Manual Estágio Rural

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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE MEDICINA
EIXO DE APROXIMAÇÃO À PRÁTICA MÉDICA E À COMUNIDADE

INTERNATO - 12° PERÍODO

2019
ESTÁGIO RURAL EM
ATENÇÃO BÁSICA

MANUAL
ALUNO E PRECEPTOR

(ORIENTAÇÕES E INSTRUMENTOS)

EIXO DE APROXIMAÇÃO À
PRÁTICA MÉDICA E À COMUNIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE MEDICINA
EIXO DE APROXIMAÇÃO À PRÁTICA MÉDICA E À COMUNIDADE
ESTÁGIO RURAL – 12º PERÍODO

ESTÁGIO RURAL NA ATENÇÃO BÁSICA
ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA/2019

PROFESSORES-SUPERVISORES:
Prof.º ADRIANO ANTONIO DA SILVA PEDROSA
Prof.ª DIVANISE SURUAGY CORREIA
Prof.º JURACI ROBERTO LIMA
Prof.ª KATIA MACÁRIO SANTOS QUINTILIANO
Prof.ª MARIA DAS GRAÇAS MONTE MELO TAVEIRA

COORDENAÇÃO GERAL:
Prof. ADRIANO ANTONIO DA SILVA PEDROSA

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EIXO DE APROXIMAÇÃO À PRÁTICA MÉDICA E À COMUNIDADE
ESTÁGIO RURAL – 12º PERÍODO

ORIENTAÇÕES GERAIS

1) O ESTÁGIO RURAL OCORRERÁ EM CIDADES DO INTERIOR DE ALAGOAS, COM AS
QUAIS A UFAL TENHA CONVÊNIO ATIVO DE ESTÁGIO CURRICULAR.
2) A CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA DO ESTÁGIO RURAL É DE 40 HORAS SEMANAIS,
SENDO PERMITIDO AO ALUNO UMA TARDE LIVRE POR SEMANA (ÁREA VERDE), A
QUAL SERÁ ESTABELECIDA PELA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO, CONFORME PREVISTO
NO REGIMENTO DO INTERNATO.
3) O HORÁRIO DO ALUNO DEVE SER ADEQUADO À ROTINA ESTABELECIDA PELO
PRECEPTOR EM CADA MUNICÍPIO, JUNTO COM A COORDENAÇÃO DO ESTÁGIO
RURAL E A SUPERVISÃO.
4) NA AUSÊNCIA DO PRECEPTOR NA USF, O ALUNO DEVERÁ DESENVOLVER
ATIVIDADES QUE NÃO DEPENDAM DA SUA PRESENÇA, TAIS COMO ACOMPANHAR
OUTROS PROFISSIONAIS DA USF, REALIZAR VISITAS DOMICILIARES, AÇÕES DE
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM A COMUNIDADE, NAS ESCOLAS, CRECHES OU NA
PROPRIA UNIDADE DE SAÚDE, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES INERENTES A
ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. O ALUNO AINDA PODERÁ ACOMPANHAR O
PRECEPTOR OU OUTRO MÉDICO EM ATIVIDADES EM HOSPITAIS (NA PRESENÇA DO
PRECEPTOR), UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) OU CENTRO DE
ESPECIALIDADES, DENTRO DO MESMO MUNICÍPIO.
5) NÃO HAVERÁ LIBERAÇÃO DO ALUNO PARA A EXECUÇÃO DE OUTRAS ATIVIDADES
ACADÊMICAS FORA DA PROGRAMAÇÃO DO ESTÁGIO RURAL.
6) O ALUNO QUE NECESSITAR AUSENTAR-SE PARA FAZER EXAMES DE RESIDÊNCIA
MÉDICA OU PROGRAMAS SIMILARES, DEVERÁ ENCAMINHAR SOLICITAÇÃO POR
ESCRITO, ANEXANDO COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO COM 30 DIAS DE
ANTECEDÊNCIA, A FIM DE QUE A COORDENAÇÃO DO ESTÁGIO RURAL FAÇA SEU
PROGRAMA DE REPOSIÇÃO DE CARGA HORÁRIA E ATIVIDADES JUNTO AO
PRECEPTOR DO MUNICÍPIO, ANTES DE SEU AFASTAMENTO PARA PRESTAR OS
REFERIDOS EXAMES.
7) OS MUNICÍPIOS MAIS PRÓXIMOS A MACEIÓ DEVERÃO SER DESTINADOS AOS
ALUNOS CONSIDERADOS EM SITUAÇÕES ESPECIAIS: GESTANTES, NUTRIZES,
ALUNOS COM VÍNCULO EMPREGATÍCIO OU OUTRAS SITUAÇÕES ESPECIAIS,
AVALIADAS PELA COORDENAÇÃO/SUPERVISÃO DO ESTÁGIO. PARA OS DEMAIS
MUNICÍPIOS, SERÁ DADA PRIORIDADE PARA AQUELES QUE TIVEREM RESIDÊNCIA
GARANTIDA, NÃO DEPENDENDO DE AJUDA DE CUSTO DO MUNICÍPIO.

8) O RELATÓRIO FINAL É INDIVIDUAL, JÁ O PROJETO DE INTERVENÇÃO PODERÁ SER
EM GRUPO, QUANDO DOIS OU MAIS ALUNOS ESTIVEREM NA MESMA UNIDADE
BÁSICA DE SAÚDE (UBS). ELES DEVERÃO SER ENTREGUES AO PRECEPTOR E AO
SUPERVISOR. O PROJETO DE INTERVENÇÃO DEVERÁ SER ENVIADO AO
ORIENTADOR ATÉ A QUARTA SEMANA DO ESTÁGIO, PARA QUE SEJA CORRIGIDO E
REVISADO. A FREQUÊNCIA E A AVALIAÇÃO INDIVIDUAL (DE RESPONSABILIDADE
DO PRECEPTOR) DEVERÃO SER ENTREGUES AO FINAL DO ESTÁGIO RURAL (PRAZO
MÁXIMO DE ATÉ 05 DIAS ÚTEIS APÓS O TÉRMINO DO ESTÁGIO).
9) O PROJETO DE INTERVENÇÃO, O TRABALHO SOBRE CLÍNICA AMPLIADA E O
RELATÓRIO FINAL DEVERÃO SER ENVIADOS AO E-MAIL DA COORDENAÇÃO DO
ESTÁGIO (eapmcestagiorural@gmail.com), E AO RESPECTIVO SUPERVISOR, NO FINAL DO
ESTÁGIO.
10) AS APRESENTAÇÕES DO PROJETO DE INTERVENÇÃO E DO TRABALHO SOBRE
CLÍNICA AMPLIADA DEVERÃO SER EM FORMA DE POSTER DIGITAL E ENTREGUES
IMPRESSAS NO SEMINÁRIO FINAL DO ESTÁGIO.
11) O TRABALHO SOBRE CLÍNICA AMPLIADA SERÁ AGRUPADO POR MUNICÍPIO.
12) A NOTA FINAL DO ESTÁGIO SERÁ COMPOSTA DA SEGUINTE FORMA:
a) AVALIAÇÃO DO PRECEPTOR (0 A 10)
b) PROJETO DE INTERVENÇÃO (0 A 10)
c) TRABALHO SOBRE CLINICA AMPLIADA (0 A 10)
d) DIÁRIOS DE CAMPOS (0 A 10)
e) RELATÓRIO FINAL (0 A 10)

NOTA FINAL:

(a x 10) + [(b x 5) + (c x 2) + (d x 2) + (e x 1)]
20

* As notas dos itens b, c, d e e serão dadas pelos respectivos supervisores.
13) DURANTE OS ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS, A FICHA AMBULATORIAL OU SIMILAR
DEVERÁ SER ASSINADA PELO ALUNO E PELO PRECEPTOR.
14) OS RECEITUÁRIOS E DEMAIS DOCUMENTOS QUE O USUÁRIO/PACIENTE NECESSITE
DEVERÃO SER ASSINADOS EXCLUSIVAMENTE PELO PRECEPTOR.
15) OS ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS (procedimentos médicos) NÃO DEVERÃO SER
REALIZADOS, EM NENHUMA HIPÓTESE, NA AUSÊNCIA DO PRECEPTOR OU DE
OUTRO MÉDICO.
16) ESTE MANUAL PODERÁ SER ALTERADO A QUALQUER MOMENTO, TENDO EM
VISTA A PECULIARIDADE E DINÂMICA DO MESMO, SENDO DEVIDAMENTE
ENCAMINHADO AO COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA, ALÉM DE SER
PUBLICIZADO PARA CADA NOVO GRUPO DE ALUNOS E PARA OS PRECEPTORES E
SUPERVISORES QUE IRÃO REALIZAR/ PARTICIPAR DO ESTÁGIO RURAL.

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ATRIBUIÇÕES DO PRECEPTOR:

1. ACOLHER O ALUNO E APRESENTÁ-LO AOS DEMAIS MEMBROS DA EQUIPE E DIREÇÃO
DA UNIDADE;
2. DAR AS ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS SOBRE A ROTINA E O FUNCIONAMENTO DA
UNIDADE E AS ESPECIFICIDADES DA COMUNIDADE LOCAL;
3. ELABORAR JUNTO AO ALUNO A PROGRAMAÇÃO E O CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
NA PRIMEIRA SEMANA DO ESTÁGIO E ENTREGAR CÓPIA AO SUPERVISOR;
4. DAR CLAREZA AO ALUNO DE SEU PERFIL, SEU ESTILO, SEU MODO DE AGIR COMO
PRECEPTOR OU OUTRAS INICIATIVAS NECESSÁRIAS AO BOM RELACIONAMENTO
COM O ALUNO;
5. ACOMPANHAR A ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE DO ALUNO E FAZER
NOTIFICAÇÕES NA FOLHA DE FREQUÊNCIA SE FOR O CASO; SENDO ESTÁGIO
OBRIGATÓRIO, O ALUNO TEM CARGA HORÁRIA A CUMPRIR;
6. AVALIAR O ALUNO NO FINAL DO ESTÁGIO ATRAVÉS DA FOLHA DE AVALIAÇÃO
FINAL DO PRECEPTOR;
7. ENTRAR EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO DO ESTÁGIO EM CASO DE
NECESSIDADE DE AFASTAMENTO, OU OUTRA INTERCORRÊNCIA MAIS GRAVE COM O
ALUNO, QUE NÃO SEJA DE SUA GOVERNABILIDADE;
8. QUANDO AUSENTAR-SE DA UNIDADE DEIXAR ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA O
ALUNO;
9. CASO O PRECEPTOR DESENVOLVA OUTRAS ATIVIDADES MÉDICAS DENTRO DO
MESMO MUNICÍPIO, O ALUNO PODERÁ ACOMPANHÁ-LO, DESDE QUE AUTORIZADO
PELO MESMO.
10. O PRECEPTOR DEVERÁ ENTREGAR AO SUPERVISOR DO MUNICÍPIO A FREQUÊNCIA
E A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SOB SUA RESPONSABILIDADE. ESTES DOCUMENTOS
SERÃO ENTREGUES À COORDENAÇÃO DO ESTÁGIO RURAL.

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PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES NO MUNICÍPIO
MUNICÍPIO:
ALUNO:
PRECEPTOR:

UBS:

PROGRAMAÇÃO

NO ATENDIMENTO CLÍNICO: CONSULTAS MÉDICAS E DEMAIS ATIVIDADES NA ESF.
OUTRAS ATIVIDADES, TAIS COMO: AMBULATÓRIOS DE ESPECIALIDADES, CENTROS
DIAGNÓSTICOS E UNIDADES DE PRONTO-ATENDIMENTO, ENTRE OUTROS.

ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES BÁSICAS:
VISITAS DOMICILIARES COM A EQUIPE
PRÉ-CONSULTA
IMUNIZAÇÃO (mutirão; mini-campanhas)
CITOLOGIA (atualização; aprazamento)

ACOMPANHAMENTO DOS GRUPOS:
HIPERTENSOS
DIABÉTICOS
TUBERCULOSE
HANSENÍASE
CRIANÇAS <2 ANOS
OUTROS (saúde mental, por exemplo)

ATIVIDADES EDUCATIVAS
RODAS DE CONVERSA; PALESTRAS NA UBS (SALA DE ESPERA), ESCOLAS, CRECHES,
ASSOCIAÇÕES E OUTRAS LOCALIDADES.

ATIVIDADES GERENCIAIS
PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE/CONSELHOS
LOCAIS; PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO COM A EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL E
DA UBS (administrativas e técnicas).

ATIVIDADES DE ESTUDO
SESSÕES DE DISCUSSÃO: CASOS CLÍNICOS E ESTUDO DE PROTOCOLOS ATUALIZADOS
COM O PRECEPTOR E/OU A EQUIPE DE SAÚDE;
PARTICIPAÇÕES NOS EVENTOS REALIZADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE
SAÚDE;
REALIZAÇÃO DE CAPACITAÇÕES E ATUALIZAÇÕES PARA OS ACS, TÉCNICOS DE
ENFERMAGEM E DEMAIS COMPONENTES DAS EQUIPES DE SAÚDE.

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FOLHA DE FREQUÊNCIA
NOME DO ALUNO:
MUNICÍPIO:
PERÍODO DO ESTÁGIO:
UBS:
TURMA:
HORÁRIO: 2ª A 6ª feira – 8:00 às 12:00 – 14:00 às 18:00 (podendo ser adaptado ao horário oficial)
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA: 40 HORAS SEMANAIS (incluída a área verde)
DATA

ASSINATURA
ENTRADA

HORA

ASSINATURA
SAÍDA

HORA

VISTO Preceptor
local

1 ESTA FOLHA DE FREQUÊNCIA DEVERÁ SER ENTREGUE AO TÉRMINO DO ESTÁGIO, JUNTAMENTE COM
OS DEMAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO;
2.AS FALTAS SÓ SERÃO JUSTIFICADAS POR ATESTADO MÉDICO ENCAMINHADOS A JUNTA MÉDICA;
3. ESTA FOLHA DE FREQUÊNCIA É EXCLUSIVA DE CADA ALUNO.

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FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL FINAL PARA USO DO PRECEPTOR
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NOME DO ALUNO......................................................................................MATRÍCULA:.................
TURMA .......

ESTÁGIO........................................

CIDADE .............................

UNIDADE:...........................

PRECEPTOR..........................................................................................................................................
SUPERVISOR......................................................................................................................................
AVALIAÇÃO (marcar com um X nos parênteses)
1-ANAMNESE (1,0): Sabe fazer a anamnese
(colhe/organiza os dados relevantes ao problema trazido
pelo paciente sem desprezar outros relatados/detectados).
2-EXAME FÍSICO (1,0): Examina o paciente como um
todo enfatizando as múltiplas necessidades do problema
apresentado.
3-CONHECIMENTO (1,0): Mostrou domínio de
conhecimento equivalente ao seu nível de formação. Exibiu
capacidade de articular os conhecimentos teóricos com os
práticos.
4-VÍNCULO (1,0): Correlaciona a clínica com os
determinantes sociais, culturais e psicológicos do indivíduo.
Demonstra compaixão, solidariedade e paciência com o
paciente, apresentando capacidade para lidar com a
subjetividade e a singularidade das pessoas. Demonstrou ter
criado vínculo com os pacientes e sua família.
5-INICIATIVA (1,0): Exibiu postura participativa e
demonstrou interesse pelo estágio. Identificava suas
deficiências, perguntava, estudava os temas propostos. Teve
iniciativa para cumprir suas responsabilidades. Cumpriu os
objetivos do estágio.
6-ÉTICA (1,0): Interagiu de maneira harmônica (exibindo
respeito e coletividade) com toda a equipe (colegas,
preceptor, funcionários e pacientes).
7-TRANSDISCIPLINARIDADE (1,0): Soube identificar
a transversalidade das ações, o apoio matricial, a referência
e contra-referência. Percebeu a diferença entre o exercício
da clínica na UBS, na clínica ambulatorial e a na clínica
hospitalar.
8-ASSIDUIDADE (1,0): Foi pontual, assíduo ou justificou
suas omissões (ver folha de frequência). Cumpriu a
programação prevista
9-COMPETÊNCIA (2,0): Demonstrou nítida evolução na
aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Realiza
TOTALMENTE

Realiza
PARCIALMENTE

NÃO REALIZA

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NOTA FINAL (VALOR NUMÉRICO)
NOTA FINAL: a nota final deve ser registrada em valor numérico (de 0,0 a 10,0), observando também a Folha de
Frequência. Esta Folha de Avaliação deverá ser entregue à Coordenação do Estágio Rural ao término do Estágio.

Assinatura do Preceptor:...........................................................................
Data:.........................................

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ROTEIRO PROJETO INTERVENÇÃO

1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:
•

Capa (instituição; autor; título; local e ano).

•

Folha de rosto (autor; título; nota; orientador; local e ano).

•

Sumário (enumeração das principais divisões do Projeto de Intervenção, na ordem
em que aparecem no texto).

2. ELEMENTOS TEXTUAIS:
2.1 - Introdução:
•

Engloba a questão de partida (contexto), justificativa, objetivos e metodologia.
DEVE PARTIR DO CONTEXTO MACRO PARA O MICRO

2.2 – Revisão de literatura:
•

Apresentação da base teórica utilizada para o desenvolvimento da pesquisa;

•

Deve ser sucinta e tem o objetivo que o aluno compreenda a importância da teoria
para a resolução de questões práticas.

2.3 - Descrição do campo empírico:
•
•

Caracterização do município e da UBS contemplando: localização, situação de saúde
sanitária, epidemiológica e serviços.
Problemas e as limitações encontradas durante o estágio

2.4 - Resultados obtidos:
•

Elencar os quatro principais problemas identificados, ou seja, apresentando os
resultados da avaliação realizada e que subsidiarão as propostas de intervenção.

2.5 - Propostas de Intervenção:
•

Nesta parte devem-se conter as propostas de melhorias, as ações que devem ser
tomadas e os impactos esperados.
CONSTRUIR A TABELA COM COLUNAS CONTEMPLANDO:
PROBLEMAS
IDENTIFICADOS

AÇÕES
PROPOSTAS

IMPACTOS
ESPERADOS

3. CONCLUSÃO
•

Devem constar além dos aspectos requeridos em uma conclusão de relatório de
pesquisa, respostas às seguintes questões:
(1) Quais as contribuições pessoais incorporadas a partir da iniciativa vivenciada?
(2) Quais as contribuições do trabalho elaborado à organização na qual se realizou
as vivências?

4. REFERÊNCIAS
ANEXOS

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TRABALHO CLÍNICA AMPLIADA

DIANTE DOS CONHECIMENTOS APREENDIDOS SOBRE CLÍNICA AMPLIADA, O GRUPO
DEVERÁ ELABORAR:

1) Trabalho para ser apresentado em congresso;
2) Cordel;
3) Boletim Informativo (conceitos e vivências);
4) Vídeo (preceptores, acadêmicos e usuários ou utilizar animações);
5) Cartilha para os usuários;
6) Manual para os aprendizes;
7) Texto;
8) Jornalzinho;
9) Paródia;
10) Outros.

NA CLÍNICA AMPLIADA OS ALUNOS PODEM SER REAGRUPADOS PARA QUE
DESENVOLVAM UM TRABALHO PARA CADA MUNICÍPIO.

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DIÁRIO DE CAMPO
COMO FOI MINHA QUINZENA NA UBS E NA COMUNIDADE?

NOME DO ALUNO:
MUNICÍPIO:
UBS:
CASO OU SITUAÇÃO MAIS RELEVANTE
VIVENCIADA DURANTE A QUINZENA

DATA:

Elaborar Relatos de Casos descrevendo os
aspectos da Clínica Ampliada observados nos
atendimentos realizados.
Destacar os elementos da Saúde Coletiva –
fatores relacionados ao ambiente e condições
de vida, tais como: culturais, hábitos e estilo de
vida,
sociais,
econômicos,
sanitários,
familiares, etc.
(Usar o verso da folha se necessário)
PONTOS POSITIVOS DA QUINZENA
PONTOS NEGATIVOS DA QUINZENA
PRINCIPAIS CHANCES DE
APRENDIZAGEM
O que aprendi durante a quinzena como
habilidades e atitudes na Clínica Ampliada em
APS e nas atividades de Saúde Coletiva?
INTERVENÇÕES REALIZADAS
Quantidade e tipo de atividades realizadas na
UBS, na comunidade ou em outros locais,
relacionadas à Clínica Ampliada.

INTERVENÇÕES SUGERIDAS
Informe para quem as intervenções foram
sugeridas ou encaminhadas, dentro da UBS ou
na comunidade)
OBSERVAÇÕES ADICIONAIS

O DIÁRIO DEVE SER PREENCHIDO AO FINAL DA QUINZENA E ENTREGUE AO SUPERVISOR.

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RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
NOME DO ALUNO:
DATA:
MUNICÍPIO:

MODELO
I. INTRODUÇÃO (identificação e apresentação do relatório, com referencial teórico, finalizando com
o objetivo do estágio).
II. DESENVOLVIMENTO (relatar as atividades desenvolvidas ao longo do estágio).
III. CONCLUSÃO (aprendizado, sugestões, críticas, etc.).