RELATÓRIO DE GESTÃO - 2021

2021

Arquivo
Enviando_por_email_Relatorio-FAMED_2021_assinado_assinado.pdf
Documento PDF (766.6KB)
                    RELATÓRIO DE GESTÃO FAMED
2021

EQUIPE DE GESTÃO

Direção
Diretora: Alessandra Plácido Lima Leite
Vice-diretor: Rogério César Correia Bernardo
Coordenação do curso de graduação
Coordenador: David Costa Buarque
Vice-coordenador: Iramirton Figuerêdo Moreira
Coordenação de Pós-graduação e pesquisa
Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação: Isabela Karine Rodrigues Agra
Vice coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação: Michelle Jacintha Cavalcante Oliveira
Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES): Maria Viviane
Lisboa Vasconcelos
Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE):
Josineide Francisco Sampaio
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM):
Michelle Jacintha Cavalcante Oliveira
Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Pública com ênfase na
Interprofissionalidade - Divanise Suruagy Correia
Coordenação de Extensão e Cultura
Coordenadora de Extensão e Cultura: Cristiana Carina de Barros Lima Dantas
Bittencourt
Vice-coordenadora de Extensão e Cultura: Priscila Nunes de Vasconcelos
Núcleos de apoio
Coordenação do NUSP: Maria das Graças Monte Mello Taveira
Coordenação do NEAD: Rozangela Maria Almeida Fernandes Wyszomirska
Coordenação do NDE : Tereza Angélica Lopes de Assis

CONSOLIDAÇÃO DO RELATÓRIO

Dayseanne Costa Teixeira

LISTA DE QUADROS

QUADRO 1 - OBJETIVOS E AÇÕES DA FAMED NO ANO DE 2021

11

QUADRO 2 - NÚMEROS GERAIS DE ENSINO EM 2021

14

QUADRO 3 - NÚMEROS GERAIS DA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
EM 2021

14

QUADRO 4 - NÚMEROS GERAIS DA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE NA
INTERPROFISSIONALIDADE EM 2021

14

QUADRO 5 - NÚMEROS GERAIS DO MPES EM 2021

15

QUADRO 6 - NÚMEROS GERAIS DO PPGCM DE EM 2021

16

QUADRO 7 - NÚMEROS GERAIS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA/PROFSAUDE
EM 2021

16

QUADRO 8 - PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS REALIZADAS POR DOCENTES DA FAMED/UFAL EM 2021

17

QUADRO 9 - PROJETOS/GRUPOS DE PESQUISAS VINCULADOS À FAMED/UFAL EM 2021

17

QUADRO 10 - PROJETOS, PROGRAMAS, CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO DA FAMED EM 2021*

19

QUADRO 11 - MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL DA CATEGORIA DOCENTE (EFETIVOS)

20

QUADRO 12 - MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL DA CATEGORIA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

20

QUADRO 13 - NÚMERO DE DOCENTES POR TITULAÇÃO

20

QUADRO 14 - NÚMERO DE DOCENTES POR CLASSE

20

QUADRO 15 - QUALIFICAÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

20

SUMÁRIO
1. GOVERNANÇA, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO .................................................. 7
1.1. Estrutura e governança local .................................................................................... 7
1.1.1. Estrutura organizacional ......................................................................................... 7
1.1.2. Atendimento à comunidade ................................................................................. 10
1.1.3. Estrutura de governança ...................................................................................... 11
1.2. Objetivos da Unidade ................................................................................................ 11
1.3. Principais resultados alcançados .......................................................................... 13
1.3.1. Ensino ..................................................................................................................... 13
1.3.2. Pesquisa ................................................................................................................. 16
1.3.3. Extensão e Cultura ................................................................................................ 16
1.3.4. Gestão de Pessoas ............................................................................................... 19
2. RISCOS, OPORTUNIDADES, PERSPECTIVAS .................................................... 21
ANEXO I – RELAÇÃO COMPLETA DAS AÇÕES DE EXTENSÃO EM 2021 ........... 22
ANEXO II – RELAÇÃO COMPLETA DOS PROJETOS DE PESQUISA, PIBIC ........ 25
ANEXO III - RELATÓRIO COMISSÃO DE APOIO AO DISCENTE ........................... 30
ANEXO IV – RELATÓRIO COMPLETO DO NUSP ...................................................... 0

APRESENTAÇÃO

A FAMED permanece sendo a única cujo curso de medicina foi acreditado
internacionalmente.É formada por 138 professores, 30 servidores técnicos e recebe 100
estudantes por ano.

A FAMED conta atualmente com quatro prédios. Além dos prédios Professor José Lages
Filho e Professor Ib Gatto Falcão, o bloco Professor Abelardo Duarte, finalizado em
2018, e a Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo, inaugurada em
2019.

Este relatório refere-se aos anos de 2021 e ao período de janeiro a junho de 2022. Ao
longo desse período nossa faculdade se organizou para retomada gradual do ensino
100% presencial, com rearrumação dos espaços de aulas teóricas e foram empenhados
esforços para reocupação de espaços perdidos durante a pandemia, como as salas de
aulas teóricas e os ambulatórios do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
(HUPAA).

1. GOVERNANÇA, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO
1.1. Estrutura e governança local
1.1.1. Estrutura organizacional

A estrutura organizacional da Faculdade de Medicina - FAMED é composta por
um órgão deliberativo máximo, o Conselho da Unidade Acadêmica (CONSUA), seguido
hierarquicamente pela direção que responde pela Unidade. À esta, respondem
diretamente a Coordenação do curso de Medicina, a Coordenação de Extensão e
Cultura, a Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa e a Comissão de autoavaliação
como órgão consultivo.
Estão subordinadas à Coordenação do Curso de Medicina, a coordenação do
internato, as coordenações dos eixos de ensino, a coordenação de TCC e a
coordenação de monitoria. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) exerce a função de
órgão consultivo para propor ações e fomentar decisões da Coordenação do curso de
Medicina, enquanto o Núcleo de Saúde Pública (NUSP) é um órgão de apoio
administrativo e acadêmico.
Além da graduação em Medicina, a FAMED possui três cursos de mestrado e uma
especialização em andamento. As coordenações destes respondem diretamente à
Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa e cada curso, tanto a graduação como as
pós-graduações possuem também um órgão máximo deliberativo que são os
respectivos colegiados.
O organograma da FAMED pode ser observado na Figura 1. abaixo. O detalhamento
sobre as chefias e servidores de cada setor é descrito logo em seguida.

7

Figura 1. Organograma da FAMED

Setor: Direção
Diretora: Alessandra Plácido Lima Leite (CD-3)
Vice-diretor: Rogério César Correia Bernardo (FG-1)
Servidores Técnicos
Adenize Ribeiro da Silva
Dayseanne Costa Teixeira
Jadenilse Silva de Lemos
Jaqueline Batista de Souza Silva Figueredo
Jose Aelson da Silva Junior

Código de função gratificada
FG-4
FG-7
FG-6
-

Setor: Coordenação do curso de Medicina
Coordenador: David Buarque (FCC)
Vice-coordenador: Iramirton Figuerêdo Moreira
Servidores Técnicos
Hélcio de Barros Correia Júnior
Caterina Andrade Bezerra
Karina Cabral Tenório Fireman
Leda Oliveira de Miranda
Robério Ferreira da Silva
Maria Cristina da Conceição

Código de função gratificada
-

8

Setor: Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação
Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação: Isabela Karine Rodrigues Agra
Vice coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação: Michelle Jacintha Cavalcante Oliveira
Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES): Maria Viviane
Lisboa Vasconcelos
Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE):
Josineide Francisco Sampaio
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM):
Michelle Jacintha Cavalcante Oliveira
Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família
- Profa. Priscila Nunes de Vasconcelos
Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Pública com ênfase na
Interprofissionalidade - Divanise Suruagy Correia
Servidores Técnicos
Mirian Araújo Gomes Antunes
Robério Ferreira da Silva
Weidila Siqueira de Miranda
Suely do Nascimento Silva

Código de função gratificada
FG-7
-

Setor: Coordenação de Extensão e Cultura
Coordenadora de Extensão e Cultura: Cristiana Carina de Barros Lima Dantas
Bittencourt
Vice-coordenadora de Extensão e Cultura: Priscila Nunes de Vasconcelos
Servidores Técnicos
Maria Cristina da Conceição
Robério Ferreira da Silva

Código de função gratificada
-

Setor: Núcleos de apoio
Núcleo
Núcleo Docente Estruturante
Núcleo de Saúde Pública
Núcleo de Educação a Distância

Responsável
Carmen Eurydice Calheiros Gomes Ribeiro
Maria das Graças Monte Mello Taveira
Rozangela Maria Almeida Fernandes
Wyszomirska

9

1.1.2. Atendimento à comunidade
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
O atendimento presencial foi retomado na secretaria e coordenação do curso de
medicina a partir de fevereiro de 2021;

os demais setores permaneceram em

atendimento remoto até outubro de 2021, quando todos os setores passaram para
presencial com restrição por conta da falta de internet na FAMED.

Endereços eletrônicos para contato:
Setor

Horário de atendimento
presencial

Endereços eletrônicos
para contato

Secretaria geral

Segunda a sexta-feira, famedufal@gmail.com
das 07h às 19h
secretaria@famed.ufal.br

Coordenação de Curso

Segunda a sexta-feira,
das 07h às 19h

coordenacao.med@famed.
ufal.br

Coordenação de Extensão
e Cultura

Segunda a sexta-feira,
das 07h às 19h

cenex_famed_ufal@hotmail
.com
extensao.famed.ufal@gmail
.com

Coordenação de Pesquisa
e Pós-graduação

Segunda a sexta-feira,
das 07h às 19h

coordpesquisafamed.ufal@
gmail.com

Mestrado Profissional em
Ensino na Saúde - MEPS

08h às 12h e 13h às 17h
(funcionamento remoto)*

mpesufal@gmail.com

Mestrado Profissional em 08h às 12h e 13h às 17h
Saúde da Família - (funcionamento remoto)*
PROFSAÚDE

ufalprofsaud@gmail.com

Mestrado de Ciências 07h às 19h
Médicas - PPGCM
(funcionamento remoto)*

secretaria.ppgcmufal@gma
il.com
ppgcm@famed.ufal.br

Núcleo de Saúde Pública

08h às 12h e 13h às 17h
(funcionamento remoto)*

nusp.famed.ufal2@gmail.co
m

Núcleo de Educação à de terça a quinta-feira, nead@famed.ufal.br
Distância.
das 8h às 13h
Segunda a sexta-feira,
das
08h
às
17h
(funcionamento remoto)*
10

Núcleo Docente
Estruturante

Reunião ordinária:
segunda quarta-feira do
mês, das 11:30h às 13h

-

*Funcionamento remoto provisório em decorrência da pandemia de COVID-19 e falta
de internet na FAMED.
1.1.3. Estrutura de governança
CONSUA: as deliberações da unidade são discutidas e votadas no Conselho da
Unidade Acadêmica – CONSUA, em reuniões ordinárias mensais, havendo reuniões
extraordinárias em assuntos de relevância e urgência. O CONSUA é a última instância
deliberativa dentro da FAMED.
COLEGIADO DO CURSO: Deliberações referentes ao curso de graduação em
Medicina são discutidas e votadas no Colegiado de Curso, também em reuniões
ordinárias mensais e extraordinárias em assuntos de relevância e urgência.
COLEGIADO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: Cada curso de pós-graduação
da FAMED também conta com um colegiado para discutir as decisões de maior
relevância.

1.2. Objetivos da Unidade
Nos quadros abaixo seguem os objetivos e ações realizados no ano de 2021 no
âmbito da unidade acadêmica.
Quadro 1 - Objetivos e ações da FAMED no ano de 2021

Objetivos
Manter a nota
5 do
ENADE. Aumentar a nota
do MEC

Ações planejadas
Estruturação da Comissão
de autoavaliação.

Ampliação do atendimento
à comunidade
Ampliação dos campos de
prática de estudantes de
Medicina e Cursos da
Saúde

Ampliação de atividades da
Unidade
Docente
Assistencial Prof. Gilberto
de Macedo através das
atividades práticas das
disciplinas do curso de

Desfecho da ação
Planejamento de ações
da
comissão
de
autoavaliação a partir
da
análise
das
avaliações anteriores.
Início das atividades da
comissão visando a
avaliação a próxima
avaliação do MEC em
2023
Estágios de Atenção
básica/ESF
e
de
Ginecologia
em
funcionamento na UDA
a
partir
de
outubro/2020. Em 2021
11

medicina e dos
cursos da saúde

demais

Manutenção
dos
Programas de Mestrado
existentes

Planejamento da seleção
(MEPS/PPGCM/) e aulas
on-line dos programas de
pós-graduação.
O
PROFSAÚDE realizou seu
processo de seleção de
forma
híbrida,
com
entrevistas presenciais em
2022.

Melhora do ensino médico
através
de
práticas
simuladas

Aquisição de Materiais para
o
Laboratório
de
Habilidades
Aguardamos a inauguração
da sala de simulação do
HUPAA.

Ampliação do Ensino a
Distância no Curso Médico
Suporte e capacitação
docente em educação a
distância

O Núcleo de educação à
distância (NEAD) realizou
cursos
de
capacitação
docente para os professores
da
FAMED
e
teve
participação
em
várias
pesquisas na referida área.#
Reuniões entre a direção da
FAMED, Coordenação do
curso, e coordenadores de
todas
as
disciplinas,
módulos ou componentes
curriculares para avaliação
de todos os planos de
ensino

Retomada gradual das
atividades
téoricas
presenciais e das prática
consideradas
não
essenciais

as
disciplinas
de
puericultura e saúde da
mulher iniciaram suas
atividades na UDA.
Processos
seletivos
realizados on-line MEPS/PPGCM
PROFSAÚDE
teve
processo
seletivo
híbrido em 2022. em
2021 não foi realizado
processo seletivo em
função
de
atrasos
provocados
pela
pandemia.
Aulas on-line todos os
programas de pósgraduação da FAMED
Empenho dos materiais
demandados no PAAC
2020
2021
(aguardando
recebimento)
Inclusão
de
novas
demandas no PAAC
2022
Reforma e estruturação
da sala de simulação no
HUPAA
Capacitação docente
Publicação de artigo
científico produzido por
membros do NEAD#

Realizada
avaliação
das
práticas
consideradas
não
essenciais, buscando
reinseri-las nos seus
respectivos cenários.
Manutenção
das
atividades práticas do
internato, retorno das
atividades
práticas
essenciais
e
não
essenciais do primeiro
ao oitavo períodos, bem
como das atividades
teóricas presenciais na
FAMED e no HUPAA.
12

Atualizar
o
Projeto
Pedagógico do Curso –
PPC

foram realizadas várias
reuniões entre os membros
do
NDE,
bem
como
reuniões e oficinas com os
demais professores da
FAMED
objetivando
a
curricularização
da
extensão.

Construção
e
aprovação do projeto de
curricularização
da
extensão da FAMED
contínua atualização do
PPC.

Estimular
o
potencial
inovador e a pesquisa na
FAMED

Reforma do espaço físico Reforma concluída,
para abrigar o Laboratório aguardando
de neurociências
inauguração e início
das atividades.

Apoio ao discente através
da Comissão de apoio ao
discente

Apoio à saúde mental do
discente. Discussão dos
planos e formas de melhor
assistir os discentes e dos
fluxogramas
de
atendimento.

Foram
realizados
atendimento
psicológicos
e
psiquiátricos
aos
estudantes da FAMED
durante todo o ano de
2021 e nos seis
primeiros meses de
2022. Foram realizadas
reuniões da Comissão
de apoio ao discente.

Ações do NUSP
# Ver relatório anexo

1.3. Principais resultados alcançados
1.3.1. Ensino

O curso de Medicina realizou a formatura antecipada das suas turmas, com mais
de 80% da carga horária do curso concluída, com aprovação do colegiado do curso,
oferecendo profissionais médicos capacitados à sociedade em um momento de
emergência de saúde pública relacionada à pandemia de COVID-19. Muitos atuaram e
ainda atuam na linha de frente do atendimento às vítimas da pandemia.
Quadro 2 - Números gerais de ensino em 2021
Ano calendário 2021
Alunos matriculados
Trancamentos
Transferências
Reintegração
Ano calendário 2021
Concluintes

2020.1
590
1
5
0
2020.2
48

2020.2
544
5
0
0
2021.1
41

13

Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família/FAMED/UFAL
Quadro 3 - Números gerais da Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da
Família em 2021
TURMA

2021.1

MATRÍCU

DESISTÊN

LAS

CIAS

11

-

REPROVADOS

ABANDONO

CONCLUINTES

CURSANDO

08

01

02

-

Especialização em Saúde pública com ênfase na Interprofissionalidade
Quadro 4 - Números gerais da Especialização em Saúde pública com ênfase na
interprofissionalidade em 2021
MATRÍCULAS

CONCLUINTES

49

43

Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES
Com a suspensão das atividades acadêmicas presenciais na Faculdade de
Medicina da Universidade Federal de Alagoas devido à pandemia do Sars-CoV-2, o
programa do MPES foi adaptado para ser completamente de forma on-line.

As

disciplinas cadastradas foram ofertadas de forma eletrônica, sendo subsidiada por
plataformas de conferências online, sendo a Google Meet a mais utilizada. A
administração das atividades, em sua maioria com metodologias ativas, aulas,
seminários, fóruns e avaliações transcorreram normalmente. Com todos os docentes e
discentes rapidamente se adaptando ao modo online.
O edital foi elaborado e publicado online, foram ofertadas 23 vagas para 2021. O
processo de inscrição e execução de todos os procedimentos foram feitos de forma
online. A comissão para a seleção analisou as inscrições, documentos e anteprojetos,
o critério de aprovação obedeceu às orientações contidas no Edital de Número 03 de
2020.

14

Orientações e outros procedimentos de orientação aos mestrandos e a produção
intelectual com produção de artigos e submissão à congressos online ocorreu
normalmente. A produção intelectual de 2021 superou a de 2020.
Em 2021 todos os processos de qualificação e defesa de conclusão da Pósgraduação stricto sensu, foram realizados segundo INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº
1/2020/PROPEP de 26 de março por meio de áudio e vídeo em tempo real ou por
parecer escrito. Em 2021, 22 mestrandos se submeteram a qualificações e defesas de
seus trabalhos de conclusão de curso. O Quadro 5 mostra os principais resultados do
MPES em 2021.
Quadro 5 - Números gerais do MPES em 2021
Publicações
científicas (docentes/
mestrandos)

Nº de alunos
ingressos

Nº alunos
(de 2018 a 2020) que
qualificaram em 2021

Nº alunos (de 2018 a
2020) que concluintes
em 2021

120

24

22

22

Em relação a produção científica, a maioria dos trabalhos produzidos em ano
anterior originaram publicações; algumas ultrapassaram fronteiras internacionais,
inclusive em capítulos de livros, nacionais e internacionais em língua Inglesa e em
periódicos nacionais de grande porte.
As ações planejadas para o ano de 2021 em sua maioria foram alcançadas como
a defesa de concluintes dos anos anteriores, publicações em periódicos e livros, além
de mudanças em estrutura de algumas disciplinas. Conforme decisão de alguns
docentes permanentes de uma das linhas de pesquisa, não será ofertada vaga para
orientação em 2022.
Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas – PPGCM
O PPGCM prioriza projetos com impacto social, em especial, bloco regional. A
primeira turma do curso de Mestrado teve início em 2019.
Quadro 6 - Números gerais do PPGCM de em 2021
Publicações
científicas/produtos

Alunos
matriculados

Alunos que
qualificaram

Alunos
concluintes

43

48

26

14

15

Mestrado Profissional em Saúde da Família/PROFSAUDE
Curso destinado a profissionais com graduação em Medicina, Enfermagem ou
Odontologia, que atuem: como docentes da graduação e/ou residência em Medicina de
Família e Comunidade ou Multiprofissional em Saúde da Família de instituições públicas
de ensino superior; como preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou da
graduação em uma das três áreas em instituições públicas de ensino superior; como
profissional da atenção básica, nas equipes de saúde da Estratégia de Saúde da Família
do Sistema Único de Saúde.
Quadro 7 - Números gerais do Mestrado Profissional em Saúde da Família/PROFSAUDE
em 2021
Publicações
científicas/produtos

Alunos
matriculados

Alunos que
qualificaram

Alunos
concluintes

-

16

09

07

1.3.2. Pesquisa
Quadro 8 - Publicações científicas realizadas por docentes da FAMED/UFAL em 2021
Artigos
Anais
Comple Completo
tos
s

71

Anais
Resumo

Livros
Completo

Cap.
Livros

Outras
Publica
ções

21

9

46

0

4

Apresentação de
trabalho/comunic
ação/palestra/
Congresso

63

Produção
Outras
técnica Produções
Técnicas

6

18

Total

238

Quadro 9 - Projetos/grupos de pesquisas vinculados à FAMED/UFAL em 2021
PIBIC
(projetos)

TCC
(projetos)

Especialização*
(quant. de turma)

Mestrado
(projetos)

Doutorado
(projetos)

27

1

1

32

-

OUTRA
CATEGORIA
(projetos)
3

GRUPOS DE
PESQUISA
17

1.3.3. Extensão e Cultura
Durante o ano de 2021, devido à pandemia do COVID-19, a Coordenação de
Extensão estabeleceu os seguintes critérios para realização das ações de extensão,
estas orientações serão seguidas enquanto houver necessidade de distanciamento
social:

16

1) Durante o período de isolamento social devido à pandemia, sempre que a
população tiver acesso remoto, deve-se priorizar a metodologia online para o
desenvolvimento das atividades;
2) Para projetos já aprovados para atividades presenciais e que possam se
adequar para atividades online, comunicar por e-mail a mudança de metodologia à
coordenação

de

extensão

(extensao.famed.ufal@gmail.com)

e

à

Proex

(sigaaextensaoufal@gmail.com);
3) Quando não for possível se adequar a metodologia online, por vulnerabilidade
da população ou por a natureza da ação exigir atividade presencial, estas deverão
ocorrer obedecendo as orientações da OMS e as regras ou normas sanitárias vigentes
nos municípios onde às ações serão realizadas;
4) Quando forem atividades presenciais, as ações deverão ser limitadas a no
máximo 100 pessoas, divididas em grupos de no máximo 20 pessoas.
E em novembro de 2021, ainda devido à pandemia do COVID-19, a Coordenação
de Extensão estabeleceu os seguintes critérios para realização das ações de extensão:
1) Seguindo as orientações do Protocolo de Biossegurança para atividades de
Extensão Universitária divulgado pela Pró-reitoria de extensão (PROEX), atividades
presenciais devem ser evitadas sempre que possível, enquanto durar o contexto de
pandemia;
2) Eventos como reuniões, palestras, seminários, fóruns, mostras, jornadas,
cursos, congressos e simpósios deverão ser realizados na modalidade remota;
3) Quando não for possível se adequar a metodologia online, por vulnerabilidade
da população ou por a natureza da ação exigir atividade presencial, estas deverão
ocorrer obedecendo as orientações da OMS e as regras ou normas sanitárias vigentes
nos municípios onde às ações serão realizadas e o protocolo de Biossegurança da
UFAL;
4) Para realizarem atividades presenciais, as ações de extensão universitária
deverão elaborar um procedimento operacional por meio do qual a iniciativa de extensão
universitária

presencial

tornará

realidade

as

diretrizes

deste

Protocolo

de

Biossegurança. O procedimento operacional deverá servir como um roteiro pelo qual os
participantes da atividade presencial saibam como agir durante a execução;

17

a. Desta forma, deverão estar claramente especificados na metodologia da
proposta para ação presencial submetida no Sigaa:
i. A ação a ser desenvolvida com distribuição do percentual da carga horária
presencial e da carga horária remota;
ii. Envio em anexo do documento com a autorização prévia do local onde se
propõe realizar a ação de extensão;
iii. Número de participantes e envolvidos;
iv. Local de realização;
v. Estratégias de cumprimento das normas de biossegurança:
1. Distanciamento (mínimo 1,5m entre pessoas);
2. Uso do EPI obrigatório;
3. Lavagem das mãos;
4. Álcool 70 °gel;
5. Uso de respiradores PFF2 (máscara N95) e protetores faciais (faceshield) em
todas as atividades ambulatoriais que envolvam contato com pacientes.
Quadro 10 - Projetos, programas, cursos e eventos de extensão da FAMED em 2021*
PROJETOS DE EXTENSÃO - 2021
SITUAÇÃO

QUANTIDADE

CADASTRADOS

15

CONCLUÍDOS

4

EM EXECUÇÃO

11
PROGRAMAS DE EXTENSÃO - 2021

SITUAÇÃO

QUANTIDADE

CADASTRADOS

4

CONCLUÍDOS

0

EM EXECUÇÃO

4
CURSOS DE EXTENSÃO - 2021

SITUAÇÃO

QUANTIDADE

CADASTRADOS

1

CONCLUÍDOS

1

EM EXECUÇÃO

0

18

EVENTOS DE EXTENSÃO - 2021
SITUAÇÃO

QUANTIDADE

CADASTRADOS

13

CONCLUÍDOS

12

EM EXECUÇÃO

1

* Ver relação completa das ações de extensão nos anexos

1.3.4. Gestão de Pessoas
Nos quadros a seguir, são apresentadas as alterações quantitativas e qualitativas
na composição dos servidores docentes e técnicos da FAMED durante o ano de 2021.
Quadro 11 - Movimentação de pessoal da categoria docente (efetivos)
Movimentação
Novas contratações
Exonerados/aposentados/falecimento
s
Quantitativo total de docentes

Quantidade
03
07
135

Quadro 12 - Movimentação de pessoal da categoria técnico-administrativo
Movimentação
Novas contratações
Exonerados/aposentados/falecimento
s
Quantitativo total de técnicos

Quantidade
03
02
31

Qualificação de pessoal
Quadro 13 - Número de docentes por titulação
Titulação
Especialização
Mestrado
Doutorado
ou
doutorado
TOTAL

pós-

Quantidade
30
42
63
135

Quadro 14 - Número de docentes por classe
Classe
Auxiliar
Assistente
Adjunto
Associado
Titular
TOTAL

Quantidade
36
30
43
21
05
135

19

Quadro 15 - Qualificação dos técnico-administrativos
Titulação
Ensino médio
Graduação
Especialização
Mestrado
Doutorado ou pós-doutorado
TOTAL

Quantidade
01
07
10
09
03
30

20

2. RISCOS, OPORTUNIDADES, PERSPECTIVAS
A perspectiva para 2022 é de que possamos manter as atividades acadêmicas
de forma presencial, com os conteúdos teóricos presenciais e as práticas em seus vários
cenários ambulatoriais, hospitalares e nas comunidades, conservando obediência aos
mais rigorosos protocolos de biossegurança. Esperamos ser possível a manutenção das
atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, uma vez que atingimos um elevado
índice de vacinação entre os integrantes da nossa unidade acadêmica.
Estamos diante da oportunidade de desenvolvermos outras formas de
ensinarmos, de fazermos o estudante assumir o protagonismo do seu aprendizado
através do uso das tecnologias digitais, da implementação de ações de extensão com
grande potencial de levar a população alagoana, e quem sabe a brasileira, o
conhecimento e a resposta social da FAMED através das diversas ações extensionistas.
Vislumbramos e almejamos alcançar nos próximos anos o programa de pós-graduação
da FAMED a nível de doutorado, um dos nossos grandes sonhos, pelo qual
trabalharemos arduamente.
O maior risco que corremos é o de uma piora do quadro epidemiológico da
pandemia que force uma nova paralisação das nossas atividades acadêmicas, que nos
cerceie o acesso aos cenários de práticas, impossibilitando o ensino do labor médico.
Tal fato poderá causar atrasos nos nossos calendários, comprometimento do ensino e,
portanto, da formação médica oferecida pela FAMED/UFAL.

___________________________________________________
Alessandra Plácido Lima Leite
Diretora da FAMED/UFAL

_________________________________________________________
Rogério César Correia Bernardo
Vice-Diretor da FAMED/UFAL

21

ANEXO I – RELAÇÃO COMPLETA DAS AÇÕES DE EXTENSÃO EM 2021
Projetos de Extensão concluídos: 4 projetos
Código

Título

PJ0032021

Jose Anderson da Silva
Cruz

FACULDADE DE
MEDICINA

Isabella Lopes Monlleo

FACULDADE DE
MEDICINA

PJ0152021

Educação em saúde em
doenças da tireoide
Ações de saúde em câncer
hereditário: genética
comunitária em Estrela de
Alagoas.
Ensinar e aprender
desenvolvendo ações de
saúde coletiva EADASC

Josineide Francisco
Sampaio

FACULDADE DE
MEDICINA

PJ0032021

Educação em saúde em
doenças da tireoide

Jose Anderson Da Silva
Cruz

FACULDADE DE
MEDICINA

PJ1132021

Coordenador

Unidade Acadêmica

Projetos de Extensão em execução: 2021: 11 projetos
Código

Título

PJ1222021

GastroTV - Vídeos
Educativos em Redes Sociais

Angela Maria Moreira
Canuto Mendonca

FACULDADE DE
MEDICINA

PJ1142021

Conhecendo seus hábitos
intestinais

Angela Maria Moreira
Canuto Mendonca

FACULDADE DE
MEDICINA

PJ1122021

ABC Da Emergência LAMURGEM AL

Agenor Antonio Barros da
Silva

FACULDADE DE
MEDICINA

PJ1072021

Minuto em saúde

Fernando Luiz de Andrade
Maia

FACULDADE DE
MEDICINA

Fernando Luiz de Andrade
Maia

FACULDADE DE
MEDICINA

Jose Elias Soares da
Rocha

FACULDADE DE
MEDICINA

Angela Maria Moreira
Canuto Mendonca

HU/AMBULATORIO II

Analuiza Silva Tenorio
Luna Sarmento

FACULDADE DE
MEDICINA

Thalita Cristina Figueiredo
Cunha

FACULDADE DE
MEDICINA

Thalita Cristina Figueiredo
Cunha

FACULDADE DE
MEDICINA

PJ1062021
PJ0442021
PJ0382021
PJ0192021
PJ0162021

PJ0112021

GRUPO DE ESTUDOS DE
MEDICINA TROPICAL E DE
INFECTOLOGIA
Projeto de prevenção de
câncer de colo uterino
Abordagem Educativa sobre
Hepatites Virais
REUNIAO CIENTIFICA
GRUPO DE ESTUDOS DO
CEREBRO PROFESSOR
GILBERTO DE MACEDO
EDUCAÇÃO EM GENÉTICA
MÉDICA PARA A
POPULAÇÃO
JOURNAL CLUB DA
GENÉTICA MÉDICA: UMA
INTERFACE DE
DISCUSSÕES ENTRE A
GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO

Coordenador

Unidade Acadêmica

22

PJ0042021

PROJETO DE EXTENSÃO
SAÚDE DA MULHER

Jose Elias Soares da
Rocha

FACULDADE DE
MEDICINA

PROGRAMAS DE EXTENSÃO CONCLUÍDOS: NÃO HÁ
Código

Título

Coordenador

Unidade Acadêmica

PROGRAMAS DE EXTENSÃO EM EXECUÇÃO – 2021: 4 programas
Código

Título

PG004- Liga Acadêmica de Genética
2021
Médica (LAGM-UFAL)
Liga Acadêmica de
Ginecologia e Obstetrícia da
PG003- Universidade Federal de
2021
Alagoas- LAGOUFAL
Liga Acadêmica de Medicina
PG002- de Família e Comunidade
2021
(LAMFaC)

PG010- 2021 - Liga de Clínica
2021 Médica (LCM)

Coordenador

Unidade Acadêmica

Thalita Cristina
Figueiredo Cunha

FACULDADE DE
MEDICINA

Jose Elias Soares da
Rocha

FACULDADE DE
MEDICINA

Joao Klinio Cavalcante

FACULDADE DE
MEDICINA

David Costa Buarque

FACULDADE DE
MEDICINA

CURSOS DE EXTENSÃO CONCLUÍDOS – 2021 : 1 CURSO
Código

Título

VII CURSO
INTRODUTÓRIO DA
CR103- LIGA ACADÊMICA
DE
2021
ENDOCRINOLOGIA
E METABOLOGIA

Coordenador

Jose Anderson da Silva
Cruz

Unidade Acadêmica

FACULDADE DE
MEDICINA

CURSOS DE EXTENSÃO EM EXECUÇÃO – 2021: NÃO HÁ
Código

Título

Coordenador

Unidade Acadêmica

23

EVENTOS DE EXTENSÃO CONCLUÍDOS – 2021: 12 eventos
Código

Título

Coordenador

HOMENAGEM AOS
EV189Therezita Peixoto Patury
PROFESSORES E
2021
Galvao Castro
AGRADECIMENTOS
IV CURSO INTRODUTÓRIO
EV148Agenor Antonio Barros da
LAMURGEM:
2021
EMERGÊNCIAS CLÍNICAS Silva
EV104- Simpósio: IST&#146 s em
Jose Elias Soares da
2021
ginecologia
Rocha
OFICINA DO BEM ESTAREV103- ESTAR DOCENTE NO
Therezita Peixoto Patury
2021
ENSINO REMOTO EM
Galvao Castro
TEMPOS DE PANNDEMIA
Treinamento on-line em
EV102semiologia médica por meio David Costa Buarque
2021
do team-based learning (TBL)
EV077- Por que falar em Albinismo na Jorge Luis de Souza
2021
Atenção Primária a Saúde?
Riscado
OFICINA DE SAÚDE
EV074- DOCENTE: "EM BUSCA DO Therezita Peixoto Patury
2021
BEM ESTAR NO ENSINO
Galvao Castro
REMOTO"
Lançamento do livro:
Contribuições do Mestrado
EV073- Profissional em Ensino na
Josineide Francisco
2021
Saúde para a Integração
Sampaio
Ensino, Serviço e
Comunidade
Pessoas Diversas: roda de
EV055conversa sobre Acessibilidade Priscila Nunes de
2021
Vasconcelos
e Capacitismo
Webinar: Investigação de
novos casos de deficiência
EV024- intelectual familial: do trabalho Thalita Cristina Figueiredo
2021
de campo no sertão ao
Cunha
desenvolvimento de neurônios
no laboratório.
EV023- CAMPANHA" COMO ANDA A Therezita Peixoto Patury
2021
SUA VOZ?"
Galvao Castro
EV016- VI Curso Introdutório da Liga
David Costa Buarque
2021
de Clínica Médica

Unidade Acadêmica
FACULDADE DE
MEDICINA
FACULDADE DE
MEDICINA
FACULDADE DE
MEDICINA
FACULDADE DE
MEDICINA
FACULDADE DE
MEDICINA
FACULDADE DE
MEDICINA
FACULDADE DE
MEDICINA

FACULDADE DE
MEDICINA

FACULDADE DE
MEDICINA

FACULDADE DE
MEDICINA

FACULDADE DE
MEDICINA
FACULDADE DE
MEDICINA

EVENTOS DE EXTENSÃO EM EXECUÇÃO – 2021: 1 EVENTO
Código

Título

EV147A pesquisa em infectologia
2021

Coordenador
Fernando Luiz de
Andrade Maia

Unidade Acadêmica
FACULDADE DE
MEDICINA

24

ANEXO II – RELAÇÃO COMPLETA DOS PROJETOS DE PESQUISA, PIBIC

Projetos de pesquisa selecionados- PIBIC 2021/2022
Nº

Título do projeto

1

PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE NEAR MISS
MATERNO NO HUPAA

2

HESITAÇÃO VACINAL NA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES DO PEDIATRA
NA ASSISTÊNCIA E NO ENSINO

Orientador(A)
José Elias Soares
Maria Viviane Lisboa de
Vasconcelos
Cynthia de Jesus Freire

3

PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO DA ASMA, RINITE E CZEMA,
Mércia Lamenha de Medeiros
ASSOCIADA COM ATIVIDADE FÍSICA E MENTAL MATERNA

4

REGISTRO REBECGA - REGISTRO BRASILEIRO DE CARDIOPATIA
E GRAVIDEZ

Maria Alayde Mendonca
Romero Rivera

5

SUPERIORIDADE DE CARACTERES DE LONGA PERMANÊNCIA
COMO ACESSO VENOSO PARA HAMODIÁLISE

Rodrgo Peixoto Campos

6

PREVALÊNCIA DAS QUEIXAS CLÍNICAS DECORRENTES DO USO
DAS VACINAS PARA O SARS-COV-2 EM AMOSTRA DE PESSOAS
DA CIDADE DE MACEIÓ-AL

Therezita Maria Peixoto Patury
Galvão Castro

7

A DISCRIMINAÇÃO RACIAL SOB A ÓTICA DOS ESTUDANTES EM
UM CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Waldemar Antônio das Neves
Júnior

8

USO DE TOLVAPTAN NA DOENÇA RENAL POLICÍSTICA: REVISÃO
SISTEMÁTICA

Andre Falcao Pedrosa Costa

9

ANÁLISE DA EMPATIA DOS ESTUDANTES DO CURSO DE
MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: TERCEIRA
ETAPA DE UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA LONGITUDINAL

Angela Maria Moreira Canuto
Mendonca

10

TENTATIVAS DE SUICÍDIO EM HOSPITAL PÚBLICO DE MACEIÓ
REFERÊNCIA EM EMERGÊNCIA E SUA ASSOCIAÇÃO COM
EXPOSIÇÃO A VIOLÊNCIA, COMPORTAMENTO AGRESSIVO E
SINTOMAS DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE

Auxiliadora Damianne Pereira
Vieira da Costa

11

MORBIMORTALIDADE DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DE
MUITO BAIXO PESO EM MATERNIDADE DE ALTO RISCO

Delia Maria de Moura Lima
Herrmann

12

COMBINANDO O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E HUMANA
PARA CRIAÇÃO DE MISSÕES EM SISTEMAS TUTORES
INTELIGENTES GAMIFICADOS

Diego Dermeval Medeiros da
Cunha Matos

13

IMPACTO DA PANDEMIA COVID 19 EM INTERNAÇÕES DE
CRIANÇAS NO BRASIL

Divanise Suruagy Correia

14

MEDICINA TATUADA: MARCAS CORPORAIS E IDENTIDADE
PROFISSIONAL

Francisco Jose Passos Soares

15

CARACTERIZAÇÃO DE ANGIOEDEMA HEREDITÁRIO E
INVESTIGAÇÃO FAMILIAR DE PACIENTES ATENDIDOS NO
Iramirton Figueredo Moreira
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO ANTUNES – PARTE II

16

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO E DESFECHOS MATERNOS E
PERINATAIS DE GESTAÇÕES SUSPEITAS E CONFIRMADAS PARA
COVID-19 EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ALAGOAS

Isabela Karine Rodrigues Agra

17

CONSOLIDAÇÃO DE ESTRATÉGIA PARA REFERÊNCIA E
CONTRARREFERÊNCIA DE PACIENTES COM FENDAS ORAIS NO
SUS EM ALAGOAS

Isabella Lopes Monlleo

18

O EFEITO DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR NA MICROBIOTA
INTESTINAL DE PESSOAS COM TEA: REVISÃO SISTEMÁTICA E
METANÁLISE

Jorge Artur Pecanha de
Miranda Coelho

25

19

PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÕNICAS NÃO TRANSMISSIVEIS E
CONDIÇÕES DE SAÚDE EM IDOSOS ALAGOANOS

Maria das Graças Monte Mello
Taveira

20

PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE
ALIMENTAÇÃO DO LACTENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A
MELHORIA DA SAÚDE INFANTIL

Maria de Lourdes Fonseca
Vieira

21

RESPOSTA INFLAMATÓRIA, FORÇA MUSCULAR E QUALIDADE DE
Michelle Jacintha Cavalcante
VIDA APÓS INFECÇÃO POR COVID-19 EM OBESOS DIABÉTICOS
Oliveira
RENAIS CRÔNICOS

22

AVALIAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL EM SAÚDE DE MACEIÓ E
PERFIL E PRÁTICAS DOS GESTORES DE UNIDADES BÁSICAS DE
SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ – ALAGOAS

Priscila Nunes de Vasconcelos

23

ESTRATÉGIA DE ADERÊNCIA E ENGAJAMENTO DOS USUÁRIOS
DIABÉTICOS E HIPERTENSOS NO ACOMPANHAMENTO DAS
EQUIPES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.

Ricardo Fontes Macedo

24

PROMOÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO SOBRE AS
REPERCUSSÕES GASTROINTESTINAIS E HEPÁTICAS EM
PACIENTES QUE TESTARAM POSITIVO PARA COVID-19 NO
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR ALBERTO ANTUNES

Rozangela Maria de Almeida
Fernandes Wyszomirska

25

RETRATO EPIDEMIOLÓGICO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO
ESTADO DE ALAGOAS: DO LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES
AO DIAGNÓSTICO MOLECULAR

Thalita Cristina Figueiredo
Cunha

26

RITMO CIRCADIANO, TOMADA DE DECISÃO E PERFIL
TRANSCRIPTÔMICO DO CÓRTEX PRÉ-FRONTAL DE
CAMUNDONGOS EXPOSTOS AO AUMENTO GRADUAL DE
FOTOPERÍODO.

Tiago Gomes de Andrade

27

TENTATIVAS DE SUICÍDIO ATENDIDAS NO HOSPITAL GERAL DO
ESTADO (HGE) EM MACEIÓ: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO
TRANSLACIONAL COM INTERVENÇÃO CLÍNICA EM SEGUIMENTO
DE 12 MESES

Valfrido Leão de Melo Neto

Projetos de pesquisa selecionados- PIBITI: 2021/2022
Nº

Título do projeto

Orientador(a)

1

ANÁLISE DA APRENDIZAGEM À SERVIÇO DE PROFESSORES NO
USO DE SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES GAMIFICADOS

2

GASTROPARK: UM SERIOUS GAME DIGITAL PARA ENSINO DE
PATOLOGIAS DO TRATO GASTROINTESTINAL À ESTUDANTES DE Rozangela Maria de Almeida
MEDICINA
Fernandes Wyszomirska

Diego Dermeval Medeiros da
Cunha Matos

Projeto de Pesquisa – TCC – 2021
Nº

Título do projeto

1

RISCO CARDIOVASCULAR EM
GESTANTES

Autor(es)
Liandra Da Silva
Mateus/Raiza Kananda
Lourenço De Santana

Orientador(a)
Daniela Martins Lessa Bareto

26

Projetos de pesquisa - Mestrado 2021
Nº

Título de projeto

Pesquisador(a) responsável

1

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS COM A PERDA DA
PRODUTIVIDADE NO TRABALHO EM PACIENTES COM LÚPUS
ERITEMATOSO SISTÊMICO

Bruna Kellen Wanderley Porto
Uchôa

2

INSERÇÃO DO PAI NOS CUIDADOS NEONATAIS NO DISCURSO
DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Harylia Millena Nascimento Ramos

3

A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE
ENFERMAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO INTERIOR
Humberto Rochimin Fernandes
DO ESTADO DE PERNAMBUCO: CARACTERÍSTICAS, PERFIL E
COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS

4

AVALIAÇÃO DO CRONOTIPO EM PACIENTES COM DOENÇA
RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE

Patrícia Pereira Nunes

5

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA:
PERCEPÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS INTENSIVISTAS DE UMA
MATERNIDADE PÚBLICA DE ALTO RISCO

Paulo Wesley de Goes Duarte

6

OFICINAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO MÉTODO
CANGURU EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Rafaela Costa Russo do Vale

7

SIMULAÇÃO E DEBRIEFING COMO ESTRATÉGIA DE
ORGANIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NA DISCIPLINA DE
EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA

Tiago Perez Leitão Maciel

8

COMISSÃO INTERSETORIAL DE RECURSOS HUMANOS E
RELAÇÕES DE TRABALHO: O CONTROLE SOCIAL E A
INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE, NO
MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL.

Ana Flávia Rodrigues Leão Melro

9

DEFINIÇÃO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIÁVEIS PARA
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR HOSPITALAR EM FISIOTERAPIA

Camila Gomes de Vasconcelos

10

SUPERIORIDADE DE CATETERES DE LONGA PERMANÊNCIA
COMO ACESSO VENOSO PARA HEMODIÁLISE

Carla Santos de Lima

11

A PESQUISA SOBRE ENSINO EM FISIOTERAPIA EM PROGRAMA
DE MESTRADO PROFISSIONAL

Danila Simone Cassiano Alves De
Albuquerque

12

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE PELO DISCENTE:
QUALIFICANDO A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Jadenilse Silva de Lemos

13

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NAS
RESIDÊNCIAS EM SAÚDE NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Jullianna Meirelles do Nascimento
Silva Pereira

14

SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAIS PÚBLICOS:
PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

Márcia Mirian Rosendo Aleluia

15

A PRÁTICA INTERPROFISSIONAL EM EQUIPE DO SUBSISTEMA
INTEGRADO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR (SIASS) DE
UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO ESTADO DE
ALAGOAS

Priscila Tavares de Oliveira

16

HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAIS ENTRE
PROFESSOR/ALUNO EM UM CURSO DE ODONTOLOGIA

Thalita Medeiros Melo

17

QUALIDADE DE VIDA, IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS EM
PACIENTES FENILCETONÚRICOS

Analice Sampaio de Almeida
Bomfim

18

RESPOSTA INFLAMATÓRIA, FORÇA MUSCULAR E QUALIDADE
DE VIDA APÓS INFECÇÃO POR COVID-19 EM OBESOS
DIABÉTICOS RENAIS CRÔNICOS

Carlos Alexandre Ferreira de
Oliveira

19

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA
SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UMA
Cláudia Maria Freire Orestes
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

27

20

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:
PERCEPÇÕES DOS DISCENTES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO
EM SAÚDE

Débora de Cerqueira Santana

21

ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE UM
MUNICÍPIO DE SERGIPE

Erica Thaisa Alcantara Lima

22

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE BUCAL
NUMA ÁREA COBERTA PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Fabrício Gonçalves Cavalcante

23

IMPLEMENTAÇÃO DE E-LEARNING PARA AUXILIAR NO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE
RADIOLOGIA E IMAGINOLOGIA ODONTOLÓGICA

Joanna Rodrigues da Silva Ferreira

24

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL EM SAÚDE
COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO SERVIÇO E
COMUNIDADE

Manuela do Nascimento Lourenço

25

PERCEPÇÃO DE GESTANTES SOBRE O CUIDADO DURANTE O
PERÍODO DE PRÉ-NATAL EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA
FAMÍLIA

Mara Gabriela Brasileiro de Lucena
Ferreira

26

PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO EM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO
NORDESTE BRASILEIRO

Meireane Firmino Pereira

27

RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM NEONATOLOGIA: SOB O
OLHAR DO PRECEPTOR E DO RESIDENTE

Priscila Silva Leite de Almeida

28

OFICINAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO MÉTODO
CANGURU EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Rafaela Costa Russo do Vale

29

ASPECTOS DA PRECEPTORIA QUE INTERFEREM NA
QUALIDADE DE ENSINO EM OBSTETRÍCIA EM UM HOSPITAL
UNIVERSITÁRIO

Rafaélle Cajueiro Teófilo Oliveira

30

STRATÉGIA DE ADERÊNCIA E ENGAJAMENTO DOS USUÁRIOS
DIABÉTICOS E HIPERTENSOS NO ACOMPANHAMENTO DAS
EQUIPES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.

Ricardo Fontes Macedo

31

A ATUAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE MACEIÓ- AL
Vanessa Almeida do Nascimento
NOS CASOS DE SÍFILIS NA GESTAÇÃO.

32

A GRADUAÇÃO EM MEDICINA E A PARTICIPAÇÃO DE AGENTES
COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.

Samuel Correia da Silva Moraes

Projetos de pesquisa - Outra categoria – 2021
Nº

TÍTULO DE PROJETO

PESQUISADOR(A) RESPONSÁVEL

A INCIDÊNCIA DE SINTOMAS GÁSTRICOS E DE CEFALÉIA
ENTRE DISCENTES DE MEDICINA ANTES E DURANTE A
PANDEMIA DO SARS-COV-2

Angela Maria Moreira Canuto
Ana Lídia Peixoto Monteiro Barbosa
Antonia Cardoso Silva
Eliab Batista Barros
Luciana Shiguemi Yamada

2.

SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL EM ESTUDANTES DE
MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Angela Maria Moreira Canuto
Cecilia Maria Monteiro Barbosa
Rafaella Palumbo
Arthur Santos Otaviano de
Vasconcelos
Guilherme Carvalho de Souza

3.

AVALIAÇÃO A AUTOAVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE ÉTICA E
BIOÉTICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓSWaldemar Antônio das Neves Júnior
GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E HOSPITAL

1.

28

DE ENSINO DO ESTADO DE ALAGOAS

Grupo de pesquisa vinculados à FAMED/UFAL 2018 a 2020:
Nº

Grupo de pesquisa

Líder(es)

1.

OS PADRÕES SEXUAIS EM ESTUDANTES DE MEDICINA NAS
UNIVERSIDADES PRIVADAS DO ESTADO DE ALAGOAS - SOB O
ASPECTO BIOÉTICO

José Humberto Belmino Chaves

2.

Grupo de Estudos e Pesquisas Saúde, Território e Cultura

Sergio Seiji Aragaki e
Francisco José Passos Soares

3.

Clínica Cirúrgica

Yuri Afonso Ferreira

4.

Grupo de Pesquisa em Doenças Autoimunes

Thiago Sotero Fragoso
Michelle Jacintha Cavalcante
Oliveira

5.

Atenção à Saúde e Desenvolvimento Humano

DIVANISE SURUAGY CORREIA
Claudio Torres de Miranda

6

Grupo de Estudo em Doenças Infecciosas e Parasitárias

Célia Maria Silva Pedrosa

7.

Grupo de Estudo em Saúde de População de Baixa Renda do Estado Rosana Quintella Brandão Vilela
de Alagoas
Maria Alexsandra Eugenia da Silva

8.

Grupo de Estudos Integrados em Saúde e Cirurgia de Alagoas GEISCAL

Lucy Vieira da Silva Lima
Luiza Antas Rabelo

9.

Grupo de Estudo sobre Educação em Ciências da Saúde

Rosana Quintella Brandão Vilela
Francisco José Passos Soares

10.

GENIAL - Grupo de Estudos em Nefrologia Integrado de Alagoas

Maria Eliete Pinheiro

11.

Saúde Perinatal, da criança e do adolescente

Maria de Lourdes Fonseca Vieira
Maria Viviane Lisboa de
Vasconcelos

12.

Projeto UNIVERSIDAIDS: Estudo em Sexualidade, DST/AIDS e
Drogas

Jorge Luis de Souza Riscado

13.

otorrinolaringologia

Therezita Maria Peixoto Patury
Galvão Castro
Luciano Padilha Alves

14.

Grupo de Estudos em Cirurgia

Mario Jucá

15.

Metabolomica e Marcadores Biologicos no Cancer Colorretal e
Doença Inflamatória Intestinal

Manoel Alvaro de Freitas Lins Neto

16.

Neurociência Clínica e Experimental

Daniel Leite Góes Gitaí

17.

Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Epidemiológica (GIPE-AL)

Tiago Gomes de Andrade

29

ANEXO III - RELATÓRIO COMISSÃO DE APOIO AO DISCENTE

1 INTRODUÇÃO
O presente relatório tem a finalidade de pontuar as ações realizadas pela Comissão
de Apoio ao Discente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas,
instituída pela Portaria Nº 04, de abril de 2021, durante os meses de agosto a novembro
de 2021, nos dias 13/08/21; 08/10/21 e 29/11/21, tendo como membros:
Helena Barreto Maia Gomes - Professora
Sandra Lopes Cavalcanti - Professora
Emanuel Belmiro Ribeiro dos Anjos- Psicólogo
Lêda Oliveira de Miranda - Técnica em Assuntos Educacionais
Plúvia Cristalina de Gois e Melo - Psiquiatra
Victor Hugo de França Barbosa - Discente

As propostas aprovadas foram com base em algumas necessidades constatadas
pela comissão a partir de vivências, relatórios e demandas que a coordenação vem
recebendo dos alunos:
1. Proposta de ajuste no fluxo de mudança de turma solicitado pelo aluno: construção
de documento em conjunto para apresentar ao colegiado;
2. Participação da Comissão de Apoio Discente na semana de acolhimento dos feras
explicando seu papel na FAMED e levando um tema de interesse dos alunos;
3. Montar formato das intervenções por meio de rodas de conversas a depender do
tema em comum;
4. Atenção às demandas dos alunos do PEC-G: sugestão- escuta por meio de rodas
de conversas no início de cada período;
5. Solicitação junto à coordenação de graduação da FAMED de um momento
(reunião) com os docentes das tutorias com o objetivo de levar as demandas e
propor ajustes entre docentes e discentes.

30

ANEXO IV – RELATÓRIO COMPLETO DO NUSP

1. GOVERNANÇA, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO
1.1. Estrutura e governança local
Setor: Núcleo de Saúde Pública – NUSP/FAMED
Coordenadora:

Maria das Graças Monte Mello Taveira

Vice coordenadora: Suely do Nascimento Silva
O Núcleo de Saúde Pública desenvolve suas ações, contando com um quadro fixo de profissionais vinculados à UFAL e um número
variável de colaboradores voluntários, composto por docentes, técnicos e discentes da UFAL e profissionais de outras instituições e da
sociedade, cuja participação é essencial ao desenvolvimento das diversas ações ofertadas pelo NUSP. O Quadro 1 apresenta a configuração
mais recente dos profissionais atuantes no NUSP, vinculados à UFAL.
Quadro 1 – Profissionais atuantes no NUSP, vinculados à UFAL
Servidores Responsáveis

Cargo/Função (Sem FG)

Maria das Graças Monte Mello Taveira1

Docente FAMED/Coordenação

Suely do Nascimento Silva2

Assistente Social/Vice-Coordenação

Juliana Enders Lisboa3

Assist. em Administração/Secretaria

Quitéria Silva do Nascimento Torres4

Assist. em Administração/Secretaria

Técnicos da FAMED em atividade no NUSP

Cargo

Cristina Barros de Britto

Enfermeira

Ana Emília Menêses Bezerra

Enfermeira

Juliana Enders Lisboa

Assistente em Administração

Quitéria Silva do Nascimento Torres

Assistente em Administração

0

Rosineide Duarte Siqueira

Assistente Social

Samuel Correia da Silva Moraes

Auxiliar de Enfermagem

Suely do Nascimento Silva

Assistente Social

Técnicas com carga horária cedida de outras instituições públicas, em
atividade no NUSP

Cargo

Maria Quitéria Pugliese de Morais Barros

Cirurgiã Dentista– SESAU/AL

Rejane Rocha da Silva

Enfermeira – SESAU/AL
Docentes colaboradores

Cristiana Carina de Barros Lima Dantas Bittencourt

Docente FAMED/UFAL

Divanise Suruagy Correia

Docente FAMED/UFAL

Margarete Pereira Cavalcante

Docente FSO/UFAL

Maria Edna Bezerra da Silva

Docente FAMED/UFAL

Tereza Angélica Lopes de Assis

Docente FAMED/UFAL

Carmen Eurydice Calheiros Gomes Ribeiro

Docente FAMED/UFAL

Cristina Camelo de Azevedo

Docente Inst. de Psic./UFAL

Geraldo Mario de Carvalho Cardoso

Docente FAMED/UFAL

Juraci Roberto Lima

Docente FAMED/UFAL

Sandra Lopes Cavalcanti

Docente FAMED/UFAL

Horário de funcionamento: 07 às 19h – Antes da Pandemia de Covid-19.

1

Endereços eletrônicos para contato:
nusp.famed.ufal2@gmail.com
1

montegraca@gmail.com

2

suely.nusp.ufal@gmail.com

3

juenders.tad@gmail.com

4

quiteria.torres@famed.ufal.br

1.2. Objetivos do setor
Como órgão de apoio administrativo e acadêmico vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMEDUFAL), o NUSP tem como objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFAL e construir conhecimento no campo da
Saúde Pública e áreas afins, atuando de forma interdisciplinar. As ações previstas para o ano de 2021, estão descritas no Quadro 2.
Quadro 2: Ações previstas para execução pelo NUSP no ano de 2021
Área de
atuação
Ensino

Ação/Atividade
Mestrado Profissional
Família/PROFSAUDE

em

Público-Alvo
Saúde

da Turma 2:
Profissionais com graduação em Medicina que atuem: a)
Como docente da graduação e/ou residência em
medicina; b) Como preceptor e/ou tutor de residências
médicas e/ou da graduação médica e/ou do Programa
Mais Médicos; c) Como profissional médico com atuação
na atenção básica.

Responsáveis
Divanise Suruagy/Josineide
Sampaio/

2

Turma 3 (multiprofissional)

Divanise
Sampaio

Suruagy/Josineide

Profissionais com graduação em Medicina, Enfermagem
ou Odontologia, que atuem: a) Como docentes da A partir de junho de 2021
graduação e/ou residência em Medicina de Família e
Comunidade ou Multiprofissional em Saúde da Família de Maria das Graças e Josineide
instituições públicas de ensino superior; Como preceptor
e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou da
graduação em uma das três áreas em instituições públicas
de ensino superior; Como profissional da atenção básica,
nas equipes de saúde da Estratégia de Saúde da Família do
Sistema Único de Saúde.

Extensão

Curso de Especialização em Saúde Pública Profissionais de nível superior da área da saúde e áreas
com ênfase na Interprofissionalidade
afins com vínculo no Sistema Único de Saúde (SUS), na
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e recémgraduado, sem vínculo empregatício, do Estado de
Alagoas.

Divanise Suruagy Correia,
Margarete
Pereira
Cavalcante e Suely do
Nascimento Silva

Colaboração nas aulas do Eixo de Discentes matriculados em disciplinas do EAPMC/FAMED
aproximação à Prática Médica e
Comunidade/FAMED.

Técnicos do NUSP que
desejem
colaborar
voluntariamente nas aulas.

Implementação de espaço de cuidados e Estudantes, técnicos e professores extensionistas das Maria Edna Bezerra da Silva
práticas integrativas complementares no diversas áreas e a comunidade do Clima Bom II
Clima Bom II.
Curso de Formação de Agentes Populares
de Saúde: ajudando minha comunidade no
enfrentamento da pandemia de COVID-19

Lideranças comunitárias das comunidades do entorno da Maria Edna Bezerra da Silva
Lagoa Mundaú, Vergel e Reginaldo, que não seja do grupo
de risco para COVID-19.

3

Projeto de Extensão – Salvando Vidas
através Da Doação Solidária de Sangue

Público em geral que faz uso de mídias sociais como o
Instagram.

Maria Edna Bezerra da Silva

Público em geral que faz uso de mídias sociais.

Maria Edna Bezerra da Silva

Realizado através do Instagram
.@sangueamigoufal, acesso através da URL
https://www.instagram.com/sangueamigo
ufal/?igshid=1ryyjv81ayd90

Projeto de extensão informação e
comunicação em saúde - combate digital à
covid-19
Realizado através do Instagram
@med.informando acesso através da URL
https://www.instagram.com/med.informa
ndo/?igshid=rrai1arv669e

Projeto Sala de cuidado e práticas Comunidade universitária e população do entorno da Maria Edna Bezerra /Suely
integrativas complementares promovendo UFAL
Nascimento
saúde no campus UFAL e seu entorno SCAP.
Grupos de Grupo de estudos sobre temas na área de Técnicos, docentes, estudantes vinculados ao NUSP e Margarete Pereira Cavalcanti
Estudos
Saúde Pública
FAMED e demais interessados no tema.
Reuniões

Reuniões de trabalho mensais

Técnicos, discentes, docentes colaboradores do NUSP

Coordenação e secretaria do
NUSP

Revista

Revista Portal: Saúde e Sociedade

Sociedade em geral

Editor: Carlos Dornels Freire

4

1.3. Principais resultados alcançados
Quadro 3 – Ações realizadas pelo NUSP no ano de 2021.
Ano

Área

Ações/responsáveis/envolvidos

Total de Matriculados

Ensino
2021

Total de Concluintes

PÓS-GRADUAÇÃO
Mestrado
Profissional
Família/PROFSAUDE

em

Saúde

da

16 (dezesseis)

7 (sete) concluintes – Turma 2
9 (nove) alunos qualificados – Turma 3

Responsáveis:
Divanise
Suruagy/Josineide
Sampaio/Maria das Graças Monte (à partir de junho
de 2021)
Equipe
técnica:
Torres/Samuel Moraes

Juliana

Enders/Quitéria

Curso de Especialização em Saúde Pública com ênfase
na Interprofissionalidade

49 (quarenta e nove)

43 (quarenta e três)
Concluído a programação acadêmica em
novembro de 2021.

Responsáveis: Divanise Suruagy/ Margarete Pereira
Cavalcante e Suely do Nascimento Silva

Continua com os trâmites administrativos

Envolvidos: Tereza Angélica Lopes de Assis; Juliana
Enders Lisboa; Maria das Graças Monte
Graduação

5

Estágio Obrigatório em Serviço Social

-

As atividades foram readequadas, em
virtude da pandemia.

Sendo uma atividade essencialmente presencial, com
a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, a
Faculdade de Serviço Social ofereceu processo
formativo na modalidade remota, do qual a assistente
Social Suely Nascimento participou das atividades que
aconteceram nas segundas-feiras, no horário noturno.
Foram momentos riscos com a participação de
docentes, discentes e de Assistentes Sociais

Responsáveis: Coordenadores de campo de estágio
em Serviço Social (Pelo NUSP: Suely Nascimento)

Colaboração nas aulas do Eixo de aproximação à
Prática Médica e Comunidade/FAMED.

Discentes matriculados em disciplinas
do EAPMC/FAMED

Envolvidos:
- Suely do Nascimento Silva ( Temas:
Controle Social no SUS, e Política Nacional
de Práticas Integrativas de Cuidados à
Saúde;
- Samuel Moraes:

Extensão

Ações/responsáveis/envolvidos
Curso de Formação de Agentes Populares de Saúde:
ajudando minha comunidade no enfrentamento da
pandemia de COVID-19

Público-Alvo
Lideranças comunitárias das
comunidades do entorno da Lagoa

Resultados
Formação de 122 agentes populares

6

Responsável: Maria Edna Bezerra da Silva

Mundaú, Vergel e Reginaldo, que não
seja do grupo de risco para COVID-19.

Projeto de Extensão – Salvando Vidas através Da
Doação Solidária de Sangue

Público em geral que faz uso de mídias
sociais como o Instagram.

Responsável: Maria Edna Bezerra da Silva

Realizado através do Instagram
.@sangueamigoufal, acesso através da
URL
https://www.instagram.com/sanguea
migoufal/?igshid=1ryyjv81ayd90

Implementação de espaço de cuidados e práticas
integrativas complementares no Clima Bom II.

Com 507 seguidores e 51 publicações até
16 de março de 2022

Estudantes, técnicos e professores 780 pessoas beneficiadas
extensionistas das diversas áreas e a
comunidade do Clima Bom II

Responsável: Maria Edna Bezerra da Silva

Projeto de extensão informação e comunicação em
saúde - combate digital à covid-19

Público em geral que faz uso de mídias
sociais.

Responsável: Maria Edna Bezerra da Silva

Realizado através do Instagram
@med.informando acesso através da
URL

Com 1144 seguidores e 213 publicações
em 16/03/2022

https://www.instagram.com/med.info
rmando/?igshid=rrai1arv669e

7

Projeto Afro Dendê (atividade não cadastrada em
2021.

Crianças, adolescentes e famílias do
grupo Afro-dendê - conjunto Cidade
Sorriso 1 – Benedito Bentes

Responsável: Maria Edna Bezerra da Silva

06 oficinas com o tema prevenção à
COVID-19
03 oficinas de preparo de sabão ecológico
04 campanhas solidárias para distribuição
de cestas-básicas (maio, agosto, outubro
e dezembro de 2021)

Envolvidos: Técnicos, Professores e alunos de pósgraduação do NUSP e alunos da graduação
Projeto Sala de cuidado e práticas integrativas
complementares promovendo saúde no campus UFAL
e seu entorno SCAP.
Suely do Nascimento Silva/Maria Edna Bezerra da
Silva

1 Ações no Conjunto Eustáquio Gomes: criação de
espaço de atendimento das práticas integrativas e
rodas de conversa na Feira agroecológica do
movimento de libertação dos sem-terra (MLST) na
associação.de moradores Novo Jardim, no Eustáquio
Gomes.

1. Comunidade e feirantes

1. Aproximadamente 160 pessoas
da comunidade e feirantes foram
atendidas com as práticas de
Reiki, auriculoterapia, massagem,
escalda pés, quiropraxia e reza.

Envolvidos: Voluntário/as e Facilitadoras das rodas:
Clódis Tavares (Hanseníase); Renata Guerda (Saúde
mental) e Anne Kellen (Sagrado feminino)

2. Ações remotas:

8

- Aulas de Yoga, Dança do ventre e Dança cigana – Os
grupos de participantes no WhatsApp foram mantidos
e as aulas síncronas continuaram periodicamente
através de plataformas digitais.
-Atividades de acompanhamento dos cuidadores
voluntários foram feitas através do grupo no
whatsApp.
2. Sociedade em geral com
acesso ao Instagram e/ou
WhatsApp
Participação
no
Projeto
de
Extensão Alunos de graduação e demais
EADASC/FAMED/UFAL como facilitadora de oficina participantes da equipe do projeto
on-line com o tema Uso da Arte com Idosos
EADASC

2.
- O Instagram da Sala de
cuidadosque pode ser acessado pela
URL
https://www.instagram.com/saladecuid
adosufal/?igshid=8j27mw5fvolr, tem
hoje 1637 (um mil, seiscentos e trinta e
sete seguidores).
10 pessoas

Responsável: Josineide Sampaio
Envolvidos: Quitéria Silva do Nascimento Torres
Participação como convidada do Webinário Arte em Público em geral, acesso através do
tempos de pandemia, realizado pela Coordenação de link
https://www.youtube.com/watch?v=S
Extensão da FAMED
Wz7sdVzElM
Responsáveis: Coordenação de Extensão da FAMED

91 visualizações

Envolvidos: Quitéria Silva do Nascimento Torres
Participação no Projeto Divulgação e popularização da
Ciência a partir da Revista Portal Saúde e Sociedade.
Responsável:
Envolvidos: Mara das Graças Monte

9

Participação no projeto Por que falar em albinismo na
atenção primária a saúde?
Responsável:
Envolvidos: Mara das Graças Monte

Revista

Revista Portal: Saúde e Sociedade
Editor: Carlos Dornels
Envolvidos:

Comunidade em geral através do
endereço eletrônico

A partir de 2021 a revista adotou o
sistema de publicação de fluxo contínuo.

https://www.seer.ufal.br/index.php/n
uspfamed

No volume 6, correspondente ao ano de
2021, foram publicados 51 textos
científicos (editoriais, artigos originais,
artigos de revisão, cartas ao editor,
resenhas de livros e outras expressões
científicas).

Técnicos, docentes, estudantes
vinculados ao NUSP e FAMED e
demais interessados no tema.

Foram realizados 05 (cinco) encontros do
Grupo de estudos de forma on-line.

Equipe Editorial: Divanise Suruagy/Maria das Graças
Monte
Equipe técnica: Quitéria Nascimento/Samuel Moraes
Pareceristas: Divanise Suruagy/Maria das Graças
Monte/Josineide Sampaio/Margarete Pereira
Grupos de Grupo de estudos sobre temas na área de Saúde
Estudos
Pública
Responsáveis: Margarete Pereira
Envolvidos:
Com os temas:
1. A Roda da Medicina – Carmem Eurydice
2. A reforma sanitária Brasileira – Margarete Pereira
e Isabelle Cristina Neri

10

3. A reforma sanitária Brasileira (continuação) –
Margarete Pereira e Isabelle Cristina Neri
4. SUS e movimentos sociais - Suely Nascimento
5. Regimento do NUSP – Coordenação do NUSP

Reuniões

Reuniões com a equipe

CEBES

Participação no Centro Brasileiro de Estudos de
Saúde (CEBES)

Docentes e técnicos integrantes do Foram realizadas 07 reuniões com a
NUSP
equipe
-

Criação do Núcleo do CEBES do Agreste.
Recondução à direção do CEBES nacional
na comissão científica.

Maria Edna Bezerra da Silva
.

. RISCOS, OPORTUNIDADES, PERSPECTIVAS1
A perspectiva é de que as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Saúde Pública possam retornar gradativamente, respeitando os cuidados
relacionados com relação à pandemia de COVID-19. No momento, o planejamento envolve a oferta de ações presenciais, remotas e híbridas respeitando
o cenário pandêmico.

11

0