Relatório de Gestão - 2024
Relatório de gestão-2024.pdf
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Relatório
de Gestão
FAMED
2024
EQUIPE DE GESTÃO
Direção
Diretora: Ângela Maria Moreira Canuto Mendonça
Vice-diretor: Iramirton Figuerêdo Moreira
Curso de Medicina
Coordenador: Juraci Roberto Lima
Vice-coordenador: David Costa Buarque
Cursos de pós-graduação
Coordenador de Pesquisa e Pós-graduação: Tiago Gomes de Andrade
Vice-coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação: Thalita Cristina Figueiredo Cunha
Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES): Andrea
Marques Vadereli Fregadolli
Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE):
Josineide Francisco Sampaio
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM):
Juliana Célia de Farias Santos
Extensão
Coordenador de Extensão e Cultura: Diego Figueredo Nóbrega
Vice-coordenadora de Extensão e Cultura: Priscila Nunes de Vasconcelos
Núcleos de apoio
Coordenação do NUSP: Maria das Graças Monte Mello Taveira
Coordenação do NDE : Tereza Angélica Lopes de Assis
UDA
Coordenadora da Unidade Docente Assistencial: Kátia Macário Santos Quintiliano
Consolidação
Perspectivas
do
relatório,
Dayseanne Costa Teixeira
Apresentação,
Riscos,
Oportunidades
e
SUMÁRIO
Apresentação ........................................................................................................................ 4
1. Estrutura e governança ................................................................................................... 5
1.1. Estrutura organizacional .............................................................................................. 5
1.2. Atendimento à comunidade ......................................................................................... 8
1.3. Estrutura de governança ............................................................................................. 8
2. Objetivos da Unidade....................................................................................................... 9
3. Principais resultados alcançados ................................................................................ 10
3.1. Ensino ........................................................................................................................ 10
3.1.1. Graduação .......................................................................................................... 10
3.1.2. Pós-Graduação ................................................................................................... 10
3.2. Pesquisa .................................................................................................................... 11
3.2.1. Produção e projetos de pesquisa ligados à FAMED (2024) .............................. 13
3.2.2. Outras categorias de projetos de pesquisa (2024) ............................................ 14
3.2.3. Eventos produzidos pela pós-graduação da FAMED/UFAL .............................. 16
3.3. Extensão e Cultura .................................................................................................... 20
3.4. Assistência estudantil ................................................................................................ 22
3.4.1. Ações realizadas ................................................................................................ 22
3.4.2. Atendimentos psicológicos individuais ............................................................... 23
3.4.3. Atividades coletivas ............................................................................................ 24
3.4.4. Participação nos espaços de discussão da Unidade Acadêmica ...................... 26
4. Riscos, oportunidades e perspectivas ........................................................................ 28
4.1. Riscos ........................................................................................................................ 28
4.2. Oportunidades ........................................................................................................... 28
4.3. Perspectivas .............................................................................................................. 29
ANEXO I - Alunos concluintes dos cursos de pós-graduação da FAMED .................. 30
ANEXO II - Relatório de atividades de extensão desenvolvidas em 2024A................. 36
ANEXO III – Programação da Semana de Extensão e Cultura ...................................... 40
LISTA DE QUADROS
Quadro 1 - Números do curso de graduação em Medicina no ano calendário 2024 ........... 10
Quadro 2 - Especialização em Geriatria e Gerontologia com Olhar Interprofissional .......... 10
Quadro 3 - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) / Programa de PósGraduação Profissional em Ensino na Saúde ............................................................................ 11
Quadro 4 - Mestrado em Ciências Médicas / Programa de Pós-Graduação em Ciências
Médicas – (PPGCM) ....................................................................................................................... 11
Quadro 5 - Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAUDE/MPSF ................. 11
Quadro 6 - Publicações científicas realizadas por docentes da FAMED/UFAL em 2024 ... 13
Quadro 7 - Projetos, grupos de pesquisa e especializações vinculados à FAMED/UFAL em
2024 .................................................................................................................................................. 13
Quadro 8 - Projetos de pesquisa ligados à FAMED/UFAL selecionados na edição do PIBITI
2024/2025 - PROPONENTES PQs/DTs ..................................................................................... 14
Quadro 9 - Projetos de pesquisa ligados à FAMED/UFAL selecionados na edição do PIBITI
2024/2025 - demais proponentes ................................................................................................. 14
Quadro 10 - Projetos de pesquisa – Outra categoria - 2024.................................................... 14
Quadro 11- Projetos de extensão em 2024 ................................................................................ 21
APRESENTAÇÃO
Depois de alguns anos sem ter um Plano de Desenvolvimento da Unidade
(PDU), a FAMED iniciou 2024 com a apresentação do seu plano de objetivos e metas
para os próximos 4 anos (2024 a 2027). Além de oferecer um norte para as ações da
Faculdade, o PDU, junto a outros instrumentos como este relatório de gestão, propicia
um acompanhamento dos resultados realizados, o que contribui para que a gestão
corrija possíveis desvios de curso no alcance dos seus objetivos e favorece a
transparência para a comunidade acadêmica.
Assim, trazemos neste relatório os principais feitos da Faculdade em 2024, ano
marcado pela greve de duas categorias, a de docentes e dos técnicoadmiminstrativos, e pelos preparativos para a avaliação de curso do MEC.
1. E S T R U T U R A E G O V E R N A N Ç A
1.1. Estrutura organizacional
De acordo com o regimento geral da Faculdade de Medicina, a estrutura
organizacional da FAMED é composta por:
- Órgãos de deliberação coletiva: Conselho da Unidade Acadêmica (CONSUA),
Colegiado do curdo de graduação em Medicina e os Colegiados dos programas de pósgraduação;
- Órgão executivo, a direção é encarregada de exercer a gestão administrativa,
financeira, patrimonial e acadêmica dos cursos vinculados à Faculdade de Medicina.
- E órgãos operativos acadêmico-científicos: Coordenação do curso de Medicina, a
Coordenação de Extensão e Cultura, a Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa, as
Coordenações dos cursos de pós-graduação e os núcleos de estudo.
À direção, respondem diretamente os órgãos de apoio administrativo (Divisão de
administração e Divisão de comunicação), e os órgãos operativos acadêmico-científicos.
A Coordenação do Curso de Medicina é assessorada pelas coordenações do
Internato e dos Eixos de Desenvolvimento Pessoal (EDP), de Aproximação à Prática
Médica e Comunidade (EAPMC) e Teórico Prático Integrado (ETPI). O Núcleo Docente
Estruturante (NDE) também exerce a função de órgão consultivo/propositivo junto à
coordenação, responsável por formular o projeto pedagógico do curso de medicina e
acompanhar sua implementação e desenvolvimento.
O organograma da FAMED pode ser observado na Figura 1. abaixo. O
detalhamento sobre as chefias e servidores de cada setor é descrito logo em seguida.
5
Figura 1 - Organograma atual da FAMED
Setor: Secretaria geral
Diretora: Ângela Maria Moreira Canuto Mendonça
Vice-diretor: Iramirton Figuerêdo Moreira
Servidores responsáveis
Adenize Ribeiro da Silva FG-4
Dayseanne Costa Teixeira FG-7
Jadenilse Silva de Lemos FG-6
Jaqueline Batista de Souza Silva Figueredo Jose Aelson da Silva Junior -
Função Gratificada (FG )
FG-4
FG-7
FG-6
-
Setor: Coordenação da Graduação
Coordenador: Juraci Roberto Lima
Vice-coordenador: David Costa Buarque
Servidores responsáveis
Hélcio de Barros Correia Júnior
Karenn Cristina Lima Santiago de Melo
Karina Cabral Tenório Fireman
Leda Oliveira de Miranda
Robério Ferreira da Silva
Função Gratificada (FG )
-
Setor: Pós-graduação e pesquisa
Coordenador de Pesquisa e Pós-graduação: Tiago Gomes de Andrade
Vice coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação: Thalita Cristina Figueiredo Cunha
6
Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES): Andrea Marques
Vadereli Fregadolli
Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE):
Josineide Francisco Sampaio
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM):
Juliana Célia de Farias Santos
Servidores responsáveis
Joerly Maria Ferreira Lima de Paula
Mirian Araújo Gomes Antunes
Suely do Nascimento Silva
Weidila Siqueira de Miranda
Função Gratificada (FG )
FG-7
Setor: Extensão
Coordenador de Extensão e Cultura: Diego Figueredo Nóbrega
Vice-coordenadora de Extensão e Cultura: Priscila Nunes de Vasconcelos
Servidores responsáveis
Robério Ferreira da Silva
Função Gratificada (FG )
-
Setor: Núcleos de apoio
Coordenação do Núcleo de Saúde Pública (NUSP): Maria das Graças Monte Mello Taveira
Servidores responsáveis
Ana Emília Meneses Bezerra
Francinese Raquel Vieira Silva
Juliana Enders Lisbôa
Quitéria Silva do Nascimento Torres
Samuel Correia da Silva Moraes
Suely do Nascimento Silva
Função Gratificada (FG )
-
Coordenação do Núcleo Docente Estruturante (NDE): Tereza Angélica Lopes de Assis
Coordenação do Núcleo de Avaliação (NAVA): Maria Alexsandra Eugenia da Silva
Coordenação do Núcleo de Educação Médica (NEMED):
7
1.2. Atendimento à comunidade
Horário de atendimento
presencial
Setor
Secretaria geral
07h às 19h
Coordenação de Curso
07h às 19h
Coordenação de Extensão
e Cultura
Coordenação de Pesquisa
e Pós-graduação
Mestrado Profissional em
Ensino na Saúde - MEPS
Mestrado Profissional em
Saúde da Família PROFSAÚDE
8h às 12h e 13h às 17h
Endereços eletrônicos
para contato
famedufal@gmail.com
secretaria@famed.ufal.br
coordenacao.med@famed.
ufal.br
extensao.famed.ufal@gmail
.com
Telefones
3214-1858/1140
3214-1743
3214-1743
8h às 12h e 13h às 17h
coordpesquisa@famed.ufal.br
08h às 12h e 13h às 17h
mpesufal@gmail.com
08h às 12h e 13h às 17h
ufalprofsaud@gmail.com
Mestrado de Ciências
Médicas - PPGCM
08h às 12h e 13h às 17h
Núcleo de Saúde Pública
08h às 12h e 13h às 17h
Núcleo Docente
Estruturante
Reuniões ordinárias:
segunda quarta-feira do
mês, das 11:30h às 13h
3214-1173
3214-1173
secretaria.ppgcmufal@gma
il.com
ppgcm@famed.ufal.br
nusp.famed.ufal2@gmail.co
m
1.3. Estrutura de governança
CONSUA: as deliberações da unidade são discutidas e votadas no Conselho da
Unidade Acadêmica – CONSUA, em reuniões ordinárias mensais, havendo reuniões
extraordinárias em assuntos de relevância e urgência. O CONSUA é a última instância
deliberativa
dentro
da
FAMED.
COLEGIADO DO CURSO: Deliberações referentes ao curso de graduação em
Medicina são discutidas e votadas no Colegiado de Curso, também em reuniões
ordinárias
mensais
e
extraordinárias
em
assuntos
de
relevância
e
urgência.
COLEGIADO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: Cada curso de pós-graduação
da FAMED também conta com um colegiado para discutir as decisões de maior
relevância.
8
2. O B J E T I V O S D A U N I D A D E
Conforme definido no Plano de Desenvolvimento da Unidade Acadêmica (PDU) da
Famed, os objetivos da faculdade para 2027 foram organizados nas dimensões do ensino,
pesquisa e extensão, apresentados abaixo:
No ensino da graduação
•
Acompanhar o processo de avaliação do curso
•
Melhorar a qualidade do ensino
•
Aumentar o número de vagas nos cursos de Medicina da Universidade
Federal de Alagoas – UFAL, garantindo o acesso de estudantes ao ensino
médico gratuito e de qualidade
Na pós graduação, pesquisa, inovação e empreendedorismo
•
Elevar a qualidade da Pós-Graduação
•
Aumentar o potencial de inovação da FAMED
•
Ampliar
a
participação
de
estudantes
de
graduação
em
projetos
de
iniciação.
•
Ampliar a oferta de vagas em Cursos de Pós-Graduação stricto sensu.
Na extensão
•
Investir e desenvolver a Educação Interprofissional no âmbito da extensão
universitária.
•
Estimular
o
desenvolvimento
de
projetos
voltados
para
Grupos
Prioritários.
•
Estimular o
registro
de
novos
projetos e envolver mais docentes da
unidade em projetos de extensão.
•
Melhoria da articulação entre pesquisa e extensão.
•
Fortalecer a participação da FAMED no evento Semana de Extensão e
Cultura.
•
Aumentar o quantitativo de produtos de extensão da FAMED.
•
Efetivação da Curricularização da extensão
•
Incentivar a publicação na revista de extensão da UFAL.
•
Estabelecer o papel das Ligas Acadêmicas da FAMED na dimensão da
extensão universitária.
9
3. R E S U L T A D O S A L C A N Ç A D O S
3.1. Ensino
3.1.1. Graduação
Os efeitos do período de pandemia ainda são sentidos no calendário acadêmico, que
continua em atraso com relação ao ano calendário. Por isso, em 2024, tivemos o
encerramento do semestre 2023.2 e o início do 2024.1, que também teve que sofrer
adaptações em virtude da greve dos docentes e dos técnico-administrativos da UFAL.
Assim, o semestre letivo de 2024.2 teve início em 2025. Abaixo, podem ser conferidos os
números referentes aos ingressos e saídas de alunos nestes três semestres.
Quadro 1 - Números do curso de graduação em Medicina no ano calendário 2024
Ano calendário 2024
Ingressantes
Matriculados
Concluintes
Suspensão de Programas
(trancamento de cursos)
Transferências para outras
IFES
Transferências para a UFAL
Reintegração
2023.2
53
584
52
3
2024.1
51
576
53
5
2024.2
52
534
46
3
0
0
0
1
0
0
0
5
0
3.1.2. Pós-Graduação
Apresentamos a seguir, os quantitativos de alunos inscritos, matriculados,
qualificandos e concluintes dos programas de pós-graduação da FAMED em 2024,
incluindo os cursos de especialização e os programas de mestrado. A lista completa
dos alunos concluintes destes programas pode ser conferida no ANEXO I deste
relatório
Quadro 2 - Especialização em Geriatria e Gerontologia com Olhar Interprofissional
TOTAL DE ALUNOS EM 2024
INSCRITOS
MATRICULADOS
94
30
TOTAL DE ALUNOS QUE
QUALIFICARAM EM 2024
TOTAL DE ALUNOS
CONCLUINTES EM 2024
Não se aplica
27
Os dados sobre o Programa de Especialização em Saúde Pública não foram
recebidos até o momento da publicação do presente relatório de gestão de 2024
10
Números dos Mestrados da FAMED/UFAL em 2024
Quadro 3 - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) / Programa de PósGraduação Profissional em Ensino na Saúde
TOTAL DE ALUNOS EM 2024
INSCRITOS
MATRICULADOS
42
42
TOTAL DE ALUNOS QUE
QUALIFICARAM EM 2024
TOTAL DE ALUNOS CONCLUINTES
EM 2024
24 qualificações
15 defesas
Quadro 4 - Mestrado em Ciências Médicas / Programa de Pós-Graduação em Ciências
Médicas – (PPGCM)
TOTAL DE ALUNOS EM 2024
INSCRITOS
MATRICULADOS
25
25
TOTAL DE ALUNOS QUE
QUALIFICARAM EM 2024
TOTAL DE ALUNOS CONCLUINTES
EM 2024
11 qualificações
13 defesas
Quadro 5 - Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAUDE/MPSF
TOTAL DE ALUNOS EM 2024
INSCRITOS
MATRICULADOS
18
18
TOTAL DE ALUNOS QUE
QUALIFICARAM EM 2024
TOTAL DE ALUNOS CONCLUINTES
EM 2024
0
4
3.2. Pesquisa
Dentre as ações realizadas pela Coordenação de Pesquisa da Faculdade de
Medicina em 2024, destaca-se a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências
da Saúde (PPGCS), para elaboração de um edital especial de doutorado. A iniciativa visa
ampliar a produção científica e tecnológica, com foco em pesquisas clínicas,
epidemiológicas e translacionais, além de contribuir para a melhoria da qualidade do
ensino de graduação e pós-graduação.
O edital, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2025, será direcionado a
docentes da FAMED interessados em desenvolver pesquisas de doutorado, promovendo a
integração entre unidades acadêmicas, o compartilhamento de recursos e a divulgação
ampla dos resultados. Espera-se um impacto significativo na formação de doutores, na
expansão da pesquisa em saúde em Alagoas e na potencialização da atuação da UFAL
em ações de saúde no estado.
11
Fizeram parte da comissão especial de elaboração do edital o coordenador de
pesquisa da FAMED, Prof. Dr. Tiago Andrade, como presidente da comissão, e os Prof.
Dr. Abelardo Júnior e Prof. Dr. Daniel Gitaí, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
- ICBS.
A seguir, são apresentadas as informações referentes às produções, projetos de
pesquisa, programas de pós-graduação da FAMED e eventos realizados pela
coordenação de pós-graduação e pelos cursos de pós-graduações da FAMED em 2024.
12
3.2.1. Produção e projetos de pesquisa ligados à FAMED (2024)
Quadro 6 - Publicações científicas realizadas por docentes da FAMED/UFAL em 2024
ARTIGOS
COMPLETOS
ANAIS
COMPLETOS
ANAIS
RESUMO
LIVROS PUBLICADOS
ORGANIZADOS
OU EDIÇÕES
CAPÍTULOS
DE LIVROS
OUTRAS
PUBLICAÇÕ
ES
APRESENTAÇÃO DE:
TRABALHO/COMUNICAÇÃO
PALESTRA/CONGRESSO
PRODUÇÃO
TÉCNICA
OUTRAS
PRODUÇÕES
TÉCNICAS
84
9
34
7
19
4
76
33
16
PRODUÇÃO:
ARTÍSTICA
CULTURAL
PATENTE
ORIENTAÇ
ÃO INIC.
CIENT.
ORIENTAÇÃO
MESTRADO
ORIENTAÇÃO
MESTRADO
PROFISSIONA
L
ORIENTAÇÃ
O
DOUTORAD
O
ORIENTAÇÃO
GRADUAÇÃO
ORIENTAÇÃO
ESPECIALIZA
ÇÃO
OUTRA
NATUREZA
0
3
74
36
49
13
35
31
25
Fonte: Plataforma Lattes (2024).
Quadro 7 - Projetos, grupos de pesquisa e especializações vinculados à FAMED/UFAL em 2024
PIBIC
PROJETOS
PROPOSTOS
PROJETOS
FINANCIADOS
E/OU COM
AUXÍLIO
FINANCEIRO
PIBITI
(PROJETOS)
29*
07
01
TCC
(PROJETOS)*
EM
ANDAMENTO
CONCLUÍDOS
93
125
CURSOS
DE
ESPECIALIZAÇÃO
MESTRADO
(PROJETOS)
DOUTORADO
(PROJETOS)
PÓSDOUTORADO
(PROJETOS)
OUTRA
CATEGORIA
(PROJETOS)
GRUPOS
DE
PESQUISA
02
-
-
-
05
13
*04 (quatro) destes projetos propostos não foram validados.
13
Quadro 8 - Projetos de pesquisa ligados à FAMED/UFAL selecionados na edição do PIBITI 2024/2025 - PROPONENTES PQs/DTs
PROJETOS QUALIFICADOS
PROPONENTE
-
OBS.: NÃO HOUVE
PROPONENTES.
PQ/DT
FPPI (PESO 6) MC (PESO 4)
-
-
-
IFC
DEMANDA
SOLICITADA
Cota CNPq
Cota Fapeal
Cota Ufal
-
-
-
-
-
Quadro 9 - Projetos de pesquisa ligados à FAMED/UFAL selecionados na edição do PIBITI 2024/2025 - demais proponentes
PROJETOS QUALIFICADOS
85
PROPONENTE
IPI
FPPI (PESO 6)
MC (PESO 4)
IFC
DEMANDA
SOLICITADA
MICHELLE JACINTHA CAVALCANTE
OLIVEIRA
885
1,26
9,80
4,67
2
DEMANDA
ATENDIDA
COTA UFAL
Fonte: UFAL - Resultado pós recursos Edital PIBITI UFAL 2024-2025.
3.2.2. Outras categorias de projetos de pesquisa (2024)
Quadro 10 - Projetos de pesquisa – Outra categoria - 2024
TÍTULO DE PROJETO
01
FATORES CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS
ASSOCIADOS À ASSISTÊNCIA EM SAÚDE DO
ADOLESCENTE DE UM HOSPITAL ESCOLA
EM MACEIÓ-AL
PESQUISADOR(A) RESPONSÁVEL
CATEGORIA DO PROJETO DE PESQUISA
Ana Beatriz Benassi de Oliveira
PIC 2024 - HUPAA/EBSERH
14
02
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE
PACIENTES INFARTADOS ATENDIDOS EM
HOSPITAL PÚBLICO DE EMERGÊNCIA DO
ESTADO DE ALAGOAS
Filipe José Alves Abreu Sá Lemos
Iniciação Científica
03
PROCEDIMENTO CIRURGICO EM UM
HOSPITAL UNIVERSITARIO: PERCEPÇÃO
DOS PACIENTES NO PRÉ-OPERATÓRIO
Filipe José Alves Abreu Sá Lemos
Iniciação Científica
04
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO
CONHECIMENTO DE UMA UNIDADE
DOCENTE ASSISTENCIAL NA ATENÇÃO
BÁSICA
Prof. Ricardo Fontes Macedo
Projeto Contínuo de Pesquisa
05
VIVÊNCIA DA INCLUSÃO ESCOLAR E
TRANSTORNO DE EXPECTO AUTISTA POR
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Profa. Divanise Suruagy Correia
Pesquisa do NUSP
15
3.2.3. Eventos produzidos pela pós-graduação da FAMED/UFAL
SEMINÁRIO I DO MPES/FAMED/UFAL
Realização: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino na
Saúde
Evento realizado em 21/11/2024, promovido pela gestão do Mestrado
Profissional em Ensino na Saúde (MPES), da Faculdade de Medicina (FAMED)
da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para docentes, discentes e
egressos do MPES, promovendo integração, alinhamento de expectativas e
orientação acadêmica.
VIII MOSTRA CIENTÍFICA DO MPES/FAMED/UFAL
Realização: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino na
Saúde
Evento realizado nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, promovido pela
gestão do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), da Faculdade
de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para
docentes,
discentes
e
egressos
do
MPES,
promovendo
integração,
alinhamento de expectativas e orientação acadêmica.
1° SIMPÓSIO NACIONAL DE UNIDADES DOCENTES ASSISTENCIAIS
DA ATENÇÃO BÁSICA e 2° SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ATENÇÃO
PRIMÁRIA À SAÚDE: OS DESAFIOS DA ATENÇÃO, ESTÃO E EDUCAÇÃO
EM SAÚDE NO BRASIL
Realização: Mestrado Profissional em Saúde da Família
(PROFSAUDE/ MPSF)
O Mestrado Profissional em Rede em Saúde da Família da FAMED/UFAL
(PROFSAÚDE-AL) foi contemplado com dois editais: a Chamada CNPq n°
12/2023 para a realização do evento "1° Simpósio Nacional de Unidades
Docentes Assistenciais da Atenção Básica". Além da UFAL, instituição
proponente, a proposta contou com a colaboração de outras doze instituições
de ensino parceiras, que fazem parte da rede PROSAÚDE.
O simpósio teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos
e experiências entre trabalhadores/as, gestores/as, estudantes, docentes,
16
tutores, preceptores/as e pesquisadores/as que atuam na Atenção Primária em
Saúde (APS), fomentando a reflexão crítica sobre os processos envolvidos na
atenção, formação, educação e gestão em saúde. O evento ocorreu nos dias
18, 19 e 20 a de setembro de 2024 no Hotel Ritz Lagoa da Anta e teve 2.227
inscritos, dentre estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais de
saúde, gestores e docentes. Destas, 1.182 ocorreram na modalidade
presencial e 1.045 na modalidade online.
17
OFICINAS DE ARTETERAPIA
Realização: Mestrado Profissional em Saúde da Família
(PROFSAUDE/ MPSF)
As oficinas de Arteterapia têm sido desenvolvidas a cada 2 meses durante
os Encontros Presenciais do Programa PROFSAÚDE, com excelentes
resultados. Percebe-se que o grupo se mantém motivado para execução das
tarefas online e presenciais, dentro dos prazos estabelecidos e com frequência
de 100% em todas as atividades do curso.
A Arteterapia é uma estratégia terapêutica que possibilita a expressão de
conteúdos subjetivos, muitas vezes difíceis de serem verbalizados. A
importância do processo expressivo se sobrepõe à preocupação com a estética
do trabalho. A Arteterapia é utilizada com diversos públicos e em contextos
variados, podendo ser desenvolvida em trabalhos individuais ou em grupo. Faz
uso de modalidades expressivas e materiais diversos, devendo o profissional
escolher o que se adeque ao público com que vai trabalhar (TORRES et al,
2017).
Nas oficinas de Arteterapia utilizam-se variadas modalidades expressivas,
como o desenho, a pintura, a colagem, a modelagem, a música, a escrita
criativa, entre outras.
No ano de 2024 foram realizadas três oficinas de Arteterapia, nos
encontros presenciais do Mestrado Profissional em Saúde da Família –
PROFSAUDE/UFAL, com a participação de docentes, técnicos e discentes do
programa, nos dias 29 de agosto, 25 de outubro e 13 de dezembro de 2024.
18
2.º SIMPÓSIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA FAMED
Realização: Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação da FAMED
Evento realizado em 13/09/2024, que visou discutir o estado atual da
pesquisa,
inovação
e
pós-graduação
na
Faculdade
de
Medicina
-
FAMED/UFAL, assim como as possibilidades de avanços nessas áreas, que
teve como palestrante o Prof. Dr. Aydano Pamponet Machado, pesquisador do
Instituto de Computação - IC/UFAL, Bolsista de Produtividade DT2 do CNPq,
médico egresso da FAMED/UFAL e residente em Oftalmologia pelo HUPAA, o
qual abordou importantes informações acerca das suas pesquisas inovadoras e
sobre o uso da Inteligência Artificial - IA na área de Medicina. O simpósio
aconteceu no Auditório Geral do Hospital Universitário Professor Alberto
Antunes – HUPAA/UFAL, e teve a participação de 33 pessoas, entre docentes
e discentes de graduação e pós-graduação.
19
3.3. Extensão e Cultura
No segundo semestre do ano de 2024 (semestre letivo 2024.1), foi implementado no
curso de Medicina, o processo de curricularização da extensão, conforme previsto no novo
PPC do curso (versão 2024). Neste semestre, foi contemplado o primeiro período do
curso, com o Programa Integralizado de Extensão Interprofissional (PIEX I), realizado em
parceria com o curso de enfermagem. Para o primeiro semestre de 2025, está prevista a
inclusão do curso de odontologia no programa interprofissional, assim como a realização
do PIEX II na turma do segundo período.
A COEXC/FAMED/UFAL esteve envolvida no planejamento, desenvolvimento e
avaliação da Semana de Extensão da Ufal realizada no período de 6 a 8/11/2024 no
Campus A. C. Simões da Universidade Ferderal de Alagoas (UFAL), haja vista que os
professores Diego Nóbrega (coordenador) e Priscila Nunes de Vasconcelos (vicecoordenadora) atuaram na função de banca avaliadora de trabalhos apresentados em tal
evento, no qual foram desenvolvidas as ações de extensão apresentadas no anexo II
deste relatório.
A Pró-Reitoria de Extensão da Ufal conferiu o 2º lugar do Prêmio Destaque
Extensionista ao trabalho “Relato de projeto de extensão de gestão acadêmica de uma
20
Unidade Docente Assistencial de Atenção Primária” de autoria de Bianca Maria Bernardino
Alexandre, João Victor Albuquerque Resende Nunes, Andrezza Lima Viana, Kathlyn
Oliveira Nogueira e Ana Clara Frutuoso dos Santos sob orientação de Ricardo Fontes
Macedo apresentado como comunicação oral na Semana de Extensão e Cultura de 2024
da UFAL.
Como também, participamos da criação do PDU-FAMED/UFAL-2024-2027 (Campus
A. C. Simões) propondo as seguintes metas e indicadores. Vide o anexo 3.
Durante o período de 2024 alcançamos os seguintes resultados:
Atualmente estão cadastrados no SIGAA/UFAL 51 (cinquenta e uma) ações de
extensão envolvendo docentes da FAMED/UFAL. Do total: 23 (vinte e três) projetos de
extensão, 4 (quatro) programas, 12 (doze) cursos, 12 (doze) eventos e 1 (um) produto
conforme visto no Quadro 11- Projetos de extensão em 2024 a seguir.
A lista completa de atividades de extensão registradas em 2024 pode ser consultada
no ANEXO II deste relatório.
Quadro 11- Projetos de extensão em 2024
PROJETOS DE EXTENSÃO – 2024
SITUAÇÃO
QUANTIDADE
CADASTRADOS
23
CONCLUÍDOS
8
EM EXECUÇÃO
15
PROGRAMAS DE EXTENSÃO - 2024
SITUAÇÃO
QUANTIDADE
CADASTRADOS
4
CONCLUÍDOS
-
EM EXECUÇÃO
4
CURSOS DE EXTENSÃO - 2024
SITUAÇÃO
QUANTIDADE
CADASTRADOS
12
CONCLUÍDOS
9
EM EXECUÇÃO
3
EVENTOS DE EXTENSÃO - 2024
SITUAÇÃO
QUANTIDADE
CADASTRADOS
12
CONCLUÍDOS
12
EM EXECUÇÃO
FONTE: SIGAA/UFAL(levantamento feito em 20/01/2025)
-
21
Figura 2- Ações de extensão em 2024
3.4. Assistência estudantil
O presente relatório tem como intuito apresentar as atividades realizadas pelos
profissionais de Psicologia durante o ano de 2024 desenvolvidas na Faculdade de
Medicina do Campus A.C. Simões.
Nesse período, houve greve das universidades federais com adesão da Ufal entre os
dias 29 de abril a 03 de julho, durante 65 dias. O setor de psicologia não parou, mas
diminuiu suas atividades para os casos de maior necessidade.
3.4.1. Ações realizadas
No ano de 2024, foram realizadas as seguintes ações:
1-
Atendimentos individuais, de forma presencial e remota;
2-
Atividades coletivas, tendo como ênfase a modalidade roda de conversa com os
alunos;
3-
Participação na Comissão de Apoio ao Discente na condição de membros
integrantes;
4-
Discussão de casos que envolvessem a necessidade de diálogo junto à
coordenação ou a demais membros desta;
5-
Encaminhamento para atendimento Psiquiátrico ofertado pela Famed;
6-
Outros encaminhamentos mediante a necessidade de cada estudante;
22
7-
Atendimentos familiares, quando necessários;
8-
Produção de documentos psicológicos, quando necessário no processo de
acompanhamento do aluno;
9-
Discussão dos casos acompanhados junto à Psiquiatra presente na Unidade
Acadêmica ou de profissionais fora da Unidade;
10-
Participação na construção da cartilha voltada aos docentes visando qualificar as
ações de acessibilidade junto aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista
presentes na Faculdade;
11-
Participação na construção da sala de autorregulação voltada aos estudantes com
Transtorno do Espectro Autista da FAMED
3.4.2. Atendimentos psicológicos individuais
Ao longo dos meses de janeiro a junho, foram realizados 423 atendimentos,
contemplando um universo de 93 estudantes. Ao longo dos meses de julho a dezembro,
foram realizados 576 atendimentos, contemplando um universo de 85 estudantes,
totalizando 999 atendimentos e 178 estudantes contemplados em 2024. Do total anual,
111 são do sexo feminino, e 67 do sexo masculino.
No tocante ao acompanhamento psiquiátrico, foram realizados 47 encaminhamentos
para o setor de Psiquiatria, 03 relatórios discentes para demandas internas da faculdade e
outras solicitações pessoais que demandaram esse documento, além de 03 documentos
voltados a situação de comparecimento e acompanhamento dos estudantes.
Em decorrência de situações emergenciais ligadas à saúde mental 03 estudantes, os
profissionais precisaram realizar 05 visitas Institucionais (04 UPAS e 01 Hospital Portugal
Ramalho) visando apoio e orientação aos discentes e seus familiares. Junto a isso
também foi realizada 01 visita domiciliar.
Além disso, 15 atendimentos foram realizados junto a familiares de 13 discentes
acompanhados.
Em relação às articulações realizamos contato junto ao setor de serviço social da
Pró-Reitoria Estudantil visando suporte a 05 alunos que apresentavam vulnerabilidade
socioeconômica, tendo como intuito a inserção a programas e benefícios ligado a
Assistência Estudantil da UFAL.
23
A distribuição dos alunos atendidos por turma ficou assim dividida:
Turma
Total
93
92
08
14
91
90
89
88
87
20
14
25
07
21
86
85
15
14
84
83
13
18
82
81
07
02
Fonte: Setor de psicologia da FAMED (2024)
3.4.3. Atividades coletivas
Ao todo foram realizadas 08 atividades coletivas durante o primeiro semestre e 06
atividades coletivas durante o segundo semestre de 2024. As atividades coletivas podem
ser divididas em cinco momentos:
1-
Semana do calouro:
A participação na semana do calouro tem possibilitado um contato imediato junto aos
novos estudantes contribuindo para uma maior aproximação e apoio imediato durante a
recém-chegada dos discentes ao curso. O espaço de acolhimento e orientação ajuda na
informação dos serviços de saúde mental ofertados no curso, além de ampliar a
conscientização para aspectos importantes como hábitos e práticas que contribuam
diretamente na saúde e bem estar dos discentes. A atividade foi realizada no mês de Abril
junto aos estudantes dentro do modelo presencial.
Outra atividade realizada durante a semana do calouro diz respeito ao momento com
os familiares. Essa ação é realizada em articulação com a Comissão de Apoio ao Discente
e visa acolher e orientar familiares sobre o início do curso de Medicina bem como atentar a
aspectos importantes voltados à saúde mental dos estudantes. Em cada semestre as
ações são sempre realizadas tanto na modalidade presencial como remota. No entanto,
24
em relação ao semestre de 2024.1 foi realizada apenas 01 atividade junto aos familiares,
sendo realizada no modelo remoto.
2-
Momento do internato:
A referida atividade foi realizada durante os meses de fevereiro e julho dentro do
denominado “momento do internato”. Essa atividade é voltada aos estudantes da turma do
oitavo período (à época a turma participante foi a 85 e 86) antes de seu ingresso no
referido ciclo. Neste dia, foram realizadas explicações e orientações por parte da
coordenação do internato a respeito de todas as questões referentes ao momento, desde
os locais onde serão realizadas as práticas, tempo de duração, escalas, demandas
burocráticas entre outras.
O ciclo do internato é um momento de grandes expectativas para os estudantes e de
muitas mudanças em sua rotina acadêmica. A roda de conversa possibilita a troca e o
compartilhamento de sentimentos e vivências entre os estudantes, auxiliando no
desenvolvimento de alternativas frente aos novos desafios e dificuldades. Abre também a
possibilidade de dialogar e refletir sobre os afetos e as múltiplas faces do aprendizado,
expandindo a compreensão da vivência do momento do curso para além dos aspectos
técnicos e éticos da atuação. Salientamos que devido ao retorno da greve e do calendário
mais ajustado de algumas turmas em vias de ingresso no ciclo do internato deixamos de
realizar 02 rodas de conversa na turma 87 (a época no sétimo período) dentro da disciplina
saúde e sociedade no segundo semestre.
3-
Atividades coletivas integradas às Disciplinas
Durante o semestre Letivo foram realizadas 09 atividades coletivas dentro do formato
roda de conversa, as atividades tiveram como foco os períodos iniciais do curso (do 1º ao
2º períodos) e no 7º período do curso.
No tocante a temática voltada à saúde mental e atrelada à vivência do curso foram
realizadas rodas de conversa, voltadas aos 1ºs e 2ºs períodos. As atividades realizadas
buscaram possibilitar um espaço de escuta, compartilhamento de experiências e
desenvolvimento de alternativas que auxiliem nas dificuldades apresentadas. Todas as
rodas de conversa foram realizadas junto às disciplinas de Ética presentes nas grades
curriculares dos 1ºs e 2ºs períodos respetivamente.
Já em relação à vivência da formação médica durante a aula de saúde e sociedade
discutimos o tema do Erro junto à turma do sétimo período (turma 86- A e B juntas), sendo
realizadas duas rodas de conversa sobre o tema.
4-
Temas Transversais
25
Em março, foi realizada uma entrevista do setor de psicologia para uma doutoranda
que pesquisava sobre a permanência de estudantes cotistas no curso de medicina da
Ufal/Maceió-AL.
5-
Atividade realizada na Unidade Docente Assistencial
Por meio de solicitação do Diretor da UDA realizamos em meados do mês de julho
uma dinâmica de grupo tendo como objetivo a preparação dos profissionais que compõem
a Unidade Docente Assistencial para a semana de reuniões visando o planejamento
estratégico da unidade.
3.4.4. Participação nos espaços de discussão da Unidade Acadêmica
Em decorrência do período de greve foi realizada apenas 01 reunião da CAD durante
o primeiro semestre de 2024 e 04 reuniões no segundo semestre de 2024 (meses de julho,
setembro, novembro e dezembro). Além disso, ainda antes do período de greve os
profissionais de Psicologia participaram de duas reuniões importantes voltadas a atenção
e necessidades dos estudantes.
A primeira realizada no mês de Março que teve como ponto de pauta a construção
do fluxo de encaminhamento e agendamento dos estudantes para o setor de Psiquiatria da
FAMED. A reunião foi realizada em conjunto com o Diretor da UDA ligado a Famed e do
Professor Allan, responsável pela organização do setor durante o período de afastamento
da Psiquiatra Plúvia Cristalina.
A outra reunião consistiu na participação dos profissionais na semana de
Planejamento da Famed (a semana de planejamento foi mantida apesar do cenário de
discussão da greve) junto aos professores das disciplinas de BMF. O encontro teve como
pauta principal dialogar sobre as dificuldades e dos estudantes portadores de
necessidades especiais presentes no curso.
A Comissão de Apoio ao Discente tem direcionado suas atenções para as
dificuldades e necessidades junto aos estudantes portadores de necessidades especiais
presentes no curso. Visando contribuir nesse processo a inserção desses discentes, a
comissão tem buscado contribuir em ações que auxiliem e promovam uma inserção mais
efetiva. Merece destaque a participação dos profissionais de Psicologia no processo de
montagem da sala de autorregulação dentro da FAMED, participação nas reunidas de
planejamento visando auxiliar a coordenação no diálogo com os docentes assim como no
processo de discussão e construção de um fluxo de reuniões junto aos docentes que
estejam com estudantes com TEA em suas disciplinas.
26
Junto a isso, os profissionais têm contribuído diretamente na atualização do novo
questionário voltado para realização do novo perfil discente que será submetido ao comitê
de ética em pesquisa da Ufal e servirá como documento norteador para ações futuras no
âmbito da Famed.
Outras reuniões
Ainda dentro do tema ligado aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista, os
profissionais participaram de uma reunião, realizada no mês de Agosto, junto à Professora
Drª Cristiane Toscano visando discutir sobre possibilidades de organização de adaptações
voltadas a esses discentes.
Os profissionais também participaram de duas reuniões junto à direção da FAMED
tendo como tema a criação do dia Jaleco na faculdade. As reuniões buscaram não apenas
a criação da cerimônia em seu sentido formal mas de como o momento poderia ser
trabalhado de forma a promover uma reflexão sobre aspectos éticos junto aos estudantes.
Também participamos de duas reuniões voltadas às necessidades de adaptação de
um estudante com Transtorno do Espectro Autista acompanhado. Uma junto ao vice
coordenador do curso e outra junto a diretora do Centro de Inclusão Digital-CID.
27
4. R I S C O S , O P O R T U N I D A D E S E
PERSPECTIVAS
4.1. Riscos
Em termos gerais, o maior risco para a FAMED é o fator financeiro/orçamentário que
afeta a Universidade como um todo. Nos últimos 10 anos, as universidades e institutos
federais vêm sofrendo uma queda de financiamento que inviabiliza investimentos e
prejudica o pleno funcionamento das instituições. Em 2024, essa tendência continuou,
fazendo com que a universidade tivesse dificuldade até mesmo em fechar as suas contas,
conforme a Nota técnica nº 01/2024, emitida pela Pro-Reitoria de Gestão Institucional
(PROGINST) em maio de 2024.
Para que a Famed consiga executar os objetivos definidos no seu PDU e alcançar
um nível de excelência no ensino, pesquisa e extensão, é essencial o investimento na
forma de compra de equipamentos, reformas na sua estrutura e aquisição de materiais,
em especial a bibliografia das disciplinas do curso de graduação, o que até o momento,
segue na incerteza diante do achatamento orçamentário imposto pelo arcabouço fiscal.
Outro aspecto de risco que também se intensificou nos anos recentes é a onda de
difamação das universidades como um todo. A Ufal também foi alvo deste movimento,
com notícias sensacionalistas sendo veiculadas inclusive por políticos locais. Essas
notícias têm como objetivo promover uma imagem irreal de incompetência e imoralidade
sobre as IES, que possa justificar intervenções e reduções de financiamento e
consequentemente acelerar o sucateamento das instituições.
Por fim, a proposta de reforma administrativa, ainda em tramitação, e a morosidade
do governo no cumprimento do acordos de greve feitos com a categoria dos técnicos
administrativos em 2024 gera ameaças de paralizações e/ou um retorno à greve desta
categoria nos próximos meses.
4.2. Oportunidades
Mesmo com toda a restrição orçamentária que impacta a universidade, a Famed tem
conseguido arrecadar recursos extras, vindos de Termos de Execução Descentralizada
(TED) de projetos e através de emendas parlamentares junto ao município e ao estado. O
28
montante ainda é insuficiente, frente às necessidades da Faculdade, mas contribui para
atender demandas menores de estrutura e equipamentos. Ainda assim, independente do
orçamento federal, é importante que a Famed continue buscando alternativas de subsídio,
seja na forma parcerias entre parlamentares que possam contribuir com emendas ou
estimulando e capacitando o seu corpo docente para concorrer em editais de pesquisa
com financiamento.
Enquanto isso, o governo federal anunciou um investimento de R$ 5,5 bilhões para
infraestrutura e expansão das universidades federais no novo PAC e ampliação da
assistência estudantil com um incremento de R$ 35 milhões no Programa Bolsa
Permanência. Nenhum destes montantes foi distribuído para o orçamento das
Universidades, mas caso se concretizem, estes acréscimos poderão dar um respiro para a
situação na qual a Ufal se encontra hoje.
4.3. Perspectivas
Apesar dos muitos obstáculos, a Famed continua com uma boa nota na avaliação do
MEC, que ocorreu no início de 2025. Para além da nota, o relatório da avaliação, expõe
detalhadamente os elementos que compuseram o resultado, fornecendo informações
importantes para o aperfeiçoamento da Faculdade.
Vários dos pontos fracos registrados dependem de orçamento e, portanto, são mais
difíceis de reparar. Outros, no entanto, podem ser atenuados com uma maior participação
do corpo docente, ajustes de gestão, e uma melhor integração entre o planejamento e as
ações. Todos os elementos apontados no relatório de avaliação poderão fomentar
adaptações no PDU, levando-se em consideração preservar os pontos fortes e atenuar os
pontos fracos.
2025 também será o ano de renovação da acreditação do Sistema de Acreditação de
Escolas Médicas (Saeme). A Famed segue sendo uma das poucas escolas de Medicina
do nordeste a terem a acreditação.
29
ANEXO I - Alunos concluintes dos cursos de pós-graduação da FAMED
ALUNOS CONCLUINTES EM 2024 - ESPECIALIZAÇÃO EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA COM OLHAR INTERPROFISSIONAL
Semestre de conclusão 2024.2
AUTOR(A)
TÍTULO
ORIENTADOR(A)
O ATO DE CUIDAR NO ENVELHECIMENTO
CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA TEORIA DE DOROTHEA OREM NO
CUIDADO DE PESSOAS IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
ELIZABETH MOURA SOARES DE
SOUZA
MARIA EDISLÂNDIA NUNES DA SILVA
INTERVENÇÕES DE CUIDADOS PALIATIVOS PARA SINTOMAS
FÍSICOS EM IDOSOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA:
REVISÃO SISTEMÁTICA
ELIZABETH MOURA SOARES DE
SOUZA
MAYRA CRISTINA DA SILVA LINS
O PAPEL DO ENFERMEIRO E A GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES DE
LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS, NO MUNICÍPIO DE
MACEIÓ/AL
ELIZABETH MOURA SOARES DE
SOUZA
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
EWERTON AMORIM DOS SANTOS
CUIDADOS PALIATIVOS PARA PACIENTES IDOSOS COM DRC EM
ESTÁGIO DIALÍTICO: O CONHECIMENTO DOS NEFROLOGISTAS
ALAGOANOS
FLAVIO TELES DE FARIAS FILHO
INTERVENÇÃO EM PRONTUÁRIO ELETRÔNICO PARA
IMPLEMENTAR OS CRITÉRIOS DE BEERS COMO FERRAMENTA DE
SEGURANÇA NA PRESCRIÇÃO ELETRÔNICA DE MEDICAMENTOS
PARA IDOSOS EM SERVIÇOS DE HOME CARE EM ALAGOAS.
JURACI ROBERTO LIMA
PROVÁVEL SARCOPENIA NA PESSOA IDOSA VIVENDO EM
COMUNIDADE NO SERTÃO ALAGOANO
JURACI ROBERTO LIMA
AVALIAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA PESSOA IDOSA EM UMA
UNIDADE PRISIONAL DE MACEIÓ
JURACI ROBERTO LIMA
JOZILENE DE ALBUQUERQUE DOS SANTOS
ALINE DA SILVA COSTA
NATANAEL SILVA GUEDES
FELIPE BRUNO BATISTA DE CASTRO
AMANDA SÁ BORGES
ANDRESA RENATA ALVES SÁ
JADNA DOS SANTOS CAVALCANTE
ERICA PAULA BARBOSA
RASTREIO DA FRAGILIDADE EM IDOSOS, EM UMA EQUIPE DE
SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/AL, ATRAVÉS DA
QUALIFICAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA
APLICAÇÃO DO VES-13
LUCIANA RUBIA PEREIRA RODRIGUES
30
JAYNE SAMARA SILVA DE LIMA
PERFIL DE PACIENTES IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE
PRONTO ATENDIMENTO
MARIA DAS GRACAS MONTE MELLO
TAVEIRA
MICHELLE CRISTINA COSTA DA GAMA FARIAS
PERFIL SOCIOEPIDEMIOLOGICO E AUTONOMIA DA PESSOA IDOSA
ENCARCERRADA, NAS UNIDADES PRISIONAIS DO COMPLEXO
PENITENCIÁRIO DE MACEIÓ/AL
MARIA DAS GRACAS MONTE MELLO
TAVEIRA
PAULLA VALERIA DE SOUZA MENESES
CENÁRIO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CADERNETA DE SAÚDE DA
PESSOA IDOSA NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA, ALAGOAS
MARIA DAS GRACAS MONTE MELLO
TAVEIRA
JOSÉ ALISSON DOS SANTOS VASCONCELOS
RELAÇÃO ENTRE FORÇA MUSCULAR E COMPROMETIMENTO
COGNITIVO DE PESSOAS IDOSAS RESIDENTES EM ILPIS DE
MACEIÓ-AL
MARIA DO SOCORRO MENESES
DANTAS
AMANDA VICTÓRIA LINS GOMES
ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA MOTORA EM QUEDAS DE IDOSOS
PRISCILA NUNES DE VASCONCELOS
SEGURANÇA ALIMENTAR E SARCOPENIA EM IDOSOS
ACOMPANHADOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO NO
INTERIOR DE ALAGOAS R
PRISCILA NUNES DE VASCONCELOS
BEATRIZ COSTA GOIS
ESTRESSE EM CUIDADORES FAMILIARES DE PESSOAS IDOSAS
EM UM BAIRRO DA CAPITAL DE ALAGOAS
SANDRA LOPES CAVALCANTI
JAQUELINE SANTOS
A PERCEPÇÃO DOS CUIDADORES DE PESSOAS IDOSAS COM
DEMÊNCIA A RESPEITO DO TREINO COGNITIVO
SANDRA LOPES CAVALCANTI
ROSIANE DE SANTANA CASTELA
INCIDÊNCIA DE PATOLOGIAS EM PESSOAS IDOSAS ATENDIDAS NA
ATENÇÃO PRIMÁRIA
WALDEMAR ANTONIO DAS NEVES
JUNIOR
ADRIANA BARBOSA DE OLIVEIRA
O TRABALHO SOCIAL COM AS FAMÍLIAS, NO TOCANTE A
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
SUELY DO NASCIMENTO SILVA
CUIDANDO DO CUIDADOR NÃO REMUNERADO
SUELY DO NASCIMENTO SILVA
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA PESSOA IDOSA ATENDIDA EM UM
CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO NO AGRESTE
ALAGOANO.
DIVANISE SURUAGY CORREIA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORTE NA PERSPECTIVA DE
IDOSOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA NO
LITORAL NORTE DE ALAGOAS
DIVANISE SURUAGY CORREIA
PROCEDIMENTOS DE MELHORIA DA SEGURANÇA E QUALIDADE
NO ARMAZENAMENTO DE MEDICAMENTOS E ALIMENTOS EM UMA
INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: UM
PROJETO DE INTERVENÇÃO EM MACEIÓ-AL
SUELY DO NASCIMENTO SILVA
CARLOS HENRIQUE GALDINO SILVA
ADRIANA OLIVEIRA SANTOS SOARES
CARLINDA CORDEIRO DE MICENA NETA
CLEMERSON LUIS DO NASCIMENTO SILVA
ISABELLE CRISTINA DE OLIVEIRA VIEIRA
31
NATALIENE DE JESUS MELO
PEDRO ALAN DA SILVA GOMES
THAYSE JUSTINO MONTENEGRO FALCAO
PAPÉIS OCUPACIONAIS DE PESSOAS IDOSAS ATENDIDAS NO
SETOR DE REABILITAÇÃO FÍSICA EM UM CENTRO ESPECIALIZADO
EM REABILITAÇÃO, NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA
DIVANISE SURUAGY CORREIA
DIAGNÓSTICO DE IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA
PERMANÊNCIA QUANTO AO PERFIL E ELEGIBILIDADE AOS
CUIDADOS PALIATIVOS
DIVANISE SURUAGY CORREIA
PERCEPÇÃO DE SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE
ENSINO SUPERIOR SOBRE A APOSENTADORIA: DIRETRIZES PARA
ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EFICAZ
SUELY DO NASCIMENTO SILVA
ALUNOS CONCLUINTES EM 2024 - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (MPES)
Semestre de conclusão 2024.1
AUTOR(A)
TÍTULO
ORIENTADOR(A)
FLÁVIA MARIA DE ALBUQUERQUE SILVA
ARAUJO
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E FEEDBACK NO CURSO
DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR:
PESQUISA DOCUMENTAL
MARIA VIVIANE LISBOA DE
VASCONCELOS
SHEILLA KARYNNA MACEDO DE ALMEIDA
ANÁLISE DO PREENCHIMENTO DAS DECLARAÇÕES DE ÓBITO
PELOS MÉDICOS RESIDENTES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE
ALAGOAS
LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
JOYCE LETICE BARROS GOMES
CONHECIMENTO DOS RESIDENTES SOBRE MEDIDAS DE
PREVENÇÃO EM INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE
CELIA MARIA SILVA PEDROSA
MARIA ROSA VILELA DE CASTRO BARROS
INFLUÊNCIA DO CURSO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO
PRIMÁRIA NA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE A
PANDEMIA POR COVID-19
JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
ROSILENE DE ARAUJO SILVA OLIVEIRA
A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÂO DE ENFERMAGEM
SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)
JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
PERCEPÇÕES SOBRE A FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA DE UM
HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO
MÉRCIA LAMENHA MEDEIROS
Semestre de conclusão 2024.2
JULIANA DE BRITO CADENA DÁLIA
32
VINÍCIUS MATOS BENJAMIM LEAL
PRÁTICAS COLABORATIVAS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS
PRECEPTORES DE UMA UNIDADE DOCENTE-ASSISTENCIAL
CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
LAYSE MAYANE SILVA NASCIMENTO
ITINERÁRIO FORMATIVO EM ACOLHIMENTO E AS PRÁTICAS DE
ENFERMEIRAS DE UMA MATERNIDADE DE ALTO RISCO
SÉRGIO SEIJI ARAGAKI
HELIO MIRANDA LOPES JUNIOR
ATIVIDADE FÍSICA COMO FATOR EDUCATIVO NA PREVENÇÃO E
TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL: PERCEPÇÃO
DISCENTES DE MEDICINA
LENILDA AUSTRILINO SILVA
ERICA CRISTINA SANTOS
CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO
SOBRE AS BOAS PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
NO CME
ANDREA MARQUES VANDERLEI
FREGADOLLI
THATIANE ALBUQUERQUE DA COSTA LIMA
CONSTRUÇÃO E EFEITO DE APLICATIVO NO CONHECIMENTO DE
ENFERMEIROS DO CENTRO OBSTÉTRICO SOBRE PROCEDIMENTOS
OPERACIONAIS PADRÃO: ENSINO MOBILE LEARNING
ANDREA MARQUES VANDERLEI
FREGADOLLI
JULLIANA CÍNTIA DE OMENA NICÁCIO
INTERPROFISSIONALIDADE NO ATENDIMENTO À PESSOA COM
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM PAULO AFONSO-BAHIA.
CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
CLODOALDO LOPES DA SILVA
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA TUTORIA DO ENSINO
DE MEDICINA: INTEGRANDO O CHATGPT COMO FERRAMENTA DE
SUPORTE
ANDREA MARQUES VANDERLEI
FREGADOLLI
KILMA NARA SILVA DE LEMOS LEITE
DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE MATERNOINFANTIL, NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL DE UM
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
LENILDA AUSTRILINO SILVA
ANDREIA CRISTINA RAMOS DE BRITO
REVOLUÇÃO DIGITAL NO ENSINO DO DIAGNÓSTICO DA CÁRIE:
SIMULAÇÕES QUE TRANSFORMAM O APRENDIZADO
ANDREA MARQUES VANDERLEI
FREGADOLLI
ALUNOS CONCLUINTES EM 2024 - MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS (PPGCM)
Semestre de conclusão 2024.1
AUTOR(A)
TÍTULO
ORIENTADOR(A)
33
ASSOCIAÇÃO ENTRE SOLIDÃO, DOR PSICOLÓGICA E DEPRESSÃO
COM O IMPACTO DA FIBROMIALGIA EM MULHERES ADULTAS
VALFRIDO LEÃO DE MELO NETO
ALINE ARAUJO PADILHA LAGES
ASSOCIAÇÃO DA ANEMIA COM A FORÇA MUSCULAR, A
PERFORMANCE FÍSICA E A INFLAMAÇÃO NOS PACIENTES EM
HEMODIÁLISE.
MICHELLE JACINTHA CAVALCANTE
OLIVEIRA
ANA CAROLINA ABREU MACHADO
ANÁLISE DE CONCORDÂNCIA ENTRE A EQUAÇÃO DO BERLIN
INITIATIVE STUDY 1 (BIS1) COM AS DEMAIS UTILIZADAS EM NOSSO
MEIO PARA ESTIMATIVA DA TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR EM
IDOSOS DO NORDESTE DO BRASIL
MICHELLE JACINTHA CAVALCANTE
OLIVEIRA
ANDREZA FERREIRA DA SILVA
CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS, NÍVEIS DE HEMOGLOBINA E RISCO DE
SARCOPENIA DE PACIENTES EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO NO
AGRESTE DE ALAGOAS.
SAMIR BUAINAIN KASSAR
ARYANA ISABELLE DE ALMEIDA NEVES SIQUEIRA
INTERCONEXÕES ENTRE QUALIDADE DE VIDA, GRAVIDADE DA
DOENÇA, COMPOSIÇÃO CORPORAL E CAPACIDADE FUNCIONAL EM
PACIENTES CIRRÓTICOS
FABIANA ANDREA MOURA
CATARINA ROSA E SILVA SANTOS
INTEGRAÇÃO DE DADOS DE SINGLE CELL RNA E TRANSCRIPTOMA
ESPACIAL PARA INVESTIGAÇÃO DA INVASÃO PERINEURAL E DO
RITMO CIRCADIANO NO ADENORCARCINOMA DE PÂNCREAS
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO
FRAGA
DANIELLE DE ARAUJO VANDERLEI
AVALIAÇÃO DA SARCOPENIA EM IDOSOS E SUA ASSOCIAÇÃO COM A
FILTRAÇÃO GLOMERULAR A PARTIR DOS NÍVEIS SÉRICOS DE
CREATININA
JULIANA CELIA DE FARIAS SANTOS
LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO; DIAGNÓSTICO, TEMPO DE
DIAGNÓSTICO
THIAGO SOTERO FRAGOSO
AVALIAÇÃO DA TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR ESTIMADA DE
IDOSOS VIVENDO EM COMUNIDADES DO ESTADO DE ALAGOAS E SUA
ASSOCIAÇÃO COM A SARCOPENIA
JULIANA CELIA DE FARIAS SANTOS
INVESTIGAÇÃO DE MARCADORES DO CROMOSSOMO Y EM CASOS
DE SÍNDROME DE TURNER E DISGENESIA GONADAL 46,XX NO
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS
REGINALDO JOSE PETROLI
MEDO DO PARTO NO PERÍODO PUERPERAL
MERCIA LAMENHA MEDEIROS
MARINA DEMAS REZENDE GISCHEWSKI
ESTRATÉGIAS PARA O DIAGNÓSTICO DE SARCOPENIA E SUA
CONCORDÂNCIA COM MÉTODOS TRADICIONAIS DE AVALIAÇÃO DO
ESTADO NUTRICIONAL EM PACIENTES COM CIRROSE HEPÁTICA
FABIANA ANDREA MOURA
PATRICIA ALMEIDA LIRA SANTOS VEIGA
CORRELAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL COM MEDIDAS
ANTROPOMÉTRICAS NA AVALIAÇÃO DA OBESIDADE E RISCO
CARDIOVASCULAR EM PACIENTES COM ARTRITE REUMATOIDE.
THIAGO SOTERO FRAGOSO
ALEXANDRE OTILIO PINTO JUNIOR
EDUARDO LIMA BARBOSA
ELEN BATISTA DANTAS
GABRIELA MARIA DE ANDRADE CORREIA
LUNA LIRA BERGAMINI
34
ALUNOS CONCLUINTES EM 2024 - MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - PROFSAUDE/ MPSF
AUTOR(A)
TÍTULO
ORIENTADOR(A)
AMANDA EMNUELLE MARIA SANTOS MOREIRA
MENSURAÇÃO DO ÍNDICE DE HUMANIZAÇÃO DAS UNIDADES
BÁSICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE JOAQUIM GOMES –
ALAGOAS.
MARIA DAS GRAÇAS MONTE MELLO
TAVEIRA
LIDIANNE MERCIA BARBOSA MALTA ROCHA
AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO PEC EM UMA UNIDADE DE
SAÚDE DE UM MUNICÍPIO ALAGOANO: um estudo transversal.
EWERTON AMORIM DOS SANTOS
RODRIGO DA SILVA AMORIM
ACESSO AO EXAME CITOPATOLÓGICO: barreiras e possibilidades na
Atenção Primária à Saúde de Palmeira dos Índios, Alagoas.
MICHAEL FERREIRA MACHADO
STEPHANY JULLIANA DOS SANTOS TORRES
A PERCEPÇÃO DA MULHER RELAÇÃO AO ACOMPANHAMENTO
PUERPERAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA ZONA RURAL
EM ALAGOAS.
DIVANISE SURUAGY CORREIA
35
ANEXO II - Relatório de atividades de extensão desenvolvidas em 2024A
Código
Título
Coordenador
Centro/Departamento
Bolsas
Solicitadas
Valor
FAEX
PJ346-2024
2024 - Antibióticos em Foco
DAVID COSTA BUARQUE
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ294-2024
2024 - Triagem e Educação em Saúde na Rua
DAVID COSTA BUARQUE
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ267-2024
2024 - Desenvolvimento de um programa de educação permanente em saúde numa
unidade docente assistencial
RICARDO FONTES MACEDO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ248-2024
2024 - Saúde conectada: Informação médica pelo Instagram
DAVID COSTA BUARQUE
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ120-2024
2024 - Vida em vermelho
MARIA ALEXSANDRA
EUGENIA DA SILVA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ072-2024
2024 - PROJETO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO SOBRE PÉ DIABÉTICO
JOSE ANDERSON DA SILVA
CRUZ
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ055-2024
2024 - Projeto CardioEducação
FRANCISCO DE ASSIS COSTA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ054-2024
2024 - Educação em Saúde Cardiovascular na Unidade Docente Assistencial Professor
Gilberto de Macedo (UDA)
FRANCISCO DE ASSIS COSTA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ365-2024
2024 - Postagens informativas sobre Gastroenterologia/Nutrologia para o Instagram
ANGELA MARIA MOREIRA
CANUTO MENDONCA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ364-2024
2024 - CONECTA ONCO
JULIANA AROXA PEREIRA
BARBOSA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ362-2024
2024 - Trato Gastrointestinal Descomplicado: Saúde Digestiva na Atenção Primária
ANGELA MARIA MOREIRA
CANUTO MENDONCA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ334-2024
2024 - ONCOPREVE
JULIANA AROXA PEREIRA
BARBOSA
FACULDADE DE MEDICINA
0
1.0
PJ265-2024
2024 - AÇÕES DE PRÁTICAS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DAS
GERALDO MARIO DE
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM UMA COMUNIDADE DE CARVALHO CARDOSO
MACEIÓ
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ263-2024
2024 - SAMU NAS ESCOLAS
DIOGO NILO MIRANDA BORBA FACULDADE DE MEDICINA
0
75.74
PJ218-2024
2024 - GRUPO DE GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO EM UMA UNIDADE
DE SAÚDE DE MACEIÓ-AL
SERGIO SEIJI ARAGAKI
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ203-2024
2024 - PodCASH: conectando comunicação e saúde - Um podcast do Centro Acadêmico ANGELA MARIA MOREIRA
CANUTO MENDONCA
Sebastião da Hora
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
36
PJ155-2024
2024 - Educação em Saúde nas Redes Sociais - Urologia e Saúde do Homem
HUMBERTO MONTORO
CHAGAS
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ153-2024
2024 - Ação de Rastreio de Câncer de Próstata na UDA
HUMBERTO MONTORO
CHAGAS
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ134-2024
2024 - SALA DE CUIDADOS: CUIDADOS DE SAÚDE COM PRÁTICAS
INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA UFAL
SUELY DO NASCIMENTO SILVA FACULDADE DE MEDICINA
3
25200.0
PJ128-2024
2024 - Experiência teatral na educação em saúde: promovendo o empoderamento
feminino para a autonomia reprodutiva
RAFAELA MONTEIRO DO
NASCIMENTO FOLHA
FACULDADE DE MEDICINA
4
28000.0
PJ097-2024
2024 - Sala de Situação de Saúde dos Beiradeiros do Baixo São Francisco
MARIO JORGE JUCA
FACULDADE DE MEDICINA
2
16800.0
PJ006-2024
2024 - Projeto de Atenção à Saúde Mental dos estudantes da FAMED-UFAL
RITA MARCIA PACHECO LINS
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PJ005-2024
2024 - Posts informativos relacionados à Psiquiatria e Saúde Mental para o Instagram
RITA MARCIA PACHECO LINS
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PG015-2024
2024 - LAUR - Liga Acadêmica de Urologia da UFAL
HUMBERTO MONTORO
CHAGAS
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PG013-2024
2024 - Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica (LACC-UFAL)
YURI AFONSO FERREIRA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PG002-2024
2024 - LIGA ACADÊMICA DE CUIDADOS PALIATIVOS - LICP
DAVID COSTA BUARQUE
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PG001-2024
2024 - Liga Acadêmica de Cardiologia (LACardio)
FRANCISCO DE ASSIS COSTA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
CR155-2024
2024 - 1° CURSO DE SUTURA DO CENTRO ACADÊMICO SEBASTIÃO DA HORA ANGELA MARIA MOREIRA
CANUTO MENDONCA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
CR150-2024
2024 - Curso de Manejo Clínico de Aleitamento
RICARDO FONTES MACEDO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
CR136-2024
2024 - Curso de Projeto Terapêutico Singular
RICARDO FONTES MACEDO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
CR135-2024
2024 - Formação em ações básicas para prevenção e para controle da Hanseníase
RICARDO FONTES MACEDO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
CR132-2024
2024 - Curso de Promoção da Saúde para Pessoas com Albinismo
RICARDO FONTES MACEDO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
37
CR109-2024
2024 - Curso de Educação Inclusiva para Pessoas com Albinismo
RICARDO FONTES MACEDO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
CR084-2024
2024 - I MINICURSO DE SUTURA - LAUR E LAMURGEM
HUMBERTO MONTORO
CHAGAS
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
CR024-2024
2024 - I Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Cardiologia da UFAL (LACARDIO)
FRANCISCO DE ASSIS COSTA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
CR010-2024
2024 - Curso de Auriculoterapia
RICARDO FONTES MACEDO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
CR227-2024
2024 - V CURSO INTRODUTÓRIO DA LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA
CIRÚRGICA - LACC
YURI AFONSO FERREIRA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
CR224-2024
2024 - CURSO INTRODUTÓRIO DA LIGA DE ONCOLOGIA- LAO-UFAL
JULIANA AROXA PEREIRA
BARBOSA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
CR005-2024
2024 - I Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental da UFAL
RITA MARCIA PACHECO LINS
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
EV319-2024
2024 - Oficina de Arteterapia - Potencialidades: o olhar através da arte
JOSINEIDE FRANCISCO
SAMPAIO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
EV309-2024
2024 - Perfil e Diagnóstico de Saúde de Pessoas com Albinismo em Alagoas
JOSINEIDE FRANCISCO
SAMPAIO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
EV279-2024
2024 - Mesa redonda sobre Oncogenética - ciclo 2024.1
DEBORA DE PAULA
MICHELATTO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
EV278-2024
2024 - Sessão de Casos Clínicos de Genética Médica - ciclo 2024.1
THALITA CRISTINA
FIGUEIREDO
CUNHA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
EV276-2024
2024 - Direito das Pessoas com Albinismo: Palmeira dos Índios - AL
JOSINEIDE FRANCISCO
SAMPAIO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
EV269-2024
2024 - Direito das Pessoas com Albinismo - Mata Grande/AL
JOSINEIDE FRANCISCO
SAMPAIO
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
EV216-2024
2024 - Oficina - EXPOSIÇÃO SOBRE CONTRACEPÇÃO: EXPLORANDO OS
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS (SEMAEXC 2024)
RAFAELA MONTEIRO DO
NASCIMENTO FOLHA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
EV162-2024
2024 - 2.º Simpósio de Pesquisa e Inovação da FAMED
TIAGO GOMES DE ANDRADE
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
EV153-2024
2024 - IX Curso introdutório da Liga de Clínica Médica da Universidade Federal de
Alagoas
DAVID COSTA BUARQUE
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
38
EV135-2024
2024 - Reunião Científica: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE SUA SAÚDE THEREZITA PEIXOTO PATURY FACULDADE DE MEDICINA
GALVAO CASTRO
0
0.0
EV070-2024
2024 - Sessão de Casos Clínicos de Genética Médica - ciclo 2023.2
REGINALDO JOSE PETROLI
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
EV005-2024
2024 - Mesa redonda sobre Programa Nacional de Triagem Neonatal e Oncogenética ciclo 2023.2
REGINALDO JOSE PETROLI
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
PD011-2024
2024 - Manual de Cardiologia para estudantes de Medicina
FRANCISCO DE ASSIS COSTA
FACULDADE DE MEDICINA
0
0.0
39
ANEXO III – Programação da Semana de Extensão e Cultura
ABERTURA OFICIAL E PALESTRA MAGNA
DADOS
AÇÃO
CONDUTORES DA
AÇÃO
HORÁRIO/
APRESENTAÇÃO
CULTURAL
ABERTURA GERAL
PALESTRA MAGNA
Tema Geral: Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável:
Políticas de Extensão e Sustentabilidade Global”. PALESTRANTE:
PROFA DRA CARINA TATIANA GIUNCO
(Unesp e Assessora do Selo Educação).
Coral da UFAL
(CORUFAL)
Composição de Mesa e
Abertura
Maestro Nilton Souza do
CORUFAL
Cerimonial de Abertura
MEDIAÇÃO: Prof. Dr. Cezar Nonato Bezerra Candeias Docente do CEDU
e Pró-Reitor de Extensão e Cultura
16h às 16h30h
16h30 às 17h
17h às 17h45
MESAS-REDONDAS
DADOS
TEMA/Duração
PALESTRANTES
Mediador
DATA/HORÁRIO/ LOCAL
MESA 01
MESA 02
MESA 03
MESA-REDONDA 01: Programas Institucionais
Curriculares de Extensão (PIEx- UFAL) e suas
contribuições na consecução dos ODS –
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
PROFA dra. CARINA TATIANA GIUNCO
(UNESP e Consultora do Selo Educação)
PROF. dr. CEZAR NONATO CANDEIAS
(CEDU/UFAL).
Profº Dr Eliemerson Souza Sales (IQB/UFAL)
Mesa-Redonda 02: "Desafios da Extensão Mesa-Redonda: Extensão e Comunicação: iniciativas
Universitária:
Inovações
e
Mudanças Comunicacionais extensionistas envolvendo Universidade
Curriculares em Debate"
e Sociedade
07/11 - AUDITÓRIO DO IGDEMA
(08h00 -10h00)
Prof. Drº Cezar Nonato Candeias
(CEDU/UFAL)
Profº Drº Muller Ribeiro Andrade (ICBS)
Profa. Dra. Janayna Ávila
Profa. Dra. Emanuelle Rodrigues Prof. Dr. Vitor
Braga
Dra Francine Santos de Paula (IQB/UFAL)
Profa. Dra. Laís Falcão
07/11 - AUDITÓRIO DO IGDEMA
(10h30 - 12h00)
07/11 - AUDITÓRIO ICHCA
19h00 - 21h00
OFICINAS
40
AÇÃO/
DADOS
NOME/CH
Ação 01
Ação 02
Ação 03
Você e o Citox
A Utilização do Escola Lilás:
-Ufal na “trilha das jogo
exergames, Construindo
drogas”:
Just Dance, nas Uma formação
construindo
abordagens
de profissional
conhecimento
conteúdos
de antirracista,
para o cuidado em Bioquímica
no antipatriarcal,
saúde/02H
Ensino médio
anti-sexista e anticapitalista
Ação 04
Ação 05
Papel
Decifrando a
interdisciplinar e desInformação)
multidimensiona l
da enactus Ufal por
meio do
empreendedoris mo
social
Ação 06
Ação 07
Exposição sobre
contracepção:
explorando os
métodos
contraceptivos
LOCAL/
SALA
FDA
SALA 06
FDA
SALA 05
FDA
SALA 05
FDA
SALA 05
FDA
SALA 06
FDA
SALA 06
DATA
07/11
07/11
08/11
08/11
08/11
08/11
TARDE
(15H45- 17H45)
TARDE
(15H45- 17H45)
TARDE
(13H30 - 15H30)
HORÁRIO
TARDE
(13H30
15H30)
-
TARDE
(15H45
17H45)
-
TARDE
(13H30-15H30)
Ação 08
Ação 09
Ação 10
O
uso
de Elaboração de
Musicalização
tecnologias
no Projeto de extensão Infantil:
processo de ensino- a partir do estudo possibilidades
aprendizagem
de caso do Projeto teórico: formação inicial Zumbido
metodológica s
de
professores,
desafios,
e
aplicação em sala
de aula
IGDEMA
IGDEMA
IGDEMA
– BLOCO
-BLOCO 07
– BLOCO
SALA 05
07
07
SALA 05
SALA 05
07/11
07/11
08/11
MANHÃ
(8H 10H)
MANHÃ
(10H30 - 12H30)
Centralidades
Econômicas e
Socioculturais de
Maceió:
contribuições para a
revisão do Plano
Diretor de Maceió,
2024
LAB IGDEMA
07/11
MANHÃ
(10H30 - 12H30)
TARDE
(13H30 - 15H30)
MINICURSOS
AÇÃO/
DADOS
NOME/CH
LOCAL/
SALA
DATA
HORÁRIO
Ação 01
Ação 02
Ação 03
Ação 04
Ação 05
Ação 06
Ação 07
Ação 08
Ação 09
Cuidados para o Prescrição
Da tradição aos Cartografia
Economia
Automedicação
Vamos falar
Fotografia e
Fontes
preparo e uso Farmacêutica de estúdios: a
Social: técnicas Solidária,
com Antibióticos: Sobre TDAH? Imagem
em históricas e
racional de chás Contraceptivos corporeidade do de mapeamento Tecnologia Social Riscos para
Dificuldades e Organizações/04 Produção de
medicinais. /02h Hormonais/02h Forró e suas
coletivo na
E Processos De Pacientes e
estratégias no
h
conhecimento:
raízes
educação
Incubação Como Desafios para
universo
o acervo do
culturais"/04h
ambiental e
Prática Na
Profissionais/04h acadêmico e a
Centro de
letramento
Ufal/02h
importância do
Pesquisa
e
cartográfica/04h
diagnóstico e
Documentação
tratamento/04h
Histórica
IGDEMA
IGDEMA
IGDEMA
IGDEMA
IGDEMA
FDA
FDA
FDA
AUDITÓRIO
SALA 03
SALA 02
SALA 02
SALA 03
SALA 04
SALA 03
SALA 02
SALA 02
ICHCA
07/11
07/11
08/11
08/11
08/11
07/11
07/11
08/11
07/11
MANHÃ
(8H - 10H)
MANHÃ
(8H -10H)
MANHÃ
8h - 12h30
MANHÃ
(8h ÀS 12h30)
MANHÃ
(8H - 10H)
TARDE
TARDE
(13H30 - 17H45) (13h30 - 17h45)
TARDE
(13H30 -17H45
MANHÃ
(9h -12h)
Ação 10
Ação 11
Ação 12
Fontes históricas e Fontes históricas Módulo
produção de
e produção de
SIGAA
conhecimento: o conhecimento: o Extensão:
acervo do Centro acervo do Centro Cursos e
de Pesquisa e
de Pesquisa e
Eventos
Documentação
Documentação
Histórica
Histórica
AUDITÓRIO
ICHCA
07/11
TARDE
(14h - 17h)
AUDITÓRIO
ICHCA
08/11
TARDE
(14h - 17h)
Ação 13
Escrita
científica
e
padrões para a
elaboração de
resumo para a
divulgação de
artigos/02h
CICLAB INFO
07/11
REMOTO
TURMA 1
MANHÃ
(8h-10h)
TURMA 2
Tarde
(13h30-15h)
19h - 21h
07/11
41
RODAS DE CONVERSA
AÇÃO/
DADOS
Ação 01
Ação 02
Ação 03
Ação 04
Ação 05
Ação 06
Inclusão na primeira Vozes do Campo e Moringa:
Saúde Mental e
Sofrimento Psíquico infância: saberes e da Cidade: O
PANC,
fazeres para o
na Escola
Papel da
nutracêutico ou
acolhimento das Universidade no planta medicinal?
crianças com TEA Direito Humano à
Alimentação.
NOME/CH "MTST e o
Direito à cidade"
LOCAL/
SALA
IGDEMA SALA
04
IGDEMA
SALA 04
IGDEMA
SALA 03
IGDEMA
SALA 04
FDA
SALA 04
DATA
DATA/
HORÁRIO
07/11
07/11
07/11
08/11
07/11
MANHÃ (8H ÀS
10H)
MANHÃ (10H30
ÀS 12H30
MANHÃ (10h30
ÀS 12h30)
MANHÃ 10H30
ÀS
12H30)
TARDE (13h30
ÀS 15h30)
Ação 07
Ação 08
Ação 09
Construção
da Meio ambiente e a Extensão
Como a fogueira
plataforma digital prática da coleta Multidimensional e de Lilith impactou
na
Ufal
para seletiva:
como interdisciplinar
o
meu
apresentar a Ufal à buscar otimizar a como alternativa cotidiano/02h
comunidade externa sua relação/02h
para as trocas de
por meio de vídeos,
saberes com a
imagens e podcasts
sociedade,
para
como forma de
construção
de
prospectar alunos
relações
do ensino médio
institucionais
e
produção
de
pesquisa
científica/02h
F
FD
F
ETA- Escola
DA
A
D
Técnica de Artes
SA
SALA
A
(Praça Sinimbu)
LA
04
S
04
A
L
A
0
4
07/11
08/11
08/11
08/11
TARDE
(15h45 ÀS
17h45)
TARDE
(13H30 ÀS
15H30
TARD
E (15h45
ÀS 17h45)
TARDE
15h às 17h
UFAL & COMUNIDADE
AÇÃO/
DADOS
Ação 01
Ação 02
Ação 03
Ação 04
Ação 05
Ação 06
Ação 07
Ação 08
Ação 09
Ação 10
42
NOME/CH Sarau de
cordéis:
descubra
alagoas
através das
lendas
locais/02h
Plataforma
connecta
semiárido/02h
Oficina: design Cultura em
Triagem de
de criação de ação:
risco
personagens e lançamento do cardiovascular
storytelling/02h trailer do jogo do projeto
"bença"/02h
vidah+/04h
LOCAL/
SALA
IGDEMA
Corredor
IGDEMA
Corredor
IGDEMA
Auditório
DATA
HORÁRIO
07/11
MANHÃ
10h30 à
12h30
Exposição
em varal
08/11
MANHÃ
08h às 10h00
08/11
08/11
MANHÃ
MANHÃ
08h às 10h00 10h30 à 12h30
08/11
07/11
MANHÃ
TARDE
08h às 12h30 15h45 às 17h45
Dependências
do auditório
01 MESA
e 04 cadeiras
USAR
MESA?
Banner
AÇÃO/
DADOS
DIA 07/11
Manhã
LOCAL
SALA 01 –
IGDEMA (BLOCO 07
08h às 12h
IGDEMA
Auditório
IGDEMA
Corredor
A pesquisa Jogos de tabuleiro Extensão
Memórias
na Sou parte e contribuo com as
em extensão modernos como
vivas: a
educação infantil no ações de prevenção do câncer de
preservação do e a extensão ferramenta de
CApTV/04h
colo uterino/02h
como
patrimônio
socialização,
pesquisa:
imaterial e
aprendizagem e
cultural na era construção desenvolvimento:
da
digital/02h
vivências de um
plataforma projeto de
conecta/02h extensão/04h
UDA- Unidade Docente de
FDA
FDA
FDA
FDA
Atendimento
SALA nº 06
SALA 05
SALA 03
Corredor Central
Dependências
do auditório
07/11
TARDE
15h45 às
17h45
Dependências Dependência
da sala
s da sala
COMUNICAÇÕES ORAIS
DIA 07/11
Tarde
08/11
TARDE
13h30 às 17h45
08/11
Tarde
13h30 às 17h45
07/11
TARDE
13h30 às 15h30
01 MESA
Banners
Espaço da UDA
DIA 08/11
Manhã
DIA 08/11
Tarde
SALA 01 – FDA
SALA 01 –
IGDEMA (BLOCO 07
SALA 01 – FDA
13h30 às 17h
08h às 12h
13h30 às 17h
HORÁRIO
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
AÇÃO/ DADOS
APRESENTAÇÃO
CULTURAL 01
APRESENTAÇÃO
CULTURAL 02
Corufal
Forró e dança
APRESENTAÇÃO CULTURAL 03
TÍTULO
Duo piano e voz
43
CONDUTOR (ES)
DA AÇÃO
DIA/HORÁRIO/
Maestro Nilton Souza do CORUFAL
Diogo Braz e Caroline Almeida
06/11/2024 (quarta-feira) 16h às 16h30h
07/11/2024 (quinta – feira) 15h30 às 15h45
AUDITÓRIO VERA ROCHA
(Prédio do Antigo Csau e Escola de Enfermagem)
CORREDOR CENTRAL DA FDA
Luiz Carlos Ferreira e Ezequiel Siqueira
(Estudantes do curso de Música)
08/11/2024 (sexta – feira) 15h30 às
15h45
LOCAL
CORREDOR CENTRAL DA FDA
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