ENADE - FAMED/UFAL, uma das 19 melhores Faculdades de Medicina do Brasil!

Exultemos!!! Alcançamos nota 5 no ENADE!!! Este é um feito imenso, incomparável diante de todas as adversidades pelas quais passa o ensino superior público brasileiro. Feito construído com o esforço, a dedicação e o carinho de todos que SOMOS FAMED/UFAL. De um total de 232 graduações na área, 28 receberam o conceito máximo de qualidade,19 foram universidades federais, nós somos uma delas! Professor, servidor técnico e discente, cada um, contribuiu de forma relevante para esta conquista, para esta vitória. Nosso sentimento, portanto, é de alegria e gratidão! O amor e a dedicação de todos nos trouxeram a este momento de glória, de realização de um sonho, há muito desejado. Obrigada! Muito obrigada!!! Parabéns FAMED/UFAL! Mantenhamos esse alegria que nos faz forte e uma das 19 melhores Faculdades de Medicina do Brasil! Dedico esta conquista a nossa querida e inesquecível Profa. Iasmin Duarte!

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Relatório de curso - ENADE 2019.pdf
Documento PDF (648.0KB)
                    RELATÓRIO DE CURSO
MEDICINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE
ALAGOAS
MACEIÓ - 13200

DIRETORIA DE AVALIAÇÃO
DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DAES

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO | MEC
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS
EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA | INEP
DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR | DAES

RELATÓRIO DE CURSO
MEDICINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
MACEIÓ - 13200

Brasília-DF
Inep/MEC
2019

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
É permitida a reprodução total ou parcial desta publicação, desde que citada a fonte.

Diretoria de Avaliação da Educação SUPERIOR (DaES)
Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior (CGCQES)
Coordenação-Geral do Enade (CGENADE)
Equipe Técnica
Ana Cristina de Lima Lopes
Andréia Alves Ferreira de Oliveira
Arthur Canotilho Machado
Atair Silva de Sousa
Ayda de Souza Oliveira
Caio Gedeon de Araujo
Carla Cristiane Gomes Mesquita
Cinthya Costa Santos
Claudia Regina Raimundo
Daniel Gomes Silva
Davi Contente Toledo
Fabiana Paula Simões Cunha
Fernanda Cristina dos Santos Campos
Fernanda Marsaro dos Santos
Henrique Correa Soares Junior
Isabella Maia Fernandes
Jane Severino Nunes
Johanes Severo dos Santos Venâncio
Jose Reynaldo de Salles Carvalho
Karinna Pires de Santana
Leandro de Castro Fiuza

Leticia Terrere Serra Lima
Marcela Aparecida de Oliveira
Marcus Vinicius Soares de Brito
Mariangela Abrão
Marina Nunes Teixeira Soares
Moaci Alves Carneiro
Paola Matos da Hora
Paulo Roberto Martins Santana
Paulo Tadeu Peres Ingrácio
Pedro Muniz Souza Silva
Priscilla Bessa Castilho
Renato Augusto dos Santos
Roberto Ternes Arrial
Robson Quintilio
Rosilene Cerri
Rubens Campos de Lacerda Junior
Sergio Ricardo Godinho Salazar
Suzi Mesquita Vargas
Tarcísio Araujo Kuhn Ribeiro
Tatiane Barbosa Magalhães de Gouveia
Ulysses Tavares Teixeira

Revisão
Fundação Cesgranrio
Diagramação e Arte-Final
Fundação Cesgranrio
Diretoria de estudos educacionais (Dired)
Coordenação de Editoração e Publicações (Coep)
Capa
Marcos Hartwich

Esta publicação deverá ser citada da seguinte forma:
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Relatório de curso:
Arquitetura e Urbanismo: Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá - 44. Brasília: Inep, 2019.

Esta publicação é um dos produtos integrantes
do contrato celebrado entre o Inep e a Fundação
Cesgranrio, referente ao 3º Termo Aditivo do
Contrato nº 17/2016 com vigência de 30 de
agosto de 2019 a 30 de agosto de 2020.

Apresentação

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anı́sio Teixeira (INEP)
apresenta o Relatório do Curso com os resultados do ENADE/2019, realizado no dia
24 de novembro, em 1443 locais de provas de 1063 municı́pios.
Com referência à prova dos estudantes e a alguns resultados obtidos do Questionário de Impressões sobre a prova e do Questionário do Estudante, registrou-se,
neste relatório, o desempenho dos estudantes do curso
- de MEDICINA
- IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
- no Municı́pio de(o) MACEIÓ

As informações constantes deste relatório traduzem os resultados obtidos a partir da análise dos dados dos estudantes desse curso. A prova foi resolvida por 48
estudantes concluintes. Todos os resultados do curso foram obtidos com base nas
análises que consideraram o total de estudantes convocados e presentes ao exame,
podendo, portanto, ser estendidos ao total de estudantes concluintes da IES, se não
tiver existido um viés de presença.
A prova do ENADE/2019, com duração total de 4 (quatro) horas, apresentou um
componente de avaliação da Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas,
e um Componente Especı́fico de cada Área.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos pilares
da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. Além do ENADE, os processos de
Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional constituem o ’tripé’
avaliativo do SINAES; os resultados desses instrumentos avaliativos, reunidos, permitem conhecer, em profundidade, o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos
e Instituições de Educação Superior (IES) de todo o Brasil.
Em seus quatorze anos de existência, o ENADE passou por diversas modificações.
Dentre as inovações mais recentes, estão o tempo mı́nimo de permanência do estudante na sala de aplicação da prova (por uma hora), adotado em 2013, e a obrigatoriedade de resposta ao Questionário do Estudante e a publicação do Manual do
Estudante, adotados em 2014, e o curso como unidade de análise em 2015. Até 2015,
a unidade de análise era a combinação de Área, IES e municı́pio. Ou seja, se a IES
oferecesse curso na Área, em vários campi na mesma cidade, a nota era calculada
de forma agregada.

5

Os relatórios de análise dos resultados do ENADE/2019 mantiveram, a princı́pio a
estrutura adotada no ENADE/2017 com as inovações então introduzidas. Dentre essas destacamos: (i) um relatório especı́fico sobre o desempenho das diferentes áreas
na prova de Formação Geral; (ii) uma análise do perfil dos coordenadores de curso;
(iii) uma análise sobre a percepção de coordenadores de curso e de estudantes, sobre o processo de formação ao longo da graduação; (iv) uma análise do desempenho
linguı́stico dos concluintes, a partir das respostas discursivas na prova de Formação
Geral.
Essas medidas adotadas fazem parte de um amplo processo de revisão e reflexão
sobre os caminhos percorridos nestes quatorze primeiros anos do SINAES, a fim de
aperfeiçoar os processos, instrumentos e procedimentos de aplicação e, por extensão,
de qualificar a avaliação da educação superior brasileira, ampliando ainda sua visibilidade e utilização de resultados.
O ENADE foi operacionalizado por meio de uma prova, do Questionário de Percepção sobre a Prova e do Questionário do Estudante. A finalidade da aplicação do Questionário do Estudante foi a de compor o perfil dos participantes, integrando informações
do seu contexto às suas percepções e vivências, e a de investigar a capacidade de
compreensão desses estudantes frente à sua trajetória no curso e na Instituição de
Educação Superior (IES), por meio de questões objetivas que exploraram a função
social da profissão e os aspectos fundamentais da formação profissional.
Mesmo considerando as limitações que os instrumentos utilizados podem apresentar, enquanto mecanismo de avaliação de curso, o INEP ratifica que os dados, relativos
aos resultados da prova e à opinião dos estudantes, podem ser úteis para orientar as
ações pedagógicas e administrativas da IES e do Curso, uma vez que constituem
importantes referências para o conhecimento da realidade institucional e para a permanente busca da melhoria da qualidade da graduação, aspectos que evidenciam o
caráter integrativo inerente à avaliação.
Brası́lia, agosto de 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS
ANÍSIO TEIXEIRA

Convenções para as tabelas numéricas
Sı́mbolo
Descrição
0
Dado numérico igual a zero não resultado de arredondamento
0,0
Dado numérico igual a zero resultado de arredondamento
Percentual referente ao caso de o total da classe ser igual a zero
.
Se não é possı́vel calcular por falta de observações
Os arredondamentos não foram seguidos de ajustes para garantir soma 100% nas tabelas

6

1- Conceito do curso
Conceito ENADE

O cálculo do Conceito ENADE1 é realizado para cada curso de uma Instituição
de Educação Superior enquadrado em uma área de abrangência no ENADE. A nota
final do curso depende do desempenho dos estudantes concluintes no Componente
de Conhecimento Especı́fico e no Componente de Formação Geral.
A parte referente ao Componente Especı́fico contribui com 75% da nota final, enquanto a parcela, referente à Formação Geral, contribui com 25%, em consonância
com o número de questões da prova, 30 e 10, respectivamente. Todas as fórmulas
utilizadas para o cômputo das notas estão expressas no relatório sı́ntese da Área, disponibilizado na Internet2 . O quadro seguinte indica os diferentes intervalos de notas
possı́veis e os conceitos correspondentes a esses intervalos.

Conceito ENADE
1
2
3
4
5

Notas finais
0,0 a 0,94
0,95 a 1,94
1,95 a 2,94
2,95 a 3,94
3,95 a 5,0
Sem Conceito

1 Para informações detalhadas sobre o cálculo do Conceito ENADE, veja Nota Técnica no endereço eletrônico:

http://portal.inep.gov.br/enade
2 http://portal.inep.gov.br/web/guest/relatorios

7

Os conceitos utilizados no ENADE variaram de 1 a 5, e, à medida que esse valor
aumenta, melhor terá sido o desempenho no exame. A linha destacada no quadro
anterior corresponde ao conceito obtido pelo curso. Até 2014, o Conceito Enade era
calculado para cada Unidade de Observação, constituı́da pelo conjunto de cursos que
compõe uma área de avaliação especı́fica do Enade, de uma mesma Instituição de
Educação Superior (IES) em um determinado municı́pio. A partir de 2015, o Conceito Enade foi calculado para cada Curso de Graduação avaliado, conforme enquadramento pelas Instituições de Educação Superior em uma das áreas de avaliação,
elencadas no artigo 1o da Portaria Normativa do MEC no 8, de 26 de abril de 2017 de
acordo, com a metodologia explicitada na Nota Técnica no 16/2018/CGCQES/DAES3 .
É importante notar que as provas do Enade podem apresentar diferentes nı́veis de
dificuldade de ano para ano. Diferentemente de outras provas aplicadas pelo Inep,
como o Saeb e o Enem, que utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que permite a comparação de diferentes edições, o Enade utiliza a Teoria Clássica dos Testes
- TCT, o que não garante a comparabilidade entre edições do exame. A padronização
para o cálculo do Conceito Enade garante a comparabilidade dentro de uma determinada área e para um determinado ano, nunca entre diferentes edições do Enade, e
tampouco entre áreas do mesmo ano.

3 http://download.inep.gov.br/educacao superior/enade/notas tecnicas/2017/nota tecnica n16 2018 calculo conceito-enade.pdf

8

2- Desempenho dos estudantes na prova
Nesta seção apresenta-se o desempenho dos estudantes desse curso no ENADE/
2019. Para isso, foram calculadas as estatı́sticas básicas da prova como um todo e
separadamente do Componente de Formação Geral e do Componente de Conhecimento Especı́fico.
No quadro abaixo, são apresentadas as seguintes estatı́sticas: tamanho da população, número de presentes, média, erro padrão da média, desvio padrão, mediana, nota
mı́nima, nota máxima e coeficiente de assimetria1 .
Para cotejar a situação deste curso na IES, são também apresentadas as mesmas
estatı́sticas para cursos da mesma área na UF, Grande Região, Categoria Administrativa e Organização Acadêmica da IES e os valores para o Brasil como um todo.
Desempenho geral dos estudantes no Componente de Formação Geral e no Componente de Conhecimento Especı́fico da prova do ENADE/2019, no Curso, na UF, na Grande Região, Categoria
Administrativa, Organização Acadêmica e no total Brasil.

MEDICINA

Comp. Especı́fico Formação Geral

Resultado Geral

ENADE
Tamanho da população
Número de presentes
Média
Erro padrão da média
Desvio padrão
Mediana
Mı́nimo
Máximo
Coeficiente de Assimetria
Média
Erro padrão da média
Desvio padrão
Mediana
Mı́nimo
Máximo
Coeficiente de Assimetria
Média
Erro padrão da média
Desvio padrão
Mediana
Mı́nimo
Máximo
Coeficiente de Assimetria

Curso
48
48
65,2
1,3
9,2
65,5
27,4
78,8
-1,3
62,5
1,9
13,2
63,8
34,3
89,0
-0,2
66,1
1,8
12,3
66,8
12,8
83,1
-1,5

UF
269
266
60,5
0,6
10,6
61,3
0,4
81,9
-1,5
57,2
1,0
15,6
59,5
0,0
97,8
-0,6
61,6
0,7
11,6
61,8
0,0
88,2
-1,1

Região
4870
4775
60,3
0,1
9,7
61,1
0,0
90,1
-0,8
54,4
0,2
13,8
54,9
0,0
97,8
-0,3
62,2
0,2
11,0
62,9
0,0
97,1
-0,6

Cat. Adm.
7521
7375
61,5
0,1
10,1
62,5
0,0
90,1
-0,9
55,9
0,2
13,5
56,4
0,0
97,8
-0,4
63,4
0,1
11,5
64,4
0,0
97,1
-0,8

Org. Acad.
13458
13221
59,6
0,1
10,9
60,8
0,0
90,1
-0,9
53,4
0,1
14,3
54,4
0,0
97,8
-0,4
61,6
0,1
12,2
62,9
0,0
97,1
-0,7

Brasil
21053
20628
59,1
0,1
10,6
60,2
0,0
90,1
-0,8
52,8
0,1
14,1
53,7
0,0
97,8
-0,3
61,3
0,1
11,9
62,4
0,0
97,1
-0,7

P
Nota: O coeficiente de assimetria foi calculado como: ( i (xi −µ)3 /n)/s3 , onde µ é a média da amostra,
n é o tamanho da amostra e s é o desvio padrão da amostra.
1 Uma explicação das estatı́sticas utilizadas podem ser encontradas no glossário dos relatórios sı́nteses de Área:

http://portal.inep.gov.br/web/guest/relatorios.

9

A seguir, encontra-se um gráfico no qual se compara o desempenho do curso
nessa IES com o desempenho da Área, levando em conta a totalidade de estudantes
da Área, na UF, na Grande Região em que estão incluı́das e no Brasil. Nesse gráfico,
são apresentadas as notas médias obtidas no Componente de Formação Geral.
Notas médias dos estudantes (concluintes) no Componente de Formação Geral na prova.

MEDICINA
100

Nota Média

80
62,5
57,2

60

54,4

52,8

Região

Brasil

40

20

Curso

UF

Pode-se observar pelo gráfico que, no Componente de Formação Geral, a nota
média dos concluintes no curso foi 62,5, na UF, 57,2, na Grande Região, 54,4 e no
Brasil, 52,8.
O gráfico que segue apresenta as notas médias obtidas no Componente de Conhecimento Especı́fico para o curso em pauta, para UF, para Grande Região e para o
Brasil como um todo.
Notas médias dos estudantes (concluintes) no Componente de Conhecimento Especı́fico na
prova.

MEDICINA
100

80

Nota Média

66,1

61,6

62,2

61,3

UF

Região

Brasil

60

40

20

Curso

Pode-se observar pelo gráfico que, no Componente de Conhecimento Especı́fico,
a nota média dos concluintes no curso foi 66,1, na UF, 61,6, na Grande Região, 62,2
e no Brasil, 61,3.
10

Os gráficos a seguir ilustram a distribuição das notas dos estudantes, respectivamente, no Componente de Formação Geral e no Componente de Conhecimento
Especı́fico para Curso, para UF, para a Grande Região e para o Brasil, e mostram em
quais intervalos de notas houve maior concentração das notas dos concluintes. O intervalo utilizado foi de 10 em 10 unidades, aberto à esquerda e fechado à direita, com
exceção do primeiro intervalo, [0; 10], fechado em ambos os extremos.
Formação Geral

100%

Percentagens

80%

60%

(10,20]

(20,30]

18,8

29,2
28,6

8,3

10,1
8,9
6,2

(30,40]

(40,50]

(50,60]

(60,70]

(70,80]

(80,90]

0,0
0,8
0,2
0,1

0,0

[0,10]

4,5
2,1
1,7

0,0
0,8
0,8
1,2

3,0
3,0
4,1

0,0
1,1
0,4
0,5
0%

14,3

10,4
9,4
11,2
12,2

15,0

20%

22,5
20,4

20,5
22,1

22,6

27,1

29,4
28,7

40%

(90,100]

Notas
Curso

UF

Região

Brasil

Componente Específico

100%

35,4
35,0
37,2
34,8

60%

18,4
20,2
19,5

25,0

26,8
26,4

27,1

32,3

40%

0,0
1,1
2,2
3,3

0,0

[0,10]

(10,20]

(20,30]

(30,40]

(40,50]

0,0
0,0
0,2
0,1

0,0
0,8
0,6
1,1

3,4
3,4
3,4

2,1
0,8
0,2
0,4

0%

10,4

7,9
9,1
10,8

20%

0,0
0,4
0,1
0,1

Percentagens

80%

(50,60]

(60,70]

(70,80]

Notas
Curso

UF

11

Região

Brasil

(80,90]

(90,100]

O quadro subsequente apresenta, inicialmente, o percentual de estudantes do
curso em cada quarto de desempenho. O desempenho dos alunos foi classificado
em quatro nı́veis. Para tanto, esse desempenho foi colocado em ordem ascendente.
O percentil 25, P25 ( 59,3 ) também conhecido como primeiro quartil, é a nota de desempenho que deixa um quarto (25%) dos valores observados abaixo, e três quartos,
acima. O Quarto Inferior de desempenho é composto pelas notas abaixo do primeiro
quartil. Já o percentil 75, P75 ( 71,5 ) também conhecido como terceiro quartil, é o
valor para o qual há três quartos (75%) dos dados abaixo, e, um quarto, acima dele. O
Quarto Superior de desempenho é composto pelas notas iguais ou acima do terceiro
quartil. O percentil 50, P50 ( 65,5 ) também conhecido como mediana, é o valor que
divide as notas em dois conjuntos de igual tamanho.
Há, também, a indicação dos percentuais de estudantes em cada nı́vel de agregação
(Grande Região, Categoria Administrativa e Organização Acadêmica). As informações
referem-se à prova como um todo, considerando tanto o Componente de Formação
Geral quanto o Componente de Conhecimento Especı́fico, e a totalidade de questões
utilizadas, sejam objetivas ou discursivas.
Concluintes

Agrupamento

P25 a P50

P50 a P75

P75 a P100

Curso

4,2

25,0

22,9

47,9

Brasil

24,8

25,3

24,9

24,9

Norte

38,5

27,2

21,8

12,5

Nordeste

20,9

25,9

26,3

26,8

Sudeste

26,7

25,6

24,1

23,6

Sul

19,5

24,4

26,5

29,6

Centro-Oeste

23,5

21,8

25,6

29,1

Pública

17,7

22,6

26,6

33,2

Privada

28,8

26,8

24,0

20,3

Universidade

23,8

23,9

24,8

27,5

Centro Universitário

27,2

27,9

26,1

18,8

Faculdade

26,4

27,6

24,5

21,6

-

-

-

-

Org.
Acad.

Cat.
Adm.

Região

Até P25

CEFET / IFET

* Por questões de arredondamento, os valores desta e de algumas outras Tabelas podem não somar exatamente 100%.

12

3- Percepção dos estudantes sobre a prova
No dia da aplicação da prova, foi solicitado aos estudantes que respondessem a
um questionário intitulado ”Percepção da prova”. Os resultados desse questionário
fornecem dados que podem enriquecer a análise da prova e demais instrumentos de
avaliação pelos coordenadores de curso.
Nos quadros a seguir, encontram-se os percentuais de respostas válidas emitidas
pelos estudantes do curso da IES, da UF, da Grande Região, da Categoria Administrativa, da Organização Acadêmica a que pertencem e, por fim, os percentuais do
Brasil.
Percentual de respostas dos concluintes às questões relativas à percepção sobre a prova por
Curso, UF, Grande Região, Categoria Administrativa, Organização Acadêmica e no total Brasil.
Questão

Qual o grau de dificuldade
desta prova na parte de
Formação Geral?

Qual o grau de dificuldade
desta prova na parte de
Componente Especı́fico?

Considerando a extensão
da prova, em relação ao
tempo total, você considera que a prova foi

Os
enunciados
das
questões da prova na
parte de Formação Geral estavam claros e
objetivos?

Resposta

Curso

UF

Região

Org.
Acad.
1,3

Brasil

1,1

Cat.
Adm.
1,5

Muito fácil.

4,2

2,3

Fácil.

8,3

9,9

11,5

12,4

10,8

10,1

Médio.

77,1

70,6

67,2

66,5

64,9

64,3

Difı́cil.

10,4

16,0

18,6

17,8

20,7

21,8

Muito difı́cil.

0,0

1,1

1,5

1,7

2,2

2,6

Muito fácil.

0,0

0,4

0,5

0,6

0,6

0,6

Fácil.

8,3

6,5

7,2

7,4

6,9

6,8

Médio.

66,7

69,8

73,6

73,6

72,9

71,9

Difı́cil.

25,0

22,9

17,8

17,6

18,7

19,5

Muito difı́cil.

0,0

0,4

0,9

0,8

1,0

1,1

muito longa.

10,4

5,7

8,1

6,8

7,8

8,2

longa.

14,6

17,2

20,4

16,8

17,7

18,1

adequada

70,8

70,9

64,7

68,3

66,2

65,4

curta.

0,0

5,0

6,0

7,1

7,2

7,1

muito curta.

4,2

1,1

0,8

1,0

1,1

1,2

Sim, todos.

8,3

13,4

12,2

11,9

11,5

11,4

Sim, a maioria.

62,5

58,0

56,6

55,6

54,8

55,0

Apenas cerca da metade.

20,8

18,3

18,2

17,9

18,3

18,5

Poucos.

6,2

9,2

11,4

12,8

13,6

13,3

Não, nenhum.

2,1

1,1

1,5

1,8

1,8

1,8

13

1,3

Questão

Os
enunciados
das
questões da prova na
parte de Componente
Especı́fico Especı́fico estavam claros e objetivos?

As informações/instruções
fornecidas
para
a
resolução das questões
foram suficientes para
resolvê-las?

Você se deparou com alguma dificuldade ao responder à prova. Qual?

Considerando
apenas
as questões objetivas da
prova, você percebeu que

Qual foi o tempo gasto
por você para concluir a
prova?

Resposta

Curso

UF

Região

Org.
Acad.
19,3

Brasil

23,5

Cat.
Adm.
20,0

Sim, todos.

16,7

23,7

Sim, a maioria.

79,2

67,9

64,8

65,4

65,5

65,3

Apenas cerca da metade.

4,2

6,9

8,1

9,7

10,2

10,0

Poucos.

0,0

1,5

3,1

4,2

4,2

4,3

Não, nenhum.

0,0

0,0

0,4

0,7

0,8

0,7

Sim, até excessivas.

4,2

4,6

5,2

6,2

6,1

5,9

Sim, em todas elas.

27,1

34,0

36,0

34,2

33,4

33,2

Sim, na maioria delas.

68,8

56,5

54,0

54,4

55,0

55,3

Sim, somente em algumas.

0,0

4,2

4,5

4,8

5,1

5,2

Não, em nenhuma delas.

0,0

0,8

0,3

0,4

0,4

0,4

Desconhecimento do conteúdo.

10,4

14,1

15,0

16,3

15,8

15,7

Forma diferente de abordagem do
conteúdo.

58,3

50,0

40,8

38,6

40,2

41,5

Espaço insuficiente para responder
às questões.

2,1

3,4

3,8

4,0

4,1

4,2

Falta de motivação para fazer a
prova.

20,8

14,9

18,1

22,3

19,8

18,3

Não tive qualquer tipo de dificuldade
para responder à prova.

8,3

17,6

22,3

18,8

20,1

20,2

não estudou ainda a maioria desses
conteúdos.

0,0

0,8

0,4

0,6

0,6

0,6

estudou alguns desses conteúdos,
mas não os aprendeu.

0,0

0,4

2,0

1,8

2,0

2,1

estudou a maioria desses conteúdos,
mas não os aprendeu.

8,3

11,5

11,5

11,7

11,4

11,1

estudou e aprendeu muitos desses
conteúdos.

83,3

82,1

77,7

73,9

73,6

73,9

estudou e aprendeu todos esses
conteúdos.

8,3

5,3

8,4

12,0

12,4

12,4

Menos de uma hora.

0,0

0,4

0,5

0,8

0,9

0,8

Entre uma e duas horas.

14,6

7,3

9,1

14,9

13,5

11,9

Entre duas e três horas.

45,8

31,3

33,2

38,0

36,4

34,3

Entre três e quatro horas.

37,5

55,0

52,3

43,1

46,1

49,6

Quatro horas, e não consegui
terminar.

2,1

6,1

4,8

3,2

3,1

3,5

14

19,7

4- Resultado da Análise do Questionário do Estudante
O processo avaliativo do ENADE contempla, além das provas de desempenho no
Componente de Formação Geral e no Componente de Conhecimento Especı́fico, o
Questionário do Estudante, que foi preenchido on-line, na página do INEP, na Internet. Esse questionário é de fundamental importância, já que permite o conhecimento
e a análise do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes concluintes, além da
percepção sobre o ambiente de ensino-aprendizagem e sobre a organização do curso,
do currı́culo e da atividade docente.
O questionário fornece maior conhecimento acerca dos fatores que podem estar relacionados ao desempenho dos estudantes. Dessa forma, tal questionário configurase um conjunto significativo de informações que podem contribuir para a melhoria
da educação superior, tanto em relação à formulação de polı́ticas públicas quanto à
atuação dos gestores de ensino e dos docentes.
No quadro seguinte, são indicados, para cada alternativa de resposta de questões
selecionadas do Questionário do Estudante, a nota média obtida, e o percentual de
concluintes do curso que optou por tal alternativa.
Para cotejar a situação do curso na IES, são também apresentadas as mesmas estatı́sticas na UF, Grande Região, Categoria Administrativa e Organização Acadêmica
do curso, e os valores para o Brasil como um todo.

Q8 - Qual a renda total de sua
famı́lia, incluindo seus rendimentos?

Q2 - Qual é a sua cor
ou raça?

Questão

Nota média e representatividade dos participantes da área segundo as respostas a questões
selecionadas do Questionário do Estudante, no Curso, na UF, na Grande Região, Cat. Administrativa, Org. Acadêmica e no total Brasil.*
Curso

Resposta
Branca.

Nota
Média
65,3

Preta.

59,2

Amarela.
Parda.

%

UF

54,2

Nota
Média
61,0

4,2

64,9

-

0,0

65,7

37,5

Indı́gena.

-

Não quero declarar.

Região

%
53,4

Nota
Média
60,4

4,1

59,3

58,5

1,1

59,4

39,8

0,0

-

64,3

4,2

Até 1,5 salário mı́nimo (até R$
1.431,00).

61,0

De 1,5 a 3 salários mı́nimos (R$
1.431,01 a R$ 2.862,00).

Cat. Adm.

50,2

Nota
Média
62,6

5,2

59,5

57,2

1,1

60,4

41,2

0,0

55,0

64,3

1,5

4,2

61,3

64,4

16,7

De 3 a 4,5 salários mı́nimos (R$
2.862,01 a R$ 4.293,00).

65,3

De 4,5 até 6 salários mı́nimos (R$
4.293,01 a R$ 5.724,00).

%

Org. Acad.

57,3

Nota
Média
59,8

5,0

58,5

60,2

2,5

60,5

31,1

0,3

49,8

60,8

2,0

9,0

59,6

60,4

12,4

10,4

59,6

66,0

12,5

De 6 até 10 salários mı́nimos (R$
5.724,01 a R$ 9.540,00).

66,2

De 10 até 30 salários mı́nimos (R$
9.540,01 a R$ 28.620,00).
Acima de 30 salários mı́nimos (mais
de R$ 28.620,00).

%

Brasil

66,5

Nota
Média
59,4

67,1

3,7

58,4

3,4

58,4

2,5

58,0

2,5

59,4

24,3

58,9

24,3

0,6

50,4

0,4

50,6

0,3

60,3

3,4

58,7

2,6

58,6

2,4

10,0

58,9

8,0

58,2

7,2

58,1

6,8

59,6

16,1

59,5

13,2

59,0

12,4

58,6

12,0

14,7

59,8

16,4

60,8

16,0

59,7

15,1

59,2

14,5

60,5

13,5

60,3

11,9

61,7

11,8

59,7

11,7

59,3

11,5

14,6

60,8

20,7

60,8

19,1

62,1

21,4

59,9

21,0

59,4

20,4

66,6

33,3

60,2

24,8

60,8

20,1

62,9

23,3

60,0

24,4

59,5

25,6

59,5

8,3

62,8

4,9

60,9

6,3

63,8

6,3

59,3

8,1

59,0

9,3

15

%

%

Q4 - Até que etapa de escolarização Q9 - Qual alternativa abaixo melhor des- Questão
creve sua situação financeira (incluindo bolseu pai concluiu?
sas)?
Q5 - Até que etapa de escolarização
sua mãe concluiu?
Q17 - Em que tipo de escola você
cursou o ensino médio??
Q15 - Seu ingresso no curso de
graduação se deu por meio de polı́ticas
de ação afirmativa ou inclusão social?

Curso

Resposta

64,9

83,3

68,0

%
7,1

60,9

71,8

6,2

58,6

64,0

2,1

Tenho renda e contribuo com o sustento da famı́lia.

-

Sou o principal responsável pelo sustento da famı́lia.
Nenhuma.

9,1

60,6

79,1

13,9

59,2

61,9

3,0

0,0

55,5

68,0

4,2

59,3

Ensino fundamental: do 1 ao 5 ano
(1a a 4a série).

%

Org. Acad.

6,2

61,9

82,1

8,3

61,4

58,0

1,4

0,8

57,9

61,7

3,4

2,1

57,8

65,7

6,2

Ensino fundamental: do 6o ao 9o ano
(5a a 8a série).

62,0

Ensino médio.

%

Brasil

7,5

Nota
Média
58,5

7,9

59,9

81,5

59,4

81,9

8,4

58,3

8,1

58,0

7,6

57,2

1,1

56,6

1,1

56,6

1,0

0,9

56,8

1,4

55,6

1,1

56,2

0,9

58,0

1,2

57,3

0,9

56,0

0,7

56,2

0,6

1,1

59,1

1,4

57,8

1,5

56,4

1,1

56,4

1,0

55,9

7,1

59,5

6,2

60,2

7,8

58,6

6,7

58,4

6,3

4,2

59,5

5,6

60,7

7,0

61,3

8,6

59,7

7,8

58,9

7,2

66,5

22,9

60,1

27,1

59,8

29,9

60,7

28,5

59,3

28,2

58,9

27,9

Ensino superior - Graduação.

65,0

39,6

61,2

35,3

60,2

36,5

62,0

33,5

59,6

35,8

59,2

37,2

Pós-graduação.

64,9

25,0

61,7

23,7

61,2

19,1

62,9

20,2

60,5

20,4

60,0

20,5

Nenhuma.

-

0,0

55,2

0,4

59,8

0,4

57,3

0,5

55,5

0,4

55,4

0,3

Ensino fundamental: do 1o ao 5o ano
(1a a 4a série).

52,9

4,2

53,8

3,8

58,9

3,3

60,0

4,4

57,9

3,8

57,8

3,4

Ensino fundamental: do 6o ao 9o ano
(5a a 8a série).

63,9

4,2

62,1

6,0

60,2

4,1

60,2

5,4

58,7

4,8

58,7

4,4

Ensino médio.

65,7

18,8

59,3

19,5

59,7

26,5

60,7

27,8

59,3

26,5

58,7

25,7

Ensino superior - Graduação.

66,9

45,8

61,7

40,2

60,3

37,6

61,9

34,6

59,5

37,1

59,1

38,5

Pós-graduação.

64,0

27,1

60,4

30,1

61,0

28,1

62,5

27,3

60,5

27,5

59,9

27,6

Todo em escola pública.

64,1

16,7

57,0

12,0

59,8

16,9

59,9

34,0

59,0

23,8

58,8

18,6

Todo em escola privada (particular).

65,5

77,1

61,1

85,0

60,5

79,3

62,6

61,1

60,1

69,8

59,5

74,9

Todo no exterior.

-

0,0

-

0,0

57,3

0,1

57,4

0,2

56,5

0,1

57,7

0,1

A maior parte em escola pública.

-

0,0

54,2

0,8

56,5

0,9

57,9

1,5

54,3

2,1

54,8

1,9

A maior parte em escola privada (particular).

64,2

6,2

57,4

1,9

58,1

2,5

59,5

2,8

56,8

3,5

56,3

3,6

Parte no Brasil e parte no exterior.

-

0,0

72,8

0,4

64,1

0,4

62,3

0,5

61,0

0,8

60,4

0,8

Não.

65,5

83,3

61,1

88,7

60,3

81,8

62,4

67,6

59,5

78,6

59,0

83,5

Sim, por critério étnico racial.

48,2

2,1

48,2

0,4

58,9

1,4

56,5

2,6

56,7

1,6

57,0

1,1

Sim, por critério de renda.

59,1

2,1

57,4

0,8

59,7

1,9

59,7

2,4

59,1

2,4

59,0

2,2

Sim, por ter estudado em escola
pública ou particular com bolsa de estudos.
Sim, por sistema que combina dois ou
mais critérios anteriores.

64,3

8,3

55,9

8,6

59,5

7,2

60,0

13,2

60,0

8,1

60,1

6,2

71,4

4,2

61,0

1,5

61,2

6,7

60,8

12,7

60,8

8,5

60,9

6,3

Sim, por sistema diferente dos anteriores.

-

0,0

-

0,0

57,8

1,0

55,4

1,4

55,0

0,9

54,8

0,7

16

%

Cat. Adm.

Nota
Média
58,8

o

4,2

Nota
Média
60,5

Região

Nota
Média
59,4

o

%

UF

Nota
Média
59,2

Não tenho renda e meus gastos são
financiados por programas governamentais.
Não tenho renda e meus gastos são
financiados pela minha famı́lia ou por
outras pessoas.
Tenho renda, mas recebo ajuda da
famı́lia ou de outras pessoas para financiar meus gastos.
Tenho renda e não preciso de ajuda
para financiar meus gastos.

Nota
Média
63,5

%

A seguir, serão apresentados gráficos com a distribuição das respostas dos concluintes a questões selecionadas do Questionário do Estudante. Esses gráficos abordam temas relacionados à percepção do estudante sobre os recursos fı́sicos e pedagógicos do Curso e à qualidade do ensino oferecido.
Os alunos deveriam assinalar o grau de concordância com cada uma das assertivas, indo de 6 (Concordo Totalmente) a 1 (Discordo Totalmente).
Curso

UF

Região

Q27 − As disciplinas cursadas contribuíram para sua
formação integral, como cidadão e profissional.

45,8

Concordo (5)

Concordo
Parcialmente (4)

Discordo
Parcialmente (3)

Discordo (2)

Discordo
Totalmente (1)

9,4
9,0
9,6
6,2
2,3
2,8
3,0
0,0
0,4
0,7
0,9
0,0
0,0
0,4
0,6

0%

Q31 − O curso contribuiu para o desenvolvimento da sua
consciência ética para o exercício profissional.

56,2

67,5
64,4
62,5

Concordo
Totalmente (6)

Concordo
Totalmente (6)

31,2
20,4
22,8
23,5
16,7

Concordo (5)

Concordo
Parcialmente (4)

Discordo
Parcialmente (3)

Discordo (2)

Discordo
Totalmente (1)

20%

40%

60%

Brasil

80%

100%

25,0
17,7
18,3
18,8
10,4
4,9
6,5
6,8
8,3
3,4
2,3
2,9
0,0
0,4
1,1
1,4
0,0
0,4
0,6
1,1

0%

Q38 − Os planos de ensino apresentados pelos
professores contribuíram para o desenvolvimento das
atividades acadêmicas e para seus estudos.

73,3
71,2
69,1

20%

40%

60%

80%

100%

Q47 − O curso favoreceu a articulação do conhecimento
teórico com atividades práticas.

60,4
25,0

Concordo (5)

Concordo
Parcialmente (4)
Discordo
Parcialmente (3)

Discordo (2)

Discordo
Totalmente (1)

7,9
6,5
7,5
2,1
1,1
2,7
3,6
0,0
1,1
1,6
2,3

0%

25,0
17,3
24,3
24,6
31,2
17,3
15,3
16,1
16,7

Concordo (5)

Concordo
Parcialmente (4)

Discordo
Parcialmente (3)

Discordo (2)

Discordo
Totalmente (1)

20%

40%

60%

68,8
64,1
62,7

Concordo
Totalmente (6)

55,3
49,6
45,9

Concordo
Totalmente (6)

80%

100%

16,7
16,9
21,2
21,9
18,8
11,7
9,4
9,2
4,2
1,5
3,0
3,6
0,0
1,1
1,6
1,6
0,0
0,0
0,7
1,0

0%

17

20%

40%

60%

80%

100%

Curso

UF

Região

Q57 − Os professores demonstram domínio dos
conteúdos abordados nas disciplinas.

Q60 − O curso disponibilizou monitores ou
tutores para auxiliar os estudantes.

43,8

Concordo
Totalmente (6)

Brasil

45,8

Concordo
Totalmente (6)

66,9
62,8
59,0

63,8
62,6
57,5

39,6

29,2

23,3
26,5
28,2

Concordo (5)
12,5
7,5
7,9
9,0

Concordo
Parcialmente (4)

Concordo
Parcialmente (4)

2,1
1,5
1,9
2,6
2,1
0,8
0,6
0,7
0,0
0,0
0,3
0,5

Discordo
Parcialmente (3)
Discordo (2)
Discordo
Totalmente (1)

Discordo
Totalmente (1)

20%

40%

60%

80%

100%

0%

25,0
19,9
20,7
21,6
27,1

Concordo
Parcialmente (4)

1,5
2,3
3,3
2,1
0,4
1,4
2,3

80%

100%

0%

27,1
20,0
19,9
20,7
22,9

0%

100%

65,0
61,0
63,3
18,0
18,9
19,4
16,7

Concordo
Parcialmente (4)

9,8
10,4
8,9
6,2
3,8
5,5
4,5
6,2
2,3
2,7
2,4
4,2
1,1
1,5
1,5

Discordo
Parcialmente (3)
Discordo (2)
Discordo
Totalmente (1)

20%

80%

29,2

2,1
2,3
4,0
4,1
2,1
0,4
2,8
2,9

Discordo
Totalmente (1)

60%

37,5

Concordo (5)

9,8
12,6
12,4
16,7
10,2
7,7
7,0

Discordo (2)

40%

Concordo
Totalmente (6)

57,4
53,0
52,8

Concordo (5)

20%

Q64 − A biblioteca dispôs das referências bibliográficas
que os estudantes necessitaram.

29,2

Concordo
Totalmente (6)

Discordo
Parcialmente (3)

4,2
3,8
4,9
4,9
4,2
1,5
3,5
3,9

Discordo
Totalmente (1)

Q63 − Os ambientes e equipamentos destinados às aulas
práticas foram adequadas ao curso.

Concordo
Parcialmente (4)

31,2
12,4
12,7
13,2
16,7
9,4
8,6
7,9

Discordo (2)

60%

100%

14,6
15,4
19,4
20,5

Discordo
Parcialmente (3)

40%

80%

57,5

Concordo
Parcialmente (4)

5,3
4,7
5,8
8,3

20%

60%

50,9
49,7

Concordo (5)

9,8
9,5
11,3
10,4

0%

40%

29,2

Concordo
Totalmente (6)

63,2
61,4
55,7

Concordo (5)

20%

Q62 − Os equipamentos e materiais disponíveis para as aulas
práticas foram adequadas para a quantidade de estudantes.

27,1

Concordo
Totalmente (6)

Discordo
Totalmente (1)

2,1
3,0
4,5
5,9
2,1
2,6
2,1
3,1
2,1
1,5
1,9
2,2

Discordo (2)

Q61 − As condições de infraestrutura das salas de aula
foram adequadas.

Discordo (2)

9,8
9,5
11,0

Discordo
Parcialmente (3)

0%

Discordo
Parcialmente (3)

19,2
19,4
20,4
18,8

Concordo (5)

40%

60%

80%

100%

0%

18

20%

40%

60%

80%

100%

5 - Estatı́sticas das Questões da Prova e do Questionário do Estudante
Para favorecer a avaliação do desempenho dos alunos do curso desta IES, as
Tabelas a seguir apresentam, também, as informações dos agregados de cursos na
mesma, UF, Grande Região, Categoria Administrativa e Organização Acadêmica do
curso em pauta.

Distribuição das respostas dos concluintes em cada alternativa das questões objetivas no Componente de Formação Geral, quanto ao percentual de acertos por Curso, UF, Grande Região,
Categoria Administrativa, Organização Acadêmica, Brasil e as respostas especı́ficas da IES1 .
Percentual de Acerto
Questão
1
2
3
4
5
6
7
8

Resposta do Curso

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

93,8
83,3
77,1
60,4
56,2
50,0
97,9

93,6
77,1
57,9
43,2
58,6
51,5
93,2

94,1
81,1
58,1
47,8
62,4
48,9
92,8

94,6
84,7
58,6
52,6
66,2
48,8
93,6

92,2
82,0
56,7
45,2
62,5
48,1
90,8

92,1
81,1
56,1
43,4
61,6
48,4
90,6

Gabarito
*
D
C
B
C
C
D
B

A

B

C

D

E

SI*

2,1
4,2
14,6
6,2
22,9
0,0
0,0

2,1
0,0
77,1
0,0
18,8
0,0
97,9

0,0
83,3
8,3
60,4
56,2
0,0
2,1

93,8
6,2
0,0
2,1
2,1
50,0
0,0

2,1
6,2
0,0
31,2
0,0
50,0
0,0

0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0

* Questões deixadas sem respostas ou com múltiplas respostas são agrupadas na categoria ”SI”.

Média e desvio padrão das notas dos concluintes, nas questões discursivas, no Componente de
Formação Geral, quanto ao Curso, UF, Grande Região, Categoria Administrativa, Organização
Acadêmica e Brasil.
Curso
Questão
1
2

Média

Desvio
Padrão

49,5
40,6

28,8
28,1

UF

Região

Média

Desvio
Padrão

43,8
38,8

29,2
28,0

Média

Desvio
Padrão

34,2
29,8

24,6
21,5

Cat. Adm.
Média

Desvio
Padrão

36,2
29,3

26,4
20,8

Org. Acad.
Média

Média

Desvio
Padrão

35,4
27,1

26,7
19,8

34,9
26,5

26,3
19,6

1 A ı́ntegra da prova está disponı́vel em: http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/enade/provas-e-gabaritos.

19

Brasil

Desvio
Padrão

Distribuição das respostas dos concluintes, em cada alternativa das questões objetivas no Componente de Conhecimento Especı́fico, considerando-se o Curso, UF, Grande Região, Categoria Administrativa, Organização Acadêmica,
Brasil e as respostas especı́ficas da IES.

Percentual de Acerto
Questão

Cat.
Adm.

Resposta do Curso

Org.
Acad.

Gabarito

D

E

SI#

9
79,2
66,2
66,3
67,2
64,5
64,1
D
2,1
10,4
2,1
79,2
10
33,3
30,8
36,9
36,3
36,3
35,6
B
4,2
33,3 20,8
4,2
11
**
12
27,1
33,5
35,1
35,7
36,6
36,1
E
4,2
25,0 43,8
0,0
13
87,5
77,4
78,8
80,5
79,0
78,4
A
87,5
0,0
8,3
2,1
14
47,9
47,0
40,8
41,5
40,4
40,1
C
12,5
2,1
47,9 10,4
15
87,5
78,2
80,5
78,3
76,1
75,9
B
4,2
87,5
2,1
4,2
16
79,2
79,3
76,0
78,6
76,3
76,0
B
0,0
79,2
0,0
16,7
17
33,3
43,2
44,3
46,4
44,1
43,3
B
22,9 33,3 10,4 25,0
18
50,0
48,1
50,9
52,7
49,9
48,1
E
8,3
14,6 16,7 10,4
19
45,8
60,9
63,4
63,9
62,7
63,0
B
2,1
45,8
0,0
4,2
20
75,0
64,3
65,2
73,5
70,5
68,3
C
10,4 10,4 75,0
0,0
21
64,6
49,6
49,7
50,5
51,9
51,1
A
64,6
0,0
2,1
0,0
22
**
23
93,8
91,7
92,9
91,7
90,5
90,5
B
4,2
93,8
0,0
2,1
24
89,6
88,3
90,6
91,1
88,8
88,7
A
89,6
2,1
8,3
0,0
25
56,2
45,5
45,4
46,0
44,1
43,7
A
56,2
8,3
16,7
0,0
26
56,2
60,5
62,3
61,9
60,1
61,3
D
4,2
8,3
27,1 56,2
27
54,2
53,4
54,7
54,6
53,4
53,3
C
20,8
6,2
54,2
4,2
28
**
29
79,2
80,1
78,2
77,9
74,4
73,2
C
4,2
4,2
79,2 12,5
30
91,7
84,6
88,1
89,9
87,0
86,5
E
0,0
0,0
8,3
0,0
31
85,4
75,2
71,2
73,8
70,4
69,8
D
6,2
2,1
2,1
85,4
32
60,4
48,5
50,1
51,3
48,2
48,1
A
60,4
6,2
2,1
27,1
33
83,3
77,8
77,2
76,9
75,0
74,5
E
6,2
2,1
6,2
2,1
34
43,8
23,7
26,8
25,7
25,6
26,7
E
35,4 12,5
0,0
8,3
35
93,8
89,8
86,8
88,0
85,9
85,9
E
0,0
0,0
2,1
4,2
#
Questões deixadas sem respostas ou com múltiplas respostas são agrupadas na categoria ”SI”.
* Anulada pela comissão.
** Desconsiderada pelo bisserial.

6,2
37,5
27,1
2,1
27,1
2,1
4,2
8,3
50,0
45,8
4,2
33,3
0,0
0,0
18,8
4,2
14,6
0,0
91,7
4,2
4,2
83,3
43,8
93,8

0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
2,1
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0

Curso

UF

Região

Brasil

A

B

C

Média e desvio padrão dos concluintes, nas questões discursivas, no Componente de Conhecimento Especı́fico, considerandose Curso, UF, Grande Região, Categoria Administrativa, Organização Acadêmica e Brasil.
Curso
Questão
3
4
5

Média

Desvio
Padrão

70,1
56,6
62,5

21,5
21,2
23,7

UF

Região

Média

Desvio
Padrão

58,6
48,6
64,4

22,1
21,4
20,5

Média

Desvio
Padrão

59,7
45,8
67,7

21,4
21,2
19,7

Cat. Adm.
Média

Desvio
Padrão

63,2
49,9
68,6

21,1
21,0
19,6

Org. Acad.

Brasil

Média

Desvio
Padrão

Média

Desvio
Padrão

60,2
47,5
68,0

21,4
21,4
20,1

59,4
47,2
68,4

21,1
21,2
19,7

As tabelas a seguir apresentam, para os concluintes do curso e do total de alunos do Brasil da área, a distribuição de respostas às questões do Questionário do
Estudante2 . Cada linha corresponde a uma das questões (indicado na primeira coluna) e as demais colunas, encabeçadas por letras, as alternativas de respostas. Todos os estudantes presentes foram incluı́dos, mesmo os que não responderam ao
questionário.
2 O Questionário do Estudante está disponı́vel em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/questionario-do-estudante.

20

Distribuição das respostas às questões do Questionário do Estudante, relativa aos concluintes
do Curso 2 .
Questão

A

B

C

D

E

F

G

H

SI*

1

89,6

10,4

0,0

0,0

0,0

-

-

-

0,0

2

54,2

4,2

0,0

37,5

0,0

4,2

-

-

0,0

3

97,9

2,1

0,0

-

-

-

-

-

0,0

4

2,1

6,2

4,2

22,9

39,6

25,0

-

-

0,0

5

0,0

4,2

4,2

18,8

45,8

27,1

-

-

0,0

6

20,8

54,2

14,6

10,4

0,0

0,0

-

-

0,0

7

31,2

14,6

8,3

22,9

20,8

0,0

2,1

0,0

0,0

8

4,2

16,7

10,4

12,5

14,6

33,3

8,3

-

0,0

9

4,2

83,3

6,2

2,1

0,0

4,2

-

-

0,0

10

91,7

4,2

2,1

0,0

2,1

-

-

-

0,0

12

72,9

0,0

0,0

2,1

22,9

2,1

-

-

0,0

13

22,9

52,1

10,4

8,3

2,1

4,2

-

-

0,0

14

72,9

22,9

0,0

0,0

2,1

2,1

-

-

0,0

15

83,3

2,1

2,1

8,3

4,2

0,0

-

-

0,0

17

16,7

77,1

0,0

0,0

6,2

0,0

-

-

0,0

18

89,6

8,3

0,0

0,0

2,1

-

-

-

0,0

19

2,1

91,7

6,2

0,0

0,0

0,0

0,0

-

0,0

21

95,8

4,2

-

-

-

-

-

-

0,0

22

29,2

47,9

14,6

0,0

8,3

-

-

-

0,0

23

0,0

18,8

27,1

22,9

31,2

-

-

-

0,0

24

14,6

4,2

14,6

22,9

43,8

-

-

-

0,0

25

16,7

0,0

14,6

0,0

62,5

0,0

0,0

6,2

0,0

Distribuição das respostas às questões do Questionário do Estudante, relativa aos concluintes
do Brasil 2 .
Questão
1

A
91,8

B
5,9

C
0,8

D
0,1

E
1,4

F
-

G
-

H
-

SI*
0,0

2

67,1

3,4

2,5

24,3

0,3

2,4

-

-

0,1

3

99,3

0,3

0,3

-

-

-

-

-

0,0

4

1,0

6,3

7,2

27,9

37,2

20,5

-

-

0,0

5

0,3

3,4

4,4

25,7

38,5

27,6

-

-

0,0

6

25,2

46,6

7,6

19,4

0,2

1,0

-

-

0,0

7

38,5

14,8

16,5

18,0

8,2

2,6

0,9

0,5

0,0

8

6,8

12,0

14,5

11,5

20,4

25,6

9,3

-

0,0

9

7,9

81,9

7,6

1,0

0,9

0,6

-

-

0,0

10

91,1

4,9

1,6

1,2

1,1

-

-

-

0,0

12

88,6

1,0

0,9

0,9

7,3

1,3

-

-

0,0

13

63,4

16,2

4,9

10,6

1,0

3,8

-

-

0,0

14

90,2

1,8

0,1

0,1

3,0

4,8

-

-

0,0

15

83,4

1,1

2,2

6,2

6,3

0,7

-

-

0,0

17

18,6

74,9

0,1

1,9

3,6

0,8

-

-

0,0

18

94,0

4,3

0,2

1,0

0,4

-

-

-

0,0

19

6,1

87,9

3,4

0,9

0,1

0,7

0,8

-

0,1

21

92,4

7,6

-

-

-

-

-

-

0,0

22

20,0

38,8

24,3

6,2

10,5

-

-

-

0,0

23

0,7

13,1

27,6

22,1

36,4

-

-

-

0,0

24

27,8

1,3

6,4

5,6

58,8

-

-

-

0,0

25

13,3

6,2

11,3

0,9

55,9

0,0

0,1

12,1

0,1

* Questões deixadas sem respostas ou com múltiplas respostas são agrupadas na categoria ”SI”.
2 O Questionário do Estudante está disponı́vel em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/questionario-do-estudante.

21

Distribuição das respostas às questões do Questionário do Estudante relativa aos concluintes
do Curso.
Questão

Discordo
totalmente

Discordo

Discordo
parcialmente

Concordo
parcialmente

Concordo

Concordo
totalmente

Não sei
responder / Não se
aplica

SI*

27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68

0,0
0,0
4,2
0,0
0,0
0,0
0,0
2,1
2,1
0,0
0,0
0,0
2,1
2,1
6,2
0,0
0,0
0,0
2,1
8,3
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
4,2
4,2
4,2
0,0
2,1
0,0
0,0
2,1
2,1
2,1
4,2
2,1
4,2
4,2
4,2
6,2
2,1

0,0
0,0
4,2
6,2
0,0
2,1
4,2
2,1
0,0
0,0
2,1
2,1
0,0
6,2
2,1
0,0
0,0
2,1
2,1
0,0
0,0
2,1
0,0
0,0
0,0
6,2
8,3
12,5
2,1
4,2
2,1
2,1
0,0
2,1
8,3
4,2
2,1
6,2
14,6
2,1
10,4
8,3

6,2
4,2
10,4
14,6
8,3
2,1
4,2
6,2
10,4
2,1
14,6
16,7
8,3
10,4
14,6
4,2
2,1
4,2
6,2
6,2
4,2
6,2
4,2
2,1
8,3
14,6
18,8
20,8
6,2
10,4
2,1
10,4
10,4
2,1
10,4
16,7
16,7
6,2
10,4
2,1
16,7
2,1

16,7
20,8
27,1
20,8
10,4
12,5
18,8
25,0
18,8
16,7
22,9
31,2
25,0
27,1
12,5
8,3
10,4
18,8
22,9
20,8
18,8
18,8
16,7
14,6
18,8
18,8
16,7
16,7
37,5
29,2
12,5
20,8
12,5
18,8
27,1
31,2
22,9
16,7
12,5
20,8
20,8
20,8

31,2
22,9
20,8
18,8
25,0
8,3
20,8
16,7
22,9
29,2
25,0
25,0
16,7
29,2
20,8
8,3
25,0
25,0
25,0
10,4
16,7
31,2
25,0
14,6
25,0
18,8
18,8
10,4
20,8
31,2
39,6
20,8
20,8
29,2
25,0
14,6
27,1
29,2
12,5
16,7
8,3
29,2

45,8
52,1
33,3
37,5
56,2
75,0
52,1
47,9
45,8
52,1
35,4
25,0
47,9
22,9
41,7
79,2
62,5
50,0
39,6
39,6
60,4
41,7
54,2
68,8
43,8
31,2
25,0
31,2
29,2
22,9
43,8
45,8
54,2
45,8
27,1
29,2
29,2
37,5
37,5
54,2
33,3
37,5

0,0
0,0
0,0
2,1
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
2,1
2,1
0,0
0,0
0,0
2,1
14,6
0,0
0,0
0,0
0,0
4,2
6,2
8,3
4,2
4,2
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
8,3
0,0
4,2
0,0

0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0

* Questões deixadas sem respostas ou com múltiplas respostas são agrupadas na categoria ”SI”.

Obs.: Os Percentuais em Negrito coincidem com as categorias de respostas escolhidas pelo coordenador, a não ser que o
coordenador não tenha preenchido o questionário.

22

Distribuição das respostas às questões do Questionário do Estudante, relativa aos concluintes
no Brasil.
Questão

Discordo
totalmente

Discordo

Discordo
parcialmente

Concordo
parcialmente

Concordo

Concordo
totalmente

Não sei
responder / Não se
aplica

SI*

27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68

0,6
0,7
1,8
2,3
1,1
0,7
1,1
1,5
1,2
0,8
2,4
2,3
1,4
5,7
6,4
0,6
3,0
4,4
2,7
4,3
1,0
2,0
0,8
0,8
2,5
10,3
12,6
2,3
1,5
2,7
0,5
1,0
2,9
2,2
2,3
3,9
2,9
1,5
6,2
1,8
7,3
4,7

0,9
1,0
3,3
3,4
1,4
0,8
1,6
2,1
1,6
1,1
3,2
3,5
2,5
6,3
6,4
0,9
3,7
5,6
3,9
4,0
1,6
2,9
1,1
1,2
2,0
6,7
7,5
2,8
2,6
4,4
0,7
1,9
3,3
3,0
3,2
4,8
4,1
2,4
3,3
2,1
6,0
5,4

2,9
2,7
6,3
6,7
2,8
2,0
3,5
3,9
3,6
2,7
6,2
7,5
5,1
9,4
8,9
2,1
5,8
7,6
6,3
6,3
3,5
6,0
3,2
2,5
3,5
8,5
8,4
5,0
5,9
7,4
2,6
4,0
6,0
5,8
5,8
7,8
7,0
4,4
4,9
4,1
8,6
7,2

9,5
9,1
14,0
13,7
6,7
5,5
9,2
9,7
9,7
8,0
13,8
16,0
12,1
15,9
13,7
5,4
10,8
12,1
12,0
11,6
9,1
12,9
8,9
6,7
7,0
12,5
11,7
9,1
13,9
14,7
8,9
9,2
11,2
10,9
11,3
13,1
12,4
8,8
7,9
9,4
12,7
10,6

23,4
24,2
22,4
21,8
18,7
16,4
20,7
21,2
21,5
21,9
23,8
24,4
23,3
19,7
18,3
17,0
18,8
18,1
19,9
16,7
21,8
25,3
23,7
20,1
14,8
14,3
13,1
16,7
26,7
22,3
28,1
20,7
19,8
20,2
21,5
20,4
20,6
19,2
14,0
19,2
16,6
17,2

62,1
61,5
51,6
51,3
68,8
74,0
63,1
60,7
61,4
64,9
50,1
45,5
54,8
41,0
45,3
73,3
56,8
51,4
54,2
49,2
62,4
50,3
61,7
67,6
44,0
41,5
39,4
62,6
48,2
47,3
58,7
62,2
55,4
56,8
55,4
49,4
52,5
62,5
56,6
62,1
46,6
54,1

0,6
0,8
0,5
0,8
0,5
0,5
0,7
0,8
0,8
0,5
0,5
0,8
0,7
2,0
0,9
0,5
0,9
0,9
0,9
7,9
0,5
0,5
0,6
1,1
26,2
6,1
7,2
1,4
1,1
1,3
0,5
0,9
1,4
1,0
0,5
0,5
0,5
1,1
7,2
1,2
2,2
0,7

0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
0,1
0,1
0,1
0,1
0,0
0,0
0,1
0,0
0,1
0,0
0,0
0,1
0,0
0,0
0,0
0,1
0,1
0,1
0,1
0,1
0,1
0,1
0,1
0,1
0,1
0,1
0,1
0,1

* Questões deixadas sem respostas ou com múltiplas respostas são agrupadas na categoria ”SI”.

23

Distribuição das respostas às questões do Questionário do Estudante relativa aos concluintes
do curso e no Brasil.

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
SI*

Questão 11
Curso
95,8
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0
2,1
0,0
2,1
0,0
0,0
0,0

Brasil
31,6
25,0
3,8
0,0
35,1
0,6
0,5
2,1
0,3
0,4
0,6
0,0

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
SI*

Questão 20
Curso
16,7
2,1
56,2
2,1
0,0
0,0
14,6
2,1
0,0
0,0
6,2
0,0

Brasil
19,2
1,7
61,0
2,1
2,2
0,3
8,4
1,4
0,4
0,2
2,9
0,1

A
B
C
D
E
F
G
H
I
SI*

Questão 26
Curso
41,7
0,0
6,2
0,0
0,0
33,3
12,5
0,0
6,2
0,0

AC
AL
AM
AP
BA
CE
DF
ES
GO
MA
MG
MS
MT
PA
PB
PE
PI
PR
RJ
RN
RO
RR
RS
SC
SE
SP
TO
Não se
aplica
SI*

Questão 16
Curso
0,0
50,0
0,0
0,0
0,0
2,1
2,1
0,0
8,3
2,1
8,3
0,0
0,0
0,0
6,2
8,3
0,0
0,0
0,0
2,1
0,0
0,0
0,0
2,1
0,0
8,3
0,0

Brasil
0,2
1,2
1,2
0,2
5,5
4,8
2,0
2,7
5,2
2,0
16,4
1,6
1,3
1,9
2,9
4,2
1,8
6,9
7,7
1,4
0,6
0,2
4,7
3,2
1,1
17,8
0,9

0,0

0,3

0,0

0,0

Brasil
13,7
1,5
13,4
0,2
1,2
34,6
20,1
5,6
9,6
0,0

* Questões deixadas sem respostas ou com múltiplas respostas são agrupadas na categoria ”SI”.

24

6 - Considerações Finais
Além do desenvolvimento de competências técnico-profissionais, a educação superior tem como uma das suas funções mais importantes a promoção de igualdade de
oportunidades e de justiça social. Com essa visão, as informações fornecidas pelos
processos de avaliação do ENADE aqui apresentadas pretendem auxiliar a IES a conhecer o perfil dos seus estudantes e analisá-lo, em relação às outras IES, para que,
ao integrá-lo aos resultados das avaliações internas realizadas pela Comissão Própria
de Avaliação (CPA), possa refletir sobre seus compromissos polı́tico-pedagógicos e
suas práticas, agindo de forma orientada para a construção de uma educação superior de qualidade, justa e democrática.
Especificamente nesse relatório, foram apresentadas informações sobre desempenho, perfil socioeconômico e percepção dos estudantes sobre a IES, em que se pode
observar a configuração dos resultados institucionais, em relação aos resultados dos
demais estudantes avaliados no ENADE/2019, no Brasil, na mesma Grande Região,
Unidade da Federação, Categoria Administrativa e Organização Acadêmica da IES
sob análise. Essas análises devem ser feitas pelas IES, fundamentadas na ideia de
solidariedade e cooperação, intra e interinstitucional.
Assim, espera-se contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de uma avaliação e de uma gestão institucional preocupadas com a formação de profissionais competentes tecnicamente e, ao mesmo tempo, éticos, crı́ticos, responsáveis socialmente
e participantes das mudanças necessárias à sociedade.

25

VENDA PROIBIDA