EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL – 2013/2

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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL – 2013/2

A Universidade Federal de Alagoas, em conformidade com o Regimento Stricto
Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e a Coordenação do
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde tornam público, para
conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados em cursar
disciplinas como aluno especial do referido Programa, nos termos
estabelecidos neste Edital.

I - DA INSCRIÇÃO
1. As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas como Aluno
Especial do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde estarão abertas
entre os dias 22 e 23 de Agosto de 2013, das 8h às 12h, na Secretaria do
NEMED, no prédio novo da FAMED, no Campus AC Simões, Tabuleiro –
Maceió-AL.
2. Os interessados em cursar disciplinas, como aluno especial do Curso de
Mestrado em Ensino na Saúde, poderão solicitar inscrição em até duas das
disciplinas oferecidas no segundo semestre de 2013.
3. A inscrição deverá ser feita separadamente para cada disciplina (ficha de
inscrição e documentos);
4. Documentos necessários para inscrição (originais e cópia);
 Diploma ou Certidão de Graduação (Curso reconhecido pelo MEC);
 Identidade;
 CPF;
 Curriculum Lattes com comprovação (originais e cópias para autenticar);
 Carta de intenções (máximo com duas páginas, digitadas em espaço
dois, fonte Times New Roman, corpo 12, papel A4, margens 2,5 cm), na
qual apresentará os motivos pelos quais se interessa em cursar a(s)
disciplina(s). Podem ser anexados documentos que comprovem o(s)
motivo(s) exposto(s) na carta de intenções.
5. Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do
Curso poderão se inscrever enviando toda a documentação e o requerimento
de inscrição via Correio (Sedex), desde que seja respeitada a data limite de
postagem de 22 e 23 de agosto de 2013, ou se fazer representar por outra

pessoa devidamente autorizada por procuração. Não serão aceitas as
inscrições enviadas após essa data.
OBS. 1: Os candidatos não aprovados na Seleção de Aluno Especial poderão
solicitar a devolução de seus documentos em até 30 dias após o resultado da
seleção.

II - DA SELEÇÃO
1- O Colegiado do Curso no ato da seleção dará prioridade:
 Candidatos habilitados no mestrado, mas não aprovados;
 Motivos apresentados na carta de intenções e as ações profissionais do
candidato frente aos objetivos do mestrado, estas últimas observadas
através do currículo.
2- O resultado será divulgado no dia 03 de setembro de 2012.
3- Os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail, telefone
e/ou através da na página da FAMED (www.famed.ufal.br).

III - DA MATRÍCULA
A matrícula será realizada no dia 04 de setembro, das 8h às 12h, na Secretaria
do NEMED, no prédio novo da FAMED, no Campus AC Simões, Tabuleiro –
Maceió - AL.

IV - DAS VAGAS
As vagas estão assim disponibilizadas:

Nome da disciplina
Bases Interdisciplinares em Ensino
na Saúde (BIES)

N.
Vagas
04

Término
22/11

Horário
(quinzenal)
5a e 6a
8-12h

Coord. Carlos Henrique
Ética e Bioética em Ensino na
Saúde (EBES)

04

Coord. Francisco Passos
Prática Docente em Ensino na
Saúde (PDES)

03

Coord. M. Lourdes Vieira

Início das
aulas
5/9

5/9

18/10

5a e 6a
14-18h

31/10

10/01

5a e 6a
14-18h
+
5a e 6a
8-12h (a
partir de
5/12)

Metodologia II

10

13/09

03/01

6a – 8-12h

Coord. Antonio Carlos Costa
Tecnologias aplicadas ao Ensino e
Pesquisa em Saúde (TAEPS)

01

13/09

31/01

6a – 13-17h

Coord. Andrea V. Ferreira
Bases teóricas do processo ensino
aprendizagem

05

12/09

30/01

5a – 14-17h

Coord. Lucy Lima

Ementas:
1- Disciplina: Bases Interdisciplinares do Ensino na Saúde Ementa:Interdisciplinaridade: questões conceituais e metodológicas. Educação
Interprofissional: emergência e implicações para a formação em saúde.
Interdisciplinaridade
e
interprofisionalismo:
aproximações
teóricometodológicas e impactos na docência em saúde. A perspectiva interdisciplinar
e interprofissional na investigação científica e na produção de conhecimento
em ciências da saúde. As novas diretrizes para os cursos da área da saúde na
perspectiva da interdisciplinaridade.
2- Disciplina: Ética e Bioética em Ensino na Saúde Ementa: A ética faz interface com todos os campos de conhecimento e de atividades
humanas. A educação é um espaço de possibilidades e criatividade que exige uma
reflexão ética e estética para além da reprodução e legitimação de saberes e poderes.
A educação em saúde expõe uma tensão na definição de limites teóricos e de
relações no trabalho docente e no trabalho interprofissional.
3- Disciplina: Prática Docente em Ensino na Saúde -

Ementa: Desenvolvimento de atividade docente que objetiva o
aperfeiçoamento no exercício da docência no serviço. O estágio de docência é
realizado pelos profissionais docentes no âmbito da sua prática no SUS, sob a
supervisão de docentes do programa. Trabalho docente em saúde: condições,
dimensões políticas, educacionais e técnicas.
4- Disciplina: Metodologia da Pesquisa II Ementa:Delineamento da pesquisa com metodologia qualitativa. Técnicas de
coleta em pesquisa qualitativa. Processo de coleta de dados qualitativos.
Organização de dados qualitativos. Ferramentas para análise de dados
qualitativos. Recursos computacionais para análise qualitativa. Apresentação
de resultados da pesquisa qualitativa.
5- Disciplina: Tecnologias aplicadas ao Ensino e Pesquisa em Saúde (TAEPS)
Ementa: Uso e aplicabilidade de Softwares, Ferramentas online e Bases de Busca no
ensino e pesquisa em saúde: Descritores em Ciências da Saúde, Bibliotecas virtuais
(Bases de Dados) e Proxy UFAL; Plataforma Brasil; Gerenciamento de Bibliografias e

Editores de Textos. Revisão Sistemática com Metanálise. Criação de Formulários,
Portfólios e Protocolos Eletrônicos. Desenvolvimento de Mapas Conceituais.
6- Disciplina: Bases teóricas do processo ensino aprendizagem –

Ementa:

Concepções, determinantes e constituintes dos processos de
aprendizagem, ensino e formação a partir da perspectiva psicológica. A abordagem
histórico-cultural e suas contribuições para a compreensão do aprender, ensinar e
formar. Aprendizagem de Adultos.

V - DISPOSIÇÕES FINAIS
a) A inscrição neste processo de seleção implica a aceitação plena de todos os
termos emitidos nesse Edital.
b) Os interessados que tiverem sua solicitação deferida e não comparecerem
no dia estipulado para matrícula, não poderão fazê-la em outra data.
c) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso em Ensino na
Saúde.
d) O que não estiver previsto neste Edital segue o Regimento dos Cursos
Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Regimento
Geral da Universidade Federal de Alagoas.
Maceió, 16 de agosto de 2013.

Rosana Quintella Brandão Vilela
Coordenadora do MPES