LIVRO SOBRE AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA FAMED

TEMA: “Os desafios e inovações da extensão universitária na área de saúde em tempo de COVID-19.” PROCESSO SELETIVO 001/2021

Arquivo
Edital LIVRO SOBRE AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA FAMED 2021 (3).pdf
Documento PDF (164.8KB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
FACULDADE DE MEDICINA–FAMED
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA–COEXC

LIVRO SOBRE AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA FAMED
TEMA: “Os desafios e inovações da extensão universitária na área de saúde em
tempo de COVID-19.”

PROCESSO SELETIVO 001/2021

A Coordenação de Extensão da Faculdade de Medicina (COEXC/FAMED) torna
pública a abertura de processo de seleção de textos que integrarão o terceiro volume do
livro (e-book) sobre as atividades de extensão na FAMED com o TEMA: “Os desafios
e inovações da extensão universitária na área de saúde em tempo de COVID-19.”

1.

DA FINALIDADE

1.1. Este processo seletivo tem por finalidade a seleção de textos a serem publicados no
terceiro volume do livro (e-book) sobre as atividades de extensão na FAMED,
desenvolvidas de forma presencial ou remota, e terá como tema: “Os desafios e
inovações da extensão universitária na área de saúde em tempo de COVID-19.”

2.

DA PARTICIPAÇÃO DE OUTRAS UNIDADES ACADÊMICAS

2.1. Poderão participar da publicação do livro as Unidades Acadêmicas da área de saúde
e afins:
– Faculdade de Nutrição (FANUT)

– Escola de Enfermagem (EENF)
- Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF)
– Faculdade de Odontologia (FOUFAL)
– Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS)
– Instituto de Psicologia (IP)
- Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEE)
- Faculdade de Serviço Social (FSSO)

2.2. Somente poderão submeter trabalhos para publicação no livro, autores pertencentes
a Unidades Acadêmicas que integram a comissão avaliadora, que deverá ser
constituída por pelo menos 2 (dois) docentes da respectiva unidade. Inicialmente, os
avaliadores serão o coordenador de extensão e/ou o vice coordenador de extensão de
cada unidade. Caso esses não possam assumir essa função, deverão indicar outro(s)
docente(s) da sua respectiva unidade acadêmica para substituí-los;

2.3. Os pareceristas de cada unidade acadêmica integrarão a comissão científica do ebook;

2.4. Os textos enviados ao e-mail da COEXC/FAMED por cada Unidade Acadêmica
serão submetidos à análise pela comissão científica;

2.5. Os trabalhos aprovados com recomendações serão encaminhados para seus autores
para os devidos ajustes indicados no parecer e enviados para a COEX até 08/10/2021.

3.

DA ESTRUTURA DO LIVRO

3.1. O livro deverá ser composto por até 30 (trinta) capítulos, dentre artigos e relatos de
experiência. A quantidade de textos que irá compor cada seção (Artigos/Relatos de
Experiência) será definida após a finalização do presente processo seletivo.

3.2. A composição do livro observará a fração de 40% para textos da Unidade Acadêmica
organizadora do livro (FAMED) e 60% para os textos das demais Unidades
Acadêmicas.

4.

DA SUBMISSÃO DOS TEXTOS

4.1. O prazo para submissão será até o dia 16/08/21. A submissão dos textos será
realizada, exclusivamente, por meio eletrônico através do e-mail:
cenex_famed_ufal@hotmail.com

4.2. Somente serão aceitos textos que guardem relação direta com o tema proposto.

4.3. Os textos no formato de artigo deverão respeitar o limite de 8 a 12 páginas com a
possibilidade de até 6 (seis) autores. Os textos no formato de Relato de Experiência
deverão observar o limite de 5 a 8 páginas com a possibilidade de participarem até 4
(quatro) autores na elaboração do texto.

4.4. Cada texto deverá ter pelo menos 1 (um) docente ou técnico de nível superior como
autor.

4.5. O projeto de extensão pode apresentar mais de um artigo ou relato de experiência,
desde que não haja duplicidade no conteúdo abordado.

4.6. As normas de formatação dos textos devem obedecer às orientações constantes nos
ANEXOS I e II.

5.

DA SELEÇÃO DOS TEXTOS

5.1. Os textos serão analisados segundo as diretrizes da extensão universitária: Interação
Dialógica; Interprofissionalidade; Indissociabilidade Ensino–Pesquisa–Extensão;
Impacto na Formação do Estudante; Impacto e Transformação Social.

5.2. Os trabalhos deverão ser analisados por avaliadores que não pertençam à unidade
acadêmica a qual o projeto é vinculado.

5.3. Os avaliadores devem encaminhar os textos com o parecer para a Coordenação de
Extensão da FAMED até o dia 20/09/2021.

5.4. A divulgação do resultado preliminar da seleção dos textos será no dia 27/09/21.

5.5 O parecer poderá ser APROVADO, APROVADO COM RECOMENDAÇÕES e
REPROVADO. Os trabalhos com o parecer de APROVADO COM
RECOMENDAÇÕES serão encaminhados para seus autores para os devidos ajustes
indicados no parecer e deverão ser enviados para a COEX, pelo e-mail designado no
item 4.1, até 08/10/2021.

5.6. A divulgação do resultado final da seleção dos textos será no dia 29/10/21.

Profª. Drª. Alessandra Plácido Lima Leite
Diretora da FAMED

Profª. Msª. Cristiana Carina de Barros Lima Dantas Bittencourt
Coordenadora de Extensão e Cultura da FAMED

ANEXO I
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO
1.

Apresentação
A preparação do texto deve obedecer aos seguintes parâmetros: Word for
Windows, fonte Times New Roman de tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas
no corpo do texto, papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), margem superior e inferior:
2,5 cm; margem esquerda e direita: 3,0 cm e extensão mínima 08 e máxima 12
páginas.

2.

Título
Em caixa alta, fonte 12, deve vir centralizado.

3.

Identificação dos autores
Os nomes dos autores (até 6 autores) devem vir logo abaixo do título, fonte
Times New Roman de tamanho 11, acompanhados de um asterisco remetendo à nota
de rodapé para apresentação dos metadados do autor. Esses metadados correspondem
às informações acadêmicas, tais como instituição, ocupação/função.

4.

Estrutura
Introdução (contextualização, recorte do objeto, pergunta da pesquisa,
conceitos que embasaram o estudo e objetivo), metodologia, resultados e discussão,
conclusões e referências (ABNT).

5.

Referências (ABNT)
O título da seção não possui indicativo numérico é alinhado à esquerda, em
negrito e sem adentramento. Devem ser mencionadas em ordem alfabética pelo
sobrenome do primeiro autor e não numeradas, espaçamento simples entre linhas,
fonte tamanho 12 (Times New Roman ou Arial), indicando-se as obras de autores
citados no corpo do texto. Espaço de uma linha em branco entre cada referência,
deverão vir inseridas logo após o capítulo de conclusão. As referências devem seguir
a NBR 6023/2018.

6.

Recurso tipográfico
O único recurso tipográfico de indicação de caracteres no corpo do texto
deverá ser o itálico.

7.

Subtítulos
Subtítulos correspondentes a cada parte do trabalho, referenciados a critério
do autor, devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, numerado (exceto
pela Introdução), sem adentramento e acompanhados de uma linha dupla antes do
texto que os precede.

8.

Ilustrações

Ilustrações compreendem figuras, desenhos, gráficos, quadros, mapas,
esquemas, fórmulas, modelos, fotografias, radiografias. A legenda deve ser inserida
abaixo das ilustrações, centralizadas, numeradas consecutivamente em algarismos
arábicos, identificadas com título ou legenda (fonte 12) e designadas no texto de
forma abreviada (Fig.1, Fig.2 etc). As ilustrações devem ser centralizadas, numeradas
consecutivamente em algarismos arábicos, identificadas com título ou legenda (fonte
12, centralizada) e designadas no texto de forma abreviada (Fig.1, Fig. 2 etc.).

ANEXO II
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA

1.

Apresentação
A preparação do texto deve obedecer aos seguintes parâmetros: Word for
Windows, fonte Times New Roman de tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas no
corpo do texto, papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), margem superior e inferior:
2,5 cm; margem esquerda e direita: 3,0 cm e extensão mínima 05 e máxima 08
páginas.

2.

Título
Em Caixa alta, fonte 12, deve vir centralizado.

9.

Identificação dos autores
Os nomes dos autores (até 4 autores) devem vir logo abaixo do título, fonte
Times New Roman de tamanho 11, acompanhados de um asterisco remetendo à nota
de rodapé para apresentação dos metadados do autor. Esses metadados correspondem
às informações acadêmicas, tais como instituição, ocupação/função.

3.

Estrutura do texto
O texto deve conter em sua estrutura: uma pequena contextualização do
relato, o objetivo da experiência, a descrição da atividade desenvolvida e resultados
e conclusões da experiência.

4.

Referências
Referências alinhadas à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser
mencionadas em ordem alfabética, indicando-se as obras de autores citados no corpo
do texto, duas linhas abaixo da última parte do trabalho. As referências devem ser
dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir a NBR
6023/2018.