MEDC097 Semiologia Integrada

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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
Plano de Curso
I - IDENTIFICAÇÃO
Disciplina:

MEDC097 - SEMIOLOGIA INTEGRADA

Curso:

MEDICINA - CAMPUS MACEIÓ

Docente:

FLAVIO SOARES DE ARAUJO | JOSE PAULINO DE ALBUQUERQUE SARMENTO NETTO | JURACI ROBERTO LIMA | ADRIANO

Turma:

A

Ano: 2022 - 2º Semestre

CH:

221

II - EMENTA
Capacitação do aluno para identificar, na anamnese e exame físico geral e especial, os sinais e sintomas, iniciando o raciocínio clínico, descrevendo
os aspectos físicos e psicológicos específicos da criança, do adolescente e do adulto, através do desenvolvimento de atividades contextualizadas na
realidade sócio-sanitária da população, contemplando ações de promoção da saúde, prevenção, cura das doenças e recuperação da
saúde,proporcionando uma visão integral do ser e seu adoecer, que contempla os fenômenos psicológicos presentes na relação médico-paciente, o
desenvolvimento de técnicas de entrevista médica e o reconhecimento dos aspectos culturais, sociais e religiosos da doença; Enfoque na vigilância
à saúde como uma prática sanitária de organização da assistência em situações de riscos e agravos da saúde da população, as especificidades
individuais e sua relação com o coletivo e as estratégias de intervenção, sob a perspectiva do cuidado, em busca de soluções conjuntas para
promover, proteger e recuperar a saúde com vistas à qualidade de vida da população.

III - OBJETIVOS
Conhecimentos:
- Adquirir conhecimento e compreensão da evolução bio-psico-social do ser humano, da concepção à morte, e dos fatores genéticos e ambientais
determinantes da saúde e da doença.
Em relação às doenças prevalentes nos diversos ciclos de vida:
- Elaborar uma anamnese e conhecer a propedêutica física normal dos órgãos, aparelhos e sistemas;
- Estabelecer eficiente relação médico-paciente-família, capaz de reconhecer a importância do sinal, sintoma para a elaboração da anamnese;
- Realizar o exame físico, empregando as semiotécnicas dos órgãos , aparelhos e sistemas, dando-se ênfase ao exame físico em indivíduos
normais, podendo-se comparar com a propedêutica física alterada, para aperfeiçoar diagnóstico semiotécnico diferencial;
- Solicitar e interpretar exames complementares (laboratoriais, de imagem e morfopatológicos) necessários à definição do diagnóstico, de maneira
racional e crítica, utilizando evidências científicas e considerando a relação custo-benefício;
- Exercitar a percepção e a reflexão sobre a subjetividade, própria e do outro, a fim de desenvolver a comunicação médico-paciente, favorecendo a
anamnese, o exame e a intervenção;
- Identificar e descrever aspectos bio-psico-sociais envolvidos no processo saúde-doença;
- Apresentar conhecimentos relacionados com a assistência integral à saúde do paciente; de fisiopatologia, clínica, investigação diagnóstica e
tratamento dos distúrbios nutricionais e das patologias mais freqüentes dos sistemas: digestivo, respiratório, neurológico, endócrino e
cardiovascular;
- Realizar diagnóstico e listar os problemas detectados, em relação à alimentação, estado nutricional (desnutrição, anemia, obesidade), imunização,
crescimento, desenvolvimento neuropsicomotor, pubertário e de comportamento;
- Propor medidas preventivas e de promoção da saúde, de maneira racional e crítica, utilizando evidências científicas e considerando a relação
custo-benefício;
Atitudes:
- Desenvolver atitudes éticas para trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e relação médico-paciente;
- Compreender seu papel e lugar na relação com o paciente-família – equipe-comunidade;
- Assumir condutas clínicas baseadas em evidências científicas;
- Desenvolver atitudes facilitadoras da comunicação frente aos diversos padrões de comportamento dos pacientes;
- Responsabilizar-se com a orientação/educação em saúde de pacientes, famílias e comunidade;
- Desenvolver postura humanizada como pessoa e profissional;
- Desenvolver um olhar interdisciplinar sobre fatores de risco e de proteção para os trabalhadores de saúde.
Habilidades:
- Aplicar de formaintegrada conhecimentos e habilidades de semiologia,fisiopatologia e patologia necessários ao desenvolvimento do raciocínio
científico, crítico e clínico;
- Desenvolver habilidades necessárias para lidar adequadamente com indivíduos enfermos, graves, terminais, deficientes e seus familiares e com a
morte;
- Realizar atendimento através dos programas de atenção integral à saúde da criança e do adolescente e dos programas de pré-natal, atenção à
saúde do adulto e do idoso, visando a definição de diagnóstico;
- Desenvolver diálogo claro e coerente considerando aspectos sócio-culturais do
paciente e família;
- Desenvolver capacidade de trabalho em equipe e de liderança;
- Desenvolver habilidades para educação continuada e autodirigida, auto-avaliação e raciocínio científico, crítico e clínico;
- Desenvolver capacidade de trabalho em equipe e de liderança;
- Reconhecer e avaliar as próprias emoções diante da morte e do envelhecimento; diante de portadores de doenças graves, crônicas e incuráveis e
diante de portadores de deficiência mental, física, visual, auditiva e (ou) múltipla;
- Desenvolver a autoconfiança e a capacidade de tomar iniciativa diante de situações imprevisíveis e sob pressão.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Apresentação da Discíplina
Anamnese
Aspectos Psicodinâmicos e Psicossociais da Anamnese

1.1. Aula prática turma A
2. Aula Prática Turma A
3. Vigilância à saúde: Introdução
4. Aula Prática Turma A
5. Aula Prática Turma A
6. Somatoscopia/Cabeça e Pescoço Aula teórica
7. Vigilância à saúde e risco
8. Psicologia Médica - parte 1 (adulto)
Semiologia da Consciência Vígil e da Orientação
9. Aula Prática Turma A
10. VigilÂncia Epidemiológica - Conceitos
11. Aula Prática Turma A
12. Aula Prática Turma A
13. Aparelho Cardiovascular - aula teórica
14. Vig. Epidemiológica: Sistema de Informações.
15. Crescimento
16. Psicologia Médica - parte 1 (infância e adolescência)
Semiologia da atenção, memória e inteligência
17. Aula Prática turma A
18. Prática de Vigilância Epidemiológica HU/HGE
19. Desenvolvimento
20. Aparelho Respiratório aula terórica
21. Vigilância Nutricional e alimentar: bases conceituais
22. Psicologia Médica - parte 2 (adulto)
Semiologia da Sensopercepção
23. Aula Prática turma A
24. Vigilância Sanitária - origem, evolução, conceito, objetivos e funções.
Prática
25. Aparelho digestivo aula teórica
26. Prova Prática
27. Aula Prática da vigilância alimentar e nutricional
28. Prova Prática
29. 1° avaliação integrada
30. Psicologia Médica - parte 2 infância, Semiologia de juízo da realidade
31. Aula Prática turma A
32. Alimentação do lactente aula teórica
33. Vigilância sanitária - estrutura, local e funcionamento - Mesa redonda
34. Imunização - aula teórica
35. Aula Prática - turma A
36. Vigilância ambiental, avaliação de riscos ambientais - saneamento (água, esgoto, resíduo sólido), poluição ambiental. SIS - Água, SIS - AR SIS
- SOLO.
Aparelho Urinário
37. Ap Urinário aula teórica
38. Vigilância à Saúde do Trabalhador- CEREST ARAPIRACA
39. Promoção da segurança cultura e paz
40. Psicologia Médica - parte 3 Infância e adolescência - Semiologia da Vontade e Psicomotricidade
41. Aula Prática turma A
42. Biossegurança/Prevenção de LER/DORT
Aparelho Músculo-esquelético
43. Aparelho músculo-esquelético aula teórica
44. Aula Prática turma A
45. Prática - saúde do trabalhador
46. Sistema nervoso aula teórica
47. Psicologia Médica - parte 4 (infância e adolescência)
Semiologia da Afetividade e da Consciência do eu
48. Semiologia do idoso
49. Interface das vigilâncias em Saúde
50. 2º avaliação integrada
50.1. OSCE
51. Reavaliação
52. Aula Prática Turma A
53. Aula Prática Turma A
54. Aula Prática Turma A
55. Aula Prática Turma A
56. Aula Prática Turma A

57. Aula Prática Turma A
58. Aula Prática Turma A
59. Prova Prática
60. Prova Prática
61. Prova Final

V - METODOLOGIA
- Aula expositiva seguida de discussão
- Seminários
- Aulas práticas em ambulatório, enfermaria e comunidade
- Realização de seminário, estudo dirigido
- Dinâmica de aprendizagem
O módulo da Semiologia Integrada é desenvolvido em 240 horas e envolve as disciplinas de Semiologia Médica, Puericultura, Psicologia Médica e
Vigilância à Saúde. Os professores responsáveis de cada área são:
Semiologia Médica: David Costa Buarque (Coordenador); Daniela Martins Lessa Barreto; André Falcão Pedrosa Costa; Michelle Jacintha
Cavalcante Oliveira e José Paulino de Albuquerque Sarmento,
Puericultura: Iasmin de Albuquerque Cavalcanti Duarte (Coordenadora), Raquel Calheiros da Costa
Psicologia Médica: Flávio Soares(Coordenador)
Vigilância à Saúde: Maria Edna Bezerra da Silva(Coordenadora) e Maria Neta Rocha Tenório
Atividades Práticas da Puericultura
São distribuídas em: Ambulatório de Puericultura, Adolescência e Alojamento Conjunto. Os locais do curso prático são: Ambulatório de Puericultura
do Hospital, Universitário, Sala do 3º andar do Hospital Universitário e Maternidade Prof. Mariano Teixeira, do Hospital Universitário. Para realização
do estágio prático, os alunos são divididos em grupos, de tal modo que cada um fará rodízio nas três áreas.
Recursos de Ensino
Semiologia e Puericultura
PARA ATIVIDADE TEÓRICA:
- Utilização de data-show
- Utilização do quadro, utilizando-se o pincel
PARA ATIVIDADE PRÁTICA:
- Utilização do estetoscópio, tensiômetro ( esfigmomanômetro)
- Utilização do martelo, pincel e estilete, para exame neurológico
- Fita métrica, Termômetro clínico, Balança clínica
- Fonte luminosa (lanterna), Abaixador de língua (descartável)
Psicologia:
- Projeção de Filme
- Entrevistas com pacientes adultos e familiares em serviços de saúde
- Observação participante de crianças
- Leitura de textos
- Dramatização
- Discussão em grupo:
1.sobre os textos lidos e as entrevistas efetuadas
2. de aspectos importantes do filme
3. de experiências atuais vividas pelos alunos em suas práticas de semiologia
4. de aspectos psicossociais dos casos estudados na tutoria ou em outras disciplinas, quando trazidos pelos alunos
Vigilância em Saúde
PARA ATIVIDADE TEÓRICA:
- Dinâmica de grupo e seminário
- Fichamento de textos
- Comunicações orais em sala de aula
- Exposições dialogadas
- Produção de relatório
- Filmes
PARA ATIVIDADE PRÁTICA:
- Pesquisa no banco de dados e análise
- Acompanhar inspeções sanitárias
- Visitas a espaços de trabalho

VI - AVALIAÇÃO
- Avaliação escrita dos conteúdos estudados, integrada com as áreas da disciplina de Semiologia Integrada, bimestralmente, com pesos
diferenciados segundo a carga horária;
- Presença e a qualidade da participação nas atividades, pontualidade e qualidade dos trabalhos prescritos;
- Qualidade da interação e atitudes para com pacientes, familiares, profissionais e colegas;
- Trabalho de arte audio-visual (dramatização, vídeo, instalação etc) em grupo, para apresentação no final do semestre com um tema previamente
combinado com os alunos (sugestões: “mãe-bebê”, “desenvolvimento da pessoa”, “médico-paciente”).

VII - REFERÊNCIAS

PORTO, C. C. Semiologia Médica. 3ª ed. Rio De Janeiro: Guanabara Koogan.
RAMOS Jr J. Semiotécnica da observação clínica. 8ª ed., São Paulo.
MARCONDES, E.; COSTA VAZ, F. A.; ARAÚJO RAMOS, J. L.; OKAY. Pediatria Básica. 9ª ed. São Paulo: Sarvier.
FIGUEIRA, F.; ALVES, JGB.; FERREIRA, O.S.; MAGGI, R.S. Pediatria. Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (IMIP). 4ª ed.,Rio de janeiro,
Guanabara Koogan.
Campos Jr., D.; Burns, D.A.R. Tratado de Pediatria.3ª Ed. Manole: São Paulo, 2013.