção e pka do fármaco, afetam a velocidade de absorção e a
biodisponibilidade dos fármacos.
• Compreender a distribuição de fármacos pelo organismo
• Explicar os processos de biotransformação de fármacos.
• Descrever os fatores que influenciam a biotransformação.
• Explicar os diferentes processos de excreção de fármacos do organismo
5
Aula Prática
6
Farmacodinâmica e
Farmacologia clínica
•
Aula Prática: Dissolução de fármacos.
Adsorção de fármacos
• Explicar os mecanismos de ação dos fármacos e suas interações com
receptores celulares.
• Relacionar a biodisponibilidade e bioequivalência.
• Diferenciar eficácia e potência de fármacos.
• Identificar os principais fatores fisiopatológicos que alteram a farmacocinética.
7
8
Introdução à
farmacologia do SNA,
Fármacos
Colinérgicos e
anticolinérgicos
• Avaliação 1
• Rever as ações do SNA simpático e parassimpático e conhecer as classes de
fármacos que podem potencializar ou inibir estas ações.
• Citar os principais fármacos Colinérgicos e anticolinérgicos
• Explicar seu mecanismo de ação e seus efeitos farmacológicos, relacionando
com possíveis usos clínicos.
• Conhecer a farmacocinética, principais efeitos adversos e interações
medicamentosas
29
9
Fármacos
Adrenérgicos
10
MÓDULO 2
11
BMN e práticas
12
Anestésicos Locais
13
Hipnóticos e ansiolítico
14
Anestésicos Gerais e
Analgésicos opióides
15
16
Antipsicótico e lìtio
•
•
Citar os principais fármacos adrenérgicos
Explicar seu mecanismo de ação e seus efeitos farmacológicos,
relacionando com possíveis usos clínicos.
• Conhecer a farmacocinética, principais efeitos adversos e interações
medicamentosas
• Citar os principais fármacos antiadrenérgicos
Explicar seu mecanismo de ação e seus efeitos farmacológicos, relacionando
com possíveis usos clínicos.
• Conhecer a farmacocinética, principais efeitos adversos e interações
medicamentosas
Avaliação 2
Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo
• Bloqueadores neuromusculares.
• Aula Prática 1: “Bloqueadores neuromusculares” (vídeo).
• Aula Prática 2: Tutorial computadorizado de farmacologia do SNA
•
• Conhecer os Anestésicos locais dos grupos éster e amida
• Conhecer as diferenças farmacocinéticas entre os dois grupos, bem como os
principais efeitos adversos e interações medicamentosas
• Explicar seu mecanismo de ação e seus efeitos farmacológicos, relacionando
com possíveis usos clínicos.
• Citar e explicar o mecanismo de ação e efeitos farmacológicos, relacionando
com possíveis usos clínicos;
• Conhecer a farmacocinética, principais efeitos adversos e interações
medicamentosas dos Hipnóticos e ansiolíticos.
• Citar e explicar o mecanismo de ação, efeitos farmacológicos, relacionando com
possíveis usos clínicos;
• Explica a farmacocinética, principais efeitos adversos e interações
medicamentosas dos Anestésicos Gerais e Analgésicos opióides
Avaliação 3
•
•
17
Antidepressivo e
Antipsicóticos.
18 Anticonvulsivantes e
Antiparkinsonianos.
•
•
•
•
•
•
19
•
•
Citar e explicar o mecanismo de ação, efeitos farmacológicos, relacionando
com possíveis usos clínicos;
Conhecer a farmacocinética, principais efeitos adversos e interações
medicamentosas dos Antipsicótico e lìtio
Citar e explicar o mecanismo de ação, efeitos farmacológicos, relacionando
com possíveis usos clínicos
conhecer a farmacocinética, principais efeitos adversos e interações
medicamentosas dos Antidepressivo e Antipsicóticos.
Citar e explicar o mecanismo de ação, efeitos farmacológicos, relacionando
com possíveis usos clínicos;
Discutir a farmacocinética, principais efeitos adversos e interações
medicamentosas dos Anticonvulsivantes e Antiparkinsonianos.
Avaliação 4
30
PROGRAMA DE ELETIVAS OU COMPLEMENTAR
O programa de ELETIVAS ou COMPLEMENTAR é composto por disciplinas e atividades de pesquisa e
extensão. O aluno deverá desenvolver, no mínimo 5% da carga horária total do curso, correspondendo a
440 s.
DISCIPLINAS ELETIVAS
As disciplinas eletivas são oferecidas durante todo o curso, em unidades de 4 a 8 semanas . As
disciplinas eletivas serão oferecidas para no mínimo 10 alunos e o máximo de alunos depende da
especificidade de cada disciplina. Caso haja maior numero de candidatos deverá ocorrer processo
seletivo. Cada disciplina eletiva será oferecida uma vez durante um dos semestres, em horário prédeterminado.
Grupo E1- disciplinas do eixo de desenvolvimento pessoal. Essas disciplinas utilizarão
metodologias ativas: exercícios, jogos e vivências grupais, de acordo com as necessidades e dinâmica do
grupo, seguidos da análise e vinculação do vivido ao conhecimento ou prática que se quer ressaltar.
Serão também utilizadas dramatizações, role playing, grupos de reflexão, discussões de filmes e estudos
de caso.
Grupo E2- estão alocadas as disciplinas do eixo de conhecimento, visando à habilitação do
aluno em uma área específica de seu interesse com o objetivo de aprofundamento ou obtenção de
conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades específicas e são baseadas em atividades práticas e
metodologias ativas.
ATIVIDADES DE PESQUISA e EXTENSÃO: Serão consideradas para o programa de eletivas as
atividades desenvolvidas em grupos, programas e/ou projetos devidamente registrados na UFAL e
FAMED.
31
HORÁRIO DO 3º SEMESTRE
SEG
Área Verde
GRADE DE ATIVIDADES – TURMA A – 3º semestre
TERÇA
QUARTA
QUINTA
APMC
Tutoria
7:30-11:00
7:30-9:10
APMC
Habilidades
7:30-9:30
DP
Ética
9:20-11:00
APMC
Habilidades
9:40-11:40
SEXTA
Eletiva
7:30-9:30
BMF III
Avaliação
9:40-12:00
DESLOCAMENTO e ALMOÇO
APMC
14:00 – 16:00
Farmaco
16:10-18:00
SEG
Área Verde
BMF III
Tutoria
14:00 – 15:40
BMF III
Fisiologia
14:00 – 17:00
BMF III
BQ
16:00 - 17:50
BMF III
Anatomia
13:30-16:10
BMF III
Histologia
13:30 – 16:00
Atividades de Ensinoaprendizagem
do ETPI
16:20 – 18:00
GRADE DE ATIVIDADES – TURMA B – 3º semestre
TERÇA
QUARTA
QUINTA
Atividades
APMC
De Ensino7:30-11:00
APMC
aprendizagem
Habilidades
Do ETPI
7:30-9:30
SEXTA
Eletiva
7:30-9:30
7:30-9:10
BMF III
Histologia
APMC
Habilidades
9:40-11:40
9:20 – 11:40
BMF III
Avaliação
9:40-12:00
DESLOCAMENTO e ALMOÇO
Farmaco
14:00 – 15:50
APMC
16:10-18:00
BMF III
BQ
14:00 – 15:40
BMF III
Tutoria
16:00 - 17:50
BMF III
Tutoria
14:00 – 15:40
DP III
13:30 - 15:30
BMF III
Fisiologia
14:00 – 17:00
BMF III
Anatomia
16:10 – 18:50
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