8º período
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE MEDICINA
Formação Médica Baseada nas Necessidades de Saúde da População
GUIA DO ALUNO
8º PERÍODO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
REITORA
Ana Dayse Rezende Dórea
VICE- REITOR
Eurico de Barros Lobo Filho
PRÓ-REITOR DE GESTÃO INSTITUCIONAL
João Carlos Cordeiro Barbirato
PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Anderson de Barros Dantas
PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO
Sílvia Regina Cardeal
PRÓ-REITOR ESTUDANTIL
Pedro Nelson Bomfim
PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO
Eduardo Sílvio Sarmento de Lyra
FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
DIRETORA
Rosana Quintella Brandão Vilela
VICE- DIRETORA
Vicentina Esteves Wanderley
COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA
Divanise Suruagy Correia (docente EAPMC - coordenadora do curso)
Audenis Lima de Aguiar Peixoto (docente ETPI/Internato - vice-coordenador)
Luiza Daura Fragoso Barros (docente ETPI - titular)
Carmen Eurydice C.G. Ribeiro (docente EDP - titular)
Renato S. Rodarte (docente ICBS – titular)
Carlos de Almeida Dias Neto (representante discente – titular)
Rejane Rocha da Siva (representante dos técnicos-administrativos - titular)
João Klínio Cavalcante (docente EAPMC - suplente)
Maria Viviane Vasconcelos (docente ETPI/Internato- suplente)
Célia Maria Pedrosa (docente ETPI - suplente)
Waldemar Antonio das Neves Jr (docnte EDP - suplente)
Erisvaldo Ferreira Cavalcante Jr. (representante discente - suplente)
Quitéria Silva do Nascimento (representante dos técnicos-administrativos - suplente)
COORDENADORES ADJUNTOS
Eixo Desenvolvimento Pessoal
Profa Cristina Azevedo/ Profa Carmen Eurídice Calheiros G. Ribeiro
Eixo de Aproximação à Prática Médica
Profa Sonia Cavalcanti/ Profa M. Graça Monte
Eixo Teórico-Prático Integrado
Profa Vicentina Esteves/ Prof. Francisco Passos
Supervisão do Internato
Profa Lucy Vieira Lima/ Profa M. Viviane Vasconcelos
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CURSO DE MEDICINA
Formação Médica Baseada nas Necessidades de Saúde da População
1GUIA DO ALUNO do 8º PERÍODO
1Material concebido pelo NDE, escrito por muitos e apoiado pelo Programa PRÓ-SAÚDE
(MS/OPAS) – 1ª Edição - 2009
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4º ANO DO CURSO MÉDICO
Os eixos são articulados em disciplinas/módulos para atender aos objetivos de cada ano. Os objetivos do 4º
ano e, especificamente, os do 8º período, e o detalhamento dos módulos/disciplinas serão apresentados
neste guia.
OBJETIVOS DO 4° ANO (7º e 8º períodos) DO CURSO MÉDICO DA UFAL
Conhecimentos:
Desenvolver e aplicar os conhecimentos necessários para o tratamento das doenças prevalentes com
resolução em nível primário e secundário de atenção à saúde, considerando as características bio-psicosociais dos indivíduos nos diferentes ciclos de vida e os fatores que influenciam e modificam a resposta
terapêutica;
Aplicar de forma integrada conhecimentos/habilidades de medicina interna e farmacologia-clínica na
prescrição medicamentosa;
Indicar terapias complementares e não convencionais respeitando critérios legais e éticos;
Identificar a necessidade de tratamento cirúrgico;
Realizar procedimentos de suportes básicos e avançados de vida e pequenas cirurgias ambulatoriais;
Iniciar a prática do atendimento global e acompanhamento do politraumatizado e das emergências clínicocirúrgicas na criança, adulto e idoso;
Realizar o atendimento à parturiente;
Definir a indicação de terapêutica de suporte/medicina paliativa.
Atitudes:
Desenvolver atitudes necessárias para a atividade profissional;
Desenvolver atitudes éticas para trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e relação médicopaciente;
Compreender seu papel e lugar como médico na relação com o paciente-família – equipe-comunidade;
Utilizar critérios racionais e críticos baseados em evidências científicas considerando a relação custobenefício frente a decisão terapêutica;
Assumir condutas clínicas baseadas em evidências científicas;
Desenvolver postura humanizada como pessoa e profissional.
Habilidades:
Aplicar de forma integrada conhecimentos/habilidades de semiologia, fisiopatologia e patologia
necessários ao desenvolvimento do raciocínio científico, crítico e clínico, visando a definição do
diagnóstico e tratamento;
Prestar assistência integral aos usuários das unidades de atenção primária e secundária integrantes do
sistema de saúde, nos diversos ciclos de vida;
Desenvolver capacidade de trabalho em equipe e de liderança;
Desenvolver habilidades necessárias para lidar adequadamente com indivíduos enfermos, graves,
terminais, deficientes e seus familiares e com a morte;
Desenvolver diálogo claro e coerente levando em conta os aspectos sócio-culturais do paciente e sua
família;
Desenvolver habilidades psicomotoras para realizar intervenções clínico cirúrgicas de urgência e
emergência;
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Desenvolver habilidades para educação continuada e autodirigida, auto-avaliação e raciocínio científico,
crítico e clínico.
OBJETIVO GERAL DO 8º PERÍODO
Capacitar o aluno para o diagnóstico, prognóstico, conduta terapêutica, procedimentos cirúrgicos, reabilitação
e prevenção de problemas mais freqüentemente relacionados com o sistema locomotor, como também com
urgência e emergência em saúde do adulto e idoso, saúde da criança e do adolescente, saúde da mulher e
urgências psiquiátricas; para utilizar de forma adequada o apoio da propedêutica médica; para aprimorar a
relação médico-paciente e introduzir o aprendizado em medicina do trabalho e suas interações com a saúde
pública.
Para atender aos objetivos do 4º ano do curso, o 8º período está organizado em oito disciplinas obrigatórias
(tabela abaixo), perfazendo um total de 578 horas
Período
*Eixo
Disciplina
Saúde da Criança e Adolescente II
(4h/sem) - 68h
TPI
8º
Saúde do Adulto e
Idoso VI
(8h/sem) - 136h
Módulos
Setores Envolvidos
Medicina de Urgência na Criança
Pediatria
Sistema Locomotor
Reumatologia e
Ortopedia
Saúde do Adulto e
Idoso VII
(10h/sem) - 136h
Medicina de Urgência no Adulto e
Idoso
CH= 578 h
Saúde da Mulher II
(4h/sem) - 68h
Cirurgia do Sistema Tegumentar e
Reconstrução
Obstetrícia
Saúde da Mulher III
(4h/sem) - 68h
Medicina de Urgência na Mulher
Ginecologia e
Obstetrícia
Propedêutica IV
(2h/sem) - 34h
Módulo Complementar
Anatomia Patológica
Psiquiatria II
(2h/sem) - 34h
APMC
BTCA
Cardiologia
Neurologia
Otorrino
Oftalmologia
Cirurgia
Gastroenterologia
Cirurgia Plástica e
Reconstrutora
Obstetrícia
Saúde e Sociedade VII
(2h/sem) - 34h
Urgências em Psiquiatria
Medicina do Trabalho
Psiquiatria
Medicina do Trabalho
TPI = Eixo Teórico-Prático Integrado
APMC = Eixo de Aproximação à Prática Médica e Comunidade
DP = Eixo de Desenvolvimento Pessoal
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1 - DISCIPLINA SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE II
Carga Horária: 4 h/semana
Local: HGE
Professor(es): Claudio Soriano
EMENTA
Técnicas propedêuticas e habilidades de diagnóstico clínico, laboratorial, tratamento e prevenção das
urgências e emergências mais freqüentes na infância e adolescência.
OBJETIVO
Habilitar o aluno nas técnicas propedêuticas e habilidades de diagnóstico clínico, laboratorial, tratamento e
prevenção das urgências e emergências mais freqüentes na infância e adolescência.
CONTEÚDOS
BIBLIOGRAFIA
2. DISCIPLINA SAÚDE DO ADULTO E IDOSO VI – SISTEMA LOCOMOTOR
EMENTA:
Capacitar o aluno a descrever o quadro clínico e fisiopatológico das principais doenças do aparelho
locomotor, no adulto e no idoso;
Realizar anamnese e exame físico;
Aprimorar a relação médico-paciente;
Fazer o diagnóstico principal e os diferenciais dessas doenças;
Solicitar e interpretar exames complementares laboratoriais e de imagem;
Discutir as condutas adequadas, bem como o uso racional de medicamentos, para cada caso, considerandose os critérios de incidência, prevalência, letalidade, potencial de prevenção e importância pedagógica.
2.1 - MÓDULO: REUMATOLOGIA
Professores:
Pedro Gomes
Heloísa Vital
Carga Horária: 04 horas semanais/ 68h
Local: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO ANTUNES – UFAL
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Oferecer conhecimentos e habilidades ao aluno na perspectiva da visão de integralidade do ser com a
finalidade de proteger, prevenir e reabilitar os portadores de doenças reumáticas.
CONTEÚDOS:
a) Conceito, classificação e epidemiologia das doenças reumáticas
b) Artrose
c) Reumatismo de partes moles
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d)
e)
f)
g)
Artrite reumatóide
Febre Reumática
Lupus Eritematoso Sistêmico
Estudo Multidisciplinar (Discussão de Casos)
METODOLOGIA:
- Aulas expositivas
- Práticas com “histórias de vida”
- Práticas com “discussão de caso clínico”
- Seminários
AVALIAÇÃO:
Através de exercícios teóricos e práticos que geram notas e de uma prova somativa ao final do curso.
BIBLIOGRAFIA:
Cecil - Tratado de Medicina Interna
Harisson – Medicina Interna
Antonio Carlos Lopes – Tratado de Clínica Médica
2.2 - MÓDULO: ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
Professores:
Glauco Monteiro Cavalcanti Manso – Coordenador
Sálvio Tadeu Correia de Barros
Ricardo Nogueira Bezerra
Márcio Aguiar Valença
Glauber José de Melo Cavalcanti Manso
Carga Horária: 04 horas semanais/ 68h
Local: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO ANTUNES – UFAL
OBJETIVOS:
Oferecer os conhecimentos sobre a especialidade que deve ter todo médico generalista;
Apresentar as características das afecções que devem ser encaminhadas aos traumato-ortopedistas;
Destacar os recursos semiológicos e terapêuticos oferecidos pela Traumato-Ortopedia em várias doenças e
traumas do aparelho locomotor.
CONTEÚDO:
Introdução ao estudo da Traumato-Ortopedia. Método de Estudo.
Fraturas: generalidades
Afecções do antebraço, punho e mão,
Afecções do ombro e cotovelo,
Afecções do quadril,
Afecções do joelho,
Afecções do tornozelo e pé,
Infecções ósteo-articulares agudas.
METODOLOGIA DE ENSINO:
Atividades teóricas e teórico-práticas.
Aulas expositivas participativas com incentivo à discussão dos temas abordados.
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Seminários.
Discussão de casos clínicos.
Aulas práticas em ambulatório.
AVALIAÇÃO:
Através de exercícios teóricos e práticos que geram notas e de uma prova somativa ao final do curso.
BIBLIOGRAFIA:
HEBERT, Sizínio. Ortopedia e Traumatologia. 4 ed., São Paulo: Artmed. 2009.
HOPPENFELD, Stanley. Propedêutica Ortopédica: Coluna e Extremidades. São Paulo: Atheneu.
3. DISCIPLINA SAÚDE DO ADULTO E IDOSO VII
EMENTA:
Capacitar o aluno a descrever o quadro clínico e fisiopatológico das principais doenças do adulto e do
idoso nas áreas de urgência e cirurgia do sistema tegumentar e reconstrução;
Realizar anamnese e exame físico;
Fazer o diagnóstico principal e os diferenciais dessas doenças;
Solicitar e interpretar exames complementares laboratoriais e de imagem;
Discutir as condutas adequadas, bem como o uso racional de medicamentos, para cada caso,
considerando-se os critérios de incidência, prevalência, letalidade, potencial de prevenção e importância
pedagógica;
Aprimorar a relação médico-paciente e habilitá-lo para a educação continuada.
3.1 - MÓDULO: MEDICINA DE URGÊNCIA NO ADULTO E IDOSO
Setores de Ensino Envolvidos:
BTCA/ Cirurgia
Cardiologia
Neurologia
Otorrinolaringologia
Oftalmologia
Gastroenterologia
DIP
Uro-nefrologia
Carga Horária: 136h
Local: HUPAA e Laboratório de Habilidades
Conteúdos
Trauma abdominal aberto e fechado
Abdome agudo- princípios básicos
Apendicite aguda
Colecistite aguda e Colangite aguda
Pancreatite aguda e Diverticulite aguda
Obstrução Intestinal e Simulações
Hemorragia alta e HDB
Encefalopatia hepática
Acessos cervicais
Equipe Responsável
Cirurgia
Cirurgia
Cirurgia
Cirurgia
Cirurgia
Cirurgia
Clínica Médica e Cirurgia
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Ostomias
Acessos cervicais
Traqueostomias
Pneumotórax traumático
Hemopneumotórax
Tórax instável
Pneumotórax espontaneo
Derrame pleural
Hemoptise
Crise asmática
Embolia pulmonar
Cirurgia
Cirurgia
Pneumologia
Pneumologia
Trauma urológicos
Testículo agudo
Pielonefrite aguda,
Cólica nefrética (dor lombar),
Retenção urinária aguda,
Hematúria
Otite média aguda
Corpo estranho
Epistaxe
Perda aguda da Audição
Perfuração traumática de membrana
Traumatismo ocular
Queimadura ocular Corpo estranho
Urologia
Olho vermelho
Perda aguda da visão (causas oftalmol.)
Abordagem inicial nas Intoxicação exógenas agudas
Acidentes por animais peçonhentos
Abordagem Inicial na suspeita de Sepse
Oftalmologia
Reações cutâneas adversas à Drogas
Quase afogado
Dermatologia
Síndromes Isquêmicas Agudas (Infarto e Angina Instável
Crise Hipertensiva
Edema Agudo de Pulmão Arritmias Cardíacas
Arritmias Cardíacas
Arritmias Cardíacas
Traumatismo Crânio Encefálico
(Hipertensão intracraniana)
Urgências raquimedulares
Cefaléias
Tratamento inicial no AVC
Status epilético
Cardiologia
Cardiologia
Urologia/Nefrologia
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologia
Oftalmologia
DIP
DIP
DIP
Cardiologia
Cardiologia
Neurologia
Neurologia
Neurologia
METODOLOGIA DE ENSINO:
Atividades teóricas e teórico-práticas.
Aulas expositivas participativas com incentivo à discussão dos temas abordados.
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Seminários.
Discussão de casos clínicos.
Aulas práticas em laboratório de habilidades e ambulatórios
AVALIAÇÃO:
Através de exercícios teóricos e práticos das áreas de ensino envolvidas, que geram notas e de uma prova
somativa ao final de cada bimestre.
BIBLIOGRAFIA:
Cecil - Tratado de Medicina Interna
Harisson – Medicina Interna
Antonio Carlos Lopes e cols - Emergências: Manual de Diagnóstico e Tratamento
M. Carmo Barros de Melo e cols - Urgência e Emergência Pré-Hospitalar
3.2 - MÓDULO: CIRURGIA DO SISTEMA TEGUMENTAR E RECONSTRUÇÃO
Professor(es): Fernando Antônio Gomes de Andrade, Cláudio Eduardo de Oliveira Cavalcanti e Edna Maria
Tenório Correia
Área de Integração: Cirurgia Plástica reconstrutora, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dermatologia, Genética,
Clínica Médica, Oncologia, Anatomia e Anatomia Patológica.
Carga Horária: 32h
Local: Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes – UFAL
OBJETIVO GERAL: Habilitar o aluno para reconhecimento do câncer de pele, anomalias congênitas
(defeitos) da face, deformidades traumáticas (cicatrizes, queimaduras, avulsões de tecidos por trauma ou
armas brancas, etc) em seus aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, clínicos, diagnósticos e terapêuticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final do modulo o aluno será capaz de:
1. Identificar os aspectos epidemiológicos e etiopatogênicos das afecções do câncer de pele, anomalias
congênitas (defeitos) da face e deformidades traumáticas do sistema tegumento;
2. Realizar anamnese e exame clínico adequado e relacionado ao sistema tegumento;
3. Caracterizar os principais métodos diagnósticos necessários para a elucidação dos casos;
4. Reconhecer os aspectos macro e microscópicos das lesões mais frequentes do sistema tegumento;
5. Estabelecer correlação entre os sinais e sintomas e alterações dos exames complementares e os
aspectos histopatológicos;
6. Estabelecer as orientações terapêuticas (clínicas e cirúrgicas) observando a relação custo-benefício de
cada método terapêutico;
7. Avaliar criticamente um caso clínico, fazendo hipóteses diagnósticas, estabelecendo o diagnóstico
diferencial entre elas;
8. Identificar as principais doenças oncológicas da pele, dando ênfase aos aspectos preventivos, os fatores
de risco, diagnóstico precoce e tratamento multiprofissional.
CONTEÚDOS
Câncer de pele: Princípios gerais, diagnóstico, tratamento e seguimento;
Queimaduras: Princípios gerais, diagnóstico, tratamento e seguimento;
Cicatrizações: Princípios gerais, diagnóstico, tratamento e seguimento;
Cuidados pré, intra e pós operatórios nas cirurgias de câncer de pele, defeitos da face, avulsões
traumáticas e queimaduras;
Analgesia do paciente cirúrgico;
Princípios de Reconstrução por enxertos, retalhos ao acaso, pediculados e microcirúrgicos.
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METODOLOGIA DE ENSINO:
a) Atividades teórico – práticas (TP):
- Discussão de caso clínico;
- Seminários;
- Relato de caso.
b) Atividades práticas (AP): realizadas nas dependências do Hospital Universitário da UFAL.
AVALIAÇÃO
- O sistema de avaliação do módulo é diverso, voltado para: aprendizado (teoria e prática nas
diversas atividades); participação, integração, interessa e desempenho, desenvolvimento de postura ética,
social e humanística do aluno.
- Ao final do curso será realizada uma auto-avaliação.
- Ocorrem atividades teóricas e práticas, durante as aulas, onde os alunos poderão ser avaliados em
grupo, individualmente ou ambos e a avaliação será realizada pelo professor responsável pela atividade.
BIBLIOGRAFIA
R. BONZOLA, Antônio; ERFON A. RAMOS, João; C. OLIVEIRA, Melchíades; MIURA, Osvaldo; C. VIEIRA,
Rui; M. NASSIF, Tomaz. Manual de retalhos miocutâneos; axiais, osteomiocutâneos, musculares,
fasciocutâneos e livres. Ed. por Júlio Hochberg. Porto Alegre: AMRIGS, 1984.
COIFFMAN, Felipe; con la colaboración de 68 autores. Texto de cirugia plástica, reconstructiva y estetica.
Baercelona: Salvat Editores, 1986.
AZULAY, Rubem David; AZULAY, David Rubem. Dermatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
GIL FERREIRA, Carlos; ROCHA, José Cláudio. Oncologia Molecular. São Paulo: ed. Atheneu, 2004.
GILCHREST, Bárbara A.; KRUTMANN, Jean. Envelhecimento Cutâneo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
2007.
DAVID C. SABISTON, Jr.; Associante Editor for Basic Surgical Science, LYERLY, H. Kim. Tratado de Cirurgia,
as bases biológicas da prática cirúrgica moderna. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
4. DISCIPLINA SAÚDE DA MULHER II
Setor de ensino: Obstetrícia
Professor(es): Cledna de Melo Bezerra
Helena Barreto Maia Gomes
José Antônio Morais Martins
José Elias Soares da Rocha
Manoel Calheiros Silva
Rui Gameleira Vaz
Carga Horária: 68h (4h/semanais)
Local: Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes – UFAL
EMENTA
Proporcionar ao aluno a construção de um saber científico sobre o parto e as doenças
relacionadas ao período gravídico-puerperal. Desenvolver a relação médico-paciente e habilitá-lo para a
educação continuada.
OBJETIVO GERAL:
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Estimular a construção ativa do seu próprio conhecimento através de
bases teóricas
sólidas que o conduzam a uma prática profissional ética, humanizada, competente e comprometida
socialmente;
incentivar a Pesquisa na Graduação e Residência Médica;
estender os resultados à comunidade e à sociedade em geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estudar as bases morfofuncionais e patológicas do ciclo gravídico-puerperal;
desenvolver ações de atenção à Saúde da Mulher em programas de pré-natal e puerpério
de Baixo e Alto Risco;
realizar o atendimento à parturiente e à puérpera de Baixo e Alto Risco de forma
multidisciplinar em todos os níveis de complexidade, integrando Ensino, Pesquisa e
Extensão;
atuar de forma ética e competente com os pacientes, colegas e professores;
CONTEÚDOS:
Diagnóstico da gravidez
Modificações do organismo materno
Assistência pré-natal
Uso de drogas na gestação
Contratilidade uterina
Mecanismo do parto e estática fetal
Assistência ao parto e Delivramento normal
Puerpério normal e patológico
Neoplasia trofoblástica gestacional
Sistema amniótico e Amniorrexe prematura
Patologias do Sistema Amniótico
Propedêutica fetal
Diabetes gestacional
Doença hemolítica Perinatal
Gravidez gemelar
METODOLOGIA DE ENSINO:
Será dada ênfase ao Estudo, às Discussões em pequenos grupos, à busca de Fontes Teóricas e
o desenvolvimento de Atitudes e Habilidades. O aluno será o eixo principal desta proposta e sua
aprendizagem será baseada em grandes temas dos Seminários (8º período) e Prática Clínica Ambulatorial.
Os alunos do 8º período receberão ao início da Disciplina de Saúde da Mulher II – Área de
Conhecimento Obstetrícia um cronograma com os conteúdos programáticos a serem abordados durante o
semestre. Na semana que antecede o seminário os alunos receberão um Caso-Motivador relativo ao próximo
tema a ser abordado. Durante a semana deverão buscar informações (com embasamento científico) que
esclareçam as questões inerentes ao caso-problema. No dia do seminário deverá ser entregue ao docente as
questões respondidas e, uma vez tendo estudado previamente o tema, os alunos poderão discutir ativamente
no decorrer da exposição.
Associada a essa atividade teórico-prática, os alunos do 8º período complementarão seu processo
de aprendizagem com atendimentos a gestantes em consultas pré-natais e participação como alunoobservador durante a realização de Ultrassonografias Obstétricas. Este método proporcionará ao aluno a
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construção do conhecimento sobre parto, puerpério e doenças relacionadas ao período gravídico-puerperal,
tornando-os capacitados a diagnosticar, tratar e prevenir as patologias mais prevalentes e, desenvolver a
relação médico-paciente em sua plenitude de forma ética e competente.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada bimestralmente através de provas teóricas baseadas nos temas
abordados nos seminários e, semanalmente durante as atividades práticas, observando critérios como:
pontualidade, assiduidade, desempenho, relação médico-paciente, postura ética com o paciente, colegas e
professores e conhecimentos. A entrega ao professor do Caso-Motivador respondido e a participação durante
os Seminários também serão critérios de avaliação. A nota final será a média ponderada das notas da prova
teórica com peso 4 (quatro), a nota prática com peso 4 (quatro) e a nota do Caso-Motivador e participação
nos Seminários com peso 2 (dois). Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou maior a 7 (sete).
BIBLIOGRAFIA:
- CAMANO, L.; SOUZA, E.; SASS, N. Guia de Obstetrícia – Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar –
UNIFESP/Escola Paulista de Medicina. São Paulo: Manole, 2002, 1ª ed.
- CUNNINGHAM, F. G.; MACDONALD, P. C.; GANT, N. F. et al. Williams Obstetrícia. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2000, 20ª ed.
- MONTENEGRO, C. A. B.; REZENDE FILHO, J. Obstetrícia Fundamental. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2008, 11ª ed.
- NEME, B. Neme: Obstetrícia Básica. São Paulo: Sarvier, 2000, 2ª ed.
- REZENDE, J.: Obstetrícia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, 10ª ed.
- Tratado de Obstetrícia da FEBRASGO. Rio de Janeiro: Revinter, 2000, 1ª ed.
- ZUGAIB, M.; BITTAR, R. E. Protocolos Assistenciais: Clínica Obstétrica da Faculdade de Medicina da USP.
São Paulo: Atheneu, 2007, 3ª ed.
- Periódicos e publicações indexadas, bem como as disponíveis on-line para atualização de conhecimentos e
condutas, como: Revista Femina, Revista RBGO, American Journal of Obstetrics and Gynecology, Programa
de Educação Continuada do Conselho Federal de Medicina, Manuais da FEBRASGO entre outros.
5. DISCIPLINA SAÚDE DA MULHER III - MEDICINA DE URGÊNCIA NA MULHER
Setores Envolvidos: Ginecologia e Obstetrícia
Professor(es):
Luiza Daura Fragoso de Barros.
Marta Maria Araújo Vasconcelos
Alceu José Peixoto Pimentel
William Vega Hurtado
José Humberto Belmino Chaves.
Alessandra Plácido Lima Leite
Larisse Frassinete Lins de Araújo
Rui Gameleira Vaz
Manoel Calheiros Silva
Cledna de Melo Bezerra
José Elias Soares da Rocha
José Antônio Morais Martins
Helena Barreto Maia Gomes
Carga Horária: 4 Horas semanais / 68 horas semestrais
Local: HUPAA
EMENTA
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Habilitar o aluno nas técnicas propedêuticas e habilidades de diagnóstico clínico, laboratorial, tratamento e
prevenção das urgências e emergências mais freqüentes nas áreas de GINECOLOGIA e OBSTETRÍCIA.
OBJETIVOS
Gerais –
1. Aplicar a semiologia ginecológica e capacitar o aluno a diagnosticar e tratar as urgências e
emergências ginecológicas mais freqüentes e orientar os principais distúrbios funcionais e orgânicos
relacionados à Reprodução Humana.
2. Estimular a construção ativa do seu próprio conhecimento através de bases teóricas sólidas que o
conduzam a uma prática profissional ética, humanizada, competente e comprometida socialmente,
junto à gestante.
Especificos –
1. Conduzir a consulta ginecológica das pacientes com quadros ginecológicos de urgência e
emergência, utilizando os protocolos do SERVIÇO DE GINECOLOGIA do HUPAA/UFAL, e tornar o
aluno progressivamente capaz de desenvolver conhecimentos e habilidades através da realização
da anamnese, exame físico e ginecológico, para diagnóstico dessas afecções.
2. Reconhecer os processos agudos, disfuncionais e traumáticos que ocorrem no aparelho genital
feminino, capazes de comprometer as funções sexuais e reprodutivas da mulher.
3. Compreender e identificar os fatores sociais, individuais e coletivos, ligados aos traumas e à
violência contra a mulher, que comprometem seu desempenho e sua saúde integral.
4. Identificar os principais meios diagnósticos e terapêuticos, das principais causas que limitam a
Reprodução humana.
5. Desenvolver ações de atenção à Saúde da Mulher em urgências e emergências obstétricas.
6. Realizar o atendimento de suporte básico e avançado nas urgências e emergências obstétricas à
parturiente e à puérpera de Baixo e Alto Risco, de forma multidisciplinar, em todos os níveis de
complexidade.
7. Atuar de forma ética e competente com os pacientes, colegas e professores.
8. Incentivar a Pesquisa na Graduação e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia.
9. Estender os resultados à comunidade e à sociedade em geral.
CONTEÚDOS
1. Hemorragia Uterina Disfuncional ou Sangramento Uterino Anormal em Ginecologia.
2. Dor Pélvica. Doença Inflamatória Pélvica.
3. Violência Sexual contra a Mulher.
4. Trauma em Ginecologia.
5. Abdomen Agudo Ginecológico.
6. Esterilidade e Infertilidade
7. Abortamento Espontâneo.
8. Gravidez Ectópica.
9. Descolamento Prematuro da Placenta/Placenta de Inserção Baixa.
10. Pré-Eclâmpsia.
11. Delivramento Patológico.
12. Operação Cesariana.
METODOLOGIA
Atividades Teóricas –
Serão realizadas em sala de aula, através da preleção dialogada e seminários, com toda a turma,
abordando os principais grupos de patologias ginecológicas e obstétricas.
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Atividades Teorico–Práticas –
Serão realizadas em sala de aula e no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, através do estudo,
pesquisas, dramatizações e discussão de casos clínicos e seminários de pequenos grupos de alunos.
Atividades Práticas –
Serão realizadas com a turma subdividida em pequenos grupos, na forma de acompanhamento
ambulatorial, interconsultas da Enfermaria de Ginecologia Profa. Maria das Vitórias, visita a
outros Setores de Exames Subsidiários afins no HUPAA: Radiologia, etc, estudo e discussão dos
casos atendidos no Ambulatório Geral do Serviço de Ginecologia e do Ambulatório de Pré-Natal
do Serviço de Obstetrícia.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada bimestralmente através de provas teóricas baseadas nos temas abordados nos
seminários e, semanalmente durante as atividades práticas, observando critérios como: pontualidade,
assiduidade, desempenho, relação médico-paciente, postura ética com o paciente, colegas e professores e
conhecimentos. A entrega ao professor do Caso-Motivador respondido e a participação durante os
Seminários também serão critérios de avaliação. A nota final será a média ponderada das notas da prova
teórica com peso 4 (quatro), a nota prática com peso 4 (quatro) e a nota do Caso-Motivador e participação
nos Seminários com peso 2 (dois). Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou maior a 7 (sete).
BIBLIOGRAFIA
a) Ginecologia:
1. Rotinas em Ginecologia. FREITAS F.; MENKE,C.H.; RIVOIRE, W.; PASSOS, E.P. 5 ed.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2006. 548p.
2. Tratado de Ginecologia (volumes I, II e III). HALBE, H. W.. São Paulo: Editora Roca, 2000.
3. Endocrinologia Ginecológica. MACHADO, L.V. 2ed. Belo Horizonte:Editora Medbook. 2006. 342p.
4. Tratado de Ginecologia da FEBRASGO. OLIVEIRA, H.C.; LEMGRUBER, I.; COSTA, O,T. Editora
Revinter – Rio de Janeiro: 2000. 1568p.
5. Endocrinologia ginecológica e infertilidade. SPEROFF, L.; GLASS, R. H.; KASE, N.G. 5a ed.
São Paulo: Editora Manole Ltda., 1995. 1066p.
6. Semiologia Médica. PORTO, C.C. Rio de JANEIRO. Guanabara Koogan, 2000, 1317p.
7. Guia de Medicina Ambulatorial e Hospitalar em Ginecologia. BARACAT, E.C.; LIMA, G.R.
cood. – São Paulo: Editora Manole Ltda., 2005. 698p.
8. Tratado de Ginecologia. NOVAK. BERECK, J. S. 14ª edição. Rio de JANEIRO. Guanabara
Koogan, 2008, 1392p.
9. Manual de Clinica Cirúrgica em Ginecologia. TRIGINELLI, S. A. e SILVA FILHO, A. L. 1ª edição.
Rio de JANEIRO. Guanabara Koogan, 2004, 336p.
10. Magalhães MLC, Reis JTL – Ginecologia Infanto-PuberL – Diagnóstico e Tratamento. Ed. Méd
Book, 2007. p.437-48.
b) Obstetrícia
1. CAMANO, L.; SOUZA, E.; SASS, N. Guia de Obstetrícia – Guias de Medicina Ambulatorial
e Hospitalar – UNIFESP/Escola Paulista de Medicina. São Paulo: Manole, 2002, 1ª ed.
2. CUNNINGHAM, F. G.; MACDONALD, P. C.; GANT, N. F. et al. Williams Obstetrícia. Rio
de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000, 20ª ed.
3. MONTENEGRO, C. A. B.; REZENDE FILHO, J. Obstetrícia Fundamental. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2008, 11ª ed.
4. NEME, B. Neme: Obstetrícia Básica. São Paulo: Sarvier, 2000, 2ª ed.
5. REZENDE, J.: Obstetrícia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, 10ª ed.
6. Tratado de Obstetrícia da FEBRASGO. Rio de Janeiro: Revinter, 2000, 1ª ed.
15
7. ZUGAIB, M.; BITTAR, R. E. Protocolos Assistenciais: Clínica Obstétrica da Faculdade de
Medicina da USP. São Paulo: Atheneu, 2007, 3ª ed.
c) Sites relacionados:
1. FEBRASGO: Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
http://www.febrasgo.net
2. Ministério da Saúde http://www.saude.gov.br
3. BIREME: Centro Latino Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde
http://www.bireme.br
4. MEDLINE http://ncbi.nih.gov/entrez/query.fcgi
5. CDC: Center of Diseases Control http://www.cdc.gov
6. OMS: Organização Mundial de Saúde http://www.who.int/en
7. FIGO: International Federation of Gynecology and Obstetrics http://www.figo.org/
8. ACOG: American College of Obstetricians and Gynecologists http://www.acog.com
9. RCOG: Royal College of Obstetricians and Gynaecologists http://www.rcog.org.uk/
10. Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIPESP/EPM)
http://www.unifesp.br/
11. Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde
http://portal.revistas.bvs.br/main.php?home=true&lang=pt
12. Periódicos Capes http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp
c)Livros Eletrônicos:
1. Surgical Emergencies in Obstetrics & Gynecology
http://www.brooksidepress.org/Products/Surgical_Emergencies_in_OBGYN/Surgical_%20Emergenci
es.pdf
2. Operational Obstetrics & Gynecology
http://www.brooksidepress.org/Products/Operational_OB-GYN_entrance.htm
3. Emedicine Obstetrics and Gynecology Articles
http://www.emedicine.com/obgyn/index.shtml#labor
4. UNIFESP
http://www.unifesp.br/dis/bibliotecas/index.php?pag=livros.php
6. DISCIPLINA PROPEDÊUTICA IV
MÓDULO COMPLEMENTAR
Setor de Ensino: Anatomia Patológica
Professor(es):
Ricardo Houly
Ana Paula Barbosa
Juliana Holanda
Carga Horária: 34 horas (2 horas semanais).
Local: HUPAA
EMENTA
16
Definição e importância da Propedêutica Complementar (Anatomia patológica); Correlação das indicações,
limitações e complicações dos métodos diagnósticos complementares, os relacionando com as disciplinas
que constituem o 8º período do curso médico.
7. DISCIPLINA PSIQUIATRIA II – URGENCIAS EM PSIQUIATRIA
Setor de Ensino: PSIQUIATRIA
Professores:
Audenis Lima de Aguiar Peixoto
Fernando Antonio Buarque Fontan
Walfrido
Carga horária: 34 horas (2 horas semanais).
Local: Hospital Escola Portugal Ramalho.
EMENTA
Uma continuação do estudo da saúde e da doença mental, considerando os aspectos emergenciais mais
encontrados nas patologias psiquiátricas em nosso meio. Suicídio, Agitação Psicomotora e outras
emergências em psiquiatria. Descrição da etiologia, epidemiologia, psicopatologia, quadro clínico,
diagnóstico diferencial, curso, prognóstico, prevenção e tratamento dos transtornos mentais e do
comportamento associados às emergências e bastante vistos por outros especialistas. O papel do médico
generalista diante destes quadros, os cuidados clínicos necessários na intervenção em urgência /
emergência psiquiátrica. A orientação para o devido encaminhamento à psiquiatria quando oportuno. A
importância dos aspectos psicossociais, de estressores externos, do ambiente, das vivências anteriores,
das respostas individuais nestas patologias. A orientação a ser dada aos familiares. As vantagens da
atenção interdisciplinar e multiprofissional. Acompanhamento prático de todo o conteúdo teórico exposto
junto a pacientes de emergência ou hospitalizados.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Transmitir aos estudantes de medicina elementos básicos utilizados nas urgências / emergências
durante o atendimento de pacientes portadores de transtornos psiquiátricos e dos demais pacientes
quando apresentarem quadro psiquiátrico de urgência / emergência.
Objetivos Específicos:
Capacitar o aluno para identificar os transtornos mentais mais freqüentemente atendidos nos serviços
médicos de atenção básica e nas instituições de emergência;
Descrever estes transtornos, objetivando facilitar o correto diagnóstico e a adequada intervenção
terapêutica;
Capacitar o aluno na utilização dos medicamentos mais prescritos nestas situações e nos cuidados
clínicos que devem ser tomados;
Estimular o estudante de medicina a compreensão da pessoa como um todo (biopsicossocial) que, neste
momento, encontra-se doente;
Mostrar a importância da atenção multiprofissional no atendimento dos portadores de transtornos mentais
e do comportamento;
Capacitar o futuro médico para intervir diante de situações de superdosagem de psicofármacos, bem
como intoxicação ou abstinência a substâncias psicoativas;
Orientar para o devido encaminhamento de atenção pós-emergência;
Estimular participação ativa do aluno na construção do conhecimento;
Articular a teoria com as atividades práticas.
17
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Carga horária de 34 horas para cada uma das duas turmas, priorizando as atividades práticas. Participarei
de todas as aulas práticas e estarei disponível para todas as aulas teóricas.
TEMA
CARGA
CARGA
HORÁRIA
HORÁRIA
TEÓRICA
PRÁTICA
01
Agressividade e Agitação Psicomotora
1,5 horas
2,5 horas
02
Ansiedade Aguda: Ataques de Pânico
1,5 horas
2,5 horas
03
Intoxicação e Abstinência por drogas de abuso
02 horas
04 horas
04
Transtornos Dissociativos (Conversivos)
1,5 horas
2,5 horas
05
Suicídio
1,5 horas
2,5 horas
06
Reação Aguda ao Estresse
1,5 horas
2,5 horas
07
Intoxicação e Efeitos adversos graves dos psicofármacos
1,5 horas
2,5 horas
08
Psicose Aguda e Delirium
1,5 horas
2,5 horas
Total – 34 horas / aula
12,5 horas
21,5 horas
METODOLOGIA E RECURSOS DE ENSINO
Aulas teóricas expositivas ou em forma de seminário, utilizando recursos como quadro, retroprojetor,
data-show, televisão;
Discussão de filmes, vídeos e dvds;
Aulas práticas com pacientes atendidos no Complexo Hospital Escola Portugal Ramalho
(Emergência, enfermarias, SOP – Setor de Observação Psiquiátrica – e IC – Intercorrência Clínica);
Apresentação e discussão de casos clínicos.
AVALIAÇÃO
Dos alunos:
Participação nas atividades;
Avaliação prática;
Discussão de casos;
Avaliações teóricas.
Da disciplina e dos professores:
Reuniões mensais entre os mesmos;
Questionários respondidos pelos alunos.
Do curso:
Encontros entre alunos e professores;
Assembléia semestral entre alunos, professores de psiquiatria e coordenadores do curso de
medicina.
BIBLIOGRAFIA
1. Quevedo, J., Schmitt, R. e Kapczinski, F. – EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS – 2ª edição –
Editora Artmed – Porto Alegre – RS, 2008.
2. Sadock, B. J. e Sadock, V. A. – COMPÊNDIO DE PSIQUIATRIA (CIÊNCIA DO
COMPORTAMENTO E PSIQUIATRIA CLÍNICA) – 9ª Edição – Editora Artmed – Porto Alegre – RS, 2007.
8. DISCIPLINA SAÚDE E SOCIEDADE VII – MEDICINA DO TRABALHO
Setor de Ensino: Medicina do Trabalho
Professor: José Áureo Silva Melo
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Carga Horária: 02h/semana
Local: F AMED
EMENTA:
Dotar alunos do Curso de Medicina de Conhecimentos Gerais sobre Doenças que afetam a Saúde dos
Trabalhadores. Habilitar o aluno nas técnicas propedêuticas e habilidades de diagnóstico clínico, laboratorial,
tratamento e prevenção das principais patologias do trabalho.
OBJETIVOS:
Criar condições para que, no final do Curso, o aluno possa diagnosticar enfermidades que tenham como
causa o ambiente de trabalho e saber informar medidas de prevenção para tais doenças.
CONTEÚDOS:
1- Aspectos Históricos e Conceituais da Patologia do Trabalho
2- O Campo da Saúde do Trabalhador e o Papel dos Profissionais de Saúde na Atenção à Saúde dos
Trabalhadores
3- A Investigação das Relações Saúde-Trabalho e o estabelecimento do
Nexo Causal da Doença com o Trabalho
4- Legislação em Saúde Ocupacional- Normas Regulamentadoras -NR 5. Programa de Prevenção de Riscos
Ambientais -PPRA
5- Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional - PCMSO
6. Dermatoses Ocupacionais
7. Lombalgia Ocupacional
8- Lesões por Esforços Repetitivos – LER/DORT
9. Radiações Ionizantes/Não' Ionizantes
10- Audição/Ruído
11- Aparelho Pulmonar e Trabalho
12-Aparelho Cadiovascular e Trabalho
13- Aparelho Digestório e Trabalho
14- Câncer Ocupacioral
15- Trabalho Rural
METODOLOGIA:
Atividades em Grupos
Exposição Dialogada
AVALIAÇÃO:
Questionários
Seminários
BIBLIOGRAFIA:
- Doenças Relacionadas ao Trabalho (Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde) - Ministério da
Saúde do Brasil
- Patologia do Trabalho - René Mendes
- Segurança e Medicina do Trabalho - Manuais de Legislação V 01. 16
AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
A avaliação do processo ensino-aprendizagem compreenderá o acompanhamento das ações
propostas no Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina. Para isso se faz necessário o
19
acompanhamento da ação coletiva do ensinar, sob a responsabilidade do colegiado docente e a do
apreender, foco do processo coletivo.
Conforme registrado nos programas de aprendizagem, a abordagem dos conteúdos visa atingir os
objetivos propostos e se operacionaliza pela metodologia de ensino, portanto, englobando tanto as ações
docentes quanto discentes.
Para o acompanhamento do avanço na construção do conhecimento do estudante, será considerado
tanto a freqüência quanto o aproveitamento de estudos. Neste caso, levando-se em consideração os
aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais, os quais deverão ser buscados conjuntamente.
Os aspectos cognitivos referem-se aos conteúdos factuais: conhecimento de fatos, acontecimentos,
situações, fenômenos concretos e singulares.
Os aspectos procedimentais compreendem um conjunto de ações ordenadas e com um fim,
incluindo regras, técnicas, métodos, destrezas e habilidades, estratégias e procedimentos.
Os aspectos atitudinais podem ser agrupados em valores, posturas e normas, verificados por sua
interiorização e aceitação, o que implica conhecimento, avaliação, análise e elaboração. Esses
aspectos levam em conta o comportamento, a participação, a freqüência, a ética, a bioética e os
relacionamentos interpessoais.
Verificar o avanço na construção do conhecimento e controlar a freqüência às aulas será atribuição dos
professores responsáveis pelos conteúdos dos respectivos módulos, sob a supervisão do coordenador do
módulo. Conforme L.D.B.E. N 9394/96, será obrigatória a freqüência às atividades correspondentes a cada
conteúdo.
Neste sentido, a avaliação global abrangerá os processos integrados dentro de cada módulo. Deverá
refletir as sínteses realizadas pelos professores e alunos, reunindo as diferentes áreas de conhecimento,
trabalhadas em torno do eixo proposto. Os instrumentos para este momento devem ser construídos
coletivamente pelos docentes dos módulos das respectivas fases. As avaliações globais serão realizadas
observando os aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais e abrangerão todos os conteúdos
programáticos até então ministrados.
As avaliações formativas devem ser incentivadas também como instrumento de acompanhamento do
aprendizado do aluno e para reorientar a programação das áreas de conhecimento.
A média final do módulo para aprovação será obtida em função das notas relativas aos aspectos
cognitivos, procedimentais e atitudinais de acordo com as características próprias de cada módulo.
De acordo com as normas do curso integrado em Medicina:
1) Está dispensado da prova final o aluno que atingir média 7,0 na disciplina, não podendo ter
aproveitamento menor que 5,0 (cinco) em cada avaliação bimestral de cada um dos módulos. Ver
resolução CEPE/UFAL 2006
2) O aluno com média inferior a 7,0 (sete) em um dos módulos, terá direito, no final do semestre letivo, a
ser reavaliado naquele em que obteve a menor pontuação, prevalecendo, neste caso, a maior nota. Ver
resolução CEPE/UFAL 2006.
3) O discente que obtiver a Nota Final das avaliações dos módulos igual ou superior a 5,00 (cinco) e
inferior a 7,00 (sete), terá direito a prestar a Prova Final.
4)A prova Final versará sobre todo o conteúdo da disciplina ministrada e será realizada no término do
semestre letivo, conforme calendário acadêmico da UFAL.
5)Será considerado aprovado com avaliação final, após a realização da prova final, em cada disciplina, o
discente que alcançar a média final igual ou superior a 5,5 (cinco inteiros e cinco décimos).
6)O cálculo para a obtenção da média final é a média ponderada da Nota Final das avaliações dos
módulos com peso 6 (seis) e da nota da Prova Final, com peso 4 (quatro). Ver resolução CEPE/UFAL
2006.
7)A prova integrada será construída pela equipe dos professores envolvidos, junto com a coordenação do
módulo e acompanhamento da comissão de avaliação.
8)O aluno com freqüência inferior a 75% das aulas será reprovado, independente das notas
obtidas.
20
PROGRAMA DE ELETIVAS OU COMPLEMENTAR
O programa de ELETIVAS ou COMPLEMENTAR é composto por disciplinas e atividades de pesquisa e
extensão. O aluno deverá desenvolver, no mínimo 5% da carga horária total do curso, correspondendo a 440
s.
DISCIPLINAS ELETIVAS
As disciplinas eletivas são oferecidas durante todo o curso, em unidades de 4 a 8 semanas . As
disciplinas eletivas serão oferecidas para no mínimo 10 alunos e o máximo de alunos depende da
especificidade de cada disciplina. Caso haja maior numero de candidatos deverá ocorrer processo seletivo.
Cada disciplina eletiva será oferecida uma vez durante um dos semestres, em horário pré-determinado.
ATIVIDADES DE PESQUISA e EXTENSÃO: Serão consideradas para o programa de eletivas as atividades
desenvolvidas em grupos, programas e/ou projetos devidamente registrados na UFAL e FAMED como
atividades de pesquisa ou de extensão.
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SEGUNDA
S. Mulher III
Gineco
7:30 – 9:30
TERÇA
S. Adulto
Urgência
SAI VII
7:30-11:30h
8º PERÍODO
TURMA A
QUARTA
S. Mulher
Obst II
7:30-9:30
QUINTA
Locomotor
Reumato
SAI VI
7:30 – 11:30h
S. Mulher
Obst II
9:40- 11:40
S. Adulto
Urgência
SAI VII
13:30-17:30h
Psiquiatria II
Urgência
13:30-17:30h
(1º bimestre)
S. Criança
Urgência
SCA II
13:30-17:30h
SEXTA
Prop IV
7:30- 9:30
Medicina do
trabalho
9:40 – 11:40
Locomotor
Ortopedia
SAI VI
13:30-17:30h
S. Mulher
Obst III
13:30-15:30h
QUINTA
Prop IV
SEXTA
S. Adulto
Urgência
SAI VII
7:30-11:30h
Sist. Tegumentar e
Reconstrução
SAI VII
13:30-17:30h
(2º bimestre)
SEGUNDA
S. Adulto
Urgência
SAI VII
7:30-11:30h
TERÇA
Locomotor
Reumato
7:30-11:30h
TURMA B
QUARTA
Med. do Trabalho
SS VII
7:30-9:30h
Mulher
Obst III
9:40 – 11:40
Locomotor
Ortopedia
SAI VI
13:30-17:30h
Sist. Tegumentar e
Reconstrução
SAI VII
13:30-17:30h
(1º bimestre)
S. Mulher II
Obst II
13:30-17:30h
7:30-9:30h
S. Mulher III
Gineco
9:40 – 11:40
S. Criança
Urgencia
SCA II
13:30-17:30h
Psiquiatria II
Urgência
13:30-17:30h
(2º bimestre)
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