Minicurso de Insuficiência Cardíaca - parte I

Curso introdutório - Insuficiência Cardíaca
  • Quando 03/10/2020 03h00 até 30/10/2020 03h00 (UTC / UTC0)
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Público-alvo: Alunos do p5 ao p8

Período: 03/10/2020 a 31/10/2020.

Local: Plataforma do Moodle/Ufal e outras plataformas de sugestão dos professores
Número de vagas: 100

Inscrições de 12/08 a 17/08/2020

Para se inscrever, clique aqui.

Coordenadores:

Cíntia Gonçalves Fontes Lima

Daniela Lessa Barreto

Horários/Datas

- 03/10/2020: das 08h às 10h
- 10/10/2020: das 08h às 10h
- 17/10/2020: das 08h às 10h
- 24/10/2020: das 08h às 10h
- 31/10/2020: das 08h às 10h

 

1. Ementa:
Atividade de extensão (atividade remota) com carga horária de 10 horas e duração de 05 semanas.
2. Objetivo Geral:
Introduzir conceitos básicos de epidemiologia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e tratamento em insuficiência cardíaca para os internos em formação.
3. Objetivos Específicos:
- Capacitar o aluno a identificar e tratar adequadamente o paciente portador de Insuficiência cardíaca;
- Discutir as diversas apresentações e etiologias;
- Discutir os achados semiológicos da Insuficiência Cardíaca;
- Capacitar o aluno a instituir o tratamento adequado e individualizado baseado em
evidências.
4. Conteúdos:


Aula 1 – 03/10/2020
Qual o impacto na saúde e socioeconômico da IC? Porque é necessário conhecer essas informações?
Aula 2 – 10/10/2020
Qual a fisiopatologia da IC? Qual a importância de conhecer os mecanismos da doença?
Aula 3 – 17/10/2020
Como identificar se meu paciente é portador de IC?

Aula 4 – 24/10/2020
Qual o tratamento não- farmacológico da IC? Mudanças no estilo de vida fazem mesmo a diferença no tratamento?
Aula 5 – 31/10/2020
Tratamento farmacológico da IC - o que não posso deixar de fazer e o que não devo fazer.
5. Metodologia:
Aulas expositivas pelos professores no formato on line de 40min, seguida de interação com os alunos – perguntas e respostas sobre o tema abordado (20min) e discussão de casos clínicos aplicando os conceitos recém discutidos sobre o tema proposta, totalizando 2 horas de duração por data pré-fixada.

6. Avaliação:
Avaliação será contínua e de acordo com a participação dos alunos ao longo da discussão clínica.
7.Cronograma:
Exposto no item 4 (conteúdo com cronograma).
8.Bibliografia:
- Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda. Arq Bras Cardiol. 2018;
111(3):436-539.
- 2019 World Heart Federation (Geneva). Published by Elsevier Ltd. All rights reserved.
VOL. 14, NO. 3, 2019 ISSN 2211-8160. https://doi.org/10.1016/ j.gheart.2019.07.004
- Albuquerque DC, Neto JD, Bacal F, Rohde LE, Bernardez-Pereira S, Berwanger O, et al;
Investigadores Estudo BREATHE. I Brazilian Registry of Heart Failure - Clinical aspects, care quality and hospitalization outcomes. Arq Bras Cardiol. 2015;104(6):433-42.
- Mann DL, Zipes DP, Libby P, Bonow RO. Braunwald’s heart disease: a textbook of
cardiovascular medicine. 10th ed. Philadelphia: Elsevier; 2015.
- Ponikowski P, Voors AA, Anker SD, Bueno H, Cleland JG, Coats AJ, et al. 2016 ESC
Guidelines for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure: The Task
Force for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure of the European
Society of Cardiology (ESC) Developed with the special contribution of the Heart Failure
Association (HFA) of the ESC. Eur Heart J. 2016;37(27):2129-200.
- Bocchi EA, Cruz F, Guimarães G, Pinho Moreira LF, Issa VS, Ayub Ferreira SM, et al.
Long-term prospective, randomized, controlled study using repetitive education at six-
month intervals and monitoring for adherence in heart failure outpatients: the REMADHE trial. Circ Heart Fail. 2008;1(2):115-24.